domingo, 23 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Sem limpador de para-brisa em corrida de chuva, Át...

ALTA ROTAÇÃO: Sem limpador de para-brisa em corrida de chuva, Át...: Pilotos da equipe Mobil Super aprovam inédita experiência em dupla A chuva embaralhou o cenário na primeira corrida em duplas da histór...

Sem limpador de para-brisa em corrida de chuva, Átila e Piquet ficam em sexto na Stock Car

Pilotos da equipe Mobil Super aprovam inédita experiência em dupla

A chuva embaralhou o cenário na primeira corrida em duplas da história da Stock Car. No caso do carro #51, o desafio foi ainda maior: uma pane no limpador de para-brisa comprometeu bastante a visibilidade durante a corrida em Interlagos, principalmente na primeira metade da prova.

Minutos antes da largada, a dúvida se instalou em todas as equipes. Os carros foram para o grid, na sua maioria, com pneus slicks. Mas a fina garoa apertou pouco antes da largada, forçando a equipe Mobil Super a recorrer aos pneus de chuva. A direção de prova determinou o início da corrida sob safety car.


Largando em sexto, Átila Abreu conservou a posição nas voltas iniciais sob bandeira verde. "Então voltamos a ter um problema que já aconteceu ano passado: o limpador de para-brisa falhando a 200 km/h. Sem ver direito precisava antecipar as freadas e fomos perdendo performance. Ainda bem que parou de chover depois, porque isso ia atrapalhar muito a vida do Nelsinho", disse o piloto sorocabano.

Apesar desta dificuldade, ele protagonizou uma das maiores salvadas da prova, esquivando o carro #51 dos carros de Rubens Barrichello e Denis Navarro, que haviam rodado após um choque.

"Como não enxergava na reta, vim por dentro e freiei bem antes. Rubinho me passou e acho que se emplolgou um pouco. Quando vi que tinha outro carro do lado dele, achei que podia dar uma confusão com o Navarro. Os dois rodaram e fiquei numa indecisão. No fim consegui escapar por pouco. Corrida com chuva assim poderia ter jogado fora pontos importantes ali", afirmou Átila.

Quando abriu a janela dos pit-stops, ele era o nono colocado. Com outros adversários parando e uma trégua na chuva, Átila aproveitou a pista livre à sua frente e entrou no box em terceiro lugar para entregar o carro a Piquet.

"O pit-stop foi ótimo", disse o piloto da Nascar e do Global Rallycross Championship. "O carro estava muito rápido logo que saí do box e isso me permitiu fazer ultrapassagens."

Piquet deixou os pits em nono no giro número 15 e avançou até quinto na volta 19. "Nossa aposta era que ia secar a pista, mas não foi o que aconteceu e o carro acabou perdendo performance depois. Tentei até o fim segurar o top-5, mas não deu para impedir a ultrapassagem na volta final. Fiz o que deu, mas não quis arriscar mais. O Átila conta comigo para pontos no campeonato e uma escapada de pista poderia atrapalhar a vida dele", disse Nelsinho.

O competidor da Stock Car fez uma avaliação positiva do sexto lugar, pensando na temporada. "No campeonato de pontos corridos precisa ser constante. Com as etapas em rodada dupla, isso é mais importante ainda. Então numa prova atípica, com chuva e cheia de estreantes é bem relevante sair com pontos no bolso."

Tanto Nelsinho quanto Átila elogiaram o formato do evento.

"Por todas as dificuldades que o esporte enfrenta no Brasil, ter a capacidade de juntar todos esses pilotos é uma prova muito legal. Acho importante para os pilotos de fora verem um pouco o automobilismo nacional. Acho que foi um resultado bom em termos do evento e espero que melhore ainda mais para o ano que vem", avaliou Piquet.

Indagado sobre voltar em 2015 ao lado do Átila, Nelsinho foi enfático. "Ganhar corrida eu gosto de ganhar em qualquer lugar, seja no Brasil, nos Estados Unidos ou na China. Então penso sim em voltar ano que vem e acho que foi muito boa minha decisão de aceitar o convite do Átila. A característica dele na pista faz a diferença."

A temporada da Stock Car terá sequência no próximo dia 13 de abril, com o retorno de Santa Cruz do Sul à principal categoria do automobilismo brasileiro. Será a primeira etapa da temporada com duas baterias, sendo a segunda corrida com o grid invertido nas 10 primeiras posições em relação à primeira.


Resultado, corrida (top-10)

1º) 88 Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico, (Vogel Motorsport), 52min56s982
2º) 77 Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen, (Shell Racing), a 5s903
3º) 80 Marcos Gomes/Mauro Giallombardo, (Schin Racing Team), a 10s804
4º) 73 Sergio Jimenez/Mark Winterbottom, (Voxx Racing Team), a 11s059
5º) 29 Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi, (Red Bull Racing), a 17s949
6º) 51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr, (Mobil Super Racing), a 18s710
7º) 0 Cacá Bueno/Juan Manuel Silva, (Red Bull Racing), a 18s935
8º) 25 Tuka Rocha/Craig Dolby, (RZ Motorsport), a 22s089
9º) 111 Rubens Barrichello/Augusto Farfus, (Full Time Competições), a 25s274
10º) 74 Popó Bueno/Gabriel Ponce de Léon, (Shell Racing), a 27s932

Classificação no campeonato (top10)

1º) 88 Felipe Fraga 12 pontos
2º) 77 Valdeno Brito 11
3º) 80 Marcos Gomes 10
4º) 73 Sergio Jimenez 9
5º) 29 Daniel Serra 8
6º) 51 Átila Abreu 7
7º) 0 Cacá Bueno 6
8º) 25 Tuka Rocha 5
9º) 111 Rubens Barrichello 4
10º) 74 Popó Bueno 3

Luis Ferrari
Fotos: Carsten Horst



ALTA ROTAÇÃO: Felipe Fraga estreia com vitória e recordes na Sto...

ALTA ROTAÇÃO: Felipe Fraga estreia com vitória e recordes na Sto...: Piloto do Tocantins se tornou hoje o mais jovem vencedor da categoria e também fez outro recorde: o de estrear e já vencer logo em sua prim...

Felipe Fraga estreia com vitória e recordes na Stock Car em SP na corrida em dupla com Sperafico

Piloto do Tocantins se tornou hoje o mais jovem vencedor da categoria e também fez outro recorde: o de estrear e já vencer logo em sua primeira corrida

O jovem piloto do estado do Tocantins, Felipe Fraga, fez história hoje em Interlagos ao se tornar o mais novo vencedor da história da Stock Car, com apenas 18 anos. A vitória também lhe rendeu outro recorde: o de vencer logo em sua primeira corrida na categoria, criada em 1979. Além do brilho do jovem tocantinense, o time contou com a importante experiência de Rodrigo Sperafico, sua dupla na prova de formato inédito disputada hoje em São Paulo com pista molhada, e também a rápida e eficiente parada da equipe Vogel.

"Foi um final de semana de sonho, incrível mesmo. Ontem, conquistei um lugar na primeira fila, ao lado do meu mentor, Cacá (Bueno). Já era um resultado fantástico, mas agora com a vitória ficou ainda mais inesquecível. Estou muito feliz com esta conquista em Interlagos. Fui com cautela na largada: não queria deixar a corrida escapar ali. A chuva complicou para todos, mas depois a pista foi melhorando e a Vogel me entregou um carro excepcional. Consegui ultrapassar todos no começo, menos o Cacá, que já tinha parado. Após o pit, foi só aguentar a emoção de ver o Sperafico na pista. Estava até mais ansioso do lado de fora do que pilotando", disse Felipe Fraga, que tem o apoio do Governo do Estado do Tocantins, da EHL e Red Bull.

Largando da primeira fila, Fraga se destacou no começo da corrida pela disputa com pilotos bastante experientes, como Daniel Serra e Valdeno Brito. Após a parada, entregou o carro #88 a Rodrigo Sperafico, que teve a incumbência de levá-lo até a bandeirada quadriculada. "Felipe me entregou o carro muito bem. Não tinha ninguém na minha frente quando saí do box. Depois, foi só apertar o da direita e levar o carro para casa e comemorar nossa vitória", falou Sperafico.

Fraga também elogiou muito o trabalho da equipe Vogel na troca de pneus: "O grande mérito da velocidade da troca vai para equipe, que trocou nossos pneus muito rapidamente e deixou o Rodrigo com folga na frente", finalizou o jovem do Tocantins, que no ano passado foi campeão do Brasileiro de Turismo, divisão de acesso da Stock.

A equipe Vogel comemorou a vitória, que rendeu também a Fraga a liderança no campeonato. "É um começo fantástico para ele e enche nossa equipe de orgulho. Todos executaram sua parte com muito mérito e o resultado foi o primeiro lugar. É um dia inesquecível", diz Vogel.

A próxima etapa da Stock Car será no dia 13 de abril, em Santa Cruz do Sul.

Resultado, corrida:

1          - Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico     - Vogel Motorsport    - Chevrolet     - 25 voltas em 52min56s982           
2          - Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen           - Shell Racing            - Chevrolet     - a 5s903
3          - Marcos Gomes/Mauro Giallombardo        - Schin Racing Team            - Peugeot       - a 10s804
4          - Sergio Jimenez/Mark Winterbottom          - Voxx Racing Team - Peugeot       - a 11s059
5          - Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi           - Red Bull Racing      - Chevrolet     - a 17s949
6          - Átila Abreu/Nelson Piquet Jr          - Mobil Super Racing            - Chevrolet     - a 18s710
7          - Cacá Bueno/Juan Manuel Silva    - Red Bull Racing      - Chevrolet     - a 18s935
8          - Tuka Rocha/Craig Dolby    - RZ Motorsport         - Chevrolet     - a 22s089
9          - Rubens Barrichello/Augusto Farfus           - Full Time Competições      - Chevrolet     - a 25s274
10        - Popó Bueno/Gabriel Ponce de Léon         - Shell Racing            - Chevrolet     - a 27s932
11        - Ricardo Zonta/Diego Aventin         - RZ Motorsport         - Chevrolet     - a 31s565
12        - Julio Campos/Fabio Carbone        - Prati-Mico's Racing            - Peugeot       - a 32s099
13        - Galid Osman/Cesar Ramos           - Ipiranga-RCM         - Chevrolet     - a 36s166
14        - Nonô Figueiredo/Miguel Molina     - Mobil Super Racing            - Chevrolet     - a 37s071
15        - Ricardo Mauricio/Oswaldo Negri   - Eurofarma RC        - Chevrolet     - a 38s775
16        - Bia Figueiredo/Duda Pamplona     - ProGP         - Chevrolet     - a 50s170
17        - Luciano Burti/Ricardo Rosset        - Vogel Motorsport    - Chevrolet     - a 55s439
18        - Raphael Matos/Felipe Maluhy       - Hot Car Competições         - Chevrolet     - a 1min00s322
19        - Felipe Lapenna/Chico Serra          - Hot Car Competições         - Chevrolet     - a 1min00s919
20        - Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi       - C2 Team     - Chevrolet     - a 1min01s558
21        - Lucas Foresti/Antonio Jorge Neto  - RC3 Bassani           - Peugeot       - a 1min01s593
22        - Antonio Pizzonia/Bruno Senna       - Prati-Mico's Racing            - Peugeot       - a 1min04s536
23        - Felipe Tozzo/Claudio Ricci - Boettger Competições        - Peugeot       - a 1min06s940
24        - Fabio Fogaça/David Muffato         - Schin Racing Team            - Peugeot       - a 1min10s822
25        - Rafael Suzuki/Giuliano Losacco    - ProGP         - Chevrolet     - a 1min18s538
26        - Diego Nunes/Jaime Melo   - C2 Team     - Chevrolet     - a 8 voltas
27        - Beto Cavaleiro/Fabio Carreira       - Hanier Racing         - Peugeot       - a 10 voltas
28        - Vitor Genz/Vitor Meira        - Boettger Competições        - Peugeot       - a 20 voltas
29        - Denis Navarro/Alvaro Parente       - Voxx Racing Team - Peugeot       - a 21 voltas
30        - Max Wilson/Dean Canto    - Eurofarma RC        - Chevrolet     - a 21 voltas
31        - Allam Khodair/Bruno Junqueira     - Full Time Competições      - Chevrolet     - a 21 voltas
32        - Alceu FeldmannRoberto Merhi      - Hanier Racing         - Peugeot       - a 22 voltas
33        - Thiago Camilo/Lucas Di Grassi     - Ipiranga-RCM         - Chevrolet     - a 25 voltas

Campeonato:

1          - Felipe Fraga            - 12
2          - Valdeno Brito          - 11
3          - Marcos Gomes       - 10
4          - Sergio Jimenez       - 9
5          - Daniel Serra            - 8
6          - Átila Abreu   - 7
7          - Cacá Bueno            - 6
8          - Tuka Rocha            - 5
9          - Rubens Barrichello - 4
10        - Popó Bueno            - 3
11        - Ricardo Zonta         - 2
12        - Julio Campos          - 1

Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Bruno Terena/Red Bull Content Pool

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Edson Junior fecha primeira...

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Edson Junior fecha primeira...: Na corrida deste domingo, o piloto mineiro subiu ao pódio novamente e conquistou o segundo lugar durante a estreia na categoria O Autód...

Brasileiro de Turismo: Edson Junior fecha primeira etapa com dois pódios em Interlagos

Na corrida deste domingo, o piloto mineiro subiu ao pódio novamente e conquistou o segundo lugar durante a estreia na categoria

O Autódromo José Carlos Pace, de Interlagos, em São Paulo, foi o palco da estreia do piloto Edson Coelho Junior, da equipe Rsport Racing, no Campeonato Brasileiro de Turismo. E foi com muito estilo e arrojo, pois o mineiro de 19 anos subiu ao pódio nas duas corridas (etapa de rodada dupla), do fim de semana. Neste domingo, garantiu novamente o segundo lugar com o tempo de 37m03s7, ao final de 17 voltas, a bordo do carro#88, a apenas três décimos de segundo do primeiro colocado.

Com a pista molhada, Edson Junior largou em segundo lugar, com pneu de chuva e a adrenalina tomou conta da corrida logo na segunda volta, quando assumiu a liderança. Mas na sexta volta foi ultrapassado por Guilherme Salas, também estreante na categoria. E a partir daí, o piloto manteve sua posição até a chegada, tanto que fez a melhor volta da corrida, com 1m01s096, a 128 km/h.

"Foi uma briga boa e limpa com o Guilherme durante toda a corrida. Meu carro na chuva teve um desempenho melhor, mas a medida que a pista foi secando, o desgaste do pneu também fez a diferença e não consegui ultrapassá-lo. Mas estou muito feliz com o resultado", ressalta Edson Junior referindo-se à disputa da primeira etapa com o também estreante Salas, "adversário" desde a época que competiam de kart.

Edinho, como também é conhecido, faz um balanço da fim de semana. "Acho que foi um ótimo início de campeonato, pois confiei no potencial da equipe e minha expectativa foi confirmada. Carro foi excelente e mesmo hoje (23) com uma condição de pista diferenciada de sábado, ele se comportou bem e terminei em uma excelente posição, para quem está começando agora na categoria", explica o piloto de Belo Horizonte, mas nascido em João Monlevade (norte do Estado).

O desempenho positivo do piloto também mostrou sua rápida adaptação ao carro, uma vez que vem de duas temporadas na Mercedes-Benz Grand Challenge, onde pilotava um carro com câmbio automático e de 220cv, bem diferente do atual carro. "Tive uma boa adaptação e fiquei bem confortável. Sem dúvida, competir na Mercedes foi uma boa fase que está sendo essencial nesta fase de transição para a Turismo, que me permitiu ser competitivo", explica. Com o feito do fim de semana, Edson Junior (somou 33 pontos no campeonato por pilotos) e também do outro piloto da equipe, Pedro Boesel (garantiu dois terceiros lugares- 30 pontos), assim a Rsports Racing por equipes é líder no campeonato, com 66 pontos.

O próximo desafio de Edson Júnior será em Santa Cruz do Sul (RS), em 13 de abril, para a segunda etapa.

Edson Coelho Júnior conta com o patrocínio da EMC Sistemas e Neide Buffet. Mais informações: www.edsoncoelhojr.com.br

Resultado da Corrida 2 da 1ª etapa:

1) 17 Guilherme Salas, W2 Racing, 37min03seg420
2) 88 Edson Coelho, RSports Racing, a 5s352
3) 11 Pedro Boesel, RSports Racing, a 7s692
4) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, a 8s078
5) 23 Marco Cozzi, Carlos Alves , a 11s311
6) 26 Raphael Abbate, W2 Racing, a 13s252
7) 36 Flávio Matheus, Carlos Alves, a 14s596
8) 56 João Pretto, Mottin Racing, a 18s438
9) 7 Rodrigo Pimenta, J.Star Racing, a 19s669
10) 2 Mauri Zacarelli, Hi Tech Competições, a 23s851
11) 38 Rogério Motta, RKL Competições , a 25s576
12) 31 Marcio Campos, Motortech Competições, a 27s271
13) 3 Tito Morestoni, Mottin Racing, a 29s069
14) 13 R. Gil/R. Bonora, RKL Competições, a 30s937
15) 37 Renan Guerra, HPN Racing Team, a 1 volta
16) 27 Christian Castro, Motortech Competições, a 2 voltas
17) 32 Fernando Fortes, J.Star Racing, a 3 voltas
18) 12 Ney Faustini, Nascar Motorsport, a 3 voltas

Não completaram:
19) 22 Felipe Neira, HPN Racing Team
20) 77 Pedro Saderi, Hi Tech Competições
                                                                                                                          
Classificação do campeonato, cinco primeiros:

1) 17 Guilherme Salas, W2 Racing, 39
2) 88 Edson Coelho, RSports Racing, 33
3) 11 Pedro Boesel, RSports Racing, 30
4) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, 27
5) 2 Mauri Zacarelli, Hi Tech Competições, 22


Texto: Mércia Suzuki  

Crédito fotos: Luciano Santos/Sigcom