sábado, 12 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Henrique Assunção vence em Curitiba

ALTA ROTAÇÃO: Henrique Assunção vence em Curitiba: Muita emoção e ultrapassagens na primeira corrida da rodada dupla da Spyder Race. Largada deste domingo (13) acontece às 13h55 Henrique...

Henrique Assunção vence em Curitiba

Muita emoção e ultrapassagens na primeira corrida da rodada dupla da Spyder Race. Largada deste domingo (13) acontece às 13h55

Henrique Assunção (P1) venceu a corrida de abertura da 7ª Etapa do Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2ª Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP, que acontecem no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, neste fim de semana. Carlos Ortolani (P1) ficou com a segunda colocação, seguido por Carlos de Souza (P2).


"Sempre existe a esperança de fazer uma boa corrida e tentar assumir a ponta na largada. Fomos surpreendidos pelo diretor de prova, que apagou o sinal vermelho rápido. Ainda estávamos com o motor em baixa potência, então até subir o giro para acelerar demorou um pouco. Com isso, perdi alguns milésimos e o Pistili sumiu. Foi uma corrida fantástica. Percebi que meus competidores, que estavam atrás, estavam mais lentos. Após a quebra do Pistili, fiz uma corrida tranquila para ganhar", explica Henrique, que largará na pole position na corrida deste domingo (13). "O objetivo é ganhar de ponta a ponta, não olhar pra trás e acelerar o máximo que der", complementa o piloto do carro #75.

Mesmo chegando na segunda colocação, Carlos Ortolani teve problemas com o carro. "Logo na largada tive problema no câmbio e, durante toda corrida, a segunda marcha escapava. Em todas as curvas de segunda tive que fazer em terceira, o que aumentou o meu tempo. Mas foi legal", ressalta o piloto do carro #77.


Na bandeirada, Carlos de Souza foi o terceiro mais rápido, mas na categoria P2, foi o vencedor. "O carro estava bom e a prova foi tranquila. Consegui uma vantagem para os demais competidores ainda nas primeiras voltas, e vim seguindo o pelotão dos pilotos da categoria P1. Queria testar o carro, já que foi a minha primeira prova aqui em Curitiba com esta carenagem, o objetivo era comparar com o desempenho do ano passado e o resultado foi muito bom", avalia Carlos, que está chegando a 206 Km/h ao final da reta.

Na categoria P3, dos estreantes, Carlos Silva, mais conhecido como Kadu, foi o vencedor. "Foi uma corrida muito disputada entre mim e o Ricardo Kastropil, como acontece em todas as etapas e no campeonato. Toda corrida é uma diversão, uma briga bonita nas pistas. Cada volta era uma emoção e cada curva uma briga. Você tem que estar constantemente estudando o adversário para saber onde e quando ultrapassar. Aproveitei uma falha dele em uma curva, consegui passá-lo e continuei administrando. Ele tem uma carenagem melhor que a minha, o carro dele é mais rápido no miolo, o meu é mais rápido na reta, então foi uma dificuldade para segurá-lo. Neste domingo será outra briga", afirma Kadu.


A largada da corrida deste domingo (13) será às 13h55. O acesso às arquibancadas é gratuito e no mesmo final de semana junto com a Spyder Race acontece o Campeonato Paranaense de Turismo 5000, Marcas, Turismo e Sprint Race.
O Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2º Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP tem patrocínio de Pirelli, Scorro, Corsa, RedCoil e SuaInternet.com. Realização da PW1 Eventos Esportivos e Supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo.

Resultado da primeira corrida
P1
1° Henrique Assunção José
2° Carlos Ortolani
3° L. Abbade/ R. Dal Pont
4° Sergio Pistili

P2
1° Carlos de Souza
2° William Daluisio

P3
1° Carlos Silva - Kadu
2° Ricardo Kastropil
3° Peter Junior

PROGRAMAÇÃO


DOMINGO - 13/10/2013
08:30 - 08:40 Tomada de Tempo - Sprint Race - 1ª Prova
08:50 - 09:00 Tomada de Tempo - Sprint Race - 2ª Prova
2ª Prova - Turismo 5000
09:25 Largada (20 minutos + 2 voltas)
2ª Prova - Marcas
10:15 Largada (30 minutos + 2 voltas)
1ª Prova - Sprint Race
11:05 Largada (23 minutos + 1 volta)
2ª Prova - Turismo
11:55 Largada (30 minutos + 2 voltas)
12:40 - 13:30 ALMOÇO / PÓDIO: TURISMO 5000/ MARCAS/ TURISMO
2ª Prova - Spyder Race
13:55 Largada (30 minutos)
2ª Prova - Sprint Race
14:40 Largada (23 minutos + 1 voltas)
15:10 - PÓDIO: SPYDER RACE / SPRINT RACE

Próximas etapas do Spyder Race:
22, 23 e 24 de novembro - Londrina (PR)
20, 21 e 22 de dezembro - Interlagos (SP)

Assessoria de Imprensa da Spyder Race:
SIG Comunicação
Texto: Helena Matta- Silvana Grezzana Santos

Fotos: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Guaporé recebe o Mercedes-Benz Grand Challenge nos...

ALTA ROTAÇÃO: Guaporé recebe o Mercedes-Benz Grand Challenge nos...: Cidade gaúcha será sede da sétima e penúltima etapa da temporada A reta final da disputa da terceira temporada da história do Mercede...

Guaporé recebe o Mercedes-Benz Grand Challenge nos dias 26 e 27 de outubro

Cidade gaúcha será sede da sétima e penúltima etapa da temporada


A reta final da disputa da terceira temporada da história do Mercedes-Benz Grand Challenge começará entre os dias 26 e 27 de outubro em Guaporé, Rio Grande do Sul. Localizada a cerca de 200km de Porto Alegre, a cidade receberá os carros da categoria pela primeira vez em um evento completo junto com a quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance. Com a confirmação da nova sede, os Mercedes C250 Turbo competirão pela segunda vez seguida com a torcida gaúcha que compareceu em peso durante a sexta etapa realizada no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, nos dias cinco e seis deste mês.


A briga do campeonato está entre o bicampeão Márcio Campos, da Sicredi Racing, com 96 pontos, e Neto de Nigris, da De Nigris Europamotors, com 91, principalmente. Rubens Tilkian, da Comark Racing, aparece em terceiro com 79, Edson Coelho Jr, da RSports, em quarto com 78 e Cesare Marrucci, W Racing, em quinto com 57. Com ainda 40 pontos em disputa até o final do ano, todos possuem chance de título.


Confira fotos dos pilotos, dos carros, classificação completa e outros detalhes sobre a terceira temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge no site www.portalgt.com.br, além das mídias sociais @Portal_GT e @mercedesbenzgc no twitter, @PortalGT, no Instagram, e www.facebook.com/portalgt. Confira a classificação completa do campeonato após seis etapas realizadas:

Classificação Mercedes-Benz Grand Challenge:
1º) Márcio Campos (RS), Sicredi Racing, 96
2º) Neto de Nigris (SP), De Nigris Europamotors, 91
3º) Rubens Tilkian (SP), Comark Racing, 79
4º) Edson Coelho Júnior (MG), RSports, 78
5º) Cesare Marrucci (SP), W Racing, 57
6º) Arnaldo Diniz Filho (SP), Comark Racing, 52
6º) Amorim Júnior (SP), Fiolux-RSports, 52
8º) Marcos Paioli (SP), Paioli Racing, 42
9º) Peter Gottschalk Jr. (SP), Paioli Racing, 39
9º) Léo de Nigris (SP), De Nigris Europamotors, 39
11º) Fernando Júnior (RS), WCR, 30
12º) Peter Michael Gottschalk (SP), Paioli Racing, 29
13º) Roberto Santos (SP), Della Via, 23
14º) Linneu Linardi (SP), SBC Trans, 22
14º) Betinho Sartório (ES), Della Via, 22
16º) Rafael Zapelini (SC), Rodoerre Racing, 20
17º) Beto Rossi (SP), RSports, 18
18º) Raphael Teixeira (GO), Rodoerre Racing, 14
19º) Humberto Santos (SP), RSports, 9
20º) Jorge Tamake Júnior (SP), RSports, 4


Dinho Leme Comunicação

Fotos: Fernanda Freixosa

ALTA ROTAÇÃO: Marquez garante pole position na Malásia

ALTA ROTAÇÃO: Marquez garante pole position na Malásia: Marc Marquez vai partir pela quarta vez consecutiva da pole position do MotoGP™ para o Shell Advance Grande Prémio da Malásia. Várias vezes...

Marquez garante pole position na Malásia

Marc Marquez vai partir pela quarta vez consecutiva da pole position do MotoGP™ para o Shell Advance Grande Prémio da Malásia. Várias vezes vencedor em Sepang, Valentino Rossi assegurou a segunda posição da grelha, à frente do britânico Cal Crutchlow, com os candidatos ao título Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa na segunda linha da grelha.


Depois da queda em Aragão, Pedrosa liderou as primeiras três sessões de treinos no Circuito Internacional de Sepang. Contudo, na qualificação o vencedor da corrida de 2012 não conseguiu melhor do que a quinta posição, a seis décimos de segundo do tempo do homem da pole, Marquez , que com 2m00,001s quebrou o recorde da pole de Casey Stoner com seis anos. Esta será a oitava pole de 2013 de Marquez, a quarta consecutiva e a quinta nas últimas seis corridas.


Numa repetição da primeira linha da grelha do Grande Prémio alemão, na segunda e terceira posição ficaram, respectivamente Valentino Rossi (Yamaha Factory Racing) e Crutchlow (Monster Yamaha Tech3). O nove vezes Campeão do Mundo, Rossi, chegou a estar provisoriamente na pole position, enquanto para Crutchlow esta será a primeira vez que vai partir da linha da frente desde a sua corrida caseira, em Silverstone,  no mês passado. 

Lorenzo (Yamaha Factory Racing), que conquistou o seu primeiro título do MotoGP™ em Sepang, em 2010, partirá do quatro posto, falhando a pole por meio segundo. Atrás do Campeão do Mundo, o companheiro de equipa de Marquez, Pedrosa (Repsol Honda Team), falha a primeira linha da grelha apesar do forte ritmo que imprimiu nas sessões de treino. Os candidatos ao título terão ao seu lado na segunda linha da grelha Alvaro Bautista. O piloto da GO&FUN Honda Gresini poderá subir um lugar na classificação geral - para sexto - se terminar pelo menos em quinto lugar, pois o homem da LCR Honda MotoGP Stefan Bradl ter ficado de fora da acção devido à fractura do tornozelo direito numa queda na última sessão de treinos.

Na terceira linha da grelha estará o piloto da Tech3 Bradley Smith, que igualou a sua melhor posição de qualificação no MotoGP™ com o sétimo posto, à frente de Aleix Espargaro (Power Electronics Aspar), o melhor das CRT. Andrea Iannone completa o Top 10 pela Energy T.I. Pramac Racing, à frente do homem da Ducati Team Nicky Hayden.

Bradl chegou a qualificar-se na 12ª posição, mas vai ter de ser operado. Assim, o piloto da NGM Mobile Forward Racing Colin Edwards subirá para a quarta linha da grelha, que ficará completa com Damian Cudlin que voltará a correr este fim-de-semana com uma mota PMB ao contrário do inicialmente previsto.

A corrida de domingo tem início marcado para as 16:00 locais (GMT +8), estando prevista chuva. Marquez lidera a classificação do Campeonato, com mais 39 pontos que Lorenzo. Pedrosa é terceiro na classificação, a uma distância de 59 pontos do líder, o que significa que poderá ficar matematicamente de fora da luta pelo título se Marquez vencer e Pedrosa falhar os pontos no domingo, na 15ª ronda da temporada.


Grid

1          93        Marc MARQUEZ       SPA    Repsol Honda Team  Honda 327.5   2'00.011         
2          46        Valentino ROSSI        ITA      Yamaha Factory Racing       Yamaha          323.2   2'00.336          0.325 / 0.325
3          35        Cal CRUTCHLOW    GBR    Monster Yamaha Tech 3       Yamaha          320.9   2'00.359          0.348 / 0.023
4          99        Jorge LORENZO       SPA    Yamaha Factory Racing       Yamaha          322.2   2'00.578          0.567 / 0.219
5          26        Dani PEDROSA        SPA    Repsol Honda Team  Honda 324.2   2'00.692          0.681 / 0.114
6          19        Alvaro BAUTISTA      SPA    GO&FUN Honda Gresini       Honda 323.7   2'00.974          0.963 / 0.282
7          38        Bradley SMITH          GBR    Monster Yamaha Tech 3       Yamaha          319.2   2'01.306          1.295 / 0.332
8          4          Andrea DOVIZIOSO  ITA      Ducati Team   Ducati 318.9   2'01.635          1.624 / 0.329
9          41        Aleix ESPARGARO  SPA    Power Electronics Aspar       ART    273.1   2'02.151          2.140 / 0.516
10        29        Andrea IANNONE     ITA      Energy T.I. Pramac Racing   Ducati 317.6   2'02.536          2.525 / 0.38

Fonte: MotoGP  


ALTA ROTAÇÃO: Pilotos de F1 homenagearão De Villota em Suzuka

ALTA ROTAÇÃO: Pilotos de F1 homenagearão De Villota em Suzuka: Os pilotos de Fórmula 1 farão um minuto de silêncio no Grande Prêmio do Japão no domingo e dedicarão o pódio à recém-falecida piloto de tes...

Pilotos de F1 homenagearão De Villota em Suzuka

Os pilotos de Fórmula 1 farão um minuto de silêncio no Grande Prêmio do Japão no domingo e dedicarão o pódio à recém-falecida piloto de testes Maria De Villota, segundo informação divulgada por eles neste sábado.

Um comunicado da Associação de Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA, na sigla em inglês), que representa a maioria, mas não todos que estão no grid de largada, disse que o ato será celebrado antes do desfile de pilotos.

De Villota, que perdeu o olho direito e fraturou o crânio em um acidente horrível em um teste aerodinâmico na Inglaterra em julho de 2012, foi encontrada morta na sexta-feira em um hotel da capital andaluza, Sevilha.

Sua irmã disse que a família foi informada de que a piloto de 33 anos, cujo pai, Emilio, foi piloto de F1, morreu enquanto dormia como resultado das lesões neurológicas que sofreu no acidente.

A GPDA disse que todos seus membros lamentaram a notícia e manifestaram suas condolências à família.

"Sua atitude positiva, sua maturidade e seu compromisso extremo nunca serão esquecidos, e é algo que temos que aprender", disse o comunicado. "Todos recordaremos María e sentiremos sua falta".

Os torcedores japoneses exibiram um cartaz com as cores da bandeira espanhola na entrada do circuito de Suzuka com a mensagem "María De Villota. Descanse em paz".

(Por Alan Baldwin)
Fonte Reuters
Foto Google



ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Fogaça confirma expectativa e larga na te...

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Fogaça confirma expectativa e larga na te...: Piloto da 72 Sports faz a melhor volta do fim de semana, coloca o Ford Cargo entre os oito melhores do treino de classificação e vê chances...

F-Truck: Fogaça confirma expectativa e larga na terceira fila em Guaporé

Piloto da 72 Sports faz a melhor volta do fim de semana, coloca o Ford Cargo entre os oito melhores do treino de classificação e vê chances de pódio na oitava etapa do campeonato, marcada para este domingo

A expectativa de um bom desempenho dos caminhões Ford Cargo da 72 Sports em Guaporé se confirma a cada sessão de treinos da Fórmula Truck na cidade gaúcha, que recebe a oitava etapa do campeonato neste fim de semana. Depois de um duplo Top-5 nos treinos livres de sexta-feira, a equipe comandada por Djalma Fogaça voltou a mostrar seu potencial neste sábado.

No primeiro treino livre do dia, Fogaça registrou a melhor marca do fim de semana até aqui em Guaporé, quando completou uma volta em 1m25s191. Na sessão que definiu a ordem de largada, o piloto de Sorocaba colocou o único Ford na lista de oito mais velozes que disputam a pole position, e ficou com a sexta posição no grid para a corrida deste domingo.


O grande desafio dos pilotos nesta tarde de sábado em Guaporé foi a chuva que caiu momentos antes do treino classificatório - disputado com piso seco - e voltou a dar às caras no Top Qualifying, prejudicando as condições de aderência e levando a direção de prova a adotar o uso de pneus para pista molhado nos oito caminhões que disputaram a pole position. Assim, quem ficou com o melhor tempo foi Paulo Salustiano, que terá o campeão sul-americano, Beto Monteiro, ao seu lado na primeira fila.

"A chuva atrapalhou um pouco no Top Qualifying, porque não tínhamos muita aderênca. E também tive um problema com a quinta marcha que escapou durante a minha volta rápida. Aliás, nosso câmbio é o que mais preocupa agora. Vamos ver como ele se comporta na corrida. Se tudo correr bem, temos boas chances de sair de Guaporé com um pódio", comentou Djalma Fogaça.

Companheiro de Fogaça na 72 Sports, o mato-grossense Raijan Mascarello também mostrou potencial nos treinos livres, mas sofreu com um problema em seu caminhão durante o classificatório e, por isso, ficou apenas com a 21ª posição do grid.

"Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu, mas meu motor não rendeu na reta. É uma pena, porque eu tinha um dos melhores trechos da pista naquele momento. Agora é partir para uma corrida de recuperação e brigar por mais pontos no campeonato", disse o piloto, que no último treino livre deste sábado, realizado sob chuva, ficou com a quarta marca e um tempo que lhe daria a sexta posição do grid.


A etapa de Guaporé da Fórmula Truck será disputada neste domingo a partir das 13h, e terá transmissão ao vivo pela TV Band. Confira como será o grid de largada:

1) 55 - Paulo Salustiano (M, SP), 1:38.270, média de 112.83 Km/h
2) 88 - Beto Monteiro (I, PE), 1:38.321
3) 4 - Felipe Giaffone (W, SP), 1:38.531
4) 83 - Regis Boessio (M, RS), 1:38.565
5) 73 - Leandro Totti (W, PR), 1:38.597
6) 72 - Djalma Fogaça (F, SP), 1:38.937
7) 77 - André Marques (W, SP), 1:39.725
8) 14 - João Maistro (V, PR), 1:40.162
9) 0 - Alberto Cattucci (V, SP), 1:27.161
10) 51 - Leandro Reis (S, GO), 1:27.220
11) 21 - Alex Caffi (I, IT), 1:27.243
12) 2 - Valmir Benavides (I, SP), 1:27.275
13) 8 - Adalberto Jardim (W, SP), 1:27.278
14) 3 - Geraldo Piquet (M, DF), 1:27.306
15) 30 - Rogerio Castro (V, GO), 1:27.347
16) 6 - Wellington Cirino (M, PR), 1:27.367
17) 80 - Diogo Pachenki (M, PR), 1:28.181
18) 11 - Jansen Bueno (V, PR), 1:28.383
19) 99 - Luiz Lopes (I, SP), 1:28.956
20) 7 - Debora Rodrigues (W, SP), 1:29.071
21) 71 - Raijan Mascarello (F, MT), 1:29.706
22) 10 - Ronaldo Kastropil (S, SP), 1:30.837
23) 44 - Edu Piano (F, SP), 1:31.562


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Orlei Silva / Rodrigo Ruiz

ALTA ROTAÇÃO: Truck: MAN Latin America terá Giaffone, Totti e Ma...

ALTA ROTAÇÃO: Truck: MAN Latin America terá Giaffone, Totti e Ma...: Felipe Giaffone abrirá a segunda fila após registrar o terceiro melhor tempo; Leandro Totti parte na quinta colocação e André Marques, na s...

Truck: MAN Latin America terá Giaffone, Totti e Marques nas quatro primeiras filas em Guaporé

Felipe Giaffone abrirá a segunda fila após registrar o terceiro melhor tempo; Leandro Totti parte na quinta colocação e André Marques, na sétima, comprovando evolução da equipe MAN Latin America


A equipe MAN Latin America terá três caminhões nas quatro primeiras filas do grid de largada da oitava etapa da Fórmula Truck, que será disputada amanhã, em Guaporé (RS). Felipe Giaffone abre a segunda fila, em terceiro, com Leandro Totti na terceira fila, em quinto, e André Marques na quarta, em sétimo.


"Esta é a primeira vez que andamos em Guaporé com os caminhões Volkswagen Constellation de motor MAN 12 litros e também com o novo MAN TGX. Por isso, o resultado de hoje, com três caminhões entre os sete primeiros, comprova nossa rápida evolução, fruto do trabalho constante de melhora no caminhão em conjunto com a engenharia da MAN Latin America", destaca Renato Martins, chefe de equipe.

Giaffone acredita que tem boas chances de lutar pela vitória amanhã. "Foi um treino bem exigente, com pista seca na primeira parte e piso molhado no Top Qualifying. Largando na segunda fila, tenho condições de brigar pela ponta desde as primeiras voltas. Como não estou lutando pelo título neste ano, não preciso ser tão conversador nesta corrida e vou para cima em busca da vitória", diz Giaffone, que pilota o caminhão MAN TGX.

Por outro lado, Leandro Totti é o vice-líder da tabela e pode sair de Guaporé na ponta do campeonato. Mesmo assim, o piloto do caminhão Volkswagen Constellation de número 73 também quer fazer uma corrida ousada. "Depois desta etapa, restarão apenas duas provas, então preciso marcar muitos pontos aqui. Nosso caminhão esteve bem hoje no seco e com pista molhada, temos condições de brigar pela vitória em qualquer cenário", diz Totti.


Esta também é a opinião de André Marques. "Esta quarta fila no grid foi um bom resultado. Poderia ser um pouco melhor, mas mesmo assim estamos fortes nesta etapa", diz Marques.


Adalberto Jardim sairá na 13a colocação. "Perdi ontem o dia inteiro de treinos e hoje, mesmo com pouco tempo para fazer ajustes, consegui uma volta que por apenas 0s1 me deixou de fora do Top Qualifying. Amanhã temos condições de lutar pelo pódio", diz Jardim. Débora Rodrigues sairá na 20a colocação.

A oitava etapa da Truck será disputada amanhã, às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Grid - Fórmula Truck

Top Qualifying - Fórmula Truck

1º) 55 - Paulo Salustiano (M, SP), 1:38.270
2º) 88 - Beto Monteiro (I, PE), 1:38.321
3º) 4 - Felipe Giaffone (W, SP), 1:38.531
4º) 83 - Regis Boessio (M, RS), 1:38.565
5º) 73 - Leandro Totti (W, PR), 1:38.597
6º) 72 - Djalma Fogaça (F, SP), 1:38.937
7º) 77 - André Marques (W, SP), 1:39.725
8º) 14 - João Maistro (V, PR), 1:40.162

9º) 0 - Alberto Cattucci (V, SP), 1:27.161
10º) 51 - Leandro Reis (S, GO), 1:27.220
11º) 21 - Alex Caffi (I, IT), 1:27.243
12º) 2 - Valmir Benavides (I, SP), 1:27.275
13º) 8 - Adalberto Jardim (W, SP), 1:27.278
14º) 3 - Geraldo Piquet (M, DF), 1:27.306
15º) 30 - Rogerio Castro (V, GO), 1:27.347
16º) 6 - Wellington Cirino (M, PR), 1:27.367
17º) 80 - Diogo Pachenki (M, PR), 1:28.181
18º) 11 - Jansen Bueno (V, PR), 1:28.383
19º) 99 - Luiz Lopes (I, SP), 1:28.956
20º) 7 - Debora Rodrigues (W, SP), 1:29.071
21º) 71 - Raijan Mascarello (F, MT), 1:29.706
22º) 10 - Ronaldo Kastropil (S, SP), 1:30.837
23º) 44 - Edu Piano (F, SP), 1:31.562

Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos; Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: Salustiano e Monteiro voltam a formar primeira fil...

ALTA ROTAÇÃO: Salustiano e Monteiro voltam a formar primeira fil...: Piloto paulista da ABF Racing Team conquista pole em Guaporé com vantagem de cinco centésimos de segundo sobre o líder do campeonato Pa...

Salustiano e Monteiro voltam a formar primeira fila do grid na F-Truck

Piloto paulista da ABF Racing Team conquista pole em Guaporé com vantagem de cinco centésimos de segundo sobre o líder do campeonato

Paulo Salustiano obteve neste sábado (12) sua segunda pole-position na temporada 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O paulista da ABF Racing Team foi mais rápido nas duas fases do treino classificatório que definiu no Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), as posições de largada para o GP Aurélio Batista Félix, oitava e antepenúltima etapa. A corrida será disputada no início da tarde deste domingo (13).



A primeira fase do treino classificatório, em que os pilotos vão um a um à pista, transcorreu com pista seca. A chuva fina chegou ao autódromo logo após as sequências de voltas lançadas dos 24 pilotos participantes. Diante disso, a direção de prova determinou condição de chuva para o Top Qualifying, dando às equipes dos oito classificados prazo de 20 minutos para a troca dos pneus dos caminhões – o uso de pneus para pista molhada é obrigatório.

Salustiano, mais rápido no treino classificatório com tempo de volta de 1min25s961 no asfalto seco, conquistou a pole-position cobrindo o traçado de 3.080 metros em 1min38s270 na pista molhada. Ele foi apenas 51 milésimos de segundo mais veloz que o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, líder da temporada, que larga em segundo. Eles repetem a primeira fila do grid da etapa anterior, disputada em setembro na pista argentina de Córdoba.

“Acho que o segredo para essa pole foi ser um dos primeiros a sair para a pista no Top Qualifying. O (Djalma) Fogaça estava logo à minha frente na fila, eu passei por ele e tratei de buscar a volta rápida logo de cara”, falou o pole-position. “Desde o começo a pista estava muito molhada, muito escorregadia, a tensão era grande. Eu preferia que não fosse com chuva, mas o caminhão está muito rápido. É a chance de a gente reagir na luta pelo título”, acrescentou.

Monteiro confessou-se surpreso com a primeira fila do grid. “Não achei, honestamente, que nosso caminhão fosse render tão bem no molhado, ficou até melhor que no seco. É importante largar na frente aqui, o equipamento está bem competitivo e uma vitória é sempre bem-vinda, mas vou pensar mesmo é em administrar a vantagem no campeonato”, falou o pernambucano, que está 14 pontos à frente do vice-líder paranaense Leandro Totti, quinto no grid.

Vindo de uma vitória em Cascavel e uma segunda posição em Córdoba, Felipe Giaffone vai largar em terceiro com o MAN número 4 da RM/MAN Latin America. “Esse foi um treino bastante exigente, uma parte no seco e outra no molhado. Largando da segunda fila eu tenho condição de brigar pelo primeiro lugar desde o começo da corrida”, comentou. “Não estou na disputa pelo título, então não tenho motivo para ser conservador. Vou para cima”, falou.

Único representante gaúcho na categoria, Régis Boessio, que foi pole-position em Guaporé no ano passado, vai alinhar o Mercedes-Benz da ABF Desenvolvimento Team em quarto. “Um quarto lugar muito bom, por sinal. O meu caminhão está competitivo, acho que posso ganhar essa corrida. Estou com um caminhão ganhador nas mãos”, falou o piloto, que está em sexto na classificação do campeonato. Em 2012, ele foi ao pódio em segundo lugar.

Totti, titular do Volkswagen número 73 da RM/MAN Latin America, sabe que terá de adotar uma estratégia oposta à de Monteiro. “Estou largando ali do bolo e preciso ganhar a corrida para manter o plano do bicampeonato. Não tem outra opção, vou para cima desde o começo”, comentou o paranaense, quinto no grid. “Para nós, treino e corrida na pista seca seria muito melhor, ainda não temos um acerto tão bom para chuva, mas é a situação que temos”.

O GP Aurélio Batista Félix, neste domingo, terá transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes, a partir das 13h. O grid definido pelos tempos de volta das tomadas de tempo classificatórias em Guaporé foi o seguinte:

Top Qualifying
1º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min38s270
2º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min38s321
3º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min38s531
4º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min38s565
5º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min38s597
6º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min38s937
7º) André Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min39s725
8º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min40s162
Treino classificatório
9º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min27s161
10º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min27s220
11º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 1min27s243
12º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min27s275
13º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min27s278
14º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 1min27s306
15º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 1min27s347
16º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 1min27s367
17º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min28s181
18º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min28s383
19º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 1min28s956
20º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min29s071
21º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min29s706
22º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min30s837
23º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 1min31s562
24º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, sem tempo
Média do 1º: 112,831 km/h

CLASSIFICAÇÃO
Após sete etapas, a classificação do campeonato é: 1º) Monteiro, 104 pontos; 2º) Totti, 90; 3º) Piquet, 84; 4º) Salustiano, 78; 5º) Cirino, 75; 6º) Boessio, 71; 7º) Giaffone, 62; 8º) L. Reis, 59; 9º) Benavides, 58; 10º) Andrade, 46; 11º) Pachenki, 40; 12º) Marques, 37; 13º) Fogaça, 32; 14º) Maistro, 30; 15º) Jardim, 28; 16º) Cattucci, 24; 17º) Castro, 22; 18º) Caffi, 21; 19º) Bueno, 18; 20º) Rodrigues e Kastropil, 17; 22º) Muffato, 15; 23º) J. Reis, 13; 24º) Piano, 12; 25º) Lopes, 10; 26º) Mascarello, 3.


Fonte / Fotos: Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: F-3 Europeia: Pipo Derani estreia em Vallelunga en...

ALTA ROTAÇÃO: F-3 Europeia: Pipo Derani estreia em Vallelunga en...: Único brasileiro no grid da categoria, Derani fechou o sábado com um 6º lugar, mas pontuou entre os cinco melhores. Amanhã, o piloto larga ...

F-3 Europeia: Pipo Derani estreia em Vallelunga entre os top-5

Único brasileiro no grid da categoria, Derani fechou o sábado com um 6º lugar, mas pontuou entre os cinco melhores. Amanhã, o piloto larga da primeira fila para a corrida 3

O brasileiro Pipo Derani está comemorando o seu aniversário de 20 anos fazendo o que mais gosta: pilotando e competindo. Neste sábado (12), na primeira corrida do fim de semana, válida pela 9ª etapa da FIA F3 Europeia, o piloto largou da sétima posição no grid do circuito italiano de Vallelunga e terminou na sexta posição. Sem contar com o jogo de pneus novos, Pipo precisou segurar a pressão imposta pelo austríaco Lucas Auer e garantir mais pontos no campeonato. O aniversariante do dia pontuou como quinto colocado, já que o russo Daniil Kvyat que terminou em quarto lugar, é piloto convidado, e não soma pontos na competição. A vitória ficou com o italiano e líder da temporada Raffaele Marciello.

Foi a primeira vez que Pipo pilotou no circuito italiano com 4.085m de extensão. Para amanhã, o brasileiro larga do segundo lugar na última corrida e guardou seus pneus novos para a ocasião. Na corrida 2, Pipo parte do sexto lugar. "Hoje larguei com o meu pior jogo de pneus e isso acabou dificultando a corrida. Tive que lidar com a pressão do (Lucas) Auer o tempo inteiro. Mesmo assim, acho que foi um bom resultado. Deixei os melhores jogos de pneus para amanhã, que largo em sexto na corrida 2 e segundo na corrida 3, e espero que seja ainda melhor", disse Derani, confiante para as corridas que encerram a 9ª etapa de rodada tripla na Itália.

Neste domingo, as atividades na pista de Vallelunga começam às 5h50 (horário de Brasília) com a disputa da corrida 2. Pipo parte da terceira fila, depois de fazer o tempo de 1min29s927. O pole é o britânico Alex Linn, que cravou 1min29s794. Para a corrida 3, o piloto do carro #12 da Fortec Motorsports larga ao lado do líder Rafaelle Marciello, que é o pole da última disputa do fim de semana. O brasileiro fez o tempo de 1min29s465, 0s136 atrás do pole.

Resultado da corrida 1 (5 primeiros):
1 Raffaele Marciello / ITA, Prema Powerteam, 36min08s051 - 24 voltas
2 Alexander Sims / GBR, ThreeBond with T-Sport, a 1s053
3 Alex Lynn / GBR, Prema Powerteam, a 2s195
4 Daniil Kvyat / RUS, Carlin, a 7s437
5 Eddie Cheever / ITA, Prema Powerteam, a 14s104
6 Luis Felipe Derani / BRA, Fortec Motorsports, a 18s105

Grid da corrida 2 (5 primeiros):
1 Alex Lynn / GBR, Prema Powerteam, 1min29s794
2 Raffaele Marciello / ITA, Prema Powerteam, a 0s007
3 Daniil Kvyat / RUS, Carlin, a 0s025
4 Alexander Sims / GBR, ThreeBond with T-Sport, a 0s055
5 Eddie Cheever / ITA, Prema Powerteam, a 0s133
6 Luis Felipe Derani / BRA, Fortec Motorsports, a 0s133

Grid da corrida 3 (5 primeiros):
1 Raffaele Marciello / ITA, Prema Powerteam, 1min29s329
2 Luis Felipe Derani / BRA, Fortec Motorsports, a 0s136
3 Félix Serralés / USA, Fortec Motorsports, a 0s139
4 Alexander Sims / GBR, ThreeBond with T-Sport, a 0s149
5 Alex Lynn / GBR, Prema Powerteam, a 0s159

Classificação do campeonato após 9 etapas (25 corridas) - 5 primeiros:
1º) Raffaele Marciello, 409,5 pontos
2º) Felix Rosenqvist, 377
3º) Alex Lynn, 268,5
4º) Lucas Auer, 235
5º) Harry Tincknell, 191
8º) Luis Felipe Derani, 109

Confira as próximas provas da FIA F-3 Europeia em 2013:
19 e 20 de outubro - Hockenheim (ALE)


Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro
Foto: FIA

ALTA ROTAÇÃO: Pistili é pole em Curitiba

ALTA ROTAÇÃO: Pistili é pole em Curitiba: Grid de largada da Syder Race está definido. Corrida acontece neste sábado (12) às 16h35 A manhã do dia das crianças começou com o trei...

Pistili é pole em Curitiba

Grid de largada da Syder Race está definido. Corrida acontece neste sábado (12) às 16h35

A manhã do dia das crianças começou com o treino classificatório da 7ª Etapa do Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2ª Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP, que acontecem no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, neste fim de semana. Com o tempo de 1min24s189, Sergio Wilson Pistili (P1) cravou a pole e largará na frente na corrida de abertura, que será realizada na tarde deste sábado (12). Henrique Assunção José (P1) fez o tempo de 1min24s812 e largará em segundo, seguido por Cesar Bonilha, que fez 1min27s068.


"Toda pole é muito boa e sempre bem-vinda. O carro estava bom, ontem também fiz o melhor tempo nos dois treinos e largar na frente é uma consequência de tudo. Dei uma escapada na última volta, vamos ver se não danificou nada do carro para a corrida deste domingo. Os pneus estragaram, terei que largar com pneus velhos na corrida de amanhã. É a terceira vez que ando em Curitiba. Gosto daqui. É uma pista que parece fácil, mas é traiçoeira, as áreas de escape são muito perto da pista, se você errar não volta", avalia o piloto do carro #151.

Henrique Assunção, do carro # 75, cometeu um erro no segundo treino desta sexta-feira e acabou escapando no final da reta. "Isso prejudicou a carenagem e suspensão do carro. A equipe trabalhou até tarde e conseguiu colocar o carro no lugar. Mas fico preocupado com a situação do carro após uma quebra como esta. Mas hoje o carro estava bem, mas estava com algum problema na parte traseira que me impedia de fazer a curva da vitória, que é a parte mais importante deste circuito. Isso impossibilitou que diminuísse mais o tempo. Mas a expectativa para a corrida de hoje é largar bem, me manter na pista e não tocar em ninguém para fazer uma prova bonita", explica o piloto.


Cesar Bonilha, mais conhecido como Cesinha, é chefe de equipe da Cesinha Competições e explica que foi para a pista no lugar de Marcelo Campagnolo que não pode comparecer. "A expectativa é boa, o carro está bem. Trouxe três carros para a etapa, mas como o Marcelo não pode participa peguei o carro e fui direto para o classificatório. Farei o melhor para representar bem o piloto e a equipe", explica Cesinha, que correrá com o carro #5, que está chegando a 215 Km/h no fim da reta.

Na categoria P2, o melhor classificado no grid foi o piloto Carlos de Souza, com o tempo de 1min28s663. Já na P3, dos estreantes, o paulista Ricardo Kastropil foi o mais rápido, com 1min29s907.

É a primeira vez que Ricardo corre em Curitiba de carro. O piloto já havia competido no circuito, anteriormente, de moto. "A equipe está me entregando um carro muito competitivo, já acertaram todo o setup do carro e isso me ajudou demais para desenvolver o carro na classificação e chegar na pole da minha categoria. No primeiro treino estava com marcha errada, freada errada. Mas agora já peguei o jeito da tocada e estou mais confiante para as corridas", esclarece Ricardo.

A primeira corrida do final de semana acontece neste sábado às 16h35 e a segunda no domingo (13), às 13h55. O acesso às arquibancadas é gratuito e no mesmo final de semana junto com a Spyder Race acontece o Campeonato Paranaense de Turismo 5000, Marcas, Turismo e Sprint Race.

O Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2º Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP tem patrocínio de Pirelli, Scorro, Corsa, RedCoil e SuaInternet.com. Realização da PW1 Eventos Esportivos e Supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo.

Resultado classificatório

P1
Sergio Pistili - 1min24s189
Henrique Assunção José - 1min24s812
Cesar Bonilha - 1min27s068

P2
Carlos de Souza - 1min28s663
William Daluisio - 1min35s421
Petter Januário - 1min37s872

P3
Ricardo Kastropil - 1min29s907
Carlos Silva - 1min30s335
Peter Junior - 1min31s664

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO - 12/10/2013

1ª Prova - Spyder Race
16:35 Largada (30 minutos)
17:10 - PÓDIO: TURISMO/ MARCAS/ TURISMO 5000/ SPYDER RACE

DOMINGO - 13/10/2013

08:30 - 08:40 Tomada de Tempo - Sprint Race - 1ª Prova
08:50 - 09:00 Tomada de Tempo - Sprint Race - 2ª Prova
2ª Prova - Turismo 5000
09:25 Largada (20 minutos + 2 voltas)
2ª Prova - Marcas
10:15 Largada (30 minutos + 2 voltas)
1ª Prova - Sprint Race
11:05 Largada (23 minutos + 1 volta)
2ª Prova - Turismo
11:55 Largada (30 minutos + 2 voltas)
12:40 - 13:30 ALMOÇO / PÓDIO: TURISMO 5000/ MARCAS/ TURISMO
2ª Prova - Spyder Race
13:55 Largada (30 minutos)
2ª Prova - Sprint Race
14:40 Largada (23 minutos + 1 voltas)
15:10 - PÓDIO: SPYDER RACE / SPRINT RACE

Próximas etapas do Spyder Race:

11, 12 e 13 de outubro - Curitiba (PR)
22, 23 e 24 de novembro - Londrina (PR)
20, 21 e 22 de dezembro - Interlagos (SP)



Assessoria de Imprensa da Spyder Race:
SIG Comunicação
Texto: Helena Matta- Silvana Grezzana Santos

Fotos: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Marc Márquez imparável na qualificação de Sepang

ALTA ROTAÇÃO: Marc Márquez imparável na qualificação de Sepang: Oitava pole do ano para o lider do MotoGP, Marc Márquez. Oitava pole do ano para o lider do MotoGP, Marc Márquez, que bateu os melhores...

Marc Márquez imparável na qualificação de Sepang

Oitava pole do ano para o lider do MotoGP, Marc Márquez.

Oitava pole do ano para o lider do MotoGP, Marc Márquez, que bateu os melhores pilotos da Yamaha, Valentino Rossi e Cal Crutchlow, por mais de 0,3s na derradeira sessão de qualificação em Sepang. Márquez divide a primeira linha da corrida de amanhã com Rossi e Crutchlow, enquanto Jorge Lorenzo foi quarto a 0,567s e Dani Pedrosa apenas quinto, revelando estar a correr com dores devido às quedas recentes. A instabilidade climatica voltou a marcar a qualificação em Sepang e poderá voltar a ser importante na corrida de amanhã.

GP da Malásia - MotoGP

Q2:
1. Marc Márquez ESP Repsol Honda Team (RC213V) 2m 0.011s (na volta 7/7)
2. Valentino Rossi ITA Yamaha Factory Racing (YZR-M1) 2m 0.336s (7/7)
3. Cal Crutchlow GBR Monster Yamaha Tech 3 (YZR-M1) 2m 0.359s (7/7)
4. Jorge Lorenzo ESP Yamaha Factory Racing (YZR-M1) 2m 0.578s (5/5)
5. Dani Pedrosa ESP Repsol Honda Team (RC213V) 2m 0.692s (7/7)
6. Alvaro Bautista ESP Go&Fun Honda Gresini (RC213V) 2m 0.974s (7/7)
7. Bradley Smith GBR Monster Yamaha Tech 3 (YZR-M1) 2m 1.306s (7/7)
8. Andrea Dovizioso ITA Ducati Team (GP13) 2m 1.635s (6/6)
9. Aleix Espargaró ESP Power Electronics Aspar (ART CRT) 2m 2.151s (2/3)
10. Andrea Iannone ITA Energy T.I. Pramac Racing (GP13) 2m 2.536s (7/7)
11. Nicky Hayden USA Ducati Team (GP13) 2m 2.900s (6/7)
12. Stefan Bradl GER LCR Honda MotoGP (RC213V) No Time

Q1:
13. Colin Edwards USA NGM Forward Racing (FTR-Kawasaki CRT)* 2m 2.858s (2/6)
14. Claudio Corti ITA NGM Forward Racing (FTR-Kawasaki CRT)* 2m 3.175s (2/6)
15. Hector Barbera ESP Avintia Blusens (FTR-Kawasaki CRT)* 2m 3.212s (6/7)
16. Hiroshi Aoyama JPN Avintia Blusens (FTR-Kawasaki CRT)* 2m 3.418s (4/7)
17. Yonny Hernandez COL Ignite Pramac Racing (GP13) 2m 3.651s (6/7)
18. Randy De Puniet FRA Power Electronics Aspar (ART CRT) 2m 3.805s (4/7)
19. Michael Laverty GBR Paul Bird Motorsport (ART CRT) 2m 4.198s (3/7)
20. Danilo Petrucci ITA Came IodaRacing Project (Suter-BMW CRT)* 2m 4.310s (3/7)
21. Luca Scassa ITA Cardion AB Motoracing (ART CRT) 2m 5.199s (6/7)
22. Bryan Staring AUS Go&Fun Honda Gresini (FTR-Honda CRT) 2m 6.038s (3/6)
23. Lukas Pesek CZE Came IodaRacing Project (Suter-BMW CRT)* 2m 6.203s (2/6)
24. Damian Cudlin AUS Paul Bird Motorsport (PBM-ART CRT)* 2m 6.273s (4/6)