sábado, 17 de maio de 2014

MAN Latin America conquista pole em Interlagos com Leandro Totti

Líder do campeonato fez o melhor tempo hoje em São Paulo e larga em primeiro lugar na corrida de amanhã; Giaffone larga em 3º e equipe terá outros dois caminhões no top-10

O paranaense Leandro Totti conquistou hoje a pole position para equipe MAN Latin America na etapa de São Paulo, prova que será disputada amanhã em Interlagos válida para os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da Fórmula Truck. Foi a segunda pole do piloto nas três disputas neste ano, e a terceira seguida do time em 2014.

Com seu caminhão Volkswagen Constellation, o atual líder do campeonato fez sua melhor volta no Top Qualifying em 2min01s957. "Já entrei na pista sabendo que a disputa seria acirrada. Arrisquei e deu tudo certo. Nosso time fez um grande trabalho, com o desenvolvimento conjunto da RM Competições com a engenharia da fábrica da MAN Latin America. O caminhão nos passa muita confiança em poder imprimir um ritmo forte para a corrida", diz Leandro Totti, que venceu as duas corridas da Truck em 2014 até agora (Caruaru e Curitiba).

Giaffone largará logo atrás de seu companheiro de equipe, abrindo a segunda fila na terceira colocação. O tricampeão Brasileiro e Sul-Americano comemora o forte resultado.

"Só tenho a agradecer a equipe hoje. Nos treinos livres, trabalhamos intensamente em busca de um bom ajuste e o time me entregou um caminhão muito bom. Estou confiante para amanhã, pois sei que tenho um equipamento bastante competitivo aqui em Interlagos", falou Felipe Giaffone, que corre com o caminhão MAN TGX.

Adalberto Jardim, terceiro tempo na primeira fase do classificatório, destacou a conquista de um lugar na quarta fila, com o oitavo melhor tempo no top qualifying. "Em duas curvas cruciais eu fui com muito arrojo e cometi pequenos erros que atrapalharam minha volta. Mas sabemos que temos um caminhão muito bom, para brigar pela ponta, na corrida de amanhã", disse Jardim.

Largando na quinta fila, na décima colocação, André Marques está esperançoso para o GP deste domingo: "A expectativa para a prova é boa, pois sempre andamos entre os cinco primeiros nos treinos livres. Vamos com tudo amanhã para lutar por nosso lugar no pódio", comentou Marques.

Débora Rodrigues terminou o treino em 15º, mas destaca que tinha potencial para estar mais à frente no grid. "Em todos os treinos a gente esteve sempre no top-10 e perto dos ponteiros, mas na classificação infelizmente não tive o mesmo rendimento. Mas para a corrida estou bastante confiante em lutar por um lugar no pódio", diz Débora.

A corrida de Interlagos da Fórmula Truck será neste domingo, às 14h, com transmissão ao vivo da TV Band.

Resultado, treino classificatório:

1º) 73 - Leandro Totti (Volkswagen, PR), 2:01.957, média de 127.2 Km/h
2º) 6 - Wellington Cirino (Mercedes, PR), 2:02.615
3º) 4 - Felipe Giaffone (MAN, SP), 2:03.430
4º) 55 - Paulo Salustiano (Mercedes, SP), 2:03.454
5º) 85 - Danilo Dirani (Scania, SP), 2:03.471
6º) 15 - Roberval Andrade (Scania, SP), 2:03.537
7º) 53 - Ronaldo Kastropil (Mercedes, SP), 2:03.975
8º) 8 - Adalberto Jardim (Volkswagen, SP), 2:04.177

9º) 71 - Raijan Mascarello (Ford, MT), 2:04.794
10º) 77 - André Marques (Volkswagen, SP), 2:04.951
11º) 2 - Valmir Benavides (Iveco, SP), 2:05.370
12º) 1 - Beto Monteiro (Iveco, PE), 2:05.400
13º) 33 - Michelle de Jesus (Volvo, SP), 2:05.622
14º) 3 - Geraldo Piquet (Mercedes, DF), 2:05.711
15º) 7 - Debora Rodrigues (Volkswagen, SP), 2:05.734
16º) 10 - Jansen Bueno (Scania, PR), 2:05.766
17º) 35 - David Muffato (Ford, PR), 2:05.774
18º) 90 - Marcello Cesquim (Mercedes, PR), 2:05.829
19º) 80 - Diogo Pachenki (Volvo, PR), 2:05.853
20º) 14 - João Maistro (Volvo, PR), 2:06.207
21º) 20 - Pedro Muffato (Scania, PR), 2:06.229
22º) 28 - Fabiano Brito (Volvo, PR), 2:07.326
23º) 99 - Luiz Lopes (Iveco, SP), 2:09.597
24º) 12 - Zé Maria Reis (Ford, GO), 2:11.562

Sem tempo:
72 - Djalma Fogaça (Ford, SP)
25 - Jaidson Zini (Iveco, PR)
51 - Leandro Reis (Ford, GO)

Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: Quinta pole position do ano para Marc Márquez

ALTA ROTAÇÃO: Quinta pole position do ano para Marc Márquez: Marc Márquez assegurou em Le Mans a sua sexta pole position consecutiva no MotoGP.  Pol Espargaró foi segundo na frente de Andrea Doviz...

Quinta pole position do ano para Marc Márquez

Marc Márquez assegurou em Le Mans a sua sexta pole position consecutiva no MotoGP.

 Pol Espargaró foi segundo na frente de Andrea Dovizioso. Como tem vindo a ser habitual nos momentos que verdadeiramente importam, qualificações e corridas, o piloto espanhol não deu hipóteses a ninguém e assegurou a quinta pole-position da temporada, sexta consecutiva, com uma volta em 1m32s042, 0.692s mais rápido que o rival mais próximo, Pol Espargaró, que foi a boa surpresa da sessão. O piloto da Tech3 esteve bastante bem, embora não tenha ficado perto de Márquez, assegurando no entanto o seu primeiro Top 3 na sua curta carreira na MotoGP. Stefan Bradl foi quarto na frente de Valentino Rossi, que por sua vez sai imediatamente antes do seu companheiro de equipa, Jorge Lorenzo.

Qualificação

1 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 1'32.042
2 Pol ESPARGARO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 0.692 / 0.692
3 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 0.713 / 0.021
4 Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda 0.804 / 0.091
5 Valentino ROSSI Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 0.831 / 0.027
6 Jorge LORENZO Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 0.857 / 0.026
7 Alvaro BAUTISTA GO&FUN Honda Gresini Honda 0.964 / 0.107
8 Aleix ESPARGARO NGM Forward Racing Forward Yamaha 0.973 / 0.009
9 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 0.981 / 0.008
10 Bradley SMITH Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 1.016 / 0.035
11 Andrea IANNONE Pramac Racing Ducati 1.060 / 0.044
12 Cal CRUTCHLOW Ducati Team Ducati 1.273 / 0.213






ALTA ROTAÇÃO: Circuito de boas lembranças para Augusto Farfus, O...

ALTA ROTAÇÃO: Circuito de boas lembranças para Augusto Farfus, O...: Apesar do histórico vencedor em Motorsport Arena, o brasileiro terá um desafio a mais neste fim de semana, já que sua BMW M4 #3 vai carrega...

Circuito de boas lembranças para Augusto Farfus, Oschersleben recebe segunda etapa do DTM em 2014

Apesar do histórico vencedor em Motorsport Arena, o brasileiro terá um desafio a mais neste fim de semana, já que sua BMW M4 #3 vai carregar 5 kg de lastro, obedecendo ao novo regulamento da categoria.

Oschersleben será o palco da segunda etapa da temporada 2014 do DTM neste fim de semana (17 e 18 de maio). O circuito de Motorsport Arena conta com 3.696 metros de extensão e traz como principais características o fato de ter um asfalto de baixa aderência e oferecer poucos pontos de ultrapassagem. Para Augusto Farfus, porém, o traçado alemão proporciona belas recordações, como as vitórias conquistadas nos tempos de WTCC, a estreia com um carro do DTM e o triunfo obtido de maneira dominante no ano passado.

Embora tenha um histórico vencedor em Oschersleben, o piloto do Team RBM terá um desafio a mais neste fim de semana para manter a escrita de bons resultados no circuito cravado no norte da Alemanha. Isso porque, de acordo com as novas regras do DTM para 2014, o piloto vencedor e todos os pilotos da fábrica vencedora que terminarem no rol dos dez primeiros da corrida anterior serão obrigados a carregar um peso extra de 5 kg na prova seguinte. Como Marco Wittmann, da BMW, alcançou a vitória em Hockenheim, Farfus, oitavo colocado na primeira etapa, vai correr em Oschersleben com um lastro de 5 kg.

Os BMW M4 DTM serão os carros mais pesados no fim de semana, enquanto Audi e Mercedes levarão certa vantagem neste quesito. Desta forma, Farfus entende que o fundamental nesta etapa é seguir somando pontos com regularidade para permanecer entre os primeiros colocados. Mesmo considerando que o fator lastro influenciará bastante no desempenho em Motorsport Arena, Augusto acredita que, assim como foi em Hockenheim, uma boa estratégia será fundamental para obter um resultado positivo na segunda rodada da temporada.

A programação do DTM em Oschersleben começa com um shakedown no fim da tarde de sexta-feira. No sábado, os 23 pilotos da categoria voltam à pista para a realização do treino livre pela manhã. Horas mais tarde, será disputada a sessão classificatória que vai definir o grid de largada. A corrida, com duração prevista de 51 voltas, está marcada para 8h30 (horário de Brasília) de domingo e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:

"Oschersleben é uma pista que sempre me traz boas lembranças graças às vitórias no WTCC, por ter sido o circuito onde eu andei num DTM pela primeira vez e também pelo triunfo conquistado em 2013. Então nosso histórico é muito positivo, mas é preciso lembrar que vamos correr com 5 kg de lastro na prova deste ano. A partir desta etapa, certamente que o peso vai começar a ter uma influência bem grande na performance, por isso será importante somar o máximo de pontos e manter a regularidade para estar sempre entre os primeiros no campeonato."

DTM, etapa 2, Motorsport Arena, Oschersleben (horários de Brasília):

Sexta-feira, 16 de maio:
11h40 às 11h45 - Shakedown

Sábado, 17 de maio:
4h55 às 6h25 - Treino livre
10h10 às 11h - Classificação

Domingo, 18 de maio:
8h30 – Corrida




ALTA ROTAÇÃO: Tales Lombardi e Gustavo Marques em contagem regre...

ALTA ROTAÇÃO: Tales Lombardi e Gustavo Marques em contagem regre...: Pilotos da Rsports Racing iniciam temporada em 25/5, no Autódromo de Interlagos. Tales que é paraplégico segue para sua segunda temporada n...

Tales Lombardi e Gustavo Marques em contagem regressiva para o início do Mercedes-Benz Challenge

Pilotos da Rsports Racing iniciam temporada em 25/5, no Autódromo de Interlagos. Tales que é paraplégico segue para sua segunda temporada na categoria

No próximo dia 25, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na capital paulista, sediará a abertura do Mercedes-Benz Grand Challenge e o campeonato monomarca promete fortes emoções. O piloto Tales Lombardi, da equipe Rsports Racing, segue para sua segunda temporada na categoria e dividirá o carro novamente com Gustavo Marques, que também estreou em 2013 no campeonato. A dupla competirá pela nova configuração da categoria C250 Cup.

Apaixonado por velocidade e novos desafios, Lombardi a cada temporada supera mais barreiras na carreira como piloto, pois é paraplégico e pilota um Mercedes-Benz C250 Turbo totalmente adaptado para atender às suas necessidades. Enquanto a temporada não começa Lombardi vem se preparando para encarar as oito etapas do calendário.

"Venho fazendo treinamento de condicionamento físico específicos para minhas condições de pilotagem", afirma o piloto que tem boas expectativas: "Acredito que o campeonato será fantástico com muitos carros e, ainda, com a nova organização. Vamos trabalhar muito para alcançar uma boa colocação. Não posso garantir vitórias, mas lutaremos até o fim."

Paralelamente aos treinamentos, Lombardi e Marques estão correndo também fora do grid para buscar novos patrocinadores para a dupla. "Tanto eu como o Gustavo estamos nos dedicando, todos os dias, na busca de parcerias e apoios, quero mostrar que tudo é possível para quem luta e acredita, mesmo como todas as adversidades", ressalta Lombardi.

Temporada 2014 - Em sua quarta edição, o campeonato do Mercedes-Benz Grand Challenge terá duas novas categorias: CLA AMG Cup e a C250 Cup. Já estão inscritos aproximadamente 40 pilotos para a temporada que contará com oito etapas, que acontecerão, paralelamente, ao Circuito Nova Skin Stock Car e a Copa Petrobras de Marcas.

As corridas serão transmitidas pela Rede TV e Bandsports. Na TV aberta, a Rede TV mostrará o VT completo de seis etapas, aos domingos (dia da corrida), das 14h30 às 15h30. A cobertura começará a partir da terceira etapa (Curitiba - 27/julho). Já o canal BandSports transmitirá quatro provas ao vivo e quatro VTs, também sempre nos domingo de corrida.

Os pilotos Tales Lombardi e Gustavo Marques da equipe Rsports Racing contam com patrocínio do Hocca Bar, Logomarca, Adaptauto, Kivi Mobility e Universal Armazens Gerais.

A equipe Rsports Racing conta com o patrocínio da Fiolux e Serwal e Copimaq.

Calendário Mercedes-Benz Grand Challenge 2014

25/05 - Interlagos (SP)
08/06 - Goiânia (GO)
27/07 - Curitiba (PR)
03/08 - Goiânia (GO) - com a Corrida do Milhão
07/09 - Velopark (RS)
19/10 - Curitiba (PR)
15/11 - Ribeirão Preto (SP)
30/11 - Curitiba (PR)


SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Foto: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Race: Flávio Lisboa é o mais rápido no prim...

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Race: Flávio Lisboa é o mais rápido no prim...: O segundo treino oficial começa às 13h e o classificatório terá início às 15h300 para o Grupo 1 e às 15h45 para o Grupo 2 (10 minutos para ...

Sprint Race: Flávio Lisboa é o mais rápido no primeiro treino em Santa Cruz do Sul

O segundo treino oficial começa às 13h e o classificatório terá início às 15h300 para o Grupo 1 e às 15h45 para o Grupo 2 (10 minutos para a tomada de tempos)

A primeira sessão de treinos oficiais válida pela segunda etapa da Sprint Race 2014 aconteceu nesta manhã (17/04), no autódromo gaúcho de Santa Cruz do Sul. O dia amanheceu nublado e temperatura em torno de 10 graus, mas o clima foi esquentou quando os carros da Sprint Race ligaram os motores. Flávio Lisboa fez o melhor tempo com 1min31seg748.


As corridas da rodada dupla acontecem neste domingo (18) às 9h40 e 11h40.

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardhal e Fremax.

Resultado do segundo treino oficial. Confira os 10 primeiros da sessão:

1) 79 Flávio Lisboa, PRO, 1min31seg748
2) 8 Marco Garcia, PRO, 1min32seg401
3) 2 Elias Azevedo, 1min33seg083
4) 44 Kau Machado / Adriano Nogueira, GP, 1min33seg185
5) 27 Gustavo Frigotto, PRO, 1min33seg375
6) 16 Yuri Cesário /Yago Cesário, PRO, 1min33seg477
7) 04 Luiz Santos / Matheus Biriba, PRO, 1min33seg503
8) 15 Caito Vianna, PRO, 1min33seg596
9) 10 Alline Cipriani/Daniel Daroz, GP, 1min37seg008
10) 77 Roberto Milani/Luca Milani, GP, 1min37seg098

Confira a programação da segunda etapa em Santa Cruz do Sul:

Sábado - 17/05/2014

09h40 às 10h20 - 1o. Treino OFICIAL
12h20 - Briefing
13h00 às 13h40 - 2o. Treino OFICIAL

15h30 às 15h40 - Classificação Grupo 1
15h45 às 15h55 - Classificação Grupo 2
17h00 - Estudo de telemetria

Domingo - 18/05/2014

09h00 - Alinhamento do carros
09h40 - Saída para 2 voltas de aquecimento + 23 min + 1 volta   

11h10 - Alinhamento dos carros
11h40 - Saída para 2 voltas de aquecimento + 23 min + 1 volta
12h15 - Pódio



Texto: Silvana Grezzana Santos

Fotos: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: PARANAENSE DE TERRA

ALTA ROTAÇÃO: PARANAENSE DE TERRA: Harmuch corre 2.ª etapa em Telêmaco Borba O piloto curitibano Cláudio Harmuch (Grupo Uninter) participa no fim de semana passado (17 e ...

PARANAENSE DE TERRA

Harmuch corre 2.ª etapa em Telêmaco Borba

O piloto curitibano Cláudio Harmuch (Grupo Uninter) participa no fim de semana passado (17 e 18/5), da 2.ª etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra 2014, da categoria Super Fórmula. No evento organizado pelo Automóvel Clube de Telêmaco Borba, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), serão disputadas ainda as categorias Marcas “A”, Marcas “B” e Turismo 1600, no Autódromo Municipal de Telêmaco Borba. Cláudio Harmuch vai em busca de duas vitórias para tentar assumir a liderança do campeonato, que promete ser muito disputado nesta temporada.

No treino classificatório da primeira etapa, Cláudio Harmuch marcou o quarto melhor tempo, fazendo 1min00s802, largando da segunda fila. Na primeira bateria, boa largada de Harmuch, que superou dois adversários nas primeiras voltas e passou a travar bom “duelo” com José Castro Jr pela liderança da prova. Mas na penúltima volta, furou o pneu traseiro direito do seu fórmula e o piloto teve que parar nos boxes para a troca. A vitória de José Castro Jr, seguido de Luiz Camargo, a 22s358, Genivaldo Senna, a 24s974, Amauri de Jesus, a 26s920, Alisson Marçal, a 1min11s086, e, em sexto lugar, Cláudio Harmuch, a uma volta.

Com alguns novos ajustes no carro, Harmuch foi para a segunda bateria em busca de recuperação, largando da sexta posição. Demorou um pouco para superar três adversários e quando assumiu o terceiro lugar, os dois primeiros tinham aberto boa vantagem na frente. A vitória foi novamente de José Castro Jr, tendo Luiz Camargo em segundo, a 4s199, Cláudio Harmuch em terceiro, a 28s251, Alisson Marçal em quarto, a 28s276, Paulo Barbosa em quinto, a 30s038, e, Amauri de Jesus em sexto, a 53s122.
 “Faltou um pouco d sorte na primeira etapa, pois se não fura o pneus eu até poderia vencer a primeira bateria. Na segunda etapa vou em busca de vitórias, para me manter entre os primeiros da Super Fórmula”, declarou Cláudio Harmuch (Grupo Uninter).

 Classificação

Com uma etapa realizada e duas baterias disputadas, a classificação do Paranaense de Velocidade na Terra 20914, na categoria Super Fórmula é a seguinte:

1.º) José Castro Jr, 23 pontos
2.º) Luiz Camargo, 18
3.º) Cláudio Harmuch e Alisson Marçal, 13
4.º) Genivaldo Senna e Amauri de Jesus, 12
5.º) Rogério/Rafael Schulli, 7
6.º) Paulo Barbosa, 6.


MRT – Assessoria e Comunicação
Assessoria de Imprensa da Equipe Grupo Uninter

Bispo Neto

ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras de Marcas - Etapa de Interlagos tem...

ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras de Marcas - Etapa de Interlagos tem...: Antonio Pizzonia e Diego Freitas são os mais novos confirmados, como parceiros de Vitor Meira e Wellington Justino A terceira etapa da

...

Copa Petrobras de Marcas - Etapa de Interlagos tem 14 duplas fechadas

Antonio Pizzonia e Diego Freitas são os mais novos confirmados, como parceiros de Vitor Meira e Wellington Justino

A terceira etapa da Copa Petrobras de Marcas será disputada em Interlagos, no próximo dia 25, e pela primeira vez em quatro anos, a categoria terá uma corrida em dupla, com duração de 50 minutos mais uma volta. Até agora 14 pilotos já definiram seus parceiros. Os últimos confirmados são Antonio Pizzonia e Diego Freitas, que correrão ao lado de Vitor Meira e Wellington Justino, na equipe Amir Nasr Racing Ford.


Com as confirmações a montadora é a primeira a ter os quatro convidados confirmados, já que Cesar Bonilha correrá com o carioca Ulysses Silva e Carlos Souza será companheiro do gaúcho Rafael Iserhard.

Na Honda três convidados foram anunciados, com Cacá Bueno ao lado de Eduardo Rocha, Thiago Camilo com Alceu Feldmann e Max Wilson dividindo carro com Ricardo Maurício.

"Estou com uma expectativa muito positiva, pois o Cacá, com toda sua experiência vai me ajudar a buscar um resultado positivo no final de semana. E claro que é uma satisfação imensa em dividir o carro com ele", destacou Eduardo Rocha.

Três pilotos da Chevrolet já anunciaram suas duplas. Gabriel Casagrande terá Julio Campos como parceiro, Thiago Marques correrá com Serafin Jr. e Daniel Kaefer com Fábio Fogaça. Na Toyota Galid Osman, Denis Navarro e Felipe Gama correrão ao lado de Felipe Lapenna, Sérgio Jimenez e André Bragantini, respectivamente. Na Mitsubishi André Cupello terá Lucas Molo ao seu lado.

Confira a lista de convidados:

Ford
Vitor Meira e Antonio Pizzonia
Wellington Justino e Diego Freitas
Carlos Souza e Rafael Iserhard
César Bonilha e Ulysses Silva

Honda
Ricardo Maurício e Max Wilson
Eduardo Rocha e Cacá Bueno
Alceu Feldmann e Thiago Camilo

Chevrolet
Gabriel Casagrande e Julio Campos
Thiago Marques e Serafin Jr.
Daniel Kaefer e Fábio Fogaça

Toyota
Denis Navarro e Sérgio Jimenez
Felipe Gama e André Bragantini Jr.
Galid Osman e Felipe Lapenna

Mitsubishi
André Cupello e Lucas Molo

Programação de pista

Sexta-feira - 23 de maio
09h50 - 10h00 - Briefing de fotógrafos e cinegrafistas
10h10 - 10h20 - Shakedown Copa Petrobras
12h40 - 13h25 - 1o Treino - Grupo "A" (Pilotos Convidados) Copa Petrobras
13h35 - 14h20 - 1o Treino - Grupo "B" (Pilotos Convidados) Copa Petrobras
14h30 - 16h30 - 1o Treino Mercedes-Benz Challenge
16h40 - 17h20 - 1o Treino F3 Brasil

Sábado - 24 de maio
07h45 - 08h20 - 2o Treino F3 Brasil
08h30 - 09h30 - 2o Treino Mercedes-Benz Challenge
09h40 - 10h25 - 2o Treino - Grupo "A" (Pilotos Oficiais / Convidados) Copa Petrobras
10h35 - 11h20 - 2o Treino - Grupo "B" (Pilotos Oficiais / Convidados) Copa Petrobras
11h30 - 11h50 - Classificação F3 Brasil
12h00 - 13h00 - 3o Treino Mercedes Benz Challenge
13h10 - 13h55 - 3o Treino - Grupo "A" (Pilotos Oficiais / Convidados) Copa Petrobras
14h05 - 14h50 - 3o Treino - Grupo "B" (Pilotos Oficiais / Convidados) Copa Petrobras
15h00 - 15h20 - Classificação Mercedes-Benz Challenge CLA AMG Cup
15h30 - 15h50 - Classificação Mercedes-Benz Challenge C 250 Cup
16h00 - 16h10 - Classificação Copa Petrobras
16h15 - 16h25 - Classificação Copa Petrobras
17h05 - Largada Corrida 1 F3 Brasil

Domingo - 25 de maio
09h25 - Largada Corrida 2 F3 Brasil
10h05 - 10h15 - Ação Seu Carro nas Pistas
10h15 - 11h00 - Visitação aos boxes
11h33 - Largada Copa Petrobras
13h25 - Largada Mercedes-Benz Challenge
14h30 - 16h30 - Volta rápida


Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli

Fotos: Bruno Terena/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Fogaça abre treinos entre os seis mais rá...

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Fogaça abre treinos entre os seis mais rá...: Com problemas de emissão de fumaça sanados nos caminhões da DF Racing Fans, piloto sorocabano aposta em vaga no Top Qualifying da terceira ...

F-Truck: Fogaça abre treinos entre os seis mais rápidos em São Paulo

Com problemas de emissão de fumaça sanados nos caminhões da DF Racing Fans, piloto sorocabano aposta em vaga no Top Qualifying da terceira etapa do ano

Na Fórmula Truck, a equipe DF Racing Fans voltou a mostrar sua competitividade nesta sexta-feira, durante os primeiros treinos para a etapa de São Paulo do campeonato. No primeiro dia de ensaios para a terceira corrida do ano, Djalma Fogaça estabeleceu o sexto melhor tempo entre os 24 caminhões que registraram volta no autódromo de Interlagos. A evolução do time se deu, principalmente, na questão da emissão de fumaça dos motores - que tem sido o grande desafio das equipes neste ano.

O ponto chave para eliminar a fumaça excessiva dos caminhões da DF Racing foram mudanças na parte eletrônica do motor. O custo disso é um motor menos potente pela diminuição do fluxo de combustível. Por outro lado, o bom comportamento dos chassis usados pelo time garante um equipamento competitivo.

"A equipe fez um grande trabalho no intervalo entre a prova de Curitiba (PR) e esta, em São Paulo. Eliminamos a fumaça do caminhão e estamos definitivamente dentro do regulamento. A primeira avaliação do caminhão, com base no que andamos hoje, é que o equipamento é competitivo o bastante para tentar um lugar no Top Qualifying, no sábado", comentou Fogaça, se referindo à fase final do treino classificatório, quando apenas os oito mais rápidos da primeira parte disputam a pole position.


Comandando o segundo caminhão do time nesta sexta-feira - que não teve a participação de David Mufatto por compromissos pessoais -, Raijan Mascarello também notou evolução em seu caminhão, embora o desempenho ainda não tenha sido o esperado em termos de tempo de volta. Também com a novo mapeamento do motor e com uma nova configuração de cabine, Raijan falou da melhora de desempenho.

"Em função da nova cabine, o caminhão já tem um comportamento melhor do que teve nas duas primeiras etapas do ano. Mas ainda precisamos trabalhar no ajuste da suspensão dianteira. Vamos tentar trocar as molas e ver como o caminhão se comporta no sábado pela manhã", comentou o piloto da cidade de Sapezal, no Mato Grosso.

O mais rápido do dia em Interlagos foi o paranaense Leandro Totti, com uma volta em 2min02s989. No sábado pela manhã, a Fórmula Truck tem mais dois treinos livres agendados no autódromo paulistano. À tarde, os pilotos entram na pista para definir a ordem de largada. Confira abaixo quais foram os melhores tempos do primeiro dia em São Paulo e a programação completa do fim de semana:

1) Leandro Totti (Volkswagen, PR), 2:02.989
2) Paulo Salustiano (Mercedes, SP), 2:03.493
3) Wellington Cirino (Mercedes, PR), 2:03.931
4) Ronaldo Kastropil (Mercedes, SP), 2:03.975
5) Roberval Andrade (Scania, SP), 2:04.014
6) Djalma Fogaça (Ford, SP), 2:04.165
7) André Marques (Volkswagen, SP), 2:04.171
8) Debora Rodrigues (Volkswagen, SP), 2:04.200
9) Danilo Dirani (Scania, SP), 2:04.224
10) Beto Monteiro (Iveco, PE), 2:04.366
11) Leandro Reis (Ford, GO), 2:04.487
12) Felipe Giaffone (MAN, SP), 2:04.534
13) Adalberto Jardim (Volkswagen, SP), 2:04.567
14)Geraldo Piquet (Mercedes, DF), 2:04.995
15) João Maistro (Volvo, PR), 2:05.079
16) Valmir Benavides (Iveco, SP), 2:05.492
17) Jansen Bueno (Scania, PR), 2:05.590
18) Fabiano Brito (Volvo, PR), 2:05.934
19) Marcello Cesquim (Mercedes, PR), 2:06.043
20) Raijan Mascarello (Ford, MT), 2:06.925
21) Diogo Pachenki (Volvo, PR), 2:07.870
22) Luiz Lopes (Iveco, SP), 2:07.981
23) Michelle de Jesus (Volvo, SP), 2:08.160
24) José Maria Reis (Ford, GO), 2:37.174

Programação - 3ª etapa - São Paulo/SP

Sábado - 17 de maio
8h às 9h - Treino livre 3
10h às 11h - Treino livre 4
13h - Treino classificatório
14h45 - Top Qualifying

Domingo - 18 de maio
13h – Corrida


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: Alex Barros Racing: Vídeo com melhores momentos da...

ALTA ROTAÇÃO: Alex Barros Racing: Vídeo com melhores momentos da...: Confira as imagens emocionantes das manobras dos pilotos a bordo das potentes motos BMW S 1000 RR HP4 na GP 1000, do modelo BMW S 1000 RR n...

Alex Barros Racing: Vídeo com melhores momentos da 1ª etapa do Moto 1000 GP está disponível

Confira as imagens emocionantes das manobras dos pilotos a bordo das potentes motos BMW S 1000 RR HP4 na GP 1000, do modelo BMW S 1000 RR na GP Light e Honda CBR 250R na GPR 250

O vídeo com os melhores momentos dos pilotos Alex Barros Racing - referente à primeira etapa do Moto 1000 GP, que aconteceu no Autódromo de Santa Cruz do Sul, no começo do mês - segue disponível no canal do YouTube.

Confira como foi a etapa inaugural da quarta temporada do Moto 1000 GP, que contou com a presença de chuva e foi marcada por boas disputas, pela liderança da equipe Petronas e por algumas quedas no traçado gaúcho. Os pilotos das equipes Alex Barros Racing conquistaram bons resultados na competição.

O francês Matthieu Lussiana, da Petronas Alex Barros Racing, venceu com folga a etapa na categoria GP 1000. Lucas Barros, companheiro de Lussiana no time Petronas e, que também corre na principal, ficou em 11º. Enquanto o piloto da BMW Motorrad Alex Barros Racing, Luciano Ribonido, conquistou o pódio na GP 1000, com o quinto lugar.

Para assistir ao vídeo acesse: http://youtu.be/67fz7hFC5Fw


A segunda etapa da temporada 2014 do Moto 1000 GP será realizada nos dias 13, 14 e 15 de junho no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, SP.

Vídeo: Marcos Branco / Replayxd

Classificação do campeonato GP 1000 - top-5
1) Matthieu Lussiana, 27
2) Wesley Gutierrez, 20
3) Miguel Praia, 16
4) Danilo Lewis 13
5) Luciano Ribodino, 11
11) Lucas Barros, 5

Classificação do campeonato GP Light - top-5
1) Fabinho Adas, 26
2) Rafael Bertagnolli,20
3) Nicolas Tortoni, 17
4) Davi Costa, 13
5) Rodrigo de Benedictis, 11
10) Lucas Teodoro, BMW Motorrad Alex Barros Racing, 6

Classificação do campeonato GPR 250 - top-5
1) Meikon Kawakami, 26
2) Giovandro Tonini, 21
3) Gabriel Mattes, 16
4) José Duarte, 13
5) Djonatas da Silva Rosa, 11
6) Lucas Torres, 10


FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

ALTA ROTAÇÃO: Leandro Totti coloca MAN Latin America na lideranç...

ALTA ROTAÇÃO: Leandro Totti coloca MAN Latin America na lideranç...: Equipe comemorou bom resultado do líder do campeonato e também de outros quatro pilotos do time dentro do top-10 no treino desta sexta-fe...

Leandro Totti coloca MAN Latin America na liderança dos treinos da Truck em Interlagos


Equipe comemorou bom resultado do líder do campeonato e também de outros quatro pilotos do time dentro do top-10 no treino desta sexta-feira em São Paulo

O primeiro dia de treinos da Fórmula Truck no Autódromo de Interlagos foi marcado hoje pelo domínio da equipe MAN Latin America. Com seu caminhão Volkswagen Constellation, o paranaense Leandro Totti fez o melhor tempo desta sexta-feira em 2min02s989, liderando a sessão da manhã - ele também foi o mais rápido à tarde. Os outros quatro caminhões da equipe também foram destaques: todos terminaram entre os dez melhores do dia.

"O caminhão está excepcional. A cada corrida que passa a equipe está conseguindo um desenvolvimento ainda melhor, com ótimo trabalho da engenharia da MAN Latin America e dos mecânicos da RM Competições. Aqui em Interlagos nosso caminhão Volkswagen Constellation está muito bem equilibrado, com bom rendimento de motor, importante para os longos trechos de subida e de reta, e também com bom desempenho na parte mais travada, o chamado miolo do circuito, com curvas de baixa velocidade", disse Leandro Totti, que é o líder da Fórmula Truck nos dois campeonatos (Brasileiro e Sul-Americano).

Esta será uma etapa especial para a MAN Latin America, que também lidera o campeonato brasileiro de equipes. Amanhã, uma ação inédita no autódromo de Interlagos será feita com convidados da marca, que poderão acompanhar de maneira exclusiva o treino classificatório nos boxes e também no espaço VIP da MAN Latin America em Interlagos, além de conhecer de perto o circuito com uma volta no caminhão original, no chamado "Truck Test".

A corrida em São Paulo também marca a estreia do novo desenho do Pace Truck, caminhão MAN pilotado por Mayara Santos e usado nas corridas para as situações de intervenção do carro de segurança, na largada e relargada.

Quem também está otimista para a corrida deste domingo é André Marques, o quarto mais rápido do último treino. "Nosso caminhão está muito bom. Amanhã, ainda temos espaço para evoluir e creio que podemos brigar pelas três primeiras posições durante a classificação", comentou André Marques.

Tricampeão brasileiro e sul-americano de Truck, Felipe Giaffone destacou o trabalho de ajuste de seu caminhão MAN TGX hoje em Interlagos: ele terminou o último treino livre como o sétimo mais rápido.

"É claro que gostaria de estar no topo da tabela de treinos, mas começar no top-10 de certa maneira ajuda a encontrar o caminho do ajuste do caminhão nesta pista que é uma das mais exigentes do ano. Essa é uma etapa importante e especial: aqui que venci pela primeira vez na categoria, além de ser uma prova vitrine para nossos patrocinadores", comentou Giaffone.

Outro destaque do dia foi Débora Rodrigues, que terminou o treino final em Interlagos com o nono melhor tempo entre os 24 caminhões que estiveram hoje na pista. "Trabalhamos muito para não ter excesso de fumaça, algo que será crucial aqui em Interlagos, pois temos duas retas muito longas aqui, de pé embaixo o tempo todo. E começando sem problemas na sexta, o fim de semana tende a ser muito bom", falou Débora Rodrigues.

Adalberto Jardim também completou entre os dez melhores o treino final hoje em São Paulo, confirmando o bom desempenho dos cinco caminhões da equipe MAN Latin America em Interlagos. "Hoje aproveitei o dia para testar vários ajustes, alguns deram certos e outros não. O importante é que já sabemos o que funciona e amanhã iremos colocar em prática para se manter entre os ponteiros", disse Jardim.

A corrida será neste domingo, às 14h, com transmissão ao vivo da TV Band.

1º treino livre
1º) 73 - Leandro Totti (Volkswagen, PR), 2:02.989, média de 126.1 Km/h.
2º) 55 - Paulo Salustiano (Mercedes, SP), a 0.614
3º) 6 - Wellington Cirino (Mercedes, PR), a 0.942
4º) 15 - Roberval Andrade (Scania, SP), a 1.025
5º) 72 - Djalma Fogaça (Ford, SP), a 1.176
6º) 77 - André Marques (Volkswagen, SP), a 1.182
7º) 1 - Beto Monteiro (Iveco, PE), a 1.377
8º) 51 - Leandro Reis (Ford, GO), a 1.498
9º) 4 - Felipe Giaffone (MAN, SP), a 1.576
10º) 85 - Danilo Dirani (Scania, SP), a 1.981
11º) 3 - Geraldo Piquet (Mercedes, DF), a 2.006
12º) 8 - Adalberto Jardim (Volkswagen, SP), a 2.039
13º) 14 - João Maistro (Volvo, PR), a 2.090
14º) 53 - Ronaldo Kastropil (Mercedes, SP), a 2.424
15º) 2 - Valmir Benavides (Iveco, SP), a 2.503
16º) 90 - Marcello Cesquim (Mercedes, PR), a 3.054
17º) 10 - Jansen Bueno (Scania, PR), a 3.194
18º) 7 - Debora Rodrigues (Volkswagen, SP), a 3.238
19º) 71 - Raijan Mascarello (Ford, MT), a 3.963
20º) 28 - Fabiano Brito (Volvo, PR), a 5.022
21º) 33 - Michelle de Jesus (Volvo, SP), a 5.248
22º) 99 - Luiz Lopes (Iveco, SP), a 6.397
23º) 80 - Diogo Pachenki (Volvo, PR), a 6.640

2º treino livre
1º) 73 - Leandro Totti (Volkswagen, PR), 2:03.241, média de 125.9 Km/h.
2º) 55 - Paulo Salustiano (Mercedes, SP), a 0.252
3º) 53 - Ronaldo Kastropil (Mercedes, SP), a 0.734
4º) 77 - André Marques (Volkswagen, SP), a 0.950
5º) 85 - Danilo Dirani (Scania, SP), a 0.983
6º) 6 - Wellington Cirino (Mercedes, PR), a 1.014
7º) 4 - Felipe Giaffone (MAN, SP), a 1.293
8º) 1 - Beto Monteiro (Iveco, PE), a 1.326
9º) 7 - Debora Rodrigues (Volkswagen, SP), a 1.558
10º) 8 - Adalberto Jardim (Volkswagen, SP), a 1.669
11º) 72 - Djalma Fogaça (Ford, SP), a 1.768
12º) 3 - Geraldo Piquet (Mercedes, DF), a 1.883
13º) 14 - João Maistro (Volvo, PR), a 2.099
14º) 10 - Jansen Bueno (Scania, PR), a 2.349
15º) 28 - Fabiano Brito (Volvo, PR), a 2.693
16º) 2 - Valmir Benavides (Iveco, SP), a 2.731
17º) 71 - Raijan Mascarello (Ford, MT), a 3.684
18º) 90 - Marcello Cesquim (Mercedes, PR), a 3.980
19º) 80 - Diogo Pachenki (Volvo, PR), a 4.629
20º) 99 - Luiz Lopes (Iveco, SP), a 4.740
21º) 33 - Michelle de Jesus (Volvo, SP), a 4.919
22º) 51 - Leandro Reis (Ford, GO), a 13.885
23º) 12 - Zé Maria Reis (Ford, GO), a 33.933
24º) 15 - Roberval Andrade (Scania, SP), a 46.734

Campeonato Brasileiro
Pilotos
(Cinco primeiros colocados)
1. Leandro Totti, 61 pontos
2. Geraldo Piquet, 33
3. Wellington Cirino, 29
4. Felipe Giaffone, 25
5. Roberval Andrade, 25

Campeonato Brasileiro
Equipes
(Cinco primeiros colocados)
1. MAN Latin America, 77 pontos
2. Mercedes-Benz, 75
3. Scania, 45
4. Volvo, 32
5. Iveco, 30

Campeonato Sul-Americano
Pilotos
(Cinco primeiros colocados)
1. Leandro Totti, 32 pontos
2. Roberval Andrade, 23
3. Geraldo Piquet, 18
4. Paulo Salustiano, 14
5. Danilo Dirani, 12

Campeonato Sul-Americano
Equipes
(Cinco primeiros colocados)
1. Mercedes-Benz, 38 pontos
2. Scania, 35
3. MAN Latin America, 29
4. Iveco, 18
5. Volvo, 13


Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Orlei Silva