domingo, 1 de março de 2015

Pedro Muffato sai de Caruaru em décimo e aponta problemas de tração nos caminhões

Equipe Muffatão programa sessões de treinos particulares na pista de Londrina para sanar desequilíbrio de seus Scania

 O GP Aurélio Batista Félix, que abriu neste domingo (1º) a temporada de 2015 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, foi marcado por dificuldades para Pedro Muffato e seu filho David Muffato. Os dois pilotos paranaenses da equipe Muffatão enfrentaram problemas distintos em seus caminhões Scania e saíram do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE), ocupando o décimo e o 14º lugar na tabela de classificação, respectivamente.

Pedro foi 11º na primeira fase da etapa pernambucana – o regulamento de 2015 prevê que as corridas são divididas em duas partes. Na segunda fase, foi nono colocado. A soma dos resultados o colocou em décimo na pontuação. Seu caminhão, o Scania número 20 que exibe as cores e logos de Disnorte, Doce Sucar, Stara, Coopavel, Alimentos Italy e Muffatão Atacado Distribuidor, oferecia dificuldades relativas à tração.


“Nas retas o caminhão acelerava bastante, mas nas curvas eu tinha que adivinhar a reação toda vez, era uma briga diferente em cada curva. A falta de tração foi determinante no fim de semana”, definiu o mais experiente piloto em atividade no automobilismo brasileiro. “Vamos ter que treinar muito para acertar o chão do caminhão. Vai ter que ser em Londrina, onde a pista tem curvas de baixa velocidade, onde o problema é mais crítico”, explicou.

David parou nos boxes a cinco voltas do fim da primeira fase da corrida e chegou a abandoná-la. No entanto, a rápida intervenção da equipe deu-lhe a condição de voltar à pista para a fase final, em que foi 11º colocado. “Foi muito complicado. Tive um problema com a queda de um sensor de óleo do motor, que jogou óleo nos pneus e no caminhão todo. Dependendo da roda em que caía, o caminhão ficava ora traseiro, ora de frente”, descreveu.

Também lidando com a falta de tração do equipamento durante o fim de semana da etapa pernambucana, David revelou que em sua parada nos boxes a equipe repôs 15 litros de óleo no motor. “O equipamento evoluiu do sábado para o domingo, mas vamos ter de fazer uns três treinos longos em Londrina. Aqui o fim de semana foi razoável, não mais que isso”, concluiu o piloto, que tem apoio dos Refrigerantes Schin e de Muffatão Atacado Distribuidor.

FÓRMULA TRUCK – GP AURÉLIO BATISTA FÉLIX

(Resultado final das duas fases da corrida em Caruaru)

Primeira parte, 15 voltas

1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 28min15s160
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 3s002
3º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 8s263
4º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, a 13s432
5º) André Marques (SP/MAN), RM Competições, a 18s381
6º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 19s330
7º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, a 19s959
8º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 46s507
9º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakar Motorsport, a 51s872
10º) Rogério Castro (GO/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 54s872
11º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 1min07s914
12º) Gustavo Magnabosco (SC/Scania), Corinthians Motorsport, a 1min09s246
13º) Roberval Andrade (SP/Scania), Corinthians Motorsport, a 1min28s149
14º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 3 voltas
15º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, a 4 voltas
16º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 4 voltas

NÃO COMPLETARAM

David Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 5 voltas
Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições, a 5 voltas
Gabriel Correa (GO/Ford), Original Reis, a 5 voltas
NÃO LARGARAM
Alex Fabiano (SP/Scania), Max Power Racing)
Michelle de Jesus (SP/Ford), Original Reis
Melhor volta: Giaffone, na 2ª, 1min50s173, média de 103,909 km/h

Segunda parte, 12 voltas

1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 25min53s518
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 1s716
3º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, a 6s825
4º) André Marques (SP/MAN), RM Competições, a 9s162
5º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 12s872
6º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, a 14s063
7º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakar Motorsport, a 20s862
8º) Rogério Castro (GO/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 21s291
9º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 27s572
10º) Gustavo Magnabosco (SC/Scania), Corinthians Motorsport, a 29s447
11º) David Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 34s694
12º) Roberval Andrade (SP/Scania), Corinthians Motorsport, a 1min01s919
13º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 1 volta
14º) Gabriel Correa (GO/Ford), Original Reis, a 2 voltas

NÃO COMPLETARAM

Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições, a 7 voltas
Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 10 voltas
Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 11 voltas
Melhor volta: Giaffone, na 1ª, 1min53s407, média de 100,946 km/h

CLASSIFICAÇÃO

Após a etapa disputada neste domingo em Caruaru, a classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é:

1º) Giaffone, 53 pontos
2º) Cirino, 44
3º) Fogaça, 38
4º) Marques, 34
5º) Pachenki, 31
6º) Monteiro, 29
7º) Totti, 28
8º) Zini, 26
9º) Castro, 24
10º) P. Muffato, 22
11º) Magnabosco, 20
12º) Andrade, 17
13º) Rodrigues, 13
14º) D. Muffato, 10
15º) Correa e Salustiano, 7
16º) Mascarello, 6
17º) Jardim, 5.


Fonte: Grelak Comunicação

Boessio considera “muito bom” o reinício do trabalho na Fórmula Truck

Rompimento de duas mangueiras nas duas fases da primeira etapa impede piloto gaúcho de marcar pontos em Caruaru.

 Em termos de resultado, Régis Boessio não alcançou o que esperava em seu retorno ao Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto gaúcho da Boessio Competições não chegou ao fim de nenhuma das duas fases da primeira etapa, neste domingo (1º) em Caruaru (PR). Ainda assim, ele apontou um saldo “muito bom” de sua atuação na programação de treinos e também na corrida, disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Titular do único Volvo inscrito na etapa pernambucana, Boessio obteve o sétimo lugar no grid de largada, um resultado que motivou forte comemoração. Na corrida, que o novo regulamento da Fórmula Truck divide em duas fases, mantinha-se em nono lugar até tomar o caminho dos boxes por conta de uma mangueira do turbo, que se rompeu. Ele terminou a primeira fase em 18º lugar, com cinco voltas de desvantagem em relação ao primeiro pelotão.

O reagrupamento do pelotão, que repõe todos os pilotos na mesma volta para a segunda fase da corrida, trouxe a Boessio a expectativa de marcar seus primeiros pontos na temporada. Contudo, depois de cinco voltas, abandonou a partir da quebra de outra mangueira, no motor. “O motor simplesmente trancou na reta”, lamentou o gaúcho. “É o tipo de coisa que a gente não pode prever. A equipe pôs mangueiras novas durante os treinos”, lembrou.

Nenhuma avaliação mais detalhada foi feita em Caruaru. “Carregamos o equipamento todo e vamos verificar tudo que é necessário na sede da equipe”, explicou o piloto, citando a oficina da Boessio Competições em Porto Alegre (RS). “É lógico que todos na equipe esperavam um resultado para compensar o trabalho intenso que tivemos, mas é um trabalho novo com um caminhão que não estava sendo usado. Dificuldades, no início, são normais”.

Os dois problemas enfrentados na etapa, segundo Boessio, não tiram o mérito do trabalho feito. “Chegamos aqui com um caminhão inferior, fizemos o que estava ao alcance, conseguimos colocar esse caminhão no Top Qualifying e, melhor ainda, em sétimo no grid. Na prova o ritmo não era o mesmo do líder, mas estávamos no ritmo dos outros, sem conseguir atacar mas defendendo minha posição. Foi um recomeço muito bom, nesse aspecto”, disse.

Régis Boessio compete na Fórmula Truck com apoio de Suspentech, Rodrigotto, BorgWarner e Aesa Molas. A corrida em Caruaru foi vencida pelo paulista Felipe Giaffone. O paranaense Wellington Cirino, os paulistas Djalma Fogaça e André Marques, o paranaense Diogo Pachenki e o pernambucano Beto Monteiro, nesta ordem, fecharam as seis primeiras posições. A segunda etapa, no dia 12 de abril, será disputada em Campo Grande (MS).


Fonte: Grelak Comunicação

Felipe Giaffone ganha duas vezes na Fórmula Truck

Além das duas vitórias ele também conquistou o ponto pela pole position e fez as duas melhores voltas da etapa de abertura da 20ª temporada da mais popular categoria continental. Ele marcou todos os 53 pontos possíveis.

Felipe Giaffone fez barba, cabelo e bigode ao vencer as duas corridas do Grande Prêmio Aurélio Batista Félix, na abertura da temporada da Fórmula Truck, disputado na tarde deste domingo no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru, Pernambuco. Para se ter uma ideia do feito de Giaffone, ele se aproveitou ao máximo do novo regulamento e marcou todos os pontos possíveis da rodada. Por ter feito a pole, no sábado, ganhou um, levou outros dois pelas melhores voltas na primeira e na segunda provas do dia e no final deixou Caruaru na liderança com 53 pontos.




Na primeira corrida deste domingo, Giaffone, que largou na pole, se manteve na frente durante todas as 15 voltas. Ele só foi ameaçado durante alguns giros pelo campeão de 2014 e seu companheiro na MAN Latin América, Leandro Totti, que nas últimas passagens teve um vazamento de água e acabou perdendo o segundo lugar para Welington Cirino (Mercedes-Benz). Numa demonstração de muita competência, Totti ainda conseguiu se manter em terceiro lugar e marcar importantes pontos na luta pelo título.

A segunda corrida do dia, que foi realizada na continuação da primeira sem a obrigatoriedade de parada para realinhar, foi um repeteco da primeira. Giaffone largou na frente, de onde nunca saiu, e foi pressionado por pouco tempo por Cirino, que aparentemente desistiu de tentar alcançar o piloto que terminou na frente em praticamente todos os treinos do final de semana em Caruaru. Ele só não ficou na frente no warm up, disputado na manhã deste domingo, quando foi o quarto colocado.

``Sinceramente não esperava conseguir todos os 53 pontos do final de semana, pois tinha dito, e isso se confirmou na primeira corrida, que o Totti viria forte. Ele pressionou até ter problema e perder rendimento. Meu caminhão estava bom até o final e isso foi fundamental para chegar às duas vitórias``, disse Giaffone.

Resultado da abertura da temporada da Fórmula Truck - Caruaru 2015

1) Felipe Giaffone (RM Competições-MAN), 15 voltas em 28min15s160, média de 103,9 km/h
2) Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), a 3s002
3) Leandro Totti (RM Competições-MAN), a 8s263
4) Djalma Fogaça (DF Racing Fans), a 13s432
5) André Marques (RM Competições-MAN), a 18s381
6) Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), 19s330
7) Beto Monteiro (Lucar Motorsport), a 19s959
8) Débora Rodrigues (RM Competições-MAN), 46s507
9) Jaidson Zini (Dakar Motors), 51s872
10) Rogério Castro (ABF Racing Team), 54s872
11) Pedro Muffato (Muffatão Racing), 1min07s914
12) Gustavo Magnabosco (Ticket Car Corinthians), a 1min09s246
13) Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians), a 1min28s149
14) Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), a 3 voltas
15) Raijan Mascarello (DF Racing Fans), a 4 voltas
16) Adalberto Jardim (RM Competições-MAN), a 4 voltas
17) David Muffato (Muffatão Racing), a 5 voltas
18) Régis Boessio (Boessio Competições), a 5 voltas
19) Gabriel Correa (Reis Peças Team), a 8 voltas

Melhor volta: Felipe Giaffone, 1min50s173, média de 103,9 km/h

Resultado da segunda prova de abertura da temporada da Fórmula Truck - Caruaru 2015

1) Felipe Giaffone (RM Competições-MAN), 12 voltas em 25min53s318
2) Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), a 1s716
3) Djalma Fogaça (DF Racing Fans), a 6s825
4) André Marques (RM Competições-MAN), a 9s162
5) Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), a 12s872
6) Beto Monteiro (Lucar Motorsport), a 14s063
7) Jaidson Zini (Dakar Motors), a 20s862
8) Rogério Castro (ABF Racing Team), a 21s291
9) Pedro Muffato (Muffatão Racing), a 27s572
10) Gustavo Magnabosco (Ticket Car Corinthians), a 29s447
11) David Muffato (Muffatão Racing), a 34s694
12) Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians), a 1min01s919
13) Leandro Totti (RM Competições-MAN), a 1 volta
14) Gabriel Correa (Reis Peças Team), a 2 voltas
15) Régis Boessio (Boessio Competições), a 7 voltas
16) Débora Rodrigues (RM Competições-MAN), a 10 voltas
17) Adalberto Jardim (RM Competições-MAN), a 11 voltas

Melhor volta: Felipe Giaffone, 1min53s407, média de: 100,9 km/h

Os dez primeiros no Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck

1) Felipe Giaffone (MAN Latin América), 53 pontos
2) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 44
3) Djalma Fogaça (Ford), 38
4) André Marques (MAN Latin América), 34
5) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), 31
6) Beto Monteiro (Iveco), 29
7) Leandro Totti (MAN Latin América), 28
8) Jaidson Zini (Iveco), 26
9) Rogério Castro (Mercedes-Benz), 24
10) Pedro Muffato (Mercedes-Benz), 22.

Campeonato de Marcas

1) MAN Latin América, 88 pontos
2) Mercedes-Benz, 75
3) Iveco, 55
4) Ford, 51
5) Scania, 42
6) Volvo, 0

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.











Milton Alves (Mtb 16583-SP)

Fotos: Orlei  Silva

Leandro Totti é o mais rápido no warm up da Fórmula Truck


Quatro das cinco fabricantes de caminhões ficaram nas cinco primeiras posições. MAN Latin América, Scania, Mercedes-Benz e Ford marcaram presença entre os mais velozes neste domingo cedo.

O campeão de 2014 da Fórmula Truck, Leandro Totti (MAN Latin América), finalizou na frente o warm-up, disputado na manhã deste domingo no Autódromo de Caruaru. Ele completou os 3.180 metros do traçado pernambucano em 1min49s171, média de 104,9 km/h e mostrou que é um dos fortes candidatos à vitória na abertura da mais popular categoria do automobilismo continental.



Leandro Totti – “O MARVADO”
O segundo lugar ficou com Roberval Andrade (Scania), que marcou 1min49s527 e foi seguido por Wellington Cirino, com Mercedes-Benz e tempo de 1min49s620. Felipe Giaffone (MAN Latin América), que fez a pole position neste sábado, ficou em quinto com 1min49s730. O Ford de Djalma Fogaça fez o sexto tempo com 1min50s295.
 
Wellington Cirino larga na segunda fila na abertura da Fórmula Truck em Caruaru.
A largada da prova de abertura da 20ª temporada da Fórmula Truck acontece neste domingo às 13 horas com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes.

Acompanhe o grid de largada:

1) Felipe Giaffone (RM Competições-MAN), 1min48s609, média de 105,4 km/h
2) Leandro Totti (RM Competições-MAN), 1min49s747
3) Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), 1min49s782
4) Djalma Fogaça (DF Racing Fans), 1min50s726
5) André Marques (RM Competições-MAN), 1min50s346
6) Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), 1min50s923
7) Régis Boessio (Boessio Competições), 1min51s098
8) 21 Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), 1min51s221
9) Adalberto Jardim (RM Competições-MAN), 1min52s719
10) David Muffato (Muffatão Racing), 1min52s791

Pilotos que não passaram para o Top Qualifying

11) Raijan Mascarello (DF Racing Fans), 1min52s014
12) Beto Monteiro (Lucar Motorsport), 1min52s119
13) Débora Rodrigues (RM Competições-MAN), 1min52s218
14) Rogério Castro (ABF Racing Team), 1min52s503
15) Jaidson Zini (Dakar Motors), 1min52s702
16) Pedro Muffato (Muffatão Racing), 1min53s331
17) Gustavo Magnabosco (Ticket Car Corinthians), 1min53s886
18) Alex Fabiano (Max Power Racing), 2min21s039
19) Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians), 4min20s238
16) Gabriel Correa (Reis Peças Team), sem tempo
17) Michelle de Jesus (Reis Peças Team), sem tempo

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.
 
Gabriel Correa estreante na Fórmula Truck na etapa de abertura em Caruaru.


Gustavo Magnabosco larga na oitava fila do grid de largada da Fórmula


Jaidson Zini ocupa o 12º lugar no grid da prova de abertura da Fórmula


Rogério Castro, piloto goiano que está de volta à Fórmula Truck em Caruaru.


Michelle de Jesus é uma das duas mulheres correndo nesta etapa de abertura.


Alex Fabiano é um dos dois estreantes desta temporada na Fórmula Truck.


Beto Monteiro é o representante de Pernambuco na corrida de domingo em Caruaru.


David Muffato pela primeira vez na carreira corre ao lado do pai, Pedro Muffato.


Mercedes-Benz de Paulo Salustiano, que sai na oitava colocação no grid.


Roberval Andrade com seu Scania da Ticket Car Corinthians, em Caruaru.


Rogério Castro, piloto goiano que está de volta à Fórmula Truck em Caruaru.


Pedro Muffato, o mais experiente piloto no grid de largada da Fórmula
Milton Alves (Mtb 16583-SP)

Fotos: Orlei Silva

Com quinta e oitava fila no grid da F-Truck, pai e filho preveem etapa difícil em Caruaru

David Muffato obtém melhor posição de um Scania no grid. Pedro enfrenta problemas com equilíbrio do caminhão

O primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em 2015 foi marcado por dificuldades para Pedro Muffato e David Muffato, pai e filho, que neste ano vão à pista como companheiros de equipe na Muffatão. Os problemas enfrentados nos caminhões Scania durante os treinos livres e classificatórios deste sábado (28) em Caruaru (PE) deixaram os paranaenses fora do grupo dos oito primeiros colocados no grid.

David vai alinhar seu caminhão número 35 em décimo lugar no grid do Autódromo Internacional Ayrton Senna para a corrida deste domingo (1º), que terá transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes a partir das 13h – a geração de imagens será da Master/CATVE. Acabou sendo a melhor posição de largada dos cinco pilotos inscritos com caminhões Scania na prova, denominada GP Aurélio Batista Félix. Pedro vai largar em 16º.

“Fizemos vários testes, alongamos o diferencial, mas o comportamento do caminhão não melhorou muito”, expôs David. “Nós vamos ter de trabalhar no sentido de distribuir melhor a curva de potência do motor, trabalhar também nos bicos injetores e na programação da eletrônica. Se acertarmos nisso, vejo um bom potencial para a corrida”, falou o piloto, que compete na F-Truck com apoio de Schin Refrigerantes e Muffatão Atacado Distribuidor.


No caso de Pedro, o desempenho nos treinos livres e classificatórios foi comprometido pelas dificuldades com o equilíbrio do caminhão. “A pista já não ajuda muito, mas vejo os outros caminhões firmes, enquanto o meu fica com a traseira solta, bailando na pista. Isso dificulta transferir a potência para o chão”, resumiu o piloto, que tem no Scania número 20 as logos de Doce Sucar, Stara, Disnorte, Coopavel, Italy e Muffatão Atacado Distribuidor.


GP AURÉLIO BATISTA FÉLIX – GRID DE LARGADA
(Resultado do treino classificatório para a etapa de Caruaru)

Top Qualifying

1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min48s609
2º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min49s747
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min49s782
4º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 1min50s276
5º) André Marques (SP/MAN), RM Competições, 1min50s346
6º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 1min50s923
7º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições, 1min51s098
8º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min51s221
9º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min52s719
10º) David Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min52s791
Treino classificatório
11º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 1min52s014
12º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, 1min52s119
13º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min52s218
14º) Rogério Castro (GO/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min52s503
15º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakar Motorsport, 1min52s702
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min53s331
17º) Gustavo Magnabosco (SC/Scania), Corinthians Motorsport, 1min53s886
18º) Alex Fabiano (SP/Scania), Max Power Racing), 2min21s039
19º) Roberval Andrade (SP/Scania), Corinthians Motorsport, 4min20s238
20º) Gabriel Correa (GO/Ford), Original Reis, sem tempo
21º) Michelle de Jesus (SP/Ford), Original Reis, sem tempo

Média do 1º: 105,405 km/h


Fonte: Grelak Comunicação