quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Transparaná chega à 20ª edição em grande estilo

ALTA ROTAÇÃO: Transparaná chega à 20ª edição em grande estilo: Considerado maior rali de regularidade das Américas, o evento começa neste domingo com a definição do grid Para comemorar a chegada d...

Transparaná chega à 20ª edição em grande estilo

Considerado maior rali de regularidade das Américas, o evento começa neste domingo com a definição do grid


Para comemorar a chegada de duas décadas, o Jeep Clube de Curitiba preparou uma edição especial do Transparaná. Pela quarta vez, o maior rali de regularidade das Américas será dirigido pela empresa Mundo Nav, do diretor Alex Kolling, que adicionou pelo menos duas novidades para celebrar à 20ª edição da competição. A primeira delas é o título do rali, que nesta edição leva o nome de um dos seus patrocinadores, passando a se chamar "Transparaná - Troller 2014".


A segunda traz novidades como o retorno da competição à Foz do Iguaçu para sede da programação de largada e a transmissão ao vivo pela TV Educativa/TV e Rádio éParaná (repetidora da TV Cultura no Paraná) do Super Prime (indoor), prova com circuito de aproximadamente dois quilômetros, que será disputado no domingo (26) entre todos os competidores.

"A atração começa às 10 horas no Complexo Turístico Três Lagos em Foz do Iguaçu, é realizada para definir o grid de largada. A transmissão pela tevê é voltada a quem gosta do esporte off-road, mas não tem como acompanhar a competição", afirma Alex Kolling.

Para o diretor de prova, a preocupação está sendo manter a profissionalização do rali. "Em 2013 tivemos uma prova fantástica, que recebeu muitos elogios e aprovação unânime dos competidores. Trabalhamos para fazer esta edição ainda melhor", acrescenta.

Alex Kolling afirma ainda que será uma prova de alto nível técnico, cheia de adrenalina e fortes emoções. "No sábado, 25, haverá ainda uma largada promocional, partindo às 19h do Recanto Thermas & Resort Park Hotel, na Av. Costa e Silva, 3.500, com passeio pela cidade de Foz do Iguaçu e depois de percorrer o interior da Itaipu Binacional, finalizando com um coquetel de abertura Transparaná 2014, às 21h".

A partir da segunda-feira (27), as duplas começam encarar dificuldades como lama, laços, travessia de rios, trechos com areia, estradas de lavoura e entre tantas outras. "Para terem sucesso, os pilotos precisam de muita disposição e os navegadores de atenção redobrada o tempo todo", avisa o diretor de prova. A largada será às 9h01, no Recanto Thermas & Resort Park Hotel.

Thiago Germano, presidente do Jeep Clube de Curitiba, ressalta a grande satisfação em fazer parte do evento. "O momento representa parte da história brasileira, pois o Transparaná é uma das mais antigas provas de rally de regularidade. É muito bacana ver a evolução e o rumo que o Transparaná tomou, vendo nossos arquivos fotográficos e ouvindo o depoimento dos competidores ao longo das suas edições", orgulha-se.

"O Transparaná hoje é a história do Jeep Clube de Curitiba, ambos cresceram juntos, e a cada gestão foi feito de uma maneira diferente e passando por cidades diferentes. Além disso, com o Transparaná, estreitamos os laços com muitos Jeep Clubes do estado, aumentando a união entre os jipeiros e cultivando novas amizades. Por onde o Transparaná passa trazemos à tona a emoção das pessoas, o sorriso e a felicidade das crianças em ver os Jipes largando e chegando", complementa Germano, que está quase em seu segundo mandato na entidade.

Ao todo serão cerca de 1.500 quilômetros percorridos por competidores de todo o país, divididos em quatro categorias: Master, Graduados, Jeep e Junior, sem contar a categoria Adventure.

A largada será em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e a chegada no litoral paranaense, após seis dias de prova, passando por diversas cidades do estado, como Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Ponta Grossa e Curitiba. Na capital, o primeiro veículo chega às 15 horas do dia 31 (sexta), e sai no dia seguinte, às 9h01. O primeiro competidor deve aparecer em Guaratuba também por volta das 15 horas. A premiação será às 20 horas.

O Transparaná Troller 2014 tem como patrocínio Ouro a Troller, Prata a Acassius Gráfica e Dispauto Auto Peças, Bronze a Trilha Eurocar, Ekron Off Road, Off Shox Amortecedores Especiais, Mamute Off Road, Itaipu Binacional, Klein e apoio do Recanto Thermas & Resort Park Hotel, Secretaria do Turismo do Paraná, Barracão do Jeep, Santa Paula Hotel, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Jeep Club 4x4 de Foz do Iguaçu. Supervisão da Confederação Paranaense de Automobilismo, realização do Jeep Club de Curitiba e do Mundo Nav. Mais informações www.transparana.com.br.

Local do Super Prime:

Terminal Turístico Três Lagoas
Final da Avenida João Riccieri Maran, s/n - Três Lagoas - Foz do Iguaçu/PR
Horário de visitação: diariamente das 8h às 20 horas
Disponibilidade de espaço para camping.
Não há cobrança de ingressos.

Programação do Transparaná Troller 2014

24 de janeiro, sexta-feira
14h às 20h - Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

25 de janeiro, sábado
09h às 14h - Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

19h - Largada Promocional pontos turísticos de Foz do Iguaçu
Saída: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500
21h - Coquetel Abertura Transparaná 2014

26 de janeiro, domingo
09h - Abertura do Parque Fechado
09h45 - Fechamento Parque Fechado
10h - Super Prime - ao vivo pela TV Educativa
Local: Terminal Turístico Três Lagoas
Final da Avenida João Riccieri Maran, s/n - Três Lagoas - Foz do Iguaçu/PR
12h - Resultado oficial Super Prime
18h - Briefing Geral e 1º dia prova
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

Etapa 1 - 27 de janeiro, segunda-feira
Foz do Iguaçu a Cascavel (PR)
9h - Largada: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500 - Foz do Iguaçu/PR
15h - Chegada: Posto Maçarico - Avenida Brasil, 5276 - Cascavel/PR

Etapa 2 - 28 de janeiro, terça-feira
Cascavel a Campo Mourão (PR)
9h - Largada: Posto Maçarico - Avenida Brasil, 5276 - Cascavel/PR
15h - Chegada: Praça Getúlio Vargas
Rua Narcísio José Borges - Campo Mourão/PR

Etapa 3 - 29 de janeiro, quarta-feira
Campo Mourão a Ivaiporã (PR)
9h - Largada: Praça Getúlio Vargas
Rua Narcísio José Borges - Campo Mourão/PR
15h - Chegada: Lago Jardim Botânico
Rua Aparício Bittencourt Nº960 - Ivaiporã/PR

Etapa 4 - 30 de janeiro, quinta-feira
Ivaiporã a Ponta Grossa (PR)
9h - Largada: Lago Jardim Botânico
Rua Aparício Bittencourt Nº960 - Ivaiporã/PR
15h - Chegada: Parque Ambiental Governador Manoel Ribas
Rua Lúcio Alves da Silva

Etapa 5 - 31 de janeiro, sexta-feira
Ponta Grossa a Curitiba (PR)
9h - Largada: Parque Ambiental Governador Manoel Ribas
Rua Lúcio Alves da Silva
15h - Chegada: TAJ Bar
Rua Bispo Dom José (Av Batel) - Curitiba/PR

Etapa 6 - 01 de fevereiro, sábado
Curitiba a Guaratuba (PR)
9h - Largada: Posto o Cupim 2 Rod. BR 376 , Km 640, sentido Joinville - Curitiba/PR
15h - Chegada: Beira Mar, Morro Cristo - Av. Atlântica - Guaratuba/PR



Assessoria de Imprensa do Transparaná Troller 2014:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Kartismo: Começa a temporada 2014 em Interlagos

ALTA ROTAÇÃO: Kartismo: Começa a temporada 2014 em Interlagos: Bruno e Rodrigo Baptista foram promovidos para a categoria Graduados Começa neste final de semana (25 e 26/1) a temporada 2014 do karti...

Kartismo: Começa a temporada 2014 em Interlagos

Bruno e Rodrigo Baptista foram promovidos para a categoria Graduados

Começa neste final de semana (25 e 26/1) a temporada 2014 do kartismo, com a realização no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, da primeira rodada dupla do Campeonato Paulista de Kart e a 14ª edição do Super Kart Brasil, que disputará o IV Troféu Gustavo Sondermann. Está prevista a participação de cerca de 150 kartistas de todo o país.


Um dos maiores eventos do esporte a motor brasileiro, o SKB reúne os melhores kartistas brasileiros com os melhores equipamentos, para se confrontarem em quatro baterias no sábado e no domingo. É neste clima de festa e ao mesmo tempo acirradas disputas que os primos Bruno e Rodrigo Baptista vão estrear na categoria Graduados, a principal da modalidade, que abriga dezenas de competidores com mais de cinco anos de experiência - alguns com mais de 10 anos de experiência - e com diversos títulos nacionais e internacionais.

"Não é porque venho da categoria Novatos e tenho só duas temporadas de experiência que vou me intimidar e me satisfazer em andar atrás. Quero brigar de igual pra igual com os mais experientes e vou entrar na briga pelo pódio, como sempre fiz", avisa Bruno, bicampeão do Grande Prêmio Nacional RBC de Kart, Vice-Campeão da Copa São Paulo Light de Kart e terceiro nos Campeonatos Brasileiro e Paulista.

Rodrigo Baptista também está otimista para o ano, mas encara a abertura do campeonato com cautela, em virtude da falta de treinos de pré-temporada. "Como eu estava viajando, vou começar a testar nosso equipamento apenas agora na véspera das corridas. Vamos andar com chassi Mini e motor preparado pelo Tibola, no esquema técnico da Nelsinho Competições. Então, de equipamento estamos bem, só preciso ‘desenferrujar’!", ressalta.

"Todo o equipamento dos meninos é de primeira e até a hora da primeira corrida os chassis e motores estarão perfeitamente ajustados. Depois, vai ser a disputa do ímpeto dos jovens com a técnica dos grandes pilotos da modalidade. Acho que eles terão condições de andar bem e, principalmente, aprender mais ainda com a experiência dos grandes campeões", aponta Marcelo Piedade, ‘coach’ de Bruno e Rodrigo Piedade.

A programação em Interlagos começa na quinta e sexta-feira (dias 23 e 24) com os treinos livres. No sábado e domingo (25 e 26), acontecem o treino classificatório e as corridas.

Confira a programação:

Quinta e Sexta-Feira (23 e 24/1)
Treinos Livres
1º Treino / 2º Treino
Cadete 08:00 - 08:35 / 12:55 - 13:30
Jr Menor 08:35 - 09:10 / 13:30 - 14:05
Júnior 09:10 - 09:45 / 14:05 - 14:40
Graduados 09:45 - 10:20 / 14:40 - 15:15
Sprinter 10:20 - 10:55 / 15:15 - 15:50
Super Cadete 10:55 - 11:30 / 15:50 - 16:25
Shifter (KZ / KZ2) 11:30 - 12:05 / 16:25 - 17:00
Senior / Super Senior 10:20 - 10:55 / 17:00 - 17:35
Vintage Karts 12:05 - 12:30

Sábado e Domingo (25 e 26/1)

Classificações e Provas:
Tomada de Tempo
Cadete 08:00 - 08:05
Jr. Menor 08:15 - 08:20
Junior 08:30 - 08:35
Graduados 08:45 - 08:50
Senior / Sup.Senior 09:00 - 09:05
Sup.Cadete 09:15 - 09:20
Sprinter 09:30 - 09:35
Shifter / KZ / KZ2 09:45 - 09:50
Só domingo - Vintage Karts 09:55 - 10:10
1ª Prova do dia
10h15 - Cadete
Demais categorias, abastecimento e prova na sequência de tomada de tempo.


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Luiz Pinheiro