sexta-feira, 26 de julho de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Fittipaldi e Barbosa largam em quarto ne...
ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Fittipaldi e Barbosa largam em quarto ne...: Dupla do Corvette DP #5 da Action Express está otimista para mais um bom resultado. Prova também é válida pelo North American Endurance Ch...
Grand-Am: Fittipaldi e Barbosa largam em quarto nesta sexta-feira em Indianápolis
Dupla do Corvette DP #5 da Action Express está otimista para mais
um bom resultado. Prova também é válida pelo North American Endurance
Championship
Depois de andar entre os top-10 nas duas
sessões de treinos livres desta quinta-feira (25) em Indianápolis (EUA), com o
sétimo tempo no primeiro ensaio, e quinto na segunda sessão, a dupla - formada
pelo brasileiro Christian Fittipaldi e pelo português João Barbosa - apresentou
evolução na tomada de tempos e garantiu um lugar na segunda fila do grid para a
8ª etapa da Grand-Am. A bordo do Corvette DP #5 eles vão largar da quarta
posição.
Esta é a primeira vez que Fittipaldi
participa de uma prova no traçado misto de 13 curvas e 2,534 milhas
(aproximadamente 4,078 km), da lendária pista de Indianápolis. E apesar das
dificuldades iniciais, o brasileiro ficou satisfeito com o resultado da sessão
classificatória.
"Tivemos um dia bom hoje, apesar de não
termos começado tão bem. Aqui o asfalto faz os carros escorregarem bastante, o
que muda a guiada, e nem parece que estamos num carro da Grand-Am, isso
desapontou muita gente. Mas isso é uma coisa que todos estão sentindo. Então
dentro das dificuldades, fizemos o melhor, e um quarto lugar foi
positivo", disse o brasileiro, que ocupa a terceira colocação na tabela de
classificação, com 190 pontos.
Fittipaldi está otimista por um bom
resultado, e além de brigar pela liderança na tabela da Grand-Am, outro fator
também motiva a dupla do Corvette DP #5. É que a prova de amanhã também é
válida pelo North American Endurance Championship, uma competição especial
englobando as principais provas do calendário norte-americano: Daytona
International Speedway, Watkins Glen International e Indianapolis Motor
Speedway.
"Estou bem confiante. Amanhã será uma
corrida longa, de três horas de duração. Temos que pensar nos pontos e já focar
na final do campeonato. Este é nosso principal objetivo, mas seria uma boa
garantir esse título do North American Endurance Championship", concluiu.
Nesta sexta-feira (26), a prova terá a sua
largada às 18h30 (de Brasília) para três horas de disputas. A exibição está
prevista pelo canal Fox Sports às 20h30.
Confira os 10 primeiros no grid de largada em
Indianápolis:
1 Angelelli, M /
Taylor, J (Wayne Taylor Racing - Corvette DP). 1min22s251
2 Pruett, S /
Rojas, M (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates - BMW / Riley), 1min22s375
3 Allmendinger,
A / Yacaman, G (Michael Shank Racing with Curb/Agajanian - Ford / Riley),
1min22s455
4 Barbosa, J /
Fittipaldi, C (Action Express Racing - Corvette DP) 1min22s544
5 Potolicchio, E
/ Sarrazin, S / Valiante, M (8 Star Motorsports - Corvette DP), 1min22s553
6 Barrichello, R
/ Peterson, D (Doran Racing - Ford / Dallara), 1min22s572
7 Fogarty, J /
Gurney, A (GAINSCO/ Bob Stallings Racing - Corvette DP), 1min22s674
8 Hartley, B /
Kaffer, P / Mayer, S (Starworks Motorsport - BMW / Riley), 1min22s712
9 Taylor, R /
Westbrook, R (Spirit of Daytona Racing - Corvette DP) 1min22s831
10 Hand, J /
Kanaan, T (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates - BMW / Riley), 1min22s881
Os melhores no campeonato (após 7 etapas):
1. Jordan Taylor e Max Angelelli 194
2. Alex Popow e
Ryan Dalziel 194
3. Christian
Fittipaldi 190
4. Alex Gurney e
Jon Fogarty 189
5. João Barbosa 188
6. Memo Rojas e Scott Pruet 172
Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo
Twitter:
@fittitweet
Foto: Divulgação
Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Motos, quadris e UTVs dão show no Prólogo e Super ...
ALTA ROTAÇÃO: Motos, quadris e UTVs dão show no Prólogo e Super ...: Disputas emocionantes definiram nesta quinta-feira a ordem de largada para a 2ª etapa do rali, que nesta sexta deixa Goiânia rumo a Pirinó...
Motos, quadris e UTVs dão show no Prólogo e Super Prime do Rally dos Sertões
Disputas emocionantes definiram nesta quinta-feira a ordem de
largada para a 2ª etapa do rali, que nesta sexta deixa Goiânia rumo a
Pirinópolis
O dia
amanheceu "gelado" nesta quinta-feira (25), em Goiânia (GO), palco da
largada da 21ª edição do Rally dos Sertões. Pouco antes do meio-dia, no
entanto, o sol "chegou" forte e esquentou ainda mais a disputa na
pista de 1,6 km, montada na Arena Sertões, ao lado do Flamboyant Shopping
Center, e que recebeu a 1ª etapa da competição, com a realização do Prólogo e
Super Prime.
O Prólogo,
que definiu a ordem de largada para a 2ª etapa do rali, começou com a disputa
dos quadriciclos, seguidos por UTVs, caminhões, motos e carros.
Nos quadris,
o maranhense Marcelo Medeiros - campeão do Sertões em 2012 - venceu o Prólogo,
com o tempo de 2min07. No Super Prime, na disputa do mata-mata entre os oito
primeiros - evento promocional para o público -, Medeiros fez a final com
Robert Nahas (terceiro no Prólogo) e foi superado pelo veterano.
"Foi
bacana, apesar de ser mais para o público, foi só piloto de ponta, super
emocionante. Pegar na final o Marcelo (Medeiros), campeão do ano passado,
molecão de 24 anos, e eu indo para 42. O terreno melhorou, mas ainda havia
algumas pegadinhas, então tinha que achar um equilíbrio para acelerar com segurança.
Para amanhã é outra cabeça, sem fazer loucura, sair consciente, focado na
navegação. Vai ter um trial bravo, com muita pedra, então é um dia para testar
as reais condições do equipamento para trabalhar a estratégia dia após
dia", comentou Nahas.
Nos UTVs,
categoria que estreou no ano passado no Sertões, Carlo Collet e Marcos Gouvea
venceram o Prólogo, mas no Super Prime a vitória ficou com Edison Lobão e
Renato Arruda Aguiar.
Nas motos,
assim como nos quadris, o Sertões 2013 vale para o Mundial de Rally Cross
Country da FIM e é a única etapa com peso 2. Quarenta e seis motos estão na
disputa e nesta quinta o português Paulo Gonçalves, vice-líder do Mundial,
levou a melhor vencendo o Prólogo. O piloto, no entanto, não teve vida fácil,
principalmente com o brasileiro Nielsem Paraiso Bueno, da equipe Honda Mobil de
Rally. O piloto foi o segundo no Prólogo e venceu o Super Prime, superando no
mata-mata final o compatriota Ramon Sacilotti.
"É o meu
segundo Sertões, este valendo pelo Mundial, então estou muito satisfeito com o
resultado. Estou bem preparado, bem mais do que no ano passado. No Prólogo,
cometi um erro bobo e terminei em segundo, mas quase venci. E depois ganhei o
Super Prime. Então, foi um feito muito grande. Mas amanhã é colocar a cabeça no
lugar, porque ainda temos mais nove dias pela frente", lembrou Bueno.
As principais
estrelas internacionais das motos, Cyril Despres e Marc Coma, terminaram o
Prólogo em quarto e nono, respectivamente.
Nesta
sexta-feira (26), o rali deixa Goiânia rumo a Pirenópolis, também em Goiás. A
saída da Arena Sertões está prevista para acontecer a partir das 9 horas.
Serão 249 km
no total, sendo 133 km de deslocamento inicial, 84 km de trecho especial
(cronometrado) e 32 km de deslocamento final. Será uma especial curta, que
começa com um caminho sinuoso com muitos mata-burros, lombas e deps, seguido
por um trecho mais rápido e com travessias de riachos. A prova entra em uma
parte mais travada com muitas descidas e subidas íngremes, chegando a uma zona
de trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila
com estradas de média velocidade.
O Rally dos
Sertões 2013 terá 4.115 quilômetros no total, sendo 2.488 quilômetros de
especiais. É uma das maiores porcentagens de especiais da história do rali, com
60,4% de trechos cronometrados. A chegada será dia 3 de agosto, com o rali
voltando a Goiânia.
Resultados do
Prólogo - 1ª Etapa (extra-oficial):
Quadriciclos
1º 105 MARCELO
MEDEIROS 00:02:07
2º 103 PABLO
COPETTI 00:02:09
3º 101 RAFAL SONIK 00:02:10
4º 112 ROBERT NAHAS 00:02:12
5º 106 RODOLFO
BRITO 00:02:13
UTVs
1º CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 00:02:09
2º MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 00:02:13
3º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 00:02:13
4º EDISON LOBAO FILHO/RENATO AGUIAR 00:02:14
5º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 00:02:17
Motos
1º PAULO GONCALVES 00:01:52
2º NIELSEM BUENO 00:01:52
3º MICHAEL METGE 00:01:54
4º CYRIL DESPRES 00:01:55
5º JAKUB PRZYGONSKI 00:01:57
Próxima
etapa:
2ª Etapa:
26/07, sexta-feira
Goiânia (GO)
- Pirenópolis (GO)
Deslocamento
Inicial: 133 km
Trecho de
Especial: 84 km
Deslocamento
Final: 32 km
TOTAL: 249 km
Fotos
do Rally dos Sertões para download: http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2013+25-07-2013/?ide=17875
Veja
a programação completa: http://www.sertoes.com/Programacao_2013.html
E a
lista de inscritos para o Rally dos Sertões 2013: http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html
Acesse
o Rally dos Sertões no Facebook:
Siga
o Sertões no Twitter:
YouTube - Canal Rally dos Sertões:
Mais
informações:
FGCom
Fernanda
Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci
fernanda@fgcom.com.br
/ meg@fgcom.com.br/ caio@fgcom.com.br / cleber@fgcom.com.br
Foto:Eric
Schroeder / Foto Arena
ALTA ROTAÇÃO: Massa polar chega a Goiânia, mas sol brilha no Pró...
ALTA ROTAÇÃO: Massa polar chega a Goiânia, mas sol brilha no Pró...: Dupla Baumgart/Cincea vence Prólogo, mas Spinelli/Haddad leva o Super Prime. Peterhansel/Cottret sofre penalização e parte da 3ª. posição....
Massa polar chega a Goiânia, mas sol brilha no Prólogo. Nos carros, Spinelli/Haddad larga na frente
Dupla Baumgart/Cincea vence Prólogo, mas Spinelli/Haddad leva o
Super Prime. Peterhansel/Cottret sofre penalização e parte da 3ª. posição. Nos
caminhões, Piano/Mendes/Sales sai na frente
O frio
intenso que anda congelando o sul do país chegou a Goiânia, fazendo com que a
manhã da abertura da 21ª. edição do Rally dos Sertões vivesse um dia atípico,
com os termômetros despencando abaixo dos 10 graus. Porém, poucos minutos antes
do início do Prólogo, que define a ordem de largada para a maior prova off road
do Brasil, o sol surgiu e todos entraram no verdadeiro clima do Sertões para a
disputa do Prólogo e do Super Prime, com os oito melhores em sistema de
mata-mata. Amanhã os competidores seguem rumo a Pirenópolis, para uma especial
de 84 km, um curto aquecimento antes do que está por vir: um total de 4.115 quilômetros
de prova, sendo 2.488 quilômetros de trechos cronometrados, uma das maiores
porcentagens de especiais (60,4%) da história do rali.
Emoções e
frustrações marcaram o Prólogo. Os melhores foram os irmãos Baumgart, com
Marcos em primeiro e Cristian em segundo, ambos com Mitsubishi Triton Evo. O
tetracampeão do Rally dos Sertões Guilherme Spinelli e seu navegador Youssef
Haddad, com o super Mitsubishi ASX, terminaram na 3ª posição, já que a lenda do
rali mundial, os franceses Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret (Mini All4)
foram penalizados por tocarem num "bump".
Em seguida,
os 8 melhores do Prólogo retornaram ao circuito de 1,6 km na Arena montada em
frente ao Flamboyant Shopping Center para o Super Prime e para frustação de
Peterhansel/Cottret uma nova penalização, dessa vez aplicada erroneamente por
um oficial da prova, tirou as chances dos franceses de brigar pela ponta. Ao
final, após o reconhecimento do erro pelos comissários desportivos, houve uma
reclassificação dos tempos e constatado que sua posição final no Super Prime
foi o terceiro tempo.
Assim,
Spinelli/Haddad bateu Marcus Mello/Eduardo Costa, que obteve um excelente
resultado com o 6º. Lugar no Prólogo com um Mitsubishi Proton da categoria Pro
Brasil; depois levou a melhor sobre Marcos Baumgart e no final venceu a dupla
Klever Kolberg/Flavio França (MEM-T-Rex) para partir da posição de honra da
prova.
"Ganhar
qualquer coisa é sempre muito bom. O Prólogo é muito divertido na disputa de
mata-mata, mas o mais importante é poder escolher a posição de largada. Sair na
frente era o que queríamos. O rali está só começando, temos nove dias pela
frente e muita coisa pode acontecer. Mas ficamos bem satisfeitos com este
início", disse Guiga. Youssef, seu navegador, completou: "Vamos andar
no nosso limite desde a primeira curva para sermos competitivos, não temos
escolha, vamos atacar ao máximo".
Nos
caminhões, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Racing
Trucks) foi o mais rápido, seguido pelo Mercedes Benz de Guido Salvini/Flavio
Bisi/Fernando Chwaigert (Mobil Delvac Salvini Racing).
Amanhã,
segundo adiantou a direção técnica da prova, será uma especial curta para os
ajustes dos equipamentos. Começa sinuosa com muitos mata-burros, lombas e deps,
seguindo por um trecho mais rápido com travessias de riachos. A prova entra num
trecho mais travado com muitas descidas e subidas íngremes entrando numa zona
de Trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila
com estradas de média, seguindo assim até o final.
Próxima
etapa:
1ª Etapa:
26/07, sexta-feira
Goiânia (GO)
- Pirenópolis (GO)
Deslocamento
Inicial: 133 km
Trecho de Especial:
84 km
Deslocamento
Final: 32 km
TOTAL: 249 km
Posição final
de largada da 1ª. etapa de Carros já escolhida pelas duplas*
1º GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD T1F
2º STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET T1F
3º KLEVER
KOLBERG/FLAVIO FRANCA PT1
4º. MARCOS
BAUMGART /KLEBER CINCEA PT1
5º CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI PT1
6º. JOAO
FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI PT1
7º. MARCOS
CASSOL/LUIS FELIPE ECKELPBR
8º MARCUS
MELLO/EDUARDO COSTA PBR
*os 8
melhores do Super Prime escolhem a posição que querem largar na especial
Fotos do
Rally dos Sertões para download: http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2013+25-07-2013/?ide=17875
Veja a
programação completa: http://www.sertoes.com/Programacao_2013.html
E a lista de
inscritos para o Rally dos Sertões 2013: http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html
Acesse o
Rally dos Sertões no Facebook:
Siga o
Sertões no Twitter:
YouTube - Canal Rally dos Sertões:
Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci
Foto: Marcelo Machado / Foto Arena
ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra - Lucas Bornemann busca rec...
ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra - Lucas Bornemann busca rec...: Lucas Bornemann busca recuperação em Chapecó O piloto curitibano Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Enge...
Catarinense de Terra - Lucas Bornemann busca recuperação em Chapecó
Lucas Bornemann busca recuperação em Chapecó
O piloto curitibano Lucas Bornemann (Fricke
Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo/Cefec
Pinhais) participa no fim de semana (27 e 28/7), da quinta e sexta etapas do
Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, que será disputada no Autódromo
Internacional de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Após a quebra na quarta
etapa em Ascurra, quando estava em terceiro lugar, Lucas quer voltar ao pódio
da categoria Marcas A, para melhorar sua posição
na classificação do campeonato.
A rodada dupla do fim de semana será
disputada nas categorias Mini Fórmula Tubular "A" e "B",
Estreantes e Marcas "N", Marcas "A" e "B", Stock
Car Opala "A" e "B" e Stock Car Omega. O piloto paranaense
Lucas Bornemann (Academia Oxy Place/CT Noguchis) segue confiante para
Chapecó, mesmo após a quebra na quarta etapa, pois vem de outros dois bons
resultados e está andando sempre entre os três primeiros. Lucas conta com o
apoio técnico da equipe Ávila Racing, do experiente preparado Nivaldo Ávila, e
o Gol n.º 41 de Lucas está pronto para a corrida e o objetivo do piloto é
pontuar ao máximo das duas corridas, para voltar de Chapecó entre os três
primeiros da Marcas A.
Vamos a Chapecó, com expectativa de
reabilitação na classificação do campeonato. Será um grande desafio, pois a
pista de Chapecó é a que eu menos conheço. Só andei nesta pista em uma única
etapa, e na ocasião estava fazendo a primeira corrida do atual carro e tive
varias quebras durante o fim de semana, onde eu não dei mais do que 10 voltas
na pista. Mas mesmo sem experiência no traçado, não podemos nos dar ao luxo de
um mal resultado nesta rodada dupla, pois já tenho duas etapas sem marcar
pontos. Preciso de boa colocação no sábado e no domingo para continuar na
brigar pelo titulo e estou mais animado do que nunca, disposto a buscar esses
resultados, declarou Lucas Bornemann (Fricke
Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo/Cefec
Pinhais).
- Classificação -
Com quatro etapas realizadas, a classificação
do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, na categoria Marcas A
é a seguinte: 1.º) Fausto de Lucca, 109 pontos; 2.º) Christiano Bornemann, 84;
3.º) Samuel Deucher, 69; 4.º) Sidnei de Borba, 67; 5.º) Lucas Bornemann, 54; e
em 6.º) Alexandro Spezia, 52.
MRT Assessoria e Comunicação
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Sudamericano de Gran Turismo: Retorno à...
ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Sudamericano de Gran Turismo: Retorno à...: Fabio e Wagner Ebrahim realizam preparação específica para pista de Tarumã, onde aconteceu a primeira corrida da categoria O Campeonat...
Campeonato Sudamericano de Gran Turismo: Retorno às origens
Fabio e Wagner Ebrahim realizam preparação específica para pista
de Tarumã, onde aconteceu a primeira corrida da categoria
O Campeonato
Sudamericano de Gran Turismo chega neste fim de semana ao Autódromo de Tarumã,
na região metropolitana de Porto Alegre (RS), para a terceira rodada dupla da
temporada. Este pode ser considerado o retorno da categoria ao circuito que a
promoveu, já que Tarumã sediou a primeira prova da GT, em 2007. Seis anos
depois, o torneio volta à pista gaúcha com mais pilotos no grid e com carros
ainda mais velozes.
Os
paranaenses Wagner e Fábio Ebrahim estão entre os pilotos mais experientes da
categoria e disputam a sua terceira temporada com Audi R8 LMS Ultra. Na disputa
pela liderança do campeonato, os pilotos da equipe Ebrahim Motors/Audi Top
Service realizaram uma preparação específica para correr em Tarumã.
"A
preparação foi realizada com base nos dados coletados em Cascavel (PR), e em
treinos específicos feitos em Curitiba (PR). Treinamos na pista da capital
paranaense com o carro acertado para Cascavel, sabendo que haveria um prejuízo
nas freadas e no contorno de curvas de baixa", esclarece Fabio.
Após analisar
o "S" de Alta e a Curva Zero, principalmente, os irmãos chegaram à
conclusão de que o carro está bem adaptado para as situações de Tarumã.
"A
preparação foi feita para manter a nossa dupla na disputa por vitórias. O resultado
obtido em Curitiba não foi obra do acaso, mas para manter-se na ponta é preciso
muito esforço. Por isso a preparação para Tarumã foi muito consistente",
completa Wagner.
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto:Pablo Vaz
ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões: Kenner Garcia é o 6º colocado n...
ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões: Kenner Garcia é o 6º colocado n...: O piloto mineiro está pronto para o desafio e conta com a navegação de Rafael Dal Bello no maior rali das Américas na categoria Production...
Rally dos Sertões: Kenner Garcia é o 6º colocado na disputa pelo Sertões Series 2013
O piloto mineiro está pronto para o
desafio e conta com a navegação de Rafael Dal Bello no maior rali das Américas
na categoria Production T-2
O prólogo,
que foi realizado no início da tarde em um traçado de 1,6 mil metros montado na
tradicional Arena Sertões, em frente ao Flamboyant Shopping Center definiu as
posições de largada de todos os competidores. Os oito melhores entre os carros
se classificaram para o Super Prime. Nesta sexta-feira, a dupla mineira, Kenner
Garcia e Rafael Dal Bello segue para a segunda etapa do Sertões 21 anos,
deixando a cidade de Goiânia com destino a Pirenópolis (GO), em 249 quilômetros
de prova.
Consciente,
Kenner participou do Prólogo ciente dos próximos desafios, e procurou tirar o
melhor proveito da etapa, sem prejudicar os equipamentos. "O prólogo para
a dupla foi normal. É aquilo que nós esperávamos. Temos que ter cuidado nessa
prova, porque pode prejudicar o equipamento, principalmente com os saltos. Além
disso, disso, temos consciência que pode nos comprometer para as etapas
restantes se algum sistema do carro for prejudicado, mas o saldo foi positivo",
explicou o piloto.
A dupla sabe
que a partir de amanhã a história é diferente, a o rali começa pra valer. E, a
bordo do veículo Chevrolet S-10, o mesmo utilizado na edição de 2007, Kenner
ficou satisfeito com a posição conquistada no prólogo para a disputa da equipe
no Sertões Series (competição que faz parte da programação do Rally dos
Sertões).
"A
partir de amanhã vamos avaliar realmente nossos concorrentes, e saber o tamanho
da diferença que estão em relação à nossa equipe. Faz dois anos que não participo
(do Sertões), e agora vamos saber quem é quem na categoria. Pela experiência
que temos, sabemos que tem que administrar a velocidade, manter o carro sem
quebra e manter a regularidade", completou Kenner.
Para esta
edição, o rali passará por cidades do estado de Goiás e Tocantins. Apesar das
mudanças em relação às provas anteriores, Kenner espera muita dificuldade e
desafios nos cinco primeiros dias do Rally dos Sertões, válidos pela 2ª, 3ª, 4ª
e 5ª etapas do campeonato do Sertões Series, de 25 a 29 de julho.
Kenner Garcia
e Rafael Del Bello contam com o patrocínio da Competikar, Chevrolet Autus e
Water Park.
Resultado
Prólogo - Production T2 - Ordem de largada 2ª etapa
1) 331
Rodrigo Leis/Ronald Leis, 00:02:30
2) 332
Ulysses Marinzeck Filho/João Victor Ribeiro, 00:02:35
3) 333 Fabio Freire /Fabio Grochowsky, 00:02:41
4) 361 Vilson Thomas/William Thomas,00:02:42
5) 319 Marcus
Kffuri/Rodrigo Czech, 00:02:45
6) 360 Kenner
Garcia/Rafael Dal Bello, 00:02:47
7) 334 Willem Van Hees/Doris Van Hees, 00:02:47
8) 330
Cristiano Rocha/Anderson Geraldi, 00:02:51
Programação
Rally dos Sertões/Sertões Series 2013:
22/07 -
Abertura da Secretaria de Prova
23/07 -
Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 -
Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings
1ª etapa:
25/07 - quinta-feira
Goiânia (GO)
Prólogo e
Super Prime
2ª etapa:
26/07, sexta-feira
Goiânia (GO)
- Pirenópolis (GO)
Deslocamento
Inicial: 133 km
Trecho de
Especial: 84 km
Deslocamento
Final: 32 km
TOTAL: 249 km
3ª etapa:
27/07, sábado
Pirenópolis
(GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km
(183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km
4ª etapa:
28/07, domingo
Uruaçu (GO) -
Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km
(180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km
Premiação do
Sertões Series
5ª etapa:
29/07, segunda-feira
Porangatu
(GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km
(135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km
6ª etapa:
30/07, terça-feira
Natividade
((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km
(182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km
7ª etapa:
31/07, quarta-feira
Palmas (TO) -
Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km
(142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km
8ª etapa:
01/08, quinta-feira
Palmas (TO) -
Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km
(258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km
9ª etapa,
02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) -
Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km
(231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km
10ª etapa,
03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação do
Rally dos Sertões
Assessoria de Imprensa piloto Kenner Garcia:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos
Foto:Luciano Santos/SiGCom
ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Inglesa: Felipe Guimarães larga da segun...
ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Inglesa: Felipe Guimarães larga da segun...: Brasiliense quer melhor resultado na terceira prova em Spa-Francorchamps O brasileiro Felipe Guimarães (Jesus Saves/Fittipaldi/Marc Jr...
Fórmula 3 Inglesa: Felipe Guimarães larga da segunda fila neste sábado na Bélgica
Brasiliense quer melhor resultado na terceira prova em Spa-Francorchamps
O brasileiro
Felipe Guimarães (Jesus Saves/Fittipaldi/Marc Jr) vai largar da quarta posição
na sexta etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3, que será disputada neste
sábado (27/7) nos 7.004 metros do veloz e difícil circuito de Spa-Francorchamps,
na Bélgica. A prova de 30 minutos será realizada a partir das 6h50 (horário de
Brasília).
"Tenho
fé de que farei uma boa corrida. Nas duas de hoje (sexta-feira) fui atrapalhado
por toques no cotovelo da La Source e o carro estava muito ruim na segunda, mas
isto já ficou para trás. Bola pra frente e vamos atrás do segundo pódio da
temporada", acredita o piloto de Brasília, que na abertura da temporada
chegou em segundo em Silverstone (Inglaterra).
Na primeira
corrida belga Felipe Guimarães largou do quinto posto, mas provavelmente por
causa da forte chuva vários carros bateram na primeira curva, mudando
completamente o panorama da prova. Enquanto o brasileiro abandonava a
competição, o líder do campeonato William Buller saiu de sétimo para a liderança
da quarta etapa.
"Fizeram
um sanduiche na primeira corrida e fiquei com as rodas dianteira vesgas,
olhando para o interior. Quebram os links de direção e fiquei por ali
mesmo", explicou o até então vice-líder do campeonato.
Aproveitando
sua experiência de quatro temporadas e duas vitórias em Spa no ano de 2011, o
norte-irlandês venceu com larga vantagem. Durante uma disputa na velocíssima
curva Eau Rouge o inglês Jann Mardenborough passou por cima do canadense
Nicholas Latifi e capotou, sem consequências físicas para ambos.
Na quinta
etapa novo problema para Guimarães. Largando da última fila ele completou a
primeira volta em décimo, na passagem seguinte em oitavo e no terceiro giro se
estabeleceu em sétimo, posição em que recebeu a bandeirada de chegada sob
chuva. A vitória ficou com o inglês Jordan King.
"Fazia
tempo em que eu não dirigia um carro tão ruim na chuva. Agora os engenheiros
estão analisando tudo e desmontando o carro pra ver se encontram algum
problema. Ele estava indirigível. Mas se Deus quiser amanhã (sábado) terei um
bom carro para voltar a andar no pelotão da frente, independente de como esteja
a pista", disse otimista o brasiliense que no Campeonato Sul-americano de
F3 deste ano já venceu seis das oito provas disputadas.
O grid da
sexta etapa do Campeonato Inglês de F3 será assim:
1) Nicholas Latifi (Canadá), Carlin;
2) Jordan King (Inglaterra), Carlin;
3) Jann Mardenborough (Inglaterra),
Carlin;
4) Felipe Guimarães (Brasil), Fortec
Motorsport;
5) Antonio Giovinazzi (Itália), Double R
Racing;
6) William Buller (Irlanda do Norte),
Fortec Motorsport;
7) Sean
Gelael (Indonésia), Double R Racing;
8) Tatiana
Calderon (Colombia), Double R Racing;
9) Sun
Zheng (China), CF Racing;
10) Chris
Vlok (Austrália), West-Tec.
Resultado da
quarta etapa:
1) William Buller (Irlanda do Norte),
Fortec Motorsport;
2) Jordan
King (Inglaterra), Carlin;
3) Sean
Gelael (Indonésia), Double R Racing;
4) Tatiana Calderon (Colombia), Double R
Racing;
5) Antonio Giovinazzi (Itália), Double R
Racing;
6) Sun
Zheng (China), CF Racing;
7) Jordan
Oon (Austrália), West-Tec;
8) Chris
Vlok (Austrália), West-Tec;
9) Nicholas Latifi (Canadá), Carlin;
10) Jann Mardenborough (Inglaterra), Carlin.
Resultado da
quinta etapa:
1) Jordan King (Inglaterra), Carlin;
2) William Buller (Irlanda do Norte),
Fortec Motorsport;
3) Antonio Giovinazzi (Itália), Double R
Racing;
4) Tatiana Calderon (Colombia), Double R
Racing;
5) Sean
Gelael (Indonésia), Double R Racing;
6) Jann
Mardenborough (Inglaterra), Carlin.
7) Felipe
Guimarães (Brasil), Fortec Motorsport;
8) Sun
Zheng (China), CF Racing;
9) Jordan
Oon (Austrália), West-Tec;
10) Chris
Vlok (Austrália), West-Tec.
Curta www.facebook.com/FelipeLopesGuimaraes
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Rally de Erechim fará compensação da emissão de ga...
ALTA ROTAÇÃO: Rally de Erechim fará compensação da emissão de ga...: Inventário com os dados de emissões do evento de 2013 já foi entregue e compensação será feita através do plantio de árvores nativas O R...
Rally de Erechim fará compensação da emissão de gases de efeito estufa
Inventário com os dados de emissões do evento de 2013 já foi
entregue e compensação será feita através do plantio de árvores nativas
O Rally
Internacional de Erechim foi a primeira prova de rali de velocidade no Brasil a
conquistar o Selo Plante Árvores, emitido pelo Instituto Brasileiro de
Florestas (IBF) pelo seu comprometimento com o meio ambiente.
A conquista
já fora anunciada antes mesmo da realização da prova, em maio deste ano. Agora,
a maior corrida de rali de velocidade do Brasil e uma das mais importantes da
América do Sul, fará a compensação da emissão de gases que causam o efeito
estufa. O inventário com os dados para a compensação de gases de efeito estufa
foi apresentado na última semana pela empresa Florestal Alto Uruguai, parceira
do evento em 2013.
Os dados
fazem parte de uma criteriosa e grande coleta de dados feitas pelos biólogos e
técnicos da Florestal Alto Uruguai, Tomas Alex Tomazoni, Adriano Bastos e Julio
Bastos. A apresentação foi feita a dirigentes do Rally Internacional de
Erechim, seu organizador, o Erechim Auto Esporte Clube e também a secretaria
municipal de Meio Ambiente de Erechim.
O evento
gerou em 2013 um total de 76,6 toneladas de gases que contribuem para o efeito
estufa. A compensação será feita ainda este ano através do plantio de árvores.
Serão mais de mil mudas de árvores nativas a serem plantadas em áreas de
proteção ambiental. No total serão reflorestados mais de 6,6 hectares de área.
“São atitudes
como essa que nos incentiva a continuar fazendo junto com todos esse evento que
engrandece o clube e nossa cidade, e isso somente é possível porque temos
parceiros. Hoje o Rally Internacional de Erechim é um marco, não somente de
evento automotor, mas um exemplo que juntos podemos fazer e preservar o meio
ambiente para as próximas gerações”, destaca o coordenador do Rally
Internacional de Erechim, Claudio Pagliosa.
Para o
secretário de Meio Ambiente, Mário Rossi, esta é uma tendência para todos os
grandes eventos de Rally do mundo, apontando para a necessidade de preservar o
meio ambiente e aliar sustentabilidade a esta prova que se tornou um dos
eventos mais tradicionais de Erechim. “É importante que esta reposição seja
realizada observando o ecossistema da nossa região, buscando fortalecer nosso
meio ambiente para possibilitar que sigamos realizando este belo espetáculo com
consciência ambiental”, destaca Rossi.
O projeto
erechinense
O projeto do
Rally Internacional de Erechim, denominado de “Carbono Zero” ou “Carbono
Neutro”, trata-se de uma importante ferramenta de gestão ambiental, explica o
biólogo Tomas Tomazoni. De acordo com ele, o projeto Carbono Zero, pode ser
aplicado as mais diversas situações, como a fabricação de um determinado
produto, a prestação de todo tipo de serviço, funcionamento de instalações
industriais, viagens, e eventos, como o Rally Internacional de Erechim.
O objetivo
principal é a gestão estratégica no âmbito da sustentabilidade ambiental em um
cenário de mudanças ambientais, visando um modelo ideal focado na melhoria dos
processos que conduz a um desempenho superior e a agregação de valor a marca,
por meio da exposição de ações ambientalmente responsáveis perante a sociedade.
Tomas
Tomazoni explica que o inventário é desenvolvido com base em metodologias e
protocolos reconhecidos internacionalmente como a ISO 14064, IPCC e GHG
Protocol regulamentado no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas.
ACESSE +
FOTOS:
www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS:
www.venhaserprime.com.br
FACEBOOK:
agenciaprimers
TWITTER:
@venhaserprime
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Rally Internacional de Erechim
Foto: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões: Cotton e Eduardo Costa levantam...
ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões: Cotton e Eduardo Costa levantam...: Dupla da ProMacchina/Cotton Motorsport ficou em 6º no Prólogo e participou do Super Prime fechando a disputa na 8ª posição geral entre os ...
Rally dos Sertões: Cotton e Eduardo Costa levantam poeira em Goiânia na abertura da competição
Dupla da ProMacchina/Cotton Motorsport ficou em 6º no Prólogo e
participou do Super Prime fechando a disputa na 8ª posição geral entre os
carros
Sol, calor e
poeira. Assim foi o primeiro dia de disputas do Rally dos Sertões 2013. Na
tarde desta quinta-feira, as equipes inscritas na competição participaram do
Prólogo - primeira etapa que definiu o grid de largada, sendo válida pela
primeira etapa do rali. A disputa aconteceu na Arena Sertões e classificou as
oito melhores equipes dos Carros para o Super Prime que aconteceu às 16h e a
Largada Promocional ficou para as 20h. Para Marcus Cotton e Eduardo Costa, da
ProMacchina/Cotton Motorsport, foi a oportunidade de testar se estava tudo
certo com o equipamento, que correspondeu a altura, e promete acelerar forte na
categoria Pró Brasil.
Cotton
avaliou de maneira positiva o resultado final do Prólogo e do Super Prime.
"Foi difícil o piso estava um pouco fofo, então tivemos que preservar da
tração. Mas, fizemos um prólogo e um Super Prime tranquilo para conseguir
largar bem. A expectativa para amanhã é boa, vamos colher as informações para
fazer os últimos acertos no carro para segunda especial que agora o rali começa
pra valer!", analisou o piloto.
A bordo do
Protom, Cotton diz que o carro se comportou muito bem nesse início do rali, e
aposta em uma estratégia mais conservadora para a primeira etapa da competição,
que parte de Goiânia nesta sexta-feira, com destino a Pirenópolis (GO), em um
trajeto de 249 quilômetros, sendo 84 quilômetros de trechos cronometrados
(especial).
"O carro
está perfeito, não tivemos nenhum problema até agora, e após o Super Prime, a
equipe iniciou os preparativos focados na segunda etapa. Vamos tentar
descansar, e acertar os últimos detalhes antes da largada da segunda etapa.
Nesta primeira especial vamos tentar uma tocada mais conservadora, sendo nossa
estratégia desde o início, pois será muito importante economizar o carro",
finalizou.
Eduardo
Pereira e Costa contou como foram sobre as primeiras voltas da edição 2013.
"Foi legal o piso estava fofo, então estava difícil tracionar, mas já deu
para sentir o carro. O Prólogo é como passar doce na boca de criança, é só para
ficar com mais vontade de acelerar", brincou o navegador.
O Rally dos
Sertões 2013 será composto por um roteiro de 4.115 quilômetros, sendo 2.428
quilômetros de especiais - 60,4 do trajeto total do percurso entre os estados
de Goiás e Tocantins. Serão nove etapas disputadas até a chegada, de volta á
Goiânia no dia 03 de agosto.
Marcus Cotton
e Eduardo Pereira e Costa contam com patrocínios da Amvox Eletrodomésticos,
Verg-IT, Gatti Veiculos e apoio da ASA Advogados e Associados, Ladrox Wheels,
Corauto Reparos Automotivos, Rede Camargo e Dynotech Dinamômetros.
Acompanhe
todas as informações sobre o Rally dos Sertões em: Webventure
(www.webventure.com.br/sertoes2013),
TV Globo, SporTV, Rádio Eldorado e Rádio Estadão, Blog da Cotton e Eduardo
Costa (http://www.webventure.com.br/sertoes2011/blog/home/id/93), Rede Globo e
Sportv, Rádio Interativa In (94,7 FM) e www.sigcomunicacao.com.br.
Resultado do
Prólogo, grid da 2ª etapa:
Pró Brasil
1) Marcus
Mello (Cotton)/Eduardo Pereira e Costa, 02min17s
2) Marcos
Cassol/Luís Felipe Eckel, 02min19s
3) Zeca
Sawaya/Marcelo Haseyama, 02min19s
4) Jorge
Wagenfuhr /Marcos Panstein, 02min21s
5) André
Sawaya/Joa Bicudo, 02min21s
6) Cleber
Rosa / Eduardo Rebouças, 02min24s
7) Mauro
Guedes/Neurivan Calado, 02min28s
8) Hugo
Rodrigues/Kaique Bentivoglio, 02min31s
9) José
Nogueira/Alyson Antunes, 02min31s
10) José
Amaral Jr./Maykel Justo, 02min32s
11) Luiz
Facco/Humberto Ribeiro, 02min34s
12) Luís
Nacif/Filipe Oliveira, 02min52s
Programação:
2ª etapa:
26/07, sexta-feira
Goiânia (GO)
- Pirenópolis (GO)
Deslocamento
Inicial: 133 km
Trecho de
Especial: 84 km
Deslocamento
Final: 32 km
TOTAL: 249 km
3ª etapa:
27/07, sábado
Pirenópolis
(GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km
(183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km
4ª etapa:
28/07, domingo
Uruaçu (GO) -
Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km
(180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km
5ª etapa:
29/07, segunda-feira
Porangatu
(GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km
(135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km
6ª etapa:
30/07, terça-feira
Natividade
((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km
(182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km
7ª etapa:
31/07, quarta-feira
Palmas (TO) -
Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km
(142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km
8ª etapa:
01/08, quinta-feira
Palmas (TO) -
Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km
(258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km
9ª etapa,
02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) -
Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km
(231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km
10ª etapa,
03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação
Sig Comunicação
Foto:Luciano Santos/SiGCom
Assinar:
Postagens (Atom)