quinta-feira, 2 de abril de 2015

Satisfeito, Bruno Bonifacio ressalta evolução obtida na pré-temporada da World Series by Renault

Depois de dois anos bem-sucedidos correndo na Formula Renault 2.0, o piloto brasileiro estreia em 2015 na categoria que mais vem revelando talentos para a F1 nas últimas temporadas depois de realizar trabalho consistente nos testes coletivos em março, na Espanha

O circuito de Motorland, em Aragón, na Espanha, recebeu nesta semana (30 e 31 de março) a última sessão de treinos coletivos antes do início da temporada 2015 da Formula Renault 3.5, principal classe da World Series by Renault e categoria de acesso que mais promoveu pilotos para a F1 em tempos recentes. Entre segunda e terça-feira, 21 pilotos estiveram na pista para dar sequência aos testes, com diferentes configurações e situações de um final de semana de corridas. Todo o trabalho foi visando a primeira etapa do campeonato, marcado para os dias 25 e 26 de abril, novamente em Motorland. A rodada dupla inaugural da temporada vai representar a estreia do piloto brasileiro Bruno Bonifacio no certame após cumprir dois anos nas divisões Alps e Eurocup da Formula Renault 2.0, uma das principais categorias de base do automobilismo mundial.


Desde que encerrou seu ciclo na Formula Renault 2.0, em outubro do ano passado, o paulista de 20 anos realizou quatro sessões de testes com o potente carro de chassi Dallara equipado com motor Zytek V8 de 3,5 L da equipe italiana International Draco Racing. Ainda em 2014, Bonifacio acelerou em Jerez e Motorland e teve suas primeiras impressões do novo carro. No começo deste ano, Bruno, já oficialmente confirmado pelo time de Bérgamo para a disputa da temporada 2015, deu sequência aos trabalhos de simulador e também à preparação física antes dos testes coletivos marcados para março, também na Espanha.

No começo do mês, a categoria realizou sua primeira sessão de testes do ano em Jerez. Bonifacio mostrou boa evolução física e técnica em relação ao seu debute no carro e destacou também o bom entrosamento com os mecânicos e engenheiros da Draco. E nesta semana, o piloto brasileiro continuou o desenvolvimento de pista em Motorland e, em conjunto com a esquadra italiana, focou em um programa que consistiu em simulações de classificação e corrida com maior carga aerodinâmica e também com low-downforce, a principal novidade para a temporada 2015 — em um dos dias do fim de semana, exceção feita a Mônaco, todos os pilotos terão de guiar seus respectivos carros com baixo downforce, regra que muda todo o acerto e exigirá muita técnica de cada um dos pilotos do grid.

Bem mais adaptado ao carro e à equipe, Bonifacio avaliou de forma positiva seu trabalho em Aragón. Na segunda-feira, o paulista não conseguiu completar muitas voltas (37, no total) devido a problemas eletrônicos no seu carro, mas ainda assim cavou um lugar no top-10 da tabela de tempos. Ontem, Bruno acelerou o #20, configurado com baixo downforce no traçado espanhol, percorreu 64 giros e fechou o dia em 18º. Bruno entende que ainda há muito potencial para explorar e que é ainda o começo de trabalho, mas ficou bastante satisfeito com o que alcançou nos últimos dias e acredita que seu crescimento será ainda maior ao longo da temporada.


Restando pouco menos de um mês para a abertura do campeonato, Bruno vai intensificar os trabalhos na oficina, no simulador e também na parte física. Nesse intervalo, Bonifacio estará no Brasil por alguns dias para compromissos com a imprensa e patrocinadores antes de regressar à Europa e seguir para Motorland para sua estreia na Formula Renault 3.5 no último fim-de-semana de abril.

Bruno Bonifacio:

"Na minha avaliação, nossa pré-temporada foi ótima. A cada ida para a pista notava evoluções bem significativas, seja na pilotagem do carro, parte física, entrosamento com a equipe, o próprio time, que vem trabalhando muito para melhorar internamente, então vejo tudo de uma forma bastante positiva. No fim, estivemos constantemente entre os dez primeiros, o que, sendo eu um piloto novato, é muito legal. Ainda temos margem e potencial para crescer, mas estamos satisfeitos por todo o progresso feito em todos os testes e estamos bem animados para a primeira corrida da temporada. Vamos trabalhar ainda mais nesse intervalo para estar no meu melhor para a abertura do campeonato."


Eversports

Fotos: Paolo Pellegrin

MAIOR DURAÇÃO DAS CORRIDAS DA STOCK CAR EM 2015 CRIA ESPÉCIE DE "RODADA TRIPLA" EM RIBEIRÃO PRETO

Depois de inovar com as rodadas duplas em 2014, Stock terá 16 minutos a mais de corrida no formato que faz sua estreia neste domingo em Ribeirão Preto; segundo Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, alteração é tão significativa que é "como se houvesse uma terceira prova" na programação

A segunda etapa da Stock Car 2015 será disputada neste final de semana no circuito de rua de Ribeirão Preto, interior paulista. A grande novidade para a prova é a volta da rodada dupla, que para esta temporada foi ampliada: serão duas baterias, uma de 48 minutos mais uma volta e outra com 28 minutos mais uma volta.

Ao todo, o crescimento de 16 minutos em relação ao formato do ano passado faz com que as equipes estejam trabalhando com um planejamento de corrida totalmente novo. "É quase uma rodada tripla, pensando que 16 minutos a mais é praticamente a duração da prova menor em 2014", diz Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.


A etapa de Ribeirão Preto nunca foi disputada neste formato, já que em 2014 ela ficou fora do calendário da Stock Car. Na última vez em que a prova foi disputada, Valdeno Brito foi um dos destaques: o paraibano largou do 7° lugar e garantiu um lugar no pódio com a equipe Shell Racing.

"A última vez que estive em Ribeirão eu tive um bom resultado, com um carro rápido no final de semana todo e terminando com um pódio, após o terceiro lugar. A expectativa para esse ano é lutar por dois pódios, sabendo que a gente esteve rápido na pré-temporada e também em Goiânia. Como não haverá parada para reabastecimento e troca de pneus, é preciso largar bem na primeira corrida e ficar sempre entre os primeiros desde os treinos livres", analisa o piloto do carro 77.

Ricardo Zonta, piloto que estreou na equipe Shell Racing na etapa passada, destaca que a pista de Ribeirão Preto é bastante travada e o calor é uma das principais dificuldades. "Esta é uma corrida muito exigente para pilotos e também para o equipamento, que sofre com forte desgaste de freios e também com a alta temperatura do motor", diz o ex-piloto de F-1.

Além da volta da rodada dupla, uma novidade em Ribeirão Preto é que as corridas não terão janela obrigatória de troca de pneus e reabastecimento, que será feito no próprio grid da segunda corrida, a exemplo do que ocorreu na rodada dupla de Salvador, no ano passado, a primeira disputada em circuito de rua neste formato.

"Sem dúvida a responsabilidade dos pilotos será ainda maior nesta etapa, já que não será possível recuperar terreno perdido com estratégia. Será tudo decidido na pista. Ao mesmo tempo, temos que trabalhar ainda mais focados em ter um carro rápido na classificação mas que também aguente fazer 80 minutos de corrida, somando as duas baterias, sem ter muito desgaste de freios, motor e pneu. Será uma das etapas mais interessantes da temporada justamente por este formato diferente", diz Mattheis.

Os treinos para a segunda etapa da Stock Car começam nesta sexta-feira em Ribeirão Preto. A primeira corrida terá largada no domingo, às 11h, e a segunda, às 12h30, ambas com transmissão ao vivo do Sportv.


Confira a programação para a segunda etapa da Stock Car 2015:

Sexta-feira, 03/04
16h00 - 16h15 - Shakedown (Grupo 1) Stock Car
16h30 - 16h45 - Shakedown (Grupo 2) Stock Car

Sábado, 04/04
08h00 - 08h40 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h00 - 11h40 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
14h00 - 15h00 - Treino Classificatório - Stock Car

Domingo, 05/04
11h00 - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)

RF1 Jornalismo

Fotos: Carsten Horst/ Hyset/ RF1 - Bruno Gorski/ Hyset/ RF1

Átila Abreu está empolgado para correr "maratona" da Stock Car nas ruas de Ribeirão Preto

Dono de duas vitórias e duas poles em quatro corridas no interior paulista, piloto da equipe Mobil Super Racing destaca necessidade de um carro resistente, já que a rodada dupla deste final de semana será 90% mais longa que a última passagem da categoria pela cidade

Ausente do calendário da maior categoria do automobilismo nacional em 2014, a etapa da Stock Car retorna em grande estilo às ruas de Ribeirão Preto. A programação deste final de semana coloca 39 pontos em jogo na primeira rodada dupla do ano e será etapa mais longa em pistas de rua nos 36 anos de história da categoria.

"Nada melhor que voltar a Ribeirão Preto com mais tempo de pista para trazer ao público os pegas mais legais da Stock Car", disse Átila Abreu, piloto da equipe Mobil Super Racing. O atual vice-campeão da Stock Car é o piloto de melhor histórico nas ruas do interior paulista, com duas vitórias, três pódios e duas poles nas quatro corridas da categoria realizadas até hoje na cidade.



"É uma pista muito legal. Gosto muito dos circuitos de rua, e de Ribeirão mais ainda pelo retrospecto. Foram quatro provas, duas vitorias, duas poles, um pódio em terceiro lugar e outra que quebrei liderando. A cidade sempre me acolheu muito bem e é a corrida mais próxima da minha casa no ano", observou o sorocabano. "Estou com saudade. A vitória escapou por problemas de freio em 2013, e vamos trabalhar para que venha agora", frisou o autor da primeira pole position da temporada, há duas semanas em Goiânia.

Átila aponta que o trabalho da equipe Mobil Super Racing será um pouco diferente neste ano, em razão da maior extensão das provas. "De uma corrida de 40 minutos em 2013 vamos para duas, com 48 e 28 minutos. É mais de meia hora a mais de corrida", comentou o dono do carro #51, ressaltando o aumento de 90% do período de ação na pista.

Neste cenário, sustenta o piloto, é necessário trabalhar desde o primeiro treino livre com atenção à confiabilidade do carro.

"Da última vez já tivemos problema de freio então é algo que preocupa sim e pode ser uma das variáveis para termos que administrar para chegar até o fim da última bateria com ritmo bom. Na rua, se o freio começar a baixar, é muito mais perigoso e arriscado bater no muro do que no autódromo. A margem de erro na pista de rua é bem menor que no autódromo."

Outro fator de atenção da equipe Mobil Super Racing é a temperatura dos motores. "Com a mudança de etanol para gasolina, subiu a temperatura em 2015 e temos que ficar atento para refrigeração, ainda mais numa cidade como Ribeirão Preto, que é sempre muito quente", alertou Átila.

Os carros mais rápidos do Brasil vão para a pista nesta sexta-feira, para o shakedown. No sábado acontecem dois treinos livres e a tomada de tempo, às 14h. A primeira corrida do domingo tem largada programada para 11h e terá 40 voltas ou 48 minutos mais uma volta de duração. A segunda prova larga às 12h30, para 22 voltas ou 28 minutos mais uma volta de ação.

A exemplo do ano passado, quando foram introduzidas as rodadas duplas na Stock Car, as posições de largada da prova curta são determinadas pela ordem de chegada na corrida longa com inversão dos dez primeiros lugares no grid (o décimo na corrida 1 é pole na corrida 2, o nono larga em segundo e assim sucessivamente até o vencedor da primeira alinhar em décimo lugar na prova complementar).

Outro procedimento que repete a temporada anterior diz respeito à movimentação nos boxes durante as provas. Assim como foi feito na rodada dupla disputada nas ruas de Salvador em novembro de 2014, não haverá janela obrigatória para pit-stops em Ribeirão Preto. Os carros serão reabastecidos no grid entre as duas corridas.

Os canais Sportv exibem ao vivo tanto a classificação no sábado quanto as duas corridas no domingo.

Programação para a segunda etapa da Stock Car 2015:
Sexta-feira, 03/04
16h00 - 16h15 - Shakedown (Grupo 1) Stock Car
16h30 - 16h45 - Shakedown (Grupo 2) Stock Car

Sábado, 04/04
08h00 - 08h40 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h00 - 11h40 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
14h00 - 15h00 - Treino Classificatório - Stock Car

Domingo, 05/04
11h00 - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)


Luís Ferrari

Fotos: Rafael Gagliano - Bruno Gorski

Mercedes-Benz Challenge: Cesare Marrucci encara ruas de Ribeirão Preto pela 1ª vez

2ª etapa da temporada será disputada neste Domingo de Páscoa (5)

Apesar de estar disputando sua quinta temporada na categoria, o piloto Cesare Marrucci encara neste fim de semana (4 e 5) um novo desafio na Mercedes-Benz Challenge. Após estrear ao volante da Mercedes CLA, agora o piloto, bem como todos os demais participantes, irá correr pela primeira vez no circuito de rua montado na cidade de Ribeirão Preto (SP).


Montado no Distrito Industrial da cidade, os carros das duas categorias da Mercedes-Benz Challenge, a CLA AMG Cup e C250 Cup, correrão no interior de São Paulo pela primeira vez. As provas acontecem no domingo e terá duração de 45 minutos e mais uma volta.

Esta será a terceira vez que Mercedes-Benz Challenge correrá uma etapa de rua. Na abertura da temporada 2013, a categoria fez a preliminar da Fórmula Indy, correndo no Circuito de Rua do Anhembi, em São Paulo. Na ocasião, Cesare Marrucci terminou a prova na quarta colocação. “Aquela prova foi fantástica, mas as ultrapassagens eram quase impossíveis”, disse o piracicabano que compete na categoria CLA AMG Cup.

Na sétima etapa do ano passado, na prova que foi disputada nas ruas de Salvador (BA), o piloto de Piracicaba ficou na segunda colocação, após largar no quarto posto do grid, quando ainda competia na categoria C250.

“Provas em circuitos de rua são sempre muito complicadas, pois na maioria das vezes as pistas são estreitas e sempre ladeadas por muros de proteção, o que aumenta a chance de toques, especialmente em uma categoria em que o desempenho dos carros é idêntico. Quem larga na frente leva uma enorme vantagem e as ultrapassagens são quase impossíveis”, afirmou o piloto da equipe Cordova Motorport.

“Será um grande teste para todos os pilotos, pois ninguém nunca correu lá. Mesmo assim, como é de se esperar, acredito que também teremos uma prova bastante travada em Ribeirão Preto”, completou.

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa

Stock Car em Ribeirão terá "caça aos ovos de Páscoa"

Ação é fruto de uma parceria da categoria com a LBV (Legião da Boa Vontade) e com a equipe Vogel, onde correm os paulistas Diego Nunes e Denis Navarro

Depois do sucesso da primeira ação realizada durante o final de semana da Corrida de Duplas do Circuito Schin Stock Car em Goiânia (GO) há duas semanas, a categoria terá novamente a visita das crianças atendidas pela LBV (Legião da Boa Vontade). Na abertura da temporada, cerca de 20 crianças atendidas pela instituição - que tem representação na Organização das Nações Unidas (ONU) - visitaram o Autódromo Ayrton Senna e conheceram equipes e pilotos da categoria.



A interação dos pilotos com as crianças foi um dos pontos altos da visita, e a ação será repetida em Ribeirão Preto, palco da segunda etapa do campeonato, no próximo domingo (5), prova que será realizada em formato de rodada dupla. E vai ter um quê de desafio: elas participarão de uma caçada aos ovos de chocolate.

"Como a prova acontece no domingo de Páscoa, a ação tem tudo a ver. Fizemos uma parceria com o piloto Diego Nunes e vários ovos de chocolate serão escondidos dentro dos boxes da equipe Vogel Motorsports para que as crianças façam esta busca. Vai ser um momento de muita alegria para todos no paddock, com toda certeza", destaca Mauricio Slaviero, diretor-geral da Vicar Promoções Esportivas, organizadora do Circuito Schin Stock Car.

Diego Nunes, dono de uma vitória na Stock Car, é patrocinado pela distribuidora Chocolândia, uma das maiores do país, e pela marca Harald - e será nos boxes de sua equipe que os ovos de páscoa estarão escondidos para a busca pelas crianças.

Há 65 anos a LBV trabalha em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em todo o país. Os resultados da primeira ação da parceria foram visíveis nos sorrisos das crianças que visitaram o autódromo. "Quando elas retornaram à LBV e encontraram seus pais e responsáveis, no sábado, contavam a experiência vivida com tanta alegria que nos encheu de emoção. No domingo todas acompanharam a corrida e torciam para aqueles pilotos que elas viram de perto", relatou o gerente de Relacionamento Institucional da LBV, Egeziel Carlos.

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio máster é da Schin. Patrocínio Petrobras e Pirelli. Copatrocínio Cielo. Apoio Pioneer. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

É proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos nas dependências do autódromo. O evento é destinado a maiores de cinco anos, acompanhados de responsáveis legais (parentes de primeiro grau). Na entrada, será obrigatória a apresentação de documento original (RG, CNH ou certidão de nascimento), independentemente da idade.






Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli / Cleber Bernuci
Fotos: Duda Bairros/Vicar - Marcus Cicarello/Vicar