domingo, 22 de fevereiro de 2015

Mundial de Rally: Brasileiros Varela/Gugelmin sobem no pódio na Rússia

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin terminaram em terceiro a etapa de abertura da Copa Mundial de Rally Cross Country.

A dupla brasileira Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) começou bem a Copa do Mundo de Rally Cross Country. Campeões mundiais da modalidade em 2012, eles terminaram o Baja Rússia - Floresta do Norte, etapa de abertura do certame disputada sob intenso frio no último final de semana (21 e 22/2), subindo ao pódio na terceira colocação pelo segundo ano consecutivo.


"Correr na neve tem muito macete. Só quem foi criado no gelo tem esta experiência. Nossa dificuldade foi a grande quantidade de neve e temos muito o que aprender a pilotar com sensação térmica de 15 graus negativos. Então, acho que foi muito bom, um resultado excelente fora de nossa praia em um mundial tão longo e exigente", comentou o piloto Reinaldo Varela, que conquistou o seu primeiro título mundial em 2001.

A vitória ficou com os finlandeses Tapio Suominen/Toni Nasman (Toyota Hilux), que fizeram os 325,59 km de Especiais na República de Karelia (Rússia) em 3h37min10s, deixando os russos Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltson (Mini All4 Racing), atuais campeões mundiais, a 1min07s. Única dupla do Continente Americano inscrita na exigente prova, Varela/Gugelmin (Toyota Hilux) ficaram a 7min17s dos vencedores.


"A Especial hoje (domingo) estava mais lisa, porque passaram a máquina de gelo em todo o percurso. Então, tivemos que andar com muita concentração e tomr muita cautela para nos manter no resultado. Da metade em diante o carro não parava nas curvas fechadas e estreitas, era o tempo todo tomando bastante cuidado para não ficar fora do rally. E isto porque a preparação feita pela Overdrive em nosso carro estava muito boa para esse piso, não tivemos nenhum problema técnico", explicou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.

Segunda etapa da Copa do Mundo de Rally Cross Country, o Abu Dhabi Desert Challenge será realizado de 27 de março a 2 de abril.

O resultado da 1ª etapa do Mundial de Cross Country foi:

1)         Tapio Suominen/Toni Nasman (Finlândia), Toyota Hilux, 3h37min10s;
2)         Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltson (Rússia), Mini All4 Racing, a 1min07s;
3)         Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Brasil), Toyota Hilux, a 7min17s;
4)         Miroslav Zapletal (Rep. Checa)/Maciej Marton (Polônia), H3 Evo 7, a 12min01s;
5)         Erik Van Loon/Wouter Rosegaar (Holanda), Mini All4 Racing, a 13min28s;
6)         Andrey Novikov/Vladimir Novikov (Rússia), G-Force Proto, a 15min52s;
7)         Evgeniy Firsov/Vadim Filatov (Rússia), Nissan Datsun, a 26min45s;
8)         Yuriy Sazonov/Arslan Sakhimov (Casaquistão), Hummer H3 Evo, 35min26s;
9)         Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Polônia), Toyota Hilux, a 40min41s;
10)       Dmitriy Filonets/Andrey Russov (Casaquistão), Toyota H3 Evo, a 41min49s.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o patrocínio de Divino Fogão e apoios de Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Marian Chytka

Homestead Miami 200: Primos Baptista largam em terceiro nos EUA

Vice-líder do Campeonato Brasileiro de F-3 e o Campeão Sul-americano de F-4 vão fazer dupla em prova de Endurance

Os jovens pilotos Rodrigo e Bruno Baptista vão largar da terceira posição na categoria MP-1B nas 200 Milhas de Homestead, prova de Endurance que será disputada neste domingo (22/2) em Miami, na Flórida (EUA), a partir das 16 horas (horário de Brasília).

Pilotando pela primeira vez um Aston Martin Vantage GT4, o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro de Fórmula 3 conseguiu um bom desempenho em sua estreia com carros fechados. "Foi bom. Estamos confiantes e vamos pra cima, apesar de que é uma corrida de quase três horas e não adianta só ser rápido, temos que ter uma boa estratégia", comentou Rodrigo Baptista, responsável pela classificação.
 
Bruno Baptista será o responsável pela largada
"Estamos bem felizes com a nossa performance neste início de aprendizado. Pilotar um carro de Turismo é totalmente diferente de Fórmula, na aceleração, pressão nos freios, ponto de freada ... Estamos nos adaptando e progredindo", assinalou Bruno Baptista, Campeão Sul-americano de Fórmula 4, que será responsável pela largada.

O Aston Martin Vantage GT4 da dupla brasileira está enquadrado na categoria MP-1B, para carros esportivos de produção com motores aspirados com mais de 3,6 litros, e terá como principais adversários Ferrari F430, Porsche GT3 Cup, BMW M3, Corvette, Camaro, Mustang, Impala, entre outros. "O nosso Aston Martin perde um pouco de reta e curvas em relação aos outros carros, mas é uma corrida de longa duração. Então, é só ter um pouco de tranquilidade e fazer a prova com calma", assegura Bruno.
 
Rodrigo Baptista foi responsável pela classificação
A Homestead 200 tem mais de 200 pilotos em 96 carros inscritos em 10 categorias (FP-1; MP-1A; MP-1B; MP-2A; MP-2B; MP-3A; MP-3B; MP-4A; MP-4B; MP-4C). O Homestead Miami Speedway normalmente recebe provas de Nascar e Fórmula Indy em seu circuito oval. No entanto, para provas de Endurance é usado o traçado misto de 3.589 metros, com mais de dez curvas.

Os mais seis mais rápidos da MP-1B no treino classificatório foram:

1)         07 - Manny Sanchez (EUA), Corvette, 1min24s685;
2)         10 - Adalberto Baptista/Marcel Visconde (Brasil), Ferrari F430, 1min25s760;
3)         12 - Rodrigo Baptista/Bruno Baptista (Brasil), Aston Martin Vantage GT4, 1min26s707;
4)         411 - Adam Yunis (EUA), Porsche GT3 Cup, 1min27s883;
5)         24 - Juan Vento/Frank Eiroa Jr (EUA), Corvette C5, 1min28s167;
6)         311 - Adam Kreysar (EUA), 1min28s919;

Bruno e Rodrigo Baptista vão se revezar no Aston Martin
Acompanhe a corrida pelo live timing em www.farausa.com

Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Rodrigo Ruiz