segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Endurance: Bruno Senna terá novo companheiro na Ch...

ALTA ROTAÇÃO: Endurance: Bruno Senna terá novo companheiro na Ch...: Volta à classe GTE Pro será ao lado do português Pedro Lamy A Aston Martin Racing escalou o português Pedro Lamy como parceiro de B...

Endurance: Bruno Senna terá novo companheiro na China

Volta à classe GTE Pro será ao lado do português Pedro Lamy



A Aston Martin Racing escalou o português Pedro Lamy como parceiro de Bruno Senna nas 6 Horas de Xangai, penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC e que marcará a volta do brasileiro à classe GTE Pro depois da vitória da semana passada em Monte Fuji (Japão) pela categoria Am. A corrida será realizada no dia 9 de novembro e a nova dupla dividirá o comando do Vantage V8 de número 99.


Restando apenas mais duas provas - o calendário será fechado no Bahrein no fim do próximo mês -, a Aston Martin continua na busca dos títulos de construtores e pilotos no ano em que comemora o 100º aniversário. "Meu papel será o de ajudar a equipe a ganhar os dois campeonatos", reconhece Bruno, que ocupa a 4ª colocação na GTE e vem pagando caro os abandonos em Le Mans - com pontuação dobrada - e Interlagos. Soma 76 pontos, enquanto a liderança é dos italianos Giancarlo Fisichella-Gianmaria Bruni, da Ferrari, com 108. O alemão Stefan Mücke e o inglês Darren Turner, que conduzirão o outro VantageV8 na China, estão em 3º com 99,5, a apenas 2,5 do alemão Marc Lieb e do austríaco Richard Lietz, da Porsche.

Com 41 anos, Lamy é um dos pilotos mais experientes do grid. Correu na Fórmula 1 entre 1993 e 1996, mas nesse período ficou longo tempo em recuperação das fraturas nas pernas que sofreu durantes testes pela Lotus em Silverstone. Regressou ao cockpit pela Minardi em 1995 e se tornou o primeiro português a pontuar na F1 com o 6º lugar na despedida da temporada na Austrália.

Bruno reconhece que a bagagem do parceiro poderá ser valiosa em Xangai, circuito em que Lamy venceu na GTE Am no ano passado. "Ele é um bom piloto e uma pessoa legal de conviver dentro dos boxes. Não será fácil ganhar, mas acho que o pódio é uma meta bastante viável". Bruno vem cumprindo uma excelente primeira temporada na série de longa duração da FIA. Antes de Fuji, havia vencido na estreia em Silverstone e recentemente em Austin, além do segundo lugar em Spa-Francorchamps. Além disso, largou na pole em quatro das seis provas realizadas.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Diogosil Images/MF2 / Divulgação AMR/MF2

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Endurance: Adolpho Rossi e Elias Aze...

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Endurance: Adolpho Rossi e Elias Aze...: Com Alline Cipriani no time, trio venceu as 3 Horas de Guaporé nas categorias IV e V e chega como favorito à decisão do campeonato, em Taru...

Brasileiro de Endurance: Adolpho Rossi e Elias Azevedo se aproximam do título

Com Alline Cipriani no time, trio venceu as 3 Horas de Guaporé nas categorias IV e V e chega como favorito à decisão do campeonato, em Tarumã

Embalado pela conquista do FARA (Formula & Automobile Racing Association) nos Estados Unidos, o piloto Adolpho Rossi conquistou mais uma vitória no último fim-de-semana. Correndo ao lado de sua esposa, Alline Cipriani, e de Elias Azevedo, Rossi faturou o primeiro lugar em duas categorias do Campeonato Brasileiro de Endurance e se aproximou do título nacional. A prova, de três horas de duração, foi disputada em Guaporé - na Serra Gaúcha - no último domingo.


Estreando o Ford Focus preparado pela equipe gaúcha MC Tubarão, o trio disputou, simultaneamente, duas categorias do Brasileiro de Endurance. Rossi e Azevedo pontuaram pela categoria IV, enquanto ao lado de Alline Cipriani, Adolpho também marcou pontos pela classe V. Em ambas, o time venceu. Entre os 26 carros que largaram, o trio colocou o Ford Focus na 4ª posição geral da prova e se aproximou do título nacional. Em parceria com Azevedo, Rossi lidera a categoria IV, enquanto com Alline, o piloto está a cinco pontos do líder da classe V.

"Mesmo sendo a primeira corrida do Ford Focus, o carro se comportou muito bem. O pessoal da MC Tubarão fez um excelente trabalho e está de parabéns por essa vitória. Agora vamos nos concentrar para chegar novamente com força total em Tarumã e levar os dois títulos do Brasileiro de Endurance", destacou Adolpho Rossi.


A decisão do campeonato será no dia 08 de dezembro, também no Rio Grande do Sul, onde serão disputadas as 12 Horas de Tarumã, em Viamão.

"Vamos para a próxima corrida sabendo que o desafio será bem maior, até porque teremos uma prova de doze horas pela frente. Mas a experiência com o Focus em Guaporé foi fundamental para que pudéssemos definir estratégias e expectativas para a decisão do campeonato", acrescentou Elias Azevedo.

Para Alline Cipriani, a chance de conquistar dois títulos é o que mais motiva a equipe para a corrida final do campeonato. "A vitória do último fim de semana foi muito importante, pois agora estamos a apenas cinco pontos do primeiro colocado na classe V. Vamos para Tarumã com um único objetivo, ganhar a prova e sairmos campeões, tanto na classe V como na IV", encerrou a piloto.

A vitória no resultado geral das 3 Horas de Guaporé ficou com a dupla Nilson Ribeiro e José Ribeiro a bordo de um protótipo MXR da classe II.


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Grégori Dai Prá / Cíntia Azevedo/Velocidade Curitiba

ALTA ROTAÇÃO: Frinape tem tarde de disputas nas pistas em prova ...

ALTA ROTAÇÃO: Frinape tem tarde de disputas nas pistas em prova ...: Evento realizado no sábado fez parte da programação da Feira que inicia no próximo dia 9 de novembro A Frinape, maior feira multissetor...

Frinape tem tarde de disputas nas pistas em prova de rali de regularidade

Evento realizado no sábado fez parte da programação da Feira que inicia no próximo dia 9 de novembro

A Frinape, maior feira multissetorial de Erechim, vai começar apenas no próximo dia 9 de novembro. Mas antes a Feira teve uma série de eventos esportivos marcando, além das disputas, também a divulgação da mesma. Um dos eventos foi realizado na tarde do último sábado, dia 26, a primeira Copa Rally Frinape de Regularidade.

A prova de rali de regularidade reuniu competidores de vários municípios da região e teve trajeto disputado em estradas de terra e asfalto, sempre próximos a Erechim. Foram mais de 50 quilômetros de trechos.


Para o presidente do Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), entidade parceira da Frinape na realização desta prova, Roland Koller, esta também foi, além de uma competição, uma forma de unir as pessoas. “Aproveitando o slogan da Frinape, que é a Feira que nos une, estamos nós aqui também prestigiando e fazendo parte desta programação. É muito importante para o Clube e também para a comunidade”, ressaltou o presidente.

Aliás, ele também competiu na prova. E ganhou. Ao lado do navegador Cesar Pagliosa, Roland venceu a categoria Novatos com 315 pontos perdidos. A prova teve vitória de Passo Fundo na principal categoria, a Rally, com a dupla  Rogério Perin e Fábio Dall Agnol. Eles perderam apenas 10 pontos no percurso.

A categoria Novatos reuniu vários competidores que também estão disputando os campeonatos Gaúcho e Brasileiro de rali de velocidade. Prestigiando a etapa do Rally Frinape, competiram Vinicius Zavierucka, Gleisson Assis, Juliano Gracioli, Alessandro Eccel e Edgar Marsarotto Jr.

O maior grid estava na categoria Estreantes. Elton Palkewich, que briga pelo título da categoria R1 no Gaúcho de Rali de Velocidade, competiu na prova de sábado com Aline Bassoli, e levou a vitória com 538 pontos perdidos. Aliás, a categoria teve forte disputa pelos primeiros lugares.

O navegador de Elton no velocidade, Cassio Navarini, chegou em terceiro, desta vez como navegador de Jessica Schweizer. Também do rali de velocidade, os pilotos Fernando Solimann e Cristiano Beus formaram uma dupla, com Beus como navegador. Chegaram na quarta colocação.


RESULTADO FINAL DO RALLY FRINAPE DE REGULARIDADE
Categoria Rally

1º) 10pp 253 Rogerio Perin/Fabio Dall'Agnol
2º) 31pp   4 Marco Flores/Diogo Flores 

Categoria Novatos
1º) 315pp   5 Roland Koller/Cesar Pagliosa
2º) 566pp  12 Alexandre Goerging/Vinicius Zavierucka
3º) 1596pp 973 AdilsonStankiewicz/Joao Stankiewicz
4º) 2305pp  98 GreiceMayeski/GleissonAssis 
5º) 2419pp   3 Jose Tonin/Pedro Tonin 
6º) 3570pp 128 ThaluaCapeletti/Juliano Gracioli
7º) 3918pp  96 Sirlei Zanell/Alessandro Eccel
8º) 4703pp  99 Tatiana Groli/Edgar Masarotto Jr.
9º) 7525pp  77 Marlon Zill/Guilherme Bacedo 
10º) 12934pp 111 Cristiano Gracioli/Lia Mara Gracioli

Categoria Estreantes
1º)  538pp - Elton Palkewich/AlineBassoli 
2º) 560pp - GismaelPerin/Paulo Hartman 
3º) 586pp - Jessica Schweizer/Cassio Navarini
4º) 686pp - Fernando Solimann/Cristiano Beus
5º) 1071pp – Laudiovan Spironello/Murilo Spironello
6º) 2018pp - Fabiano Palharini Suelen M. Palharini
7º) 2608pp - Luciano Malacarne/Marcelo Rodrigues
8º) 2754pp - Evandro Harenza/Fabiane Paza 
9º) 3335pp - Flavio Remor/Augusto Remor 
10º) 3530pp - Nilton da Costa/Augusto da Costa
11º) 3590pp - Mateus Sklarczik/Leandro Prichoa
12º) 5804pp - Sidnei Polinski/Rafael Ribeiro

Edson Castro
Assessor de Imprensa do Erechim Auto Esporte Clube

Fotos; Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Tarumã recebe penúltima etapa do Mercedes-Benz Gra...

ALTA ROTAÇÃO: Tarumã recebe penúltima etapa do Mercedes-Benz Gra...: Cesare Marrucci compete pela segunda vez na cidade gaúcha nesta temporada no dia 3 de novembro A penúltima corrida do ano desta terceir...

Tarumã recebe penúltima etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge

Cesare Marrucci compete pela segunda vez na cidade gaúcha nesta temporada no dia 3 de novembro

A penúltima corrida do ano desta terceira temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro no autódromo de Tarumã, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Esta será a segunda prova do ano a ser disputada em Viamão/RS, cidade onde se localiza o mais rápido circuito gaúcho. A primeira vez foi no dia 28 de julho, em prova válida pela terceira etapa da categoria.

Correndo pela primeira vez na pista de Tarumã, o piloto Cesare Marrucci não foi bem em sua estreia e aquela acabou sendo a única prova do ano em que não pontuou. “Não gosto nem de lembrar. Se tivesse pontuado poderia estar mais próximos dos primeiros colocados”, afirmou o piracicabano que compete pela equipe W Racing.

Faltam apenas duas etapas para o encerramento do campeonato 2013, Cesare Marrucci está entre os cinco pilotos com chances de ficar com o título da temporada. A briga pelo campeonato está entre o bicampeão Márcio Campos, que tem 96 pontos; Neto de Nigris, com 91; Rubens Tilkian, em terceiro com 79; e Edson Coelho Jr. tem 78. Marrucci aparece em quinto com 57.

“Com ainda há 40 pontos em disputa, os cinco primeiros possuem chance de título. Para mim, está mais difícil, mas vou competir em busca da vitória, como sempre faço, independente do que resultado possa representar”, disse.

Cesare Marrucci tem patrocínio das Indústrias Marrucci.


Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa
Foto: Claudio Kolodziej


ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: Ricardo Zonta retorna à equipe BMW Sports ...

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: Ricardo Zonta retorna à equipe BMW Sports ...: Na disputa que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, o time brasileiro contará com sua formação original, e terá a volta do piloto paranae...

FIA GT: Ricardo Zonta retorna à equipe BMW Sports Trophy Team Brasil para a última etapa em Baku

Na disputa que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, o time brasileiro contará com sua formação original, e terá a volta do piloto paranaense a bordo do BMW Z4 #21

Nos dias 23 e 24 de novembro, a cidade de Baku, capital do Azerbaijão, será palco da 6ª e última etapa do FIA GT Series. A disputa, em circuito de rua, promete ser bastante acirrada na briga pelo título de 2013. A novidade no BMW Sports Trophy Team Brasil é o retorno do paranaense Ricardo Zonta, que não pode participar da rodada dupla em Navarra (ESP), realizada no fim de setembro, devido a outros compromissos.


Com a volta do piloto de Curitiba à equipe, o BMW Team Brasil contará com sua formação original durante os desafios da última etapa em Baku, munícipio localizado às margens do Mar Cáspio, em uma região considerada transcontinental, na divisa entre Europa e Ásia. A equipe estará com os seus dois BMW Z4, com Cacá Bueno e Allam Khodair a bordo do carro #0 e Zonta e Sérgio Jimenez na máquina #21.

A equipe está satisfeita com o retorno de Zonta, mas aproveitou a oportunidade para agradecer, mais uma vez, ao Átila Abreu, que substituiu o paranaense na última rodada.

"Queremos agradecer ao Átila por ter aceitado o desafio e ter defendido as cores de nossa equipe na etapa da Espanha", enfatizou Washington Bezerra, chefe do elenco brasileiro.

Para Ricardo Zonta, retornar à equipe é motivo de alegria. Ele pretende ajudar o time na conquista de bons resultados no Azerbaijão. "Foi uma pena não poder participar da disputa em Navarra, principalmente pelas evoluções que tivemos na etapa anterior, na Eslováquia. Mas estou feliz em voltar e estamos trabalhando bastante para evoluir e conquistar uma posição melhor no campeonato de equipes", enfatizou o brasileiro e ex-piloto da F-1.

Na disputa por equipes, o BMW Sports Trophy Team Brasil está em terceiro lugar na classificação, com 94 pontos. E o elenco verde e amarelo vai desembarcar em solo asiático disposto a brigar por um lugar entre as três melhores do mundial.

O companheiro de Sérgio Jimenez, a bordo do modelo BMW Z4 #21, considerou positiva a iniciativa da categoria em mudar a data da final. Com isso, ele e os outros pilotos da equipe 100% brasileira, poderão estar presentes. "Acredito que a realização da última etapa em novembro vai ser muito boa para o campeonato, pois na outra data sugerida (em outubro), vários carros não iriam participar", encerrou Zonta.





Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Tijem Photo Agency / Tony Hermann

ALTA ROTAÇÃO: Vice-líder, Denis Navarro faz duplo top-5 no Marca...

ALTA ROTAÇÃO: Vice-líder, Denis Navarro faz duplo top-5 no Marca...: Piloto da Bassani Racing mantém boa fase e chega entre os cinco primeiros colocados nas últimas sete corridas da temporada Prezando pel...

Vice-líder, Denis Navarro faz duplo top-5 no Marcas em Tarumã

Piloto da Bassani Racing mantém boa fase e chega entre os cinco primeiros colocados nas últimas sete corridas da temporada

Prezando pela constância, que vem sendo sua característica no Brasileiro de Marcas nesta temporada 2013, o piloto Denis Navarro mais uma vez demonstrou essa tendência na etapa de Tarumã, rodada dupla da categoria neste domingo. O piloto da Bassani Racing, que corre com um Toyota Corolla XRS foi um dos poucos que conseguiram um duplo top-5 em ambas as corridas. Dos seis primeiros do campeonato, somente Denis conseguiu tal façanha.


Navarro terminou em quarto a corrida 1 e em quinto a 2, somando 26 pontos no total. Agora, ele está com 150, apenas 25 atrás do líder Ricardo Maurício. Com duas provas para o fim, o piloto do carro #5 quer continuar esta sequência de top-5 que já perdura por sete corridas seguidas.

"Desde a etapa de São Paulo, em julho, estamos pontuando bem e subindo no campeonato. Estamos em segundo, 25 pontos atrás do líder, lembrando que ainda estão em jogo 150 pontos. Vamos com tudo para as últimas duas etapas do ano para poder lutar por este campeonato", disse Denis Navarro, que também é piloto da Voxx Racing na Stock Car.

O próximo encontro do Campeonato Brasileiro de Marcas será no dia 17 de novembro, em Cascavel, no Autódromo Internacional Zilmar Beux.

Corrida 1:
1º) Felipe Gama (Honda Civic), 22 voltas em 32min44s689, média de 158,58 km/h
2º) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 0s203
3º) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 1s032
4º) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 1s343
5º) Vicente Orige (Honda Civic), a 2s472
6º) Ricardo Maurício (Honda Civic), a 2s653
7º) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 4s090
8º) Thiago Marques (Chevrolet Cruze), a 4s390
9º) Vitor Meira (Ford Focus), a 5s555
10º) Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT), a 6s427
11º) Vitor Genz (Ford Focus), a 7s561
12º) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 8s158
13º) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 10s806
14º) Jaidson Zini (Ford Focus), a 10s937
15º) Leandro Romera/Wilson Pinheiro (Chevrolet Cruze), a 4 voltas
16º) Luir Miranda (Mitsubishi Lancer GT), a 11 voltas
17º) Lauro Aita (Chevrolet Cruze), a 17 voltas
18º) Cleber Schuler (Mitsubishi Lancer GT), a 18 voltas
19º) Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), excluído

Corrida 2:
1º) Ricardo Maurício (Honda Civic), 25 voltas em 31min50s491, média de 143,16 km/h
2º) Thiago Marques (Chevrolet Cruze), a 2s460
3º) Felipe Gama (Honda Civic), a 3s004
4º) Vicente Orige (Honda Civic), a 3s998
5º) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 4s246
6º) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 4s646
7º) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 4s912
8º) Vitor Meira (Ford Focus), a 5s322
9º) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 5s821
10º) Vitor Genz (Ford Focus), a 8s632
11º) Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT), a 10s471
12º) Jaidson Zini (Ford Focus), a 25s474
13º) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 4 voltas
14º) Luir Miranda (Mitsubishi Lancer GT), a 18 voltas
15º) Cleber Schuler (Mitsubishi Lancer GT), a 22 voltas
16º) Lauro Aita (Chevrolet Cruze), a 23 voltas
17º) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 24 voltas

Campeonato:
(Dez primeiros colocados)
1º) Ricardo Maurício (Honda Civic), 175 pontos
2º) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), 150
3º) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 147
4º) Alceu Feldmann (Honda Civic), 137
5º) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), 129
6º) Vitor Meira (Ford Focus), 124
7º) Felipe Gama (Honda Civic), 105
8º) Vicente Orige (Honda Civic), 101
9º) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), 72
10º) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), 52


Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Luca Bassani