terça-feira, 22 de abril de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Alex Barros e Valentino Rossi participam do Linha ...

ALTA ROTAÇÃO: Alex Barros e Valentino Rossi participam do Linha ...: As duas feras da motovelocidade se reuniram no interior de SP para falar de suas carreiras, sobre a temporada 2014 da MotoGP, entre outros ...

Alex Barros e Valentino Rossi participam do Linha do Chegada desta terça-feira

As duas feras da motovelocidade se reuniram no interior de SP para falar de suas carreiras, sobre a temporada 2014 da MotoGP, entre outros assuntos

Nesta terça-feira (22) Alexandre Barros, ex-piloto da MotoGP, e um dos ícones da história da motovelocidade nacional e internacional, que detém o recorde de participações no Mundial, e que atualmente é o chefe da equipe que leva seu nome no Moto 1000 GP, o campeonato brasileiro de motovelocidade, será um dos convidados do programa Linha de Chegada Entrevista desta noite.

Ao seu lado, o italiano e multicampeão Valentino Rossi, um dos pilotos de destaque no cenário mundial da motovelocidade e um dos maiores campeões da MotoGP, com seis títulos. O programa vai ao ar na noite de hoje (22), após o SporTV News edição noturna.

Um papo descontraído entre os pilotos, e que também contou com a participação do comentarista Fausto Macieira, especializado no universo das duas rodas. O programa terá apresentação do repórter Anselmo Caparica. Fãs do esporte a motor e apaixonados por motovelocidade não podem perder esse encontro. É hoje à noite no SporTV 1.

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Fernando Solimann e Natasha Pedot voltam a competi...

ALTA ROTAÇÃO: Fernando Solimann e Natasha Pedot voltam a competi...: Dupla busca primeiros pontos da temporada no Rally Nova Itália, no próximo final de semana A cidade de Severiano de Almeida, norte do R...

Fernando Solimann e Natasha Pedot voltam a competir juntos no Gaúcho de Rali

Dupla busca primeiros pontos da temporada no Rally Nova Itália, no próximo final de semana

A cidade de Severiano de Almeida, norte do RS, recebe no próximo sábado, dia 26, a etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade 2014. O Rally Nova Itália, como também é conhecido, reunirá equipes de todo Estado na corrida. Uma delas está sendo refeita. Os erechinenses Fernando Solimann e Natasha Pedot disputaram a temporada 2013 juntos, mas na primeira corrida deste ano, pelo Campeonato Brasileiro, a navegadora não pode competir.


Agora, em Severiano, eles voltam a estar juntos, representando a equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos/Bolicho do Tio Chico), a bordo do Ford KA. A dupla compete na categoria RC5 (carros de tração 4x2 e motor de até 1.600 cc). “Temos uma boa expectativa para esta prova, iremos ter o carro revisado na parte de suspensão e injeção, sendo importante para ter um trabalho tranquilo e competitivo durante a prova. Estamos nos acertando bem na dupla, eu particularmente tenho praticado bastante o levantamento, parte fundamental para um bom rali. Revi meus vídeos e de outros competidores mais experientes, isso está me ajudando a ter mais confiança no meu levantamento, assim ajuda a confiar no navegador, apesar que este ano vou andar com dois navegadores, por a Natasha que vai andar comigo nesta prova, não poder participar de todas as provas do Campeonato Brasileiro (CBR), estou confiante no entrosamento, por eu ter uma confiança pessoal tanto na Natasha quanto no Cristiano Beus que é meu navegador no Nacional”, salienta Fernando.

A intenção do piloto é seguir o aprendizado no rali de velocidade. “Temos como objetivo este ano, pegar experiência, coisa que me falta, pois tenho quatro provas como piloto e também com o meu carro que não há outro para trocar experiência de desenvolvimento. Mas o principal é terminar todas as provas e confio que isso é possível pois o carro é muito resistente e o meu mecânico está me dando um suporte muito importante para confiar ainda mais”, salienta Fernando.

A intenção é fazer mais um treino antes desta prova em Severiano de Almeida. “Desde a corrida de Pomerode não conseguimos fazer treinos, pois tivemos problemas com a suspensão naquela oportunidade e estes ainda não vieram da revisão, por ter estragado bastante, mas acredito que iremos conseguir andar com o carro um ou dois dias antes de Severiano para ter uma confiança maior”, enfatiza o piloto.



O Rali de Severiano de Almeida

A prova de abertura do campeonato Gaúcho é desconhecida de Fernando e Natasha, que não puderam competir em Severiano, no ano de 2013. “Já vi alguns vídeos de como são as especiais, o piso da região de Severiano são muito bons e será bom de andar com toda a certeza, estou confiante em fazer uma corrida importante”, diz Fernando.

Esta é uma corrida com duas especiais em trechos de asfalto. “Andar no asfalto numa prova de rali será uma novidade para mim, porém já andei com carros de rua com os pneus de rali, claro que tem uma dificuldade porque as suspensões dos carros não são feitas para andar em um piso tão firme e a principal dificuldade é que fica escorregadio, mas como os trechos não são muito longos se supera com tranquilidade e com a experiência de quem anda direto na estrada a trabalho”, aponta Fernando.

A corrida

O sábado, dia 26 de abril, começa com os competidores fazendo o reconhecimento das especiais na prova de Severiano de Almeida. A corrida larga às 12h.


Prime Comunicação
Edson Castro
Foto:Edson Castro


ALTA ROTAÇÃO: Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin ...

ALTA ROTAÇÃO: Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin ...: Paulista e catarinense ficaram em sétimo nesta terça-feira Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte ...

Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin com dificuldades no Catar

Paulista e catarinense ficaram em sétimo nesta terça-feira

Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) estão passando por dificuldades no Sealine Cross Country Rally, quarta etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, que está sendo disputada desde segunda-feira (21/4) no Catar, na península do Golfo Pérsico.
No primeiro dia de prova eles terminaram na 13ª posição e nesta terça-feira feira (22/4) ficaram em sétimo. Os brasileiros Marcos Ermírio de Moraes e Kleber Cíncea ficaram em 19º e 16º. A vitória nos dois dias ficou com o piloto local Nasser Al-Attiyah, com o navegador francês Mathieu Baumel.


"O Catar está na lista das provas mais difíceis em navegação do Mundial. A dificuldade em navegação aqui é enorme, devido a quantidade de caminhos no terreno de pedras, o que deixa a paisagem relativamente igual. É literalmente caminho de rato", explicou o navegador Gustavo Gugelmin, sobre o fato de terem se perdido nos dois dias de competição.

"O carro está bom, não tivemos problemas com ele e estamos conseguindo passar pelas pedras sem furar pneus. Vínhamos bem nos dois dias, passando nos PCs em terceiro ou quarto até nos perdermos. Mas isto faz parte do rali", assimilou o experiente Varela, único piloto brasileiro a vencer provas e que carrega dois títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012).

No segundo dia da etapa foram percorridos 484,84 km em terrenos com muitas pedras, com 395,82 km cronometrados. "Eles pegaram um lugar de 50 km quadrados e fazem você rodar 400 km dentro dele, ou seja, você vai e volta várias vezes. Vê o concorrente passando a 500 metros de sua trajetória e seguindo para outro lado", ilustra o navegador catarinense.


"A planilha tem muitas referências e graus de bússola, uma em cima da outra, isto andando em alta velocidade, onde o mínimo erro causa uma grande perda. Se você pegar o caminho errado só vai saber daqui a dois ou três quilômetros. O pior é saber voltar pelo caminho que você veio para encontrar o erro, voltar o odômetro e tentar acertar desta vez", completou o navegador da Divino Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Ibis/Itamotors.

Nesta quarta-feira acontece outro laço em volta do oásis Sealine, com 414,34 km e Especial de 408,90 km. O evento terá um total de 1.900 km, com 1.729 km cronometrados nos cinco dias, terminando na sexta-feira (25/4).

Programação do Sealine Cross Country Rally:
23/4 (quarta-feira)
Saída: Sealine Bivouac
Estágio 3 - Total: 414,34 km Especial: 408,90 km

24/4 (quinta-feira)
Saída: Sealine Bivouac
Estágio 4 - Total: 408,63 km Especial: 402,20 km

25/4 (sexta-feira)
Saída: Sealine Bivouac
Estágio 5 - Total: 408,63 km Especial: 402,20 km

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o apoio de Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Marian Chytka

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Series: Pódio escapa no final, mas Cacá Bue...

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Series: Pódio escapa no final, mas Cacá Bue...: Dupla brasileira quase repetiu o terceiro lugar na Corrida Principal, disputada nesta segunda na pista francesa. Piquet e Stumpf foram mais...

Sprint Series: Pódio escapa no final, mas Cacá Bueno e Jimenez saem de Nogaro em 3º no campeonato

Dupla brasileira quase repetiu o terceiro lugar na Corrida Principal, disputada nesta segunda na pista francesa. Piquet e Stumpf foram mais uma vez "vítimas" de um pneu furado

Faltando dois minutos para o final da Corrida Principal, que encerrou nesta segunda-feira (dia 21) a rodada de abertura da temporada 2014 do Blancpain Sprint Series, o carioca Cacá Bueno ocupava a terceira posição com o BMW Z4 #0 do BMW Sports Team Brasil, equipe 100% nacional e patrocinada pelo Banco do Brasil. Mas, com o carro já desequilibrado pelo desgaste dos pneus, o piloto não conseguiu segurar os ataques dos adversários e terminou a prova em Nogaro (Fra) em quinto lugar no geral e quarto lugar na categoria Pro.


Com o resultado e o pódio conquistado na prova de domingo (20), Bueno e o companheiro Sérgio Jimenez deixam a pista em terceiro lugar no campeonato, com 16 pontos, em um início animador de temporada para o time patrocinado pelo Banco do Brasil.

No outro carro do time brasileiro, Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf fizeram um início de prova perfeito. O gaúcho Stumpf largou com o BMW Z4 #21 em 18º, ganhou sete posições e, com um excelente trabalho da equipe no pit stop, Nelsinho voltou para a pista em sétimo. Mas o pneu dianteiro direito foi novamente o "vilão" da dupla e furou após um toque sofrido por Nelsinho nas voltas finais. A dupla, que ontem teve o pneu furado no início da corrida, precisou parar nos boxes e completou a bateria em 15º (12º na categoria Pro).

A vitória nesta segunda ficou com a dupla Maximilian Buhk e Maximilian Gotz, da equipe HTP Motorsport, a bordo de uma Mercedes SLS AMG GT3. Eles lideram a temporada, com 27 pontos. O brasileiro Cesar Ramos, que largou na pole com o Audi da equipe WRT, abandonou ainda na largada, após ter a suspensão quebrada por um toque durante a volta de apresentação.

Ao contrário da Corrida Classificatória, a prova desta segunda-feira aconteceu no seco. Jimenez largou com o BMW Z4 #0 e assumiu a ponta. O piloto conseguiu suportar a pressão dos rivais, mas acabou ultrapassado e caiu para terceiro, posição que entregou o carro para Cacá logo que abriu a janela para o pit.

Com pneus novos, Bueno saiu rápido e conseguiu manter o terceiro posto. Mas, no final, com o carro já desequilibrado, acabou perdendo posições.

"Nosso carro não estava bom hoje. Esperávamos ser superados pelos Audis, mas não pela Mercedes. Resistimos bravamente o quanto pudemos. Paramos logo para a troca de pilotos, saí rápido com pneu zero, mas os pneus não aguentaram até o final e o carro ficou bastante desequilibrado. Quando o Audi chegou, faltando 1min40 para o final da prova, eu não tinha o que fazer. Forcei o ritmo, mas com o pneu gasto eu tinha pouca aderência e não conseguia frear direito e não deu para segurar. Quase beliscamos o pódio, mas no geral deu pra perceber que a temporada promete ser melhor e estamos evoluindo", analisou Bueno.

Jimenez também destacou o início promissor da temporada, mas também ressaltou que não dava para comemorar. "É um começo bom, com certeza. Não dá pra reclamar, mas também não dá para comemorar. Acho que a corrida de hoje novamente mostrou que é preciso mexer na equalização dos carros, pois os Audi e Mercedes têm um rendimento muito superior", explicou o piloto paulista.

No BMW Z4 #21, Stumpf fez uma excelente largada, partindo de 18º e ganhando posições na pista. "O carro estava bom no começo da prova, muito estável e consegui ganhar sete posições. Na troca de pilotos, a equipe trabalhou muito bem e ganhamos mais posições. O Nelsinho já era o sétimo e vínhamos fazendo uma boa prova de recuperação até que infelizmente teve o furo no pneu", declarou o gaúcho.

Piquet, que fez sua estreia na categoria, também lamentou. "Levei um toque de leve, mas que pegou do jeito errado e tirou o bico do pneu, que esvaziou. Mas, avaliando a prova antes disso, foi bom. Conseguimos nos recuperar, o pit stop foi bom e agora é continuar trabalhando e melhorando o carro", comentou o brasileiro que anunciou a mudança do número do carro de 21 para 30 nas próximas etapas. "Acho que vai dar mais sorte", completou.

No próximo domingo (27), a Rede TV! exibirá um compacto da rodada em Nogaro para todo o Brasil.

A segunda etapa do Blancpain Sprint Series acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, em Brands Hatch, na Inglaterra. Vinte carros estão participando do campeonato, um dos principais do turismo mundial, com modelos da BMW, Audi, Lamborghini, Ferrari, Mercedes e McLaren. Em Nogaro, seis ex-pilotos de Fórmula 1 estiveram no grid. Além de Piquet, também correram Alex Zanardi, Giorgio Pantano, Tomas Enge, Andrea Montermini e Marcus Winkelhock.

Os melhores na Corrida Principal:
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 41 voltas
2 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra) a 1s721
3 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 29s602 *
4 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 30s677
5 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 32s513
6 Hari Proczyk / Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII) a 33s589
7 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 34s031
8 Fabio Onidi/ Giorgio Pantano (Bhaitech McLaren MP4-12C) a 37s858
9 Alessandro Latif/ Marc Basseng (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) a 52s727
10 Filip Salaquarda / Andrea Montermini (Scuderia Villorba Corse Ferrari 458 Italia) a 1min00s637
15 Matheus Dall Agnol Stumpf/ Nelson Piquet Jr (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 2min12s774

* Categoria Silver Cup

Classificação do Campeonato (Top-6):
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 27 pontos
2 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra) 21 pontos
3 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 16 pontos
3 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 16 pontos
5 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII) 11 pontos
6 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) 8 pontos
6 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) 8 pontos

Calendário 2014 do Blancpain Sprint Series:
1ª etapa: 20 e 21 de abril - Nogaro (França)
2ª etapa: 18 de maio - Brands Hatch (Inglaterra)
3ª etapa: 6 de julho - Zandvoort (Holanda)
4ª etapa: 24 de agosto - Slovakia Ring (Eslováquia)
5ª etapa: 7 setembro - Algarve (Portugal)
6ª etapa: 19 de outubro - Zolder (Bélgica)
7ª etapa: 2 de novembro - Baku (Azerbaijão)


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Photo 4