terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Stock Car: RZ Motorsport fecha com Rafael Suzuki para a temporada 2015

Piloto formará dupla com Luciano Burti na renovada equipe paranaense

A RZ Motorsport está com o time completo para a temporada 2015 da Stock Car. O time renovou seu quadro de pilotos para este ano e fechou com Rafael Suzuki. Ele formará dupla com o ex-F1 Luciano Burti.

Esta será a segunda temporada de Suzuki na Stock Car. O piloto, paulista radicado no Maranhão, de 27 anos possui larga experiência internacional, com passagens pela Fórmula 3 Alemã e Japonesa. Em 2013 ele competiu na GT Open.

"Com a RZ espero continuar a minha evolução na Stock Car 2014 foi um ano de muito aprendizado e dificuldades naturais de um estreante, mas com resultados cada vez melhores. Esse ano estou mais ambientado, conheço as pistas e com o potencial técnico da RZ espero colher bons frutos durante a temporada. O Burti tem bastante experiência na categoria e vai agregar muito à equipe, e eu estou confiante que podemos surpreender em alguns momentos e estar constantemente somando bons pontos", disse Suzuki.


Jorge Salmini, chefe da equipe RZ Motorsport celebrou a chegada de Suzuki: "O Rafael fez sua primeira temporada e já mostrou um grande rendimento, conquistando posições e tendo evolução a cada etapa. Além disso, é bem experiente. Teremos um time forte, com ele e com o Burti, que é um piloto que eu já trabalhei e temos juntos duas vitórias na categoria. São dois pilotos que entram para brigar constantemente por ótimos resultados", disse o uruguaio, que pelo quarto ano consecutivo chefia a equipe paranaense, tendo conquistado em 2013, com Ricardo Zonta, a badalada Corrida do Milhão.

Os carros da Stock Car voltam a pista neste final de semana para dois dias de testes de pré-temporada. A primeira etapa da Stock Car acontece em Goiânia no dia 22 de março, na segunda edição da corrida de duplas, onde convidados internacionais dividirão o carro com seus titulares.

O piloto Rafael Suzuki tem o apoio de Grupo Mateus, Head&Shoulders e Leites Manacá.

Confira a programação completa em Curitiba:
Sábado, 7 de fevereiro
11h20 - 11h30 - Shakedown Stock Car (Grupo 1)
11h40 - 11h50 - Shakedown Stock Car (Grupo 2)
13h00 - 14h00 - 1º Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h40 - 15h40 - 1º Treino Livre Stock Car (Grupo 2)

Domingo, 8 de fevereiro
09h00 - 10h00 - 2º Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
10h10 - 11h10 - 2º Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h50 - 13h50 - 3º Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h00 - 15h00 - 3º Treino Livre Stock Car (Grupo 2)


MS2 Comunicação Integrada
Fotos: Rafael Gagliano/Hyset


Stock Car: Treinos coletivos em Curitiba marcam o início da temporada 2015

Tudo pronto na equipe Hot Car para os primeiros testes com sua nova dupla. Os pilotos Fábio Fogaça e Raphael Abbate estão animados para o começo dos trabalhos no time de Amadeu Rodrigues

A temporada 2015 da Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional, terá seu início no dia 22 de março em Goiânia (GO), mas os motores já começam a roncar neste final de semana (dias 7 e 8) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), que receberá os treinos coletivos oficiais da categoria.

Na equipe Hot Car Competições (Bardahl), o clima de começo de trabalhos é positivo. O chefe do time, Amadeu Rodrigues, e os novos pilotos Fábio Fogaça e Raphael Abbate estão animados para iniciarem as atividades e esperam manter em 2015 a ascensão e os bons resultados conquistados pela equipe no ano que passou. O time subiu três vezes ao pódio, sendo uma vitória e terminou em nono lugar no campeonato de equipes.

Sem grandes mudanças no seu regulamento técnico e desportivo, as novidades da Stock Car este ano ficam por conta de um novo composto dos pneus slick e a mudança do combustível de etanol para gasolina.

"O tamanho do pneu não mudou, apenas a sua construção será diferente com relação ao ano passado. Teremos uma reunião com a Pirelli (fornecedora dos pneus), em Curitiba, para ter mais informações técnicas sobre essa modificação. Ainda não sabemos se isso mudará o comportamento do carro e o acerto, mas será um dos itens importantes que iremos trabalhar nestes dois dias de treinos", comentou o chefe Amadeu Rodrigues.

O comandante da Hot Car está animado com sua nova dupla de pilotos e também comenta sobre todo o trabalho de revisão feito nos carros durante as férias. "O Fábio e o Rapha estão bastante entusiasmados. Já estiveram na oficina nas férias, fizeram os bancos e agora vamos iniciar os trabalhos na pista. O Fábio já tem a experiência com o carro e vamos focar na sua adaptação ao trabalho da equipe. Com o Rapha será sua primeira vez no Stock Car, então será importante para pegar a mão e conhecer bem o carro. Temos uma lista de experiências que queremos fazer e espero que possamos realizar todos os testes planejados para este início de temporada. Em janeiro, já fizemos uma grande revisão na oficina, refazendo a parte elétrica e eletrônica dos carros para evitar qualquer tipo de problema. Está tudo zero quilômetro, para começarmos o ano da melhor forma possível", completou Rodrigues.

Com 23 anos, Fogaça parte para a sua terceira temporada na Stock Car e a primeira pela Hot Car. Apesar da ansiedade por estar em uma ‘casa nova’, o piloto paulista está animado para começar a acelerar.

"A expectativa é muito boa. Tem sempre aquela ansiedade por estar começando em uma equipe nova, e é um início de trabalho. Mas já estou me entrosando bem com o Amadeu, com os mecânicos, com o Rapha e com todos no time. Acho que vai ser um grande ano pra gente. Sobre os treinos, a ideia é evoluir, buscar meu limite na pista e já encontrar um bom acerto para o carro. Teremos os novos pneus que ainda não sabemos como vão se comportar. Mas estou animado", declarou o piloto de Sorocaba, que pilotará o Stock #72.


Também com 23 anos, o companheiro Raphael Abbate vive a expectativa de acelerar na categoria pela primeira vez. O vice-campeão do Brasileiro de Turismo em 2014 vai pilotar o Stock #26 em sua temporada de estreia.

"Estou ansioso. Nessas férias, tenho me preparado bastante com treinos no kart duas vezes por semana para pegar ritmo. Também treinei no simulador. Acompanhei toda a desmontagem, revisão e montagem dos carros na oficina e vi que a equipe trabalhou muito bem. Agora é a minha parte. Quero me adaptar rápido, achar o acerto do carro, e me desenvolver o quanto antes. Estou bem animado, e para mim vai ser tudo novidade", comentou o piloto de São Paulo.


Durante os dois dias de trabalhos em Curitiba, cada piloto terá três treinos de uma hora cada para trabalhar no acerto de seus carros.

Confira a programação dos treinos em Curitiba:

Sábado, 7 de fevereiro
11h20 - 11h30 - Shakedown Stock Car (Grupo 1)
11h40 - 11h50 - Shakedown Stock Car (Grupo 2)
13h00 - 14h00 - 1o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h40 - 15h40 - 1o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)

Domingo, 8 de fevereiro
09h00 - 10h00 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
10h10 - 11h10 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h50 - 13h50 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h00 - 15h00 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Fotos: DIVULGAÇÃO

Diogo Pachenki assina para terceira temporada na Fórmula Truck

Piloto naturais de Cascavel vai correr com o Mercedes Benz bicudo da Copacol Truck Racing. This Será, SUA Terceira temporada na categoria Maïs populares do automobilismo brasileiro.

O patrocínio da Copacol, das UMA MAIORES Cooperativas de Alimentos do Brasil, foi essencial par o piloto Diogo Pachenki garantir Presença Pela Terceira temporada na Fórmula Truck, ágora nd Copacol Truck Racing. A categoria, Que em 2015 completa 20 temporadas consecutivas no automobilismo brasileiro, TEM um Abertura Marcada Para Diâmetro 1º de março no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru, Pernambuco.

`` Já me SINTO Bem pilotando hum Caminhão, POIs não duro Primeiro ano foi me adaptar Demais, POIs vim de carros de corrida. Compensação Em, 2014 foi bom. Neste ano, com Uma Equipe Bem Afinada, eu ea Copacol esperamos Estar Entre OS Primeiros cinco em TODAS como ETAPAS da temporada``, Disse Pachenki.


CALENDARIO DE 2015
1º de março - Caruaru (PE)
12 de abril - Brasília (DF)
17 de maio - Londrina (PR)
14 de junho - Campo Grande (MS)
12 de julho - Goiânia (GO)
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck TEM a Supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) mestre e patrocínio da Petrobras e Cristal. Como Fabricantes de Caminhões Iveco São, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.


Milton Alves (Mtb 16583-SP)
Fotos: Orlei Silva


Com Fernando Croce, Hitech Racing fecha trio de pilotos para abertura da temporada 2015 da F3 Brasil

Um principal categoria de Formação de Pilotos do automobilismo nacional abre Seu Segundo ano Neste Fim de Semana, em Curitiba. A Hitech Racing vai à pista com Três Pilotos: Christian Hahn, Pedro Caland OE Recém-Confirmado Fernando Croce

COMECA Neste Fim de Semana (7 e 8 de fevereiro) a temporada 2015 da F3 Brasil. DEPOIS de hum ano de Renascimento de da categoria, that FOI Marcada Pelô Envolvimento Cada Vez Maior de Pilotos e Equipes e corridas com grids Mais encorpados, o campeonato volta à Ativa não Autódromo Internacional de Curitiba, a Casa da Hitech Racing. A POR Equipe chefiada Rodrigo Contin, dotada de Tradição e histórico vencedor na F3, Iniciá o campeonato com Três carros: Além dos Jovens Christian Hahn, that competirá na categoria A, e Pedro Caland, that competirá na classe Luz, o tempo baseado em Pinhais Tera nsa SEUS caixas o paulista Fernando Croce, that also disputará o campeonato na categoria Principal.

Nascido em Ribeirão Preto, Fernando Croce E de Família tradicional no Meio do automobilismo, TEM Muita Experiência e Títulos não kartismo. HOJE COM 31 anos, o piloto guiou Já o caminhão da AutoGP e also disputou Provas de GT no Brasil e na Europa. Em 2014, Participou de algumas ETAPAS da F3 Brasil, O Que foi Bastante válido Como Aprendizado na Condução do Dallara F309 com o qua competirá Nesta temporada, de forma completa.


COM o trio de Pilotos Formado para à Etapa de Abertura fazer Campeonato, Rodrigo Contin SE mostrou Satisfeito POR Conseguir mesclar Juventude e Experiência nsa caixas da Hitech Racing. DEPOIS dos testículos Realizados em Curitiba na semana Passada, o chefe da Equipe Acredita Que poderá fechar o fim-de-semana com bons Resultados Pará Começar Bem Uma temporada que promete Ser Bastante exigente na F3 Brasil. Para a Competição da Sequência, não entanto, o tempo de Pinhais TEM um Expectativa de anunciar Mais Um piloto e fechar o line-up de 2015 na categoria.


A Programação do Fim-de-semana em Curitiba comeca na Manhã de sábado, com a Realização do Primeiro Treino Livre. Na Sequência, Mais uma Sessão de treinos e, DEPOIS POUCO, uma classificação that definirá o grade de largada da corrida 1, Marcada parágrafo 16h25 (Horário de Brasília). No domingo, como 11h55, Acontece uma prova Segunda. O regulamento Segue o MESMO, COM como corridas Tendo 30 Minutos Mais uma volta de Duração eA inversão dos Seis Primeiros colocados na Primeira prova Pará Definir o grade de largada da Segunda Disputa.

Rodrigo Contin:

"É muito bom Poder abrir o ano acelerando Já na F3 Brasil, Uma categoria Cada Vez Mais Sólida, e Fazer ISSO Dentro da Nossa Casa, Curitiba, E AINDA Mais especial. E Estou Muito Satisfeito TAMBÉM POR Levar à pista Três carros, O Que E UMA prova da Força e do Trabalho da Nossa Equipe. DEPOIS dos Jovens Christian Hahn e Pedro Caland, confirmamos O Fernando Croce, o tempo Que vai trazer boa Experiência Ao Nosso e certamente TEM Muito potencial parágrafo apresentar Ao Longo da temporada. Fizemos Uma boa PREPARACAO em Curitiba na semana Passada a Estamos confiantes e em Fazer hum belo papel na etapa de Abertura do campeonato ".

Fernando Croce:

"Estou muito feliz POR correr Pela Hitech Racing na F3 Brasil Neste ano. O Rodrigo Contin e Um Profissional Bastante respeitado e com Muita Experiência na categoria e certamente vai me Ajudar Muito sem meu Desenvolvimento Como piloto Ao Longo do ano. Testamos na semana Passada em Curitiba, e logotipo de cara o caminhão mostrou Muito potencial, ENTÃO Estou confiante Que vamos Fazer hum bom Trabalho Na ja Primeira Etapa do campeonato e Durante TODO o ano ".


F3 Brasil, temporada 2015, Etapa 1, Curitiba, Programação (Horário de Brasília):

Sábado, 7 de fevereiro:
09h00 - 10h30 - 1º Treino Livre
12h00 - 12h45 - 2º Treino Livre
14h10 - 14h30 - Classificação
16h25 - Largada (30 Minutos de prova + 1 volta)

Domingo, 8 de fevereiro:
11h55 - Largada (30 Minutos de prova + 1 volta)

Jornalistas responsaveis
Mariana Viegas / Fernando Silva

Fotos: Cintia Azevedo / Velocidade Curitiba - Duda Bairros / Vicar

Ozz Negri correrá no ELMS em 2015

Não está descartada a participação do piloto brasileiro na “24 Horas de Le Mans”

O piloto brasileiro Oswaldo “Ozz” Negri Junior foi contratado pela equipe Krohn Racing, sediada no Texas (USA), e disputará a temporada 2015 do European Le Mans Series (ELMS). O certame europeu será disputado concomitantemente ao TUDOR United SportsCar Series, o principal campeonato de Endurance dos USA, do qual Ozz participa pela equipe Michael Shank Racing. Assim como na competição sancionada pela International Motor Sports Association (IMSA), Negri pilotará na Europa o  Ligier JS P2. A diferença estará no motor. Enquanto na disputa norte-americana o modelo construído pela Onroak Automotive (França) é equipado com o Honda HR28TT V6, na série européia o propulsor será o Judd na classe LMP2.

O calendário do ELMS é composto por cinco etapas. As atividades começarão nos dias 23 e 24 de março com os testes coletivos em Paul Ricard, França. A sequência de corridas terá início em Silverstone, Inglaterra, no dia 11 de abril. Imola, na Itália, será a segunda etapa em 17 de maio. O austríaco Red Bull Ring receberá a ELMS em 12 de julho. No dia 5 de setembro as equipes retornarão a Paul Ricard, dessa vez para a quarta corrida do ano. O término da temporada está marcado para Estoril, em Portugal, no dia 18 de outubro. Negri estará ausente da corrida marcada para a Áustria, visto a coincidência de datas com a etapa canadense do United SportsCar.


 O norte-americano Tracy Hrohn, que também é o dono da equipe, e sueco Nic Jonsson formarão com Negri o trio da Krohn Racing no ELMS. Embora não faça parte do calendário da ELMS, a equipe solicitou inscrição para a “24 Horas de Le Mans”. Negri, em princípio, não faz parte desse grupo, mas não está descartada a possibilidade de o brasileiro integrar o time na mais famosa prova de Endurance do mundo. A relação oficial de inscritos do ELMS, World Endurance Championship (WEC) e “24 Horas de Le Mans” será divulgada na próxima quinta-feira, 5 de fevereiro.

“Eu estou muito contente pela oportunidade de estar com a Krohn Racing no European Le Mans Series. Eu já testei e corri com o Ligier e sei o quanto esse carro é bom. Competir no United SporsCar com a Michael Shank Racing e no ELMS com a Krohn Racing, tudo isso com o mesmo chassi, é o sonho de qualquer piloto. A Krohn é um equipe de primeira e não vejo a hora de começar a trabalhar”, disse Negri, que conquistou com Ligier Honda da Michael Shank Racing a pole position na Rolex 24 at Daytona, prova que abriu a temporada IMSA nos dias 24 e 25 de janeiro.


Contato
Americo Teixeira Jr.

Foto IMSA Media

Pré-temporada em Curitiba anima Pedro Piquet na defesa do título da F3 Brasil

Depois de ganhar 12 das 16 corridas em 2014, piloto Autotrac permanece na equipe Cesário e conserva o layout do ano passado, agora com o número 1

A temporada 2015 da F3 Brasil começa neste final de semana em Curitiba, com Pedro Piquet animado em defender seu título na categoria. Vencedor de 12 das 16 corridas de 2014, e agora com o carro #1, o piloto Autotrac testou com a equipe Cesário na capital paranaense na semana passada e ficou muito satisfeito com o trabalho realizado.

"Foram dois dias muito produtivos. O tempo todo ficou seco, o que foi bom para aproveitar o tempo de pista ao máximo. Conseguimos evoluir ainda mais o setup com que andamos em Curitiba no final do ano passado e vou motivado para as corridas. Espero sempre conseguir andar no limite e dar o meu melhor na prova de abertura da temporada", afirmou o competidor de 16 anos de idade.


Assim como em sua primeira temporada no automobilismo, Pedro mantém em 2015 o layout de seu carro nas mesmas cores do Brabham pilotado por seu pai, Nelson Piquet, em seus dois primeiros campeonatos mundiais de Fórmula 1 (1981 e 1983).

O regulamento do campeonato permanece o mesmo de 2014: 8 rodadas duplas com inversão das seis primeiras posições do grid na segunda bateria, com as categorias Principal e Light correndo juntas. A novidade de 2015 é a integração total com o calendário da Stock Car, proporcionando maior visibilidade para a tradicional categoria formadora de pilotos.

Para o mais novo representante do clã Piquet nas pistas, a permanência na F3 Brasil pelo segundo ano consecutivo vai trazer mais experiência, para seus próximos passos da carreira no automobilismo europeu. "Ano passado percebi que a cada corrida eu estava melhor, e agora não será diferente. Quero melhorar a cada prova, andando mais constantemente no limite, pois é disso que precisarei na Europa."

As atividades de pista em Curitiba têm início neste sábado pela manhã.

Calendário F3 Brasil 2015:
8.fev - Curitiba
26.abr - Brasília
31.mai - Curitiba
2.ago - Salvador ou Velopark
30.ago - Cascavel
13.set - Brasília
4.out - Santa Cruz do Sul
6.dez - Interlagos

Programação - Etapa 1:
Sábado
9h - Treino livre 1
12h - Treino livre 2
14h10 - Classificação
16h25 - Corrida 1 (30 minutos mais uma volta)

Domingo
11h55 - Corrida 2 (30 minutos mais uma volta)



Piquet Sports
Luís Ferrari
Fotos: Piquet Sports