segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Stock: Rafa Matos e Felipe Lapenna vivem expectati...

ALTA ROTAÇÃO: Stock: Rafa Matos e Felipe Lapenna vivem expectati...: Pilotos da equipe Hot Car participam dos treinos coletivos nesta terça e quarta na pista paranaense A principal categoria do automobili...

Stock: Rafa Matos e Felipe Lapenna vivem expectativa para testar novos câmbio e pneus em Curitiba

Pilotos da equipe Hot Car participam dos treinos coletivos nesta terça e quarta na pista paranaense

A principal categoria do automobilismo nacional volta a acelerar esta semana, durante dois dias de treinos coletivos no Paraná. Nesta terça e quarta (25 e 26), os pilotos e equipes estarão no autódromo internacional de Curitiba, em Pinhais, visando os preparativos para a etapa de abertura, no dia 23 de março, em Interlagos (SP).


A maior expectativa é para os testes com os novos pneus e o câmbio eletrônico. Na equipe Hot Car Competições (Bardahl), a dupla Rafa Matos e Felipe Lapenna já está na contagem regressiva.

O novo câmbio eletrônico chega para tornar os carros da Stock Car ainda mais modernos e acredita-se que será importante em termos de manutenção, pois ele não permite erro no giro do motor na hora da troca de marchas, evitando maiores desgastes. Outra vantagem apontada está na área de segurança, já que agora os pilotos não precisarão mais tirar uma das mãos do volante para mudar as marchas. As aletas (ou borboletas) estarão atrás da direção e serão responsáveis pelas trocas de marchas.

Já os pneus, fabricados pela Pirelli, terão nova especificação para pista seca (305/660-18 no lugar da medida 285/645-18, que prevalece nos pneus de chuva). Eles serão mais largos e altos, com mais borracha na banda de rodagem, para suportar as mudanças nas corridas em 2014, já que a maioria das etapas será dupla, com duas corridas, sendo uma de 40 minutos, mais uma volta, e outra de 20 minutos, mais uma volta.

Décimo terceiro colocado na temporada passada, quando fez seu primeiro ano completo na categoria, Matos acredita que a mudança dos pneus irá nivelar todas as equipes, o que deve gerar mais competitividade. Ele também vê com bons olhos a modificação do câmbio.

"Minha expectativa para os treinos é excelente. Acredito que este novo pneu vai mexer com a categoria e nivelar todas as equipes. O pneu deve mudar a atitude do carro e algumas modificações devem acontecer no acerto básico", relatou o mineiro, ex-piloto da Fórmula Indy.

"Já o câmbio vai afetar não só a performance, mas também a dirigibilidade do carro, conforto e segurança. Estou bem empolgado com todas as mudanças. São todas muito positivas, em todos os sentidos. Espero que sejam dois dias de testes bem produtivos, para que possamos desenvolver o carro o máximo possível", completou Matos, piloto do carro #2.

Lapenna vai acelerar pela primeira vez pela Hot Car. O piloto também parte para a sua segunda temporada na Stock e este ano vai usar um novo número em seu carro: 110. "Fui campeão brasileiro e paulista de kart com este número e este ano vou voltar a usa-lo", contou o piloto paulista.

"Estou bastante ansioso para o teste, para ver como será a reação do carro com o novo pneu e também testar o novo câmbio. Teremos tempo para trabalhar com calma, testar várias coisas e começar o meu entrosamento com a equipe. Estou na contagem regressiva e muito animado para esta temporada", destacou Lapenna.

Amadeu Rodrigues, chefe da equipe Hot Car, também ressaltou a importância dos testes coletivos. "Estamos fazendo uma programação de vários testes, principalmente em relação aos pneus novos, que são de medidas e construção diferentes, teremos que entender bem esse novo pneu e teremos dois dias para fazer este trabalho", disse.

"O câmbio, com o novo sistema de troca de marchas Paddle Shift, é mais uma novidade que precisamos testar e temos que andar bastante para ver se não teremos nenhum problema", comentou.

"Também temos algumas alterações nos freios, que com certeza evoluirão, principalmente na parte da refrigeração, o que era um problema que as equipes enfrentavam", contou o comandante do time.

Chico Serra e Felipe Maluhy nos boxes

Os trabalhos da equipe em Curitiba também serão acompanhados pelo tricampeão Chico Serra e Felipe Maluhy, que vão disputar a 1ª etapa na Hot Car, correndo em dupla com Lapenna e Matos, respectivamente. "Apesar de não poderem testar, o Chico e o Maluhy estarão atentos ao acerto dos carros, começando o entrosamento com o time", finalizou Rodrigues.

Na torcida pelo heptacampeão da F-1 Michael Schumacher

Como todos os fãs do automobilismo mundial, a equipe Hot Car e seus pilotos também estão na torcida pela recuperação de Michael Schumacher, que sofreu um acidente quando esquiava no final de dezembro. Os carros de Matos e Lapenna levarão durante os treinos em Curitiba um adesivo especial escrito: "Força, Schumi".

Veja a programação para os treinos coletivos em Curitiba:

Terça-feira, dia 25
08h55 - 09h05 - Shake-down*
09h15 - 10h45 - 1º Treino* - Grupo "A"
10h55 - 12h25 - 1º Treino* - Grupo "B"
14h15 - 15h45 - 2º Treino - Grupo "A"
15h55 - 17h25 - 2º Treino - Grupo "B"
* Com pneus da temporada 2013

Quarta-feira, dia 26
07h30 - 09h00 - 3º Treino - Grupo "A"
09h05 - 10h35 - 3º Treino - Grupo "B"
12h25 - 13h55 - 4º Treino - Grupo "A"
14h05 - 15h35 - 4º Treino - Grupo "B"

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Ativas, Symantec, Kaiobá e Belvitur.


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Foto: Vanderley Soares / Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Star Racing segue para treino coletivo do Brasilei...

ALTA ROTAÇÃO: Star Racing segue para treino coletivo do Brasilei...: Serão dois dias de testes, válidos pela pré temporada 2014, no Autódromo Internacional de Curitiba A 2ª temporada do Campeonato Brasile...

Star Racing segue para treino coletivo do Brasileiro de Turismo

Serão dois dias de testes, válidos pela pré temporada 2014, no Autódromo Internacional de Curitiba

A 2ª temporada do Campeonato Brasileiro de Turismo terá sua 1ª etapa disputada em março, no final de semana do dia 23, no Autódromo de Interlagos. No entanto, a Equipe J.Star Racing e seus pilotos, Fernando Fortes #32 e Rodrigo Pimenta #7, terão um primeiro contato em pista para realizar os testes e ajustes nos veículos de competição já nesta terça e quarta-feira, dias 25 e 26 de fevereiro, no Autódromo Internacional de Curitiba, das 7h15 às 17h15.


O Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria formadora de pilotos para a Stock Car, tem várias novidades para o ano. A primeira é o calendário, que terá oito rodadas, todas junto com a principal categoria do automobilismo nacional, inclusive na etapa da Corrida do Milhão. Destas oito, quatro serão duplas, com corridas no sábado e no domingo, o que eleva o número de provas de oito para 12 durante o ano. A transmissão será pela Rede TV!.

Outro ponto novo é que as equipes terão direito a realizar três treinos livres durante a temporada, sendo que essas sessões ajudarão os pilotos a conhecerem melhor os carros, a ganharem mais quilometragem na pista e na formação.

A primeira etapa, em São Paulo/SP, depois o calendário contemplará também as cidades de Santa Cruz do Sul/RS, Goiânia/GO, Curitiba/PR, Nova Santa Rita/RS, Cascavel/PR, e, ainda, está sendo confirmado o local da 4ª etapa, no dia 03 de agosto. O encerramento do campeonato será em Viamão/RS, no dia 02 de novembro.

A equipe J.Star Racing conta com patrocínio da IPQ Instituto de Psiquiatria, Schahin, PPR, DMP Sistemas, MADIS, Yuny, AC Delco, Constructiva Engenharia, Malas Cruzeiro, Atua Construtora, Colonial Rodas, Benfica e Motul Óleos Lubrificantes.

Programação treinos coletivos:

Terça-feira, 25 de fevereiro
07h15 - 08h45 - 1º Treino - Camp. Brasileiro de Turismo
08h55 - 09h05 - Shake-down (pneu de 2013) Stock Car
09h15 - 10h45 - 1º Treino - Grupo "A" (pneu de 2013) Stock Car
10h55 - 12h25 - 1º Treino - Grupo "B" (pneu de 2013) Stock Car
12h35 - 14h05 - 2º Treino - Camp. Brasileiro de Turismo
14h15 - 15h45 - 2º Treino - Grupo "A" (pneu de 2014) Stock Car
15h55 - 17h25 - 2º Treino - Grupo "B" (pneu de 2014) Stock Car

Quarta-feira, 26 de fevereiro
07h30 - 09h00 - 3º Treino - Grupo "A" (pneu de 2014) Stock Car
09h05 - 10h35 - 3º Treino - Grupo "B" (pneu de 2014) Stock Car
10h45 - 12h15 - 3º Treino - Camp. Brasileiro de Turismo
12h25 - 13h55 - 4º Treino - Grupo "A" (pneu de 2014) Stock Car
14h05 - 15h35 - 4º Treino - Grupo "B" (pneu de 2014) Stock Car
15h45 - 17h15 - 4º Treino - Camp. Brasileiro de Turismo

Calendários Campeonato Brasileiro de Turismo:

Treino Coletivo - 25 e 26 de fevereiro - Curitiba/PR
Etapa 1 - 23 de março - Interlagos/SP (rodada dupla)
Etapa 2 - 13 de abril - Santa Cruz do Sul/RS
Etapa 3 - 27 de abril - Goiânia/GO (rodada dupla)
Etapa 4 - 03 de agosto - a definir - Corrida do Milhão (Stock Car)
Etapa 5 - 17 de agosto - Cascavel/PR (rodada dupla)
Etapa 6 - 31 de agosto - Nova Santa Rita/RS
Etapa 7 - 14 de setembro - Curitiba/PR (rodada dupla)
Etapa 8 - 02 de novembro - Tarumã/RS




Assessoria de Imprensa Equipe J.Star Racing:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos: Luciano Santos/SigCom