sexta-feira, 27 de junho de 2014

ALTA ROTAÇÃO: África do Sul: Dupla brasileira vence primeiro dia...

ALTA ROTAÇÃO: África do Sul: Dupla brasileira vence primeiro dia...: O paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin estão liderando o rally mais difícil e famoso da África do Sul Os bras...

África do Sul: Dupla brasileira vence primeiro dia da "Corrida Maluca"


O paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin estão liderando o rally mais difícil e famoso da África do Sul


Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) venceram nesta sexta-feira (27/6) o primeiro dia do Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000, mais famoso rally da África do Sul, que termina domingo.

 

 "Pra gente foi muito bom este primeiro lugar e para a Toyota também, pois chegamos na frente de todas as outras equipes oficiais de fábrica", comemorou o bicampeão mundial (2001 e 2012) de Rally Cross Country, que foi convidado pelo sul-africano Glyn Hall, diretor da equipe oficial da Toyota, que está se preparando para participar novamente do Rally Dakar.

 

 O primeiro dia da competição teve 100 km em torno da área de Jwaneng (a 170 km ao noroeste de Gaborone, capital de Botsuana), com a participação de 62 duplas e várias representando equipes de fábricas (Toyota, Ford, Nissan, BMW e vários prótotipos do tipo buggye americano) e não foi uma experiência fácil para os experientes estreantes brasileiros.

 

 "Foi uma Especial muito travada, igual ao Jalapão (To) no Rally dos Sertões, mas com o piso cheio de ondulações. Largamos lá atrás, da 48ª posição, e com isso pegamos a estrada toda picotada. Andamos 9 km no limite do limite neste trechinho ruim, o cérebro balançava, os olhos tremiam e o coração parecia que ia sair do lugar de tanto que trepidava. Depois pegamos um trecho liso, com muitas curvas para os dois lados e não podia sair fora, senão furava os pneus nos tocos das árvores", explicou Varela após a chegada.

 

 "Eu estava um pouco preocupado, mas a navegação foi tranquila. Já peguei trechos ondulados, mas o que passamos sacolejava muito, nunca havia passado por isto e achei que não ia agüentar!", emendou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.

 


 A Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000 é uma corrida totalmente diferente dos padrões utilizados nas competições de rally cross country. A partir do segundo dia (sábado), todos largam da posição que terminaram no dia anterior, respeitando o tempo que levou do carro que chegou à sua frente. "Ou seja, como vencemos hoje, vamos largar em primeiro e o segundo colocado vai partir 36 segundos depois de nós. O terceiro vai sair 30 segundos depois do segundo, o quarto 29 segundos depois do terceiro, e assim por diante", explicou Reinaldo.

 

 Para quem assiste a competição, quem passa em primeiro está realmente liderando o rally. O segundo a passar está na vice-liderança, o terceiro está nesta posição, bem parecido com o que acontece em provas fechadas, em autódromos.

 

 "É como se fosse uma corrida maluca igual aos desenhos animados, com várias ultrapassagens. É bem interessante e divertido. E tem outras coisas diferentes, com muita organização, visando a contenção de custos e até a segurança. Como exemplo, o navegador imprime a planilha em casa, as vistorias são feitas pelos técnicos nos boxes de cada equipe, sem necessidade de presença prévia. Outro detalhe, quando temos que cruzar uma estrada, temos que parar o carro. Não pode nem só diminuir a velocidade e passar acelerando devagar, senão o fiscal que fica ali aplica penalidade de cinco minutos", ilustrou Gustavo.

 

 A expectativa dos brasileiros é muito boa para completar os 1000 km de aventura. "Como seremos os primeiros a largar, vamos desbravar o deserto e teremos que prestar muita atenção na navegação para não errar e comprometer a prova", acredita o navegador campeão mundial em 2012.

 

 "E a minha estratégia será continuar acelerando ao máximo para tentar mais um título em minha carreira", finalizou o piloto apoiado por Divino Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Ibis/Itamotors. Os vencedores da prova vão ganhar inscrição gratuita para o Rally Dakar na América do Sul, em 2015.

 

Os dez primeiros no prólogo do Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000 foram:

 1) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Toyota Hilux, 1h09min28s;

 2) Christiaan Du Plooy/Henk Janse van Vuuren, Ford Ranger, a 36s;

 3) Manfred Schröder/Japie Bandenhorst, Ford Ranger, a 1min06s;

 4) Leeroy Poulter/Rob Howie, Toyota Hilux, a 1min35s;

 5) Johan Horn/Werner Horn, Toyota Hilux, a 1min47s;

 6) Malcon Kock/Johann Burger, Toyota Hilux, a 2min01s;

 7) Gary Bertholdt/Siegfried Rousseau, Ford Ranger, a 2min06s;

 8) Anthony Taylor/Dennis Murphy, Toyota Hilux, a 2min51s;

 9) Laurence du Plessis/Gielie le Roux, Zarco, a 3min18s;

 10) Wichard Süllwald/Hermann Süllwald, Porter Stryker, a 4min17s

 


Mastermidia

João Alberto Otazú

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Barretos recebe o rali pela oitava vez consecutiva...

ALTA ROTAÇÃO: Barretos recebe o rali pela oitava vez consecutiva...: O Rally Barretos já faz parte do calendário oficial de eventos do município, e retorna à região no mês de julho O casamento perfei...

Barretos recebe o rali pela oitava vez consecutiva


O Rally Barretos já faz parte do calendário oficial de eventos do município, e retorna à região no mês de julho



O casamento perfeito! Barretos é uma das cidades mais antigas e fieis que sediam uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja. São oito anos consecutivos de parceria. Organizado pela Rallymakers, o 8º Cross Country Rallymakers Barretos será realizado de 18 a 20 de julho, no pleno inverno.



 Atraindo pilotos e navegadores das categorias motos, quadriciclos, UTV's, carros e caminhões, o evento formará uma caravana com mais de 300 pessoas. "É importante receber o Rally Barretos, pois o evento atrairá turistas de vários lugares do País; seja competidores e suas famílias, ou moradores de localidades próximas que vem para a nossa cidade assistir ao certame", comentou o secretário de turismo, Adriano Santos. "Além de ser uma atração a mais em nosso calendário para a população barretense", garantiu ele.



 De acordo com o secretário, a movimentação é grande e, nesta época, os hotéis, restaurantes e bares ganham muitos clientes, o que gera uma positiva movimentação econômica. "A competição cresce a cada ano e o nosso intuito é apoiar para que isso continue acontecendo. Para tanto, nós divulgaremos e daremos suporte aos visitantes, como atendimento ao turista e guia de turismo. Nossa população ama o rali, por isso, oferecemos estrutura para que todos assistam a disputa em pontos determinados (e que ainda serão definidos)", afirmou Santos.



 O Rally Barretos terá 260 quilômetros (divididos em dois dias de prova), em um roteiro com muitos obstáculos off-road. O parque de apoio estará montado no Parque do Peão, situado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 428.



 "Desde o início desse projeto, muita poeira foi levantada por essas terras barretenses. Diversas pessoas vieram e se foram e cada uma delas deixou sua contribuição para o Rally Barretos ser o que é hoje: uma referência no calendário do rali nacional. Somos muito gratos pela acolhida e pelas amizades conquistadas ao longo desses oito anos de trabalho em Barretos", comentou o diretor presidente da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.



 O Rally Barretos valerá pelas 7ª e 8ª etapas do Brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja, e as inscrições seguem abertas no site oficial do evento: www.rallymakers.com.br, no link Rally Barretos.

 

 O 8º Rally Cross Country Rallymakers Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA Comunicação Digital

 



Liberdade de Ideias

Jornalista responsável:

Isis Moretti - Mtb: 36.471

 

ALTA ROTAÇÃO: Tony Kanaan espera um bom desempenho na rodada dup...

ALTA ROTAÇÃO: Tony Kanaan espera um bom desempenho na rodada dup...: O piloto do carro número 10 da equipe Chip Ganassi se diz animado para o final de semana .   A oitava etapa da Fórmula Indy aconte...

Tony Kanaan espera um bom desempenho na rodada dupla em Houston.


O piloto do carro número 10 da equipe Chip Ganassi se diz animado para o final de semana.


 A oitava etapa da Fórmula Indy acontece neste final de semana entre os dias 27 e 29 de junho, no circuito de rua de Houston, no estado do Texas, EUA. O GP de Houston será no sistema de rodada dupla e o brasileiro Tony Kanaan espera bons resultados em ambas as provas, para escalar no campeonato.


Kanaan ocupa a nona colocação do campeonato, com 189 pontos e já conseguiu um pódio em Detroit, mas busca sua primeira vitória no ano e a primeira também pela equipe Chip Ganassi, na qual corre com o carro número 10. Serão duas longas provas no sábado e no domingo e a equipe terá que trabalhar na estratégia, para conseguir bons resultados.


 Para Tony a rodada dupla é muito importante por vários pontos estarem em jogo. “Ficamos um periodo sem corrida, e tivemos um treino produtivo nesse período. Mas voltamos com duas corridas em Houston. Um desafio muito grande, pois são poucos treinos e muitos pontos em jogo em um único final de semana. Precisamos aproveitar cada minuto na pista, pois o traçado de Houston também não proporciona muitas opções de ultrapassagens. Mas estou muito empolgado por voltar a pilotar”, afirma o piloto.


“Vamos correr no dia do jogo do Brasil, mas certamente estarei acompanhando e torcendo por nossa seleção. Pisa fundo Neymar e companhia” finaliza o brasileiro.


Tony nunca venceu em Houston o que dá a ele mais motivação para conquistar a melhor colocação no fim de semana. As corridas serão transmitidas pelo canal Band Sports no sábado e no domingo, às 20h.


 Confira a programação do final de semana do GP de Houston:



 Sexta-feira – 27 de junho

 12h às 12h45 – Treino Livre 1

 15hh55 às 16h40 – Treino Livre 2


 Sábado – 28 de junho

 12h00 às 13h10 – Classificação

 16h45 – Corrida 1


 Domingo – 29 de junho

 12h às 12h30 – Classificação 2

 16h45 – Corrida 2

 


 Assessoria de Imprensa:

 Anderson Marsili

 Thalita Tartarelli

Foto: Ganassi divulgação


 

 

 

ALTA ROTAÇÃO: Aleix Espargaró conquista pole em Q2 molhada

ALTA ROTAÇÃO: Aleix Espargaró conquista pole em Q2 molhada: A corrida de MotoGP™ do Iveco Daily TT Assen vai contar com Aleix Espargaró na pole position neste sábado, com Marc Márquez e Dani Pedrosa ...

Aleix Espargaró conquista pole em Q2 molhada

A corrida de MotoGP™ do Iveco Daily TT Assen vai contar com Aleix Espargaró na pole position neste sábado, com Marc Márquez e Dani Pedrosa a completarem a primeira linha da grelha depois de uma Q2 afectada pela chuva.

Um grupo de pilotos juntou-se à saída do pit lane logo no início da Q2 assim que sentiram que a chuva ligeira se iria intensificar na Q2. Espargaró, da NGM Forward Racing, começou por rodar atrás do grupo para avaliar melhor as condições e garantir a primeira pole position da carreira de Grandes Prémios.

O tempo de 1m38,798s que valeu a pole foi mais de cinco segundos mais lento que o ritmo da FP4, enquanto os pilotos da Repsol Honda, Márquez e Pedrosa, conseguiram chegar à primeira linha apesar de terem ficado a 1,4s e 1,9s, de Espargaró, respectivamente.


Boa prestação apresentou também Andrea Iannone (Pramac Racing), que lidera a segunda linha da grelha, à frente de Cal Crutchlow (Ducati Team) – que veio da Q1 e garantiu o quinto posto apesar das dificuldades nos treinos livres.

O compatriota e antigo colega de equipa de Crutchlow, Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3) completa a segunda linha, à frente de Andrea Dovizioso (Ducati Team), Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) e Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP), estes todos na terceira linha.

Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini), Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech3) e Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) ficaram todos a quatro segundos da pole e vão partir da quarta linha.

Foram vários os pilotos que chegaram a trocar para pneus de chuva antes do final da sessão dado o aumento da intensidade da chuva, mas felizmente não se registaram quedas apesar das condições traiçoeiras.



ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna anda no carro do primeiro título do ti...

ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna anda no carro do primeiro título do ti...: Festival de Goodwood volta a reunir modelos que fizeram história nas pistas A apresentação de Bruno Senna com o McLaren-Honda MP4/4 é u...

Bruno Senna anda no carro do primeiro título do tio

Festival de Goodwood volta a reunir modelos que fizeram história nas pistas

A apresentação de Bruno Senna com o McLaren-Honda MP4/4 é uma das atrações do Festival de Goodwood, cuja edição de 2014 será realizada entre amanhã e domingo na Inglaterra. O carro levou Ayrton Senna ao seu primeiro título mundial de 1988 e pulverizou o recorde de vitórias de um único modelo na mesma temporada - o tricampeão e seu companheiro, o francês Alain Prost, conquistaram 15 dos 16 grandes prêmios daquele ano.

Bruno se exibirá neste sábado e, além do Fórmula 1, andará ainda com o Jaguar D-Type que conduziu na lendária Mille Miglia no mês passado na Itália ao lado do inglês Martin Brundle. Para fechar sua presença, vai acelerar o F-Type, outro produto clássico concebido pela marca britânica. Desde 2004, Bruno só não esteve no evento em 2012.

"Goodwood é uma celebração do automobilismo em suas mais diversas formas e uma oportunidade única de se ver máquinas dos mais variados tipos em um só lugar, tanto rodando quanto em exposição", afirmou Bruno. Depois de participar como convidado da abertura do campeonato da Stock Car em março, da Mille Miglia e de duas etapas do Mundial de Endurance - 6 Horas de Spa e 24 Horas de Le Mans -, Bruno está iniciando uma nova fase na carreira. Na próxima semana, no circuito inglês de Donington Park, base da categoria que estreará em setembro em Pequim (China), Bruno estará no primeiro teste coletivo da Fórmula E - o campeonato de carros elétricos da FIA - pela equipe Mahindra.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Foto Divulgação/MF2