sexta-feira, 26 de julho de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Fittipaldi e Barbosa largam em quarto ne...

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Fittipaldi e Barbosa largam em quarto ne...: Dupla do Corvette DP #5 da Action Express está otimista para mais um bom resultado. Prova também é válida pelo North American Endurance Ch...

Grand-Am: Fittipaldi e Barbosa largam em quarto nesta sexta-feira em Indianápolis


Dupla do Corvette DP #5 da Action Express está otimista para mais um bom resultado. Prova também é válida pelo North American Endurance Championship

Depois de andar entre os top-10 nas duas sessões de treinos livres desta quinta-feira (25) em Indianápolis (EUA), com o sétimo tempo no primeiro ensaio, e quinto na segunda sessão, a dupla - formada pelo brasileiro Christian Fittipaldi e pelo português João Barbosa - apresentou evolução na tomada de tempos e garantiu um lugar na segunda fila do grid para a 8ª etapa da Grand-Am. A bordo do Corvette DP #5 eles vão largar da quarta posição.

Esta é a primeira vez que Fittipaldi participa de uma prova no traçado misto de 13 curvas e 2,534 milhas (aproximadamente 4,078 km), da lendária pista de Indianápolis. E apesar das dificuldades iniciais, o brasileiro ficou satisfeito com o resultado da sessão classificatória.

"Tivemos um dia bom hoje, apesar de não termos começado tão bem. Aqui o asfalto faz os carros escorregarem bastante, o que muda a guiada, e nem parece que estamos num carro da Grand-Am, isso desapontou muita gente. Mas isso é uma coisa que todos estão sentindo. Então dentro das dificuldades, fizemos o melhor, e um quarto lugar foi positivo", disse o brasileiro, que ocupa a terceira colocação na tabela de classificação, com 190 pontos.

Fittipaldi está otimista por um bom resultado, e além de brigar pela liderança na tabela da Grand-Am, outro fator também motiva a dupla do Corvette DP #5. É que a prova de amanhã também é válida pelo North American Endurance Championship, uma competição especial englobando as principais provas do calendário norte-americano: Daytona International Speedway, Watkins Glen International e Indianapolis Motor Speedway.

"Estou bem confiante. Amanhã será uma corrida longa, de três horas de duração. Temos que pensar nos pontos e já focar na final do campeonato. Este é nosso principal objetivo, mas seria uma boa garantir esse título do North American Endurance Championship", concluiu.

Nesta sexta-feira (26), a prova terá a sua largada às 18h30 (de Brasília) para três horas de disputas. A exibição está prevista pelo canal Fox Sports às 20h30.

Confira os 10 primeiros no grid de largada em Indianápolis:
1 Angelelli, M / Taylor, J (Wayne Taylor Racing - Corvette DP). 1min22s251
2 Pruett, S / Rojas, M (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates - BMW / Riley), 1min22s375
3 Allmendinger, A / Yacaman, G (Michael Shank Racing with Curb/Agajanian - Ford / Riley), 1min22s455
4 Barbosa, J / Fittipaldi, C (Action Express Racing - Corvette DP) 1min22s544
5 Potolicchio, E / Sarrazin, S / Valiante, M (8 Star Motorsports - Corvette DP), 1min22s553
6 Barrichello, R / Peterson, D (Doran Racing - Ford / Dallara), 1min22s572
7 Fogarty, J / Gurney, A (GAINSCO/ Bob Stallings Racing - Corvette DP), 1min22s674
8 Hartley, B / Kaffer, P / Mayer, S (Starworks Motorsport - BMW / Riley), 1min22s712
9 Taylor, R / Westbrook, R (Spirit of Daytona Racing - Corvette DP) 1min22s831
10 Hand, J / Kanaan, T (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates - BMW / Riley), 1min22s881

Os melhores no campeonato (após 7 etapas):
1. Jordan Taylor e Max Angelelli 194
2. Alex Popow e Ryan Dalziel 194
3. Christian Fittipaldi 190
4. Alex Gurney e Jon Fogarty 189
5. João Barbosa 188
6. Memo Rojas e Scott Pruet 172

Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo Twitter:
@fittitweet
Foto: Divulgação
Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula



Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Motos, quadris e UTVs dão show no Prólogo e Super ...

ALTA ROTAÇÃO: Motos, quadris e UTVs dão show no Prólogo e Super ...: Disputas emocionantes definiram nesta quinta-feira a ordem de largada para a 2ª etapa do rali, que nesta sexta deixa Goiânia rumo a Pirinó...

Motos, quadris e UTVs dão show no Prólogo e Super Prime do Rally dos Sertões


Disputas emocionantes definiram nesta quinta-feira a ordem de largada para a 2ª etapa do rali, que nesta sexta deixa Goiânia rumo a Pirinópolis

O dia amanheceu "gelado" nesta quinta-feira (25), em Goiânia (GO), palco da largada da 21ª edição do Rally dos Sertões. Pouco antes do meio-dia, no entanto, o sol "chegou" forte e esquentou ainda mais a disputa na pista de 1,6 km, montada na Arena Sertões, ao lado do Flamboyant Shopping Center, e que recebeu a 1ª etapa da competição, com a realização do Prólogo e Super Prime.

O Prólogo, que definiu a ordem de largada para a 2ª etapa do rali, começou com a disputa dos quadriciclos, seguidos por UTVs, caminhões, motos e carros.

Nos quadris, o maranhense Marcelo Medeiros - campeão do Sertões em 2012 - venceu o Prólogo, com o tempo de 2min07. No Super Prime, na disputa do mata-mata entre os oito primeiros - evento promocional para o público -, Medeiros fez a final com Robert Nahas (terceiro no Prólogo) e foi superado pelo veterano.

"Foi bacana, apesar de ser mais para o público, foi só piloto de ponta, super emocionante. Pegar na final o Marcelo (Medeiros), campeão do ano passado, molecão de 24 anos, e eu indo para 42. O terreno melhorou, mas ainda havia algumas pegadinhas, então tinha que achar um equilíbrio para acelerar com segurança. Para amanhã é outra cabeça, sem fazer loucura, sair consciente, focado na navegação. Vai ter um trial bravo, com muita pedra, então é um dia para testar as reais condições do equipamento para trabalhar a estratégia dia após dia", comentou Nahas.

Nos UTVs, categoria que estreou no ano passado no Sertões, Carlo Collet e Marcos Gouvea venceram o Prólogo, mas no Super Prime a vitória ficou com Edison Lobão e Renato Arruda Aguiar.

Nas motos, assim como nos quadris, o Sertões 2013 vale para o Mundial de Rally Cross Country da FIM e é a única etapa com peso 2. Quarenta e seis motos estão na disputa e nesta quinta o português Paulo Gonçalves, vice-líder do Mundial, levou a melhor vencendo o Prólogo. O piloto, no entanto, não teve vida fácil, principalmente com o brasileiro Nielsem Paraiso Bueno, da equipe Honda Mobil de Rally. O piloto foi o segundo no Prólogo e venceu o Super Prime, superando no mata-mata final o compatriota Ramon Sacilotti.

"É o meu segundo Sertões, este valendo pelo Mundial, então estou muito satisfeito com o resultado. Estou bem preparado, bem mais do que no ano passado. No Prólogo, cometi um erro bobo e terminei em segundo, mas quase venci. E depois ganhei o Super Prime. Então, foi um feito muito grande. Mas amanhã é colocar a cabeça no lugar, porque ainda temos mais nove dias pela frente", lembrou Bueno.

As principais estrelas internacionais das motos, Cyril Despres e Marc Coma, terminaram o Prólogo em quarto e nono, respectivamente.

Nesta sexta-feira (26), o rali deixa Goiânia rumo a Pirenópolis, também em Goiás. A saída da Arena Sertões está prevista para acontecer a partir das 9 horas.

Serão 249 km no total, sendo 133 km de deslocamento inicial, 84 km de trecho especial (cronometrado) e 32 km de deslocamento final. Será uma especial curta, que começa com um caminho sinuoso com muitos mata-burros, lombas e deps, seguido por um trecho mais rápido e com travessias de riachos. A prova entra em uma parte mais travada com muitas descidas e subidas íngremes, chegando a uma zona de trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média velocidade.

O Rally dos Sertões 2013 terá 4.115 quilômetros no total, sendo 2.488 quilômetros de especiais. É uma das maiores porcentagens de especiais da história do rali, com 60,4% de trechos cronometrados. A chegada será dia 3 de agosto, com o rali voltando a Goiânia.

Resultados do Prólogo - 1ª Etapa (extra-oficial):

Quadriciclos
1º        105      MARCELO MEDEIROS       00:02:07
2º        103      PABLO COPETTI      00:02:09
3º        101      RAFAL SONIK           00:02:10
4º        112      ROBERT NAHAS      00:02:12
5º        106      RODOLFO BRITO    00:02:13

UTVs
1º        CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA       00:02:09
2º        MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA            00:02:13
3º        CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO     00:02:13
4º        EDISON LOBAO FILHO/RENATO AGUIAR          00:02:14
5º        BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN       00:02:17

Motos
1º        PAULO GONCALVES          00:01:52
2º        NIELSEM BUENO    00:01:52
3º        MICHAEL METGE    00:01:54
4º        CYRIL DESPRES     00:01:55
5º        JAKUB PRZYGONSKI         00:01:57

Próxima etapa:

2ª Etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

Veja a programação completa: http://www.sertoes.com/Programacao_2013.html

E a lista de inscritos para o Rally dos Sertões 2013: http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html


Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:

Siga o Sertões no Twitter:


YouTube - Canal Rally dos Sertões:

Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci
fernanda@fgcom.com.br / meg@fgcom.com.br/ caio@fgcom.com.br / cleber@fgcom.com.br


Foto:Eric Schroeder / Foto Arena


ALTA ROTAÇÃO: Massa polar chega a Goiânia, mas sol brilha no Pró...

ALTA ROTAÇÃO: Massa polar chega a Goiânia, mas sol brilha no Pró...: Dupla Baumgart/Cincea vence Prólogo, mas Spinelli/Haddad leva o Super Prime. Peterhansel/Cottret sofre penalização e parte da 3ª. posição....

Massa polar chega a Goiânia, mas sol brilha no Prólogo. Nos carros, Spinelli/Haddad larga na frente


Dupla Baumgart/Cincea vence Prólogo, mas Spinelli/Haddad leva o Super Prime. Peterhansel/Cottret sofre penalização e parte da 3ª. posição. Nos caminhões, Piano/Mendes/Sales sai na frente

O frio intenso que anda congelando o sul do país chegou a Goiânia, fazendo com que a manhã da abertura da 21ª. edição do Rally dos Sertões vivesse um dia atípico, com os termômetros despencando abaixo dos 10 graus. Porém, poucos minutos antes do início do Prólogo, que define a ordem de largada para a maior prova off road do Brasil, o sol surgiu e todos entraram no verdadeiro clima do Sertões para a disputa do Prólogo e do Super Prime, com os oito melhores em sistema de mata-mata. Amanhã os competidores seguem rumo a Pirenópolis, para uma especial de 84 km, um curto aquecimento antes do que está por vir: um total de 4.115 quilômetros de prova, sendo 2.488 quilômetros de trechos cronometrados, uma das maiores porcentagens de especiais (60,4%) da história do rali.

Emoções e frustrações marcaram o Prólogo. Os melhores foram os irmãos Baumgart, com Marcos em primeiro e Cristian em segundo, ambos com Mitsubishi Triton Evo. O tetracampeão do Rally dos Sertões Guilherme Spinelli e seu navegador Youssef Haddad, com o super Mitsubishi ASX, terminaram na 3ª posição, já que a lenda do rali mundial, os franceses Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret (Mini All4) foram penalizados por tocarem num "bump".

Em seguida, os 8 melhores do Prólogo retornaram ao circuito de 1,6 km na Arena montada em frente ao Flamboyant Shopping Center para o Super Prime e para frustação de Peterhansel/Cottret uma nova penalização, dessa vez aplicada erroneamente por um oficial da prova, tirou as chances dos franceses de brigar pela ponta. Ao final, após o reconhecimento do erro pelos comissários desportivos, houve uma reclassificação dos tempos e constatado que sua posição final no Super Prime foi o terceiro tempo.

Assim, Spinelli/Haddad bateu Marcus Mello/Eduardo Costa, que obteve um excelente resultado com o 6º. Lugar no Prólogo com um Mitsubishi Proton da categoria Pro Brasil; depois levou a melhor sobre Marcos Baumgart e no final venceu a dupla Klever Kolberg/Flavio França (MEM-T-Rex) para partir da posição de honra da prova.

"Ganhar qualquer coisa é sempre muito bom. O Prólogo é muito divertido na disputa de mata-mata, mas o mais importante é poder escolher a posição de largada. Sair na frente era o que queríamos. O rali está só começando, temos nove dias pela frente e muita coisa pode acontecer. Mas ficamos bem satisfeitos com este início", disse Guiga. Youssef, seu navegador, completou: "Vamos andar no nosso limite desde a primeira curva para sermos competitivos, não temos escolha, vamos atacar ao máximo".

Nos caminhões, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Racing Trucks) foi o mais rápido, seguido pelo Mercedes Benz de Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert (Mobil Delvac Salvini Racing).

Amanhã, segundo adiantou a direção técnica da prova, será uma especial curta para os ajustes dos equipamentos. Começa sinuosa com muitos mata-burros, lombas e deps, seguindo por um trecho mais rápido com travessias de riachos. A prova entra num trecho mais travado com muitas descidas e subidas íngremes entrando numa zona de Trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média, seguindo assim até o final.

Próxima etapa:
1ª Etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

Posição final de largada da 1ª. etapa de Carros já escolhida pelas duplas*

1º GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD T1F
2º STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET T1F
3º KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA PT1
4º. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA PT1
5º CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI PT1
6º. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI PT1
7º. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKELPBR
8º MARCUS MELLO/EDUARDO COSTA PBR

*os 8 melhores do Super Prime escolhem a posição que querem largar na especial

Veja a programação completa: http://www.sertoes.com/Programacao_2013.html
E a lista de inscritos para o Rally dos Sertões 2013: http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
Siga o Sertões no Twitter:
YouTube - Canal Rally dos Sertões:
Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci


Foto: Marcelo Machado / Foto Arena



ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra - Lucas Bornemann busca rec...

ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra - Lucas Bornemann busca rec...: Lucas Bornemann busca recuperação em Chapecó O piloto curitibano Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Enge...

Catarinense de Terra - Lucas Bornemann busca recuperação em Chapecó


Lucas Bornemann busca recuperação em Chapecó

O piloto curitibano Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo/Cefec Pinhais) participa no fim de semana (27 e 28/7), da quinta e sexta etapas do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, que será disputada no Autódromo Internacional de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Após a quebra na quarta etapa em Ascurra, quando estava em terceiro lugar, Lucas quer voltar ao pódio da categoria Marcas A, para melhorar sua posição na classificação do campeonato.
A rodada dupla do fim de semana será disputada nas categorias Mini Fórmula Tubular "A" e "B", Estreantes e Marcas "N", Marcas "A" e "B", Stock Car Opala "A" e "B" e Stock Car Omega. O piloto paranaense Lucas Bornemann (Academia Oxy Place/CT Noguchis) segue confiante para Chapecó, mesmo após a quebra na quarta etapa, pois vem de outros dois bons resultados e está andando sempre entre os três primeiros. Lucas conta com o apoio técnico da equipe Ávila Racing, do experiente preparado Nivaldo Ávila, e o Gol n.º 41 de Lucas está pronto para a corrida e o objetivo do piloto é pontuar ao máximo das duas corridas, para voltar de Chapecó entre os três primeiros da Marcas A.
Vamos a Chapecó, com expectativa de reabilitação na classificação do campeonato. Será um grande desafio, pois a pista de Chapecó é a que eu menos conheço. Só andei nesta pista em uma única etapa, e na ocasião estava fazendo a primeira corrida do atual carro e tive varias quebras durante o fim de semana, onde eu não dei mais do que 10 voltas na pista. Mas mesmo sem experiência no traçado, não podemos nos dar ao luxo de um mal resultado nesta rodada dupla, pois já tenho duas etapas sem marcar pontos. Preciso de boa colocação no sábado e no domingo para continuar na brigar pelo titulo e estou mais animado do que nunca, disposto a buscar esses resultados, declarou Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo/Cefec Pinhais).
- Classificação -
Com quatro etapas realizadas, a classificação do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, na categoria Marcas A é a seguinte: 1.º) Fausto de Lucca, 109 pontos; 2.º) Christiano Bornemann, 84; 3.º) Samuel Deucher, 69; 4.º) Sidnei de Borba, 67; 5.º) Lucas Bornemann, 54; e em 6.º) Alexandro Spezia, 52.


MRT Assessoria e Comunicação

Foto divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Sudamericano de Gran Turismo: Retorno à...

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Sudamericano de Gran Turismo: Retorno à...: Fabio e Wagner Ebrahim realizam preparação específica para pista de Tarumã, onde aconteceu a primeira corrida da categoria O Campeonat...

Campeonato Sudamericano de Gran Turismo: Retorno às origens


Fabio e Wagner Ebrahim realizam preparação específica para pista de Tarumã, onde aconteceu a primeira corrida da categoria

O Campeonato Sudamericano de Gran Turismo chega neste fim de semana ao Autódromo de Tarumã, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), para a terceira rodada dupla da temporada. Este pode ser considerado o retorno da categoria ao circuito que a promoveu, já que Tarumã sediou a primeira prova da GT, em 2007. Seis anos depois, o torneio volta à pista gaúcha com mais pilotos no grid e com carros ainda mais velozes.

Os paranaenses Wagner e Fábio Ebrahim estão entre os pilotos mais experientes da categoria e disputam a sua terceira temporada com Audi R8 LMS Ultra. Na disputa pela liderança do campeonato, os pilotos da equipe Ebrahim Motors/Audi Top Service realizaram uma preparação específica para correr em Tarumã.

"A preparação foi realizada com base nos dados coletados em Cascavel (PR), e em treinos específicos feitos em Curitiba (PR). Treinamos na pista da capital paranaense com o carro acertado para Cascavel, sabendo que haveria um prejuízo nas freadas e no contorno de curvas de baixa", esclarece Fabio.

Após analisar o "S" de Alta e a Curva Zero, principalmente, os irmãos chegaram à conclusão de que o carro está bem adaptado para as situações de Tarumã.

"A preparação foi feita para manter a nossa dupla na disputa por vitórias. O resultado obtido em Curitiba não foi obra do acaso, mas para manter-se na ponta é preciso muito esforço. Por isso a preparação para Tarumã foi muito consistente", completa Wagner.
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto:Pablo Vaz



ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões: Kenner Garcia é o 6º colocado n...

ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões: Kenner Garcia é o 6º colocado n...: O piloto mineiro está pronto para o desafio e conta com a navegação de Rafael Dal Bello no maior rali das Américas na categoria Production...

Rally dos Sertões: Kenner Garcia é o 6º colocado na disputa pelo Sertões Series 2013


O piloto mineiro está pronto para o desafio e conta com a navegação de Rafael Dal Bello no maior rali das Américas na categoria Production T-2
O prólogo, que foi realizado no início da tarde em um traçado de 1,6 mil metros montado na tradicional Arena Sertões, em frente ao Flamboyant Shopping Center definiu as posições de largada de todos os competidores. Os oito melhores entre os carros se classificaram para o Super Prime. Nesta sexta-feira, a dupla mineira, Kenner Garcia e Rafael Dal Bello segue para a segunda etapa do Sertões 21 anos, deixando a cidade de Goiânia com destino a Pirenópolis (GO), em 249 quilômetros de prova.

Consciente, Kenner participou do Prólogo ciente dos próximos desafios, e procurou tirar o melhor proveito da etapa, sem prejudicar os equipamentos. "O prólogo para a dupla foi normal. É aquilo que nós esperávamos. Temos que ter cuidado nessa prova, porque pode prejudicar o equipamento, principalmente com os saltos. Além disso, disso, temos consciência que pode nos comprometer para as etapas restantes se algum sistema do carro for prejudicado, mas o saldo foi positivo", explicou o piloto.

A dupla sabe que a partir de amanhã a história é diferente, a o rali começa pra valer. E, a bordo do veículo Chevrolet S-10, o mesmo utilizado na edição de 2007, Kenner ficou satisfeito com a posição conquistada no prólogo para a disputa da equipe no Sertões Series (competição que faz parte da programação do Rally dos Sertões).
"A partir de amanhã vamos avaliar realmente nossos concorrentes, e saber o tamanho da diferença que estão em relação à nossa equipe. Faz dois anos que não participo (do Sertões), e agora vamos saber quem é quem na categoria. Pela experiência que temos, sabemos que tem que administrar a velocidade, manter o carro sem quebra e manter a regularidade", completou Kenner.

Para esta edição, o rali passará por cidades do estado de Goiás e Tocantins. Apesar das mudanças em relação às provas anteriores, Kenner espera muita dificuldade e desafios nos cinco primeiros dias do Rally dos Sertões, válidos pela 2ª, 3ª, 4ª e 5ª etapas do campeonato do Sertões Series, de 25 a 29 de julho.

Kenner Garcia e Rafael Del Bello contam com o patrocínio da Competikar, Chevrolet Autus e Water Park.

Resultado Prólogo - Production T2 - Ordem de largada 2ª etapa

1) 331 Rodrigo Leis/Ronald Leis, 00:02:30
2) 332 Ulysses Marinzeck Filho/João Victor Ribeiro, 00:02:35
3) 333 Fabio Freire /Fabio Grochowsky, 00:02:41
4) 361 Vilson Thomas/William Thomas,00:02:42
5) 319 Marcus Kffuri/Rodrigo Czech, 00:02:45
6) 360 Kenner Garcia/Rafael Dal Bello, 00:02:47
7) 334 Willem Van Hees/Doris Van Hees, 00:02:47
8) 330 Cristiano Rocha/Anderson Geraldi, 00:02:51

Programação Rally dos Sertões/Sertões Series 2013:

22/07 - Abertura da Secretaria de Prova
23/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings

1ª etapa: 25/07 - quinta-feira
Goiânia (GO)
Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km
Premiação do Sertões Series

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação do Rally dos Sertões

Assessoria de Imprensa piloto Kenner Garcia:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos
Foto:Luciano Santos/SiGCom



ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Inglesa: Felipe Guimarães larga da segun...

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Inglesa: Felipe Guimarães larga da segun...: Brasiliense quer melhor resultado na terceira prova em Spa-Francorchamps O brasileiro Felipe Guimarães (Jesus Saves/Fittipaldi/Marc Jr...

Fórmula 3 Inglesa: Felipe Guimarães larga da segunda fila neste sábado na Bélgica


Brasiliense quer melhor resultado na terceira prova em Spa-Francorchamps

O brasileiro Felipe Guimarães (Jesus Saves/Fittipaldi/Marc Jr) vai largar da quarta posição na sexta etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3, que será disputada neste sábado (27/7) nos 7.004 metros do veloz e difícil circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A prova de 30 minutos será realizada a partir das 6h50 (horário de Brasília).

"Tenho fé de que farei uma boa corrida. Nas duas de hoje (sexta-feira) fui atrapalhado por toques no cotovelo da La Source e o carro estava muito ruim na segunda, mas isto já ficou para trás. Bola pra frente e vamos atrás do segundo pódio da temporada", acredita o piloto de Brasília, que na abertura da temporada chegou em segundo em Silverstone (Inglaterra).

Na primeira corrida belga Felipe Guimarães largou do quinto posto, mas provavelmente por causa da forte chuva vários carros bateram na primeira curva, mudando completamente o panorama da prova. Enquanto o brasileiro abandonava a competição, o líder do campeonato William Buller saiu de sétimo para a liderança da quarta etapa.

"Fizeram um sanduiche na primeira corrida e fiquei com as rodas dianteira vesgas, olhando para o interior. Quebram os links de direção e fiquei por ali mesmo", explicou o até então vice-líder do campeonato.

Aproveitando sua experiência de quatro temporadas e duas vitórias em Spa no ano de 2011, o norte-irlandês venceu com larga vantagem. Durante uma disputa na velocíssima curva Eau Rouge o inglês Jann Mardenborough passou por cima do canadense Nicholas Latifi e capotou, sem consequências físicas para ambos.

Na quinta etapa novo problema para Guimarães. Largando da última fila ele completou a primeira volta em décimo, na passagem seguinte em oitavo e no terceiro giro se estabeleceu em sétimo, posição em que recebeu a bandeirada de chegada sob chuva. A vitória ficou com o inglês Jordan King.

"Fazia tempo em que eu não dirigia um carro tão ruim na chuva. Agora os engenheiros estão analisando tudo e desmontando o carro pra ver se encontram algum problema. Ele estava indirigível. Mas se Deus quiser amanhã (sábado) terei um bom carro para voltar a andar no pelotão da frente, independente de como esteja a pista", disse otimista o brasiliense que no Campeonato Sul-americano de F3 deste ano já venceu seis das oito provas disputadas.

O grid da sexta etapa do Campeonato Inglês de F3 será assim:
1)         Nicholas Latifi (Canadá), Carlin;
2)         Jordan King (Inglaterra), Carlin;
3)         Jann Mardenborough (Inglaterra), Carlin;
4)         Felipe Guimarães (Brasil), Fortec Motorsport;
5)         Antonio Giovinazzi (Itália), Double R Racing;
6)         William Buller (Irlanda do Norte), Fortec Motorsport;
7)         Sean Gelael (Indonésia), Double R Racing;
8)         Tatiana Calderon (Colombia), Double R Racing;
9)         Sun Zheng (China), CF Racing;
10)       Chris Vlok (Austrália), West-Tec.

Resultado da quarta etapa:
1)         William Buller (Irlanda do Norte), Fortec Motorsport;
2)         Jordan King (Inglaterra), Carlin;
3)         Sean Gelael (Indonésia), Double R Racing;
4)         Tatiana Calderon (Colombia), Double R Racing;
5)         Antonio Giovinazzi (Itália), Double R Racing;
6)         Sun Zheng (China), CF Racing;
7)         Jordan Oon (Austrália), West-Tec;
8)         Chris Vlok (Austrália), West-Tec;
9)         Nicholas Latifi (Canadá), Carlin;
10)       Jann Mardenborough (Inglaterra), Carlin.

Resultado da quinta etapa:
1)         Jordan King (Inglaterra), Carlin;
2)         William Buller (Irlanda do Norte), Fortec Motorsport;
3)         Antonio Giovinazzi (Itália), Double R Racing;
4)         Tatiana Calderon (Colombia), Double R Racing;
5)         Sean Gelael (Indonésia), Double R Racing;
6)         Jann Mardenborough (Inglaterra), Carlin.
7)         Felipe Guimarães (Brasil), Fortec Motorsport;
8)         Sun Zheng (China), CF Racing;
9)         Jordan Oon (Austrália), West-Tec;
10)       Chris Vlok (Austrália), West-Tec.

Curta www.facebook.com/FelipeLopesGuimaraes
Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Rally de Erechim fará compensação da emissão de ga...

ALTA ROTAÇÃO: Rally de Erechim fará compensação da emissão de ga...: Inventário com os dados de emissões do evento de 2013 já foi entregue e compensação será feita através do plantio de árvores nativas O R...

Rally de Erechim fará compensação da emissão de gases de efeito estufa


Inventário com os dados de emissões do evento de 2013 já foi entregue e compensação será feita através do plantio de árvores nativas
O Rally Internacional de Erechim foi a primeira prova de rali de velocidade no Brasil a conquistar o Selo Plante Árvores, emitido pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) pelo seu comprometimento com o meio ambiente.

A conquista já fora anunciada antes mesmo da realização da prova, em maio deste ano. Agora, a maior corrida de rali de velocidade do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, fará a compensação da emissão de gases que causam o efeito estufa. O inventário com os dados para a compensação de gases de efeito estufa foi apresentado na última semana pela empresa Florestal Alto Uruguai, parceira do evento em 2013.

Os dados fazem parte de uma criteriosa e grande coleta de dados feitas pelos biólogos e técnicos da Florestal Alto Uruguai, Tomas Alex Tomazoni, Adriano Bastos e Julio Bastos. A apresentação foi feita a dirigentes do Rally Internacional de Erechim, seu organizador, o Erechim Auto Esporte Clube e também a secretaria municipal de Meio Ambiente de Erechim.

O evento gerou em 2013 um total de 76,6 toneladas de gases que contribuem para o efeito estufa. A compensação será feita ainda este ano através do plantio de árvores. Serão mais de mil mudas de árvores nativas a serem plantadas em áreas de proteção ambiental. No total serão reflorestados mais de 6,6 hectares de área.

“São atitudes como essa que nos incentiva a continuar fazendo junto com todos esse evento que engrandece o clube e nossa cidade, e isso somente é possível porque temos parceiros. Hoje o Rally Internacional de Erechim é um marco, não somente de evento automotor, mas um exemplo que juntos podemos fazer e preservar o meio ambiente para as próximas gerações”, destaca o coordenador do Rally Internacional de Erechim, Claudio Pagliosa.

Para o secretário de Meio Ambiente, Mário Rossi, esta é uma tendência para todos os grandes eventos de Rally do mundo, apontando para a necessidade de preservar o meio ambiente e aliar sustentabilidade a esta prova que se tornou um dos eventos mais tradicionais de Erechim. “É importante que esta reposição seja realizada observando o ecossistema da nossa região, buscando fortalecer nosso meio ambiente para possibilitar que sigamos realizando este belo espetáculo com consciência ambiental”, destaca Rossi.



O projeto erechinense

O projeto do Rally Internacional de Erechim, denominado de “Carbono Zero” ou “Carbono Neutro”, trata-se de uma importante ferramenta de gestão ambiental, explica o biólogo Tomas Tomazoni. De acordo com ele, o projeto Carbono Zero, pode ser aplicado as mais diversas situações, como a fabricação de um determinado produto, a prestação de todo tipo de serviço, funcionamento de instalações industriais, viagens, e eventos, como o Rally Internacional de Erechim.

O objetivo principal é a gestão estratégica no âmbito da sustentabilidade ambiental em um cenário de mudanças ambientais, visando um modelo ideal focado na melhoria dos processos que conduz a um desempenho superior e a agregação de valor a marca, por meio da exposição de ações ambientalmente responsáveis perante a sociedade.

Tomas Tomazoni explica que o inventário é desenvolvido com base em metodologias e protocolos reconhecidos internacionalmente como a ISO 14064, IPCC e GHG Protocol regulamentado no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas.



ACESSE +
FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: www.venhaserprime.com.br
FACEBOOK: agenciaprimers
TWITTER: @venhaserprime
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Rally Internacional de Erechim
Foto: Edson Castro



ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões: Cotton e Eduardo Costa levantam...

ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões: Cotton e Eduardo Costa levantam...: Dupla da ProMacchina/Cotton Motorsport ficou em 6º no Prólogo e participou do Super Prime fechando a disputa na 8ª posição geral entre os ...

Rally dos Sertões: Cotton e Eduardo Costa levantam poeira em Goiânia na abertura da competição


Dupla da ProMacchina/Cotton Motorsport ficou em 6º no Prólogo e participou do Super Prime fechando a disputa na 8ª posição geral entre os carros

Sol, calor e poeira. Assim foi o primeiro dia de disputas do Rally dos Sertões 2013. Na tarde desta quinta-feira, as equipes inscritas na competição participaram do Prólogo - primeira etapa que definiu o grid de largada, sendo válida pela primeira etapa do rali. A disputa aconteceu na Arena Sertões e classificou as oito melhores equipes dos Carros para o Super Prime que aconteceu às 16h e a Largada Promocional ficou para as 20h. Para Marcus Cotton e Eduardo Costa, da ProMacchina/Cotton Motorsport, foi a oportunidade de testar se estava tudo certo com o equipamento, que correspondeu a altura, e promete acelerar forte na categoria Pró Brasil.

Cotton avaliou de maneira positiva o resultado final do Prólogo e do Super Prime. "Foi difícil o piso estava um pouco fofo, então tivemos que preservar da tração. Mas, fizemos um prólogo e um Super Prime tranquilo para conseguir largar bem. A expectativa para amanhã é boa, vamos colher as informações para fazer os últimos acertos no carro para segunda especial que agora o rali começa pra valer!", analisou o piloto.

A bordo do Protom, Cotton diz que o carro se comportou muito bem nesse início do rali, e aposta em uma estratégia mais conservadora para a primeira etapa da competição, que parte de Goiânia nesta sexta-feira, com destino a Pirenópolis (GO), em um trajeto de 249 quilômetros, sendo 84 quilômetros de trechos cronometrados (especial).

"O carro está perfeito, não tivemos nenhum problema até agora, e após o Super Prime, a equipe iniciou os preparativos focados na segunda etapa. Vamos tentar descansar, e acertar os últimos detalhes antes da largada da segunda etapa. Nesta primeira especial vamos tentar uma tocada mais conservadora, sendo nossa estratégia desde o início, pois será muito importante economizar o carro", finalizou.

Eduardo Pereira e Costa contou como foram sobre as primeiras voltas da edição 2013. "Foi legal o piso estava fofo, então estava difícil tracionar, mas já deu para sentir o carro. O Prólogo é como passar doce na boca de criança, é só para ficar com mais vontade de acelerar", brincou o navegador.

O Rally dos Sertões 2013 será composto por um roteiro de 4.115 quilômetros, sendo 2.428 quilômetros de especiais - 60,4 do trajeto total do percurso entre os estados de Goiás e Tocantins. Serão nove etapas disputadas até a chegada, de volta á Goiânia no dia 03 de agosto.

Marcus Cotton e Eduardo Pereira e Costa contam com patrocínios da Amvox Eletrodomésticos, Verg-IT, Gatti Veiculos e apoio da ASA Advogados e Associados, Ladrox Wheels, Corauto Reparos Automotivos, Rede Camargo e Dynotech Dinamômetros.

Acompanhe todas as informações sobre o Rally dos Sertões em: Webventure
(www.webventure.com.br/sertoes2013), TV Globo, SporTV, Rádio Eldorado e Rádio Estadão, Blog da Cotton e Eduardo Costa (http://www.webventure.com.br/sertoes2011/blog/home/id/93), Rede Globo e Sportv, Rádio Interativa In (94,7 FM) e www.sigcomunicacao.com.br.

Resultado do Prólogo, grid da 2ª etapa:

Pró Brasil

1) Marcus Mello (Cotton)/Eduardo Pereira e Costa, 02min17s
2) Marcos Cassol/Luís Felipe Eckel, 02min19s
3) Zeca Sawaya/Marcelo Haseyama, 02min19s
4) Jorge Wagenfuhr /Marcos Panstein, 02min21s
5) André Sawaya/Joa Bicudo, 02min21s
6) Cleber Rosa / Eduardo Rebouças, 02min24s
7) Mauro Guedes/Neurivan Calado, 02min28s
8) Hugo Rodrigues/Kaique Bentivoglio, 02min31s  
9) José Nogueira/Alyson Antunes, 02min31s
10) José Amaral Jr./Maykel Justo, 02min32s
11) Luiz Facco/Humberto Ribeiro, 02min34s
12) Luís Nacif/Filipe Oliveira, 02min52s

Programação:

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação
Sig Comunicação


Foto:Luciano Santos/SiGCom