quarta-feira, 4 de março de 2015

Felipe Giaffone é o convidado de Denis Navarro para a abertura da Stock Car 2015

Tricampeão da Fórmula Truck e com passagem de destaque pela Indy vai acelerar na Stock Car pela primeira vez

Felipe Giaffone vai disputar a corrida de duplas que marca a abertura da temporada 2015 da Stock Car. O piloto três vezes campeão da Fórmula Truck e com passagem de destaque na Fórmula Indy entre os anos de 2001 e 2006 será o parceiro de Denis Navarro na prova que acontece dia 22 de março, em Goiânia.


Esta será a primeira vez que Giaffone vai disputar uma corrida de Stock Car. Mas acelerar os modelos V8 da categoria não é uma novidade para ele. "Já fiz muitos testes deste carro. Tanto de motores, com a JL (empresa que fabrica os carros da Stock Car), como de outros componentes. Mas será a primeira vez que vou acelerar de forma competitiva e isso é completamente diferente de um teste. Estou muito ansioso e espero poder ajudar o Denis nesta disputa", disse o piloto que começou 2015 com o pé direito, vencendo as duas corridas da etapa de estreia da Fórmula Truck, no último final de semana, em Caruaru.

A parceria com Denis Navarro ainda vai marcar o retorno de Giaffone à equipe Vogel Motorsport. E a volta acontece em uma data especial: há exatos 20 anos, acelerando sob a batuta do experiente chefe de equipe Mauro Vogel, Felipe Giaffone conquistou o título da extinta Fórmula Ford. "Será muito bom reencontrar o Mauro. Ele é um dos grandes mestres do automobilismo e espero fazer desta corrida uma homenagem para ele também", disse Giaffone.


Mauro Vogel também está feliz com o retorno de seu ex-piloto para uma participação especial na Stock Car: "É muito bom trabalhar com o Felipe. Há 10 anos ele aparecia como uma das grandes revelações do país e hoje a carreira dele se mostra consolidada. Fico muito feliz de ter participado disso, de alguma forma. Já havíamos tentado trazer ele para a corrida de duplas no ano passado, mas infelizmente não deu certo. Agora as coisas conseguiram caminhar e acredito que podemos brigar mais uma vez por um grande resultado", disse Mauro Vogel, que em 2014 subiu ao pódio da primeira etapa com a vitória da dupla formada por Felipe Fraga e Rodrigo Sperafico.

Denis Navarro, que no ano passado disputou a primeira etapa ao lado do piloto português Alvaro Parente, comemorou a parceria com Giaffone. "O Felipe é um grande piloto, um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro, e poder ter ele ao meu lado nesta primeira etapa é motivo de grande alegria. A participação dele é importante tanto para a categoria, que passa a contar com mais um grande nome para esta corrida especial, quanto para mim e para a equipe, que teremos um piloto competitivo que pode nos ajudar a começar o ano com um grande resultado", disse Denis Navarro.

Assim como no ano passado, a corrida de duplas da Stock Car conta com um regulamento especial. Neste ano a disputa terá duração de 50 minutos, mais uma volta. Além disso, os pilotos marcam apenas metade dos pontos de uma corrida normal

Império Agecom

Fotos divulgação

Em Barretos, Helena Deyama acelera para o início da temporada

Prova acontece entre os dias 06 e 08 de março e marca abertura do calendário de competições

Após ter sido campeã da categoria UTV Marathon 850cc no ano passado, Helena Deyama está contando os segundos para a estreia na temporada 2015. O momento tão aguardado acontece no próximo dia 06 de março, com a abertura do calendário Baja na realização do 9º RallyMakers Barretos, prova válida pelos Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Cross Country.

Com toque e charme feminino, Helena promete novamente brigar na categoria UTVs de igual para igual com os homens e fazer bonito mais uma vez nas trilhas. Competindo desta vez com o novo Polaris RZR XP 1000, na Production, categoria mais competitiva e desafiadora. "Esta primeira prova da temporada será uma adaptação para o veículo que farei a estreia, e também porque subi para a categoria Production", disse a pioneira entre as mulheres nas provas off road.

Portanto a estratégia, segundo Deyama, é de muita concentração na pilotagem, para 'pegar a mão' no novo UTV. "Vou enfrentar a evolução para o XP 1000, um carro mais potente e arisco que o RZR 800, ou seja, terei que aprender a domar o veículo até começar a ter resultados", comenta a japonesa voadora, como é chamada.


Com oito participações no Rally de Barretos, Helena ficou de fora de apenas uma edição (2010), pois ainda estava sem seu veículo, após incidente durante o Rally dos Sertões 2009. "É uma prova que adoro e não perco, só não pude comparecer em 2010. A equipe de organização é muito competente, sempre consegue levantar trechos muito técnicos e inovadores na região, e ainda levar público para nos prestigiar no Super Prime e no Prólogo", destaca.

Helena recebeu o veículo Polaris RZR XP 1000 original de fábrica e foi preparado pela Equipe Brasil Off Road. O UTV conta com Motor Polaris ProStar 1000 de alta performance com 111 cv de potência e câmbio automático tipo CVT. "Estamos fazendo todas as preparações obrigatórias para um veículo de competição", relata.

"Desde que comecei a participar de competições, o objetivo é sempre conseguir o melhor resultado e vencer. A cada ano que passa, vou aprendendo um pouco mais, isso é o legal de adquirir experiência, é um processo evolutivo que não acaba nunca. Estou bastante ansiosa para a etapa de Barretos, a expectativa é grande. Este ano pretendo participar de todas as provas do Brasileiro Baja e algumas etapas do Cross Country", explica.


COMO AGUENTAR A ‘PAULEIRA’ DO RALI?

Helena conhece bem as exigências de provas como o RallyMakers Barretos, e por isso, sempre dá atenção especial para o condicionamento físico. "A minha preparação física é constante, não deixo de lado. Este ano conto com o apoio especial da Bio Ritmo. Pra quem pratica esporte, principalmente mulher, onde a condição física é muito exigida, é fundamental estar bem", disse Helena.

FÃ-CLUBE EM BARRETOS

Por se tratar de uma prova tradicional, já em sua nona edição, o RallyMakers Barretos conta sempre com um público fiel durante as competições, e Helena conhece bem o carinho da torcida. "Desde 2008, durante a terceira edição, um grupo de pessoas, famílias inteiras, acompanham o rali vestidas com camisetas cor de rosa, e agitando bandeiras rosa. É sempre uma grande emoção reencontrá-los e, é muito legal para uma piloto ter esse tipo de apoio", lembra Helena.

O 9º RallyMakers Barretos terá dois dias de disputa, os competidores irão percorrer aproximadamente 350 quilômetros entre sábado e domingo.

Helena Deyama conta com patrocínio da Polaris e apoio da Academia Bio Ritmo, Luart Rally e Brasil Off Road.

Programação - 9º Cross Country Rallymakers Barretos

Sexta-feira - 06 de março

09h30h - Abertura de secretaria
12h às 17h - Vistorias técnicas CBM
13h às 15h - Apresentação para vistorias técnicas CBA
todas as categorias
17h às 17h30 - Apresentação para segunda vistoria CBA (com multa)
17h às 18h - Segunda vistoria CBM (com multa)
18h30 - Fechamento da secretaria de prova
19h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
20h - Briefing Carros e Caminhões

Sábado - 07 de março

08h - Abertura da pista do Prólogo/Super Prime para reconhecimento a pé ou de bicicleta
09h - Encerramento do reconhecimento
09h30 - Prólogo Carros e Caminhões
10h - Largada da primeira moto na Prova Especial
12h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial
12h30 - Previsão de Largada Motos na Especial Indoor
18h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h - Evento Promocional

Domingo - 08 de março

08h - Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial
11h - Início Super Prime CBM - seguido de premiação
13h - Início Super Prime CBA - seguido de premiação
15h30 - Cerimônia de encerramento


SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos
Fotos: Sanderson Pereira/Photo-S –
Nelson Santos Jr./Divulgação


Marco Cozzi defende a W2 Racing no Brasileiro de Turismo 2015

Piloto History leva o carro #23 para o time bicampeão da categoria

Marco Cozzi vai correr a temporada 2015 do Campeonato Brasileiro de Turismo pela W2 Racing, equipe bicampeã da categoria de acesso à Stock Car. Depois de disputar o título nas três últimas temporadas, o piloto paulista chega à escuderia carioca com o patrocínio do Canal History.

"Estou muito contente por correr na W2 em 2015. Nos últimos anos eles dominaram o Brasileiro de Turismo e fico muito feliz por me unir a uma equipe campeã. Agradeço ao History por permanecer a bordo do carro #23. Espero disputar o título mais uma vez", disse Cozzi.


Serafin Jr, chefe da equipe W2, destacou a experiência do piloto. "O Cozzi sempre foi nosso maior adversário na pista e é uma referência na categoria. É um leão de corrida, capaz de vencer uma prova mesmo depois de cair para último lugar. Vamos trabalhar para brigar pelo campeonato."

O calendário do Brasileiro de Turismo em 2015 determina 12 corridas distribuídas em oito etapas. A temporada começa no final de semana de 22 e 23 de março, com rodada dupla em Goiânia. Nos dias 4 e 5 de março acontecem os treinos coletivos de pré-temporada em Cascavel, quando Cozzi irá acelerar pela primeira vez o carro da W2 Racing.

Nas quatro rodadas duplas, a exemplo do que acontece na Stock Car, o regulamento determina uma prova longa (valendo 24 pontos para o vencedor) e uma curta (15 pontos). A diferença é que não há inversão de grid na segunda corrida, com os carros alinhando conforme a ordem de chegada na prova 1.

O pacote técnico da categoria tem três novidades para 2015: um câmbio inglês de seis marchas aposenta o modelo argentino de cinco marchas usados em 2013 e 2014, um novo sistema de injeção eletrônica e a substituição do etanol pela gasolina.

De acordo com o chefe da equipe, a expectativa é que os carros ganhem velocidade em contorno de curvas pois o novo sistema de transmissão possibilita um engate mais preciso e melhora a relação de escalonamento das marchas. Serafin Jr observou também que o tanque de combustível precisou de um cuidado extra na montagem, já que a gasolina tem compostos químicos mais agressivos que o etanol.

Brasileiro de Turismo 2015 - Calendário:

22.mar - Goiânia
23.mar - Goiânia
26.abr - Brasília
30.mai - Curitiba
31.mai - Curitiba
2.ago - Salvador ou Velopark
15.ago - Goiânia
16.ago - Goiânia
3.out - Santa Cruz do Sul
4.out - Santa Cruz do Sul
8.nov - Tarumã
13.dez - Interlagos



Luís Ferrari

Fotos : André Santos

Fotos: os carros de Campos e Pizzonia na Stock Car

Mudanças reforçam marca da Prati-Donaduzzi e sensação de movimento

Mantendo a cor corporativo roxa da Prati-Donaduzzi, mas com algumas mudanças no lay out, os carros de Júlio Campos e Antonio Pizzonia já estão prontos para a temporada da Stock Car que começa no próximo dia 22 em Goiânia. A exemplo do ano passado, a corrida inaugural do calendário contará com um piloto convidado em cada carro e a equipe Prati-Mico’s Racing espera anunciar os companheiros de Campos e Pizzonia neste fim de semana.


Em seu quarto ano na principal categoria do automobilismo nacional, a empresa farmacêutica Prati-Donaduzzi, sediada na cidade paranaense de Toledo, manteve o conceito básico do visual do campeonato passado. Entre as novidades estão os contornos escuros nos logos da Prati-Donaduzzi para evidenciar a marca. Além disso, nas laterais e traseira, juntamente com a faixa branca maior, foi acrescentada uma pequena faixa na parte inferior, com o objetivo de ampliar a sensação de movimento ao layout do carro.

Estas mudanças deram ainda mais evidência a todo conjunto do desenho do carro. Com isso, a marca ganhou muito mais força e destaque para a já reconhecida cor roxa.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Vanderley Soares/MF2

Novo piloto da World Series by Renault, Bruno Bonifacio participa de testes coletivos em Jerez

Após ser confirmado pela International Draco Racing, o paulista de 20 anos volta a acelerar, após três meses, nesta semana no circuito andaluz. À vontade na equipe italiana, o piloto busca agora ganhar quilometragem com o carro nos preparativos visando o início do campeonato

Oficialmente confirmado como novo piloto da Formula Renault 3.5, principal categoria da World Series by Renault e classe de acesso à F1, Bruno Bonifacio volta a acelerar nesta semana (5 e 6 de março), quando serão realizados os primeiros testes coletivos do ano, no circuito de Jerez, na Espanha. O paulista de 20 anos, que assinou contrato para correr pela italiana International Draco Racing nesta temporada, retorna às pistas após quase três meses, quando, também na Espanha, testou pela equipe e teve suas primeiras impressões sobre o Dallara-Zytek V8 com o qual vai correr em 2015.


Durante este tempo, Bruno não teve férias e focou principalmente no preparo físico, já que a pilotagem do carro da Formula Renault 3.5 é muito mais exigente em relação ao Formula Renault 2.0 com o qual Bonifacio competiu nas duas últimas temporadas. Além disso, o paulista trabalhou muito no simulador da equipe italiana, em Bérgamo, e teve a oportunidade de se ambientar ao time, que traz grande influência brasileira. Além de Bruno, a Draco terá em um dos seus carros novamente o curitibano Pietro Fantin, e todos trabalharão sob os comandos do chefe de equipe Guto Negrão, ex-piloto da Stock Car.

Ansioso para o começo dos testes, Bonifacio terá um programa intenso para os próximos dias em Jerez. O brasileiro, em conjunto com a equipe italiana, tem planejado um cronograma que compreende simulações de classificação (short-runs) e corrida (long-runs), usando acertos distintos de downforce.

Nesta temporada, a World Series by Renault adotou uma mudança importante no regulamento nas rodadas duplas: exceção feita a Mônaco, em um dos dois dias, tanto em classificação como na corrida, os pilotos terão de andar sempre com baixo arrasto aerodinâmico, e isso promete ser um desafio a mais para Bruno e todos os outros pilotos do grid. Na visão de Bonifacio, trata-se de uma alteração interessante, que vai mudar bastante a dinâmica do fim de semana de corrida e vai exigir muito dos pilotos e também das equipes da categoria.


Bruno Bonifacio:

"Não vejo a hora de entrar no carro e voltar a acelerar. Durante esse período no inverno aqui na Europa, trabalhamos muito duro em várias frentes, seja na oficina, no simulador ou fisicamente, e todo mundo está animado e ansioso para ouvir novamente o som do motor e colocar em prática esse trabalho que realizamos nos últimos meses. Nosso foco não estará tão voltado aos resultados, vamos trabalhar olhando para nós, obter dados e evoluir até o começo do campeonato. Estou muito à vontade junto à equipe, o encaixe foi perfeito. Foi muito positivo ter feito os testes do ano passado com a Draco, isso ajudou muito na busca desse entrosamento com todos. Estou bem confiante com o que todos nós podemos fazer em 2015."

Eversports

Fotos; Paolo Pellegrin

Atuais campeões do Enduro Brasil de Regularidade defenderão seus títulos nesta edição de 2015

Será dada a largada para uma nova temporada da Copa do Brasil de Regularidade, e a disputa pelo título de 2015 começa no dia 14 de março, com o 3º Enduro Brasil de Regularidade


A região do Vale do Contestado será novamente o palco do Enduro Brasil de Regularidade, que neste ano, alcança a sua terceira edição. Pilotos e navegadores de diversas regiões do Brasil darão início no dia 14 de março, a temporada 2015 da Copa do Brasil de Regularidade (composta também pelo Rally Transcatarina e Rally Estado de São Paulo).

O percurso desta primeira etapa terá aproximadamente 250 quilômetros e passará por propriedades particulares da região, adentrando plantações de pinus e eucaliptos das cidades de Caçador e Calmon, SC. Até o momento, cerca de 100 pessoas estão inscritas no certame, divididos nas categorias Máster, Graduado, Turismo, Novato e Adventure.


O Enduro Brasil de Regularidade possui mais de dez horas de duração. A largada ocorrerá às 6h, no Parque Central Dr. José Rossi Adami. A previsão de chegada dos carros é a partir das 16h, neste mesmo local. Por ser a etapa de estreia do campeonato 2015, a ansiedade e a vontade de subir no primeiro lugar do pódio é algo bastante latente entre todos os participantes. Que o diga então, os atuais campeões do Enduro.

"Quando falamos em Copa do Brasil de Regularidade, estamos falando de um título nacional que todas as duplas sonham em conquistar um dia. Por isso, vencer o Enduro e começar o ano à frente da classificação geral com uma vantagem de pontos razoável, é muito importante. Subir novamente no primeiro lugar do pódio é algo que queremos manter", disse o navegador Enedir da Silva Júnior, que compete ao lado do piloto Rone Branco.

A dupla Rafael Cabongue e Neto Andrade, campeã do Enduro pela Turismo, este ano terá um desafio a mais; além de defender a taça conquistada, estarão em uma categoria mais forte, a Graduados. "Como será nossa segunda prova na Graduado, a expectativa é grande. Viemos de uma vitória na Júnior no ano passado e sabemos que esse ano as exigências serão mais difíceis. Essa disputa tem percurso longo, bem cansativo e que exige do piloto, navegador, do carro e até da sorte", declarou o navegador Andrade. "Reconhecemos e valorizamos os adversários, mas temos que acreditar em nosso potencial para superá-los", completou.


Ainda na Graduado, Cabongue e Neto terão como fortes adversários os vencedores do Enduro pela categoria, José Carlos da Silva e Waldemberg Barros. As inscrições para o 3º Enduro Brasil de Regularidade estão abertas e podem ser feitas pelo site www.endurobrasil.com.br.


Programação - 3º Enduro Brasil de Regularidade

Sexta-feira - 13 de março

15h às 23h - Secretária de prova
Local: Sede Social Reunidas
Rua: Otavio Moraes de Souza, s/n
Bairro Rancho Fundo
21h - Briefing

Sábado - 14 de março

6h01 - Largada do primeiro carro
Parque Central Dr. José Rossi Adami
Rua: Benedito Ponciano - próximo a rodoviária

16h (aproximadamente) - chegada do primeiro carro
20h - Início do jantar
Local: Churrascaria Di Fratelli
Rua: Fernando Machado, 111


O Enduro Brasil de Regularidade tem patrocínio de Temasa - Indústria de Movéis
Apoio de NR - Narciso Rotta Madeiras, Adami S/A, AFA - Agro Florestal Aliança, Laminados AB, Reflorestadora Sincol, Baú - Madeiras Reflorestamento, Nova Era Comunicação Visual, Senac / Sesc, Imóveis Fávero, Laboratório Camati, Prefeitura de Caçador e Prefeitura de Calmon

Realização: SC Racing
Parceria: Caçador Jeep Club
Supervisão: CBA e FAUESC


Liberdade de Ideias
Fotos: Doni Castilho/DFOTOS


O brasileiro Lucas Torres da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros vai competir na Espanha em 2015

A School Team Estrella Galicia 0,0 se internacionaliza com a chegada de Torres, que competirá no Campeonato da Espanha de Velocidade 2015 na categoria Pré Moto3

Com excelente estrutura da Monlau Competition no Campeonato Espanhol de Velocidade, a School Team Estrella Galicia 0,0, transcende as fronteiras nacionais e expande seu projeto de formação com a chegada do piloto brasileiro Lucas Torres ao elenco, para competir na categoria Pré Moto3, que também contará com o piloto japonês Sena Yamada, que disputará o Mundial Júnior de Moto3.

Apoiando a formação de grandes pilotos, que atualmente estão competindo no mais alto nível da MotoGP e com títulos mundiais, depois de vencer com Marc Márquez e Álex Márquez, a escola de formação continua a promover o esporte de base com o apoio da Estrela Galicia 0,0, para acompanhar os pilotos em suas carreiras e ajudá-los a se tornarem competitivos desde as categorias de base até a categoria máxima que é a MotoGP.

Lucas Torres compete há dois anos nas pistas brasileiras. Em 2014 ele fez parte da equipe chefiada por Alexandre Barros, onde a Estrella Galicia 0,0 mantém uma estrutura, visando também a formação. No ano passado, o jovem Torres, de 15 anos, foi vice-campeão da GPR 250 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. E em 2013, sagrou-se campeão do Honda Júnior Cup 150cc.


Em 2015 o brasileiro fará parte da School Team Estrella Galicia 0,0 junto dos pilotos espanhóis Jeremy Alcoba, Miguel Parra e Alonso López. A estrutura também terá técnicos da Escola Técnica Monlau Repsol.

Com a incorporação de pilotos internacionais, como Lucas Torres, a School Team Estrella Galicia 0,0 Monlau reforça seu projeto de formação de pilotos, oferecendo a estes novatos a possibilidade de competir na Espanha, onde o nível do campeonato é maior do que em outros países.

A Monlau e a Estrella Galicia 0,0 reforçam o compromisso, não só com os pilotos já presentes em competições de elite, mas também com a base do esporte, como faz com os jovens talentos Fabio Quartararo (presente no FIM 2014 CEV) e Jorge Navarro, na categoria Moto3 do Campeonato Mundial e Aron Canet, Jaume Masia e o japonês Sena Yamada, no Campeonato Mundial Junior da Europa.

Víctor Carrasco, Team Manager da School Team Estrella Galicia 0,0

"A School Team Estrella Galicia 0,0 é um projeto de formação onde estão empenhados professores e alunos da Monlaun Repsol Technical School e cujo objetivo principal é a formação. O aprendizado não será apenas para os pilotos, já que os mecânicos na equipe Pré Moto3 do Campeonato da Espanha de Velocidade serão também alunos de Engenharia e Mecânica da nossa escola. Os campeonatos de velocidade na Espanha contam com um alto nível de competição e de formação de técnicos e mecânicos. Assim, acredito que competir aqui vai ser uma grande oportunidade para o Lucas Torres, pois ele poderá competir com pilotos de grande nível. Ele vem do Brasil, preparado pelas mãos de Alex Barros, e isto sem dúvida, é um passo a mais em sua carreira".

Alex Barros, Team Manager da equipe Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros (no Brasil)

"Nosso projeto de formação de pilotos no Brasil existe há dois anos. Ano passado ganhou ainda mais força com o apoio da Estrella Galicia 0,0 e a Honda do Brasil, que a partir de agora, entra também oficialmente no programa. O Lucas será nosso primeiro piloto lá fora. Ele teve uma ascensão meteórica aqui no Brasil, já que corre de motos há apenas dois anos. E isto é resultado da evolução dele nas pistas e do nosso projeto ímpar no país, dando oportunidade de verdade aos jovens talentos. Eu e o Emílio Alzamora fazemos juntos as avaliações e passamos à Estrella Galicia 0,0, que é um patrocinador que realmente aposta no esporte, desde a base até a MotoGP. Esperamos que o Lucas continue seu crescimento e que tenha uma carreira vitoriosa".

Lucas Torres, novo piloto da School Team Estrella Galicia 0,0

"Essa oportunidade está sendo muito boa. Agradeço primeiramente a Deus, ao Alex, a minha família, à Estrella Galicia, à Pokemon Pneus por todo o apoio que estão me dando nessa grande jornada. Essa oportunidade é única. Faz poucos dias que estou na Espanha, e já tive algumas dificuldades iniciais, como a de ficar longe da família, mas essa foi uma chance que conquistei com a ajuda do Alex Barros e do projeto dele de formação de pilotos, e também graças ao meu esforço. É um grande passo para muito aprendizado. Quero aproveitar muito essa chance que poucos têm".

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto divulgação



Porsche GT3 Cup Challenge Brasil abre a temporada com quatro bicampeões na pista

Atual campeão Constantino Jr está confirmado na Cup bem como Ricardo Rosset, Ricardo Baptista e Miguel Paludo, que retorna às pistas brasileiras; na Challenge, Fábio Alves projeta concorrência acirrada para defender seu título

Os motores da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil voltam a roncar nesta semana para a rodada dupla de abertura da temporada 2015 em Curitiba. A categoria abre a temporada que celebra seus 10 anos no país com os quatro bicampeões da Cup em ação na capital paranaense.

Campeão no ano passado e em 2011 e piloto recordista em vitórias na Porsche Cup com 36 conquistas, Constantino Jr foi protagonista das quatro corridas realizadas na capital paranaense em 2014, mas não sobe no lugar mais alto do pódio em Curitiba desde setembro de 2013.


A regularidade que o piloto do carro #00 mostrou para chegar a seu segundo título é um dos pontos mencionados pelos demais bicampeões da categoria como chave do caminho para o inédito tri na Porsche Cup.

Com a palavra Ricardo Baptista, campeão em 2012 e 2007: "A expectativa é a melhor possível, pois teremos um campeonato em que, tudo indica, será definido na última etapa já que a disputa promete ser muito acirrada. Muitas disputas pelas poles e vitórias acontecerão em 2015... Para trazer o Tri, será necessário muita regularidade e ter velocidade para terminar sempre entre os ponteiros", argumenta o competidor do carro #27.

Dono dos títulos de 2013 e 2010, Ricardo Rosset aponta que a temporada tende a ser a mais competitiva da história da Porsche Cup. Agora com o carro #11, ele aponta que a adoção de lastro no regulamento deste ano deve aproximar mais ainda os carros do grid e destaca a evolução de outros competidores ao longo do ano passado. "Claro que os quatro bicampeões são experientes e conhecem bem o carro, mas na reta final da temporada passada vimos pilotos mais recentes na Cup andando muito forte e acredito que teremos caras novas na briga pelo título de 2015."

Primeiro bicampeão da categoria (2008 e 2009), o gaúcho Miguel Paludo retorna à Porsche Cup depois de mais de 60 corridas na Nascar entre 2010 e 2013. O gaúcho foi o primeiro piloto estrangeiro a registrar uma pole no tradicional superspeedway de Daytona em prova de abrangência nacional na "Stock Car americana". "É muito legal retornar à Cup, onde decolei na carreira de piloto. O carro é fantástico e estou ansioso para acelerar com o equipamento dessa nova geração ‘991’, pois quando deixei a categoria era outro carro", observou Miguel, cuja última corrida foi no circuito de rua azerbaijano de Baku, em prova válida pela Blancpain Sprint Series no ano passado.


Único piloto do grid a migrar da categoria Challenge para a Cup em 2015, Marcio Basso revela a mesma ansiedade do ex-competidor da Nascar sobre acelerar logo o carro "novo". "No ano passado comecei a correr na Challenge incentivado pelo Christian Germano. Fiquei encantado e em 2015 resolvi me aprofundar no esporte. O ‘991’ é um supercarro e minha ideia é desfrutar ao máximo disso. Também acredito que, com o grid mais experiente da Cup, é maior minha probabilidade de melhorar a tocada", contou Basso, que no mês passado fez uma corrida de endurance nos Estados Unidos em dupla com Nonô Figueiredo, piloto consultor da Porsche Cup.

A exemplo da temporada 2014, neste ano também serão disputadas as classes Cup Sport e Cup Master em paralelo ao campeonato regular da Cup. A primeira serve como classe de entrada na categoria e registrou no ano passado belos pegas envolvendo Eduardo Azevedo, Gil Farah, Franco Giaffone, Rodolfo Ometto e Daniel Schneider, entre outros; enquanto a segunda se destina aos pilotos com mais de 50 anos de idade.

Já na categoria Porsche GT3 Challenge, o atual campeão Fábio Alves se diz "mais leve" para a temporada 2015.

"Imagino que será meu ano mais prazeroso nas pistas, desde que voltei a correr em 2012. Minha vontade obviamente é repetir o título, mas sei que o desafio será grande pois o grid tem gente muito veloz. Kreis Jr foi um adversário duro no ano passado e não será diferente agora. O Elias Azevedo sempre andou forte desde que entrou parte final da temporada, JP Mauro fez só a corrida final em Interlagos, mas mostrou muita habilidade e rapidamente se entendeu com o carro. E tem ainda o Rodrigo Mello, que com um pouco mais de quilometragem, pode figurar constantemente entre os líderes", analisou o competidor carioca.

O livetime da categoria cobre todas as atividades de pista desde sexta.

Programação - Etapa 1:

Quinta-feira, 5 de março

14h - 14h45 - Clínica de Pilotagem - Sessão 1 - Cup + Challenge
14h50 - 15h20 - Treino Opcional 1 - Cup + Challenge
15h25 - 16h10 - Clínica de Pilotagem - Sessão 2 - Cup + Challenge
16h15 - 16h45 - Treino Opcional 1 - Cup + Challenge
16h50 - 17h35 - Clínica de Pilotagem - Sessão 3 - Cup + Challenge

Sexta-feira, 6 de março

9h30 - 9h50 - Treino Opcional 1 Parte A - Challenge
9h55 - 10h25 - Treino Opcional 1 - Cup
10h30 - 10h50 - Treino Opcional 1 Parte B - Challenge
11h30 - 12h - Treino Opcional 2 - Cup
12h10 - 12h45 - Briefing - Cup + Challenge
13h05 - 13h25 - Treino livre 1 Parte A - Challenge
13h35 - 13h55 - Treino livre 1 Parte B - Challenge
14h35 - 15h20 - Treino livre 1 - Cup
15h25 - 15h45 - Treino livre 2 Parte A - Challenge
15h55 - 16h15 - Treino livre 2 Parte B - Challenge
16h55 -17h10 - Treino Clasificatório - Cup
17h15 - 17h25 - Treino Classificatório Top 10 - Cup

Sábado, 7 de março:

10h - 10h10 - Treino Classificatório Grupo A - Challenge
10h20 - 10h30 - Treino Classificatório Grupo B - Challenge
10h40 - 11h20 - Corrida 1 (25 min + 1 volta) - Cup
11h25 - 12h05 - Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B - Challenge
13h05 - 13h45 - Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A - Challenge
13h55 - 14h35 - Corrida 2 (25 min + 1 volta) - Cup
15h - 15h30 - Porsche Experience

Calendário - Porsche GT3 Cup Challenge

7.mar - Curitiba
18.abr - Velo Città
23.mai - Interlagos
27.jun - Velo Città
8.ago - Interlagos
19.set - Goiânia
24.out - Curitiba
15.nov - Interlagos
28.nov - Interlagos


Luís Ferrari

Fotos: Luca Bassani

DTM: Augusto Farfus apresenta layout de seu carro e fala sobre preparação para temporada 2015

Testes coletivos da categoria acontecem neste mês em Portugal, e o piloto brasileiro da BMW vai à pista com novo patrocínio da Shell e o número 18 em seu carro

A primeira etapa do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, em 2015 está marcada para o dia 2 de maio, mas o trabalho de pilotos e equipes já está em andamento. No fim do mês, entre os dias 25 a 28 de março, BMW, Mercedes e Audi estarão no Autódromo do Estoril, em Portugal, para os testes coletivos da categoria, e pelo quarto ano consecutivo, Augusto Farfus será o único representante brasileiro do campeonato.

Nesta temporada, Augusto permanece na equipe Team RBM e levará em seu carro as cores vermelho e amarelo de seu novo patrocinador, a petrolífera Shell — que também é a nova Parceira Premium de Tecnologia da montadora bávara. Em 2015, todos as oito BMW M4 DTMs usarão lubrificantes Shell PurePlus Technology.


Outra novidade é que a partir deste ano, pela primeira vez na categoria, os pilotos puderam decidir com qual número irão correr, e, dessa forma, a escolha de Farfus lhe traz ótimas lembranças. Foi com o número 18, selecionado para estampar seu carro, que o piloto curitibano fez sua primeira corrida de kart, em 1992.

A temporada do DTM será disputada em um novo sistema de rodadas duplas, com 18 provas em nove etapas. O início do campeonato será em Hockenheim, no início de maio, e o encerramento acontece também no tradicional circuito alemão, em outubro.

Augusto Farfus:

"Estou bem animado para o começo de mais uma temporada no DTM e mal posso esperar pela primeira corrida, em maio. Mas até lá, vamos aproveitar os testes para nos prepararmos da melhor forma possível para o campeonato. Em termos de tempos, não é possível tirar muitas conclusões dos treinos coletivos, pois cada equipe trabalha em diferentes programas e condições, mas é sempre muito importante para continuarmos desenvolvendo nosso carro e trabalharmos em novos acertos."

Layout do carro:

"Fico muito feliz em representar as cores da Shell, que é uma parceira fantástica para a BMW Motorsport. Além disso, adorei o novo design no meu carro. Poder escolher o número também foi bem legal. Foi com o #18 que fiz minhas primeiras corridas de kart em 1992, então tenho ótimas memórias, e vou adorar continuar minha história nas pistas com esse número no DTM."

Eversports
Mariana Viegas / Fernando Silva

Fotos divulgação