quarta-feira, 20 de novembro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Vettel e Webber estão prontos para travar em Inter...
ALTA ROTAÇÃO: Vettel e Webber estão prontos para travar em Inter...: Sebastian Vettel quer encerrar a temporada de Fórmula 1 com uma vitória recorde, enquanto seu colega na equipe da Red Bull, Mark Webber, ad...
Vettel e Webber estão prontos para travar em Interlagos seu último duelo na F1
Sebastian Vettel
quer encerrar a temporada de Fórmula 1 com uma vitória recorde, enquanto seu
colega na equipe da Red Bull, Mark Webber, adoraria coroar seus 12 anos de
carreira nos grandes prêmios com uma despedida vitoriosa no Brasil.
Poderá haver
apenas um vencedor no encerramento da temporada, no domingo, no autódromo de
Interlagos, em São Paulo, mas o resultado pode não ser tão previsível como
sugerem as recentes performances.
Não serão feitos
favores, menos ainda entre dois homens ferozmente competitivos, e cujo
relacionamento num momento em que chegam ao fim de sua longa jornada como
colegas de equipe é frio, embora profissional.
"Mark
não iria querer ganhar uma vitória de presente", disse o dirigente da
equipe Red Bull, Christian Horner, a repórteres durante o GP dos Estados
Unidos, no domingo, depois que Vettel se tornou o primeiro piloto a ganhar oito
corridas seguidas em uma mesma temporada.
"Seria
ótimo vê-lo vencer sua corrida final, e que maneira de encerrar!", disse
ele. "Mas Sebastian vai buscar esse resultado do jeito de sempre e, como
de costume, será uma luta direta entre os dois."
Vettel venceu
12 corridas nesta temporada, uma a menos do que o recorde de 13 vitórias
registrado por Michael Schumacher em 2004, e pode também igualar o recorde de
nove vitórias consecutivas alcançado há 60 anos pelo italiano Alerto Ascari em
1952-1953.
Webber não
venceu nenhuma disputa neste ano. Não chegou à vitória na Malásia porque Vettel
ignorou as ordens da equipe para segurar a velocidade e ultrapassou o
australiano. Se houver um momento para dar o troco, será este.
O mais velho
piloto no grid, com 37 anos, deixou expressamente claro em Austin que estava
pronto para seguir adiante para um recomeço nas corridas de Le Mans com carros
esportivos, com um Porsche, mas também demonstrou que ainda é muito rápido.
Com o
campeonato já definido semanas atrás, e com Webber sem nada a perder, as ordens
da equipe não terão sentido nesta altura - é improvável que sejam ouvidas ou
seguidas.
Vettel será o
favorito, como sempre, e já venceu em Interlagos, em 2010, mas o histórico de
Webber nessa pista não deve ser desprezado. Ele venceu no Brasil em 2009 e em
2011 e foi o segundo colocado em 2010.
Domingo
também será um dia de outras despedidas.
Felipe Massa,
que irá para a Williams, vai correr pela última vez pela Ferrari, depois de ter
permanecido na equipe italiana desde 2006, enquanto os motores V8 vão gritar
uma última vez antes da chegada da nova era das unidades V6 turbo.
Por Alan Baldwin
Fonte Reuters
Foto Google
ALTA ROTAÇÃO: US Racing Series: Audi confirma participação do R8...
ALTA ROTAÇÃO: US Racing Series: Audi confirma participação do R8...: Nova competição nos Estados Unidos integra a Grand Am e a American Le Mans Series • Primeira equipe a confirmar representação da Audi foi a...
US Racing Series: Audi confirma participação do R8 LMS
Nova competição nos
Estados Unidos integra a Grand Am e a American Le Mans Series • Primeira equipe
a confirmar representação da Audi foi a Flying Lizard Motorsports • Temporada
começa com as 24 Horas de Daytona, em janeiro
Os Audi R8
LMS têm presença confirmada no grid da temporada 2014 do United SportsCar
Championship, a nova competição de endurance dos Estados Unidos - que integra
duas das principais competições da América do Norte a partir do próximo ano: a
Gran Am e a American Le Mans Series. O primeiro time representante da marca das
quatro argolas a confirmar presença na competição foi o Flying Lizard
Motorsports, com sede na California, e que vai comandar dois carros da Audi.
"Estamos
orgulhosos por um dos times mais renomados dos Estados Unidos optar pelo Audi
R8 LMS", disse Romolo Liebchen, chefe da divisão de times representantes
da Audi Sport. "O objetivo é aumentar nossa presença no automobilismo
norte-americano. E começar esse trabalho com a Flying Lizard é um ótimo
sinal", completou.
O programa de
equipes representantes da AUDI AG foi lançado em 2009 e, no início de 2013, o
100º carro desse projeto foi entregue. Essas equipes têm conquistado vitórias
nas mais importantes corridas de endurance do mundo, e vencido títulos nas
categorias de carros GT. Só em 2013, a Audi colecionou triunfos na Bélgica,
Alemanha, Portugal e Suécia - além de categorias como o FIA GT Series e o GT
Sprint International Series. No VLN Endurance Championship, disputado no
tradicional circuito de Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha, o Audi R8 LMS
ultra foi o carro mais vitorioso da temporada com quatro vitórias no geral. Em
janeiro, a Audi também conquistou, através de seus representantes, uma
dobradinha na classe GT das 24 Horas de Daytona.
É nessa
prova, inclusive, que começa a temporada 2014 do United SportsCar Championship.
As 24 Horas de Daytona do próximo ano estão marcadas para os dias 25 e 26 de
janeiro - abrindo uma temporada que vai passar pelas pistas de Sebring, Watkins
Glen e Road Atlanta ao longo de 12 eventos.
O Audi R8 vai
competir na classe GT Daytona (GTD), destinada aos esportivos que têm produção
'de rua'. Nela, 50% das peças do R8 são exatamente as mesmas do carro vendido
aos consumidores da Audi. Uma das marcas desse modelo é o custo-benefício da
manutenção do motor V10 FSI de 5,2 litros - que requer intervalos de 20 mil
quilômetros para suas revisões.
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos: Audi Sport / Divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Gabriel Casagrande, uma das esperanças do automobi...
ALTA ROTAÇÃO: Gabriel Casagrande, uma das esperanças do automobi...: Em 2013 piloto de 18 anos disputou as três mais importantes categorias do Brasil. Ele fez pódios no Brasileiro de Turismo, na Copa Petrobra...
Gabriel Casagrande, uma das esperanças do automobilismo brasileiro
Em 2013 piloto de 18 anos disputou as três mais importantes
categorias do Brasil. Ele fez pódios no Brasileiro de Turismo, na Copa
Petrobras de Marcas e já correu três provas no Circuito Nova Schin Stock Car,
para onde voltará em 2014.
Ele tem
sobrenome de um ex-jogador de futebol e até mesmo de piloto que andou pelas
categorias brasileiras, mas depois desta sua primeira temporada entre os
melhores do automobilismo nacional tem tudo para deixar de ser uma promessa e
virar realidade. Gabriel Casagrande, de 18 anos, completados no primeiro
semestre de 2013, disputou os três mais importantes campeonatos do País e nos
dois últimos finais de semana esteve no pódio. Ele é uma das esperanças do
automobilismo tupiniquim.
``Foi um
salto muito grande, pois achava que ia demorar uns dois anos para completar meu
aprendizado no Brasileiro de Turismo, para entender direito o funcionamento do
carro. Mas tudo aconteceu acima das minhas expectativas e disputei três
categorias com carros diferentes. Esse resultado de domingo, na Copa Petrobras,
foi um achado, pois nosso carro não estava bom e batemos cabeça o final de
semana inteiro, mas depois fizemos alguns ajustes e deu certo``, disse
Casagrande.
Em Brasília,
Gabriel Casagrande conquistou a vitória na penúltima etapa do Campeonato
Brasileiro de Turismo, categoria formadora de pilotos para o Circuito Nova
Schin Stock Car, onde fez três corridas nesta temporada de aprendizado. No
último domingo marcou um importante segundo lugar na Copa Petrobras de Marcas, em
Cascavel, diante de pilotos experientes e rápidos como o ex-Fórmula 1 Ricardo
Zonta e o atual campeão da categoria e vencedor em 2008 da Stock Car, Ricardo
Maurício, entre outros.
``Eu queria
correr com carros de Turismo, pois achava que era mais emocionante. Gostei do
carro do Brasileiro de Turismo, que é fácil de guiar e isso ajuda muito quem
começa nessa categoria. Em 2014 estou com tudo praticamente acertado para
correr a temporada inteira da Stock Car``, completou.
Natural de
Francisco Beltrão, no Paraná, Casagrande já tem uma temporada de experiência
internacional, pois fez um ano na Fórmula Renault 2.0 na Europa e agora não tem
mais sonhos de guiar monopostos.
``Foi muito
bom ter começado bem jovem no Turismo, principalmente ter estreado na Stock
Car, onde já estou com tudo praticamente definido para correr em 2014. Logo na
primeira corrida estava disputando posições com o Cacá Bueno, com o Galid
Osman, que são bons pilotos, e essa experiência me ajudou no Brasileiro de
Turismo``.
No entanto,
brinca com o voltar a pilotar carros de fórmula:
``Claro que
se o Brasil precisar de alguém na Fórmula 1 e me pagarem, irei com muito
prazer``, brinca.
Até o final
da temporada Casagrande ainda tem duas corridas. Na verdade, três, pois no dia
1º de dezembro disputa a última rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, que
acontecerá em Curitiba, e no dia 15 de dezembro, em Interlagos, é um dos que
possuem chances matemáticas de conquistar o título do Campeonato Brasileiro de
Turismo.
Aí Gabriel
Casagrande verá de perto a agitação provocada pela concorrida Corrida do
Milhão, que além de ser a maior premiação do esporte nacional, ainda define o
campeão do Circuito Nova Schin Stock Car. Thiago Camilo, Daniel Serra, Ricardo
Maurício e Cacá Bueno são os pilotos com possibilidades de levar o título de
2013. Quem sabe dentro de algum tempo não seja sua vez de lutar pela mais
importante conquista do automobilismo brasileiro? É esperar para ver.
O Circuito
Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções
Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo
brasileiro, dando nome ao campeonato e traz para as pistas a parceria com o
Parada Pela Vida, projeto do Ministério das Cidades, que incentiva o consumo
responsável de bebida alcoólica. O evento também tem o patrocínio da Pirelli,
além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o
apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.
Mais
informações no site: www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Foto: Duda Bairros/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Definida programação do Rali de Santa Maria
ALTA ROTAÇÃO: Definida programação do Rali de Santa Maria: Prova terá shakedown no dia 6 e corrida no dia 7 de dezembro marcando a decisão do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade A comissão...
Definida programação do Rali de Santa Maria
Prova terá shakedown no dia 6 e corrida no dia 7 de dezembro
marcando a decisão do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade
A comissão
organizadora do Rali de Santa Maria já confirmou a programação da prova
denominada Rally da Quarta Colônia e que vai acontecer na região central do
estado, no próximo dia 7 de dezembro, marcando a decisão do Campeonato Gaúcho
de Rali de Velocidade. O evento será a quinta etapa da temporada e deve receber
mais de 25 carros no grid de largada.
A programação
do rali começa na sexta-feira, dia 6 de dezembro com a chegada das equipes para
montarem seus boxes de apoio junto a Antonio Menguetti Faculdade (AMF), que
fica na região do Recanto Maestro, distrito entre os municípios de São João do
Polêsine e Restinga Seca. Na AMF também ficará toda a estrutura de prova e a
organização do evento.
Uma novidade
nesta prova será a realização do shakedown, o treino final de ajuste para as
equipes. Este treino é realizado apenas em provas do Campeonato Brasileiro, mas
assim como em 2012, a prova em Santa Maria também oferecerá esta possibilidade
às equipes. “O shakedown não acontece tradicionalmente nas etapas do Campeonato
Gaúcho, mas nós da organização achamos importante proporcionar esse momento aos
competidores para que eles possam sentir os carros num trajeto semelhante ao
que vão encontrar no dia seguinte nas especiais, podendo então trabalhar melhor
o acerto dos seus carros para a prova”, destaca Luciano Cassol, organizador da
prova em Santa Maria.
O treino
começa às 15h e acontecerá em um trecho em estrada de terra, próximo à AMF. O
shakedown poderá ser realizado pelos competidores até às 16h. Ainda na sexta-feira
acontecerá uma reunião com todos os competidores. Esta vai começa às 18h e terá
como assunto principal a discussão sobre a temporada 2014 do Campeonato Gaúcho
de Rali de Velocidade. Também estarão presentes os dirigentes do Campeonato e
da Federação Gaúcha de Automobilismo.
Sábado de
intensa programação
O Rali de
Santa Maria começa para valer no sábado, dia 7 de dezembro. Antes da corrida,
reconhecimento das especiais pelos competidores. O reconhecimento começa às 7h.
A organização liberará às 11h a ordem de largada da prova.
O primeiro
carro deixará o parque de apoio para o início da corrida, às 12h20. Serão seis
especiais em estradas de terra no interior dos municípios de Restinga Seca e
São João do Polêsine. A premiação aos vencedores acontecerá também no sábado,
após a divulgação oficial dos resultados.
O Rali da
Quarta Colônia
A corrida de
Santa Maria, no dia 7 de dezembro, marcará a quinta e última etapa do
Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. A montagem do evento se dará na
região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do
Polêsine e Restinga Seca. Na Antonio Meneguetti Faculdade (AMF) ficará toda a
estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização do evento.
O rali
acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e
outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos
municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.
Mais
informações sobre o evento e a lista de inscritos, além da programação
completa, podem ser obtidos junto ao site oficial do Campeonato Gaúcho de Rali
de Velocidade, www.rallyvelocidaders.com.br e também no site oficial da prova,
www.rallyquartacolonia.com.br.
Programa do
Rali de Santa Maria
Sexta-Feira -
06 de dezembro de 2013
14h00min -
Abertura Secretaria Vistoria Administrativa
- Abertura
para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio
- Abertura da
Verificação Técnica e de Segurança
15h00min -
Inicio do Shakedown
16h00min -
Encerramento do Shakedown
18h00min -
Inicio da Reunião de pilotos, navegadores, FGA - Temporada 2014
20h00min -
Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos
20h15min -
Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa
- Fechamento
para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio
-
Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança
Sábado - 07
de julho de 2013
06h45min -
Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio
- Abertura
Secretaria Vistoria Administrativa
07h00min -
Abertura Reconhecimento dos Trechos
- Abertura da
Verificação Técnica e de Segurança
10h00min -
Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa
10h45min -
Reunião de Comissários
11h00min -
Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança
11h00min -
Divulgação Ordem de Largada
11h20min -
Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais
12h20min -
Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio
18h30min -
Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos
20h00min -
Divulgação dos Resultados
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Rally de Santa Maria
Foto: Lisandro Garcia
ALTA ROTAÇÃO: Fortaleza (CE) recebe grande final do Mitsubishi M...
ALTA ROTAÇÃO: Fortaleza (CE) recebe grande final do Mitsubishi M...: Última etapa da temporada 2013 promete movimentar região com trilhas belíssimas e muita emoção A Nação 4x4 está contando os dias para a...
Fortaleza (CE) recebe grande final do Mitsubishi Motorsports
Última etapa da temporada 2013 promete movimentar região com
trilhas belíssimas e muita emoção
A Nação 4x4
está contando os dias para a próxima etapa do rali de regularidade Mitsubishi
Motorsports Nordeste. Dia 30 de novembro a cidade de Fortaleza (CE) recebe a
final da temporada 2013, que promete desafios, muita emoção e diversão.
Depois de
passar por Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), a Nação 4x4 não vê a
hora de se reencontrar para provas repletas de muita aventura. No final da
etapa, uma grande festa de encerramento, com show surpresa, fechará mais um ano
memorável.
"Será
uma prova exigente! Os competidores encontrarão trilhas com muita areia. As
paisagens prometem encantar a todos com coqueiros, cajueiros, cactos e
palmeiras", adianta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da
Mitsubishi. "Será uma disputa emocionante que definirá os vencedores do
campeonato."
Os
competidores largarão do La Maison Coliseu e seguirão rumo ao leste. A prova
passará também pelos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel. Serão 180
quilômetros de percurso para a categoria Graduados (duplas mais experientes),
170 quilômetros para a Turismo (experiência intermediária)e 140 quilômetros
para a Turismo Light (duplas iniciantes).
O rali de
regularidade Mitsubishi Motorsports leva os participantes para trilhas off road
incríveis e oferece uma experiência 4x4 para toda a família. Podem participar
L200 e Pajero, versões 4x4. O objetivo é completar o percurso no tempo
estipulado pela planilha.
Além de
testar seus Mitsubishi no modo off road, os competidores conhecem lugares
novos, reencontram amigos e curtem um fim de semana com a família. "É para
desestressar, conhecer novas pessoas e fazer amizades", conta o piloto
Alpires Filho. "É uma válvula de escape, uma terapia, um esporte
saudável", diz Renato Mendonça, que corre com o sobrinho Daniel Mendonça a
bordo de um Pajero Full e está na disputa pelo campeonato na categoria Turismo.
Karine Khoury
Ribeiro, de Salvador (BA), leva a família toda. Os filhos gêmeos, João Victor e
Ana Carolina, de 11 anos, são os zequinhas, e o marido, Marcelo, o piloto.
"Adoro o senso de equipe e a união", conta a competidora. Marcelo
concorda: "O que mais me agrada é passar o fim de semana em família, com
esporte e adrenalina."
As inscrições
estão abertas e podem ser feitas pelo site www.mitsubishimotors.com.br.
Premiação
Os pilotos
campeões da temporada 2013 do Mitsubishi Motorsports Nordeste, nas categorias
Graduados e Turismo, ganharão viagens inesquecíveis. O piloto vencedor na
categoria Graduados irá para o exclusivo Resort Ponta dos Ganchos, localizado a
40 km de Florianópolis, em uma península particular rodeada pelo mar da Costa
Esmeralda. "O vencedor e mais três pessoas poderão aproveitar um dos mais
premiados hotéis do Brasil e eleito um dos 50 melhores do mundo", conta
Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.
Já o piloto
campeão da categoria Turismo viajará, com três acompanhantes, para Itacaré
(BA), com estadia no charmoso TXAI Resort. "O local possui uma rara beleza
natural, com todos os mínimos detalhes pensados para fazer com que os hóspedes
passem momentos únicos, assim como nos ralis da Mitsubishi", exalta
Corinna.
Mitsubishi
Pró-Brasil
A Nação 4x4
da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania.
Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 900
toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para
participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos
não perecíveis e seis produtos de higiene, que são destinados a associações da
cidade onde as provas são realizadas.
Acompanhe as
novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter
(www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/MundoMit). Para
mais informações e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.
O Mitsubishi
Motorsports Nordeste tem patrocínio de Itaú, Axalta, Gol, Mit Financiamentos,
W.Truffi Blindados, GW Logistics, Mangels, Pirelli, Borlem, Transzero, Mapfre,
Tecfil - Sofape, Castrol, Clarion, Sideral, Unirios, Pilkington e Columbia.
Credenciamento
de Imprensa
O credenciamento
de imprensa para o Mitsubishi Motorsports pode ser feito por meio do
imprensa@mmcb.com.br. Os interessados devem enviar o nome do veículo e os dados
completos do jornalista. As confirmações serão feitas via e-mail.
Programação -
Mitsubishi Motorsports Nordeste - 4ª etapa - Fortaleza (CE)
29 de
novembro - Sexta-feira
Entrega de
kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: La
Maison Coliseu
Endereço: Av.
Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas
30 de novembro
- Sábado
Largada: La
Maison Coliseu. Av. Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas
7h30 -
Entrega das planilhas para Categoria Graduados
8h30 -
Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 -
Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light
A partir das
14h - Chegada e almoço de premiação
Local: La
Maison Coliseu
Endereço: Av.
Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas
Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos
Fotos: Ricardo Leizer / Tom Papp/Mitsubishi
ALTA ROTAÇÃO: Porsche: Daniel Paludo corre neste fim de semana n...
ALTA ROTAÇÃO: Porsche: Daniel Paludo corre neste fim de semana n...: Prova será neste domingo e etapa integrará maior evento do automobilismo em solo brasileiro; piloto Garage Burger espera repetir pódios rec...
Porsche: Daniel Paludo corre neste fim de semana na preliminar da F-1 em Interlagos
Prova será neste domingo e etapa
integrará maior evento do automobilismo em solo brasileiro; piloto Garage
Burger espera repetir pódios recentes
Este final de semana será especial para o piloto Garage
Burger, Daniel Paludo. O gaúcho, que compete na Porsche GT3 Cup Brasil, correrá
na preliminar do principal evento da temporada do automobilismo no país: o
Grande Prêmio do Brasil de F-1.
Para a corrida de Interlagos, Daniel espera, pelo menos,
repetir o resultado das primeiras corridas no circuito este ano, quando
conquistou dois pódios em ambas as etapas do fim de semana.
"Andar junto da Fórmula 1 é sempre uma honra. Ano
passado corri muito bem e nesta temporada fiz boas atuações lá. Vamos para cima
em busca de mais pódios e subir na tabela", disse Daniel Paludo, que corre
com o patrocínio da hamburgeria Garage Burger em seu Porsche.
Por ser um evento especial, a Porsche Cup terá somente
uma prova no fim de semana, ao contrário das duas usuais de toda temporada.
Daniel Paludo está em sétimo no campeonato, com 109 pontos. Ricardo Rosset, o
líder do campeonato, está com 210 pontos.
Os primeiros treinos da Porsche GT3 Cup iniciam-se nesta
sexta-feira, dia 22. O classificatório está marcado para às 15h30 de sábado e a
largada da corrida para às 10h15 de domingo.
Sexta-feira, 22 de novembro
10:00 - 11:30 (90’) Treino Livre F1
12:00 - 12:35 (35’) Treino Livre Porsche GT3 CUP
14:00 - 15:30 (90’) Treino Livre F1
15:55 - 16:30 (35’) Treino Livre Porsche GT3 CHALLENGE
Sábado, 23 de novembro
11:00 - 12:00 (60’) Treino Livre F1
14:00 - 15:00 (60’) Treino classificatório F1
15:30 - 16:05 (35’) Treino Classificatório Porsche GT3
CUP
16:35 - 17:10 (35’) Treino Classificatório Porsche GT3
CHALLENGE
Domingo, 24 de novembro
09:15 - 09:50 (35’) Corrida - Porsche GT3 CHALLENGE
10:15 - 10:50 (35’) Corrida - Porsche GT3 CUP
14:00 Fórmula 1 - GP do Brasil de Fórmula 1
Rodrigo França (MTB 31120)
Foto. Luca Bassani
ALTA ROTAÇÃO: BMW Sports Trophy Team Brasil pronto para o desafi...
ALTA ROTAÇÃO: BMW Sports Trophy Team Brasil pronto para o desafi...: A 6ª e última etapa do ano será realizada em circuito urbano, nas ruas de Baku O último desafio do BMW Sports Trophy Team Brasil na tem...
BMW Sports Trophy Team Brasil pronto para o desafio final da FIA GT Series no Azerbaijão
A 6ª e última etapa do ano será realizada em circuito urbano, nas
ruas de Baku
O último
desafio do BMW Sports Trophy Team Brasil na temporada 2013 da FIA GT Series
acontecerá neste final de semana, nos dias 23 e 24, no circuito de rua montado
na cidade de Baku, na capital do Azerbaijão. Na 6ª e última etapa de rodada
dupla, o time brasileiro contará com sua formação original, já que a mudança da
data da etapa final não coincide mais com outras disputas em solo nacional. A
programação começa no sábado, com os treinos livres. No mesmo dia, está
programado o treino classificatório. No domingo, ocorrem as duas corridas que
encerram a temporada. O canal SporTV transmite a segunda prova ao vivo às 7
horas (de Brasília).
A categoria
anunciou a presença de 30 carros no grid de Baku, fato que deve deixar as
disputas para lá de eletrizantes. Além da definição do título entre as duplas
de pilotos, ainda está em jogo o campeonato por equipes, no qual o BMW Team
Brasil ocupa o terceiro lugar, com 94 pontos e busca um bom resultado, para
encerrar de forma positiva o seu ano de estreia na FIA GT Series.
O carioca
Cacá Bueno analisa positivamente a realização de uma corrida em pista de rua.
"É um circuito novo e interessante e em um lugar completamente inusitado
para nós brasileiros. É uma pista de rua que será novidade para todo mundo, e
talvez isso seja positivo para gente, pois não é um circuito europeu
tradicional, em que as equipes de lá estejam acostumadas e a gente não. Um
circuito de rua tem sempre um pouco do imponderável, e tomara que nosso carro
se apresente bem lá", analisou Bueno.
O piloto, que
divide a condução da BMW Z4 #0 com Allam Khodair, acredita que em Baku o time
deve manter o desempenho e a evolução apresentada ao longo da temporada.
"Passamos perto do pódio em algumas vezes. Na Eslováquia, na Espanha. E
até mesmo na França, na primeira etapa, não ficamos tão longe. Tivemos alguns
pequenos azares que nos tiraram muitos pontos. Mas de forma geral, nossa
evolução foi boa durante a temporada. Sem dúvida nenhuma, Baku será uma corrida
especial e difícil, porque deve ter mais de 30 carros no grid, é etapa a final.
Não podemos prometer o pódio, mas garantimos que vamos trabalhar para dar
continuidade à evolução, para que possamos terminar entre os três primeiros no
campeonato por equipes, o que seria um bom resultado para um primeiro ano.
Lógico que a gente esperava mais do que isso, mas sem dúvida conquistar o top-3
seria positivo para essa nossa primeira temporada fora de casa", concluiu
o pentacampeão da Stock Car.
Allam
Khodair, que gosta de circuito de rua, acredita em uma etapa bem acirrada.
"Particularmente gosto muito de circuitos de rua. Minha primeira vitória
em carros foi nesse tipo de circuito. Achei muito legal a mudança de data, pois
fizemos toda a temporada, e a meu ver, perderíamos a etapa principal, que será
a estreia do circuito de rua de Baku. Como 30 carros estão confirmados, e com a
chegada de grandes equipes de fábrica, que vem de outros campeonatos, acredito
que será um final de semana bem competitivo", disse o Japonês Voador.
O paulista
espera por um bom desempenho, mas sabe que o elenco brasileiro não terá vida
fácil. "Vamos ver como a pista vai se encaixar ao nosso carro. Espero que
bem. Será mais difícil, pois teremos muito mais carros. Nesta temporada não
conseguimos fazer nenhum treino extra, e nem trabalhar muito no conjunto
carro/motor. Mas, foi uma vitória termos conseguido fazer todo o campeonato, já
que decidimos participar no final do ano passado. E, dependendo de como a BMW
se comportar no circuito de rua, acredito que teremos chances de brigar pelo
pódio", enfatizou.
Sérgio
Jimenez, que terá a volta do companheiro Ricardo Zonta, também está animado.
"Fico contente que o Ricardo esteja de volta. Vínhamos em um ritmo bom de
trabalho. Agora, é continuar esse trabalho. Estou feliz que poderemos disputar
a etapa final, pois assim temos a chance de concluir o campeonato que
começamos. Esperamos que o carro se adapte bem ao circuito de rua. Mais uma
vez, vamos a uma etapa sem conhecer a pista e sem saber como o carro se
comportará. Mas, vamos trabalhar para estarmos competitivos", considerou o
piloto da BMW Z4 #21.
Jimenez
também comentou sobre o campeonato de equipes. "Vamos lutar para ficarmos
entre os três primeiros na disputa por equipes. O que, sem dúvida, seria
excelente para um time 100% brasileiro, disputando sua primeira temporada na
Europa, em um campeonato mundial", destacou o representante do time,
natural de Piedade, no interior de São Paulo.
De volta à
equipe, Ricardo Zonta avalia os desafios de um circuito de rua. Ele também
acredita em um bom resultado na briga entre as escuderias. "Será bastante
difícil. Os treinos no simulador, para conhecer e aprender sobre a pista, são
fundamentais. Além disso, a corrida sempre tem várias ultrapassagens e alguns
toques, e circuito de rua não admite erros. Por isso, a atenção é ainda maior.
Mas, estamos trabalhando muito para evoluir ainda mais, e conquistar um bom
resultado no campeonato de equipes", comentou o paranaense.
Confira os
horários da 6ª etapa da FIA GT Series em Baku (horários de Brasília - seis
horas atrás do horário local):
Sábado, dia
23 de novembro
3h00 às 4h20
- Treino Livre 1
5h55 às 7h15
- Treino Livre 2
10h15 às
11h15 - Treino Classificatório (definição do grid Corrida Classificatória)
Domingo, dia
24 de novembro
2h30 às 2h50
- Warm up
3h15 às 4h15
- Corrida Classificatória (resultado define o grid da Corrida Principal)
7h00 às 8h00
- Corrida Principal
Classificação
do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após cinco etapas (dez corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT
Audi R8 LMS), 101
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT
Audi R8 LMS), 96
3. Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 75
4. R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS), 63
5. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing /
McLaren MP4-12C), 63
6. Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG),
63
7. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren
MP4-12C), 61
8. M. Buhk (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG
GT3), 53
9. S. Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4),
39
10. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team
Brasil/BMW Z4), 37
S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 37
15. R. Zonta
(BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 29
19. A. Abreu
(BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 8
Para mais
informações da equipe acesse:
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Fotos: Tony Hermann / Tijem Photo Agency
ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi será o carro oficial da Formula 1 pelo ...
ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi será o carro oficial da Formula 1 pelo ...: Marca leva toda força e resistência de seus veículos para a organização do GP do Brasil de F1 Pelo 5º ano consecutivo, a Mitsubishi Mot...
Mitsubishi será o carro oficial da Formula 1 pelo 5º ano consecutivo
Marca leva toda força e resistência de seus veículos para a
organização do GP do Brasil de F1
Pelo 5º ano
consecutivo, a Mitsubishi Motors é o carro oficial do Grande Prêmio Petrobras
do Brasil de Formula 1. O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe a 42ª
edição do campeonato neste fim de semana.
A organização
do GP tem à disposição 43 veículos: quatro All New Outlander GT, um Pajero
Dakar e 38 L200 Triton - todos com tração 4x4. "A Mitsubishi Motors dá
todo o suporte necessário à equipe de organização da etapa brasileira do maior
e mais importante campeonato da categoria. Para nós, é uma honra ceder veículos
para um evento deste porte", ressalta Fernando Julianelli, diretor de
Marketing da Mitsubishi.
Os carros são
usados para todo tipo de serviço e organização da maior competição do
automobilismo mundial: resgate rápido, transporte de equipes, logística... Todo
o circo da Formula 1 passa pelos 4x4 da Mitsubishi.
"Estamos
muito contentes com a parceria com a Mitsubishi. Escolhemos os carros da marca
para serem os veículos oficiais pois eles nos oferecem tudo o que precisamos
durante o evento, como força, potência, tecnologia, conforto e segurança",
afirma Claudia Ito, diretora executiva do Grande Prêmio do Brasil de Formula 1.
O 42º Grande
Prêmio Petrobras do Brasil de Formula 1 será nos dias 22, 23 e 24 de novembro,
no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Carolina Vasconcellos
Foto: Carsten Horst/Mitsubishi
ALTA ROTAÇÃO: De olho na Indy em 2016, Pipo Derani disputará a P...
ALTA ROTAÇÃO: De olho na Indy em 2016, Pipo Derani disputará a P...: Poucos dias após a conquista do pódio no GP de Macau de F-3, brasileiro anuncia contrato com a equipe Pelfrey. Campeonato norte-americano a...
De olho na Indy em 2016, Pipo Derani disputará a Pro Mazda na próxima temporada
Poucos dias após a conquista do pódio no GP de Macau de F-3,
brasileiro anuncia contrato com a equipe Pelfrey. Campeonato norte-americano
acontece paralelo à Indy e tem 10 datas no calendário
O paulista
Pipo Derani está de mudança da Europa para a América do Norte. Depois de quatro
temporadas no velho continente, o paulista de 20 anos assinou com a equipe
Pelfrey e vai disputar, em 2014, a categoria Pro Mazda, que tem as suas
corridas nos Estados Unidos em evento parelho à Fórmula Indy. Derani começa
oficialmente a sua busca por uma vaga numa das principais categorias do
automobilismo mundial depois de um teste com um carro da Indy Lights em
setembro, quando bateu o recorde da equipe Sam Schmidt Motorsports no circuito
de Putnam Park, em Indianápolis (EUA).
O bom
resultado chamou a atenção do investidor norte-americano Alan Lewis, que ofereceu
um contrato para que Pipo direcionasse sua carreira em busca da Indy. "O
nível de profissionalismo que ele mostrou com a equipe e com os engenheiros
antes de entrar no carro superaram minhas expectativas. Depois de algumas
voltas na pista, ficou claro que ele aprende rápido, se comunica muito bem e é
muito veloz", declarou o investidor.
"No
segundo dia de testes, com pneus novos, o Pipo quebrou o recorde da pista (para
um carro de Indy Lights) em três décimos de segundo. Eu soube naquele momento
que precisava ajuda-lo a seguir o caminho até a Indy. Com certeza, ele terá um
futuro brilhante pela frente", completou Lewis.
Para mudar a
sua carreira para o automobilismo americano, Pipo teve que pensar no
planejamento em longo prazo. "Estou olhando e projetando a minha carreira
para daqui a 20 anos. Mesmo que eu fosse para a GP2 ou World Series seria
difícil garantir que mesmo me destacando e andando bem eu estaria no grid da
Fórmula 1. Poderia demorar muito e ainda assim ficar de fora", disse o piloto
que começa os testes na nova categoria em dezembro.
A Pro Mazda é
o segundo degrau para alcançar a Indy. Segundo Pipo, a categoria equivale à
Fórmula 3 e será um importante passo para o sucesso. "Eu teria ido para a
Indy Lights de olhos fechados, ainda mais depois do teste que eu fiz. Mas
consegui um investidor que prefere que eu dê um passo de cada vez para chegar
forte na categoria principal", contou o piloto, que nesta temporada foi o
oitavo colocado na Fórmula 3 Europeia e, no último final de semana, subiu ao
pódio no tradicional GP de Macau, com um terceiro lugar entre os 28 pilotos na
disputa.
Além de
proporcionar aos competidores que corram nas mesmas pistas que a Indy, a Pro
Mazda também garante o acesso à Indy Lights ao vencedor da temporada. O objetivo
de Pipo é chegar à Indy em 2016. "Temos a preocupação de ter um brasileiro
no futuro na Fórmula 1, mas a Indy também já deu títulos importantes ao Brasil
e é preciso manter a força do nosso automobilismo na categoria. Será importante
seguir esse caminho para ser um representante do Brasil no futuro na categoria,
que é sem dúvida uma das mais disputadas e desafiadoras do mundo",
completou o jovem piloto.
Confira o
calendário da temporada 2014 da Pro Mazda:
Testes
oficiais:
9 e 10 de
dezembro de 2013 - Barber Motorsports Park - Birmingham/Alabama
3 de maio de
2014 - Lucas Oil Raceway - Indianápolis/Indiana
4 e 5 de junho de 2014 - Mid-Ohio Sports Car Course -
Lexington/Ohio
Cooper Tires Winterfest Championship:
21 e 22 de fevereiro
de 2014 - NOLA Motorsports Park - New Orleans/Louisiana
25 e 26 de
fevereiro de 2014 - Barber Motorsports Park - Birmingham/Alabama
Pro Mazda
Championship:
29 e 30 de
março de 2014 - Corridas 1 e 2 - St. Petersburg/Flórida
26 e 27 de
abril de 2014 - Corridas 3 e 4 - Birmingham/Alabama
9 e 10 de
maio de 2014 - Corridas 5 e 6 - Indianapolis/Indiana
24 de maio de
2014 - Corrida 7 - Indianapolis/Indiana
28 e 29 de
junho de 2014 - Corridas 8 e 9 - Houston/Texas
2 e 3 de
agosto de 2014 - Corridas 10 e 11 - Lexington/Ohio
16 de agosto
de 2014 - Corrida 12 - Milwaukee
23 e 24 de
agosto de 2014 - Corridas 13 e 14 - Sonoma/Califórni
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro
Foto: Stella-Maria Thomas
ALTA ROTAÇÃO: Final da Copa ECPA decide o título de duas categor...
ALTA ROTAÇÃO: Final da Copa ECPA decide o título de duas categor...: Autódromo do ECPA recebe 6ª e última etapa da temporada Esta chegando ao fim mais uma temporada da Copa ECPA de Velocidade. Neste ano, ...
Final da Copa ECPA decide o título de duas categorias
Autódromo do ECPA recebe 6ª e última etapa da temporada
Esta chegando
ao fim mais uma temporada da Copa ECPA de Velocidade. Neste ano, a competição
que reúne carros de turismo e competidores de todo o Estado de São Paulo contou
com mais de 50 pilotos ao longo de 2013. A grande final será realizada neste
sábado (23) e, assim como as rodadas anteriores da competição, as provas serão
disputas no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em
Piracicaba, no interior paulista.
A sexta e
última etapa acontecerá em rodada dupla e decidirá o título em duas categorias
Turismo A e B. Porém, para aumentar ainda mais a carga de adrenalina do público
que prestigia as provas, também haverá corridas nas categorias Clássicos de
Competição e Fórmula Vee.
A programação
oficial da etapa final começa na sexta-feira (22), com uma sessão de treinos
livres, que vai das 13h às 17h. No sábado os carros voltam à pista para uma
manhã inteira de treinos livres e, em seguida, ao meio dia os carros começam a
definir a posição de largada com as tomadas de tempos. A primeira prova terá
largada prevista para às 14h. Confira a programação completa:
Sábado - 23
de novembro de 2013
9h – Treino
Turismo
9h25 – Treino
Fórmula Vee
10h – Treino
Clássicos de Competição
10h25 –
Treino Turismo
10h45 –
Treino Fórmula Vee
11h05 –
Treino Clássicos de Competição
12h – Tomada
de Tempo Turismo
12h15 –
Tomada de Tempo Fórmula Vee
12h30 –
Tomada de Tempo Clássicos de Competição
14h – 1º
Corrida Turismo – 15 voltas
14h30 – 1º
Corrida Clássicos de Competição – 12 voltas
15h – Corrida
Fórmula Vee – 20 voltas
15h40 – 2º
Corrida Turismo – 15 voltas
16h10 – 2º
Corrida Clássicos de Competição – 12 voltas
Serviço
O autódromo
do ECPA está localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, na rodovia SP
135, km 13,5, no Distrito de Tupi. Mais informações pelo e-mail
ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)