quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Autódromo Velo Città recebe homologação da FIA

ALTA ROTAÇÃO: Autódromo Velo Città recebe homologação da FIA: Federação Internacional do Automobilismo atesta que circuito está apto para receber competições internacionais O autódromo Velo Città, ...

Autódromo Velo Città recebe homologação da FIA

Federação Internacional do Automobilismo atesta que circuito está apto para receber competições internacionais

O autódromo Velo Città, localizado em Mogi Guaçu (SP), recebeu, esta semana, a homologação da FIA - Federação Internacional do Automobilismo. O local, que foi construído dentro dos padrões da organização e já era homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), agora é um autódromo internacional.

"É como recebermos um ISO. O que fizemos foi bem feito, tem padrão internacional e pode receber qualquer tipo de GT’s, Turismo e até Fórmulas 3. Esta homologação é como um troféu", celebra Eduardo Souza Ramos, idealizador do projeto do Velo Città.


Com 3.430 metros de extensão, o circuito Velo Città levou cinco anos para ser construído. Com acompanhamento próximo dos órgãos ambientais, como Ibama, todos os procedimentos e normas foram respeitados para promover uma perfeita integração do circuito à região.

Há pouco mais de um ano, o local teve sua homologação assinada pela CBA. Depois, o projeto e as plantas foram remetidos à FIA. O material passou por uma avaliação computadorizada que verificou os itens básicos. Com a validação do sistema, o Velo Città recebeu a visita de um inspetor, que o atestou apto. No total, apenas três autódromos no Brasil possuem homologação internacional: Velo Città, Interlagos e Curitiba.


Para conseguir a aprovação, o autódromo deve atender a uma série de requisitos, basicamente focados em segurança. São analisados: largura do circuito, das rampas, tipo do asfalto (feito com borracha de pneus triturados, tornando-o mais ecológico), áreas de escape, guard rails, barreiras de pneus, zebras, muro dos boxes e alambrados de proteção, plataforma de sinalização, sistema de drenagem, quantidade de pontos de sinalização, além do Medical Center e Racing Control.

O Velo Città tem tudo isso dentro dos padrões internacionais e ainda oferece Racing Center, um espaço completo, com toda estrutura de vestiários, cozinha, sala de briefing e lounge, para receber qualquer tipo de evento, principalmente ligados ao mundo automotivo. Ainda oferece bolsões de estacionamento, heliponto, boxes e paddock. E a expansão não para: a ampliação da área vip, sobre os boxes, e a construção da sala de cronometragem e direção de prova estão na fase final.

Com foco em competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de imprensa e cursos de pilotagem, o autódromo tem a Mitsubishi como patrocinadora oficial e foi palco da Lancer Cup, competição exclusiva de Lancer Evo R, lançamento do Mitsubishi All New Outlander, Mitsubishi Racing School e Lancer Evo Day. Também recebeu os eventos: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Classic Cup, Porsche Cup, Suzuki Jimny, Bentley Continental GT V8, entre vários outros.


DEPOIMENTOS
"Great track!", Valentino Rossi, piloto de Moto GP.

"Fiquei impressionado com o que conheci. Acho que depois de Nurburgring esta foi a pista mais fantástica que andei", Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1.

"O Velo Città é, com certeza, o melhor autódromo do Brasil no momento, em termos de traçado, manutenção e beleza. Conheço muitos autódromos pelo mundo, mas nenhum tão bonito, bem tratado e com um traçado tão técnico como este. O piloto tem que saber posicionar o carro muito bem para conseguir tempos de voltas ideais", Ingo Hoffmann, Piloto e instrutor Mitsubishi.

"O Velo Città é do tamanho ideal, é uma pista muito técnica, com poucas retas, ela acaba se tornando superfísica porque os pilotos não param de fazer curvas, então é bem desafiadora", Bia Figueiredo, piloto da Indy.

"Absolutamente primoroso, um verdadeiro autódromo, sem tirar nem pôr. Tudo magistralmente bem feito. A pista toda é extremamente técnica e quem pegar a mão nela andará em qualquer outra. Parabéns à Mitsubishi e a quem a projetou", Bob Sharp, jornalista e ex-piloto.

"Nunca tivemos dúvida de que o Velo Città receberia a homologação da FIA. Os proprietários e gestores fizeram tudo com muita competência para ter um autódromo de alto nível. É muito bom saber que temos mais uma opção de autódromo homologado FIA no País. Nossa categoria é reconhecida como série internacional pela FIA e como tal só realiza corridas do campeonato em circuitos homologados pela entidade", Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Brasil.

VELO CITTÀ ONLINE

Em junho, o autódromo foi pioneiro e lançou um aplicativo para smartphone. No app, é possível encontrar orientações para chegar ao local, previsão do tempo, programação detalhada dos eventos e acompanhar a cronometragem ao vivo. O download é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Em agosto, o Velo Città lançou seu site oficial, com todas as informações sobre o circuito e fotos. Acompanhe todas as novidades através do endereço www.autodromovelocitta.com.br e do www.facebook.com/AutodromoVeloCitta.

Confira o vídeo com Ingo Hoffmann apresentando a pista do Velo Città: http://www.youtube.com/watch?v=IV5XD5DHg9k



MAIS INFORMAÇÕES
Camila Maluf
Tom Papp / Mitsubishi/ Carsten / Mitsubishi


ALTA ROTAÇÃO: Marcas: após vitória na etapa passada, Denis Navar...

ALTA ROTAÇÃO: Marcas: após vitória na etapa passada, Denis Navar...: Vice-líder do campeonato, piloto da Bassani Racing espera marcar bons pontos na prova gaúcha, mesmo tendo o revés do lastro de pontuação, q...

Marcas: após vitória na etapa passada, Denis Navarro aposta no bom rendimento do time em Tarumã

Vice-líder do campeonato, piloto da Bassani Racing espera marcar bons pontos na prova gaúcha, mesmo tendo o revés do lastro de pontuação, que "pune" o piloto com a adição de 40 kg em seu Toyota Corolla XRS

Vencedor em Brasília, etapa passada do campeonato Brasileiro de Marcas, o piloto da Bassani Racing, Denis Navarro, aposta em regularidade neste final de temporada para seguir na luta pelo título. Neste fim de semana em Tarumã, Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, Denis espera jogar com a regularidade para subir no campeonato.

Atual vice-líder do Marcas com 124 pontos, Denis corre para marcar bons pontos nas duas corridas da rodada dupla desta sexta etapa, mesmo levando um lastro de 40 kg em seu Toyota Corolla XRS, peso previsto para quem ocupa a segunda colocação no campeonato.

"Acho que em Tarumã deveremos estar tão bons como no ano passado (todos os treinos Denis Navarro se posicionou entre os cinco primeiros), mas temos o revés do peso, que é algo com o qual já tivemos que lidar também em Brasília. Estamos disputando o campeonato, temos que saber administrar as corridas e ser constantes, sempre marcando de 25 a 30 pontos por fim de semana", disse Denis Navarro, que também é piloto da Voxx Racing na Stock Car.

As corridas que marcam a antepenúltima etapa da temporada têm suas programações se iniciando no sábado, com o primeiro livre acontecendo às 9h50. Os carros voltam para pista no segundo treino às 12h30, com a definição do grid de largada acontecendo às 16h10.

No domingo, a primeira corrida tem largada prevista para às 9h05 e a segunda às 12h47. A visitação aos boxes será das 11h15 às 12h. A Band transmite a corrida 2 do Brasileiro de Marcas ao vivo a partir de 12h35.

Campeonato Brasileiro de Marcas
(Cinco primeiros)

1º) Ricardo Maurício (Honda Civic), 140 pontos
2º) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), 124
3º) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 120
4º) Alceu Feldmann (Honda Civic), 112
5º) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), 110


Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: É sábado: ralis da Mitsubishi chegam a Vitória (ES...

ALTA ROTAÇÃO: É sábado: ralis da Mitsubishi chegam a Vitória (ES...: Cidade recebe pela primeira vez o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports e rali de estratégia Mitsubishi Outdoor. A nação 4x4 ir...

É sábado: ralis da Mitsubishi chegam a Vitória (ES)

Cidade recebe pela primeira vez o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports e rali de estratégia Mitsubishi Outdoor.


A nação 4x4 irá se encontrar em Vitória (ES), no dia 26 de outubro, para mais um dia de aventura e diversão na etapa dos ralis Mitsubishi Motorsports, de regularidade, e Mitsubishi Outdoor, de estratégia. Os proprietários de Mitsubishi, suas famílias e amigos estão convidados para um sábado diferente, com muita emoção e contato com a natureza!

"É ótimo incluir mais uma bela cidade em nosso calendário", diz Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi. "Tenho certeza que a estreia dos ralis em Vitória será uma prova linda, além de muito divertida."

Da largada, que será na Praça do Papa, os competidores do Mitsubishi Motorsports seguirão rumo ao norte, passando pelas cidades de Serra, Fundão e Aracruz. Os participantes das categorias Graduados (duplas mais experientes) percorrerão 200km, os da Turismo (experiência intermediária) 180km e os competidores da Turismo Light (iniciantes) farão 150km. Em todas as categorias, as duplas devem seguir as orientações da planilha e quem for mais regular perde menos pontos.

Já no rali de estratégia Mitsubishi Outdoor, leva a melhor quem conseguir traçar uma estratégia para cobrir o maior número de tarefas, que englobam atividades esportivas, educativas e culturais. A competição é dividida em duas categorias: Extreme, para os mais experientes, e Fun, para quem está começando. As equipes irão explorar a bela região oeste do Espírito Santo.

Entre as atividades estão uma prova bike e uma de orientação por GPS. O resto é surpresa! "Cada rali é totalmente diferente da anterior. Nunca sabemos o que nos espera", diz Victor José Barton, que participa com a família há três anos. No fim de cada etapa, os competidores participam de uma grande festa de premiação, onde os vencedores sobem ao pódio para receber seus prêmios.

Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas, até hoje, mais de 900 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, por carro, como taxa de inscrição, que serão destinados a associações da cidade.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/Mundomit). Para mais informações e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.

O Mitsubishi Motorsports Sudeste tem patrocínio de Castrol, Itaú, Gol, Clarion, W.Truffi Blindados, Mit Financiamentos, MVC Artecola, STP, Transzero, Unirios, Seara, Redecard, Pirelli, Axalta, Consórcio Embracon e Columbia.

O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Gol, Centauro, Atlântica/Midori, Clarion, Columbia, Unirios, Transzero, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Brascabos, Pirelli, Pilkington e Axalta.

Credenciamento de Imprensa
O credenciamento de imprensa para o Mitsubishi Motorsports pode ser feito por meio do imprensa@mmcb.com.br. Os interessados devem enviar o nome do veículo e os dados completos do jornalista. As confirmações serão feitas via e-mail.

Programação - Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor
Etapa de Vitória (ES)
25 de outubro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: Carapina Centro de Eventos
Endereço: Rodovia do Contorno, s/n - BR 101, km 1, Parque de Exposições de Carapina, Serra

26 de outubro - Sábado
Local: Praça do Papa
Endereço: Rua Licínio Santos Conte, 143 - Estacionamento Praça do Papa
7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados e largada do Mitsubishi Outdoor
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light

A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação
Local: Carapina Centro de Eventos
Endereço: Rodovia do Contorno, s/n - BR 101, km 1, Parque de Exposições de Carapina,
Serra


Assessoria de Imprensa

Carolina Vasconcellos
Foto: Tom Papp / Mitsubishi