quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Vettel e Webber estão prontos para travar em Inter...

ALTA ROTAÇÃO: Vettel e Webber estão prontos para travar em Inter...: Sebastian Vettel quer encerrar a temporada de Fórmula 1 com uma vitória recorde, enquanto seu colega na equipe da Red Bull, Mark Webber, ad...

Vettel e Webber estão prontos para travar em Interlagos seu último duelo na F1

Sebastian Vettel quer encerrar a temporada de Fórmula 1 com uma vitória recorde, enquanto seu colega na equipe da Red Bull, Mark Webber, adoraria coroar seus 12 anos de carreira nos grandes prêmios com uma despedida vitoriosa no Brasil.

Poderá haver apenas um vencedor no encerramento da temporada, no domingo, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, mas o resultado pode não ser tão previsível como sugerem as recentes performances.

Não serão feitos favores, menos ainda entre dois homens ferozmente competitivos, e cujo relacionamento num momento em que chegam ao fim de sua longa jornada como colegas de equipe é frio, embora profissional.

"Mark não iria querer ganhar uma vitória de presente", disse o dirigente da equipe Red Bull, Christian Horner, a repórteres durante o GP dos Estados Unidos, no domingo, depois que Vettel se tornou o primeiro piloto a ganhar oito corridas seguidas em uma mesma temporada.

"Seria ótimo vê-lo vencer sua corrida final, e que maneira de encerrar!", disse ele. "Mas Sebastian vai buscar esse resultado do jeito de sempre e, como de costume, será uma luta direta entre os dois."

Vettel venceu 12 corridas nesta temporada, uma a menos do que o recorde de 13 vitórias registrado por Michael Schumacher em 2004, e pode também igualar o recorde de nove vitórias consecutivas alcançado há 60 anos pelo italiano Alerto Ascari em 1952-1953.

Webber não venceu nenhuma disputa neste ano. Não chegou à vitória na Malásia porque Vettel ignorou as ordens da equipe para segurar a velocidade e ultrapassou o australiano. Se houver um momento para dar o troco, será este.

O mais velho piloto no grid, com 37 anos, deixou expressamente claro em Austin que estava pronto para seguir adiante para um recomeço nas corridas de Le Mans com carros esportivos, com um Porsche, mas também demonstrou que ainda é muito rápido.

Com o campeonato já definido semanas atrás, e com Webber sem nada a perder, as ordens da equipe não terão sentido nesta altura - é improvável que sejam ouvidas ou seguidas.

Vettel será o favorito, como sempre, e já venceu em Interlagos, em 2010, mas o histórico de Webber nessa pista não deve ser desprezado. Ele venceu no Brasil em 2009 e em 2011 e foi o segundo colocado em 2010.

Domingo também será um dia de outras despedidas.

Felipe Massa, que irá para a Williams, vai correr pela última vez pela Ferrari, depois de ter permanecido na equipe italiana desde 2006, enquanto os motores V8 vão gritar uma última vez antes da chegada da nova era das unidades V6 turbo.


Por Alan Baldwin
Fonte Reuters
Foto Google


ALTA ROTAÇÃO: US Racing Series: Audi confirma participação do R8...

ALTA ROTAÇÃO: US Racing Series: Audi confirma participação do R8...: Nova competição nos Estados Unidos integra a Grand Am e a American Le Mans Series • Primeira equipe a confirmar representação da Audi foi a...

US Racing Series: Audi confirma participação do R8 LMS

Nova competição nos Estados Unidos integra a Grand Am e a American Le Mans Series • Primeira equipe a confirmar representação da Audi foi a Flying Lizard Motorsports • Temporada começa com as 24 Horas de Daytona, em janeiro


Os Audi R8 LMS têm presença confirmada no grid da temporada 2014 do United SportsCar Championship, a nova competição de endurance dos Estados Unidos - que integra duas das principais competições da América do Norte a partir do próximo ano: a Gran Am e a American Le Mans Series. O primeiro time representante da marca das quatro argolas a confirmar presença na competição foi o Flying Lizard Motorsports, com sede na California, e que vai comandar dois carros da Audi.


"Estamos orgulhosos por um dos times mais renomados dos Estados Unidos optar pelo Audi R8 LMS", disse Romolo Liebchen, chefe da divisão de times representantes da Audi Sport. "O objetivo é aumentar nossa presença no automobilismo norte-americano. E começar esse trabalho com a Flying Lizard é um ótimo sinal", completou.

O programa de equipes representantes da AUDI AG foi lançado em 2009 e, no início de 2013, o 100º carro desse projeto foi entregue. Essas equipes têm conquistado vitórias nas mais importantes corridas de endurance do mundo, e vencido títulos nas categorias de carros GT. Só em 2013, a Audi colecionou triunfos na Bélgica, Alemanha, Portugal e Suécia - além de categorias como o FIA GT Series e o GT Sprint International Series. No VLN Endurance Championship, disputado no tradicional circuito de Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha, o Audi R8 LMS ultra foi o carro mais vitorioso da temporada com quatro vitórias no geral. Em janeiro, a Audi também conquistou, através de seus representantes, uma dobradinha na classe GT das 24 Horas de Daytona.

É nessa prova, inclusive, que começa a temporada 2014 do United SportsCar Championship. As 24 Horas de Daytona do próximo ano estão marcadas para os dias 25 e 26 de janeiro - abrindo uma temporada que vai passar pelas pistas de Sebring, Watkins Glen e Road Atlanta ao longo de 12 eventos.

O Audi R8 vai competir na classe GT Daytona (GTD), destinada aos esportivos que têm produção 'de rua'. Nela, 50% das peças do R8 são exatamente as mesmas do carro vendido aos consumidores da Audi. Uma das marcas desse modelo é o custo-benefício da manutenção do motor V10 FSI de 5,2 litros - que requer intervalos de 20 mil quilômetros para suas revisões.


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Audi Sport / Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Gabriel Casagrande, uma das esperanças do automobi...

ALTA ROTAÇÃO: Gabriel Casagrande, uma das esperanças do automobi...: Em 2013 piloto de 18 anos disputou as três mais importantes categorias do Brasil. Ele fez pódios no Brasileiro de Turismo, na Copa Petrobra...

Gabriel Casagrande, uma das esperanças do automobilismo brasileiro

Em 2013 piloto de 18 anos disputou as três mais importantes categorias do Brasil. Ele fez pódios no Brasileiro de Turismo, na Copa Petrobras de Marcas e já correu três provas no Circuito Nova Schin Stock Car, para onde voltará em 2014.

Ele tem sobrenome de um ex-jogador de futebol e até mesmo de piloto que andou pelas categorias brasileiras, mas depois desta sua primeira temporada entre os melhores do automobilismo nacional tem tudo para deixar de ser uma promessa e virar realidade. Gabriel Casagrande, de 18 anos, completados no primeiro semestre de 2013, disputou os três mais importantes campeonatos do País e nos dois últimos finais de semana esteve no pódio. Ele é uma das esperanças do automobilismo tupiniquim.

``Foi um salto muito grande, pois achava que ia demorar uns dois anos para completar meu aprendizado no Brasileiro de Turismo, para entender direito o funcionamento do carro. Mas tudo aconteceu acima das minhas expectativas e disputei três categorias com carros diferentes. Esse resultado de domingo, na Copa Petrobras, foi um achado, pois nosso carro não estava bom e batemos cabeça o final de semana inteiro, mas depois fizemos alguns ajustes e deu certo``, disse Casagrande.

Em Brasília, Gabriel Casagrande conquistou a vitória na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria formadora de pilotos para o Circuito Nova Schin Stock Car, onde fez três corridas nesta temporada de aprendizado. No último domingo marcou um importante segundo lugar na Copa Petrobras de Marcas, em Cascavel, diante de pilotos experientes e rápidos como o ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta e o atual campeão da categoria e vencedor em 2008 da Stock Car, Ricardo Maurício, entre outros.

``Eu queria correr com carros de Turismo, pois achava que era mais emocionante. Gostei do carro do Brasileiro de Turismo, que é fácil de guiar e isso ajuda muito quem começa nessa categoria. Em 2014 estou com tudo praticamente acertado para correr a temporada inteira da Stock Car``, completou.

Natural de Francisco Beltrão, no Paraná, Casagrande já tem uma temporada de experiência internacional, pois fez um ano na Fórmula Renault 2.0 na Europa e agora não tem mais sonhos de guiar monopostos.

``Foi muito bom ter começado bem jovem no Turismo, principalmente ter estreado na Stock Car, onde já estou com tudo praticamente definido para correr em 2014. Logo na primeira corrida estava disputando posições com o Cacá Bueno, com o Galid Osman, que são bons pilotos, e essa experiência me ajudou no Brasileiro de Turismo``.

No entanto, brinca com o voltar a pilotar carros de fórmula:

``Claro que se o Brasil precisar de alguém na Fórmula 1 e me pagarem, irei com muito prazer``, brinca.

Até o final da temporada Casagrande ainda tem duas corridas. Na verdade, três, pois no dia 1º de dezembro disputa a última rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, que acontecerá em Curitiba, e no dia 15 de dezembro, em Interlagos, é um dos que possuem chances matemáticas de conquistar o título do Campeonato Brasileiro de Turismo.

Aí Gabriel Casagrande verá de perto a agitação provocada pela concorrida Corrida do Milhão, que além de ser a maior premiação do esporte nacional, ainda define o campeão do Circuito Nova Schin Stock Car. Thiago Camilo, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Cacá Bueno são os pilotos com possibilidades de levar o título de 2013. Quem sabe dentro de algum tempo não seja sua vez de lutar pela mais importante conquista do automobilismo brasileiro? É esperar para ver.

O Circuito Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo brasileiro, dando nome ao campeonato e traz para as pistas a parceria com o Parada Pela Vida, projeto do Ministério das Cidades, que incentiva o consumo responsável de bebida alcoólica. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site: www.stockcar.com.br


Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Foto: Duda Bairros/Vicar



ALTA ROTAÇÃO: Definida programação do Rali de Santa Maria

ALTA ROTAÇÃO: Definida programação do Rali de Santa Maria: Prova terá shakedown no dia 6 e corrida no dia 7 de dezembro marcando a decisão do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade A comissão...

Definida programação do Rali de Santa Maria

Prova terá shakedown no dia 6 e corrida no dia 7 de dezembro marcando a decisão do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade


A comissão organizadora do Rali de Santa Maria já confirmou a programação da prova denominada Rally da Quarta Colônia e que vai acontecer na região central do estado, no próximo dia 7 de dezembro, marcando a decisão do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. O evento será a quinta etapa da temporada e deve receber mais de 25 carros no grid de largada.

A programação do rali começa na sexta-feira, dia 6 de dezembro com a chegada das equipes para montarem seus boxes de apoio junto a Antonio Menguetti Faculdade (AMF), que fica na região do Recanto Maestro, distrito entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. Na AMF também ficará toda a estrutura de prova e a organização do evento.

Uma novidade nesta prova será a realização do shakedown, o treino final de ajuste para as equipes. Este treino é realizado apenas em provas do Campeonato Brasileiro, mas assim como em 2012, a prova em Santa Maria também oferecerá esta possibilidade às equipes. “O shakedown não acontece tradicionalmente nas etapas do Campeonato Gaúcho, mas nós da organização achamos importante proporcionar esse momento aos competidores para que eles possam sentir os carros num trajeto semelhante ao que vão encontrar no dia seguinte nas especiais, podendo então trabalhar melhor o acerto dos seus carros para a prova”, destaca Luciano Cassol, organizador da prova em Santa Maria.

O treino começa às 15h e acontecerá em um trecho em estrada de terra, próximo à AMF. O shakedown poderá ser realizado pelos competidores até às 16h. Ainda na sexta-feira acontecerá uma reunião com todos os competidores. Esta vai começa às 18h e terá como assunto principal a discussão sobre a temporada 2014 do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. Também estarão presentes os dirigentes do Campeonato e da Federação Gaúcha de Automobilismo.



Sábado de intensa programação

O Rali de Santa Maria começa para valer no sábado, dia 7 de dezembro. Antes da corrida, reconhecimento das especiais pelos competidores. O reconhecimento começa às 7h. A organização liberará às 11h a ordem de largada da prova.

O primeiro carro deixará o parque de apoio para o início da corrida, às 12h20. Serão seis especiais em estradas de terra no interior dos municípios de Restinga Seca e São João do Polêsine. A premiação aos vencedores acontecerá também no sábado, após a divulgação oficial dos resultados.



O Rali da Quarta Colônia

A corrida de Santa Maria, no dia 7 de dezembro, marcará a quinta e última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. A montagem do evento se dará na região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. Na Antonio Meneguetti Faculdade (AMF) ficará toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização do evento.

O rali acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.

Mais informações sobre o evento e a lista de inscritos, além da programação completa, podem ser obtidos junto ao site oficial do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, www.rallyvelocidaders.com.br e também no site oficial da prova, www.rallyquartacolonia.com.br.



Programa do Rali de Santa Maria

Sexta-Feira - 06 de dezembro de 2013

14h00min - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

- Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

15h00min - Inicio do Shakedown

16h00min - Encerramento do Shakedown

18h00min - Inicio da Reunião de pilotos, navegadores, FGA - Temporada 2014

20h00min - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

20h15min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

- Fechamento para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança


Sábado - 07 de julho de 2013

06h45min - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio
- Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h00min - Abertura Reconhecimento dos Trechos
- Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

10h00min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

10h45min - Reunião de Comissários

11h00min - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00min - Divulgação Ordem de Largada

11h20min - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

12h20min - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

18h30min - Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos

20h00min - Divulgação dos Resultados


 

PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Rally de Santa Maria

Foto: Lisandro Garcia

ALTA ROTAÇÃO: Fortaleza (CE) recebe grande final do Mitsubishi M...

ALTA ROTAÇÃO: Fortaleza (CE) recebe grande final do Mitsubishi M...: Última etapa da temporada 2013 promete movimentar região com trilhas belíssimas e muita emoção A Nação 4x4 está contando os dias para a...

Fortaleza (CE) recebe grande final do Mitsubishi Motorsports

Última etapa da temporada 2013 promete movimentar região com trilhas belíssimas e muita emoção

A Nação 4x4 está contando os dias para a próxima etapa do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports Nordeste. Dia 30 de novembro a cidade de Fortaleza (CE) recebe a final da temporada 2013, que promete desafios, muita emoção e diversão.

Depois de passar por Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), a Nação 4x4 não vê a hora de se reencontrar para provas repletas de muita aventura. No final da etapa, uma grande festa de encerramento, com show surpresa, fechará mais um ano memorável.


"Será uma prova exigente! Os competidores encontrarão trilhas com muita areia. As paisagens prometem encantar a todos com coqueiros, cajueiros, cactos e palmeiras", adianta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi. "Será uma disputa emocionante que definirá os vencedores do campeonato."

Os competidores largarão do La Maison Coliseu e seguirão rumo ao leste. A prova passará também pelos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel. Serão 180 quilômetros de percurso para a categoria Graduados (duplas mais experientes), 170 quilômetros para a Turismo (experiência intermediária)e 140 quilômetros para a Turismo Light (duplas iniciantes).

O rali de regularidade Mitsubishi Motorsports leva os participantes para trilhas off road incríveis e oferece uma experiência 4x4 para toda a família. Podem participar L200 e Pajero, versões 4x4. O objetivo é completar o percurso no tempo estipulado pela planilha.

Além de testar seus Mitsubishi no modo off road, os competidores conhecem lugares novos, reencontram amigos e curtem um fim de semana com a família. "É para desestressar, conhecer novas pessoas e fazer amizades", conta o piloto Alpires Filho. "É uma válvula de escape, uma terapia, um esporte saudável", diz Renato Mendonça, que corre com o sobrinho Daniel Mendonça a bordo de um Pajero Full e está na disputa pelo campeonato na categoria Turismo.

Karine Khoury Ribeiro, de Salvador (BA), leva a família toda. Os filhos gêmeos, João Victor e Ana Carolina, de 11 anos, são os zequinhas, e o marido, Marcelo, o piloto. "Adoro o senso de equipe e a união", conta a competidora. Marcelo concorda: "O que mais me agrada é passar o fim de semana em família, com esporte e adrenalina."

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.mitsubishimotors.com.br.


Premiação
Os pilotos campeões da temporada 2013 do Mitsubishi Motorsports Nordeste, nas categorias Graduados e Turismo, ganharão viagens inesquecíveis. O piloto vencedor na categoria Graduados irá para o exclusivo Resort Ponta dos Ganchos, localizado a 40 km de Florianópolis, em uma península particular rodeada pelo mar da Costa Esmeralda. "O vencedor e mais três pessoas poderão aproveitar um dos mais premiados hotéis do Brasil e eleito um dos 50 melhores do mundo", conta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.

Já o piloto campeão da categoria Turismo viajará, com três acompanhantes, para Itacaré (BA), com estadia no charmoso TXAI Resort. "O local possui uma rara beleza natural, com todos os mínimos detalhes pensados para fazer com que os hóspedes passem momentos únicos, assim como nos ralis da Mitsubishi", exalta Corinna.


Mitsubishi Pró-Brasil
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 900 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que são destinados a associações da cidade onde as provas são realizadas.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/MundoMit). Para mais informações e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.


O Mitsubishi Motorsports Nordeste tem patrocínio de Itaú, Axalta, Gol, Mit Financiamentos, W.Truffi Blindados, GW Logistics, Mangels, Pirelli, Borlem, Transzero, Mapfre, Tecfil - Sofape, Castrol, Clarion, Sideral, Unirios, Pilkington e Columbia.


Credenciamento de Imprensa
O credenciamento de imprensa para o Mitsubishi Motorsports pode ser feito por meio do imprensa@mmcb.com.br. Os interessados devem enviar o nome do veículo e os dados completos do jornalista. As confirmações serão feitas via e-mail.

Programação - Mitsubishi Motorsports Nordeste - 4ª etapa - Fortaleza (CE)
29 de novembro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: La Maison Coliseu
Endereço: Av. Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas

30 de novembro - Sábado
Largada: La Maison Coliseu. Av. Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas
7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light

A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação
Local: La Maison Coliseu
Endereço: Av. Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Fotos: Ricardo Leizer / Tom Papp/Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Porsche: Daniel Paludo corre neste fim de semana n...

ALTA ROTAÇÃO: Porsche: Daniel Paludo corre neste fim de semana n...: Prova será neste domingo e etapa integrará maior evento do automobilismo em solo brasileiro; piloto Garage Burger espera repetir pódios rec...

Porsche: Daniel Paludo corre neste fim de semana na preliminar da F-1 em Interlagos

Prova será neste domingo e etapa integrará maior evento do automobilismo em solo brasileiro; piloto Garage Burger espera repetir pódios recentes

Este final de semana será especial para o piloto Garage Burger, Daniel Paludo. O gaúcho, que compete na Porsche GT3 Cup Brasil, correrá na preliminar do principal evento da temporada do automobilismo no país: o Grande Prêmio do Brasil de F-1.

Para a corrida de Interlagos, Daniel espera, pelo menos, repetir o resultado das primeiras corridas no circuito este ano, quando conquistou dois pódios em ambas as etapas do fim de semana.

"Andar junto da Fórmula 1 é sempre uma honra. Ano passado corri muito bem e nesta temporada fiz boas atuações lá. Vamos para cima em busca de mais pódios e subir na tabela", disse Daniel Paludo, que corre com o patrocínio da hamburgeria Garage Burger em seu Porsche.

Por ser um evento especial, a Porsche Cup terá somente uma prova no fim de semana, ao contrário das duas usuais de toda temporada. Daniel Paludo está em sétimo no campeonato, com 109 pontos. Ricardo Rosset, o líder do campeonato, está com 210 pontos.

Os primeiros treinos da Porsche GT3 Cup iniciam-se nesta sexta-feira, dia 22. O classificatório está marcado para às 15h30 de sábado e a largada da corrida para às 10h15 de domingo.

Sexta-feira, 22 de novembro
10:00 - 11:30 (90’) Treino Livre F1
12:00 - 12:35 (35’) Treino Livre Porsche GT3 CUP
14:00 - 15:30 (90’) Treino Livre F1
15:55 - 16:30 (35’) Treino Livre Porsche GT3 CHALLENGE

Sábado, 23 de novembro
11:00 - 12:00 (60’) Treino Livre F1
14:00 - 15:00 (60’) Treino classificatório F1
15:30 - 16:05 (35’) Treino Classificatório Porsche GT3 CUP
16:35 - 17:10 (35’) Treino Classificatório Porsche GT3 CHALLENGE

Domingo, 24 de novembro
09:15 - 09:50 (35’) Corrida - Porsche GT3 CHALLENGE
10:15 - 10:50 (35’) Corrida - Porsche GT3 CUP
14:00 Fórmula 1 - GP do Brasil de Fórmula 1


Rodrigo França (MTB 31120)

Foto. Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: BMW Sports Trophy Team Brasil pronto para o desafi...

ALTA ROTAÇÃO: BMW Sports Trophy Team Brasil pronto para o desafi...: A 6ª e última etapa do ano será realizada em circuito urbano, nas ruas de Baku O último desafio do BMW Sports Trophy Team Brasil na tem...

BMW Sports Trophy Team Brasil pronto para o desafio final da FIA GT Series no Azerbaijão

A 6ª e última etapa do ano será realizada em circuito urbano, nas ruas de Baku

O último desafio do BMW Sports Trophy Team Brasil na temporada 2013 da FIA GT Series acontecerá neste final de semana, nos dias 23 e 24, no circuito de rua montado na cidade de Baku, na capital do Azerbaijão. Na 6ª e última etapa de rodada dupla, o time brasileiro contará com sua formação original, já que a mudança da data da etapa final não coincide mais com outras disputas em solo nacional. A programação começa no sábado, com os treinos livres. No mesmo dia, está programado o treino classificatório. No domingo, ocorrem as duas corridas que encerram a temporada. O canal SporTV transmite a segunda prova ao vivo às 7 horas (de Brasília).

A categoria anunciou a presença de 30 carros no grid de Baku, fato que deve deixar as disputas para lá de eletrizantes. Além da definição do título entre as duplas de pilotos, ainda está em jogo o campeonato por equipes, no qual o BMW Team Brasil ocupa o terceiro lugar, com 94 pontos e busca um bom resultado, para encerrar de forma positiva o seu ano de estreia na FIA GT Series.


O carioca Cacá Bueno analisa positivamente a realização de uma corrida em pista de rua. "É um circuito novo e interessante e em um lugar completamente inusitado para nós brasileiros. É uma pista de rua que será novidade para todo mundo, e talvez isso seja positivo para gente, pois não é um circuito europeu tradicional, em que as equipes de lá estejam acostumadas e a gente não. Um circuito de rua tem sempre um pouco do imponderável, e tomara que nosso carro se apresente bem lá", analisou Bueno.

O piloto, que divide a condução da BMW Z4 #0 com Allam Khodair, acredita que em Baku o time deve manter o desempenho e a evolução apresentada ao longo da temporada. "Passamos perto do pódio em algumas vezes. Na Eslováquia, na Espanha. E até mesmo na França, na primeira etapa, não ficamos tão longe. Tivemos alguns pequenos azares que nos tiraram muitos pontos. Mas de forma geral, nossa evolução foi boa durante a temporada. Sem dúvida nenhuma, Baku será uma corrida especial e difícil, porque deve ter mais de 30 carros no grid, é etapa a final. Não podemos prometer o pódio, mas garantimos que vamos trabalhar para dar continuidade à evolução, para que possamos terminar entre os três primeiros no campeonato por equipes, o que seria um bom resultado para um primeiro ano. Lógico que a gente esperava mais do que isso, mas sem dúvida conquistar o top-3 seria positivo para essa nossa primeira temporada fora de casa", concluiu o pentacampeão da Stock Car.

Allam Khodair, que gosta de circuito de rua, acredita em uma etapa bem acirrada. "Particularmente gosto muito de circuitos de rua. Minha primeira vitória em carros foi nesse tipo de circuito. Achei muito legal a mudança de data, pois fizemos toda a temporada, e a meu ver, perderíamos a etapa principal, que será a estreia do circuito de rua de Baku. Como 30 carros estão confirmados, e com a chegada de grandes equipes de fábrica, que vem de outros campeonatos, acredito que será um final de semana bem competitivo", disse o Japonês Voador.

O paulista espera por um bom desempenho, mas sabe que o elenco brasileiro não terá vida fácil. "Vamos ver como a pista vai se encaixar ao nosso carro. Espero que bem. Será mais difícil, pois teremos muito mais carros. Nesta temporada não conseguimos fazer nenhum treino extra, e nem trabalhar muito no conjunto carro/motor. Mas, foi uma vitória termos conseguido fazer todo o campeonato, já que decidimos participar no final do ano passado. E, dependendo de como a BMW se comportar no circuito de rua, acredito que teremos chances de brigar pelo pódio", enfatizou.

Sérgio Jimenez, que terá a volta do companheiro Ricardo Zonta, também está animado. "Fico contente que o Ricardo esteja de volta. Vínhamos em um ritmo bom de trabalho. Agora, é continuar esse trabalho. Estou feliz que poderemos disputar a etapa final, pois assim temos a chance de concluir o campeonato que começamos. Esperamos que o carro se adapte bem ao circuito de rua. Mais uma vez, vamos a uma etapa sem conhecer a pista e sem saber como o carro se comportará. Mas, vamos trabalhar para estarmos competitivos", considerou o piloto da BMW Z4 #21.

Jimenez também comentou sobre o campeonato de equipes. "Vamos lutar para ficarmos entre os três primeiros na disputa por equipes. O que, sem dúvida, seria excelente para um time 100% brasileiro, disputando sua primeira temporada na Europa, em um campeonato mundial", destacou o representante do time, natural de Piedade, no interior de São Paulo.

De volta à equipe, Ricardo Zonta avalia os desafios de um circuito de rua. Ele também acredita em um bom resultado na briga entre as escuderias. "Será bastante difícil. Os treinos no simulador, para conhecer e aprender sobre a pista, são fundamentais. Além disso, a corrida sempre tem várias ultrapassagens e alguns toques, e circuito de rua não admite erros. Por isso, a atenção é ainda maior. Mas, estamos trabalhando muito para evoluir ainda mais, e conquistar um bom resultado no campeonato de equipes", comentou o paranaense.

Confira os horários da 6ª etapa da FIA GT Series em Baku (horários de Brasília - seis horas atrás do horário local):

Sábado, dia 23 de novembro
3h00 às 4h20 - Treino Livre 1
5h55 às 7h15 - Treino Livre 2
10h15 às 11h15 - Treino Classificatório (definição do grid Corrida Classificatória)

Domingo, dia 24 de novembro
2h30 às 2h50 - Warm up
3h15 às 4h15 - Corrida Classificatória (resultado define o grid da Corrida Principal)
7h00 às 8h00 - Corrida Principal

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após cinco etapas (dez corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 101
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 96
3. Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 75
4. R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS), 63
5. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 63
6. Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG), 63
7. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 61
8. M. Buhk (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
9. S. Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 39
10. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 37
S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 37
15. R. Zonta (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 29
19. A. Abreu (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 8

Para mais informações da equipe acesse:

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Tony Hermann / Tijem Photo Agency

ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi será o carro oficial da Formula 1 pelo ...

ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi será o carro oficial da Formula 1 pelo ...: Marca leva toda força e resistência de seus veículos para a organização do GP do Brasil de F1 Pelo 5º ano consecutivo, a Mitsubishi Mot...

Mitsubishi será o carro oficial da Formula 1 pelo 5º ano consecutivo

Marca leva toda força e resistência de seus veículos para a organização do GP do Brasil de F1

Pelo 5º ano consecutivo, a Mitsubishi Motors é o carro oficial do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Formula 1. O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe a 42ª edição do campeonato neste fim de semana.

A organização do GP tem à disposição 43 veículos: quatro All New Outlander GT, um Pajero Dakar e 38 L200 Triton - todos com tração 4x4. "A Mitsubishi Motors dá todo o suporte necessário à equipe de organização da etapa brasileira do maior e mais importante campeonato da categoria. Para nós, é uma honra ceder veículos para um evento deste porte", ressalta Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi.

Os carros são usados para todo tipo de serviço e organização da maior competição do automobilismo mundial: resgate rápido, transporte de equipes, logística... Todo o circo da Formula 1 passa pelos 4x4 da Mitsubishi.

"Estamos muito contentes com a parceria com a Mitsubishi. Escolhemos os carros da marca para serem os veículos oficiais pois eles nos oferecem tudo o que precisamos durante o evento, como força, potência, tecnologia, conforto e segurança", afirma Claudia Ito, diretora executiva do Grande Prêmio do Brasil de Formula 1.

O 42º Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Formula 1 será nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).


Carolina Vasconcellos

Foto: Carsten Horst/Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: De olho na Indy em 2016, Pipo Derani disputará a P...

ALTA ROTAÇÃO: De olho na Indy em 2016, Pipo Derani disputará a P...: Poucos dias após a conquista do pódio no GP de Macau de F-3, brasileiro anuncia contrato com a equipe Pelfrey. Campeonato norte-americano a...

De olho na Indy em 2016, Pipo Derani disputará a Pro Mazda na próxima temporada

Poucos dias após a conquista do pódio no GP de Macau de F-3, brasileiro anuncia contrato com a equipe Pelfrey. Campeonato norte-americano acontece paralelo à Indy e tem 10 datas no calendário

O paulista Pipo Derani está de mudança da Europa para a América do Norte. Depois de quatro temporadas no velho continente, o paulista de 20 anos assinou com a equipe Pelfrey e vai disputar, em 2014, a categoria Pro Mazda, que tem as suas corridas nos Estados Unidos em evento parelho à Fórmula Indy. Derani começa oficialmente a sua busca por uma vaga numa das principais categorias do automobilismo mundial depois de um teste com um carro da Indy Lights em setembro, quando bateu o recorde da equipe Sam Schmidt Motorsports no circuito de Putnam Park, em Indianápolis (EUA).

O bom resultado chamou a atenção do investidor norte-americano Alan Lewis, que ofereceu um contrato para que Pipo direcionasse sua carreira em busca da Indy. "O nível de profissionalismo que ele mostrou com a equipe e com os engenheiros antes de entrar no carro superaram minhas expectativas. Depois de algumas voltas na pista, ficou claro que ele aprende rápido, se comunica muito bem e é muito veloz", declarou o investidor.

"No segundo dia de testes, com pneus novos, o Pipo quebrou o recorde da pista (para um carro de Indy Lights) em três décimos de segundo. Eu soube naquele momento que precisava ajuda-lo a seguir o caminho até a Indy. Com certeza, ele terá um futuro brilhante pela frente", completou Lewis.

Para mudar a sua carreira para o automobilismo americano, Pipo teve que pensar no planejamento em longo prazo. "Estou olhando e projetando a minha carreira para daqui a 20 anos. Mesmo que eu fosse para a GP2 ou World Series seria difícil garantir que mesmo me destacando e andando bem eu estaria no grid da Fórmula 1. Poderia demorar muito e ainda assim ficar de fora", disse o piloto que começa os testes na nova categoria em dezembro.

A Pro Mazda é o segundo degrau para alcançar a Indy. Segundo Pipo, a categoria equivale à Fórmula 3 e será um importante passo para o sucesso. "Eu teria ido para a Indy Lights de olhos fechados, ainda mais depois do teste que eu fiz. Mas consegui um investidor que prefere que eu dê um passo de cada vez para chegar forte na categoria principal", contou o piloto, que nesta temporada foi o oitavo colocado na Fórmula 3 Europeia e, no último final de semana, subiu ao pódio no tradicional GP de Macau, com um terceiro lugar entre os 28 pilotos na disputa.

Além de proporcionar aos competidores que corram nas mesmas pistas que a Indy, a Pro Mazda também garante o acesso à Indy Lights ao vencedor da temporada. O objetivo de Pipo é chegar à Indy em 2016. "Temos a preocupação de ter um brasileiro no futuro na Fórmula 1, mas a Indy também já deu títulos importantes ao Brasil e é preciso manter a força do nosso automobilismo na categoria. Será importante seguir esse caminho para ser um representante do Brasil no futuro na categoria, que é sem dúvida uma das mais disputadas e desafiadoras do mundo", completou o jovem piloto.

Confira o calendário da temporada 2014 da Pro Mazda:

Testes oficiais:
9 e 10 de dezembro de 2013 - Barber Motorsports Park - Birmingham/Alabama
3 de maio de 2014 - Lucas Oil Raceway - Indianápolis/Indiana
4 e 5 de junho de 2014 - Mid-Ohio Sports Car Course - Lexington/Ohio

Cooper Tires Winterfest Championship:
21 e 22 de fevereiro de 2014 - NOLA Motorsports Park - New Orleans/Louisiana
25 e 26 de fevereiro de 2014 - Barber Motorsports Park - Birmingham/Alabama

Pro Mazda Championship:
29 e 30 de março de 2014 - Corridas 1 e 2 - St. Petersburg/Flórida
26 e 27 de abril de 2014 - Corridas 3 e 4 - Birmingham/Alabama
9 e 10 de maio de 2014 - Corridas 5 e 6 - Indianapolis/Indiana
24 de maio de 2014 - Corrida 7 - Indianapolis/Indiana
28 e 29 de junho de 2014 - Corridas 8 e 9 - Houston/Texas
2 e 3 de agosto de 2014 - Corridas 10 e 11 - Lexington/Ohio
16 de agosto de 2014 - Corrida 12 - Milwaukee
23 e 24 de agosto de 2014 - Corridas 13 e 14 - Sonoma/Califórni

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro

Foto: Stella-Maria Thomas

ALTA ROTAÇÃO: Final da Copa ECPA decide o título de duas categor...

ALTA ROTAÇÃO: Final da Copa ECPA decide o título de duas categor...: Autódromo do ECPA recebe 6ª e última etapa da temporada Esta chegando ao fim mais uma temporada da Copa ECPA de Velocidade. Neste ano, ...

Final da Copa ECPA decide o título de duas categorias

Autódromo do ECPA recebe 6ª e última etapa da temporada

Esta chegando ao fim mais uma temporada da Copa ECPA de Velocidade. Neste ano, a competição que reúne carros de turismo e competidores de todo o Estado de São Paulo contou com mais de 50 pilotos ao longo de 2013. A grande final será realizada neste sábado (23) e, assim como as rodadas anteriores da competição, as provas serão disputas no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, no interior paulista.

A sexta e última etapa acontecerá em rodada dupla e decidirá o título em duas categorias Turismo A e B. Porém, para aumentar ainda mais a carga de adrenalina do público que prestigia as provas, também haverá corridas nas categorias Clássicos de Competição e Fórmula Vee.

A programação oficial da etapa final começa na sexta-feira (22), com uma sessão de treinos livres, que vai das 13h às 17h. No sábado os carros voltam à pista para uma manhã inteira de treinos livres e, em seguida, ao meio dia os carros começam a definir a posição de largada com as tomadas de tempos. A primeira prova terá largada prevista para às 14h. Confira a programação completa:

Sábado - 23 de novembro de 2013
9h – Treino Turismo
9h25 – Treino Fórmula Vee
10h – Treino Clássicos de Competição
10h25 – Treino Turismo
10h45 – Treino Fórmula Vee
11h05 – Treino Clássicos de Competição
12h – Tomada de Tempo Turismo
12h15 – Tomada de Tempo Fórmula Vee
12h30 – Tomada de Tempo Clássicos de Competição
14h – 1º Corrida Turismo – 15 voltas
14h30 – 1º Corrida Clássicos de Competição – 12 voltas
15h – Corrida Fórmula Vee – 20 voltas
15h40 – 2º Corrida Turismo – 15 voltas
16h10 – 2º Corrida Clássicos de Competição – 12 voltas

Serviço
O autódromo do ECPA está localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, na rodovia SP 135, km 13,5, no Distrito de Tupi. Mais informações pelo e-mail ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.



Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação