segunda-feira, 2 de setembro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Neusa Navarro: “Etapa da Argentina é especial para...
ALTA ROTAÇÃO: Neusa Navarro: “Etapa da Argentina é especial para...: Presidente da Fórmula Truck vive expectativa de autódromo lotado na sétima corrida da temporada de 2013. Integrando o calendário desde...
Neusa Navarro: “Etapa da Argentina é especial para a Fórmula Truck”
Presidente da Fórmula Truck vive expectativa de autódromo lotado
na sétima corrida da temporada de 2013.
Integrando o calendário desde 2009, a etapa
argentina do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck leva pilotos e equipes
nesta semana à província de Córdoba. A corrida deste domingo (8) no Autódromo
Oscar Cabalén, na cidade de Alta Gracia, será a sétima das dez etapas da
competição, valendo também como quarta e última prova do Campeonato Sul-Americano,
em que seis dos 26 pilotos inscritos têm chance de conquista do título.
Único evento
da categoria fora do território brasileiro nesta temporada, a etapa em Córdoba
gera expectativa especial por parte dos pilotos, das equipes e dos
profissionais envolvidos na produção. “A etapa da Argentina já se tornou
especial para nós”, afirma a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. “É o
quinto ano seguido que vamos para lá, e cruzar a fronteira para a nossa etapa
internacional sempre traz uma expectativa muito boa”.
A etapa de
Córdoba em 2012 reuniu mais de 45.000 torcedores. “Aquele foi nosso primeiro
evento sozinhos na Argentina, depois de três anos correndo com a Top Race V6, e
esperamos repetir a grande festa, com o grande público que sempre nos
prestigiou por lá”, diz a presidente da Fórmula Truck. “Levar a categoria à
Argentina era um sonho do Aurélio que eu faço questão de manter vivo”,
acrescenta, citando o criador da competição, Aurélio Félix.
A equipe de
produção da Fórmula Truck está em Alta Gracia há várias semanas. Só da parte da
organização do evento, mais de 30 veículos entre ônibus e carretas carregadas
com equipamento de infraestrutura cumpriram o trajeto de mais de 2.500
quilômetros entre a sede, em Santos (SP), e a cidade da Argentina. “Viemos para
a Argentina com o time completo, para mais uma vez proporcionarmos um
espetáculo inesquecível”, finaliza Neusa.
A programação
da etapa final do Sul-Americano em Córdoba, que tem o mesmo fuso horário de
Brasília, terá início na sexta-feira (6), com duas sessões de treinos livres de
60 minutos, marcada para as 11h e as 14h. No sábado (7) haverá mais dois
treinos livres, de 45 minutos, a partir das 8h30 e das 10h15. O treino
classificatório definindo as posições de largada terá início às 13h, com transmissão
ao vivo do site formulatruck.com.br.
A corrida de
domingo terá largada às 13h20. A transmissão ao vivo em
HD pela Rede
Bandeirantes será aberta às 13h, contemplando o ambiente da decisão do título
continental e mostrando detalhes de bastidores do evento. A narração será de
Téo José, com comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz
Silvério e Vytor Zeidan. Em 2012, pole e vitória na etapa de Córdoba foram do
paulista Felipe Giaffone, da RM Competições.
Matéria / Foto: Grelak Comunicação
ALTA ROTAÇÃO: Ferrari vence as Le Mans 6 Horas de São Paulo na L...
ALTA ROTAÇÃO: Ferrari vence as Le Mans 6 Horas de São Paulo na L...: Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram a melhor sobre o Aston Martin de Darren Turner e Stefan Mucke. Na LMGTE-Am, Stuart Hall e Ja...
Ferrari vence as Le Mans 6 Horas de São Paulo na LMGTE-Pro
Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram a melhor sobre o Aston
Martin de Darren Turner e Stefan Mucke. Na LMGTE-Am, Stuart Hall e Jamie
Campbell-Walter foram os vencedores
Os italianos
Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella venceram a categoria LMGTE-Pro da Le
Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance -
FIA WEC, disputada na tarde deste domingo (1º), no autódromo de Interlagos, na
capital paulista.
A dupla, que
pilotou uma Ferrari 458 Itália preparada pela equipe AF Course, foi melhor na
disputa com o Aston Martin Vantage V8 de Darren Turner e Stefan Mucke, chegando
a apenas 1s401 a frente dos segundos colocados. O pódio foi completado por Jörg
Bergmeister e Patrick Pilet, terceiros melhores da categoria com um Porsche 911
RSR.
Bruni
descreveu a corrida e lembrou do dinamarquês Alan Simonsen, morto em um
acidente nas 24 Horas de Le Mans. "Foi uma corrida muito disputada, para
quem assistiu foi muito interessante desde o começo. Largamos na quinta
colocação e estávamos na liderança já na quarta volta. Depois disso sofremos
pressão e fizemos todas as voltas em ritmo de classificação. Infelizmente
perdemos o outro carro da equipe, mas a vitória veio e em boa hora, pois eu
estive triste após Le Mans. Por isso além de dedicar a nossa vitória a todos de
Maranello, dedico principalmente ao nosso falecido colega, Simonsen",
disse o piloto.
Fisichella
elogiou o trabalho realizado por Bruni e lembrou a disputa limpa que teve com
os segundos colocados durante a corrida. "A diferença no treino de
classificação foi mínima, sabíamos que o nosso ritmo de corrida era muito forte
e o nosso consumo de combustível nos daria vantagem. Gini fez um belo trabalho,
nossos mecânicos foram rápidos e só posso agradecer a Ferrari, o nosso time AF
Corse e os pilotos da Aston Martin por terem sido limpos e corretos na batalha
conosco", concluiu Fisichella.
A corrida da
LMGTE-Pro teve ainda dois acidentes. O primeiro, ainda na parte inicial da
prova, envolveu a Ferrari 458 Itália de Kamui Kobayashi e Toni Vilander, que
pegou fogo na pista durante o turno de pilotagem do finlandês, obrigando a
entrada do Safety Car. Já o brasileiro Bruno Senna, que dividiu a pilotagem de
um Aston Martin Vantage V8 com Rob Bell, abandonou a corrida após receber um
toque na volta 61.
Na categoria
LMGTE-Am, a vitória ficou com Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. Os pilotos
da Aston Martin chegaram com 45 segundos de frente para os segundos colocados
Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Davide Rigon, com uma Ferrari. Christian Ried,
Gianluca Roda e Paolo Ruberti terminaram em terceiro lugar com uma Porsche 911
RSR.
"Acabei
ficando uma volta atrás dos meus concorrentes por uma curva quando o carro de
segurança apareceu. Depois continuei acelerando, estava forte quando o nosso
outro carro teve problemas e assumimos a liderança. Dedico nossa vitória ao
nosso companheiro falecido, mas temos que erguer a cabeça, continuar e deixar o
que aconteceu para trás. A equipe foi ótima nas paradas de box e só posso
agradecer. Agora vamos para Austin", disse Campbell-Walter após a prova.
Fernando
Rees, que dividiu a pilotagem de um Chevrolet Corvette com os franceses Patrick
Bornahauser e Julien Canal terminaram na sexta posição da categoria LMGTE-Am, e
na 19ª colocação geral. Por este motivo, o piloto da equipe Larbre Competition
ganhou um prêmio especial. O de melhor brasileiro na Le Mans 6 Horas de São
Paulo, que lhe rendeu um troféu, entregue pelas mãos do campeão de Emerson
Fittipaldi.
A próxima
etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC será a 6 Horas de Austin,
que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos
Estados Unidos.
Veja a
classificação final das categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am da Le Mans 6 Horas de
São Paulo:
LMGTE-Pro:
1- Gianmaria
Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 212 voltas
2- Stefan
Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 1s401
3- Jörg
Bergmeister/Patrick Pilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - a 2 voltas
4- Marc
Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - a 3 voltas
5- Paul Dalla
Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 26
voltas
6- Bruno
Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 151 voltas
7- Kamui
Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - a 161 voltas
LMGTE-Am:
1- Stuart
Hall/Jamie Campbell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 208 voltas
2- Vicente
Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 45s690
3- Christian
Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - a 1 volta
4- Raymond
Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - a 1
volta
5- Tracy
Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 5
voltas
6- Patrick
Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) - a
14 voltas
7-
Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage
V8/LMGTE-Am) - a 46 voltas
8- Jack
Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 134 voltas
Dinho Leme
Foto: Luca Bassani
ALTA ROTAÇÃO: Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa...
ALTA ROTAÇÃO: Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa...: Equipe disputa a corrida no próximo sábado, em Severiano de Almeida. Meta é encaminhar conquista do título da temporada A “Nova Itália...
ALTA ROTAÇÃO: Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa...
ALTA ROTAÇÃO: Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa...: Equipe disputa a corrida no próximo sábado, em Severiano de Almeida. Meta é encaminhar conquista do título da temporada A “Nova Itália...
Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa do Gaúcho de Rali
Equipe disputa a corrida no próximo
sábado, em Severiano de Almeida. Meta é encaminhar conquista do título da
temporada
A “Nova Itália do Alto Uruguai” será a sede da
quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. No próximo
sábado, dia 7, a cidade de Severiano de Almeida, ao norte do RS, recebe
competidores de várias regiões do Estado e também do PR e SC, para a corrida
que será a penúltima da temporada. E esta será uma prova especial para a dupla
da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Copare/Lorenci/Perfiaço).
O piloto da
equipe, Evandro Carbonera é natural e reside em Severiano de Almeida. Ao lado
do navegador Juliano Gracioli, ele quer manter-se na liderança do Campeonato,
na categoria Super A (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros). “É uma
etapa decisiva, o resultado desse rali pode definir o campeonato ou pelo menos
encaminhar muito bem a busca pelo título”, destaca o piloto.
E nada melhor
que competir em casa. “Correr em casa tem dois fatores importantes: primeiro o
compromisso de um bom resultado aumenta muito e segundo, que sentir o carinho
dos amigos e a torcida mais perto ajuda e nos motiva a dar o máximo de toda a
equipe”, enfatiza o piloto.
Mas corre em
casa, não significa menos dificuldades, principalmente na mais concorrida
categoria do Campeonato neste ano. “Eu
não costumo contar com isso mesmo correndo em casa, acredito que se andamos com
navegador o ano inteiro precisamos andar da mesma forma. Em casa, até para manter
uma boa concentração, o único fator
positivo é caso aconteça algum problema de navegação”, explica Evandro.
A dupla se
mostra empolgada para esta etapa. “A expectativa é sempre a melhor possível.
Com certeza será um grande rali”, diz o navegador Juliano Gracioli. O Fiat
Palio, carro com o qual a dupla compete no rali de velocidade, está pronto.
“Fizemos algumas alterações no conjunto mas não treinamos, estamos ansiosos
para ver como o carro se comportará na corrida”, frisa Evandro.
Na briga pelo
título na categoria mais concorrida
Ao longo de
2013 a categoria Super A se tornou a mais concorrida do Campeonato Gaúcho de
Rali de Velocidade. Até agora, nada menos que 20 duplas pontuaram. Em Severiano
de Almeida, serão 13 duplas na busca pela vitória. Líderes da categoria com 64
pontos, Evandro e Juliano se dizem surpresos e ao mesmo tempo empolgados em
poder competir numa categoria com tantas duplas.
“O grid está
incrível, são 13 carros somente na Super A, é praticamente o grid inteiro do
Campeonato Gaúcho há poucos anos. É uma categoria muito forte, nós ainda
andamos com um carro inferior a outros competidores, porém nosso principal
objetivo nesta prova em Severiano de Almeida é buscar pontos para o campeonato.
Completar a prova continua sendo nossa prioridade”, enfatiza Evandro Carbonera.
O Rally Nova
Itália
Por ser uma
região colonizada essencialmente por povos italianos, no início do século
passado, Severiano de Almeida também ficou conhecida como a “Nova Itália do
Alto Uruguai”. O slogan também dá nome ao rali, que será a quarta etapa do
Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.
A programação
começa ainda na sexta-feira com os competidores fazendo o reconhecimento das
especiais, a partir das 15h. As equipes também já devem chegar neste mesmo dia
para iniciar a montagem dos boxes de apoio mecânico.
No sábado,
dia 7, pela manhã haverá a finalização dos reconhecimentos das especiais e às
12h03, a largada da primeira, de sete especiais programadas para a prova. A
premiação aos vencedores do rali acontecerá a partir das 19h, num evento
promocional que será realizado no centro da cidade.
AS ESPECIAIS
DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA
ESPECIAL 1, 3
e 5 – Três Arroios – 12,1 KM
Largadas:
12h03 e 14h14
ESPECIAL 2 e
4 – Severiano de Almeida – 21,7 KM
Largadas:
12h36, 14h47 e 16h15
ESPECIAL 6 e
7 – Especial In Heaven – 4,75 KM
Largadas:
16h40 e 17h03
PROGRAMA DO
RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA
Sexta-Feira -
6 de Setembro de 2013
14h30 -
Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio
15h00 -
Abertura do Reconhecimento dos Trechos Especiais
18h00 -
Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais
18h30 -
Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos
19h00 -
Reunião com Clubes e Competidores para definições Campeonato 2014
Sábado - 7 de
Setembro de 2013
07h00 -
Abertura Secretaria Vistoria Administrativa
07h15 -
Abertura Reconhecimento dos Trechos de Todas as Especiais
08h00 -
Abertura da Verificação Técnica e de Segurança
Encerramento
do Reconhecimento dos Trechos Especiais das SS6 e SS7
10h00 -
Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa
Reabertura do
Reconhecimento dos trechos Especiais das SS6 e SS7
10h30 -
Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança
11h00 -
Encerramento Reconhecimento Trechos de Todas as Especiais
11h00 -
Divulgação Ordem de Largada
11h40 - Saída
Primeiro Carro do Parque de Apoio
19h00 -
Divulgação dos Resultados e Festa de Entrega de Premiação na Praça 12 de Abril
Equipe tem
Fan Page no Facebook
A equipe
Cavaletti Rally Racing também está nas redes sociais. O fã e torcedor do
esporte pode encontrar mais informações sobre a equipe e as competições, como
também fotos e vídeos, participar de sorteios de brindes, acessando a Fan Page
no Facebook, no endereço www.facebook.com/cavalettirallyracing.
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe Cavaletti Rally Racing
Foto: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Audi de Lotterer, Tréluyer e Fässler vence Le Mans...
ALTA ROTAÇÃO: Audi de Lotterer, Tréluyer e Fässler vence Le Mans...: Com ritmo forte, trio do carro número 1 contou com problemas dos concorrentes para vencer a prova. Na LMP2, o time da G-Drive Racing foi...
Audi de Lotterer, Tréluyer e Fässler vence Le Mans 6 Horas de São Paulo
Com ritmo forte, trio do carro número 1 contou com problemas dos
concorrentes para vencer a prova. Na LMP2, o time da G-Drive Racing foi o
vencedor
O Audi R18
e-tron quattro pilotado pelo trio formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e
Marcel Fässler venceu na tarde deste domingo (1º) a segunda edição da Le Mans 6
Horas de São Paulo, válida pelo Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC,
disputada no autódromo de Interlagos, na capital paulista.
Além de imprimir um ritmo forte ao longo de
toda a corrida, o trio do carro número 1 da equipe das quatro argolas viu seus
concorrentes enfrentarem problemas ao longo das seis horas de corrida e teve
facilidade para vencer a prova, completando 235 voltas. A segunda colocação
ficou com o outro Audi, pilotado por Tom Kristensen, Loic Duval e Allan McNish,
que tiveram problemas em uma das paradas de box, quando a roda dianteira
direita se soltou do carro e parou em cima do carro, e também com um Stop and
Go por excesso de velocidade no pit lane.
O terceiro lugar foi do Lola B12/60
Coupé-Toyota da Rebellion Racing, pilotado por Nicolas Prost, Nick Heidfeld e
Mathias Beche, que chegaram com cinco voltas de desvantagem para os vencedores.
O Toyota TS030 - Hybrid, principal rival da Audi em Interlagos, se envolveu em
um acidente ainda na primeira hora de corrida, após tentar uma ultrapassagem
sobre um retardatário, que perdeu o controle do carro, terminando com a prova
do vencedor de 2012.
"Com certeza estamos muito felizes, da
metade para o final conseguimos alguma vantagem. Conseguimos ganhar a posição
dos nossos companheiros no box, depois o Toyota teve um acidente e como nossa
corrida foi sem problemas, conseguimos administrar o ritmo e vencer. Só fiquei
chateado com a largada, pois não consegui ver as luzes de largada e acabei
ficando para trás", disse Fässler após a corrida.
Lotterer destacou que os dois Audis e o
protótipo da Toyota apresentaram desempenhos semelhantes ao longo do final de
semana, e comemorou a vitória. "Não estávamos superiores aos nossos
companheiros, durante todo o final de semana estivemos próximos, inclusive com
o carro da Toyota. Foi bom, conseguimos fazer dois trechos sem trocas de pneus
e de pilotos, então acho que o carro se comportou bem, sem problemas, chegamos
onde queríamos", disse.
"Estamos aqui para ganhar corridas, então
o nosso dia foi completo. Aceleramos o quanto pudemos e com o grande trabalho
dos meus companheiros, eu evitei contato com outros carros e acelerei fundo
para conseguirmos os pontos que nos deixam mais perto no campeonato",
concluiu Tréluyer.
Pela categoria LMP2, a vitória ficou com o
Oreca 03-Nissan da G-Drive Racing, pilotado por Roman Rusinov, John Martin e
Mike Conway. Os segundos colocados foram Bertrand Baguette, Ricardo Gonzalez e
Martin Plowman, que chegaram uma volta atrás dos vencedores com um
Morgan-Nissan da OAK Racing.
O grupo dos três melhores foi fechado por
outro Oreca 03-Nissan, este, preparado pela Pecom Racing e pilotado por Luis
Perez Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer. "Foi bom, no começo
consegui abrir bastante no tráfego, depois que parei troquei os pneus e
consegui abrir mais. Foi um bom final de semana, uma boa corrida e conseguimos
conquistar nosso objetivo", disse Conway após a corrida.
"Para mim foi muito importante o trabalho
do Mike para abrir a diferença, porque peguei o carro com algo entre 10 e 20
segundos e foi o que ele fez. Conseguimos fazer dois trechos com o mesmo jogo
de pneus, então foi ótimo", comentou Rusinov. "O resultado foi
excelente, fizemos o que queríamos, diminuímos a distância no campeonato, mas
ainda temos que lutar muito para conseguir o título", completou John
Martin.
A próxima etapa do Campeonato Mundial de
Endurance - FIA WEC será a 6 Horas de Austin, que acontece entre os dias 20 e
22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos Estados Unidos.
Veja a classificação final das categorias LMP1
e LMP2 da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
LMP1:
1- André Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel
Fässler (Audi R18 e-tron quattro/LMP1) - 235 voltas
2- Tom Kristensen/Loic
Duval/Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro/LMP1) - a 3 voltas
3- Nicolas
Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche (Rebellion Racing-Lola B12/60
Coupé-Toyota/LMP1) - a 4 voltas
4- Anthony
Davidson/Sébastien Buemi/Stephane Sarrazin (Toyota TS030/LMP1) - a 210 voltas
LMP2
1- Roman
Rusinov/John Martin/Mike Conway (G-Drive Racing/Oreca 03-Nissan/LMP2) - 222
voltas
2- Bertrand
Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowman (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 1
volta
3- Luis Perez Companc/Nicolas
Minassian/Pierre Kaffer (Pecom Racing/Oreca 03-Nissan/LMP2) - a 1 volta
4- Christian Zugel/Gunnar Jeannette/Bjorn
Wiedheim (Greaves Motorsport/Zytek Z11SN-Nissan/LMP2) - a 5 voltas
5- Jaques Nicolet/Jean-Marc Merlin/Keiko Ihara
(OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 8 voltas
6- Olivier Pla/David Heinemeier
Hansson/Alex Brundle (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 10 voltas
7- Tom Graves/James Walker/Robbie Kerr
(Delta-ADR/Oreca 03-Nissan/LMP2) - a 164 voltas
8- Kevin Weeda/Christophe Bouchut
(Lotus T128/LMP2) - a 175 voltas
9- Thomas Holzer/Dominik Kraihamer/Jan
Charouz (Lotus T128/LMP2) - a 199 voltas
Dinho Leme
Foto: Luca Bassani
ALTA ROTAÇÃO: Prova acidentada marca 4ª etapa da Copa ECPA de Ve...
ALTA ROTAÇÃO: Prova acidentada marca 4ª etapa da Copa ECPA de Ve...: Faltando duas etapas para o término do certame, disputa continha aberta e indefinida nas duas categorias Em uma prova confusa ...
Prova acidentada marca 4ª etapa da Copa ECPA de Velocidade
Faltando duas etapas para o término do
certame, disputa continha aberta e indefinida nas duas categorias
Em uma prova confusa e acidentada, o piloto de
Sumaré Luis Augusto Alves venceu pela primeira vez na temporada e pôs fogo na
disputa da categoria Turismo A, em prova realizada neste domingo (1ª de
setembro), no Autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.
Apesar da
vitória na contagem geral dos pontos somadas as duas baterias, quando o
sumareense venceu a primeira e chegou atrás do vencedor na segunda, agora o
certame tem um líder isolado. Alexandre Nunes marcou um segundo e um terceiro
lugares nas duas baterias e agora lidera a tabela com 107 pontos.
“A vitória
acabou não vindo, mas a liderança é um grande presente. Agora preciso trabalhar
muito para manter essa posição, mesmo porque ainda faltam mais duas etapas e
minha vantagem não é tão grande assim”, afirmou o piloto de São Paulo.
Luis Piccolo
venceu a segunda bateria do dia e agora é o vice-líder com 100 pontos, ao lado
de seu parceiro João Morais, que foi desclassificado na primeira prova do dia
ao se envolver em um acidente com Cassiano Rodrigues. Após a corrida, os dois
pilotos resolveram trocar empurrões na área dos boxes e acabaram sendo
desclassificados da primeira bateria. Cassiano levou a pior por correr sozinho
e não ter um parceiro para disputar a segunda prova, assim o piracicabano
estacionou nos 71 pontos.
Após a boa
atuação, Luis Augusto Alves lamentou o fato de ter ganhado seus primeiros
pontos apenas agora, ao final do campeonato. “Não estava com muita sorte, as
quebras foram constantes ao longo da temporada. Desta vez consegui manter o
carro na pista e mostrei que tenho condições de estar entre os primeiros”,
afirmou.
Inconsolável
estava Rodrigo Stefanini. Partindo da terceira posição no grid, o piloto de
Capivari teve a barra homocinética de seu Pálio quebrada logo após a
bandeirada, o que causou um acidente logo na largada com os pilotos que vinha
atrás. “Infelizmente são coisa que acontecem, mas fiquei chateado porque
gostaria de estar na pista”, afirmou enquanto assistia a relargada do lado de
fora.
Entre os
pilotos da Turismo B, Marcio Cassorla chegou a sua primeira vitória na
temporada, trazendo Adilson Gorga na segunda colocação e embolando de uma vez a
classificação na categoria de acesso, que ainda teve José Renato Torim na
quarta posição. Apesar da vitória na segunda bateria, a dupla de Santos formada
por Rodrigo Tavares e Adriano Nunes teve um procedimento técnico do carro
contestado, o que deixou a decisão da categoria B sub judice.
A quinta e
penúltima etapa da Copa ECPA de Velocidade será disputada no dia 5 de outubro.
Confira o resultado final da 4ª etapa:
1ª bateria –
Turismo A
1º Luis
Augusto – Sumaré
2º Alexandre
Nunes – São Paulo
3º Edson e
Bruno Paes – Santos
4º Itamar e
André Gastaldo – São Paulo
5º Neto Datti
– Piracicaba
1ª bateria –
Turismo B
1º Marcio
Cassorla – São Paulo
2º Adilson
Gorga – Piracicaba
3º Renato
Torin – Piracicaba
4º Luciano e
Diego – São Paulo
5º Rodrigo
Tavares e Adriano Nunes – Santos
2ª bateria –
Turismo A
1º Luis
Piccolo – São Paulo
2º Luis
Augusto – Sumaré
3º Alexandre
Nunes – São Paulo
4º Alexandre
Barbosa – Piracicaba
5º Edson e
Bruno Paes – Santos
2ª bateria –
Turismo B
1º Rodrigo
Tavares e Adriano Nunes – Santos
2º Marcio
Cassorla – São Paulo
3º Adilson
Gorga – Piracicaba
4º Renato
Torin – Piracicaba
5º Luciano e
Diego – São Paulo
Mais informações pelo ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Viasoft Rally busca pódio para manter-se na briga ...
ALTA ROTAÇÃO: Viasoft Rally busca pódio para manter-se na briga ...: Equipe disputa no próximo sábado a quarta etapa da temporada na cidade de Severiano de Almeida Vem ai mais uma corrida, mais um des...
Viasoft Rally busca pódio para manter-se na briga pelo título do Gaúcho de Rali
Equipe disputa no próximo sábado a quarta etapa da temporada na
cidade de Severiano de Almeida
Vem ai mais
uma corrida, mais um desafio na temporada do Campeonato Gaúcho de Rali de
Velocidade, para a equipe Viasoft Rally (Erva Mate Tchê e Tio Tomaz/Presmo
Estruturas Metálicas/Saulo Auto Center/J.C. Informática/Frango Car Auto
Peças/Moinho Brzostek, Pasc Pneus, Click Informática e HB Envelopamentos). No
próximo sábado, 7, a dupla Saulo Pereira e Edgar Marsarotto Jr competirão na
quarta etapa do ano de 2013, que acontecerá na cidade de Severiano de Almeida,
cidade ao norte do RS.
A meta é
manter-se no topo da tabela na categoria R1 (carros de tração 4x2 e motor de
até 2,0 litros). Saulo e Edgar são os líderes do campeonatos (pelos critérios
de regulamento) e buscam um pódio nesta etapa de Severiano de Almeida. “O
primeiro objetivo é completar o rali. Será importante para a equipe. Esta prova
é de extrema importância para o Campeonato, acredito que seja a prova decisiva
para manter-se na briga pelo título. A meta será estar ao menos no pódio, o que
nos garantiria uma boa condição para a rodada final”, destaca o piloto Saulo
Pereira.
A equipe quer
esquecer o abandono na última etapa, em Estação. “Depois de mal conseguirmos
largar naquela prova, devido a problemas com o motor, a expectativa é ainda
maior para esta etapa de Severiano de Almeida. Eu tenho um carinho especial com
o Rally Nova Itália, pois foi nesta prova, em 2012, que desci do barranco e
participei pela primeira vez competindo como navegador em uma prova de rali de
velocidade”, enfatiza o navegador Edgar Marsarotto Jr.
Saulo explica
que o VW Gol sofreu mudanças importantes para esta etapa de Severiano de
Almeida, a principal delas, a troca de motor, passando agora a utilizar um com
1.600 cilindradas. “Depois do problema em Estação tivemos que condenar o nosso
motor. Embora nossa categoria este ano permita motores até 2.0, optamos em
observar as mudanças prometidas no regulamento do próximo ano e voltar a usar
um motor 1.6 e com toda certeza teremos dificuldades em acompanhar o ritmo dos
nossos concorrentes, mas como rali é resultado do conjunto todo, estamos
bastante otimistas para esta próxima etapa”, acrescenta Marsarotto Jr.
Manter-se na
briga pelo título é a meta
Saulo e Edgar
venceram a primeira prova da temporada, disputada em Canela. Conquistaram um
pódio na segunda prova do ano, em Erechim, e abandonaram, por quebra mecânica,
em Estação, na terceira corrida de 2013. Líderes da categoria, eles querem
manter-se na ponta da tabela nas duas etapas decisivas do Campeonato, a começar
pela do próximo sábado, em Severiano de Almeida.
“Para quem
tem o objetivo de buscar o título do campeonato de 2014 todas as provas são
importantes, mas sem dúvida esta de Severiano tem um peso ainda maior, pois
pode-se encaminhar o título ou qualquer deslize poderá deixá-lo mais distante,
por isso a receita é simples: precisamos terminar, chegar ao final deste rali e
se possível buscar ficar entre os três primeiros para nos mantermos na luta
pelo campeonato”, discorre Edgar Marsarotto Jr.
A dupla
destaca ainda a evolução conquistada nesta temporada. “Esse tem sido um bom ano
para nós. A maioria das categorias ainda tem disputa aberta pelo título e a R1
está surpreendendo positivamente pelo nível dos competidores e dos carros, cada
vez melhor. Esperamos que o final do ano seja tão bom quanto o início e possamos
comemorar este título tão sonhado”, diz Saulo.
Expectativa
por novo rali
Os
organizadores já destacaram que haverão novidades significativas no formato da
prova de Severiano de Almeida, em relação a anos anteriores. Uma das principais
novidades será a volta das especial mista, com trechos no asfalto e terra,
largando no centro da cidade. Para Saulo, mudanças são bem vindas, mas para a
Viasoft Rally, isso não muda a estratégia para esta corrida. “Nosso pensamento
está voltado para completar a prova, independente das novidades, das
dificuldades que irá nos impor”, explica.
O navegador
Marsarotto Jr, acrescenta: “andando apenas no ano passado e com a euforia de
ter sido minha primeira prova, não posso opinar muito sobre o piso de
Severiano, mas como venho dizendo desde a primeira etapa respeitar nossos
limites e procurar não correr riscos desnecessários procurando primeiro chegar
ao final do rali, já é o primeiro passo para ter um bom desempenho na corrida”.
O Rally Nova
Itália
Por ser uma
região colonizada essencialmente por povos italianos, no início do século
passado, Severiano de Almeida também ficou conhecida como a “Nova Itália do
Alto Uruguai”. O slogan também dá nome ao rali, que será a quarta etapa do
Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.
A programação
começa ainda na sexta-feira com os competidores fazendo o reconhecimento das
especiais, a partir das 15h. As equipes também já devem chegar neste mesmo dia
para iniciar a montagem dos boxes de apoio mecânico.
No sábado,
dia 7, pela manhã haverá a finalização dos reconhecimentos das especiais e às
12h03, a largada da primeira, de sete especiais programadas para a prova. A
premiação aos vencedores do rali acontecerá a partir das 19h, num evento
promocional que será realizado no centro da cidade.
AS ESPECIAIS
DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA
ESPECIAL 1, 3
e 5 – Três Arroios – 12,1 KM
Largadas:
12h03 e 14h14
ESPECIAL 2 e
4 – Severiano de Almeida – 21,7 KM
Largadas:
12h36, 14h47 e 16h15
ESPECIAL 6 e
7 – Especial In Heaven – 4,75 KM
Largadas:
16h40 e 17h03
PROGRAMA DO
RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA
Sexta-Feira -
6 de Setembro de 2013
14h30 -
Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio
15h00 -
Abertura do Reconhecimento dos Trechos Especiais
18h00 -
Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais
18h30 -
Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos
19h00 -
Reunião com Clubes e Competidores para definições Campeonato 2014
Sábado - 7 de
Setembro de 2013
07h00 -
Abertura Secretaria Vistoria Administrativa
07h15 -
Abertura Reconhecimento dos Trechos de Todas as Especiais
08h00 -
Abertura da Verificação Técnica e de Segurança
Encerramento
do Reconhecimento dos Trechos Especiais das SS6 e SS7
10h00 -
Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa
Reabertura do
Reconhecimento dos trechos Especiais das SS6 e SS7
10h30 -
Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança
11h00 -
Encerramento Reconhecimento Trechos de Todas as Especiais
11h00 -
Divulgação Ordem de Largada
11h40 - Saída
Primeiro Carro do Parque de Apoio
19h00 -
Divulgação dos Resultados e Festa de Entrega de Premiação na Praça 12 de Abril
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe Viasoft/Saulo Auto Center Rally
Foto: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Miguel Paludo termina em terceiro no Canadá e segu...
ALTA ROTAÇÃO: Miguel Paludo termina em terceiro no Canadá e segu...: Gaúcho da Turner Scott Motorsports liderou a corrida, mas bandeiras amarelas em momentos ruins atrapalharam sua estratégia; no fim, abriu a...
Miguel Paludo termina em terceiro no Canadá e segue no top-5 da Nascar Truck Series
Gaúcho da Turner Scott Motorsports liderou a corrida, mas
bandeiras amarelas em momentos ruins atrapalharam sua estratégia; no fim, abriu
a última volta em sétimo, mas cruzou a linha de chegada em terceiro,
conquistando mais um top-5
Correndo pela
primeira vez fora dos Estados Unidos, a Nascar Truck Series esteve neste
domingo em Mosport, circuito misto do Canadá, onde um dos destaques da prova
foi o brasileiro Miguel Paludo, que terminou na terceira posição após 64 voltas
de prova. Com o resultado, o gaúcho segue no top-5 do campeonato, a apenas
cinco pontos do terceiro colocado.
O piloto da
Turner Scott Motorsports liderou 10 voltas da prova e sempre se manteve entre
os primeiros, mas uma bandeira amarela em um momento ruim no final da corrida o
atrapalhou a lutar pela vitória. Na última volta, Miguel conquistou quatro
posições e passou de sétimo para terceiro, conquistando mais um top-5 na
temporada. O vencedor foi Chase Elliott.
"A prova
aqui em Mosport foi ótima diante das circunstâncias, que poderiam nos causar um
resultado bem pior. Paramos faltando 19 voltas e relargamos em 14o, por isso
terminar em terceiro foi muito bom. Poderíamos ter vencido de novo,
infelizmente a estratégia não funcionou, o que foi uma pena, porque a picape
estava muito rápida e dei o meu máximo em toda corrida. Em todo caso, foi um
resultado importante para nós no campeonato e que nos coloca ainda mais para
cima na tabela", disse Miguel Paludo.
Saindo de
quinto, o brasileiro iniciou a prova andando no mesmo ritmo dos primeiros. Na
volta 7, Max Gresham parou logo depois da curva 5 e provocou a primeira
bandeira amarela.
Com a
interrupção, Miguel Paludo subiu para terceiro ao não entrar na primeira rodada
de pit stops. A relargada veio na volta 10 e o piloto da Turner Scott
Motorsports mantinha a terceira posição atrás de Chase Elliott e James
Buescher.
Pressionando
seu companheiro de equipe, Miguel lutava pela segunda posição e estava
completamente na cola de Buescher na volta 11. Na passagem seguinte, Paludo
conquistou a ultrapassagem e assumiu a segunda posição na entrada da reta de
chegada.
Em segundo,
Paludo manteve a posição até sua primeira parada nos pits, isso na volta 22.
Chase Elliott, o líder, pararia na 24. Após reabastecimento, troca dos quatro
pneus e ajustes na pressão de ar, Miguel retornou em 13º.
Com muitos
fazendo suas paradas, Paludo ia subindo na tabela. Na passagem 27 ele já era o
oitavo. Na metade da prova, na 32, quando era sétimo, Jennifer Jo Cobb parou na
curva 2 e provocou a segunda bandeira amarela da prova.
Aproveitando-se
de paradas de concorrentes à frente, Miguel Paludo subiu para terceiro, se
posicionando logo atrás de German Quiroga e Max Papis.
Na relargada
com 29 voltas para o fim, deu um bote para cima de Max Papis e assumiu a
segunda posição da corrida.
Duas depois,
assumiu a primeira posição na parada de pit stop do mexicano. Com 40 voltas de
prova, os cinco eram: Miguel Paludo, Ty Dillon, Max Papis, Darrell Wallace Jr.
e Chase Elliott.
Com 20 para o
fim, segurava intensamente Ty Dillon, que pressionava o brasileiro pela
liderança. Após Alex Guenette parar na pista, a terceira amarela foi acionada e
Paludo aproveitou para fazer sua parada de pit stop com 18 para o fim.
Relargando em 14º, o gaúcho, com equipamento melhor, foi para cima dos
concorrentes e, com dez para o fim, era o nono colocado. Com oito para a
quadriculada, a quarta amarela acontecia após Johnny Sauter parar na pista.
A última
verde se deu com 5 para o fim, com Paludo em oitavo. Escalando, foi para sétimo
na volta 60, posição que se manteve até a volta final, quando conquistou quatro
posições e terminou a etapa em terceiro após alguns acidentes e confusões. O
vencedor foi Chase Eillott.
A próxima
etapa da Nascar Truck Series será dia 8 de setembro, no Iowa Speedway, 15ª
etapa da temporada. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos
e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga
no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).
Resultado de
hoje no Canadá:
1. Chase
Elliott
2. Chad
Hackenbracht
3. Miguel
Paludo
4. Darrell
Wallace Jr.
5. Ron
Hornaday Jr.
Classificação
do campeonato:
1. Matt Crafton, 532 pontos
2. James
Buescher, 485
3. Ty
Dillon, 469
4. Jeb
Burton, 467
5. Miguel Paludo, 464
Rodrigo França
Foto divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)