segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Neusa Navarro: “Etapa da Argentina é especial para...

ALTA ROTAÇÃO: Neusa Navarro: “Etapa da Argentina é especial para...: Presidente da Fórmula Truck vive expectativa de autódromo lotado na sétima corrida da temporada de 2013.  Integrando o calendário desde...

Neusa Navarro: “Etapa da Argentina é especial para a Fórmula Truck”

Presidente da Fórmula Truck vive expectativa de autódromo lotado na sétima corrida da temporada de 2013.

 Integrando o calendário desde 2009, a etapa argentina do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck leva pilotos e equipes nesta semana à província de Córdoba. A corrida deste domingo (8) no Autódromo Oscar Cabalén, na cidade de Alta Gracia, será a sétima das dez etapas da competição, valendo também como quarta e última prova do Campeonato Sul-Americano, em que seis dos 26 pilotos inscritos têm chance de conquista do título.

Único evento da categoria fora do território brasileiro nesta temporada, a etapa em Córdoba gera expectativa especial por parte dos pilotos, das equipes e dos profissionais envolvidos na produção. “A etapa da Argentina já se tornou especial para nós”, afirma a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. “É o quinto ano seguido que vamos para lá, e cruzar a fronteira para a nossa etapa internacional sempre traz uma expectativa muito boa”.

A etapa de Córdoba em 2012 reuniu mais de 45.000 torcedores. “Aquele foi nosso primeiro evento sozinhos na Argentina, depois de três anos correndo com a Top Race V6, e esperamos repetir a grande festa, com o grande público que sempre nos prestigiou por lá”, diz a presidente da Fórmula Truck. “Levar a categoria à Argentina era um sonho do Aurélio que eu faço questão de manter vivo”, acrescenta, citando o criador da competição, Aurélio Félix.

A equipe de produção da Fórmula Truck está em Alta Gracia há várias semanas. Só da parte da organização do evento, mais de 30 veículos entre ônibus e carretas carregadas com equipamento de infraestrutura cumpriram o trajeto de mais de 2.500 quilômetros entre a sede, em Santos (SP), e a cidade da Argentina. “Viemos para a Argentina com o time completo, para mais uma vez proporcionarmos um espetáculo inesquecível”, finaliza Neusa.

A programação da etapa final do Sul-Americano em Córdoba, que tem o mesmo fuso horário de Brasília, terá início na sexta-feira (6), com duas sessões de treinos livres de 60 minutos, marcada para as 11h e as 14h. No sábado (7) haverá mais dois treinos livres, de 45 minutos, a partir das 8h30 e das 10h15. O treino classificatório definindo as posições de largada terá início às 13h, com transmissão ao vivo do site formulatruck.com.br.

A corrida de domingo terá largada às 13h20. A transmissão ao vivo em
HD pela Rede Bandeirantes será aberta às 13h, contemplando o ambiente da decisão do título continental e mostrando detalhes de bastidores do evento. A narração será de Téo José, com comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério e Vytor Zeidan. Em 2012, pole e vitória na etapa de Córdoba foram do paulista Felipe Giaffone, da RM Competições.

Matéria / Foto: Grelak Comunicação



ALTA ROTAÇÃO: Ferrari vence as Le Mans 6 Horas de São Paulo na L...

ALTA ROTAÇÃO: Ferrari vence as Le Mans 6 Horas de São Paulo na L...: Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram a melhor sobre o Aston Martin de Darren Turner e Stefan Mucke. Na LMGTE-Am, Stuart Hall e Ja...

Ferrari vence as Le Mans 6 Horas de São Paulo na LMGTE-Pro

Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram a melhor sobre o Aston Martin de Darren Turner e Stefan Mucke. Na LMGTE-Am, Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter foram os vencedores

Os italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella venceram a categoria LMGTE-Pro da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, disputada na tarde deste domingo (1º), no autódromo de Interlagos, na capital paulista.

A dupla, que pilotou uma Ferrari 458 Itália preparada pela equipe AF Course, foi melhor na disputa com o Aston Martin Vantage V8 de Darren Turner e Stefan Mucke, chegando a apenas 1s401 a frente dos segundos colocados. O pódio foi completado por Jörg Bergmeister e Patrick Pilet, terceiros melhores da categoria com um Porsche 911 RSR.

Bruni descreveu a corrida e lembrou do dinamarquês Alan Simonsen, morto em um acidente nas 24 Horas de Le Mans. "Foi uma corrida muito disputada, para quem assistiu foi muito interessante desde o começo. Largamos na quinta colocação e estávamos na liderança já na quarta volta. Depois disso sofremos pressão e fizemos todas as voltas em ritmo de classificação. Infelizmente perdemos o outro carro da equipe, mas a vitória veio e em boa hora, pois eu estive triste após Le Mans. Por isso além de dedicar a nossa vitória a todos de Maranello, dedico principalmente ao nosso falecido colega, Simonsen", disse o piloto.

Fisichella elogiou o trabalho realizado por Bruni e lembrou a disputa limpa que teve com os segundos colocados durante a corrida. "A diferença no treino de classificação foi mínima, sabíamos que o nosso ritmo de corrida era muito forte e o nosso consumo de combustível nos daria vantagem. Gini fez um belo trabalho, nossos mecânicos foram rápidos e só posso agradecer a Ferrari, o nosso time AF Corse e os pilotos da Aston Martin por terem sido limpos e corretos na batalha conosco", concluiu Fisichella.

A corrida da LMGTE-Pro teve ainda dois acidentes. O primeiro, ainda na parte inicial da prova, envolveu a Ferrari 458 Itália de Kamui Kobayashi e Toni Vilander, que pegou fogo na pista durante o turno de pilotagem do finlandês, obrigando a entrada do Safety Car. Já o brasileiro Bruno Senna, que dividiu a pilotagem de um Aston Martin Vantage V8 com Rob Bell, abandonou a corrida após receber um toque na volta 61.

Na categoria LMGTE-Am, a vitória ficou com Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. Os pilotos da Aston Martin chegaram com 45 segundos de frente para os segundos colocados Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Davide Rigon, com uma Ferrari. Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti terminaram em terceiro lugar com uma Porsche 911 RSR.

"Acabei ficando uma volta atrás dos meus concorrentes por uma curva quando o carro de segurança apareceu. Depois continuei acelerando, estava forte quando o nosso outro carro teve problemas e assumimos a liderança. Dedico nossa vitória ao nosso companheiro falecido, mas temos que erguer a cabeça, continuar e deixar o que aconteceu para trás. A equipe foi ótima nas paradas de box e só posso agradecer. Agora vamos para Austin", disse Campbell-Walter após a prova.

Fernando Rees, que dividiu a pilotagem de um Chevrolet Corvette com os franceses Patrick Bornahauser e Julien Canal terminaram na sexta posição da categoria LMGTE-Am, e na 19ª colocação geral. Por este motivo, o piloto da equipe Larbre Competition ganhou um prêmio especial. O de melhor brasileiro na Le Mans 6 Horas de São Paulo, que lhe rendeu um troféu, entregue pelas mãos do campeão de Emerson Fittipaldi.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC será a 6 Horas de Austin, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos Estados Unidos.

Veja a classificação final das categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am da Le Mans 6 Horas de São Paulo:

LMGTE-Pro:
1- Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 212 voltas
2- Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 1s401
3- Jörg Bergmeister/Patrick Pilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - a 2 voltas
4- Marc Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - a 3 voltas
5- Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 26 voltas
6- Bruno Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 151 voltas
7- Kamui Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - a 161 voltas

LMGTE-Am:
1- Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 208 voltas
2- Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 45s690
3- Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - a 1 volta
4- Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - a 1 volta
5- Tracy Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 5 voltas
6- Patrick Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) - a 14 voltas
7- Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - a 46 voltas
8- Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 134 voltas

Dinho Leme

Foto: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa...

ALTA ROTAÇÃO: Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa...: Equipe disputa a corrida no próximo sábado, em Severiano de Almeida. Meta é encaminhar conquista do título da temporada  A “Nova Itália...

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ALTA ROTAÇÃO: Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa...: Equipe disputa a corrida no próximo sábado, em Severiano de Almeida. Meta é encaminhar conquista do título da temporada  A “Nova Itália...

Cavaletti Rally quer bom resultado na quarta etapa do Gaúcho de Rali

Equipe disputa a corrida no próximo sábado, em Severiano de Almeida. Meta é encaminhar conquista do título da temporada

 A “Nova Itália do Alto Uruguai” será a sede da quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. No próximo sábado, dia 7, a cidade de Severiano de Almeida, ao norte do RS, recebe competidores de várias regiões do Estado e também do PR e SC, para a corrida que será a penúltima da temporada. E esta será uma prova especial para a dupla da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Copare/Lorenci/Perfiaço).

O piloto da equipe, Evandro Carbonera é natural e reside em Severiano de Almeida. Ao lado do navegador Juliano Gracioli, ele quer manter-se na liderança do Campeonato, na categoria Super A (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros). “É uma etapa decisiva, o resultado desse rali pode definir o campeonato ou pelo menos encaminhar muito bem a busca pelo título”, destaca o piloto.

E nada melhor que competir em casa. “Correr em casa tem dois fatores importantes: primeiro o compromisso de um bom resultado aumenta muito e segundo, que sentir o carinho dos amigos e a torcida mais perto ajuda e nos motiva a dar o máximo de toda a equipe”, enfatiza o piloto.

Mas corre em casa, não significa menos dificuldades, principalmente na mais concorrida categoria do Campeonato neste ano.  “Eu não costumo contar com isso mesmo correndo em casa, acredito que se andamos com navegador o ano inteiro precisamos andar da mesma forma. Em casa, até para manter uma boa concentração,  o único fator positivo é caso aconteça algum problema de navegação”, explica Evandro.

A dupla se mostra empolgada para esta etapa. “A expectativa é sempre a melhor possível. Com certeza será um grande rali”, diz o navegador Juliano Gracioli. O Fiat Palio, carro com o qual a dupla compete no rali de velocidade, está pronto. “Fizemos algumas alterações no conjunto mas não treinamos, estamos ansiosos para ver como o carro se comportará na corrida”, frisa Evandro.



Na briga pelo título na categoria mais concorrida

Ao longo de 2013 a categoria Super A se tornou a mais concorrida do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. Até agora, nada menos que 20 duplas pontuaram. Em Severiano de Almeida, serão 13 duplas na busca pela vitória. Líderes da categoria com 64 pontos, Evandro e Juliano se dizem surpresos e ao mesmo tempo empolgados em poder competir numa categoria com tantas duplas.

“O grid está incrível, são 13 carros somente na Super A, é praticamente o grid inteiro do Campeonato Gaúcho há poucos anos. É uma categoria muito forte, nós ainda andamos com um carro inferior a outros competidores, porém nosso principal objetivo nesta prova em Severiano de Almeida é buscar pontos para o campeonato. Completar a prova continua sendo nossa prioridade”, enfatiza Evandro Carbonera.



O Rally Nova Itália

Por ser uma região colonizada essencialmente por povos italianos, no início do século passado, Severiano de Almeida também ficou conhecida como a “Nova Itália do Alto Uruguai”. O slogan também dá nome ao rali, que será a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.

A programação começa ainda na sexta-feira com os competidores fazendo o reconhecimento das especiais, a partir das 15h. As equipes também já devem chegar neste mesmo dia para iniciar a montagem dos boxes de apoio mecânico.

No sábado, dia 7, pela manhã haverá a finalização dos reconhecimentos das especiais e às 12h03, a largada da primeira, de sete especiais programadas para a prova. A premiação aos vencedores do rali acontecerá a partir das 19h, num evento promocional que será realizado no centro da cidade.





AS ESPECIAIS DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

ESPECIAL 1, 3 e 5 – Três Arroios – 12,1 KM

Largadas: 12h03 e 14h14

ESPECIAL 2 e 4 – Severiano de Almeida – 21,7 KM

Largadas: 12h36, 14h47 e 16h15

ESPECIAL 6 e 7 – Especial In Heaven – 4,75 KM

Largadas: 16h40 e 17h03



PROGRAMA DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Sexta-Feira - 6 de Setembro de 2013

14h30 - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

15h00 - Abertura do Reconhecimento dos Trechos Especiais

18h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

18h30 - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

19h00 - Reunião com Clubes e Competidores para definições Campeonato 2014

Sábado - 7 de Setembro de 2013

07h00 - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h15 - Abertura Reconhecimento dos Trechos de Todas as Especiais

08h00 - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

Encerramento do Reconhecimento dos Trechos Especiais das SS6 e SS7

10h00 - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

Reabertura do Reconhecimento dos trechos Especiais das SS6 e SS7

10h30 - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos de Todas as Especiais

11h00 - Divulgação Ordem de Largada

11h40 - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

19h00 - Divulgação dos Resultados e Festa de Entrega de Premiação na Praça 12 de Abril


Equipe tem Fan Page no Facebook

A equipe Cavaletti Rally Racing também está nas redes sociais. O fã e torcedor do esporte pode encontrar mais informações sobre a equipe e as competições, como também fotos e vídeos, participar de sorteios de brindes, acessando a Fan Page no Facebook, no endereço www.facebook.com/cavalettirallyracing.

PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe Cavaletti Rally Racing

Foto: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Audi de Lotterer, Tréluyer e Fässler vence Le Mans...

ALTA ROTAÇÃO: Audi de Lotterer, Tréluyer e Fässler vence Le Mans...: Com ritmo forte, trio do carro número 1 contou com problemas dos concorrentes para vencer a prova. Na LMP2, o time da G-Drive Racing foi...

Audi de Lotterer, Tréluyer e Fässler vence Le Mans 6 Horas de São Paulo


Com ritmo forte, trio do carro número 1 contou com problemas dos concorrentes para vencer a prova. Na LMP2, o time da G-Drive Racing foi o vencedor

 

O Audi R18 e-tron quattro pilotado pelo trio formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler venceu na tarde deste domingo (1º) a segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, válida pelo Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, disputada no autódromo de Interlagos, na capital paulista.

 

 Além de imprimir um ritmo forte ao longo de toda a corrida, o trio do carro número 1 da equipe das quatro argolas viu seus concorrentes enfrentarem problemas ao longo das seis horas de corrida e teve facilidade para vencer a prova, completando 235 voltas. A segunda colocação ficou com o outro Audi, pilotado por Tom Kristensen, Loic Duval e Allan McNish, que tiveram problemas em uma das paradas de box, quando a roda dianteira direita se soltou do carro e parou em cima do carro, e também com um Stop and Go por excesso de velocidade no pit lane.

 

 O terceiro lugar foi do Lola B12/60 Coupé-Toyota da Rebellion Racing, pilotado por Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Mathias Beche, que chegaram com cinco voltas de desvantagem para os vencedores. O Toyota TS030 - Hybrid, principal rival da Audi em Interlagos, se envolveu em um acidente ainda na primeira hora de corrida, após tentar uma ultrapassagem sobre um retardatário, que perdeu o controle do carro, terminando com a prova do vencedor de 2012.

 

 "Com certeza estamos muito felizes, da metade para o final conseguimos alguma vantagem. Conseguimos ganhar a posição dos nossos companheiros no box, depois o Toyota teve um acidente e como nossa corrida foi sem problemas, conseguimos administrar o ritmo e vencer. Só fiquei chateado com a largada, pois não consegui ver as luzes de largada e acabei ficando para trás", disse Fässler após a corrida.

 

 Lotterer destacou que os dois Audis e o protótipo da Toyota apresentaram desempenhos semelhantes ao longo do final de semana, e comemorou a vitória. "Não estávamos superiores aos nossos companheiros, durante todo o final de semana estivemos próximos, inclusive com o carro da Toyota. Foi bom, conseguimos fazer dois trechos sem trocas de pneus e de pilotos, então acho que o carro se comportou bem, sem problemas, chegamos onde queríamos", disse.

 

 "Estamos aqui para ganhar corridas, então o nosso dia foi completo. Aceleramos o quanto pudemos e com o grande trabalho dos meus companheiros, eu evitei contato com outros carros e acelerei fundo para conseguirmos os pontos que nos deixam mais perto no campeonato", concluiu Tréluyer.

 

 Pela categoria LMP2, a vitória ficou com o Oreca 03-Nissan da G-Drive Racing, pilotado por Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway. Os segundos colocados foram Bertrand Baguette, Ricardo Gonzalez e Martin Plowman, que chegaram uma volta atrás dos vencedores com um Morgan-Nissan da OAK Racing.

 

 O grupo dos três melhores foi fechado por outro Oreca 03-Nissan, este, preparado pela Pecom Racing e pilotado por Luis Perez Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer. "Foi bom, no começo consegui abrir bastante no tráfego, depois que parei troquei os pneus e consegui abrir mais. Foi um bom final de semana, uma boa corrida e conseguimos conquistar nosso objetivo", disse Conway após a corrida.

 

 "Para mim foi muito importante o trabalho do Mike para abrir a diferença, porque peguei o carro com algo entre 10 e 20 segundos e foi o que ele fez. Conseguimos fazer dois trechos com o mesmo jogo de pneus, então foi ótimo", comentou Rusinov. "O resultado foi excelente, fizemos o que queríamos, diminuímos a distância no campeonato, mas ainda temos que lutar muito para conseguir o título", completou John Martin.

 

 A próxima etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC será a 6 Horas de Austin, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos Estados Unidos.

 

 Veja a classificação final das categorias LMP1 e LMP2 da Le Mans 6 Horas de São Paulo:

 

 LMP1:

 1- André Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro/LMP1) - 235 voltas

 2- Tom Kristensen/Loic Duval/Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro/LMP1) - a 3 voltas

 3- Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche (Rebellion Racing-Lola B12/60 Coupé-Toyota/LMP1) - a 4 voltas

 4- Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stephane Sarrazin (Toyota TS030/LMP1) - a 210 voltas

 

 LMP2

 1- Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway (G-Drive Racing/Oreca 03-Nissan/LMP2) - 222 voltas

 2- Bertrand Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowman (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 1 volta

 3- Luis Perez Companc/Nicolas Minassian/Pierre Kaffer (Pecom Racing/Oreca 03-Nissan/LMP2) - a 1 volta

 4- Christian Zugel/Gunnar Jeannette/Bjorn Wiedheim (Greaves Motorsport/Zytek Z11SN-Nissan/LMP2) - a 5 voltas

 5- Jaques Nicolet/Jean-Marc Merlin/Keiko Ihara (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 8 voltas

 6- Olivier Pla/David Heinemeier Hansson/Alex Brundle (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 10 voltas

 7- Tom Graves/James Walker/Robbie Kerr (Delta-ADR/Oreca 03-Nissan/LMP2) - a 164 voltas

 8- Kevin Weeda/Christophe Bouchut (Lotus T128/LMP2) - a 175 voltas

 9- Thomas Holzer/Dominik Kraihamer/Jan Charouz (Lotus T128/LMP2) - a 199 voltas

 

Dinho Leme

Foto: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: Prova acidentada marca 4ª etapa da Copa ECPA de Ve...

ALTA ROTAÇÃO: Prova acidentada marca 4ª etapa da Copa ECPA de Ve...: Faltando duas etapas para o término do certame, disputa continha aberta e indefinida nas duas categorias     Em uma prova confusa ...

Prova acidentada marca 4ª etapa da Copa ECPA de Velocidade


Faltando duas etapas para o término do certame, disputa continha aberta e indefinida nas duas categorias

 

 Em uma prova confusa e acidentada, o piloto de Sumaré Luis Augusto Alves venceu pela primeira vez na temporada e pôs fogo na disputa da categoria Turismo A, em prova realizada neste domingo (1ª de setembro), no Autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

 

 

 

Apesar da vitória na contagem geral dos pontos somadas as duas baterias, quando o sumareense venceu a primeira e chegou atrás do vencedor na segunda, agora o certame tem um líder isolado. Alexandre Nunes marcou um segundo e um terceiro lugares nas duas baterias e agora lidera a tabela com 107 pontos.

 

 

 

“A vitória acabou não vindo, mas a liderança é um grande presente. Agora preciso trabalhar muito para manter essa posição, mesmo porque ainda faltam mais duas etapas e minha vantagem não é tão grande assim”, afirmou o piloto de São Paulo.

 


 

Luis Piccolo venceu a segunda bateria do dia e agora é o vice-líder com 100 pontos, ao lado de seu parceiro João Morais, que foi desclassificado na primeira prova do dia ao se envolver em um acidente com Cassiano Rodrigues. Após a corrida, os dois pilotos resolveram trocar empurrões na área dos boxes e acabaram sendo desclassificados da primeira bateria. Cassiano levou a pior por correr sozinho e não ter um parceiro para disputar a segunda prova, assim o piracicabano estacionou nos 71 pontos.

 


 

Após a boa atuação, Luis Augusto Alves lamentou o fato de ter ganhado seus primeiros pontos apenas agora, ao final do campeonato. “Não estava com muita sorte, as quebras foram constantes ao longo da temporada. Desta vez consegui manter o carro na pista e mostrei que tenho condições de estar entre os primeiros”, afirmou.

 

 

 

Inconsolável estava Rodrigo Stefanini. Partindo da terceira posição no grid, o piloto de Capivari teve a barra homocinética de seu Pálio quebrada logo após a bandeirada, o que causou um acidente logo na largada com os pilotos que vinha atrás. “Infelizmente são coisa que acontecem, mas fiquei chateado porque gostaria de estar na pista”, afirmou enquanto assistia a relargada do lado de fora.

 

 

 

Entre os pilotos da Turismo B, Marcio Cassorla chegou a sua primeira vitória na temporada, trazendo Adilson Gorga na segunda colocação e embolando de uma vez a classificação na categoria de acesso, que ainda teve José Renato Torim na quarta posição. Apesar da vitória na segunda bateria, a dupla de Santos formada por Rodrigo Tavares e Adriano Nunes teve um procedimento técnico do carro contestado, o que deixou a decisão da categoria B sub judice.

 


 

A quinta e penúltima etapa da Copa ECPA de Velocidade será disputada no dia 5 de outubro. Confira o resultado final da 4ª etapa:




 

1ª bateria – Turismo A

 

1º Luis Augusto – Sumaré

 

2º Alexandre Nunes – São Paulo

 

3º Edson e Bruno Paes – Santos

 

4º Itamar e André Gastaldo – São Paulo

 

5º Neto Datti – Piracicaba

 

 

 

1ª bateria – Turismo B

 

1º Marcio Cassorla – São Paulo

 

2º Adilson Gorga – Piracicaba

 

3º Renato Torin – Piracicaba

 

4º Luciano e Diego – São Paulo

 

5º Rodrigo Tavares e Adriano Nunes – Santos

 

 

 

2ª bateria – Turismo A

 

1º Luis Piccolo – São Paulo

 

2º Luis Augusto – Sumaré

 

3º Alexandre Nunes – São Paulo

 

4º Alexandre Barbosa – Piracicaba

 

5º Edson e Bruno Paes – Santos

 

 

 

2ª bateria – Turismo B

 

1º Rodrigo Tavares e Adriano Nunes – Santos

 

2º Marcio Cassorla – São Paulo

 

3º Adilson Gorga – Piracicaba

 

4º Renato Torin – Piracicaba

 

5º Luciano e Diego – São Paulo

 

 

 

Mais informações pelo  ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Viasoft Rally busca pódio para manter-se na briga ...

ALTA ROTAÇÃO: Viasoft Rally busca pódio para manter-se na briga ...: Equipe disputa no próximo sábado a quarta etapa da temporada na cidade de Severiano de Almeida Vem ai mais uma corrida, mais um des...

Viasoft Rally busca pódio para manter-se na briga pelo título do Gaúcho de Rali

Equipe disputa no próximo sábado a quarta etapa da temporada na cidade de Severiano de Almeida



Vem ai mais uma corrida, mais um desafio na temporada do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, para a equipe Viasoft Rally (Erva Mate Tchê e Tio Tomaz/Presmo Estruturas Metálicas/Saulo Auto Center/J.C. Informática/Frango Car Auto Peças/Moinho Brzostek, Pasc Pneus, Click Informática e HB Envelopamentos). No próximo sábado, 7, a dupla Saulo Pereira e Edgar Marsarotto Jr competirão na quarta etapa do ano de 2013, que acontecerá na cidade de Severiano de Almeida, cidade ao norte do RS.

A meta é manter-se no topo da tabela na categoria R1 (carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros). Saulo e Edgar são os líderes do campeonatos (pelos critérios de regulamento) e buscam um pódio nesta etapa de Severiano de Almeida. “O primeiro objetivo é completar o rali. Será importante para a equipe. Esta prova é de extrema importância para o Campeonato, acredito que seja a prova decisiva para manter-se na briga pelo título. A meta será estar ao menos no pódio, o que nos garantiria uma boa condição para a rodada final”, destaca o piloto Saulo Pereira.

A equipe quer esquecer o abandono na última etapa, em Estação. “Depois de mal conseguirmos largar naquela prova, devido a problemas com o motor, a expectativa é ainda maior para esta etapa de Severiano de Almeida. Eu tenho um carinho especial com o Rally Nova Itália, pois foi nesta prova, em 2012, que desci do barranco e participei pela primeira vez competindo como navegador em uma prova de rali de velocidade”, enfatiza o navegador Edgar Marsarotto Jr.

Saulo explica que o VW Gol sofreu mudanças importantes para esta etapa de Severiano de Almeida, a principal delas, a troca de motor, passando agora a utilizar um com 1.600 cilindradas. “Depois do problema em Estação tivemos que condenar o nosso motor. Embora nossa categoria este ano permita motores até 2.0, optamos em observar as mudanças prometidas no regulamento do próximo ano e voltar a usar um motor 1.6 e com toda certeza teremos dificuldades em acompanhar o ritmo dos nossos concorrentes, mas como rali é resultado do conjunto todo, estamos bastante otimistas para esta próxima etapa”, acrescenta Marsarotto Jr.



Manter-se na briga pelo título é a meta

Saulo e Edgar venceram a primeira prova da temporada, disputada em Canela. Conquistaram um pódio na segunda prova do ano, em Erechim, e abandonaram, por quebra mecânica, em Estação, na terceira corrida de 2013. Líderes da categoria, eles querem manter-se na ponta da tabela nas duas etapas decisivas do Campeonato, a começar pela do próximo sábado, em Severiano de Almeida.

“Para quem tem o objetivo de buscar o título do campeonato de 2014 todas as provas são importantes, mas sem dúvida esta de Severiano tem um peso ainda maior, pois pode-se encaminhar o título ou qualquer deslize poderá deixá-lo mais distante, por isso a receita é simples: precisamos terminar, chegar ao final deste rali e se possível buscar ficar entre os três primeiros para nos mantermos na luta pelo campeonato”, discorre Edgar Marsarotto Jr.

A dupla destaca ainda a evolução conquistada nesta temporada. “Esse tem sido um bom ano para nós. A maioria das categorias ainda tem disputa aberta pelo título e a R1 está surpreendendo positivamente pelo nível dos competidores e dos carros, cada vez melhor. Esperamos que o final do ano seja tão bom quanto o início e possamos comemorar este título tão sonhado”, diz Saulo.


Expectativa por novo rali

Os organizadores já destacaram que haverão novidades significativas no formato da prova de Severiano de Almeida, em relação a anos anteriores. Uma das principais novidades será a volta das especial mista, com trechos no asfalto e terra, largando no centro da cidade. Para Saulo, mudanças são bem vindas, mas para a Viasoft Rally, isso não muda a estratégia para esta corrida. “Nosso pensamento está voltado para completar a prova, independente das novidades, das dificuldades que irá nos impor”, explica.

O navegador Marsarotto Jr, acrescenta: “andando apenas no ano passado e com a euforia de ter sido minha primeira prova, não posso opinar muito sobre o piso de Severiano, mas como venho dizendo desde a primeira etapa respeitar nossos limites e procurar não correr riscos desnecessários procurando primeiro chegar ao final do rali, já é o primeiro passo para ter um bom desempenho na corrida”.



O Rally Nova Itália

Por ser uma região colonizada essencialmente por povos italianos, no início do século passado, Severiano de Almeida também ficou conhecida como a “Nova Itália do Alto Uruguai”. O slogan também dá nome ao rali, que será a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.

A programação começa ainda na sexta-feira com os competidores fazendo o reconhecimento das especiais, a partir das 15h. As equipes também já devem chegar neste mesmo dia para iniciar a montagem dos boxes de apoio mecânico.

No sábado, dia 7, pela manhã haverá a finalização dos reconhecimentos das especiais e às 12h03, a largada da primeira, de sete especiais programadas para a prova. A premiação aos vencedores do rali acontecerá a partir das 19h, num evento promocional que será realizado no centro da cidade.





AS ESPECIAIS DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

ESPECIAL 1, 3 e 5 – Três Arroios – 12,1 KM

Largadas: 12h03 e 14h14

ESPECIAL 2 e 4 – Severiano de Almeida – 21,7 KM

Largadas: 12h36, 14h47 e 16h15

ESPECIAL 6 e 7 – Especial In Heaven – 4,75 KM

Largadas: 16h40 e 17h03



PROGRAMA DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Sexta-Feira - 6 de Setembro de 2013

14h30 - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

15h00 - Abertura do Reconhecimento dos Trechos Especiais

18h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

18h30 - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

19h00 - Reunião com Clubes e Competidores para definições Campeonato 2014

Sábado - 7 de Setembro de 2013

07h00 - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h15 - Abertura Reconhecimento dos Trechos de Todas as Especiais

08h00 - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

Encerramento do Reconhecimento dos Trechos Especiais das SS6 e SS7

10h00 - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

Reabertura do Reconhecimento dos trechos Especiais das SS6 e SS7

10h30 - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos de Todas as Especiais

11h00 - Divulgação Ordem de Largada

11h40 - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

19h00 - Divulgação dos Resultados e Festa de Entrega de Premiação na Praça 12 de Abril


PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe Viasoft/Saulo Auto Center Rally

Foto: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Miguel Paludo termina em terceiro no Canadá e segu...

ALTA ROTAÇÃO: Miguel Paludo termina em terceiro no Canadá e segu...: Gaúcho da Turner Scott Motorsports liderou a corrida, mas bandeiras amarelas em momentos ruins atrapalharam sua estratégia; no fim, abriu a...

Miguel Paludo termina em terceiro no Canadá e segue no top-5 da Nascar Truck Series

Gaúcho da Turner Scott Motorsports liderou a corrida, mas bandeiras amarelas em momentos ruins atrapalharam sua estratégia; no fim, abriu a última volta em sétimo, mas cruzou a linha de chegada em terceiro, conquistando mais um top-5

Correndo pela primeira vez fora dos Estados Unidos, a Nascar Truck Series esteve neste domingo em Mosport, circuito misto do Canadá, onde um dos destaques da prova foi o brasileiro Miguel Paludo, que terminou na terceira posição após 64 voltas de prova. Com o resultado, o gaúcho segue no top-5 do campeonato, a apenas cinco pontos do terceiro colocado.

O piloto da Turner Scott Motorsports liderou 10 voltas da prova e sempre se manteve entre os primeiros, mas uma bandeira amarela em um momento ruim no final da corrida o atrapalhou a lutar pela vitória. Na última volta, Miguel conquistou quatro posições e passou de sétimo para terceiro, conquistando mais um top-5 na temporada. O vencedor foi Chase Elliott.

"A prova aqui em Mosport foi ótima diante das circunstâncias, que poderiam nos causar um resultado bem pior. Paramos faltando 19 voltas e relargamos em 14o, por isso terminar em terceiro foi muito bom. Poderíamos ter vencido de novo, infelizmente a estratégia não funcionou, o que foi uma pena, porque a picape estava muito rápida e dei o meu máximo em toda corrida. Em todo caso, foi um resultado importante para nós no campeonato e que nos coloca ainda mais para cima na tabela", disse Miguel Paludo.

Saindo de quinto, o brasileiro iniciou a prova andando no mesmo ritmo dos primeiros. Na volta 7, Max Gresham parou logo depois da curva 5 e provocou a primeira bandeira amarela.

Com a interrupção, Miguel Paludo subiu para terceiro ao não entrar na primeira rodada de pit stops. A relargada veio na volta 10 e o piloto da Turner Scott Motorsports mantinha a terceira posição atrás de Chase Elliott e James Buescher.
Pressionando seu companheiro de equipe, Miguel lutava pela segunda posição e estava completamente na cola de Buescher na volta 11. Na passagem seguinte, Paludo conquistou a ultrapassagem e assumiu a segunda posição na entrada da reta de chegada.

Em segundo, Paludo manteve a posição até sua primeira parada nos pits, isso na volta 22. Chase Elliott, o líder, pararia na 24. Após reabastecimento, troca dos quatro pneus e ajustes na pressão de ar, Miguel retornou em 13º.

Com muitos fazendo suas paradas, Paludo ia subindo na tabela. Na passagem 27 ele já era o oitavo. Na metade da prova, na 32, quando era sétimo, Jennifer Jo Cobb parou na curva 2 e provocou a segunda bandeira amarela da prova.

Aproveitando-se de paradas de concorrentes à frente, Miguel Paludo subiu para terceiro, se posicionando logo atrás de German Quiroga e Max Papis.
Na relargada com 29 voltas para o fim, deu um bote para cima de Max Papis e assumiu a segunda posição da corrida.

Duas depois, assumiu a primeira posição na parada de pit stop do mexicano. Com 40 voltas de prova, os cinco eram: Miguel Paludo, Ty Dillon, Max Papis, Darrell Wallace Jr. e Chase Elliott.

Com 20 para o fim, segurava intensamente Ty Dillon, que pressionava o brasileiro pela liderança. Após Alex Guenette parar na pista, a terceira amarela foi acionada e Paludo aproveitou para fazer sua parada de pit stop com 18 para o fim. Relargando em 14º, o gaúcho, com equipamento melhor, foi para cima dos concorrentes e, com dez para o fim, era o nono colocado. Com oito para a quadriculada, a quarta amarela acontecia após Johnny Sauter parar na pista.

A última verde se deu com 5 para o fim, com Paludo em oitavo. Escalando, foi para sétimo na volta 60, posição que se manteve até a volta final, quando conquistou quatro posições e terminou a etapa em terceiro após alguns acidentes e confusões. O vencedor foi Chase Eillott.

A próxima etapa da Nascar Truck Series será dia 8 de setembro, no Iowa Speedway, 15ª etapa da temporada. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Resultado de hoje no Canadá:
1.         Chase Elliott
2.         Chad Hackenbracht
3.         Miguel Paludo
4.         Darrell Wallace Jr.
5.         Ron Hornaday Jr.

Classificação do campeonato:
1.         Matt Crafton, 532 pontos
2.         James Buescher, 485
3.         Ty Dillon, 469
4.         Jeb Burton, 467
5.         Miguel Paludo, 464

Rodrigo França

Foto divulgação