terça-feira, 8 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Truck disputa 8ª etapa em Guaporé, onde MAN Latin ...

ALTA ROTAÇÃO: Truck disputa 8ª etapa em Guaporé, onde MAN Latin ...: Equipe dos caminhões Volkswagen Constellation e MAN TGX foi a vitoriosa nas edições de 2009 e 2010 com Felipe Giaffone e 2011 com Valmir Be...

Truck disputa 8ª etapa em Guaporé, onde MAN Latin America venceu 3 dos últimos 4 GPs

Equipe dos caminhões Volkswagen Constellation e MAN TGX foi a vitoriosa nas edições de 2009 e 2010 com Felipe Giaffone e 2011 com Valmir Benavides; no ano em que não venceu (2012), a vitória foi de Leandro Totti, hoje piloto da equipe MAN Latin America

A Fórmula Truck disputa neste domingo a sua oitava etapa da temporada 2013 no circuito de Guaporé (RS), onde o retrospecto da equipe MAN Latin America impressiona: três vitórias nas últimas quatro edições da corrida na charmosa cidade de 22 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul.

Em 2009 e 2010, a vitória foi de Felipe Giaffone. No ano seguinte, Valmir Benavides venceu, também pilotando um caminhão Volkswagen Constellation. Nos últimos quatro anos, a única vez que o time não venceu em Guaporé foi 2012, com a vitória de Leandro Totti.


Neste ano, porém, o atual campeão da Truck integra o time oficial da MAN Latin America e espera que uma nova vitória no Rio Grande do Sul o coloque na liderança do campeonato: está em segundo lugar na tabela, com 90 pontos, 14 atrás do líder.

"Guaporé é uma das minhas pistas favoritas do ano e a vitória do ano passado foi muito importante para minha conquista do título. Neste ano, espero sair daqui novamente em uma boa posição no campeonato para lutar pelo bicampeonato nas duas etapas finais do ano. Com certeza meu retrospecto e também o da MAN Latin America nesta pista nos enche de confiança para a corrida deste domingo", disse Totti, atual campeão da Fórmula Truck e que pilota um caminhão Volkswagen Constellation com motor MAN de 12 litros.

A corrida deste domingo também é destacada pelo chefe da equipe, Renato Martins, por sua importância na decisão do campeonato.

"O título não será decidido em Guaporé, mas é onde os principais candidatos começam a se destacar dos demais, porque, após esta corrida, só teremos mais duas etapas, em Curitiba e Brasília, e a disputa começa a afunilar. O (Leandro) Totti está bem no campeonato e pode sair como líder desta corrida", comentou Renato.


Piloto que mais marcou pontos nas últimas duas corridas, Felipe Giaffone vem de dois pódios consecutivos na Fórmula Truck, mostrando a franca evolução de seu caminhão MAN TGX, vitorioso na sexta etapa, em Cascavel, e segundo colocado da sétima e última etapa disputada neste ano, em Córdoba, na Argentina.

"Além do bom retrospecto nas duas últimas etapas deste ano, também tenho duas vitórias em Guaporé, onde nossa equipe tradicionalmente anda bem. Neste ano, estou com um caminhão totalmente novo e por isso é difícil fazer previsões mais precisas, mas certamente seremos competitivos nesta etapa", revelou Giaffone, vencedor da prova em 2009 e 2010 e que terminou sempre entre os três primeiros na pista gaúcha nos últimos quatro anos.

Débora Rodrigues, que já conquistou pódio na etapa de Guaporé (2008), espera ajudar o time no campeonato de marcas. "Vamos ajudar o time somando o maior número de pontos possível. Nas últimas cinco etapas, nossa equipe foi a que somou mais pontos", completou Débora.

André Marques e Adalberto Jardim também estão otimistas para Guaporé. "Temos boas chances de lutar por mais um pódio", disse Marques, que conquistou o primeiro pódio da MAN Latin America em 2013. "Assim como em Córdoba, devemos andar em ritmo forte na corrida", prevê Jardim.

Os primeiros treinos livres da oitava etapa da temporada 2013 da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira, às 11h. O classificatório será no sábado, às 13h, e a corrida no domingo, também às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.


Brasileiro de Pilotos
1º) Beto Monteiro, 104 pontos
2º) Leandro Totti, 90
3º) Geraldo Piquet, 84
4º) Paulo Salustiano, 77
5º) Wellington Cirino, 75
6º) Régis Boessio, 71
7º) Felipe Giaffone, 62
8º) Leandro Reis, 59
9º) Valmir Benavides, 58
10º) Roberval Andrade, 46
11º) Diogo Pachenki, 40
12º) André Marques, 37
13º) Djalma Fogaça, 32
14º) João Maistro, 30
15º) Alberto Catucci, 24
16º) Rogério Castro, 22
17º) Alex Caffi, 21
18º) Adalberto Jardim, 20
19º) Jansen Bueno, 18
20º) Debora Rodrigues, 17
21º) Ronaldo Kastropil, 17
22º) Pedro Muffato, 15
23º) José Maria Reis, 13
24º) Edu Piano, 12
25º) Luiz Lopes, 10
26º) Raijan Mascarello, 3
27º) Pedro Gomes, 0
28º) Danilo Dirani, 0
29º) David Muffato, 0

Brasileiro de Marcas
1º) Mercedes-Benz, 266
2º) MAN Latin America, 189
3º) Iveco, 179
4º) Scania, 135
5º) Volvo, 94
6º) Ford, 45

Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: Paraplégico Tales Lombardi patrocinado pela Fulsta...

ALTA ROTAÇÃO: Paraplégico Tales Lombardi patrocinado pela Fulsta...: O piloto quebrou barreiras e têm como companheiro na divisão do carro Gustavo Marques Na sexta etapa do campeonato monomarca, Mercedes-...

Paraplégico Tales Lombardi patrocinado pela Fulstandig faz estreia no Mercedes-Benz Grand Challenge

O piloto quebrou barreiras e têm como companheiro na divisão do carro Gustavo Marques

Na sexta etapa do campeonato monomarca, Mercedes-Benz Grand Challenge, Os pilotos estreantes Tales Lombardi e Gustavo Marques (Fulstandig Shows e Eventos) fizeram bonito na prova no Autódromo do Velopark, pela equipe Rsports Racing, de São Caetano do Sul (SP), a dupla teve um final de semana eletrizante na pista de 2.278 metros de extensão, em Nova Santa Rita (RS).


Tales pilotou a máquina Classe C modelo 250 Turbo da Mercedes-Benz de numeral 4, totalmente adaptado para suas necessidades de comando. "O carro é bem diferente do que eu estava acostumado a pilotar no Paulista de Marcas e Pilotos e as reações bem diferentes, exige uma pilotagem bem mais sensível", garante o piloto paulista.

Para Tales Lombardi é a conquista de um sonho poder competir na Mercedes-Benz Grand Challenge. "É maravilhoso primeiro estar no evento, é a realização de um trabalho que vem desde muito tempo, desde as experiências no kart", conta emocionado. "É a primeira vez na pista, na categoria, com a equipe e com as adaptações realizadas para que eu pudesse pilotar com bastante segurança", ressalta.

O circuito é menor do que Interlagos o qual a dupla está acostumada. "O autódromo de Interlagos conhecemos bem. Já o Velopark é rápido, desafiador, com algumas curvas que tem macetes, 'manhas' que precisamos nos interar. Nessas três últimas etapas da temporada serão para realmente nos adaptarmos a nova competição. Será um teste para que possamos melhorar nosso desempenho a cada prova, para no ano que vem andarmos forte", declara Lombardi.


Primeiros treinos

Os estreantes tiveram mais um desafio, treinaram com chuva. "Nos treinos verificamos alguns itens que foram prontamente atendidos pela equipe. Nas primeiras voltas minha perna estava um pouco solta e precisamos trocar algumas amarrações, ficou melhor para a classificação. Fizemos também um teste de saída e entrada do carro para a troca de pilotos da corrida", acrescenta Lombardi.

Para o companheiro de cockpit Gustavo Marques as impressões da estreia foram as melhores. "A equipe é um clima bom, bastante familiar. Fiquei bastante impressionado com o Mercedes positivamente, é um carro muito bom de se guiar. É minha primeira prova, primeiro treino, já estreei na chuva também", disse o piloto.


A corrida

Na sexta etapa da competição Tales Lombardi e Gustavo Marques puderam viver as emoções da estreia e o público foi prestigiar e tirar a curiosidade de ver o primeiro e único piloto paraplégico em categorias de turismo nacionais. "No início da corrida vinha em um ritmo satisfatório e conseguia acompanhar bem o pelotão, mas o carro começou a apresentar um problema de câmbio e trouxe o carro para box para a troca de piloto", explicou Tales.

Gustavo Marques assumiu o Mercedes #4 na segunda parte da prova. "A estreia foi interessante, deu para conhecer. Ter ideia de como é o evento e da corrida. Infelizmente tivemos problemas no carro que serão corrigidos, isso acontece. Fora muitas novidades, é uma fase de adaptação. Mas, estou muito feliz pela estreia e, agora, vamos para a próxima etapa em busca dos primeiros pontos", enfatiza.

O chefe de equipe fez um resumo de como foi o final de semana para a Rsports Racing. "Estreamos com uma dupla que para nós é importantíssima, que é o Tales e o Gustavo, infelizmente na corrida o carro apresentou um problema e vamos ter que verificar o que aconteceu", finaliza Leandro Romera.


Calendário - Mercedes-Benz Grand Challenge:

Etapa 1 - 05 de maio - Circuito Anhembi - São Paulo (SP)
Etapa 2 - 23 de junho - Curitiba (PR)
Etapa 3 - 28 de julho - Tarumã (RS)
Etapa 4 - 18 de agosto - Interlagos (SP)
Etapa 5 - 08 de setembro - Curitiba (PR)
Etapa 6 - 06 de outubro - Velopark (RS)
Etapa 7 - 03 de novembro - a definir
Etapa 8 - 08 de dezembro - Interlagos (SP)

Consultoria de Comunicação e Assessoria:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Marçal Melo piloto da GT Premium agradece.

ALTA ROTAÇÃO: Marçal Melo piloto da GT Premium agradece.: Marçal Melo piloto da GT Premium agradece Ontem chegamos a São Paulo e passei o dia todo praticamente hibernando. Foi um final de ...

Marçal Melo piloto da GT Premium agradece.

Marçal Melo piloto da GT Premium agradece

Ontem chegamos a São Paulo e passei o dia todo praticamente hibernando. Foi um final de semana de muitos problemas pequenos. Perdemos o Campeonato para a Lambo, na minha opinião título levantado com todos os méritos.

A Lambo ganhou quase todas as corridas, com exceção de umas quatro, a dupla é muito forte e viram tempos constantes e carro muito bem ajustado. Tivemos alguns problemas no início do campeonato com o carro, alguns por falta de peças, outros por erro nosso mesmo, mas acho que mesmo sem esses problemas não teríamos chance.

Precisamos melhorar o carro e nós mesmos para a próxima temporada. Dá minha parte posso dizer que foi um ano de aprendizado, nunca tinha dirigido uma Porsche, sei que ainda tenho um caminho a percorrer para que possa ajudar nossa equipe a encontrar um ajuste melhor do carro.

Gostaria de agradecer aos patrocinadores, Plus Energy, Grupo Sifra, Pirelli e apoiados Xtrax e Motul, nossa equipe em nome de Carlos CastraleEduardo FurlanettoEduardo Akel, Cláudio Soares, Dentinho, Gordo, ou seja , todos que estiveram ao nosso lado esse ano. Gostaria de agradecer nosso assessor de Imprensa Ricardo Fávaro, que fez um grande trabalho, os fotógrafos oficiais da equipe Bruno Turano e Rodrigo Ruiz, pelo belo trabalho apresentado, ao parceiro Alex Fabiano, pela dedicação e garra.

Também não posso deixar de agradecer a Porsche Motorsport, pois com a falta total de apoio alcançamos um nível técnico excelente. Agradeço aos colaboradores Carlos Rolim pelo desenvolvimento dos Layout e pela força na nossa página e a todos que torceram por nós esse ano. Agora vamos para a Argentina buscar um bom resultado e retornar a São Paulo, onde encerraremos o Campeonato em grande estilo, conforme dito pelo organizador, que nos prometeu espetáculo para finalizações do evento. O autódromo ainda será mantido em sigilo. Espero não ter esquecido ninguém, e no próximo estaremos juntos e com um campeonato muito mais forte, assim espero.

Texto: Marçal Melo

Foto: facebook do piloto



ALTA ROTAÇÃO: Ross Brawn deverá sair da Mercedes para rumar à Ho...

ALTA ROTAÇÃO: Ross Brawn deverá sair da Mercedes para rumar à Ho...: Ross Brawn irá passar as suas funções na Mercedes ao fim da temporada a Paddy Lowe . Ross Brawn irá passar as suas funções na Mercedes ...

Ross Brawn deverá sair da Mercedes para rumar à Honda

Ross Brawn irá passar as suas funções na Mercedes ao fim da temporada a Paddy Lowe.

Ross Brawn irá passar as suas funções na Mercedes ao fim da temporada a Paddy Lowe, recém-chegado à Fórmula 1. O conceituado engenheiro britânico irá possivelmente juntar-se à Honda, fornecedora de motores da McLaren a partir de 2015.

Segundo o Sport Bild, Brawn teria dito ao presidente da Mercedes Niki Lauda a sua decisão de abandonar a equipe durante o fim de semana no GP da Coreia. Os alemães disseram ainda que a decisão de Brawn teria sido impulsionada pela chegada de Lowe este ano, além de não concordar totalmente com a mudança na estrutura envolvendo Lauda e Toto Wolff.

Recorde-se que Ross Brawn já esteve na Honda quando os japoneses tinham equipe de fábrica, comprando a equipa no fim de 2008 quando o construtor saiu. Como resultado surgiu a Brawn GP, que ganhou os Mundiais de Pilotos e Construtores de 2009, antes de ser vendida à Mercedes no fim dessa época.