terça-feira, 11 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Copa do Mundo de Rally Cross Country 2014: Reinald...

ALTA ROTAÇÃO: Copa do Mundo de Rally Cross Country 2014: Reinald...: Brasileiros estão na vice-liderança do certame mundial e irão disputar prova na Itália que venceram no ano passado. O bicampeão mundial...

Copa do Mundo de Rally Cross Country 2014: Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin vão atrás da liderança

Brasileiros estão na vice-liderança do certame mundial e irão disputar prova na Itália que venceram no ano passado.

O bicampeão mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors), ao lado de seu navegador Gustavo Gugelmin já está na província de Pordenone, nordeste da Itália, onde irão continuar a sua caminhada para assumir a liderança da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country 2014. De 14 a 16 de março será realizada a 21 ª edição do Baja Itália, segunda etapa do certame onde a dupla brasileira ocupa a vice-liderança na categoria T1.1.


"Vamos tentar pontuar bem novamente, sempre subindo no pódio. Mas temos experiência para lutar pela vitória e ficar brigando pelo título novamente", confia Reinaldo Varela, que conquistou seu primeiro título mundial em 2001, que repetiu em 2012.

No mês passado os brasileiros tiveram um excelente desempenho na abertura do Mundial, quando conquistaram a segunda colocação no Baja Rússia, em sua estreia correndo na neve e usando pneus com travas. "Saímos da neve, onde não tínhamos experiência, e vamos para um terreno mais confortável para nós. Já é uma prova que corri algumas vezes e conheço as suas características", confia Varela, que no ano passado venceu a prova italiana na Geral e em sua categoria.

A prova originalmente iria de desenvolver nas belas paisagens oferecidas pelos típicos solos secos dos rios Meduna, Cosa e Tagliamento, e no salto perto de Rauscedo, onde geralmente os fãs lotam a área. A abertura do evento será na sexta-feira com a Super Especial de 9,20 kms, entre Cordenons e Zoppola. Mas pesadas chuvas que caíram durante dois meses obrigaram os organizadores a mudar o traçado original, que não vai mais atravessar os rios Cosa e Tagliamento, mas será dividido em duas Especiais seletivas, que serão repetidas cinco vezes.


No sábado, a Especial ‘Páscoa’, com 44 km entre Cordenons e Tauriano, e ‘Cosa’, com 19 km entre o rio Cosa e a Ponte della Delizia, contará com três passagens. No domingo, os participantes terão que enfrentar na direção oposta as Especiais ‘Valvasone’, com 19 km de Ponte della Delizia até o rio Cosa, e ‘Mosaico’, 44 km de Tauriano para Cordenons.

"Vamos percorrer leito de rio seco, com muito pedregulho redondo, que torna a dirigibilidade difícil, pois o piso é muito escorregadio. Mas eu me adapto bem a esta condição, pois já corri muito na América do Sul nesta situação", avalia o experiente piloto, com 330 provas de Rally em seu currículo.

Está confirmada a participação de 55 duplas, vindas de 21 países diferentes e três continentes (Europa, Ásia e América do Sul). Do Brasil, os únicos participantes são o paulista Varela e o catarinense Gugelmin. O bicampeão mundial de Rally Miki Biasion vai participar na classe T1 navegado pelo experiente Rudy Briani, com uma Mitsubishi L200 preparada pela Ralliart Itália e será um obstáculo para Reinaldo Varela vencer o Baja Itália na Geral pelo segundo ano consecutivo.

Primeiros na classificação da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country - categoria T1.1:
1) Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita) / Timo Gottschalk (Alemanha)
2) Reinaldo Varela (Brasil) / Gustavo Gugelmin (Brasil)
3) Marek Dabrowski (Polônia) / Jacek Czachor (Polônia)


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: F-Truck e F-1 dividem data e incert...

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: F-Truck e F-1 dividem data e incert...: Assim como a principal categoria do automobilismo mundial, a categoria dos caminhões passou por mudanças significativas em seu regulamento,...

Automobilismo: F-Truck e F-1 dividem data e incertezas

Assim como a principal categoria do automobilismo mundial, a categoria dos caminhões passou por mudanças significativas em seu regulamento, que eliminaram a possibilidade de apontar favoritos e levam as equipes para a primeira prova do ano em clima de laboratório


Apesar de serem muito diferentes tecnicamente, a Fórmula Truck brasileira e a Fórmula 1 terão um denominador comum neste fim de semana (14 a 16/3), quando começa para ambas a temporada de 2014. Isso porque, pilotos e equipes das duas categorias passarão por experiências semelhantes nas provas que marcam a abertura do próximo campeonato - a F1 corre na Austrália, em Melbourne, enquanto a F-Truck viaja até Caruaru, no estado de Pernambuco.

E são as mudanças implementadas nos regulamentos técnicos das duas categorias que as aproximam neste momento. Enquanto a F-1 passa pela transição dos motores V8 aspirados para os propulsores V6 Turbo com sistemas de recuperação de energia, na F-Truck os times terão de lidar com a retirada obrigatória dos catalisadores de escapamento - sem, no entanto, ter de abrir mão dos índices restritos de emissão de fumaça.

"Ninguém sabe ao certo como vai ser essa etapa. Uma certeza é que os caminhões ficarão mais lentos, de dois a quatro segundos por volta", avalia Djalma Fogaça, chefe da equipe DF Racing Fans, que abre a temporada com David Muffato e Raijan Mascarello no comando dos caminhões. "Para andar sem catalisador, é preciso injetar menos óleo nos motores e, consequentemente, diminuir a potência deles. Isso vai diminuir significativamente o número de quebras na categoria e, também por isso, fica praticamente impossível apontar um favorito", explica Fogaça.

A compensação por essa redução de potência virá de outras áreas do caminhão. Na DF Racing Fans, o time trabalha para reduzir o peso dos modelos Ford Cargo usados por seus pilotos. Mas o ponto de equilíbrio entre o limite de potência sem expelir fumaça ainda segue como um segredo a ser desvendado.

"Só durante o fim de semana em Caruaru é que teremos a real percepção de nosso atual estágio de desenvolvimento. Temos um caminhão extremamente confiável, mas agora teremos de trabalhar muito em cima dele para nos manter competitivos", disse Fogaça, lembrando que sua equipe completou nove das dez etapas disputadas na F-Truck na temporada passada.

"Algumas equipes certamente estarão muito fortes, como é o caso da Volkswagen/MAN. A marca usa realmente a F-Truck como plataforma de marketing e desenvolvimento e, por isso, investe nos caminhões de corrida. Mas apontar quem sai na frente na briga pelo título é impossível. Todo mundo vai melhorar muito ao longo do ano", finalizou Djalma Fogaça.

Os treinos para a primeira etapa do ano na Fórmula Truck começam na sexta-feira. Assim como na Fórmula 1, sábado será dia de definição do grid de largada e, no domingo, acontece a corrida que abre o campeonato.


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Rodrigo Ruiz

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Campos diz que troca de pilotos pode se...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Campos diz que troca de pilotos pode se...: Estimativa é que procedimento leve até 40 segundos na abertura da temporada em Interlagos Ao mesmo tempo em que proporcionará uma a...

Stock Car: Campos diz que troca de pilotos pode ser decisiva

Estimativa é que procedimento leve até 40 segundos na abertura da temporada em Interlagos



Ao mesmo tempo em que proporcionará uma atração adicional ao público nas arquibancadas e aos espectadores diante da tevê, a troca de pilotos poderá até decidir a abertura da temporada da Stock Car no próximo dia 23 em Interlagos, segundo a avaliação do paranaense Júlio Campos. O piloto da Prati-Mico's Racing aprovou o regulamento divulgado nesta semana pela CBA, mas chamou a atenção para um procedimento inédito em mais de 30 anos de existência da categoria.

Dono da pole na corrida que inaugurou o calendário de 2013 no circuito paulistano, Campos lembrou que poucas equipes treinaram o procedimento e que a própria Prati-Mico's Racing, engolfada pelos problemas com o novo câmbio selecionado por borboleta nos recentes testes em Curitiba, ainda terá de se exercitar já na semana da prova em Interlagos. "Os cálculos preliminares indicam que a substituição do piloto levará em torno de 40 segundos. Mas, dependendo da agilidade, a operação poderá ser cinco segundos mais ou menos rápida. E essa diferença pode decidir uma corrida", observa.

O sistema de pontos também mereceu elogios de Campos. Pelo caráter especial da estreia, apenas os 12 primeiros colocados pontuarão - 12 pontos para o vencedor até 1 para o 12º. Nas nove rodadas duplas - haverá ainda mais duas provas simples nos circuitos urbanos de Salvador e Ribeirão Preto -, a primeira bateria, mais longa e com o grid definido pelas tomadas classificatórias, distribuirá a mesma pontuação utilizada no ano passado - 24 pontos para o vencedor, quatro a mais que o segundo, e seguindo ponto a ponto até o 20º colocado. O complemento, com apenas metade dos 40 minutos da anterior, premiará os 14 melhores - 15 para o primeiro, 13 para o segundo e seguindo até o 14º.

"Acho justo que a pontuação da prova mais longa seja maior, porque a ordem de largada será conhecida pelo qualifying. Na segunda, com o grid invertido e apenas 20 minutos de duração, é muito mais fácil que o piloto que terminou a primeira em 10º e saia na pole consiga a vitória", justificou Campos. Em Interlagos, ele receberá a parceria e o reforço do experiente Fábio Carbone, grande rival de Felipe Massa na Fórmula Chevrolet em 1999 e vice na conquista daquele título do atual piloto da Williams. "Carbone conhece bem esse sistema de troca de pilotos dos seus tempos na Super GT no Japão e sua experiência será muito útil para nós."

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Foto: Wanderley Soares/MF2

ALTA ROTAÇÃO: GP2: Negrão estreia na Arden na abertura da pré-te...

ALTA ROTAÇÃO: GP2: Negrão estreia na Arden na abertura da pré-te...: Campineiro e Felipe Nasr defendem o Brasil na divisão de acesso à Fórmula 1 A Fórmula GP2 abre nesta terça-feira em Abu Dhabi a pré...

GP2: Negrão estreia na Arden na abertura da pré-temporada

Campineiro e Felipe Nasr defendem o Brasil na divisão de acesso à Fórmula 1



A Fórmula GP2 abre nesta terça-feira em Abu Dhabi a pré-temporada de testes de 2014 com diversas novidades na formação das 13 equipes. Uma delas é a estreia do campineiro André Negrão pela Arden Internacional, um dos nomes mais tradicionais da categoria. Depois de testar por três times no final do ano passado, Negrão surpreendeu ao anunciar em fevereiro o acordo com a mesma equipe por onde passaram Bruno Senna (2007) e Luiz Razia (2012). Entre os veteranos que se mantiveram, o brasiliense Felipe Nasr - oficializado na semana passada como reserva da Williams na Fórmula 1 - cumprirá seu terceiro campeonato e o segundo pela Carlin.

Os três dias de ensaios no circuito de Yas Marina, um dos mais recentes incorporados ao calendário internacional, darão a Negrão a primeira oportunidade de conhecer não apenas o modo de trabalhar da equipe fundada por Christian Horner, atual dirigente máximo da Red Bull na Fórmula 1, como também o belo mas de certa forma monótono traçado e os pneus utilizados pela GP2. Nesta bateria inicial de ensaios, cada piloto terá cinco jogos de compostos médios e dois supermacios. "Entender o funcionamento dos pneus deve der uma das partes mais difíceis do trabalho. Eles são iguais aos da Fórmula 1, mas não temos as mesmas possibilidades de ajustes na aerodinâmica e de acerto que facilitem as coisas para nós", lembra.

Os testes serão importantes também para equipes e pilotos começarem a se familiarizar com uma importante mudança no regulamento. A partir de agora, a exemplo do que já ocorre na Fórmula 1, os pilotos terão obrigatoriamente de utilizar os dois tipos de compostos na corrida de sábado - a mais longa da rodada dupla do fim de semana. Com isso, a estratégia ganhará peso ainda mais acentuado. Outra alteração veio de encontro a uma antiga reivindicação dos novatos desde o nascimento da GP2 em 2005 - o aumento do tempo de pista. Os treinos livres da sexta-feira foram ampliados de 30 para 45 minutos. "Para quem está chegando agora, esses 15 minutos a mais farão alguma diferença", aplaude Negrão.

Ao todo, serão seis horas de pista aberta em cada um dos três dias em Abu Dhabi. Os preparativos para a inauguração do calendário serão encerrados ainda neste mês no Bahrein, onde as equipes treinarão entre os dias 19 e 21. O autódromo do Sakhir sediará as duas primeiras etapas de 4 a 6 de abril.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Foto: Paolo Pellegrini/MF2

ALTA ROTAÇÃO: STOCK: VALDENO BRITO FORMA DUPLA COM HOLANDÊS CAMP...

ALTA ROTAÇÃO: STOCK: VALDENO BRITO FORMA DUPLA COM HOLANDÊS CAMP...: Shell Racing anuncia como dupla de Valdeno Brito o holandês Jeroen Bleekemolen, que será um dos mais experientes em categorias internaciona...

STOCK: VALDENO BRITO FORMA DUPLA COM HOLANDÊS CAMPEÃO EM LE MANS E BICAMPEÃO DA PORSCHE SUPERCUP

Shell Racing anuncia como dupla de Valdeno Brito o holandês Jeroen Bleekemolen, que será um dos mais experientes em categorias internacionais: ao todo, mais de 20, incluindo uma vitória em Le Mans e Porsche Supercup, na qual é bicampeão da categoria preliminar da F-1


Mais um experiente piloto de currículo internacional foi confirmado hoje para participação especial na abertura da temporada da Stock Car, que será disputada em duplas no próximo dia 23, em Interlagos. A Shell Racing anunciou como dupla de Valdeno Brito o holandês Jeroen Bleekemolen, bicampeão mundial da Porsche Supercup, categoria preliminar da F-1.

Além da experiência neste campeonato bastante competitivo, Bleekemolen acumula participação em mais de 20 categorias internacionais, tais como A1GP, F3, AMLS, FIA GT, DTM, V8 Australiana e 24 Horas de Le Mans, lendária corrida de longa duração na qual ele foi campeão em 2008 pela LMP2.

"Fiquei muito contente com o convite da Shell Racing para competir na Stock Car, categoria bastante profissional e competitiva e que acompanho nos últimos anos. Sempre tive vontade de participar da Stock e será ainda mais especial por ser uma prova em Interlagos, um circuito de tantas histórias e onde nunca corri", diz Bleekemolen.

A escolha foi destacada por Valdeno Brito, que foi companheiro de equipe do holandês em uma participação especial na Porsche Supercup na preliminar do GP da Bélgica de F-1 em 2009. O brasileiro foi um dos destaques: foi sétimo e melhor estreante, enquanto Bleekemolen venceu a prova.

"Naquela corrida em Spa, fiquei bastante impressionado com a velocidade dele, que é bicampeão mundial de uma categoria tão competitiva, como a Porsche Supercup, além de uma vitória em Le Mans, que é um sonho para qualquer piloto. Tenho certeza de que a experiência dele em diversas categorias internacionais vai ajudar para uma rápida adaptação ao carro da Stock Car", diz Valdeno.


Desta forma, a Shell Racing terá duas duplas com estrangeiros em Interlagos, já que Popó Bueno correrá com o argentino Gabriel Ponce de León, tricampeão da TC-2000. "Temos certeza de que vamos estar competitivos com os dois carros, tendo dois pilotos convidados com muita experiência em categorias de grande nível internacional. Estamos também fazendo nossa parte na oficina da AMattheis treinando pit stops já que a parada também terá um papel fundamental nesta corrida de Interlagos", diz Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

Além da troca de pilotos, a parada no box também terá troca de pneus e reabastecimento de Shell V-Power Etanol, combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todas as equipes. Os treinos serão disputados a partir da sexta, dia 20. A corrida será no domingo com transmissão ao vivo pela TV Globo dentro do Esporte Espetacular.

RF1 Jornalismo

Fotos: Rafael Gagliano/Hyset/RF1 / divulgação