domingo, 23 de junho de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Edson Jr. leva Rsports Racing ao 1º lugar do pódio...

ALTA ROTAÇÃO: Edson Jr. leva Rsports Racing ao 1º lugar do pódio...: A terceira etapa da edição 2013 está prevista para o dia 28 de julho no Autódromo de Tarumã (RS)   Curitiba, PR, 23 de junho de 20...

Edson Jr. leva Rsports Racing ao 1º lugar do pódio na 2ª etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge


A terceira etapa da edição 2013 está prevista para o dia 28 de julho no Autódromo de Tarumã (RS)

 

Curitiba, PR, 23 de junho de 2013 - Saldo positivo para a equipe Gusttavo Lima Racing/Rsports Racing de São Caetano do Sul (SP), comandado por Leandro Romera, na segunda etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge que aconteceu neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná. A equipe comemorou o primeiro lugar no pódio com o piloto mais jovem da categoria, Edson Coelho Jr, numeral 99. Além do piloto mineiro a equipe esteve no grid com Fernando Amorim Jr #88, Raphael Teixeira/Beto Santos #37 e Beto Rossi #13.

 

Para Edson Jr. foram novas emoções, primeira pole position e a primeira vitória na Mercedes-Benz Grand Challenge. "É uma emoção muito grande, numa categoria que tem outros tantos pilotos competentes e de experiência, sair vitorioso", contou emocionado. Com o resultado, ele assume a segunda colocação do campeonato, com 30 pontos. "Esse primeiro lugar também ajuda a me recuperar na classificação, já que tive problemas por conta de uma punição na prova do Anhembi e terminei em sexto. Com essa vitória eu entro na briga do campeonato, que é o nosso objetivo principal", declarou o mineiro da Durallite, Nestlé, EMC Sistemas, Neide Buffet e AvantGarde Motors.

 

Corrida de superação - O Fernando Amorim Jr., carro 88, largou da sétima posição e finalizou a segunda etapa na sexta colocação, após uma belíssima disputa. "A corrida não começou bem pra mim, na terceira volta levei um toque e fui penalizado indevidamente, já conferimos com a direção de prova. Não desisti em nenhum momento, pois tinha um carro competitivo e fiz uma prova de recuperação. Para a próxima etapa faremos um treino extra na pista de Tarumã, pois não conheço a pista", contou o piloto de Valinhos, interior paulista, que conta com o patrocínio da Fiolux, Serwal e All Tape - Fitas Adesivas.

 

Beto Rossi competiu pela primeira vez pela Gusttavo Lima Racing/Rsports Racing. "Tivemos pouco tempo para acertar o carro e na corrida fiz três paradas no box, o que prejudicou um bom ritmo de prova. Mas, consegui terminar e marcar pontos", destacou Beto Rossi da Metal Tampos Ltda, Blindarte, Neobus, Pancrom _Indústria Gráfica, Jaia, LDS - Executive, Grupo JNE Info Store, SCO Tebas, CRM Medic, Besser Caminhões, Evora Corretora e Divena Mercedes.

 

Estreante

A etapa marcou a estreia do piloto goiano de 25 anos, Raphaek Teixeira, equipe Gusttavo Lima Racing/Rsports Racing, na categoria pelo bólido #37, largou em 13º e fechou na oitava colocação, marcando os primeiros pontos na tabela do campeonato. "Para mim hoje foi excelente, diferente de ontem, estava um pouco decepcionado com a minha posição no grid, mas foi compensado com o resultado de hoje", disse.

 

"Na corrida foi um pouco complicado na largada que afunilou e acabei perdendo algumas posições, depois consegui recuperar e entreguei o carro ao Beto Santos na parada obrigatória, após 20 minutos de corrida na quinta colocação. Essa é a nossa colocação real e que desejamos manter nas próximas etapas do campeonato", enfatizou Raphael Teixeira leva as cores do cantor Gusttavo Lima, Corneta Ferramentas, Itatiaia Mercedes, Puramania, NoRisk e Grupo Biriba.

 

Pódio na categoria Master

 

Em seu retorno a categoria dividindo o carro 37 com Raphael Teixeira, o piloto Beto Santos (SBS Corretora), garantiu o segundo lugar no pódio da Mercedes-Benz Grand Challenge, na Master. "Faltando duas voltas para o final o carro começou a entrar em modo de segurança, mas consegui manter a posição. O meu primeiro pódio do ano e o segundo lugar na Master é motivo de muito orgulho, foi muito bom", declarou satisfeito, Beto Santos.

 

O regulamento da edição 2013 obriga uma parada obrigatória nos boxes após 20 minutos de prova e é nesse momento que as equipes realizam a troca de pilotos, quando correm em dupla. "A entrada no carro foi um pouco conturbada, meio dramática, saímos com um atraso de sete segundos e fui para a segunda parte da corrida. Eu só terminei a corrida, pois o Raphael fez um trabalho extraordinário, tudo que ele fez e a folga toda que ele conseguiu, me proporcionou ter uma corrida tranquila", finalizou Beto.

 

Resultado da segunda etapa:

 

1º) 99 - Edson Junior (MG), 1:34.921

 2º) 11 - Neto De Nigris (SP), 7.246

 3º) 35 - Rubens Tilkian (SP), 8.031

 4º) 77 - Arnaldo Diniz (SP), 8.578

 5º) 44 - Cesare Marrucci (SP), 41.663

 6º) 88 - Amorim Jr. (SP), 45.307

 7º) 111 - Gottschalk Jr (SP), 46.702

 8º) 37 - Raphael Teixeira/Humberto Santos (SP), 1:28.395

 9º) 22 - Rafael Zapelini (SP), 1:28.781

 10º) 31 - Marcio Campos (RS), 1 volta

 11º) 7 - Betinho Sartori (SP), 1 volta

 12º) 55 - Roberto Santos (SP), 3 voltas

 13º) 13 - Beto Rossi (SP), 4 voltas

 14º) 100 - Linneu Linardi (SP), 14 voltas

 

Não completaram:

 06 - Fernando Junior (SP), 20 voltas

 21 - Peter Gottschalk (SP), 23 voltas

 12 - Leo De Nigris ( SP), 25 voltas

 

Classificação da MBCG:

 

1º) 11 - Neto De Nigris (SP), 34 pontos

 2º) 99 - Edson Júnior (MG), 30

 3º) 31 - Márcio Campos (RS), 27

 4º) 88 - Fernando Amorim Jr. (SP), 25

 5º) 35 - Rubens Tilkian (SP), 24

 6º) 44 - Cesare Marrucci (SP), 24

 7º) 77 - Arnaldo Diniz (SP), 15

 8º) 111 - Gottschalk Jr (SP), 14

 9º) 22 - Rafael Zapelini (SP), 13

 10º) 100 - Linneu Linardi (SP), 12

 11º) 7 - Betinho Sartori (SP), 12

 12º) 21 - Peter Gottschalk (SP), 9

 13º) 37 - Raphael Teixeira (GO)/Humberto Santos (SP), 8

 14º) 47 - Marcos Paioli (SP), 8

 15º) 55 - Roberto Santos (SP), 8

 16º) 13 - Beto Rossi (SP), 7

 17º) 6 - Fernando Junior (RS), 3

 18º) 12 - Leo De Nigris (SP), 1

 

Calendário - Mercedes-Benz Grand Challenge:

 

Etapa 1 - 05 de maio - Circuito Anhembi - São Paulo (SP)

 Etapa 2 - 23 de junho - Curitiba (PR)

 Etapa 3 - 28 de julho - Tarumã (RS)

 Etapa 4 - 18 de agosto - Interlagos (SP)

 Etapa 5 - 08 de setembro - Curitiba (PR)

 Etapa 6 - 06 de outubro - Tarumã (RS)

 Etapa 7 - 03 de novembro - Santa Cruz do Sul (RS)

 Etapa 8 - 08 de dezembro - Interlagos (SP)

 

Assessoria de Imprensa:

 SIG Comunicação

 Silvana Grezzana Santos

Foto: Luciano Santos/SigCom




 

 

 

ALTA ROTAÇÃO: Audi vence novamente em Le Mans. Lucas di Grassi é...

ALTA ROTAÇÃO: Audi vence novamente em Le Mans. Lucas di Grassi é...: Audi R18 e-tron quattro vence pelo segundo ano consecutivo • Trio formado por Duval/Kristensen/McNish triunfa em corrida dram á tica • ...

Audi vence novamente em Le Mans. Lucas di Grassi é 3º


Audi R18 e-tron quattro vence pelo segundo ano consecutivo Trio formado por Duval/Kristensen/McNish triunfa em corrida dramática Acidente fatal na classe GT ofusca brilho da vitória

 

 

 Ingolstadt/Le Mans, 23 de junho de 2013 - Pelo segundo ano consecutivo, a Audi vence as 24 Horas de Le Mans com um carro híbrido de tração integral quattro e, assim, dá sequência à sua história de sucesso na mais importante corrida de endurance do mundo. O trio formado por Loïc Duval (FRA), Tom Kristensen (DIN) e Allan McNish - a bordo do R18 e-tron quattro #1 - conquistou a vitória, enquanto o brasileiro Lucas di Grassi, a bordo do R18 e-tron quattro #3, foi ao pódio com um terceiro lugar em sua primeira participação na corrida (competindo junto de Marc Gené e Oliver Jarvis).

 

Como já era esperado, o 12º triunfo da marca dos quatro anéis em Le Mans foi um dos mais difíceis de sua história. Com as mudanças feitas recentemente no regulamento técnico da prova, os três Audi R18 e-tron quattro inscritos em Le Mans faziam, em média, duas voltas a menos que os carros da Toyota com um tanque de combustível. Assim, os pilotos da Audi tiveram de compensar os pit stops adicionais com tempos de volta mais rápidos na pista. Uma missão que ainda teve de driblar as condições meteorológicas por vezes extremamente difíceis no Oeste da França durante este fim de semana.

 

Pancadas de chuva atingiram a região diversas vezes ao longo da corrida, que foi dramática. Isso resultou uma série de incidentes e nada menos que onze intervenções do safety-car. Um total de mais de cinco horas de corrida sob bandeira amarela, enquanto os fiscais de pista faziam a limpeza e os reparos nas áreas dos acidentes.

 

Os três Audi R18 e-tron quattro, equipados com um sistema de tração elétrica no eixo dianteiro, foram os carros mais rápidos da pista durante toda a prova. E também os mais eficientes, já que venceram a Michelin Green X Challenge, uma competição para definir o protótipo mais limpo, rápido e eficiente.

 

"Vencemos pela 12ª vez em Le Mans graças ao espírito de inovação e consistência dos nossos engenheiros, ao comprometimento incondicional do time todo, e ao nível e nervos de aço dos nossos pilotos. Em nome da Audi, eu estendo meus sinceros parabéns por este sucesso a todos eles", disse Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração da Audi AG - que, como de costume, esteve em Le Mans acompanhando a prova. "Esta vitória marca outro enrome sucesso da Audi, em que nosso sistema híbrido prevaleceu mais uma vez e novas tecnologias, das quais nossos clientes também se beneficiarão no futuro, foram testadas." Isso inclui radiadores inovadores e faróis de LED com feixe matriz, que garantem ótima iluminação à noite. Uma vantagem crucial em Le Mans.

 

"Nós sabíamos que, por conta das novas exigências do regulamento, seria muito difícil este ano", comentou o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Como era esperado, a Toyota foi uma rival muito forte, mas nosso Audi R18 e-tron quattro estava em sua forma plena. Meus agradecimento a toda a equipe que trabalhou durante meses para alcançar este sucesso."

 

A 12ª vitória da Audi em Le Mans foi conquistada pelo R18 e-tron quattro #2 pilotado por Loïc Duval (França), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Escócia). Para Duval, que conquistou a pole position para o trio na quarta-feira, foi a primeira vitória na prova francesa. A terceira para Allan McNish. Tom Kristensen, recordista isolado de vitórias em Le Mans desde 2005, chegou à sua nona vitória.

 

O carro vitorioso correu as 24 horas sem apresentar o menor problema técnico. Duval/Kristensen/McNish assumiram a liderança às 21h43 do sábado (no horário local, 16h43 em Brasília) e não perderam mais a posição até cruzar a linha de chegada às 15h do domingo (10h em Brasília). O trio conseguiu abrir uma crucial volta de vantagem sobre o carro da Toyota em segundo e isso garantiu as condições para administrar o resultado na parte final da corrida, mesmo nas condições caóticas de chuva torrencial.

 

Os outros dois trios da Audi sofreram - quase que simultaneamente - com infortúnios que os obrigaram a paradas de box não programadas pouco antes de completarem sete horas de corrida. Oliver Jarvis, no Audi R18 e-tron quattro #3, foi tocado por um veículo mais lento e, por isso, teve um pneu furado - sendo obrigado a percorrer quase uma volta inteira nos 13.629 metros do traçado de Le Mans nessas condições e perdendo duas voltas em relação aos líderes. Em um final cinematográfico, o brasileiro Lucas di Grassi, que fez sua estreia em Le Mans, descontou 45 segundos de diferença para o Toyota que ocupava a terceira posição e, assim, garantiu um lugar no pódio para o carro #3, junto de Jarvis e Marc Gené.

 

"Esta foi minha primeira vez em Le Mans e a primeira coisa que me chamou atenção foi o quanto essa pista é incrivelmente rápida e difícil de aprender e entender. E depois, quando a corrida começou, fiquei novamente impressionado com a atmosfera, as pessoas, o quanto cada time se esforça por essa prova, seja ele profissional ou amador", comentou Lucas di Grassi. "A Audi também faz um trabalho fantástico e para mim, como um novato aqui, não foi fácil. Fiz o melhor que pude, e terminar a corrida no pódio foi realmente especial. Aprendi muito e espero poder voltar a Le Mans e usar essa experiência para conquistar um resultado ainda melhor", completou o brasileiro.

 

Já o trio formado por Marcel Fässler (Suiça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França) - no Audi R18 e-tron quattro #1 - perdeu a liderança por conta um problema no alternador. Mesmo sofrendo todo o atraso da troca da peça, os vencedores de Le Mans em 2011 e 2012 fizeram uma excelente prova de recuperação para terminar em quinto lugar.

 

Mas toda a festa da edição que marcou os 90 anos das 24 Horas de Le Mans acabou ofuscada por um acidente fatal na categoria GT logo depois da largada, ainda no sábado. O piloto dinamarquês Allan Simonsen perdeu o controle de seu Aston Martin da categoria LMGTE Am na curva Tertre Rouge e não resistiu aos ferimentos. "Obviamente este incidente horrível amortece a alegria de outra grande vitória em Le Mans para a Audi", comentou Dr. Wolfgang Ullrich. "Nós ficamos completamente chocados com a notícia da morte do Allan (Simonsen). Durante sua carreira, ele também venceu a bordo de nossos carros, especialmente no Audi R8 LMS. Nossos sentimentos vão, principalmente, para sua família e amigos, e para a equipe Aston Martin também. Isso mostra que não devemos nunca parar de fazer o que for possível pela segurança no automobilismo. Este é o primeiro acidente fatal que testemunhamos em Le Mans nos 15 anos que corremos aqui. E eu espero que ele tenha sido também o último."

 

Confira os 10 primeiros colocados nas 24 Horas de Le Mans 2013:

 

1- Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval - Audi R18 e-tron quattro - 348 voltas (média de 241,4 km/h)

 2- Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin/Sébastien Buemi - Toyota TS030 Hybrid - 347 voltas

 3- Marc Gené/Oliver Jarvis/Lucas di Grassi - Audi R18 e-tron quattro - 347 voltas

 4- Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima - Toyota TS030 Hybrid - 341 voltas

 5- André Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fässler - Audi R18 e-tron quattro - 338 voltas

 6- Nick Leventis/Jonny Kane/Danny Watts - HPD ARX-03c-Honda - 332 voltas

 7- Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo González - Morgan LMP2-Nissan - 329 voltas

 8- Olivier Pla/Alex Brundle/David Hansson - Morgan LMP2-Nissan - 328 voltas

 9- Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway - Oreca 03-Nissan - 327 voltas

 10- Michael Krumm/Jann Mardenborough/Lucas Ordóñez - Zytek Z11SN-Nissan - 327 voltas

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.04


Foto: Audi Sport / Divulgação




 

Irmãos Ebrahim resistem pressão no final e acabam com a invencibilidade da equipe Blau na GT3 2013


Paranaenses vencem em casa e agora encostam na classificação geral. Hahn e Khodair, em segundo, continuam na ponta do campeonato

 

Foi suado e foi em casa. Após três provas e justamente na etapa de Curitiba, os paranaenses Fábio e Wagner Ebrahim acabaram com a hegemonia de Marcelo Hahn e Allam Khodair, os vencedores das duas provas no Anhembi e da corrida de ontem, na temporada 2013 do Campeonato Sudamericano de GT3. Mais do que isso, os irmãos colaram na tabela de classificação do campeonato, agora com 71 pontos. A dupla da equipe Blau soma 77 pontos e continua na liderança.

Mesmo largando na pole, a vitória não veio fácil para o Audi número 20. Fábio chegou a abrir 10 segundos na frente de Marcelo Hahn, mas a Lamborghini continuava sendo um carro mais rápido nas retas. Prejudicado por retardatários em uma das tentativas de ultrapassagem, Wagner perdeu bastante tempo e teve Allam Khodair na sua cola, literalmente, durante as últimas três voltas, mas conseguiu resistir bravamente aos ataques e levou a vitória. Fernando Croce e Julio Campos fecharam o pódio.

"Fizemos alguns ajustes no carro e fomos para o lado certo, hoje tudo ajudou. Consegui uma vantagem boa e administrei legal. Estou muito feliz com a minha primeira vitória na GT e a primeira vitória dos irmãos juntos", declarou Fábio Ebrahim, ao final da corrida. Já Vagner explicou com mais detalhes a vitória: "Fui prejudicado por retardatários em uma bandeira amarela, onde perdi uns três segundos e ele encostou. Mas o carro estava com uma tração muito boa e foi isso que nos ajudou a ganhar a corrida, pois saíamos muito rápido da curva, já que eles tinham um carro mais rápido nas retas", disse. "Correr em casa tem o lado bom e o ruim, por causa da torcida e da pressão, mas claro que vencer aqui tem um sabor especial", completou.

 Na GT4, Renan Guerra e Valter Pinheiro, vencedores no sábado, terminaram em primeiro mais uma vez, mas hoje, diferentemente de ontem, com uma distância considerável dos segundos colocados, hoje Alan Hellmeister e Sergio Laganá. Valter Rossete e Fábio Greco fecharam o pódio e terminaram bem o final de semana, com um segundo e um terceiro posto.

 Pela GT Premium a vitória também se repetiu. Cristiano de Almeida e Pierre Ventura ficaram em terceiro no resultado geral e subiram no degrau mais alto do pódio da categoria. Vinicius e Felipe Roso ficaram em segundo, enquanto Fernando Poeta e Humberto Geacomello ficaram em terceiro.

 

1º- Fábio Ebrahim - Wagner Ebrahim - GT3

 2º- Allam Khodair - Marcelo Hahn 0s296 - GT3

 3º- Cristiano de Almeida - Pierre Ventura 2 voltas - GTP

 4º- Carlos Coelho - Daniel Daroz 2 voltas - GT3 TROPHY

 5º- Renan Guerra - Valter Pinheiro 3 voltas - GT4

 6º- Alan Hellmeister - Sergio Laganá 3 voltas - GT4

7º- Fabio Greco - Valter Rossete 3 voltas - GT4

 8º- Felipe Roso - Vinivius Roso 3 voltas - GTP

 9º- William Freire - Eduardo Oliveira 3 voltas - GT4

 10º- Fernando Poeta - Humberto Geacomello 4 voltas - GTP

 11º- Marçal Melo - Alex Fabiano 5 voltas - GTP

 12º- Filho - Scheer 6 voltas

 13º- Ramos - Karam 8 voltas

 14º- Campos - Corce 10 voltas

 15º- Martinez - Assunção 12 voltas

Fonte: Mpteam

 
Fotos: Fernanda Freixosa
 

 

ALTA ROTAÇÃO: Tony Kanaan entre os 10 primeiros no grid de larga...

ALTA ROTAÇÃO: Tony Kanaan entre os 10 primeiros no grid de larga...: Brasileiro classificou seu carro #11 em oitavo lugar neste sábado em "mini-corrida"   O grid de largada do GP de Iowa es...

Tony Kanaan entre os 10 primeiros no grid de largada do GP de Iowa


Brasileiro classificou seu carro #11 em oitavo lugar neste sábado em "mini-corrida"

 

O grid de largada do GP de Iowa está definido. A prova que acontece neste domingo (23) no Iowa Speedway tem Tony Kanaan largando da 4ª fila, na 8ª posição. O brasileiro liderou o primeiro treino livre do dia com o tempo de 17s485.

 

No treino classificatório o baiano que corre com o carro Sunoco "Turbo" assim como os outros 23 pilotos escritos na prova foram para a pista sozinhos e marcaram o tempo de uma única volta. Os 6 primeiros tempos desta parte do treino estavam automaticamente classificados para o top qualifying, o qual Kanaan classificou na 4ª posição.

 

Na última parte do treino que definiu o grid de largada o brasileiro disputou uma "mini corrida" com 50 voltas com mais 9 pilotos que também conquistaram suas respectivas vagas no top qualifying. O brasileiro começou a prova bem, porém perdeu consistência devido a alguns problemas no carro e cruzou a linha de chegada na 8ª posição, sua posição de largada neste domingo.

 

"O carro estava bom no começo da prova, mas encontramos problemas no desenvolver da corrida. O bom é que identificamos o problema hoje, e teremos tempo para trabalhar nele, e assim podemos ir para a corrida de amanhã mais confiantes," comentou Kanaan.

 

O GP de Iowa será transmitido pelo canal Bandsports as 16h05’ (de Brasília).

 

Grid de largada do GP de Iowa:

 

1.  (3) Helio Castroneves, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 3 (1)

 2.  (12) Will Power, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 3 (2)

 3.  (27) James Hinchcliffe, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 3 (3)

 4.  (25) Marco Andretti, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 3 (4)

 5.  (9) Scott Dixon, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 3 (5)

 6.  (20) Ed Carpenter, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 3 (6)

 7.  (14) Takuma Sato, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 3 (7)

 8.  (11) Tony Kanaan, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 3 (8)

 9.  (15) Graham Rahal, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 3 (9)

 10.  (4) Oriol Servia, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 3 (10)

 11.  (77) Simon Pagenaud, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 2 (3)

 12.  (98) Alex Tagliani, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 1 (3)

 13.  (19) Justin Wilson, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 2 (4)

 14.  (1) Ryan Hunter-Reay, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 1 (4)

 15.  (55) Tristan Vautier, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 2 (5)

 16.  (67) Josef Newgarden, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 1 (5)

 17.  (83) Charlie Kimball, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 2 (6)

 18.  (18) Ana Beatriz, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 1 (6)

 19.  (5) EJ Viso, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 2 (7)

 20.  (6) Sebastian Saavedra, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 1 (7)

 21.  (16) James Jakes, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 2 (8)

 22.  (7) Sebastien Bourdais, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 1 (8)

 23.  (78) Simona De Silvestro, Dallara-Chevy, Qualifications - Heat Race 2 (9)

 24.  (10) Dario Franchitti, Dallara-Honda, Qualifications - Heat Race 1 (9)

Fonte: Mpteam
Foto: Chris Jones/ IndyCar


 

ALTA ROTAÇÃO: Sabrina Paiuta vence na GPR 250 em Interlagos

ALTA ROTAÇÃO: Sabrina Paiuta vence na GPR 250 em Interlagos: Numa chegada emocionante, Paiuta deixou para trás Meikon Kawakami e Igor Calura na etapa no Moto 1000 GP   Com belas disputas dura...

Sabrina Paiuta vence na GPR 250 em Interlagos


Numa chegada emocionante, Paiuta deixou para trás Meikon Kawakami e Igor Calura na etapa no Moto 1000 GP

 

Com belas disputas durante as nove voltas da GPR 250, foi Sabrina Paiuta quem viu primeiro a bandeirada final na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, em Interlagos, São Paulo, na manhã deste domingo (23). Ela foi seguida de Igor Calura, da Motortech, segundo colocado e de Meikon Kawakami, da Alex Barros Racing.

 

Sabrina, piloto da equipe Mobil Rush Team, intensificou suas ações logo no começo da prova, após sair na quinta colocação na largada. Ao longo da disputa, formou-se um pelotão entre os cinco primeiros colocados, onde Paiuta, Calura e Kawakami revezavam a ponta. No final, em mais uma chegada emocionante - assim como em Curitiba na última etapa, vencida por Sabrina por quatro milésimos sobre Kawakami - a bandeirada final separou a vencedora do segundo colocado por apenas 0s140.

 

Na entrevista coletiva após o pódio, com a participação dos três primeiros colocados, Sabrina revelou o que pode ser o seu diferencial, até mesmo para o resto da temporada. "Procuro manter o ritmo durante toda a corrida e tenho sentido menos cansaço nas voltas finais, talvez pela condição física", contou. Sobre o fato de ser uma mulher entre os pilotos, ela entende que isso não seja relevante. "Na pista, todos são iguais e vão tentar vencer. Tenho a felicidade de ter vencido mais uma etapa", sintetizou. Na classificação do campeonato pela GPR 250, Igor Calura continua na ponta com 67 pontos, seguido de Sabrina Paiuta, que com a vitória chegou à vice-liderança com 50 pontos e Meikon Kawakami, em terceiro, com 44 pontos.

 

Confira o resultado final da GPR 250 em Interlagos:

 

1º) Sabrina Paiuta (SP/Mobil Rush Team), Kawasaki, com 18min48s761

 2º) Igor Calura (SP/Mototech), Honda, a 0s140

 3º) Meikon Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, a 0s357

 4º) Pedro Sampaio (RS/Fábio Loko), Honda, a 1s605

 5º) Fabiano Vaz (RS/RPM Competições), Honda, a 29s703

 6º) Leandro Lionese (SP/Santo Racing), Honda, a 31s731

 7º) Júlio Castroviejo (SP/Sarachú Racing Team), Kawasaki, a 38s788

 8º) Suel Dirluiz (PR/Suel Racing), Honda, a 39s192

 9º) Cleber Parrado (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki, a 46s397

 10º) Ton Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, a 46s463

 11º) Herbert Pereira (RS/Fábio Loko), Kawasaki, a 48s048

 12º) Rubens Pacheco (SP/Rodas Mil Competição), Honda, a 1min03s641

 13º) Lucas Portilho Pinheiro (SP/Mobil Rush Team), Kawasaki, a 1min09s643

 14º) Maycon Benassi (PR/Team Fuel Racing-Mormaii), Kawasaki, a 1min15s367

 15º) Walteny Amaral (RJ/ Tronsoft Racing), Kawasaki, a 1min43s171

 16º) Wagner Augusto (SP/WFB Racing Team), Kawasaki, 1min51s252

 17º) Dilson Fernandes (RJ/Os Impossíveis), Kawasaki, a 1 volta

 18º) Ângelo de Matos Vieira (SP/Pro Rici Team), Kawasaki, a 1 volta

 

 NÃO COMPLETARAM

Antônio Telvio (RJ/Tronsoft Racing), Kawasaki

 Rafael Andrade (MG/Sarachú Racing Team), Kawasaki

 William Rodrigo Ribeiro (SP/WR), Dafra

 Wanderson Bandeira (SP/Speed Sul), Kawasaki

 Victor Hugo Yano (GO/Pro Rici Team), Kawasaki

 Adilson Gomes da Silva (RJ/SBK Rio), Kawasaki

Grelak Comunicação

Foto: Grelak Comunicação


 

ALTA ROTAÇÃO: WSR: Negrão repete 6º e belga assume liderança em ...

ALTA ROTAÇÃO: WSR: Negrão repete 6º e belga assume liderança em ...: Brasileiro sobe para 10º na Fórmula Renault 3.5; Vandoorne leva tudo na Rússia   O paulista André Negrão voltou a conquistar mais um...

WSR: Negrão repete 6º e belga assume liderança em Moscou


Brasileiro sobe para 10º na Fórmula Renault 3.5; Vandoorne leva tudo na Rússia

 

O paulista André Negrão voltou a conquistar mais um bom resultado na Fórmula Renault 3.5, principal categoria da World Series by Renault, ao repetir o resultado da véspera e terminar em 6º neste domingo no complemento da rodada dupla na Moscou Raceway. Com mais oito pontos, o piloto da Draco ganhou quatro posições e passou a dividir com o colombiano Carlos Huertas o 10º lugar na classificação geral do campeonato, agora liderado pelo belga Stoffel Vandoorne. Em um fim de semana perfeito, Vandoorne levou tudo na Rússia: fez as duas poles, estabeleceu as duas voltas mais rápidas e, para coroar o trabalho impecável, ganhou também a segunda corrida.

 

Negrão fez novamente uma prova segura. A exemplo do sábado, os treinos classificatórios foram intensamente disputados e o piloto da Novac Sports colocou seu carro em 7º no grid. Partiu bem, como tem acontecido ao longo da temporada, e subiu para 6º logo após a largada. Na janela para troca obrigatória de dois pneus, superou o inglês Oliver Webb, mas perdeu uma posição para o russo Mikhail Aleshin. Depois, no circuito mais tedioso do calendário e de ultrapassagens inexistentes, conduziu o carro até à bandeirada quadriculada sem sobressaltos.

 

A Draco colocou novamente os dois carros entre os primeiros - Nico Muller foi o 4º depois do 7º na véspera. "Esta etapa foi muito boa para o campeonato de equipes", observou Negrão. "Conseguimos marcar bastante pontos e andar sempre na frente." Na corrida de hoje, o 5º lugar seria o máximo que poderia alcançar, mas a estratégia de Aleshin no pit stop foi mais eficiente. "Ele foi muito rápido na troca de pneus e pegou a pista sem tráfego na volta. Isso fez toda a diferença."

 

Campeão da Fórmula Renault Eurocup em 2012, Vandoorne não deu chances aos adversários, nem mesmo ao dinamarquês Kevin Magnussen, de quem roubou a ponta do campeonato e segundo lugar na prova de hoje, que compensou parcialmente o decepcionante 12º do dia anterior. Dos demais brasileiros, o paranaense Pietro Fantin (Arden Caterham) fechou em 9º. Os brasilienses não se deram bem: Yann Cunha (AV Formula) abandonou logo na terceira volta e Lucas Foresti nem correu, já que a equipe Comtec não conseguiu reparar o carro severamente danificado em acidente no sábado.

 

O resultado da 9ª etapa:

1 - Stoffel Vandoorne - Fortec - 33 voltas em 45min43s611

2 - Kevin Magnussen - Dams - a 11s788

3 - Will Stevens - P1 by Strakka - a 14s008

4 - Nico Muller - Draco - a 22s011

5 - Mikhail Aleshin - Tech 1 - a 33s657

6 - André Negrão - Draco - a 35s285

7 - Oliver Webb - Fortec - a 43s195

8 - Pietro Fantin - Arden Caterham - a 44s007

9 - Daniil Move - Comtec - a 48s236

10 - Norman Nato - Dams - a 49s851

11 - Sergey Sirotkin - ISR - a 50s407

12 - Marlon Stockinger - Lotus - a 51s487

13 - Jazeman Jaafar - Carlin - a 54s239

14 - Nikolay Martsenko - Pons - a 1min02s894

15 - Nigel Melker - Tech 1 - a 1min03s271

16 - Arthur Pic - AV Formula - a 1min03s921

17 - Marco Sorensen - Lotus - a 1min04s360

18 - Mihai Marinescu - Zeta - a 1min05s384

19 - Carlos Huertas - Carlin - a 1min07s904

20 - William Buller - Zeta - a 1min10s417

21 - Matias Laine - P1 by Strakka - a 1min11s772

22 - Zoel Amberg - Pons - a 1min13s724

23 - Christopher Zanella - ISR - a 1min31s017

 

Volta mais rápida: Stoffel Vandoorne - 1min21s686

 

Não completaram:

Yann Cunha

Antonio Felix Da Costa

 

O campeonato:

1.Vandoorne 136;

2.Magnussen 133;

3.Da Costa 89;

4.Stevens 81;

5 .Muller 73;

6.Melker 64;

7.Pic 48;

8.Sirotkin 34;

9.Sorensen 33;

10. Negrão e Huertas 26;

12.Zanella 25;

13.Jaafar 23;

14.Webb 22;

15.Nato 20;

16.Aleshin 15;

17.Martsenko 14;

18.Buller, Move 10;

20.Sainz, Fantin 8;

22.Marinescu 5;

23.Stockinger 4;

24.Laine 2.

 

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

www.mfdois.com.br.

 




Fotos: Paolo Pellegrini/MF2