sexta-feira, 30 de maio de 2014

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus encara etapa de Hungaroring pa...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus encara etapa de Hungaroring pa...: Sétimo colocado no campeonato após duas etapas, com 14 pontos, o piloto do BMW Team RBM revelou seu apreço pelo circuito húngaro e espera q...

DTM: Augusto Farfus encara etapa de Hungaroring para se aproximar dos líderes da temporada

Sétimo colocado no campeonato após duas etapas, com 14 pontos, o piloto do BMW Team RBM revelou seu apreço pelo circuito húngaro e espera que a M4 seja novamente competitiva, como já aconteceu nos testes realizados em abril.

Augusto Farfus volta ao volante do seu BMW M4 #3 para a disputa da terceira etapa da temporada 2014 do DTM, neste fim de semana (30 de maio a 1º de junho), em Hungaroring, na Hungria. O brasileiro do Team RBM esteve no tradicional circuito há dois meses, quando participou de uma bateria de testes da pré-temporada. Na ocasião, o novo carro da BMW mostrou bom rendimento e muita confiabilidade, com Augusto cumprindo mais de 2.000 km sem grandes problemas durante dois dias. Depois de duas corridas já disputadas, Farfus soma 14 pontos e ocupa o sétimo lugar no campeonato, por isso o piloto vislumbra a corrida do próximo domingo como ótima oportunidade para se aproximar da liderança, atualmente pertencente a Mike Rockenfeller, com 30 pontos somados.

A etapa deste fim de semana marca o retorno de Hungaroring ao calendário do DTM, que correu por lá uma única vez há 26 anos. Com pequenas alterações em relação àquela época, o traçado, hoje com 4.381 metros, permanece com suas principais características: muito técnico, bastante travado e com poucos pontos de ultrapassagem. Desta forma, na visão do brasileiro, um bom desempenho em ritmo de classificação será fundamental para alcançar seu objetivo no domingo.

Quinto colocado e melhor piloto da BMW na última etapa do campeonato, realizada há duas semanas no circuito de Oschersleben, Augusto terá seu carro um pouco mais leve neste fim de semana, obedecendo ao novo regulamento do DTM em relação ao lastro. Desta forma, o curitibano de 30 anos vai correr em Hungaroring com um peso adicional de 2,5 kg em seu M4.

O cronograma de atividades do DTM tem seu início previsto para a sexta-feira com a execução do shakedown. No sábado, os 23 pilotos do grid voltam para o único treino livre do fim de semana, no período da manhã. Horas mais tarde, os competidores disputam a sessão classificatória. A terceira etapa da temporada, com previsão de 41 voltas, será disputada no domingo, a partir de 8h30 (horário de Brasília).

Augusto Farfus:

"Nós testamos em Hungaroring durante a pré-temporada, e isso nos ajuda a ter uma ideia da direção a ser tomada, temos uma boa referência. Vamos para a Hungria com algumas atualizações para a M4, o que nos enche de esperança para esse fim de semana. Trata-se de uma pista onde ultrapassar é muito complicado, de modo que uma boa posição no grid é fundamental para que possamos conseguir nosso objetivo, que é voltar às primeiras posições do campeonato. Estou muito otimista porque temos todas as condições para conquistar um bom resultado."

DTM, etapa 3, Hungaroring, programação (horários de Brasília):

Sexta-feira, 30 de maio:
11h45 às 12h20 - Shakedown

Sábado, 31 de maio:
7h10 às 8h40 - Treino livre
13h10 às 14h - Classificação

Domingo, 1º de junho:
8h30 – Corrida


Fonte: http://www.farfus.com

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Alencar Jr. faz o "batismo" na volta de...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Alencar Jr. faz o "batismo" na volta de...: Campeão de 1982 é o primeiro a andar na pista renovada e aprova o as

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Stock Car: Alencar Jr. faz o "batismo" na volta de Goiânia

Campeão de 1982 é o primeiro a andar na pista renovada e aprova o asfalto

Convidado especial da Prati-Mico's Racing, o goiano Alencar Jr. fez nesta quinta-feira o "batismo" do renovado asfalto do circuito do Autódromo Internacional de Goiânia com o carro do amazonense Antonio Pizzonia. Campeão de 1982 e atualmente com 60 anos, o ex-piloto não andava na categoria desde 1987, quando se afastou depois de um acidente em Tarumã. Homenageado pela equipe paranaense, Alencar Jr. aproveitou para conferir como ficaram os trabalhos na pista, da qual foi um dos grandes incentivadores e também consultor para a Confederação Brasileira de Automobilismo.


Alencar completou apenas três voltas, mas elas foram suficientes para devolver a empolgação dos velhos tempos. "O carro é sensacional, muito diferente do Opala que eu dirigi nos primeiros anos da Stock Car. Mas nem é tão difícil de dirigir como eu imaginava. E piloto dirige qualquer coisa", brincou. Sobre os pontos em comum entre os dois modelos - o atual tem potência três vezes maior que os antigos Opala -, disse que talvez o nível dos pilotos se equivalha. "Naquela época, sempre haviam 13 ou 14 pilotos em condições de vencer uma corrida, como atualmente", comparou. "O resto é totalmente diferente", acrescentou.

Dono de 19 vitórias e 21 poles, números que ainda o colocam como um dos cinco maiores ícones da Stock Car, Alencar aprovou a pavimentação que os pilotos conhecerão a partir desta sexta-feira, abertura dos treinos livres e da volta de Goiânia ao calendário depois de uma ausência de 13 anos. "Ficou muito bom. Não há irregularidades, o asfalto não vai se soltar de forma alguma e a aderência está muito boa", elogiou. Fora das pistas desde 2007, quando correu na GT3, lamentou apenas a brevidade da experiência. "Quando eu estava começando a gostar da brincadeira me mandaram parar."


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: André Cunha dos Santos/MF2

ALTA ROTAÇÃO: Tudo pronto em Goiânia para a quarta etapa da Stoc...

ALTA ROTAÇÃO: Tudo pronto em Goiânia para a quarta etapa da Stoc...: Autódromo viveu dia histórico, com o carro da categoria voltando à pista após 13 anos O dia 29 de maio de 2014 ficará marcado para semp...

Tudo pronto em Goiânia para a quarta etapa da Stock Car

Autódromo viveu dia histórico, com o carro da categoria voltando à pista após 13 anos

O dia 29 de maio de 2014 ficará marcado para sempre na história do Circuito Schin Stock Car. Após 13 anos um carro da categoria voltou a andar no Autódromo de Goiânia, e foi pilotado por Alencar Júnior, campeão da Stock Car em 1982.

"É sempre muito bom poder guiar aqui no Autódromo de Goiânia. A pista continua a mesma, mas sem as irregularidades que tínhamos no asfalto antes. É sempre um prazer", comentou o goiano Alencar Jr.

O ex-piloto andou ao lado de Antonio Pizzonia, e depois levou o chefe de equipe Rosinei Campos, o Meinha, para algumas voltas pela pista. "Ganhamos muitas corridas juntos, acho que foi um dos melhores tempos da minha carreira e reencontrar o Meinha é um grande prazer", diz Alencar. "Como nos velhos tempos, voltamos a andar juntos", celebrou Meinha, que hoje comanda a equipe Eurofarma RC.


Nessa sexta-feira, as atividades de pista começam para valer, com os primeiros treinos livres, tanto da Stock Car quanto do Campeonato Brasileiro de Turismo. Os treinos terão início às 13h25.

Reforma
Com exceção do traçado, dá para dizer que o Autódromo de Goiânia é novo. Inaugurado em 1974, o circuito passou por uma intensa reforma. Não apenas em suas instalações, mas em seus conceitos. Em dias em que não houver corridas, o espaço se transforma em um parque para a cidade, pois dentro dele serão construídas quadras, pista de skate, pista de patinação, teatro e arena. Além disso, o autódromo recebeu iluminação para que ciclistas possam circular pelo local no período noturno.


Programação do evento

Sexta-feira (30/05)
11h00 - Briefing para fotógrafos e cinegrafistas
13h25 - 13h40 - Shakedown Stock Car
13h50 - 14h30 - 1o Treino livre (Grupo 1) Stock Car
14h40 - 13h20 - 1o Treino livre (Grupo 2) Stock Car
15h30 - 15h45 - Shakedown CBT
15h55 - 16h35 - 1o Treino livre (Grupo 1) CBT
16h45 - 17h25 - 1o Treino livre (Grupo 2) CBT

Sábado (31/05)
08h05 - 08h45 - 2o Treino livre (Grupo 1) CBT
08h55 - 09h35 - 2o Treino livre (Grupo 2) CBT
09h45 - 10h45 - 2o Treino livre (Grupo 1) Stock Car
10h55 - 11h55 - 2o Treino livre (Grupo 2) Stock Car
12h30 - 12h50 - Classificação CBT
14h00 - 15h00 - Classificação Stock Car

15h55 - Largada (25 minutos de prova + 1 volta) Corrida 1 CBT
16h30 - 17h30 - Volta Rápida

Domingo (01/06)
09h15 - Largada (35 minutos de prova + 1 volta) Corrida 2 CBT
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta) Corrida 1 Stock Car
12h13 - Largada (20 minutos de prova + 1 volta) Corrida 2 Stock Car
13h00 - 14h00 - Visitação aos boxes
14h00 - 15h00 - Volta rápida

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Schin é o patrocinador master. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, copatrocínio de Shell V-Power Etanol e Mobil Super. Com o apoio da Transzero, Pioneer e Cielo. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.


Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli

Fotos: Duda Bairros/Vicar