quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Ansiedade toma conta dos pilotos no período que an...

ALTA ROTAÇÃO: Ansiedade toma conta dos pilotos no período que an...: Calendário oficial terá início em abril, com treino coletivo e primeira etapa que será realizada no dia 27 de abril, em São Paulo A tem...

Ansiedade toma conta dos pilotos no período que antecede a temporada da Sprint Race

Calendário oficial terá início em abril, com treino coletivo e primeira etapa que será realizada no dia 27 de abril, em São Paulo

A temporada 2014 da Sprint Race tem início apenas em abril, com isso o período que antecede a largada da competição vem deixando os pilotos inscritos na prova com muita ansiedade. A primeira etapa está marcada para o dia 27 de abril, em São Paulo. Antes disso, equipes e pilotos se reúnem em Curitiba no dia 04 de abril para um treino coletivo. Todas as corridas da Sprint Race terão transmissão do canal BandSports.

Gustavo Kiryla, de 19 anos, não vê a hora de acelerar na categoria e diz até sonhar com sua estreia na prova. "Já tracei a minha meta pensando exclusivamente no campeonato, marcar pontos constantemente e a cada etapa estar mais experiente, conhecer bem o equipamento e ter plena confiança no meu carro. Isso tudo é essencial para conquistar vitórias. Mal posso esperar para sentar no carro e acelerar, chego a sonhar com isso", disse o piloto natural de Curitiba.

Gustavo teve seu primeiro contato com a Sprint Race na última temporada, quando houve a oportunidade de participar de uma etapa em Curitiba. "Foi lá que tomei a decisão de andar pela Sprint Race. O carro é muito bom, excelente de curva e bom de freio. Todos os carros são similares e aí que a competitividade entra. Fiquei realmente impressionado e, agora em 2014, com os motores V6 ficará ainda melhor", analisou.

Quem também conta os dias para o início da temporada é Flávio Lisboa, amigo de Gustavo, e também de Curitiba, o piloto participou das últimas etapas da Sprint Race em 2013. "Acredito que 2014 será um ano muito bom para mim na Sprint Race. Já tenho muito mais a ‘mão’ no carro, após ter participado das últimas etapas em 2013, o que me faz acreditar em boas brigas pelas primeiras posições", refletiu o piloto que espera disputas equilibradas, onde o que irá definir os vencedores é a capacidade individual de cada piloto.

O kart tem sido aliado dos pilotos nesta pré-temporada.Tanto Flávio quanto Gustavo têm aproveitado o tempo livre como preparação para o início das disputas. "Tenho me dedicado muito aos treinos de kart, que á a escola para qualquer categoria. E tenho pegado pesado também na preparação física e psicológica", concluiu Gustavo.

Sistema de Disputa

Em 2014 o sistema de disputa da Sprint Race permanece o mesmo, com 16 corridas que acontecem em oito datas diferentes, com 25 minutos de prova, onde cada carro pode ser representado por um ou dois pilotos. No caso das duplas, cada piloto terá o mesmo tempo de treinos e corridas. A premiação será do primeiro ao quinto lugar, sendo que em cada etapa o vencedor recebe um prêmio.

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Fremax, Pirelli, Ecopads, Bardhal e Valeo.

Calendário da Sprint Race 2014:

04/04 - Treino Coletivo - Curitiba/PR
27/04 - 1ª etapa - São Paulo/SP
18/05 - 2ª etapa - Santa Cruz do Sul/RS
22/06 - 3ª etapa - São Paulo/SP
03/08 - 4ª etapa - Cascavel/PR
24/08 - 5ª etapa - Curitiba/PR
21/09 - 6ª etapa - Londrina/PR
09/11 - 7ª etapa - Curitiba/PR (oval)
07/12 - 8ª etapa - Curitiba/PR




Texto: Silvana Grezzana Santos | Luciana Gomes

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Track Day de Alex Barros abre oportunidade de trei...

ALTA ROTAÇÃO: Track Day de Alex Barros abre oportunidade de trei...: Com vagas para 70 participantes, atividade do dia 27 de fevereiro no autódromo de Interlagos terá subdivisão por categorias As ações em...

Track Day de Alex Barros abre oportunidade de treino aos pilotos do Moto 1000 GP

Com vagas para 70 participantes, atividade do dia 27 de fevereiro no autódromo de Interlagos terá subdivisão por categorias

As ações em pista da Alex Barros Riding School em 2014 terão início no dia 27 de fevereiro, com a primeira edição do Track Day no ano. Com limite de vagas, a atividade no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), oferecerá também uma valiosa oportunidade para treino aos pilotos que vão participar da quarta temporada do Moto 1000 GP, que colocará em disputa, em caráter oficial, os títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

A partir de 2014, o Track Day da Alex Barros Riding School vai oferecer como item extra de segurança a instalação das barreiras de proteção Airfence, as mesmas que o Moto 1000 GP utiliza em suas etapas desde o ano passado. Vistoria obrigatória de todas as motocicletas, disponibilização de duas UTIs móveis – com uma terceira adicional, como reserva – e equipe especializada em resgate e sinalização complementam a estrutura de segurança.

As atividades de pista do Track Day terão os participantes subdivididos em três categorias. A Pró, com limite de 20 vagas, será composta pelos pilotos cujas voltas na pista de Interlagos são cronometradas abaixo de 1min45s. A Light, também com 20 vagas, terá os participantes com tempos de volta entre 1min45s e 2min00s. Na categoria Alunos estarão os participantes com tempos de volta acima de 2min00s – nesta, o limite é de 30 vagas.

Tanto os participantes da categoria Alunos quando os da Light terão seis sessões de treino ao longo do dia, cada uma com 20 minutos de duração. Para a Pró, serão sete sessões, também de 20 minutos. As ações do Track Day em Interlagos serão desenvolvidas das 8h às 18h. A taxa de inscrição é de R$ 1.200,00. Os contatos para inscrições ou informações adicionais são o número celular (11) 9-8841-6226 e o endereço de e-mail cida@alexbarros.com.br.


Grelak Comunicação

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: O desafio logístico do FIA WEC para a Audi

ALTA ROTAÇÃO: O desafio logístico do FIA WEC para a Audi: Marca das quatro argolas faz a preparação para a 'turnê mundial' do novo Audi R18 e-tron quattro,38 toneladas de material vão viaja...

O desafio logístico do FIA WEC para a Audi

Marca das quatro argolas faz a preparação para a 'turnê mundial' do novo Audi R18 e-tron quattro,38 toneladas de material vão viajar pelas etapas do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O transporte é feito por caminhões na Europa e por avião para as pistas fora do Velho Continente

O novo Audi R18 e-tron quattro estará presente nas oito etapas do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) deste ano, que estão divididas entre pistas da Europa, Ásia e das Américas do Sul e do Norte. Antes dos pilotos assumirem o volante, é o time de logística da Audi Sport Team Joest, quem trabalha duro para transportar todo o material necessário ao redor do planeta.

"Um campeonato mundial como o WEC não é apenas um desafio desportivo e tecnológico para as fábricas. Elas também precisam estar altamente preparadas do ponto de vista logístico, para tudo funcionar dentro do cronograma", comenta o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "No Audi Sport Team Joest, nós contamos com um time que já se sente em casa em todas as pistas do calendário e que trabalha conosco há anos. Esse entrosamento é fundamental para cumprir cada detalhe do processo de logística".

Os testes de pré-temporada, que começaram em janeiro, representam o início do calendário sob o ponto de vista logístico, ainda que sejam a parte mais fácil dele. Depois da rodada de abertura do Mundial de Endurance, marcada para 20 de abril em Silverstone, na Inglaterra, a segunda etapa do ano será realizada apenas duas semanas depois, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Mais quatro semanas e, no primeiro fim de semana de junho, todo o equipamento deverá estar em Le Mans, na França, para o dia de testes visando a prova de 24 Horas que será disputada nos dias 15 e 16 do mesmo mês. Em solo europeu, todo o equipamento, incluindo os carros da Audi Sport e Audi Sport Team Joest, será transportado por caminhões.

A marca das quatro argolas está preparando três protótipos para as corridas de Spa e de Le Mans. E nas demais provas do FIA WEC, usará dois modelos Audi R18 e-tron quattro. E o primeiro desafio fora da Europa será 14 semanas depois da prova na França, com a etapa em Austin, nos Estados Unidos. A própria organização do Campeonato Mundial oferece uma infraestrutura logística para todos os times e, assim, transportará cerca de 200 toneladas de componentes através de aviões de carga. Além disso, alguns materiais podem ser transportados para determinadas corridas através de frete marítimo. Partindo da Europa, serão cerca de 49 mil quilômetros a serem percorridos entre as etapas dos Estados Unidos (Austin, 20 de setembro), Japão (Fuji, 12 de outubro), China (Shanghai, 02 de novembro), Bahrein (15 de novembro) e Brasil (São Paulo, 30 de novembro), além da volta para a Alemanha. "O equipamento não volta para a Alemanha no período entre as etapas", conta Chris Reinke, chefe da LMP na Audi Sport. "Isso significa que a gente precisa considerar uma quilometragem limite para cada componente do carro, além de eventuais acidentes. Existem componentes com desgaste bem peculiar, que precisam ser trocados em ciclos definidos. E também existem as peças que são usadas várias vezes."

Além dos carros e das peças de reposição, as ferramentas (que incluem chaves, plataformas de elevação e outros itens da garagem) também viajam de avião. Os membros da equipe guardam cerca de 36 toneladas de material em 176 cases de voo.

O transporte das pessoas ligadas ao time também é planejado com precisão cirúrgica. Uma equipe especializada em set-up e desmontagem viaja para as corridas de 6 Horas um dia antes para receber o equipamento e montar os boxes. E fica um dia a mais no autódromo, desmontando e despachando novamente o aparato. Consequentemente, estes são eventos que podem durar entre 10 e 12 dias para alguns integrantes da equipe, dependendo da localização. E para os especialistas em logística, a temporada começa sempre em dezembro. A de 2014, por exemplo, começou logo que a equipe retornou da viagem ao Bahrein, onde foi encerrado o campeonato do ano passado.


Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Audi Sport / Divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Fotos - Confira as fotos de Motos e Kart do novo c...

ALTA ROTAÇÃO: Fotos - Confira as fotos de Motos e Kart do novo c...: Confira as fotos de kart´s e Motos da 1ª Etapa do Super Kart e Moto Interior em Araraquara. Essas fotos saíram das lentes de  Luciano Au...

Fotos - Confira as fotos de Motos e Kart do novo campeonato Super Kart e Motos Interior - Araraquara

Confira as fotos de kart´s e Motos da 1ª Etapa do Super Kart e Moto Interior em Araraquara.


Essas fotos saíram das lentes de Luciano Augusto Valerio Alves.