sexta-feira, 3 de abril de 2015

Stock Car: Nunes faz Páscoa antecipada em Ribeirão

Piloto entrega ovos de Páscoa para aproximadamente 25 crianças da LBV, e é surpreendido com homenagem

A segunda etapa da Stock Car começou com troca de presentes entre Diego Nunes e as crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Nesta sexta-feira (3), o piloto da Vogel Motorsport/Harald entregou ovos de Páscoa para aproximadamente 25 crianças, e recebeu quadros pintados pelos pequenos em sua homenagem.


"A ideia inicial era fazê-los felizes e mostrar um pouco como é o mundo do automobilismo, mas no fim eu que fui surpreendido. Adorei os quadros, foi uma super homenagem. Com certeza fiquei mais emocionado que eles. Foi um momento incrível, fiquei sem palavras", emociona-se o piloto de 28 anos de idade.


As crianças conheceram o box e o carro do piloto do carro #70. "Foi uma experiência bacana. Alguns comentaram que acharam meu carro mais bonito pessoalmente do que na TV. A maneira como demonstraram o gosto pelo automobilismo é muito legal. Muito bom proporcionar isso a eles, que puderam acompanhar de perto como é um dia de piloto", complementa.


Na pista, o dia foi de shakedown, com 15 minutos de duração. "O tempo para testar o carro foi curto, mas serviu para termos ainda mais certeza que o carro está ótimo, equilibrado e pronto para as atividades do fim de semana. O Mauro caprichou mais uma vez. A experiência dele nos dá muita confiança, principalmente por ser circuito de rua, que ele domina", ressalta Nunes.

As atividades deste sábado (4), em Ribeirão Preto, são os treinos livres e a definição do grid para a primeira corrida. No domingo, a primeira bateria terá largada às 11h, e a segunda às 12h30, ambas com transmissão ao vivo do Sportv.

Sábado, 04/04

08h00 - 08h40 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h00 - 11h40 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
14h00 - 15h00 - Classificação Stock Car

Domingo, 05/04

11h00 - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)
15h30 - 16h30 - Visitação aos boxes


Assessora de Imprensa
Helena Matta

Fotos: Fábio Davini/Vicar - Luca Bassani/MS2

Stock Car: Pilotos da Hot Car seguem apoiando o uso consciente da água na etapa de Ribeirão

Depois do sucesso da campanha "Plante Água" na prova de Goiânia, Fábio Fogaça e Raphael Abbate farão nova ação na etapa deste domingo em parceria com o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto

A Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional, é, também, espaço importante de divulgação sobre o uso racional da água. Os pilotos Fábio Fogaça e Raphael Abbate, da equipe Hot Car Competições (Bardahl), que vêm apoiando atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), vão agora, na etapa Ribeirão Preto, entregar aos fãs da alta velocidade, panfletos do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) com dicas de economia de água.


Além disso, na segunda etapa da Stock Car, no domingo (dia 5), os carros #26 e #72 dos pilotos da Hot Car exibirão ainda adesivos contra o desperdício de água.


"Em Goiânia, fizemos uma parceria muito bacana com a Secretaria das Cidades e do Meio Ambiente, distribuindo mudas de plantas durante a visitação nos boxes e que foi um sucesso. Agora vamos repetir nosso apoio à causa com uma nova ação em parceria com o Daerp, da prefeitura de Ribeirão, e esperamos desta forma conscientizar cada vez mais a população sobre a importância do uso racional da água", declara Amadeu Rodrigues, chefe da equipe Hot Car.

"A iniciativa dos pilotos da Hot Car é uma notícia muito positiva e mostra a preocupação e consciência destes profissionais com o meio ambiente, pois em muitas cidades brasileiras, a água já é um bem escasso", explica o superintendente do Daerp, Marco Antônio dos Santos.

Toda a água de abastecimento de Ribeirão Preto vem de um imenso reservatório de águas subterrâneas chamado Aquífero Guarani, de onde é extraída pelo Daerp por meio de poços tubulares profundos. "Somos uma cidade muito privilegiada, tanto pela qualidade da nossa água, quanto pela passagem do Aquífero Guarani em nossa cidade e, principalmente, porque não temos problema com abastecimento", emenda Santos.


O Daerp faz constantes campanhas pelo uso racional da água, com distribuição de materiais educativos e realização do Programa Daerp na Escola.

Na oficina da equipe Hot Car e mesmo nos boxes, durante as provas, o time sempre busca economizar água, evitando desperdícios. Os carros também são limpos com um produto específico, sem a necessidade do uso de água.

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Vanderley Soares

Stock Car: Confira galeria de fotos nas ruas de Ribeirão Preto

Corridas acontecem neste domingo, com transmissão do Sportv a partir das 11h

Os carros da Stock Car foram à pista na tarde desta sexta-feira (3) para um curto treino de reconhecimento de pista. O circuito provisório montado nas ruas de Ribeirão Preto, no interior paulista, será o palco da segunda etapa da categoria nesta temporada. Esse foi o primeiro contato do piloto Rafael Suzuki com a pista, e apesar do asfalto úmido, devido a breve chuva que caiu na região pouco antes do início da atividade, o piloto da RZ Motorsport aproveitou para conhecer as particularidades do traçado e começar a trabalhar no acerto de seu carro.



Neste sábado, a programação para os pilotos será intensa, com duas sessões de treinos livres e a classificação que define o grid de largada a partir das 14h, com transmissão ao vivo do Sportv. No domingo (5), as duas corridas têm início às 11h, também com transmissão ao vivo pelo Sportv.




Eversports

Fotos: Carsten Horst/Hyset - Bruno Gorski/Hyset

SHELL RACING DESTACA DESAFIO INÉDITO DE 80 MINUTOS DE PROVA EM CIRCUITO DE RUA

Valdeno Brito e Ricardo Zonta aceleraram hoje pela primeira vez o Stock Car da Shell Racing no shakedown da segunda etapa da categoria em 2015, que será disputada no circuito de rua de Ribeirão Preto neste domingo

A Stock Car volta a competir em Ribeirão Preto neste domingo após um ano de ausência. E com uma novidade: rodada dupla e com corridas maiores, que somadas darão a inédita duração de 80 minutos, recorde da história da categoria em circuito de rua, como destacam os pilotos da Shell Racing, Valdeno Brito e Ricardo Zonta.

"Serão 48 minutos de prova mais uma volta na corrida 1 e 28 mais uma volta na 2, o que deve dar praticamente 80 minutos. Nunca fizemos corridas tão longas assim em circuito de rua e certamente será um desafio em termos de desgaste, sobretudo de freios", diz Valdeno Brito, que foi ao pódio na etapa passada em 2013 ao chegar na terceira colocação.


Para a etapa de Ribeirão Preto, as equipes puderam aumentar a área da grade frontal em 20 milímetros, o que ajuda a melhorar a refrigeração dos freios. "Como não há retas longas, isso foi fundamental", diz Zonta.


Outro fator diferente em Ribeirão Preto neste final de semana é que não haverá pit stop para reabastecimento nem troca de pneus. "As equipes terão que fazer um ajuste muito bom para o grid de largada, mas que seja eficiente também para aguentar 80 minutos de corrida. Será uma das etapas mais desafiadoras do ano neste sentido", diz Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

Hoje, o shakedown não foi cronometrado - o primeiro treino livre com resultados oficiais será apenas amanhã, às 8h. O treino classificatório será às 14h, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibe as duas corridas de domingo, a partir das 11h.

RF1 Jornalismo

Fotos; Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1

Átila Abreu vê "bom começo" para prova da Stock Car em Ribeirão Preto

Piloto da equipe Mobil Super Racing tira proveito de turbulento shakedown de 15 minutos

Foram só 15 minutos de ação -e sem cronometragem- no circuito urbano de Ribeirão Preto nesta sexta-feira. Mas bastou para Átila Abreu matar a saudade da pista onde tem o melhor retrospecto na Stock Car.

Vencedor em 2011 e 2010, pole em 2011 e 2013, terceiro colocado em 2012 e décimo em 2013 por causa de uma quebra enquanto liderava, o representante da equipe Mobil Super avaliou como "um bom começo" o shakedown realizado com o carro #51.


"Não deu para avaliar muita coisa. Queríamos testar a caixa de direção e colhemos informações que podem ser úteis durante o ano todo. Precisamos melhorar um pouco mais, porque em pista de rua é importante ser muito preciso. E quanto mais sensibilidade melhor para extrair o máximo do carro", observou o atual vice-campeão da Stock Car.

O sorocabano acrescentou que a pista tem potencial para melhorar, conforme fique mais limpa com a passagem dos carros, o que possibilita equilibrar melhor o Chevrolet #51 e fechar as voltas sem sustos. "O treino foi um pouco tumultuado com bandeira vermelha e só quinze minutos ao todo. Não conseguimos andar muito rápido. Foi um bom começo e vamos trabalhar sobre os dados coletados hoje para conseguir fazer um carro eficiente no final de semana", frisou Átila.

Por fim, o piloto observa que o maior trunfo nas ruas ribeirão-pretanas é o competidor interpretar rapidamente as mudanças na pista e tratar de se adaptar da melhor maneira possível a elas.

"Pista de rua é assim: tem que aprender com a situação que encontra na hora. Nunca o piloto vai conseguir uma volta perfeita, mas anda melhor nos circuitos de rua aquele que mais rapidamente se adapta ao cenário da pista, que muda bastante."


Neste sábado acontecem dois treinos livres e a tomada de tempo. As corridas serão no domingo, com largadas às 11h e 12h30.

Os canais Sportv exibem ao vivo tanto a classificação no sábado quanto as duas corridas no domingo.

Programação para a segunda etapa da Stock Car 2015:

Sábado, 04/04

08h00 - 08h40 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h00 - 11h40 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
14h00 - 15h00 - Treino Classificatório - Stock Car

Domingo, 05/04

11h00 - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)

Luís Ferrari

Fotos: Rafael Gagliano - Hyset

Sexta-feira Santa e veloz: Marcos Gomes e Fraga aceleram Stock Car da Voxx Racing em Ribeirão Preto

Primeira sessão cronometrada e treino classificatório para segunda etapa do campeonato será neste sábado no circuito de rua do interior paulista

Os pilotos Marcos Gomes e Felipe Fraga, da equipe Voxx Racing, aceleraram forte nesta Sexta-Feira Santa na pista de Ribeirão Preto no teste de shakedown de 15 minutos disputado hoje, no circuito do Distrito Industrial.

A abertura de box estava prevista para as 16h, mas uma chuva com bastante vento acabou atrasando por alguns minutos a programação da Stock Car. Quando os carros saíram, o asfalto do circuito de rua ainda estava úmido, mas em poucos minutos ficou seco, devido ao calor que permaneceu durante toda a sexta-feira no interior paulista.

Marcos Gomes, nascido em Ribeirão Preto e único representante da cidade paulista no atual grid da Stock, viu com bons olhos a primeira saída de box do carro 88. "O carro se comportou muito bem. A gente não tinha cronometragem oficial, mas acredito que a maioria dos pilotos virara em 1min09s e todos muito parecidos. É muito especial estar de volta a Ribeirão Preto, onde eu nasci e aprendi a dirigir e gostar de velocidade", diz Gomes.


Já Felipe Fraga acelerou pela primeira vez um Stock Car no circuito de Ribeirão Preto, onde venceu a corrida do Brasileiro de Turismo em 2013. "Hoje foi um shakedown e nem andei direito, a estreia vai ser amanhã mesmo, quando vamos acelerar 100% para conseguir um bom tempo no grid de largada, que aqui será fundamental", diz o mais jovem vencedor da história da Stock.


O primeiro treino livre e com cronometragem ocorre neste sábado às 8 horas da manhã. O classificatório que define as posições do grid está marcado para às 14h e terá transmissão ao vivo do Sportv.


Confira programação completa:

Sábado, 04/04

08h00 - 08h40 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h00 - 11h40 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
14h00 - 15h00 - Treino Classificatório - Stock Car

Domingo, 05/04

11h00 - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1 - Bruno Gorski/ Hyset/ RF1

Stock Car: Chevrolet defende hegemonia nas ruas de Ribeirão Preto

Marca emplacou os dois primeiros colocados nas quatro provas já realizadas na cidade, onde só triunfaram pilotos que hoje integram o Chevrolet Power Team

Vencedora de 31 dos 36 campeonatos da Stock Car, a Chevrolet ilustra nas ruas de Ribeirão Preto, palco da segunda etapa da temporada 2015 neste domingo, uma das maiores hegemonias do esporte a motor no Brasil.
 
Átila Abreu, vencedor em 2010 e 2011
Em quatro provas realizadas na cidade do interior paulista: quatro dobradinhas da Chevrolet, todas elas encabeçadas por pilotos do atual Chevrolet Power Team. Dez dos 12 competidores que levaram troféus em Ribeirão Preto até hoje chegaram ao pódio com carros Chevrolet, responsáveis também por três poles em quatro corridas.
 
Daniel Serra, vencedor em 2012


A primeira passagem da Stock Car por Ribeirão Preto, em 2010, marcou a primeira vitória de Átila Abreu na categoria. O atual líder do campeonato Ricardo Maurício e Antonio Pizzonia compuseram o pódio 100% Chevrolet.
 
O lider do campeonato, Ricardo Maurício
No ano seguinte o atual vice-campeão da Stock Car repetiu a vitória, com o piloto Chevrolet Power Team Max Wilson em segundo e Cacá Bueno completando o pódio.

2012 marcou o maior domínio da Chevrolet na prova, com nada menos que nove dos dez primeiros colocados. Novamente o pódio foi 100% composto por representantes da marca, com Daniel Serra à frente de Cacá Bueno e Átila Abreu.

A última passagem da Stock Car pelo circuito de rua de Ribeirão Preto aconteceu na temporada 2013, com mais uma dobradinha de competidores do Chevrolet Power Team: Thiago Camilo e Max Wilson.
 
Thiago Camilo, vencedor em 2013
Segunda etapa da temporada 2015 da Stock Car, a etapa deste final de semana será a primeira do ano com rodada dupla e 39 pontos em disputa. A primeira bateria tem 48 minutos mais uma volta e a prova complementar dura 28 minutos mais uma volta. O grid de largada da primeira prova é definido na tarde de sábado. A ordem de largada da corrida curta é determinada pela ordem de chegada da primeira, com inversão dos dez primeiros lugares no grid (o vencedor sai em décimo, o segundo colocado em nono e assim sucessivamente, com o décimo colocado na corrida longa alinhando na pole).
 
Max Wilson, duas vezes segundo colocado em Ribeirão Preto
Inovação na temporada 2015, o tempo total das duas corridas será 90% mais longo que o da última passagem da Stock Car por Ribeirão Preto, o que promete ser um duro teste de durabilidade para os carros mais velozes do Brasil.

Outra novidade deste ano é o retorno do Chevrolet Power Team, time que reúne vitoriosos pilotos da Stock Car. O projeto vigorou entre 2007 e 2009 e retornou em 2015 com premiações especiais em casos de vitória. Cinco pilotos já estão no time: Átila Abreu, Daniel Serra, Max Wilson, Ricardo Maurício e Thiago Camilo. Ao todo, eles venceram três das últimas sete temporadas. E todas as corridas em Ribeirão Preto.

Programação para a segunda etapa da Stock Car 2015:

Sábado, 04/04

08h00 - 08h40 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h00 - 11h40 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
14h00 - 15h00 - Treino Classificatório - Stock Car

Domingo, 05/04

11h00 - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)

Luís Ferrari

Fotos: Bruno Gorski / Carsten Horst 

Rubens oferece almoço de Sexta-feira Santa em Ribeirão Preto

Páscoa na pista para os integrantes da Medley Full Time

Rubens Barrichello, atual campeão da Stock Car, ofereceu um almoço especial de Sexta-feira Santa para a sua “família” nas pistas, os integrantes da Medley Full Time. O piloto do carro 111 fez questão de levar todos os mecânicos e engenheiros para uma bacalhoada em um camarote no circuito de rua de Ribeirão Preto, que recebe a segunda etapa da Stock Car de 2015. Após o almoço, Rubens entregou um ovo de páscoa personalizado para cada um dos participantes.



“A gente reúne a nossa família para almoçarmos juntos, pois, realmente, são as pessoas com que mais convivo durante o ano, além dos meus familiares. Como eles estarão longe da família, é uma chance de reunirmos todos nessa data. Eu sempre vou na oficina, pelo menos uma vez por semana, porque eles estão mais relaxados, a gente brinca bastante, mas, no final, é mais uma chance de estarmos juntos, deles perguntarem sobre a minha carreira e curiosidades que eles têm. Enfim, são muito valiosos esses encontros como o nosso almoço de hoje. Agora, após a barriga estar cheia, é hora de trabalhar”, brincou Rubens, vencedor da Corrida do Milhão de 2014.


E não demorou muito entre a pausa do almoço e a hora de acelerar. Ainda nessa sexta-feira (3), Rubens levou o carro 111 para o circuito de rua de Ribeirão Preto para uma sessão chamada de shakedown, somente para saber se todos os componentes do carro funcionam corretamente. E nesse sábado (4), acontecem dois treinos livres, além da sessão oficial que definirá o grid de largada para a prova de domingo (5), marcada às 11h, com transmissão ao vivo do canal Sportv.

MyTeam - Press and Marketing
Fotos: Miguel Costa Jr/Medley


Stock Car leva "tempero baiano" para o interior paulista

Carros de Campos e Pizzonia entram na pista com receita de Salvador

Pode parecer uma contradição numa das capitais nacionais do agronegócio, onde os acordes da música sertaneja nem sempre agradam os ouvidos pouco habituados ao som dos berrantes, mas foi com uma receita tipicamente baiana que os carros da Prati-Donaduzzi entraram na pista de Ribeirão Preto nesta sexta-feira para o breve shakedown que abriu a programação da segunda etapa da Stock Car. "Usamos o circuito de Salvador como referência de acerto porque é o que mais se aproxima a este aqui em termos de regulagem", explicou o diretor-técnico Juan Carlos "Mico" Kopez.


Ribeirão Preto está de volta ao calendário depois da ausência do ano passado e novamente utilizando o traçado montado na área industrial vizinha ao km 321 da Rodovia Anhanguera. O desenho está longe de satisfazer os pilotos, por suas características acentuadamente travadas.  "Aqui só tem curvas de primeira" , justifica o paranaense Júlio Campos, que largou em 14º e terminou em 8º na edição de 2013. Pizzonia não estava na categoria na oportunidade, mas precisou de poucas voltas para avaliação de todos os sistemas do carro para concordar com a opinião do companheiro de equipe. "Não é uma pista prazerosa", sintetizou.

"Mico" explicou que os carros foram bastante modificados na comparação com a corrida de duplas que abriu a temporada no dia 22 de março. "Em circuitos de rua, como este, a altura dos carros em relação ao solo tem de ser aumentada por causa das irregularidades do asfalto. O acerto mecânico aqui é muito mais importante que o aerodinâmico e o acerto é radicalmente modificado se levarmos em conta o da primeira etapa em Goiânia", continuou.


Curta (mede apenas 2.298 metros) e sinuosa, a pista de Ribeirão Preto é um pesadelo térmico para as equipes, por causa das altas temperaturas atingidas pelos freios e pelo motor. "Nem sei qual dele é o pior. Salvador tem retas maiores e curvas rápidas, enquanto aqui o piloto passa o tempo todo acelerando e freando. Os freios não têm tempo de esfriar. Por isso, a nossa grande preocupação é com os sistemas de refrigeração que impeçam que esses componentes sofram com o superaquecimento", lembrou Mico.


As atividades de pista serão retomadas a partir das 8 horas deste sábado, com a realização da primeira das duas sessões de treinos livres de 40 minutos cada. A definição da ordem de largada dos 31 carros acontecerá às 14 horas, pelo sistema de tomadas individuais. Serão duas voltas lançadas para cada piloto, com saída pela ordem inversa da classificação do campeonato, e a melhor delas é que será usada para a formação do grid.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Miguel Costa Jr./MF2

Kray chega motivado a Ribeirão Preto: “As pistas de rua me agradam”

Piloto gaúcho da CKR Racing busca lugar no pódio neste domingo na segunda etapa do Mercedes-Benz Challenge.

O Mercedes-Benz Challenge terá neste domingo (5) a terceira corrida de sua história em circuitos de rua. Depois de abrir a temporada de 2013 em São Paulo (SP), no Anhembi, e de realizar a penúltima corrida do ano passado em Salvador (BA), a categoria terá a segunda etapa do campeonato de 2015 em Ribeirão Preto (SP). As características do único circuito urbano do calendário agradam o piloto gaúcho Carlos Kray, da CKR Racing.

“Já tive a experiência de correr na etapa de Salvador em novembro, mas não foi a primeira vez. Também já fiz uma corrida da Copa Montana na própria pista de Ribeirão Preto”, lembra Kray, que compete com o Mercedes-Benz CLA 45 AMG número 46, em que exige a logo de Ballasox. Gaúcho de Campo Bom, ele ocupa o nono lugar na classificação geral do campeonato e sustenta a vice-liderança da classe Master, da qual foi vice-campeão em 2014.


“O fato é que correr em pista de rua me agrada. É claro que a rua não admite erros, porque não há áreas de escape. Isso requer atenção ainda maior dos pilotos. Mas considero bem menos perigoso”, pondera o piloto gaúcho. “Os muros estão bem perto dos carros, mas as velocidades são menores. Nessas condições, o grande segredo do fim de semana é tentar largar o mais à frente possível, por conta da dificuldade de se fazer ultrapassagens”.

Kray foi nono colocado na etapa de abertura da temporada, em Goiânia (GO). “Tínhamos os dois carros da equipe entre os mais rápidos no molhado e no seco”, lembra, citando o parceiro Pierre Ventura. “Mas tive problemas no treino classificatório e larguei em 18º. Na corrida o carro rendia bem, eu era sétimo quando comecei a ter problemas com o hidráulico da direção. Eu nunca sabia a condição que teria em cada curva”, ele lembra.

A segunda etapa do Mercedes-Benz Challenge abrirá sua programação no sábado (4), com duas sessões de treinos livres, marcadas para as 9h40 e as 12h40. A tomada de tempos classificatória vai começar às 16h30. A corrida da CLA 45 AMG Cup, no domingo, terá largada às 8h40 e será transmitida ao vivo pelo canal Bandsports, com narração de Luc Monteiro, comentário de José Vitte e geração de imagens da Master/CATVE.


MERCEDES-BENZ CHALLENGE 2015
(Classificação do campeonato após uma etapa)

CLA AMG Cup
1º) Adriano Rabelo (CE/Cordova Motorsport), 20
2º) Pierre Ventura (RS/CKR Racing), 17
3º) Neto de Nigris (SP/DeNigris-Europamotors), 15
4º) Cristian Mohr (SC/RSports), 13
5º) Victor Amorim/Fernando Amorim (SP/RSPorts), 11
6º) Fernando Júnior (RS/WCR), 10
7º) Peter Ferter (MS/LT Racing Team), 9
8º) Arnaldo Diniz Filho (SP/Comark Racing), 8
9º) Carlos Kray (RS/CKR Racing), 7
10º) Betão Fonseca (SP/CenterBus-Sambaiba), 6
11º) Danilo Pinto (SP/Scuderia 111), 5
12º) César Fonseca (SP/CenterBus-Sambaiba), 4
13º) Fernando Poeta (RS/Mottin Racing), 3
CLA AMG Cup Master
1º) Neto de Nigris (SP/DeNigris-Europamotors), 20
2º) Carlos Kray (RS/CKR Racing), 17
3º) Betão Fonseca (SP/CenterBus-Sambaiba), 15


Fonte: Grelak Comunicação

Pedro Muffato faz testes em Cascavel com os dois caminhões da equipe Muffatão

Na preparação para etapa de Campo Grande, piloto paranaense comanda na pista treinos com seu próprio Scania e com o do filho David.

 Faltando dez dias para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, o piloto paranaense Pedro Muffato encerrou nesta quinta-feira (2) uma bateria de dois dias de testes com os caminhões Scania da Muffatão, equipe pela qual competem ele próprio e David Muffato, seu filho. O trabalho no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), foi preparatório para a corrida de 12 de abril no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS).


O trabalho em pista teve início na quarta-feira (1º), quando Pedro fez as primeiras sessões de testes com seu caminhão, de motor avançado e inscrito sob o número 20, que exibe as cores e logos de Disnorte, Doce Sucar, Stara, Coopavel, Alimentos Italy e Muffatão Atacado Distribuidor. À tarde, ele também foi à pista com o Scania de cabine frontal de David, que tem o número 35 e as cores de Refrigerantes Schin e Muffatão Atacado Distribuidor.

“Antes do campeonato começar foi o David quem testou os caminhões, então chegou minha fez de pagar o favor”, comentou Pedro, descontraído. Os dois dias de trabalho apresentaram resultados positivos, em sua avaliação. “Melhoramos bastante coisa. Na primeira corrida nós tivemos dificuldade com a falta de tração dos caminhões. Foi um dos pontos em que mais trabalhamos”, revelou, citando a corrida de 1º de março em Caruaru (PE).

Com um 11º e um nono lugar nas duas fases da etapa pernambucana, Pedro Muffato viaja a Campo Grande como décimo colocado na tabela de classificação do campeonato. “Se os caminhões continuarem bons como estão dá para seguir no grupo dos dez primeiros”, falou. Seus melhores resultados na capital de Mato Grosso do Sul foram os sextos lugares em 2003 e 2010 – esta, a última vez em que a Fórmula Truck teve uma etapa na cidade.


Fonte: Grelak Comunicação

GP2: Negrão evolui e fecha em 12º no último teste no Bahrein

Temporada será aberta em duas semanas no mesmo circuito de Sakhir

O paulista André Negrão evoluiu em relação aos dois primeiros dias e fechou em 12º no encerramento da segunda e última sessão de testes coletivos da Fórmula GP2. Confirmando a expectativa de um campeonato ainda mais equilibrado do que em seu ano de estreia em 2014, o piloto da Arden ficou a seis décimos do francês Pierre Gasly (DAMS), o mais veloz no circuito de Sakhir, no Bahrein. Agora, os equipamentos ficarão guardados nos boxes até a abertura da pista para os treinos livres da rodada dupla de abertura do calendário, marcada para os dias 18 e 19 deste mês.


Negrão ficou satisfeito com o comportamento do carro, mas lamentou continuar enfrentando problemas com o motor - situação que se arrasta desde a prova na Rússia no ano passado. "Não é que o motor esteja bichado, mas ele claramente rem uma deficiência. Aqui, eu perdia três décimos de reta. Já havia reclamado da falta de potência nos testes do mês passado em Abu Dhabi, mas não adiantou. Agora, esperamos que finalmente ele seja trocado para a corrida", comentou.

A estreia dentro de duas semanas está sendo aguardada com expectativa positiva. "O carro melhorou em relação ao acerto. Ainda não é um foguete, mas está mais rápido que em 2014. Eu também estou mais adaptado à categoria, porque é assim mesmo, quanto mais se ansa, mais se aprende e melhora. Não tem muito segredo", afirmou o piloto apoiado pela Novac Sportts, 12º colocado no campeonato passado.


Se para Negrão a perspectiva parece animadora, seu companheiro de equipe Norman Nato - 14º colocado nesta sexta-feira - sofreu um sério contratempo. O carro pegou fogo e foi seriamente danificado, obrigando à paralisação dos ensaios por 30 minutos. O francês escapou sem ferimentos, mas o motor e uma série de componentes foram severamente afetados.

Os tempos de hoje em Sakhir:

1          - Pierre Gasly - DAMS          - 1:39.632
2          - Stoffel Vandoorne    - ART Grand Prix       - 1:39.646
3          - Mitch Evans - RUSSIAN TIME      - 1:39.679
4          - Alexander Rossi       - Racing Engineering - 1:39.715
5          - Raffaele Marciello   - Trident          - 1:39.720
6          - Alex Lynn     - DAMS          - 1:39.884
7          - Jordan King  - Racing Engineering - 1:40.002
8          - Sergey Sirotkin        - Rapax           - 1:40.007
9          - Marco Sorensen      - Carlin            - 1:40.017
10        - Arthur Pic     - Campos Racing       - 1:40.254
11        - Julian Leal    - Carlin            - 1:40.288
12        - André Negrão          - Arden International   - 1:40.323
13        - Artem Markelov       - RUSSIAN TIME      - 1:40.356
14        - Norman Nato           - Arden International   - 1:40.416
15        - Nathanaël Berthon   - Lazarus         - 1:40.453
16        - Rio Haryanto            - Campos Racing       - 1:40.663
17        - Nick Yelloly  - Hilmer Motorsport    - 1:40.685
18        - Nobuharu Matsushita          - ART Grand Prix       - 1:40.860
19        - Rene Binder - Trident          - 1:40.873
20        - Sergio Canamasas  - MP Motorsport         - 1:41.101
21        - Robert Visoiu           - Rapax           - 1:41.261
22        - Daniel De Jong        - MP Motorsport         - 1:41.354
23        - Zoel Amberg            - Lazarus         - 1:41.456
24        - Nigel Melker - Hilmer Motorsport    - 1:41.566
25        - Marlon Stockinger   - Status Grand Prix    - 1:44.506
26        - Richie Stanaway      - Status Grand Prix    - 1:44.799



Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: GP2 Media/MF2

Stock Car: Khodair chega a Ribeirão Preto de olho em mais uma vitória em circuito de rua

Piloto da Full Time Texaco já ganhou duas vezes em Salvador e vê tomada classificatória como o segredo do sucesso neste tipo de disputa

Depois de alcançar o pódio na abertura da Temporada 2015 da Stock Car, Allam Khodair chega a Ribeirão Preto para a disputa da segunda etapa do campeonato de olho em mais uma vitória em circuito de rua. O Japonês Voador da Full Time Texaco já possui duas conquistas neste tipo de disputa, ambas em Salvador. A última justamente no final do ano passado.


"Gosto muito deste tipo de corrida, é bastante desafiadora. Os muros passam colados e não há limite para erros. Tem a proximidade com o público que também é muito legal. Mas, definitivamente, o segredo para se fazer uma boa corrida de rua é classificar bem. Como o circuito tem poucos pontos de ultrapassagem, sair na frente é essencial e é isso que vamos buscar", disse o piloto.

O bom resultado em Goiânia, na corrida de duplas, em tese, deve ajudar Khodair na briga pela pole no interior de São Paulo. A tomada classificatória em provas de rua é diferente da realizada em autódromos normais. Nela, apenas três pilotos vão para a pista de cada vez. A ordem de entrada obedece a classificação do campeonato. Como o Japonês Voador está em terceiro, será o último trio a acelerar.


"Em tese isso ajuda porque a pista está em uma condição melhor. Mas isso é uma tese, apenas. Muitas coisas podem influenciar. Uma chuva no meio do treino, por exemplo, pode arruinar nossos planos. Temos que nos concentrar em fazer o melhor e procurar sempre a superação", finalizou.

A disputa nas ruas do interior de São Paulo começa neste sábado, com dois treinos livres. O primeiro às 8h e o segundo às 11h. A tomada classificatória será às 14h. A largada da primeira rodada dupla do ano está marcada para as 11h de domingo. Tudo com transmissão ao vivo do Sportv.



Império Agecom

Fotos: Miguel Costa Jr

Formula E: Bruno Senna corre atrás da reação em Long Beach

Segunda prova nos EUA abre a segunda metade do calendário

Palco de corridas históricas da Fórmula 1 e da Fórmula Indy, o circuito urbano de Long Beach abre neste sábado a segunda metade do calendário da primeira temporada da Fórmula E. A sexta etapa será a segunda seguida do mundial de carros elétricos da FIA nos EUA, três semanas depois da prova disputada em Miami. Com 18 pontos e dividindo a 10ª colocação com mais três pilotos, incluindo o indiano e seu companheiro de equipe Karun Chandhok, Bruno Senna sabe que um bom desempenho na Costa Oeste é fundamental para seus planos de continuar na luta pelo título, atualmente encabeçada pelo francês Nicolas Prost.


Bruno chegou a Long Beach no início da semana e aproveitou as últimas horas para fazer o reconhecimento da pista juntamente com os engenheiros, com quem manteve também as primeiras reuniões técnicas. Foi validar as informações básicas do simulador e voltou a manifestar preocupação com as condições do asfalto, já que em sendo perseguido por uma sucessão de quebras da suspensão. "A pista aqui é bem ondulada, mais do que parecia. Em compensação, é bastante larga em certos pontos. Acho que vai dar uma corrida interessante", disse.

Com um quinto lugar em Buenos Aires como melhor resultado até agora, Bruno perdeu contato com os ponteiros por causa de três falhas na suspensão, o calcanhar-de-aquiles do atual modelo da Fórmula E e que já vitimou também outros pilotos. A diferença que o separa dos 67 pontos de Prost é de 49, elevada mas que ainda pode ser descontada na segunda metade do campeonato. Bruno, no entanto, se diz tranquilo com o trabalho duro que terá pela frente. "Vamos fazer uma coisa por vez. Primeiro quero sair daqui com um bom resultado. Depois, vamos vendo o que acontece."

Todas as atividades de pista serão concentradas amanhã, com as três sessões de treinos livres de 25 minutos antecedendo a tomada de tempos para a formação do grid dividida em quatro grupos de cinco carros. A corrida começará às 20 horas (Brasília), com exibição ao vivo pela Fox Sports, com abertura da transmissão meia hora antes.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)
MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.

Fotos divulgação