domingo, 24 de maio de 2015

Blancpain Endurance Series: Acidente na largada prejudica BMW Team Brasil em Silverstone

Os trios brasileiros se envolveram em um acidente logo após o início da prova. Mesmo assim, Bueno, Jimenez e Fraga conseguiram se recuperar, conquistando mais de 30 posições ao longo da corrida. Os companheiros Brito, Abreu e Stumpf não tiveram a mesma sorte e abandonaram

Foi um começo de prova tumultuado e um acidente logo na largada da segunda etapa do Blancpain Endurance Series, neste domingo (dia 24), em Silverstone (Ing), prejudicou os trios do BMW Team Brasil. Largando no meio do pelotão da prova, que contou com 61 carros, os pilotos do time brasileiro se envolveram em um acidente, que comprometeu o desempenho da equipe na etapa.



Átila Abreu, que corre ao lado de Valdeno Brito e Matheus Stumpf no BMW Z4 #77, largou em 30º lugar e não conseguiu desviar de outros carros, após uma rodada a sua frente, e acabou acertando o BMW Z4 #0, que no momento era pilotado por Sérgio Jimenez (que partiu da 26ª posição).

O acidente prejudicou os dois carros. Abreu, com a suspensão quebrada, foi para os boxes e recolheu. O time ainda fez um grande trabalho para tentar recuperar o carro, mas considerou melhor poupar o equipamento. Já Jimenez teve um pneu furado, trocou e voltou pra prova na 58ª posição em busca de posições. Pouco a pouco, o BMW Z4 #0 foi escalando o pelotão e mantendo um ritmo forte também com Cacá Bueno e Felipe Fraga. O trio terminou a prova em 26º no geral e 17º na categoria Pro.

A vitória após as três horas de disputa foi dos pilotos Rob Bell, Shane van Gisbergen, Kevin Estre, que correm com uma McLaren 650 S GT3. O trio Jean-Karl Vernay, Robin Frijns, Laurens Vanthoor (Audi R8 LMS Ultra) chegou em segundo e lidera a série endurance, que terá sua próxima etapa no dia 20 de junho, em Paul Ricard (Fra). Antes, porém, o BMW Team Brasil disputa a etapa de Zolder (Bel) do Sprint Series, no dia 7 de junho. O time brasileiro - comandado por Antonio Hermann e Washington Bezerra - é vice-líder na série e já conquistou uma vitória e pódios.


Após a prova deste domingo, Jimenez lamentou o incidente com os companheiros, mas ressaltou o bom ritmo do BMW Z4 #0 durante a prova. "Nosso ritmo era bom, mas a batida na largada nos tirou todas as chances. Vim para o box com o pneu furado e acabamos perdendo uma volta, o que comprometeu toda a corrida. Mesmo assim, nos recuperamos muito em apenas três horas. Agora é pensar em Zolder, nossa próxima etapa no Sprint Series, e depois trabalhar para as corridas de endurance, que estão sendo mais complicadas para nós no momento", destacou o piloto paulista.

O tocantinense Felipe Fraga, de 19 anos, também ficou chateado com o acidente logo na largada, mas saiu da pista satisfeito com seu desempenho no último stint da prova. "Uma pena termos esse acidente com os dois carros da equipe, mas conseguimos nos recuperar muito bem e tínhamos um ritmo bom, que sem o acidente poderia ter nos deixado entre os dez ou 15 primeiros. Mas estou feliz por ter andado bastante. Meu ritmo foi bom e estou com o sentimento de dever cumprido, mas foi uma pena. Vamos focar pra próxima e tentar melhorar o nosso carro cada vez mais", disse o piloto.

Também chateado, Átila Abreu explicou o ocorrido na largada. "Largando em 30º é muito tumultuado, no meio do pelotão, onde você tem pilotos experientes, outros um pouco menos, por conta da divisão de categorias, e com isso dá uma embolada e fica um pouco complicado. Infelizmente, um carro rodou no meio do S de alta e os outros carros começaram a frear. Eu puxei pra grama, pra desviar e evitar um acidente, mas não consegui e acabei encostando no Jimenez. Ele acabou sendo prejudicado, eu também. Quebrou a nossa suspensão e no carro deles furou o pneu. Mas foi um incidente de corrida. Fico chateado, porque nem conseguimos andar com o nosso carro para sentir o ritmo de corrida, poder avaliar, já que a gente vem trabalhando e evoluindo o carro durante as corridas e seria um experiência para ganhar mais afinidade com o carro. Sem dúvida, tivemos uma perda de aprendizado", comentou. "A equipe tentou arrumar o carro, tentamos dar uma volta, mas o carro ainda tinha alguns problemas e achamos melhor não desgastar o equipamento. Mas, apesar de tudo, a equipe vem evoluindo bastante, e é preciso destacar toda a dedicação dos mecânicos, dos engenheiros e o clima na equipe que é muito bom, então acredito que vamos colher melhores resultados este ano", concluiu o piloto de Sorocaba, no interior de São Paulo.


Brito, que também divide o BMW Z4 #77 com Abreu no Sprint Series, lembrou que acidentes acontecem e o objetivo agora é trabalhar para a etapa do Sprint, onde eles já conquistaram dois segundos lugares na temporada. "Foi uma pena o acidente na primeira volta, mas corridas têm dessas coisas. O foco agora é a próxima etapa do Sprint em Zolder", afirmou o paraibano.

Para Stumpf, que voltou ao time, também ficou o sensação de que em breve os resultados virão. "Infelizmente, mal começamos a corrida. Sessenta e um carros dividindo a primeira parte do circuito é sempre bem complicado e tivemos o azar do acidente. Tentamos arrumar o carro nos boxes, a equipe trabalhou o mais rápido possível e muito bem, mas já não valia mais a pena a gente continuar andando. Seria só pra arriscar e gastar o equipamento. Mas gostei bastante de ter voltado ao time, me sinto em casa, e espero que na próxima dê tudo certo e que a equipe consiga um ótimo resultado, porque todos trabalham muito aqui e merecem", finalizou o gaúcho.

Confira o resultado da segunda etapa do Blancpain Endurance Series (Top-10):
1 PRO Rob Bell, Shane van Gisbergen, Kevin Estre (Von Ryan Racing McLaren 650 S GT3) 84 voltas
2 PRO Jean-Karl Vernay, Robin Frijns, Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 23.281
3 PRO Frank Stippler, Stephane Ortelli, Stephane Richelmi (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 44.793
4 PRO Marco Bonanomi, Filip Salaquarda, Frederic Vervisch (ISR Audi R8 LMS Ultra) a 48.407
5 PRO Sean Walkinshaw, Martin Plowman, Craig Dolby (MRS GT Racing Nissan GT-R Nismo GT3) a 56.787
6 PRO Maximilian Buhk, Maxime Soulet, Andy Soucek (Bentley M-Sport Bentley Continental GT3) a 59.627
7 PRO Rinat Salikhov, Marco Seefried, Norbert Siedler (Rinaldi Racing Ferrari 458 Italia) a 1:04.614
8 PRO Giovanni Venturini, Adrian Zaugg, Mirko Bortolotti (GRT Grasser Racing Team Lamborghini Huracan) a 1:08.715
9 PRO Steven Kane, Andy Meyrick, Guy Smith (Bentley M-Sport Bentley Continental GT3) a 1:09.644
10 PRO Klaus Graf, Nico Bastian, Stef Dusseldorp (ROWE Racing Mercedes SLS AMG GT3) a 1:26.319
26 PRO Felipe Fraga, Caca Bueno, Sergio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 1 volta
NC PRO Valdeno Brito Filho, Atila Abreu, Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 82 voltas

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Tony Hermann

Bruno Bonifacio sai ileso de forte acidente causado por holandês em Mônaco pela Formula Renault 3.5

Brasileiro passa bem após impacto na curva Saint-Devote. Após largar em 13º, piloto da Draco Racing já ocupava a 6ª posição na segunda volta, quando foi tirado da pista por Meindert van Buuren

Correndo pela primeira vez no tradicional circuito montado nas ruas de Mônaco, Bruno Bonifacio demonstrou boa evolução ao longo do fim de semana, mas o desfecho não foi como o imaginado pelo piloto neste domingo (24 de maio). Após fazer uma ótima largada, pulando de 13º para 6ª posição, Bonifacio foi acertado em cheio na volta seguinte pelo holandês Meindert van Buuren, que errou na entrada da curva Saint-Devote e jogou o carro do paulista com força contra a barreira de segurança, encerrando precocemente a participação de ambos na corrida.



Após o impacto, o piloto da Draco Racing recebeu atendimento médico na pista e foi encaminhado ao hospital para exames complementares, que confirmaram que Bonifacio não se feriu no acidente.


Devido ao ocorrido, a prova foi parada com bandeira vermelha para reparos na proteção de soft-wall, mas o cronômetro continuou rodando. O pole position Jazeman Jaafar permaneceu na liderança depois da relargada, e confirmou a vitória ao fim de 21 voltas.


Faltando apenas uma semana para a próxima etapa, Bruno Bonifacio terá poucos dias para se recuperar e dar a volta por cima no lendário circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, que acontece entre os dias 29 e 31 de maio, onde o brasileiro tem um histórico de vitórias, pole positions e pódios na Formula Renault 2.0.


Bruno Bonifacio:

"Foi um impacto muito forte, não tive o que fazer, mas graças a Deus não me machuquei. Estou com dores nas costas, mas vou fazer fisioterapia e outros tratamentos nessa semana para estar pronto para a etapa em Spa-Francorchamps. É um pena, pois tinha feito uma ótima largada, já estava em 6º, e tínhamos carro para terminar bem nos pontos, mas agora o foco é na próxima etapa, onde temos grandes chances de um bom resultado."


Jornalista responsável
Mariana Viegas

Fotos: Paolo Pellegrini

FS MotorSport é pódio no 18º Rally Internacional de Erechim

O piloto Fábio Simsen e o navegador Gilson Rocha finalizaram a competição com o terceiro lugar da categoria RC5. Agora, o foco da equipe é o 9º Rally Cuesta Off-Road, em junho


Satisfação e alegria! Esses foram os sentimentos do piloto estreante no rali, Fábio Simsen, que ao lado do experiente navegador Gilson Rocha, subiu neste domingo no terceiro lugar do pódio da categoria RC5 do 18º Rally de Erechim. O evento, que começou na última quarta-feira, 20, em Erechim, reuniu mais de 70 duplas vindas da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e, claro, de diversas regiões do Brasil. De acordo com a Polícia Militar RS, mais de 20 mil pessoas prestigiaram a disputa.



Válido pelos campeonatos Sul-Americano, Brasileiro e Gaúcho de Velocidade, o certame teve aproximadamente 160 quilômetros, passando também pelas cidades de Paulo Bento e Barão de Cotagipe. "Estou extremamente feliz com esse resultado, foi uma grande oportunidade de estar entre grandes nomes do esporte e aprender um pouco com eles. São muitas as lições que poderei aplicar nas próximas etapas que participar", declarou Simsen, que elogiou a prova. "Os trechos cronometrados foram bem variados... Alguns mais travados, outros mais rápidos. Tivemos estradas lisas, ora com pedra, e áreas com subidas e descidas. No geral, um roteiro bem completo e técnico, que apresentou diversos tipos de dificuldades", opinou ele.

Neste domingo, os off-roaders aceleraram por mais duas especiais, nomeadas de Verdureiros (11,6 quilômetros) e Campininha (20,2 quilômetros). Ambas foram percorridas por duas vezes. Um novo obstáculo foi a chuva, que deu o ar da graça a partir das 2h e não parou ao longo do dia. O terreno ficou bastante liso e exigiu ainda mais habilidade e cautela de pilotos e navegadores. "Por conta do clima, a estratégia foi não arriscar no piso liso. Adotamos um ritmo que julgamos ser o necessário para conquistar um bom resultado e deu tudo certo", contou Simsen, que comandou um Peugeot 207.

Agora, o próximo passo da FS MotorSport será o 9º Rally Cuesta Off-Road, de 12 a 14 de junho, em Botucatu, interior de São Paulo. A competição valerá pelos Campeonatos Brasileiro de Rally Cross Crountry e Rally Baja, reunindo motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.



Classificação final - 18º Rally Internacional de Erechim

Categoria RC5

1º Cassandro Maloz e Luis Trentin, 02h03min41s
2º Toninho Genoin e Maicol de Souza, 02h05min19s
3º Fábio Simsen e Gilson Rocha, 02h11min20s
4º Evandro Carbonera e Eduardo Tonial, 02h16min21s
5º Emerson Cavassin e Rafael Frasson, 02h27min55s

Liberdade de Ideias

Fotos: Edson Castro/PrimeCom

Sprint Race: Berlanda Jr. e Fabio Brecailo garantem o lugar mais alto do pódio da Corrida Noturna

A quarta etapa da competição será no dia 28 de junho no Autódromo de Curitiba
Os pilotos Berlanda Jr. e Fabio Brecailo foram os grandes vitoriosos do maior desafio da temporada 2015 da Sprint Race Brasil, a Corrida Noturna, realizada neste sábado (23/05) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade de Londrina, localizada no Norte do Paraná. A largada aconteceu às 18h15 e as corridas deste final de semana serão transmitidas nos canais BandSports e Play TV.



Os destaques do final de semana foram Fabio Brecailo, que venceu as duas corridas pela GP e Berlanda Jr. (PRO) que conquistou a sua segunda corrida no ano de estreia na competição, pois ambos quebraram a diversidade de pilotos no pódio que não havia se repetido desde o início da edição 2015.

Após a largada da Corrida Noturna foram 27 minutos de pura adrenalina. "Uma etapa espetacular, além do próprio evento a novidade de ser noturna, as luzes e o público acompanhando, foi show. Feliz de mais em vencer na estreia pilotando à noite. Larguei da quarta posição, no início da corrida o meu ritmo era menor, mas na parte final herdei a ponta e, felizmente, consegui estar no lugar mais alto do pódio pela segunda vez no ano", comemorou Berlanda SR#10, de Florianópolis (SC).

Brecailo com o resultado em Londrina assume a liderança do campeonato, somou 112 pontos e está há um ponto de Kau Machado. "Deu tudo certo, contei ainda com o fator sorte. Corri pela primeira vez na corrida noturna da Sprint. Na próxima etapa em Curitiba estarei com a mesma determinação", festejou o piloto curitibano do SR#8.

O estreante Enzo Bortoleto SR #85 fez uma belíssima corrida de recuperação e completou em segundo a Corrida Noturna. "Nos treinos noturnos da sexta fui bem rápido e na tomada de tempos tive problemas e larguei de último, consegui evoluir durante a prova, marcar pontos importantes no campeonato", disse o piloto que esteve na terceira posição no pódio da primeira corrida do dia na categoria PRO.

A premiação da etapa de Londrina foi realizada na noite do sábado (23), na casa noturna 2800 Music Club, localizada na Avenida Higienópolis, 2800, no Jardim Higienópolis, em Londrina (PR).


A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardahl, Fremax e Rio Custom.

Resultado das corridas da terceira etapa (10 primeiros):

Corrida 1 (DIURNA)
1 ) 1 Gaetano Di Mauro, PRO, 25m05s537, após 15 voltas
2) 94 Marco Garcia, PRO    
3) 85 Enzo Bortoleto, PRO
4) 17 Pietro Rimbano, PRO
5) 27 Felipe Lobo, PRO
6) 79 Caito Vianna, PRO
7) 4 Lucas Gohr, PRO
8) 8 Fábio Brecailo, GP
9) 7 Vinícius Margiota, GP    
10) 77 Luca Milani, PRO
Melhor Volta: Gaetano Di Mauro (1), 1:23.423 (Média 131,834 Km/H), Na 13ª Volta

Corrida 1 (NOTURNA)
1) 10 Berlanda Jr., PRO, 27m00s863, após 14 voltas        
2) 85 Enzo Bortoleto, PRO   
3) 8 Fabio Brecailo, GP
4) 44 Kau Machado, GP
5) 39 Eduardo Serratto, GP
6) 7 Vinícius Margiota, GP
7) 4 Luiz Santos, PRO
8) 55 Osman Didi, GP
9) 79 Caito Vianna, PRO
10) 27 Felipe Lobo, PRO
Melhor volta: Caito Vianna (79), 1:25.075 (média 129,274 km/h), na 6ª volta

Classificação do campeonato, após a terceira etapa em Londrina (seis corridas):

Categoria PRO
1) #27 Billy Zonta/ Felipe Lobo, 89
2) #94 Gustavo Kiryla, 76
3) #10 Berlanda Jr/ Lucas Villela, 74
4) #17 Pietro Rimbano, 74



5) #77 Luca Milani, 62
6) #79 Flávio Lisboa/ Caito Vianna, 60
7) #94 Marco Garcia, 52
8) #4 Luiz Santos/ Lucas Gohr, 52
9) #14 Gustavo Martins, 45
10) #85 Enzo Bortoleto, 36
11)) #1 Gaetano Di Mauro, 25

Categoria GP
1) #8 Fábio Brecailo, 112
2) #44 Kau Machado, 111
3) #7 Vinícius Margiota, 88
4) #36 Felipe Rabello/ Matheus Marini, 66
5) #55 Osman Didi, 63
6) #39 Eduardo Serratto/ Marcelo Rodriguez, 54
7) #55 Caê Coelho, 38
8) #44 Rodrigo Gil, 30
9) #1 Junior Spada, 22

Calendário 2015 da Sprint Race Brasil:

29/03 - Tarumã - Viamão (RS)
19/04 - AIC - Curitiba (PR)
23/05 - Londrina (PR) - Corrida Noturna
28/06 - Curitiba (PR) - Grid invertido/Pontos em Dobro
09/08 - Cascavel (PR) - Set up free
06/09 - Curitiba (PR) - Oval
15/11 - Curitiba (PR)
20/12 - São Paulo (SP) - Pontos em Dobro

Assessoria de Imprensa da Sprint Race
SIG Comunicação Silvana Grezzana

Crédito fotos: Luciano Santos/Sigcom

F1600: Bruno Leme vence de ponta a ponta

Largando na pole position, piloto de Piracicaba não deu chance aos adversários vencendo e cravando a melhor volta da 1ª prova do final de semana.


O piracicabano Bruno Leme (Thomaz Racing) venceu a primeira corrida do final de semana válida pela 2ª etapa da Copa do Brasil de Fórmula 1600 que foi realizada no ECPA no final da tarde desse sábado (23/05).

Depois de largadar na pole position, Leme foi pressionado apenas na largada por Beto Monteiro (San Race) e Daniel Ebel (Thomaz Racing), respectivamente segundo e terceiro colocados no grid. A partir daí começou a abrir vantagem não sendo incomodado pelos adversários até a bandeira quadriculada.


Fazendo sua primeira corrida na categoria substituindo Emilio Padron no carro n° 7, o piloto da Fórmula Truck Beto Monteiro tentou, mas não conseguiu acompanhar o ritmo do ponteiro: "Tentei acompanhar o ritmo do Bruno, mas mesmo pilotando no limite não conseguia virar o mesmo que ele. Ainda no final na tentativa de me aproximar acabei rodando, mesmo assim gostei muito do carro e da categoria”, comentou.

As melhores brigas ficaram entre Ebel, Eduardo Dias (San Race) e Thiago Felippe (Thomaz Racing): a movimentação de posição na briga pelo 3º lugar foi intensa, com Ebel mantendo a posição até a última volta quando Dias fez o mergulho da curva 1 lado à lado conquistando a terceira colocação.


Na tentativa de se aproximar novamente de Dias, Ebel acabou rodando na entrada do miolo quase sendo atingido por Felippe que acabou conquistando o quarto lugar.

Além da pole position e vitória, Bruno também conquistou a melhor volta da prova saindo da primeira corrida do final de semana na liderança do campeonato com 27 pontos, um a mais que Gabriel Lusquiños (Juka Motors) que teve problemas em seu carro e não terminou a corrida, além de Thiago Felippe.

A segunda e última corrida do final de semana em Piracicaba acontece nesse domingo (24/05) as 10h30.

Confira o resultado da 1ª corrida em Piracicaba da Copa do Brasil de Fórmula 1600:

1) Bruno Leme (Thomaz Racing) – 18 voltas em 22min09s723
2) Beto Monteiro (San Race) à 16s886
3) Eduardo Dias (San Race) à 31s078
4) Tiago Felippe (Thomaz Racing) à 33s771
5) Daniel Ebel (Thomaz Racing) à 50s842
6) Marcio Battistin (San Race) à 52s579
7) Alexandre Bonilha (Thomaz Racing) à 59s344
8) Marcos Pimentel (Thomaz Racing) à 59s508
9) Luiz Jr. (San Race) a 1min13s724
10) Claudio Daniel (Thomaz Racing) à 1 volta
11) Pedro Serrano (Della Barba Racing) à 1 volta
12) André Rodrigues (San Race) à 1 volta
13) Jayme Tadeu (Status Race) à 4 voltas
14) Gabriel Lusquiños (Juka Motors) à 10 voltas
15) Luan Giraldi (Status Race) à 13 voltas)
16) Luciano Zangirolami (RS Racing) à 15 voltas



Confira a programação da 2ª etapa da Copa do Brasil de Fórmula 1600:

24/05 – domingo
10h30 – 2ª corrida – 18 voltas

*Programação sujeita a alteração

Confira o calendário oficial da Copa do Brasil de Fórmula 1600:

18/04 – 1ª etapa – Londrina (PR) – já realizada
23/05 – 2ª etapa – Piracicaba (SP)
20/06 – Teste coletivo da categoria – Piracicaba (SP)
04/07 – 3ª etapa – Curitiba (PR) – rodada dupla (800km de Curitiba)
22/08 – 4ª etapa – Londrina (PR) – rodada dupla
05/09 – 5ª etapa – Mogi-Guaçu (SP) – rodada dupla (500km de São Paulo)
10/10 – 6ª etapa – Curitiba (PR) – rodada dupla
01/11 – 7ª etapa – Cascavel (PR) – rodada dupla
28/11 – 8ª etapa – Interlagos (SP)
19/12 – 9ª etapa – Interlagos (SP)

A F1600 conta com o apoio da STP, FuelTech, Metal Horse, Lotse, MOTUL, Crestana e Alpie Escola de Pilotagem.

F1600 - Automobilismo ao seu alcance: Para maiores informações acesse: www.f1600.com.br ou através do Facebook (www.facebook.com/f1600BR).

Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
MTb: 34.906
Fotos: Adilson / Piracicaba em Festa