segunda-feira, 30 de março de 2015

Blancpain Sprint Series: BMW Team Brasil está pronto para o primeiro desafio do ano em Nogaro (Fra)

Na etapa de abertura do Sprint Series, a equipe brasileira contará com a presença dos Irmãos Sperafico, a bordo do BMW Z4 #0, enquanto o BMW Z4 #77 será conduzido pelo belga Maxime Martim e pelo alemão Dirk Müller

O BMW Team Brasil inicia neste fim de semana de Páscoa, em Nogaro (Fra), sua terceira temporada na Europa. Neste ano a equipe brasileira, comandada por Antonio Hermann e Washington Bezerra, vai ampliar sua atuação no mundial de carros de turismo e disputará a série completa do Blancpain GT Series, com a participação nas provas do Sprint Series e também no Endurance Series.

Na etapa inaugural do Sprint Series, devido à coincidência de datas com a Stock Car no Brasil, o time verde e amarelo terá a presença de quatro pilotos convidados, que vão substituir os titulares Cacá Bueno/Sérgio Jimenez e Valdeno Brito/Átila Abreu. No BMW Z4 #0 estarão Ricardo e Rodrigo Sperafico, que já correram pela equipe em 2014, na prova do Azerbaijão, quando conquistaram dois top-10.


Já no BMW Z4 #77, dois nomes que já têm muita familiaridade com os modelos BMW. O alemão Dirk Müller e o belga Maxime Martim, ambos pilotos oficias da BMW Motorsport. O canal SporTV mostrará, ao vivo, as duas corridas da etapa francesa. A Corrida Classificatória será no domingo (5) e a Corrida Principal na segunda-feira (6).


Os gêmeos Sperafico estão animados em representar, mais uma vez, o BMW Team Brasil. "Estamos muito contentes em voltar a representar a equipe. Tivemos uma ótima experiência e bons resultados em Baku, no ano passado, e nos adaptamos bem ao carro", disse Rodrigo.

Apesar de não conhecer o traçado francês, ele demonstra otimismo para a disputa. "Nunca corremos lá, mas já estudamos vários vídeos de corridas. Acredito que não será difícil, e teremos mais tempos de treinos", completou.

Ricardo acredita que as melhorias técnicas introduzidas este ano no BMW Z4 podem contribuir para um bom desempenho de toda a equipe. "Vai ser uma etapa muito disputada. Há vários carros novos no campeonato. E o nosso equipamento terá com um pouco mais potência do que no ano passado. Acredito que isso ajudará para um bom desempenho", comentou Ricardo Sperafico, que também estará no grid do Endurance Series. Ele será o companheiro de Átila Abreu e Valdeno Brito no BMW Z4 #77, na corrida de Monza (Ita).

Para Maxime Martim, a GT Series é um território familiar. O belga passou vários anos competindo no Blancpain Endurance Series, antes de se tornar piloto regular na DTM .

"Estou ansioso para passar um fim de semana com o BMW Z4 no Sprint Series. Eu conheço bem o circuito de Nogaro. Ele realmente é desafiador. No entanto, eu acho que estamos bem posicionados para fazer um bom papel com o BMW Sports Trophy Team Brasil", disse.

Müller é um dos pilotos mais experientes no cenário de GT internacional, e tem sido bem sucedido neste campo, com a BMW por muitos anos. "O Blancpain Sprint Series é um campeonato muito forte. Acredito que vai ser um fim de semana emocionante. Estamos bem preparados. E sei que a equipe brasileira tem muita experiência nessa série. Estou ansioso para alinhar com Maxime e com o BMW Team Brasil", finalizou.

A programação da etapa começa no sábado (4) com a realização dos treinos livres. No domingo acontece o treino para definir o grid e também a Corrida Classificatória, a primeira da etapa. No feriado de segunda feira, quando é comemorada a Páscoa na França, será disputada a Corrida Principal.

Programação da 1ª etapa do Blancpain Sprint Series - Nogaro (horário de Brasília - quatro horas atrás do horário local):

Sábado (dia 4):
1º treino livre: das 6h às 7h20
2º treino livre: Das 10h50 às 12h10

Domingo (dia 5):
Classificação: 5h30
Corrida Classificatória: 10h15

Segunda-feira (dia 6)
Warm-up: 4h45
Corrida Principal: 9h10


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos divulgação

FIA WEC: Derani participa de testes coletivos em Paul Ricard e finaliza preparativos para estreia

Jovem piloto brasileiro ficou satisfeito com o desenvolvimento do Ligier JS P2 #28, da equipe G-Drive, com o qual fará sua primeira corrida na categoria dentro de duas semanas na Inglaterra

As equipes do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance) tiveram seu primeiro encontro oficial para a temporada 2015 na última sexta e sábado (dias 27 e 28) durante os testes coletivos em Paul Ricard, na França. O brasileiro Pipo Derani, de 21 anos, que faz sua estreia na categoria, esteve ao lado dos companheiros Ricardo Gonzalez (Mex) e Gustavo Yacaman (Col) trabalhando nos últimos ajustes do Ligier JS P2 #28 (Dunlop / Nissan) para as 6 Horas de Silverstone (Ing), prova inaugural do calendário 2015 e que será disputada dia 12 de abril.


"O teste foi bom, mas tínhamos um limite de voltas em virtude do motor. Optamos por uma estratégia mais conservadora para usar um motor mais novo em Le Mans e, por isso, não fizemos muitas voltas. Mesmo assim, conseguimos atingir nosso objetivo e testamos os pontos que queríamos no carro", comentou Derani.

"Nosso objetivo neste teste não era ser o mais rápido, mas sim testar o máximo possível para termos um bom pacote para a estreia em Silverstone, mesmo dando poucas voltas. Completei cerca de 18 voltas, o que é pouco, mas foi suficiente para me adaptar melhor ao carro. Agora estamos em Le Mans analisando os dados para decidir como iremos para a primeira corrida", completou o brasileiro.


No primeiro dia de testes, o forte vento no circuito fez com que a equipe optasse por andar apenas no treino da noite, quando Derani esteve a bordo do carro. O brasileiro ficou em oitavo no geral da sessão e segundo na categoria LMP2 (1min48s607). No segundo dia de treinos, à tarde, o Ligier JS P2 #28 foi novamente o oitavo no geral e liderou a sua categoria, com o tempo de 1min48s588. Trinta carros no total participaram dos treinos coletivos.


Os resultados completos dos testes podem ser encontrados no link: http://fiawec.alkamelsystems.com/

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Clement Marin

Nelsinho Piquet busca pódio da Fórmula E no palco da 1ª vitória de seu pai na F1

Pista do ePrix de Long Beach aproveita parte do traçado onde Nelson Piquet venceu de Brabham em 1980

Depois de passar por Miami, a Fórmula E viaja até a Califórnia para realizar neste sábado sua segunda prova em solo norte-americano. A pista da sexta etapa da primeira categoria global para carros 100% elétricos será montada nas ruas de Long Beach e aproveita algumas vias tradicionalmente utilizadas no traçado, que serviu a Fórmula 1 e a Indy desde os anos 70.


"Estou muito motivado para esta corrida. Nosso time está em franca evolução e tenho confiança que seremos novamente competitivos. Na corrida passada resolvemos nosso problema na tomada e, na prova, fizemos as três voltas mais rápidas do dia. Há 35 anos meu pai conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em Long Beach e seria fantástico ganhar meu primeiro ePrix nas mesmas ruas", disse Nelsinho Piquet.


Ele abriu a semana do evento na liderança do "fanboost", enquete realizada no site oficial da categoria e que confere aos três pilotos mais votados potência adicional nos dois carros disponíveis para cada corrida.

O piloto do carro #99 do Team China é o segundo piloto que mais pontos somou nas últimas três provas. A sequência de três top5s em Punta del Este (segundo), Buenos Aires (terceiro) e Miami (quinto, com a volta mais rápida da prova) alçou o brasiliense para a quarta posição no campeonato, a 18 pontos do líder Nicolas Prost.

Nesta etapa, a Fórmula E terá uma programação diferente, para garantir maior autonomia para os 20 carros do grid durante o evento. Em vez de duas sessões de treinos livres serão realizadas três práticas, de 25 minutos cada uma. A classificação (com quatro grupos de cinco pilotos) e a prova de 60 minutos com pit-stop obrigatório para troca de carros permanecem inalteradas.

A tomada de tempo acontece às 16h (horário de Brasília), e a largada para o sexto ePrix da temporada está marcada para 20h. Os canais Fox Sports exibem a Fórmula E para todo o Brasil ao vivo.



Fórmula E - Classificação (top10):

1.         N. Prost 67 pontos
2.         L. di Grassi 60
3.         S. Bird 52
4.         N. Piquet Jr 49
5.         S. Buemi 43
6.         A. Felix da Costa 37
7.         J. d’Ambrosio 34
8.         J. Alguersuari 26
9.         D. Abt 19
10.       F. Montagny 18


Piquet Sports
Luís Ferrari

Fotos: José Mário Dias - Piquet Sports