terça-feira, 3 de julho de 2012

Após etapa de Londrina, Valdeno e Shell Racing sobem para quarto lugar no campeonato

Piloto da Shell Racing cumpre plano de corrida e conquista pontos importantes na briga pelo título ao chegar na sexta colocação


 O piloto Valdeno Brito, da Shell Racing, conseguiu atingir um de seus principais objetivos na quinta etapa da temporada 2012 da Stock Car, disputada neste domingo, em Londrina (PR).

Depois de largar em oitavo, o paraibano se manteve no top-10 paras atacar nas voltas finais e conquistar uma boa sexta colocação, que o deixou em quarto lugar no campeonato, com 65 pontos. O líder é Daniel Serra, com 87. Como esperado, o carro da Shell Racing se comportou muito bem com os pneus gastos e, não fosse a falta de disparos do push to pass no fim, o pódio seria possível.

"Tinha carro para chegar pelo menos em terceiro. O carro não estava respondendo bem com o pneu novo, mas estava competitivo com o pneu velho. Foi exatamente o que aconteceu. A equipe me deu um carro muito constante para a corrida. Poupei pneus no começo, porque sabia que teria um carro muito bom no fim da prova. Mesmo sem o pódio, nosso saldo foi positivo, como a gente esperava o carro esteve bom na corrida. Marcamos bons pontos para o campeonato", comemorou o piloto da Shell Racing - esta temporada marca a estreia da marca Shell na categoria, e todos os carros da Stock Car passaram a utilizar o combustível aditivado Shell V-Power Etanol, fornecido pela Raízen.

Para a próxima etapa, daqui a duas semanas, no Rio de Janeiro. Valdeno tem ótimas lembranças. Foi no autódromo de Jacarepaguá, onde ele, em 2008, conquistou a vitória na primeira edição da Corrida do Milhão. "A equipe tem um ajuste muito bom para lá e vou com o mesmo espírito: marcar pontos, esperar o erro dos outros, não cometer nenhum deslize. Vamos para a frente", finalizou Valdeno.

Chefe da equipe Shell Racing, Rodolpho Mattheis, celebrou os pontos marcados por Valdeno e projeta a briga pelo título até o fim da temporada.


"Com certeza o resultado foi excelente, a gente tinha carro para ir mais para a frente, mas não tínhamos mais pushes. Estamos na briga pelo campeonato. O piloto precisa pontuar em todas as corridas, cumprimos o dever e subimos na liderança do campeonato", comentou Mattheis, que exaltou ainda o rendimento sempre bom da Shell Racing na etapa carioca:

"A gente sabia que ia ter ritmo muito bom, mas é uma pista que não favorece ultrapassagens. Estou muito satisfeito com o resultado e agora vamos para o Rio, onde corremos em casa e nós e o Valdeno temos excelente retrospecto", diz.

A próxima etapa da Stock Car está marcada para 15 de julho, no Rio de Janeiro.

RESULTADO FINAL DA ETAPA DE LONDRINA

1º - Cacá Bueno (RJ) Red Bull Racing - 42m09s982
2º - Luciano Burti (SP) Itaipava Racing Team - a 1s659
3º - Daniel Serra (SP) Red Bull Racing - a 6s894
4º - Thiago Camilo (SP) RCM Motorsport - a 9s836
5º - Ricardo Maurício (SP) Eurofarma RC - a 10s205
6º - Valdeno Brito (PB) Shell Racing - a 10s334
7º - Marcos Gomes (SP) Medley Fulltime - a 10s604
8º - Julio Campos (PR) Carlos Alves - a 11s225
9º - Max Wilson (SP) Eurofarma RC - a 11s576
10º - Antonio Pizzonia (AM) Comprafacil Nascar JF - a 15s392
11º - Nonô Figueiredo (SP) Mobil Super Pioneer Racing - a 18s773
12º - Ricardo Zonta (PR) Linea Sucralose - a 19s144
13º - Átila Abreu (SP) Mobil Super Pioneer Racing - a 32s005
14º - Lico Kaesemodel (PR) RCM Motorsport - a 32s239
15º - Ricardo Sperafico (PR) Prati-Donaduzzi Racing - a 32s353
16º - Diego Nunes (SP) Hot Car Competições - a 32s656
17º - Popó Bueno (RJ) Linea Sucralose - a 32s983
18º - Denis Navarro (SP) Vogel Motorsport - a 33s351
19º - David Muffato (PR) Itaipava Racing Team - a 33s661
20º - Xandinho Negrão (SP) Medley Fulltime - a 34s106
21º - Rodrigo Sperafico (PR) Prati-Donaduzzi Racing - a 34s383
22º - Pedro Boesel (RJ) Comprafacil Nascar JF - a 38s809
23º - Tuka Rocha (SP) BMC Racing - a 39s566
24º - Vitor Meira (DF) Officer ProGP - a 39s834
25º - Galid Osman (SP) BMC Racing - a 40s930
26º - Duda Pamplona (RJ) Officer ProGP - a 41s290
27º - Eduardo Leite (SP) Hot Car Competições - a 54s641
28º - Rafael Daniel (SP) Bassani Racing - a 56s444
29º - Patrick Gonçalves (BA) Carlos Alves - a 1m05s219
30º - Allam Khodair (SP) Vogel Motorsport - a uma volta
31º - Alceu Feldmann (PR) Shell Racing - a três voltas
32º - Pedro Nunes (SP) Bassani Racing - a 35 voltas


CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

1º - Daniel Serra - 87
2º - Cacá Bueno - 86
3º - Ricardo Maurício - 75
4º - Valdeno Brito - 65
5º - Átila Abreu - 60
6º - Julio Campos - 57
7º - Marcos Gomes - 56
8º - Luciano Burti - 54
Nonô Figueiredo - 54
10º - Thiago Camilo - 52
11º - Max Wilson - 51
12º - Denis Navarro - 37
13º - Lico Kaesemodel - 36
14º - Diego Nunes - 34
15º - David Muffato - 32
16º - Galid Osman - 27
17º - Ricardo Zonta - 26
18º - Antonio Pizzonia - 25
19º - Rodrigo Sperafico - 22
20º - Allam Khodair - 20
Xandinho Negrão - 20
22º - Ricardo Sperafico - 16
23º - Vitor Meira - 13
24º - Felipe Maluhy - 9
Alceu Feldmann - 9
Eduardo Leite - 9
27º - Pedro Boesel - 7
Giuliano Losacco - 7
29º - Popó Bueno - 7
30º - Duda Pamplona - 6
31º - Tuka Rocha - 5

Sobre a Raízen

A Raízen é a empresa resultante do processo de integração dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 usinas, a Raízen tem capacidade de produção de 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e têm 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 53 terminais de distribuição e comercializará aproximadamente 22 bilhões de litros para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com as marcas Shell e Esso. Por meio da marca Shell, a empresa está presente nas principais categorias do automobilismo mundial, incluindo a Fórmula 1. No Brasil, a Raízen anunciou a entrada da Shell na Stock Car e o fornecimento de etanol para todos as equipes.

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos:Carsten Horst / Rafael Gagliano

Autódromo de Deodoro - nota da CBA

CBA acompanha de perto o processo de construção do novo autódromo do Rio


A Confederação Brasileira de Automobilismo informa que está diretamente envolvida nos trâmites legais que envolvem a construção do Autódromo de Deodoro e que solicitou vista dos autos do Inquérito Civil Público, instaurado para apurar se a construção do Autódromo de Deodoro causaria dano ambiental.

A CBA pede ainda, que todas as partes envolvidas, estejam cientes, que o atual Autódromo de Jacarepaguá não poderá ser demolido, para construção do Parque Olímpico, enquanto o de Deodoro não for inaugurado, nos termos do acordo firmado com o Ministério dos Esportes, com o Comitê Olímpico Brasileiro e com o Município do Rio de Janeiro
Dinho Leme Comunicação
Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo

Toque tira a segunda colocação de Pipo Derani em Norisring

Após a largada com carro de segurança, brasileiro mostrou força nas ruas de Nuremberg


O final de semana da sexta etapa da temporada 2012 da Fórmula 3 Inglesa ficou marcada como "para esquecer", segundo o brasileiro Pipo Derani. Após ser tirado da pista na corrida 1, onde largou em quarto e estava em segundo, o piloto teve que fazer uma prova de recuperação na corrida 2, onde ganhou oito posições, e foi novamente tirado da pista quando ocupava a segunda colocação da corrida 3.

O domingo amanheceu com muita chuva na cidade de Nuremberg, na Alemanha. Os pilotos da Fórmula 3 Inglesa e da Fórmula 3 Européia tiveram tempo para mudar os ajustes de seus monopostos antes da largada, que por causa do volume de água, aconteceu com o carro de segurança. A bandeira verde foi dada na sexta volta e Pipo Derani já começou a atacar. Ultrapassou o piloto da Euro Series que estava entre ele e o segundo colocado e foi para cima.

O ritmo de corrida dos pilotos da Fortec Motorsport estava muito forte, com os companheiros de Derani também crescendo. Na nona volta, Serralles liderava e Pipo tinha assumido a segunda colocação, quando o piloto que havia sido ultrapassado por ele tentou recuperar a posição e escapou, acertando o carro de Pipo que rodou e acertou o muro. O brasileiro conseguiu voltar e teve que ir aos boxes trocar o bico, perdendo uma volta para o líder.

Na volta para a pista, Pipo recebeu outro toque, desta vez de Carlos Sainz. O carro de segurança voltou e a corrida foi encerrada com bandeira vermelha e Derani na nona colocação, após a chuva voltar com grande intensidade. "Foi uma pena. Tínhamos chances de marcar muitos pontos e fui tirado da pista em duas corridas", disse Pipo. A próxima etapa da Fórmula 3 Inglesa acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho no circuito de Spa Francorchamps, na Bélgica, novamente em conjunto com a Fórmula 3 Européia.

Resultado final da corrida 3:
1 Felix SERRALLES / PUR, Fortec Dallara-Mercedes
2 Hannes VAN ASSELDONK / NED, Fortec Dallara-Mercedes
3 Pietro FANTIN / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen
4 Alex LYNN / GBR, Fortec Dallara-Mercedes
5 Harry TINCKNELL / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen
6 Fahmi ILYAS / MAS, Double R Dallara-Mercedes
7 Nick McBRIDE / AUS, T-Sport Dallara-Nissan
8 Carlos SAINZ / ESP, Carlin Dallara-Volkswagen
9 Pipo DERANI / BRA, Fortec Dallara-Mercedes

Classe Nacional
1 Spike GODDARD / AUS, T-Sport Dallara-Mugen Honda
2 Duvashen PADAYACHEE / AUS, Double R Dallara-Mugen Honda

Não completaram
Geoff UHRHANE / AUS, Double R Dallara-Mercedes
Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-Volkswagen
Jack HARVEY / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen

Classificação do campeonato (10 primeiros):
1 Jack Harvey 186 pontos;
2 Jazeman Jaafar 182;
3 Felix Serralles 176;
4 Alex Lynn 144;
5 Carlos Sainz 140;
6 Pietro Fantin 137;
7 Harry Tincknell 133;
8 Pipo Derani 96;
9 Hannes van Asseldonk 81;
10 Nick McBride 57

.
Fotos:Jacob Ebrey

Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade desembarca em Passo Fundo



Rally na cidade localizada no norte gaúcho recebe mais duas etapas do torneio nacional




Após as duas primeiras etapas disputadas na cidade de Erechim no mês de maio, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade terá a partir desta sexta-feira a realização de suas terceira e quarta etapas, novamente no Rio Grande do Sul, o Rally de Passo Fundo, que também é válido para o torneio estadual da modalidade. Até o momento, 26 equipes, vindas dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, além do Rio Grande do Sul, estão inscritas para a prova, na cidade localizada no norte gaúcho. A expectativa dos organizadores da prova é a de que até o início do rally, esse número alcance a marca de 30 equipes participando de quatro categorias do torneio nacional:

Ao todo, serão disputadas quatro especiais: sendo duas no sábado (a primeira de 20 quilômetros e a segunda com 9,6 quilômetros) e outras duas no domingo (com 16,2 e 11,2 quilômetros, respectivamente), realizadas em estradas de terra. Além de Passo Fundo, o evento passará pelas cidades de Coxilha e Mato Castelhano. De acordo com o coordenador geral do evento, Cristiano Dutra Borges, o Rally de Passo Fundo ganhou novos trechos, ficando mais seletivo:

"Alteramos vários trechos, e eu diria que o rali ficou bastante seletivo. No sábado teremos uma especial muito rápida. Porém, as demais, ganham trechos variados. No domingo, acredito que a corrida seja um pouco mais técnica."

A programação do Rally de Passo Fundo tem início nesta sexta-feira (6), com a chegada das equipes no parque de apoio, que ficará localizado junto ao Parque Wolmar Salton, na BR 285. No mesmo dia será realizado o shakedown, onde as equipes poderão reconhecer o circuito onde serão disputadas as especiais. A largada para a primeira especial do Rally de Passo Fundo acontece no sábado (7), a partir do meio dia. Já no domingo, às atividades da prova começam às 7h30min, com a largada para a primeira especial do dia.

Mais informações podem ser obtidas através do site do evento, o www.rallypassofundo.com.br. Confira os três primeiros colocados em cada categoria:

4x4 Turbo
1º Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut - 24 pontos
2º Vitor Fischer Valente/Sidinei Broering - 18 pontos
3º Juliano Sartori/Rafael Sartori - 14 pontos
3º Julio Romi/Eduardo Tonial - 14 pontos

4X2 Super
1º Fábio Dall’Agnol/Gabriel Morales - 27 pontos
2º Luccas Arnone/Felipe Araújo Costa - 21 pontos
3º Marlon Goulin/Maicol de Souza - 16 pontos

4x2
1º Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel - 20 pontos
2º Heitor Pavese/Giovani Bordin - 16 pontos
3º Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero - 14 pontos

XRC:
1º José Barros Neto/Marco Marini - 14 pontos
2º Maurício Neves/Carlos Henrique Morales - 10
3º Alexandre Figueiredo/Andrey Karpinski - 8


Texto: Leonardo Marson
Dinho Leme Comunicação
Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo
Fotos: José mario Dias / Benhur Santin




Seletiva de Kart Petrobras: Olin Galli e João Vieira garantem vaga na final

Representantes de 19 veículos de comunicação tiveram, no último sábado, contato com o trabalho dos pilotos em seu habitat natural: a pista.




O GP Lubrax, realizado no último fim de semana no Kartódromo Granja Viana (SP) como etapa de classificação para a final da Seletiva de Kart Petrobras, promoveu mais do que a classificação de dois jovens talentos para a fase decisiva do torneio. Logo após a corrida que carimbou o passaporte de Olin Galli e João Vieira para a disputa do prêmio de R$ 117 mil oferecido ao campeão, foi a vez dos jornalistas entrarem na pista para um desafio inusitado: correr em dupla com um piloto consagrado no kart.

A disputa de corridas entre jornalistas é uma tradição da Seletiva de Kart Petrobras, e deu origem, inclusive, a um campeonato regular de profissionais da imprensa disputado em diversas etapas todos os anos. A primeira prova desse tipo ocorreu em 1999, durante a final da primeira edição da seletiva, e nas edições em que jornalistas e pilotos correm juntos dividindo o mesmo kart, os desafios estão sendo chamados de "corridas ProAm", disputadas por pilotos profissionais e amadores.

Os torneios ProAm que integram os eventos da Seletiva de Kart Petrobras são sempre compostos por duas corridas, e utilizam os karts de aluguel dos circuitos onde são realizados. Na edição deste ano, como de costume, os primeiros a entrar na pista foram os jornalistas (19 competidores) que participaram da cobertura da competição, além de três convidados da Petrobras. Em seguida, foi a vez dos pilotos disputarem uma bateria complementar. Jornalistas (e convidados) formaram duplas com kartistas, e a soma dos pontos obtidos por cada integrante da "equipe" determinou o resultado final.

A vitória no ProAm do GP Lubrax de 2012 ficou com a dupla André Duek (BandSports) e Nicolas Costa, piloto da Fórmula Abarth na Itália que foi vice-campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2008. Yuri Gomes, convidado da Petrobras, ficou com a segunda posição ao formar dupla com André Nicastro - campeão mundial e cinco vezes campeão brasileiro de kart. Classificado para a final da Seletiva justamente no GP Lubrax, Olin Galli faturou mais um troféu ao terminar o desafio em terceiro lugar ao lado de Guto Oliveira (Jornal O Dia).

"É muito interessante promover essa interação entre pilotos e jornalistas no GP Lubrax, porque isso permite que os membros da imprensa conheçam mais de perto o trabalho dos pilotos. Mais do que ter acesso total ao ambiente de boxes e ao trabalho das equipes, os jornalistas entram na pista e aceleram no mesmo traçado que foi usado horas antes para a disputa do GP. Formando dupla com os pilotos, eles também podem trocar informações e ter a real noção de como funciona uma corrida de kart", avaliou Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras.

Com a realização do GP Lubrax, da Copa Petrobras Sorriso Campeão e de uma etapa classificatória realizada em Minas Gerais, a fase classificatória para a final deste ano terá, ainda, provas em Recife (PE), São Luís (MA) e Farroupilha (RS). Nestes eventos serão definidos os seis últimos nomes que formarão a lista de 12 concorrentes ao prêmio final. Veja quem já garantiu presença na decisão:

Olin Galli (RJ) - GP Lubrax
João Vieira (TO) - GP Lubrax
Ítalo Leão (DF) - Campeonato Mineiro de Kart
Ariel Varella (ES) - Copa Petrobras Sorriso Campeão
Gabriel Casagrande (PR) - Copa Petrobras Sorriso Campeão
Renato Júnior (RJ) - Copa Petrobras Sorriso Campeão


Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Fábio Oliveira

F-Truck: Equipe Volkswagen apoia o GRAACC

Na semana em que se preparam para a mais importante etapa do ano, realizada em Interlagos, pilotos visitam a instituição, que é referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina

Nesta segunda-feira (02/07), os pilotos da equipe oficial da MAN Latin America na Fórmula Truck - Débora Rodrigues, Renato Martins, André Marques, Adalberto Jardim e Felipe Giaffone, visitaram os pacientes do GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. No encontro, os pilotos, que correm nas pistas com caminhões da marca Volkswagen, formalizaram o apoio à instituição, por meio da aplicação da marca ‘GRAACC’ nos caminhões das provas da categoria mais popular do automobilismo brasileiro, começando pela etapa de São Paulo, que acontece no próximo dia 08 de julho, no circuito de Interlagos.

Além de formalizarem o apoio, os pilotos tiveram a oportunidade de conhecer a história das crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e o trabalho que o GRAACC realiza na área da oncologia pediátrica. A equipe passou pela quimioteca, onde os pacientes recebem quimioterapia, e pela brinquedoteca, espaço colorido com brinquedos e jogos para as crianças se distraírem enquanto aguardam as consultas e exames. Os pilotos estiveram ainda no Centro de Transplante de Medula Óssea, nos laboratórios de genética e no centro de reabilitação do hospital.

"Esta semana já é bastante intensa e ficou ainda mais especial com esta visita aos pacientes do GRAACC. Nós lutamos pela vitória nas pistas, mas elas fazem um campeonato ainda mais longo, muitas vezes com dois anos de tratamento, e a maioria sai vencedora. É muito gratificante poder fazer um dia especial para elas e contar com esta torcida tão importante", diz Giaffone, atual campeão brasileiro e sul-americano de Truck e também vencedor do GP de São Paulo do ano passado.

"Conheço o trabalho deles há bastante tempo, tendo participado de outras ações, e fico feliz com esta parceria com a nossa equipe na Fórmula Truck. O interesse das crianças pelas corridas é bem alto e acho bacana mostrar para as meninas também que elas podem e devem brincar de carrinho também", diz Débora Rodrigues, que chamou atenção em especial das pequenas pacientes com seu macacão rosa.

Agora, os pilotos da MAN Latin America concentram os esforços na preparação do time para a etapa paulista, onde são esperadas cerca de 50 mil pessoas. Os treinos em Interlagos serão disputados a partir de sexta-feira (06/07). A corrida será no domingo (08/07), às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Sobre a MAN Latin America
A MAN Latin America foi criada oficialmente em 2009, com a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus pela MAN SE (empresa mãe do Grupo MAN). Além da liderança na Fórmula Truck, é a maior fabricante de caminhões, e a segunda maior de ônibus, da América do Sul. Oferece uma linha completa de caminhões e ônibus Volkswagen além dos caminhões extrapesados MAN, com mais de 40 modelos disponíveis comercializados em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

Sobre o GRAACC
Referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País, o GRAACC, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida. A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, alcançando índices de cerca de 70%, semelhantes aos de instituições de saúde europeias e norte-americanas.

O GRAACC tem um hospital próprio e realiza mais de 23 mil consultas, 1,4 mil cirurgias e 1,7 mil sessões de quimioterapia anualmente. Com um orçamento de R$ 72 milhões anuais, atende em média 2.700 crianças e adolescentes por ano. Informações: www.graacc.org.br.

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)