quinta-feira, 26 de junho de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Português Carlos Sousa é o novo piloto da Equipe M...

ALTA ROTAÇÃO: Português Carlos Sousa é o novo piloto da Equipe M...: Junto com Guilherme Spinelli, Sousa usará toda sua experiência de mais de 26 anos de off-road na continuidade do desenvolvimento do ASX ...

Português Carlos Sousa é o novo piloto da Equipe Mitsubishi Petrobras


Junto com Guilherme Spinelli, Sousa usará toda sua experiência de mais de 26 anos de off-road na continuidade do desenvolvimento do ASX Racing

 
A Equipe Mitsubishi Petrobras ganha um importante reforço a partir deste mês. Acaba de chegar ao time o experiente piloto Carlos Sousa, com uma carreira de mais de 26 anos no rali cross-country. Ele será uma ajuda fundamental na continuidade do desenvolvimento do ASX Racing, já visando o Rally Dakar 2015.

 

 "É uma honra muito grande e estou muito feliz em estar na Equipe Mitsubishi Petrobras", disse o piloto. Ele e Guilherme Spinelli correram o Rally Dakar de 2010 pela equipe Mitsubishi JMB Stradalle. Agora somam forças no desenvolvimento dos dois carros que disputarão o Rally Dakar, no início de 2015. "É um piloto que chamo de ‘Professor’, desde que corremos juntos em 2010, uma pessoa que veio somar bastante na nossa equipe pela enorme experiência no Dakar, personalidade muito positiva e profissional e pela excelente performance. É rápido e seguro", descreve Guiga.

 


 O ASX Racing é desenvolvido na base de engenharia avançada da Ralliart Brasil, localizada na França, dirigida por Thierry Viardot e capitaneada por Mathieu Parent. "Temos muito trabalho pela frente. O Carlos será muito importante para toda a equipe. Faremos mais alguns testes e ralis na Europa e África, como preparação para o Dakar", afirma o piloto Guilherme Spinelli, que corre ao lado do navegador Youssef Haddad. A dupla disputará o Rally dos Sertões, maior prova off-road do Brasil, em agosto, com o ASX Racing.

 
Trabalho já começou

Durante as últimas semanas, Guiga e Sousa estiveram na França e no Marrocos testando o ASX Racing. Sousa foi experimentar o carro pela primeira vez e já começar o trabalho de continuidade no desenvolvimento e aperfeiçoamento do veículo.

 
Carlos Sousa irá estrear oficialmente em uma competição no Rally do Marrocos, em outubro deste ano. "Os treinos são muito importantes para desenvolver o carro, além de nos mantermos em contato com a velocidade. Nos treinos conseguimos trabalhar focados na evolução do carro para depois colocarmos a prova nos ralis", destaca Sousa.

 
Para estar ainda mais competitivo nos próximos ralis, a Equipe Mitsubishi Petrobras continua o trabalho de desenvolvimento do ASX Racing. "A cada dia experimentamos novas configurações e vamos trocando informações entre nós e os engenheiros, o que tem sido muito proveitoso. Estamos evoluindo constantemente e trabalhando juntos em duas frentes: o desenvolvimento em estradas de terra, já visando o Rally dos Sertões, e trechos em deserto e areia, para o Rally Dakar", relata Guiga.

 
"Realmente o Carlos é um craque, tem muita sensibilidade e sabe escolher a melhor configuração do carro para o deserto, coisa que nós, pilotos brasileiros, ainda temos pouca experiência", completa.

 
Carreira de sucesso

 Carlos Sousa é o mais bem sucedido piloto português no rali cross-country e tem um currículo de dar inveja. Como piloto da equipe oficial da Mitsubishi, colecionou suas maiores conquistas, como os quatro títulos do Campeonato Nacional de Rali Cross-country, considerado um dos mais importantes do mundo. Ao todo, foram 21 vitórias na classificação geral.



 Além disso, acumula 15 participações no Rally Dakar, tendo ficado 10 vezes no Top-10, além de três no Top-5, não tendo completado apenas duas vezes nesses 15 anos. Sua última façanha foi a vitória na primeira especial do Dakar de 2014.

 


Assessoria de Imprensa Mitsubishi

Carolina Vasconcellos

Fotos: Alessandro Neri / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Otimista, Augusto Farfus disputa etapa de Nor...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Otimista, Augusto Farfus disputa etapa de Nor...: A quarta etapa do campeonato acontece neste fim de semana no circuito urbano de Nuremberg e traz como grande novidade a adoção de dois t...

DTM: Otimista, Augusto Farfus disputa etapa de Norisring em busca de recuperação na temporada


A quarta etapa do campeonato acontece neste fim de semana no circuito urbano de Nuremberg e traz como grande novidade a adoção de dois treinos livres no sábado pela manhã, com duração de uma hora cada.



Após quatro semanas de pausa, os pilotos e equipes do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, voltam a se reunir para a disputa da quarta etapa da temporada 2014. Norisring, um dos mais tradicionais circuitos do automobilismo alemão, recebe a categoria neste fim de semana (27 a 29 de junho). O traçado localizado nas ruas de Nuremberg sempre conta com público maciço e atmosfera incrível, e não deve ser diferente nos próximos dias. Para Augusto Farfus, trata-se de uma grande oportunidade para somar pontos importantes e buscar a recuperação no campeonato.

 


 Com 2.300 metros de extensão, Norisring é o circuito mais curto do calendário. A pista compreende duas grandes retas e, nos seus extremos, dois hairpins (curvas com ângulos bem fechados), além das ondulações no asfalto, típicas de um circuito de rua. Desta forma, o grande desafio é encontrar o acerto ideal que funcione bem tanto nos trechos mais rápidos quanto na frenagem nas curvas. Além disso, a estratégia será de grande importância, já que a corrida será longa, com 83 voltas. Outro fator que também pode ser decisivo é o clima, já que a previsão para domingo, dia da prova, é de 80% de possibilidade de chuva em Nuremberg.

 

 Nono colocado no campeonato, com 14 pontos, o piloto brasileiro terá a chance de dar a volta por cima em Norisring depois de um começo de temporada complicado. Oitavo lugar na etapa de abertura, em Hockenheim, e quinto no circuito de Oschersleben, Augusto teve seu melhor desempenho em treinos classificatórios em Hungaroring, mas não deu sorte na corrida e sofreu com problemas no sistema de freios, tendo de abandonar a disputa. Entretanto, Farfus destacou seu otimismo para a quarta prova do campeonato e acredita no potencial da BMW.

 

 A grande novidade do fim de semana compreende uma alteração no formato dos treinos livres. A partir desta etapa, serão duas sessões de uma hora cada, enquanto até Hungaroring era realizada apenas uma sessão, de noventa minutos. Farfus aprovou a mudança e entende que haverá mais tempo para que equipe e pilotos, entre uma sessão e outra, estudem melhor o acerto do carro e as mudanças a serem tomadas.

 

 O cronograma da etapa de Norisring começa na sexta-feira com a execução de um shakedown, no fim da tarde. No sábado, serão dois treinos livres no período da manhã e, na parte da tarde, a sessão classificatória. No domingo acontece a corrida, com largada prevista para 8h30 (horário de Brasília). A prova será exibida ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.

 

 Augusto Farfus:

 

"Estou muito feliz por voltar a correr em Norisring, um circuito muito tradicional que reúne atmosfera incrível e um grande público. No papel, parece um circuito fácil pelas suas características, mas é muito exigente e extremamente difícil para encontrar um equilíbrio entre a parte rápida e os trechos mais lentos. Durante essas quatro semanas de intervalo, tivemos uma boa visão de como foi a temporada até agora para nós, então acredito que vamos chegar muito mais preparados neste fim de semana e temos tudo para sairmos de lá com um bom resultado. O novo formato dos treinos livres vai nos ajudar porque teremos mais tempo, entre uma sessão e outra, de estudar melhor o acerto do carro e a direção a ser tomada. Então estou indo para Norisring bastante otimista e confiante no nosso potencial."

 


 DTM, 4ª etapa, Norisring, programação (Horário de Brasília):

 

 Sexta-feira, 27 de junho:

 16h45 às 17h20 - Shakedown

 

 Sábado, 28 de junho:

 3h30 às 4h30 - Treino Livre 1

 6h30 às 7h30 - Treino Livre 2

 9h50 às 10h40 - Classificação

 

 Domingo, 29 de junho:

 8h30 – Corrida

Fonte e Fotos: www.farfus.com

 

ALTA ROTAÇÃO: África do Sul: Dupla brasileira participa de "Corr...

ALTA ROTAÇÃO: África do Sul: Dupla brasileira participa de "Corr...: O paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin vão correr pela equipe oficial da Toyota na prova mais difícil e famosa da Á...

África do Sul: Dupla brasileira participa de "Corrida Maluca"


O paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin vão correr pela equipe oficial da Toyota na prova mais difícil e famosa da África do Sul


A dupla brasileira campeã mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) foi convidada a participar neste final de semana (27 a 29/6) do Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000, mais famoso rally da África do Sul, compondo a equipe oficial da Toyota que representa a marca japonesa do Rally DaKar.

  "Estamos muito orgulhosos pelo convite que recebemos e vamos ter uma experiência única, participando de uma prova totalmente diferente, que movimenta todo o país, e parece uma corrida maluca", afirma o piloto Reinaldo Varela.

 É uma corrida totalmente diferente dos padrões utilizados nas competições de rally cross country, com um prólogo de 100 km e ordem de largada diária de acordo com a posição de chegada no dia anterior, e mantendo a diferença de tempo entre os concorrentes. Largando um ao lado do outro igual a "Corrida Maluca" do famoso desenho animado produzido pela Hanna-Barbera no final dos anos 60, em que o importante é cruzar a linha de chegada em primeiro lugar após os três dias de corrida e os 1.000 km a serem percorridos.

  "A Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000 é o principal evento no calendário sul-africano de automobilismo e acontece em torno da área de Jwaneng (a 170 km ao noroeste de Gaborone, capital de Botsuana). Vão participar 65 duplas e várias representando equipes de fábricas, como nós", explica o bicampeão mundial de rally cross country em 2001 e 2012.

 
A corrida disputada desde 1975 começa com o prólogo na sexta-feira (27), com cerca de 100 km de extensão, para determinar a ordem de largada para o evento principal. A corrida em si é disputada em dois dias, cada um com duas voltas de cerca de 245 km por dia, e termina no domingo.

 
"A área em torno de Jwaneng é muito seca e arenosa, e passará por estradas de terra abertas com muitos tocos de árvores. As rotas deste ano têm 90 por cento do caminho completamente novo, com duas passagens por montanha rochosa, mato alto, leitos de areia de rio e uma espetacular travessia de rio. Como dizem os sul-africanos, esta é uma corrida que sempre testa o homem e a máquina ao limite e este ano não será exceção", disse Gustavo Gugelmin.

 
 "A navegação aqui também será diferente. Não tem way point para passar e você não pode desviar mais de 25 metros da trilha, senão leva penalização. No final do dia eles conferem a sua quilometragem e se tiver fora do limite imposto é punido", completa o navegador catarinense.

 
O paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin foram convidados pelo sul-africano Glyn Hall, diretor da equipe oficial da Toyota para assumir a terceira picape Hilux, que além de liderar o Campeonato Sul-africano de Cross Country, está se preparando para participar novamente do Rally Dakar. A Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000 mais uma vez faz parte do Desafio Dakar. Os vencedores da prova vão ganhar inscrição gratuita para o Rally Dakar na América do Sul, em 2015.

 


Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos: Toyota/Divulgação /  Marian Chytka/Divulgação