ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus encara etapa de Hungaroring pa...: Sétimo colocado no campeonato após duas etapas, com 14 pontos, o piloto do BMW Team RBM revelou seu apreço pelo circuito húngaro e espera q...
sexta-feira, 30 de maio de 2014
DTM: Augusto Farfus encara etapa de Hungaroring para se aproximar dos líderes da temporada
Sétimo colocado no campeonato após
duas etapas, com 14 pontos, o piloto do BMW Team RBM revelou seu apreço pelo
circuito húngaro e espera que a M4 seja novamente competitiva, como já
aconteceu nos testes realizados em abril.
Augusto
Farfus volta ao volante do seu BMW M4 #3 para a disputa da terceira etapa da
temporada 2014 do DTM, neste fim de semana (30 de maio a 1º de junho), em
Hungaroring, na Hungria. O brasileiro do Team RBM esteve no tradicional
circuito há dois meses, quando participou de uma bateria de testes da
pré-temporada. Na ocasião, o novo carro da BMW mostrou bom rendimento e muita
confiabilidade, com Augusto cumprindo mais de 2.000 km sem grandes problemas
durante dois dias. Depois de duas corridas já disputadas, Farfus soma 14 pontos
e ocupa o sétimo lugar no campeonato, por isso o piloto vislumbra a corrida do
próximo domingo como ótima oportunidade para se aproximar da liderança,
atualmente pertencente a Mike Rockenfeller, com 30 pontos somados.
A etapa deste
fim de semana marca o retorno de Hungaroring ao calendário do DTM, que correu
por lá uma única vez há 26 anos. Com pequenas alterações em relação àquela
época, o traçado, hoje com 4.381 metros, permanece com suas principais
características: muito técnico, bastante travado e com poucos pontos de
ultrapassagem. Desta forma, na visão do brasileiro, um bom desempenho em ritmo
de classificação será fundamental para alcançar seu objetivo no domingo.
Quinto
colocado e melhor piloto da BMW na última etapa do campeonato, realizada há
duas semanas no circuito de Oschersleben, Augusto terá seu carro um pouco mais
leve neste fim de semana, obedecendo ao novo regulamento do DTM em relação ao
lastro. Desta forma, o curitibano de 30 anos vai correr em Hungaroring com um
peso adicional de 2,5 kg em seu M4.
O cronograma
de atividades do DTM tem seu início previsto para a sexta-feira com a execução
do shakedown. No sábado, os 23 pilotos do grid voltam para o único treino livre
do fim de semana, no período da manhã. Horas mais tarde, os competidores disputam
a sessão classificatória. A terceira etapa da temporada, com previsão de 41
voltas, será disputada no domingo, a partir de 8h30 (horário de Brasília).
Augusto Farfus:
"Nós
testamos em Hungaroring durante a pré-temporada, e isso nos ajuda a ter uma ideia
da direção a ser tomada, temos uma boa referência. Vamos para a Hungria com
algumas atualizações para a M4, o que nos enche de esperança para esse fim de
semana. Trata-se de uma pista onde ultrapassar é muito complicado, de modo que
uma boa posição no grid é fundamental para que possamos conseguir nosso
objetivo, que é voltar às primeiras posições do campeonato. Estou muito
otimista porque temos todas as condições para conquistar um bom
resultado."
DTM, etapa 3,
Hungaroring, programação (horários de Brasília):
Sexta-feira, 30 de maio:
11h45 às
12h20 - Shakedown
Sábado, 31 de maio:
7h10 às 8h40
- Treino livre
13h10 às 14h
- Classificação
Domingo, 1º de junho:
8h30 –
Corrida
Fonte: http://www.farfus.com
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Alencar Jr. faz o "batismo" na volta de...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Alencar Jr. faz o "batismo" na volta de...: Campeão de 1982 é o primeiro a andar na pista renovada e aprova o as
falto Convidado especial da Prati-Mico's Racing, o goiano Alenc...
falto Convidado especial da Prati-Mico's Racing, o goiano Alenc...
Stock Car: Alencar Jr. faz o "batismo" na volta de Goiânia
Campeão de 1982 é o primeiro a andar
na pista renovada e aprova o asfalto
Convidado
especial da Prati-Mico's Racing, o goiano Alencar Jr. fez nesta quinta-feira o "batismo" do renovado asfalto
do circuito do Autódromo Internacional de Goiânia com o carro do amazonense
Antonio Pizzonia. Campeão de 1982 e atualmente com 60 anos, o ex-piloto não
andava na categoria desde 1987, quando se afastou depois de um acidente em
Tarumã. Homenageado pela equipe paranaense, Alencar Jr. aproveitou para
conferir como ficaram os trabalhos na pista, da qual foi um dos grandes
incentivadores e também consultor para a Confederação Brasileira de
Automobilismo.
Alencar
completou apenas três voltas, mas elas foram suficientes para devolver a
empolgação dos velhos tempos. "O
carro é sensacional, muito diferente do Opala que eu dirigi nos primeiros anos
da Stock Car. Mas nem é tão difícil de dirigir como eu imaginava. E piloto
dirige qualquer coisa", brincou. Sobre os pontos em comum entre os
dois modelos - o atual tem potência três vezes maior que os antigos Opala -,
disse que talvez o nível dos pilotos se equivalha. "Naquela época, sempre haviam 13 ou 14 pilotos em condições de
vencer uma corrida, como atualmente", comparou. "O resto é totalmente diferente", acrescentou.
Dono de 19
vitórias e 21 poles, números que ainda o colocam como um dos cinco maiores
ícones da Stock Car, Alencar aprovou a pavimentação que os pilotos conhecerão a
partir desta sexta-feira, abertura dos treinos livres e da volta de Goiânia ao
calendário depois de uma ausência de 13 anos. "Ficou muito bom. Não há irregularidades, o asfalto não vai se
soltar de forma alguma e a aderência está muito boa", elogiou. Fora
das pistas desde 2007, quando correu na GT3, lamentou apenas a brevidade da
experiência. "Quando eu estava
começando a gostar da brincadeira me mandaram parar."
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: André Cunha dos Santos/MF2
ALTA ROTAÇÃO: Tudo pronto em Goiânia para a quarta etapa da Stoc...
ALTA ROTAÇÃO: Tudo pronto em Goiânia para a quarta etapa da Stoc...: Autódromo viveu dia histórico, com o carro da categoria voltando à pista após 13 anos O dia 29 de maio de 2014 ficará marcado para semp...
Tudo pronto em Goiânia para a quarta etapa da Stock Car
Autódromo viveu dia histórico, com o
carro da categoria voltando à pista após 13 anos
O dia 29 de
maio de 2014 ficará marcado para sempre na história do Circuito Schin Stock
Car. Após 13 anos um carro da categoria voltou a andar no Autódromo de Goiânia,
e foi pilotado por Alencar Júnior, campeão da Stock Car em 1982.
"É sempre muito bom poder guiar
aqui no Autódromo de Goiânia. A pista continua a mesma, mas sem as
irregularidades que tínhamos no asfalto antes. É sempre um prazer", comentou o goiano Alencar Jr.
O ex-piloto
andou ao lado de Antonio Pizzonia, e depois levou o chefe de equipe Rosinei
Campos, o Meinha, para algumas voltas pela pista. "Ganhamos muitas corridas juntos, acho que foi um dos melhores
tempos da minha carreira e reencontrar o Meinha é um grande prazer",
diz Alencar. "Como nos velhos
tempos, voltamos a andar juntos", celebrou Meinha, que hoje comanda a
equipe Eurofarma RC.
Nessa
sexta-feira, as atividades de pista começam para valer, com os primeiros
treinos livres, tanto da Stock Car quanto do Campeonato Brasileiro de Turismo.
Os treinos terão início às 13h25.
Reforma
Com exceção
do traçado, dá para dizer que o Autódromo de Goiânia é novo. Inaugurado em
1974, o circuito passou por uma intensa reforma. Não apenas em suas
instalações, mas em seus conceitos. Em dias em que não houver corridas, o
espaço se transforma em um parque para a cidade, pois dentro dele serão
construídas quadras, pista de skate, pista de patinação, teatro e arena. Além
disso, o autódromo recebeu iluminação para que ciclistas possam circular pelo
local no período noturno.
Programação do evento
Sexta-feira (30/05)
11h00 -
Briefing para fotógrafos e cinegrafistas
13h25 - 13h40
- Shakedown Stock Car
13h50 - 14h30
- 1o Treino livre (Grupo 1) Stock Car
14h40 - 13h20
- 1o Treino livre (Grupo 2) Stock Car
15h30 - 15h45
- Shakedown CBT
15h55 - 16h35
- 1o Treino livre (Grupo 1) CBT
16h45 - 17h25
- 1o Treino livre (Grupo 2) CBT
Sábado (31/05)
08h05 - 08h45
- 2o Treino livre (Grupo 1) CBT
08h55 - 09h35
- 2o Treino livre (Grupo 2) CBT
09h45 - 10h45
- 2o Treino livre (Grupo 1) Stock Car
10h55 - 11h55
- 2o Treino livre (Grupo 2) Stock Car
12h30 - 12h50
- Classificação CBT
14h00 - 15h00
- Classificação Stock Car
15h55 -
Largada (25 minutos de prova + 1 volta) Corrida 1 CBT
16h30 - 17h30
- Volta Rápida
Domingo (01/06)
09h15 -
Largada (35 minutos de prova + 1 volta) Corrida 2 CBT
11h00 -
Largada (40 minutos de prova + 1 volta) Corrida 1 Stock Car
12h13 -
Largada (20 minutos de prova + 1 volta) Corrida 2 Stock Car
13h00 - 14h00
- Visitação aos boxes
14h00 - 15h00
- Volta rápida
O Circuito
Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas,
com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Schin é o
patrocinador master. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, copatrocínio
de Shell V-Power Etanol e Mobil Super. Com o apoio da Transzero, Pioneer e
Cielo. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.
Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli
Fotos: Duda Bairros/Vicar
Assinar:
Postagens (Atom)