segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Moto 1000 GP: Francês Matthieu Lussiana vence e reassume a liderança do campeonato

Lucas Barros sofre queda no nono giro e não completa a sétima etapa. Na GP Light, Lucas Teodoro termina em quarto. Definição dos campeões de 2014 será no dia 14 de dezembro, em Cascavel (PR) e promete ser muito equilibrada

A sétima etapa do Moto 1000 GP não poderia terminar melhor para o francês Matthieu Lussiana, piloto da Petronas Alex Barros Racing. O dono da moto BMW S 1000 RR HP4 #94 sai de Santa Cruz do Sul (RS), onde neste domingo (23) foi realizada a penúltima prova da temporada 2014, com uma vitória, a liderança do campeonato e agora ficou mais perto do título. Lucas Barros, companheiro do francês na equipe Petronas, fez seu retorno às pistas, mas não teve a mesma sorte, sofreu uma queda na nona volta e não completou a disputa. Na GP Light, Lucas Teodoro tinha grandes chances de faturar sua segunda vitória na categoria de acesso, mas uma punição erradamente lhe tirou o primeiro lugar. Mesmo assim, completou a etapa com um quarto lugar.

A grande final da quarta edição do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade será no dia 14 de dezembro, em Cascavel, no oeste paranaense. A diferença do líder Lussiana para o segundo colocado Wesley Gutierrez é de apenas oito pontos (120 contra 112). Na última etapa, mais 27 pontos estarão em jogo. Apenas os dois primeiros no campeonato têm chances de conquistar o título. A disputa promete ser acirrada e poderá ser definida nos detalhes.

Matthieu Lussiana fez excelente corrida neste domingo em Santa Cruz. Largou bem e abriu boa diferença de mais de dois segundos para o argentino Luciano Ribodino, chegando a ficar à frente, na liderança da prova por mais da metade da disputa. No 13º giro, o argentino que vinha se aproximando, conseguiu superar o francês. Mas ficou na ponta por pouco tempo. Lussiana soube estudar o adversário, analisando sua volta, e seguindo as boas referências de Ribodino para recuperar o primeiro lugar na abertura da última volta. Posição onde ficou até a bandeirada.

"Hoje o dia estava muito quente, e o desgaste dos pneus foi maior. Por isso, não consegui fazer um ritmo tão forte e rápido quanto nos classificatórios. Mas larguei bem, fiz uma boa prova, especialmente nas primeiras voltas. Quando o Ribodino me passou, eu aproveitei para analisar as referências dele e esperei o melhor momento para ultrapassá-lo e cruzar em primeiro lugar. Estou muito feliz, pois cumpri meu objetivo de terminar na frente do Wesley (Gutierrez) e reassumi a liderança do campeonato", comemorou o francês, líder da disputa com 120 pontos.


Lucas Barros lamentou a queda sofrida que lhe tirou da prova. Mas destacou que ficou satisfeito em voltar a correr em um ritmo bom, após ter ficado três meses longe das pistas.

"A prova estava muito boa hoje, especialmente pelo tempo que fiquei parado. Não larguei tão bem, perdi uma posição na largada, mas logo depois vinha recuperando. Estava em oitavo e já buscando o grupo da frente, mas o asfalto estava bem quente. Forcei um pouco a dianteira em uma das curvas e por isso caí. Fico chateado, pois sabia que tinha condições de ficar entre os seis ou sete primeiros. Mas o lado bom do fim de semana é que voltei concentrado, andando em um bom ritmo e espero manter isso na última etapa em Cascavel", analisou o jovem de 18 anos, dono do equipamento #14.

GP Light
O paulista Lucas Teodoro tinha tudo para conquistar sua segunda vitória na GP Light, mas uma punição equivocada anunciada pela organização lhe obrigou a cumprir uma passagem pelo box, quando liderava a disputa. Com isso, o dono da moto BMW S 1000 RR #41, que voltou à pista em décimo, precisou fazer uma corrida de recuperação. A decisão errônea da direção de prova comprometeu a corrida do piloto paulista e também sua situação no campeonato. Teodoro completou a sétima etapa na quarta posição e após análise das imagens foi constatado que ele não queimou a largada, como anunciou a organização.

"Infelizmente fui punido erroneamente e precisei pagar uma penalidade. Depois disso tive que fazer uma prova de recuperação. Estava em um ritmo forte e acabei em quarto. Uma pena o que aconteceu, com certeza poderia ter brigado pela vitória", disse o piloto de 18 anos, natural de Ribeirão Preto.

Os melhores na GP 1000 em Santa Cruz do Sul: (top-10):
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW), Petronas Alex Barros Racing, 16 voltas em 22min51s934
2º) Luciano Ribodino, (ARG/Kawasaki), Aclat Racing, a 0983
3º) Miguel Praia, (POR/Honda), Center Moto Racing Team, a 11s829
4º) Wesley Gutierrez, (PR/Kawasaki), Motonil Motors PDV/Brasil, a 15s372
5º) Alan Douglas, (PR/Suzuki), Team Suzuki PRT, a 16s340
6º) Danilo Lewis, (SP/Kawasaki), Motonil Motors, a 16s415
7º) Nico Ferreira, (ESP/Kawasaki), Aclat Racing, a 32s226
8º) Marcos Salles (PR/Honda), Competizione Racing Team, a uma volta

Não completou
10º) Lucas Barros, (SP/BMW), Petronas Alex Barros Racing, 1min25s903

Os melhores na GP Light em Santa Cruz do Sul: (top-10):
1º) Rodrigo de Benedictis, (SP/Kawasaki), Motonil Motors PDV/Brasil, 14 voltas em 20min35s999
2º) Nicolas Tortone, (ARG/Yamaha), MGBIKES Yamaha Racing, a 4s691
3º) Rafael Bertagnolli, (SP/Kawasaki), Fábio Loko, a 24s144
4º) Lucas Teodoro,(SP/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, a 26s415
5º) Alen Modesto, BA/Kawasaki, Aclat Racing, a 26s584
6º) Ian Testa, (DF/Kawasaki), Motonil Motors PDV/Brasil, a 30s433
7º) Davi Costa (SP/Kawasaki), JC Racing Team, a 34s116
8º) Marcelo Skaf, (SP/Kawasaki), Motonil Motors PDV/Brasil, a 35s083
9º) Pedro Barata, (RJ/Honda), Center Moto Racing Team, a 35s364
10º) Diogo Ramos (SC/Kawasaki), Carlos Barcelos, a 38s041

Classificação do campeonato GP 1000 (top 10 - após sete etapas):
1) Matthieu Lussiana, 120
2) Wesley Gutierrez, 112
3) Miguel Praia, 84
Luciano Ribodino, 84
5) Danilo Lewis, 82
6) Diego Faustino, 55
7) Nico Ferreira, 42
8) Renato Andreghetto, 39
9) Diego Pierluigi, 30
10) Alan Douglas, 29
14) Lucas Barros, 18
21) Douglas Figueiredo, 11
27) Alex Barros, 2

Classificação do campeonato GP Light (top 10 - após sete etapas):
1) Rodrigo Benedictis, 114
2) Nicolas Tortone, 99
3) Henrique Castro, 98
4) Ian Testa, 92
5) Lucas Teodoro, 77
6) Fabinho Adas, 65
7) Rafael Bertagnolli, 56
8) Juracy Rodrigues, 53
9) Davi Costa, 34
10) Alan Modesto, 30



Assessoria de Comunicação/Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Equipe Sanderson

500 estudantes chegam a São Paulo para a 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética

Kartódromo de Interlagos será invadido por alunos e professores de 48 universidades de 10 Estados a partir desta segunda-feira (26/8). Credenciamento já está aberto.

Evento de suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, última etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, a 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética será realizada de 24 a 28 de novembro, reunindo cerca de 73 protótipos movidos a etanol, gasolina ou eletricidade.

O Kartódromo de Interlagos, na zona sul da Capital, recebe nesta segunda-feira (24/11) um grupo de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 48 universidades e escolas técnicas de dez Estados (SP, RJ, PR, SC, RS, MG, BA, MA, PI, MT) brasileiros.

E a maratona começa mesmo antes da competição, com a viagem das equipes até o local das provas. Grande parte das equipes chegará ao kartódromo em ônibus fretados, outros viajarão de ônibus interestaduais comerciais levando seus protótipos desmontados nos maleiros, e alguns em comboio de carros, pois não costumam ter patrocínios para viagens de avião.

"Para se ter uma ideia, o pessoal do Piauí saiu de casa na sexta-feira, para chegar de ônibus nesta segunda-feira. Infelizmente, as universidades estão sofrendo com a crise econômica e estão tendo problemas financeiros para vir", enaltece Alberto Andriolo, idealizador da Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Cerca de um terço dos alunos deverão montar acampamento no gramado existente na área de estacionamento do Kartódromo de Interlagos, motivados pela economia e pela praticidade de trabalhar em seus veículos até tarde da noite e poderem estar prontos para as provas diárias que começam cedo a partir da quarta-feira.


"Não deixa de ser uma aventura juvenil, como aquelas em que os jovens decidem pegar a sua mochila e ir para a praia, acampar na areia e comer macarrão instantâneo. O que diferencia é que estes têm um objetivo bem específico, que não é a diversão. Eles querem mostrar competência, eficiência. Eles querem vencer", vibra o organizador.

"Já recebemos contato para reservarmos espaço para cerca de 50 barracas ao lado da lanchonete e próximo aos banheiros. Mas sabemos que outros vão dormir em ônibus fretado, carros e até dentro dos boxes. É emocionante vermos os esforços desta rapaziada. Isto é uma demonstração de trabalho em equipe e superação, daqueles que irão ditar o rumo tecnológico de nossa nação", comenta Andriolo.

"O nervosismo e a adrenalina da competição superam todo o sofrimento pelo esforço e cansaço. Muitas destas equipes já chegam ao kartódromo cansadas e ainda dormem em barracas e às vezes dentro dos boxes. Por isto, quando alcançam bons resultados, a vibração deles é realmente emocionante e contagiante", completa.

Em todas as três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) os concorrentes irão fazer três tentativas, uma por dia, a partir de quarta-feira (26/11). Desta forma, após cada tentativa pelo anel externo do kartódromo, com 804 metros de comprimento, os estudantes fazem ajustes para melhorar a eficiência energética. O que vale é a melhor das três tentativas, sendo declarado vencedor de cada categoria aquele veículo que fizer o percurso gastando menos combustível.

"Como em qualquer competição, o kartódromo vai estar lotado de tensão e adrenalina. Afinal, a Maratona Universitária de Eficiência Energética é como uma prova final, quando os estudantes colocam na prática tudo o que estão aprendendo em seus cursos de engenharia e agora é a hora decisiva. Além de cada um dos estudantes e professores avaliar os seus conhecimentos, eles defendem o nome e a eficiência de suas instituições de ensino", enaltece Andriolo.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira (28/11), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. "O conhecimento é o principal troféu para os alunos", enaltece Alberto Andriolo.

Veja a programação da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
24/11 - 8h às 17h - Recepção e vistoria dos veículos no Kartódromo de Interlagos
25/11 - 8h às 17h - Vistoria dos veículos inscritos
26/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 1ª tentativa

27/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 2ª tentativa

28/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 3ª e última tentativa
13h - Premiação com Emerson Fittipaldi
14h - Encerramento

A 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Solid Edge, apoio de SPTuris, Dream Works e Fittipaldi Empreendimentos.

Mastermidia
 João Alberto Otazú

Fotos: Andre Santos

Ricardo Maurício comemora o tricampeonato em Goiânia

Toyota termina como campeã entre as marcas

Ricardo Maurício é tricampeão da Copa Petrobras de Marcas. O piloto do Honda Civic #90 garantiu o título ao terminar a primeira prova da rodada dupla de Goiânia na terceira posição. Esse é o terceiro título consecutivo do piloto da equipe JLM Racing. Entre as marcas, o título ficou com a Toyota, que venceu a primeiro prova do final de semana com Allam Khodair. A Honda terminou a disputa com uma vitória de Vicente Orige na segunda bateria e o vice campeonato entre as marcas.

O pódio da primeira prova teve Khodair, Orige e Ricardo Maurício. Na segunda, Orige venceu, seguido por Gabriel Casagrande e Khodair. Campeão antecipado, Ricardinho não terminou a segunda prova por problemas no carro.

Na primeira bateria Ricardinho largou na pole, liderou até o momento em que a pista começou a secar e foi superado por Allam Khodair, Vicente Orige e Felipe Gama. Khodair disparou na frente e abriu mais de 4 segundos em relação ao segundo colocado, Vicente Orige. Ricardinho reassumiu a terceira posição na última volta e garantiu um lugar no pódio, consequentemente o título antecipado da categoria.

A terceira posição conquistada na última volta da prova 1 foi fundamental para o título. Caso Ricardinho tivesse terminado a corrida 1 na quarta posição, a combinação de resultados garantiria o título de pilotos para Vicente Orige.

"Era uma corrida em que eu precisava chegar. Não adiantava ficar batendo roda e perder o título por besteira. Tentei administrar as posições com outros competidores e deu certo", comentou o campeão. "Conseguir a ultrapassagem no finalzinho foi essencial para a conquista do título. No final de semana com pontuação dobrada tudo pode acontecer. Ainda bem que consegui garantir o campeonato na primeira bateria. Se tivesse terminado em quarto, não teria sido campeão. Mas estamos muito felizes. Foi um ano maravilhoso para a gente", acrescentou Ricardo Maurício.


2015
Em 2015 a Copa Petrobras de Marcas correrá ao lado da Stock Car, do Mercedes-Benz Challenge, do Campeonato Brasileiro de Turismo e da Fórmula 3 Brasil. A transmissão de TV para a próxima temporada continua com a Band, que mostrará as duas corridas na íntegra, sempre nos domingos seguintes às corridas.

Corrida 1
1. Allam Khodair (Toyota Corolla) - 19 voltas em 32min00s377
2. Vicente Orige (Honda Civic) - a 4.523
3. Ricardo Maurício (Honda Civic) - a 9.476
4. Vitor Meira (Ford Focus) - a 11.056
5. Felipe Gama (Toyota Corolla) - a 16.403
6. Eduardo Rocha (Honda Civic) - a 26.631
7. Yuri/Yago Cesário (Chevrolet Cruze) - a 28.517
8. Galid Osman (Toyota Corolla) - a 28.616
9. Cesar Bonilha (Ford Focus) - a 28.914
10. Alceu Feldmann (Honda Civic) - a 30.610
11. Carlos Souza (Ford Focus) - a 34.729
12. Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze) - a 47.297
13. Thiago Marques (Chevrolet Cruze) - a 55.181
14. Thiago Oliveira/Fernando Miranda (Mitsubishi Lancer GT) - a 1 votla
15. Renan Guerra (Ford Focus) - a 1 volta
16. Denis Navarro (Toyota Corolla) - a 3 voltas
Não completaram 75% da prova
17. Daniel Kaefer (Chevrolet Cruze) - a 11 voltas
18. Fábio Ebrahim (Mitsubishi Lancer GT) - a 13 voltas

Na segunda bateria Orige fez novamente uma bela corrida. Pulou da sétima posição no grid de largada para a vitória. Gabriel Casagrande também teve uma grande performance, ao largar em 12o e terminar com a segunda posição. Allam Khodair completou o pódio.

Corrida 2
1. Vicente Orige (Honda Civic) - 20 voltas em 32min43s445
2. Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze) - a 0.253
3. Allam Khodair (Toyota Corolla) - a 3.582
4. Vitor Meira (Ford Focus) - a 4.476
5. Denis Navarro (Toyota Corolla) - a 5.448
6. Galid Osman (Toyota Corolla) - a 6.236
7. Alceu Feldmann (Honda Civic) - a 7.185
8. César Bonilha (Ford Focus) - a 8.705
9. Eduardo Rocha (Honda Civic) - a 11.567
10. Fábio Ebrahim (Mitsubishi Lancer GT) - a 15.012
11. Felipe Gama (Toyota Corolla) - a 2 voltas
12. Daniel Kaefer (Chevrolet Cruze) - a 3 voltas
Não completaram 75% da prova
13. Renan Guerra (Ford Focus)
14. Ricardo Maurício (Honda Civic)
15. Thiago Oliveira/Fernando Miranda (Mitsubishi Lancer GT)
16. Yuri/Yago Cesário (Chevrolet Cruze)
17. Thiago Marques (Chevrolet Cruze)
18. Carlos Souza (Ford Focus)

Classificação final

Campeonato de pilotos (5 primeiros):
1. Ricardo Maurício - 221
2. Vicente Orige - 118
3. Allam Khodair - 195
4. Gabriel Casagrande - 182
5. Vitor Meira - 179

Campeonato de Marcas:
1. Toyota - 531
2. Honda - 517
3. Ford - 361
4. Chevrolet - 330
5. Mitsubishi - 121

Campeonato de equipes (5 primeiras):
1. JLM (Honda) - 426
2. RZ Motorsport (Toyota) - 374
3. Toyota Bassani - 343
4. Full Time Competições (Honda) - 317
5. Amir Nasr Racing (Ford) - 249



Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli

Fotos: Duda Bairros e Bruno Terena/Vicar