quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: XRC Brasil também terá Marcus Cotton como represen...

ALTA ROTAÇÃO: XRC Brasil também terá Marcus Cotton como represen...: O piloto paulista contará com o navegador Gilson Rocha pela equipe ProMacchina Rally para a etapa do Brasileiro no oeste paranaense O p...

XRC Brasil também terá Marcus Cotton como representante no Rally de Velocidade em Cascavel

O piloto paulista contará com o navegador Gilson Rocha pela equipe ProMacchina Rally para a etapa do Brasileiro no oeste paranaense

O piloto Marcus Cotton foi convidado para compor o time da ProMacchina Rally a bordo do modelo Peugeot 207 XRC projeto da XRC Brasil, no Rally de Cascavel, que também é válido como a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. São três dias de muita disputa em uma das provas mais aguardadas do ano, na cidade de Cascavel (PR) e toda a programação estará concentrada no Autódromo Internacional Zilmar Beux, entre os dias 27 a 29 de setembro.

Com a responsabilidade conduzir o modelo 100% brasileiro que leva o número 31, o piloto Marcus Cotton espera corresponder a confiança da XRC durante a competição na próxima semana, de 26 a 29 de setembro. O piloto paulista que disputou o Rally dos Sertões, Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country e algumas etapas do Brasileiro de Velocidade-CBR já testou o veículo no mês de agosto e só tem impressões positivas do novo modelo.

"Para esta etapa ambos os carros da equipe estarão contando com novos componentes mecânicos. O XRC está em constante evolução, será um imenso prazer poder participar e colaborar com o projeto. Estou muito feliz com a oportunidade de poder guiar um carro desenvolvido totalmente no Brasil por brasileiros. Agradeço ao Mauricio Neves e ao Armando Miranda pela confiança depositada e espero poder cumprir as expectativas, darei o meu melhor", disse Cotton.

Os dois Peugeot 207 XRC da equipe ProMacchina Rally estão prontos e preparados, seguindo o regulamento com o que de melhor existe em termos de competitividade. "A presença do Marcus Cotton é muito bem vinda a equipe. Com a grande experiência dele como preparador e piloto em diversas categorias enriquece o projeto XRC como um todo. O feedback do Cotton após disputar uma etapa completa do campeonato com o XRC vai nos ajudar a consolidar com uma opinião de quem conhece e disputa várias categorias. Isso vai engrandecer ainda mais o projeto XRC e agregar mais um grande piloto a categoria 4x4", afirma Armando Miranda, um dos sócios do projeto do XRC Brasil.

Segundo Cotton, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade é uma modalidade fantástica, exige muita técnica aos pilotos e navegadores e não admite erros. "A categoria 4x4 é a Formula 1 do Rally de Velocidade. Os carros são extremamente rápidos e com muita tecnologia empregada, sem falar no alto nível dos pilotos e navegadores. E, tecnicamente falando, conheço bem o carro. O motor é o mesmo que utilizo em nossa Protom no Cross-country. O câmbio sequencial também já utilizamos anteriormente e com certeza não terei maiores problemas para me adaptar com isso", friza o piloto.

"Já na questão 'horas de voo', tive apenas um único e curto contato recentemente, fiz um treino juntamente com o Mauricio em Curitiba. Foi mais para conhecer o carro, mas aproveitei para absorver todas as dicas a mim passadas por ele, foi bem legal", acrescenta.

A expectativa da equipe para o Rally Cascavel é de repetir as boas atuações e buscar mais uma vitória. "Além de rápido o Cotton é profundo conhecedor da parte técnica dos carros de corrida. Por conta disso, estamos muito contentes em tê-lo guiando o veículo XRC. Como aconteceu na última etapa em Ouro Branco (MG), - uma primeira colocação e um quarto lugar -, queremos completar a prova com os dois carros, se possível, pontuando no campeonato", declara Miranda.

Na sexta (27) acontece o reconhecimento dos cinco trechos de velocidade, Shakedown (treino oficial) e a Largada Promocional. Já no sábado e domingo, serão disputadas as 15 especiais (trechos cronometrados) válidas pelas 7ª e 8ª provas do CBR. "Minha expectativa é adquirir a maior quilometragem possível nesta etapa de estreia, concluindo todas as especiais para poder me adaptar o mais breve possível com o carro", finaliza Marcus Cotton.

O XRC

Criado para aproximar os carros de rali do Brasil com o que existe de melhor na categoria no mundo, o XRC permite a utilização de diversos tipos de monobloco sob uma base mecânica padrão. Isso permite igualdade entre os carros e garante um verdadeiro show para os espectadores. Mais informações pelo www.xrcbrasil.com.br.

A XRC Brasil Team/ ProMacchina Rally contam com o patrocínio de Dmack Pneus, RedBull, Somoz Sport Branding e Astrus Web.

Ficha técnica do Peugeot 207 XRC:

Geração 4X4 - XRC
Motor: V6 aspirado
Potência e torque: 330 cvs e 50mkgf de torque
Combustível: Etanol
Tração: 4x4 Full time
Transmissão: Câmbio sequencial de 5 marchas
Velocidade máxima: 210 km/h

Calendário Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade:

Etapa 1 - 16 a 17/03 - Canela (RS)
Etapa 2 - 18 a 19/05 - Erechim (RS)
Etapa 3 - 15 a 16/06 - Ouro Branco (MG)
Etapa 4 - 26 a 29/09 - Cascavel (PR)
Etapa 5 - 09 a 10/11 - Atibaia (SP)

Programação:

Sexta-Feira - 27 de setembro de 2013
08h00 - Abertura da Secretaria de Prova e Reconhecimento das Especiais
08h30 - Reunião Geral Organização
09h00 - Apresentação para Vistoria Veículos 4x4
10h00 - Apresentação para Vistoria Veículos 4x2
13h00 - Início Shakedown Veículos 4x4
14h00 - Final Shakedown Veículos 4x4
14h01 - Inicio Shakedown Veículos 4x2
16h00 - Final Shakedown Veículos 4x2
16h00 - Divulgação Ordem de Largada
18h30 - Palestra sobre doping CBA (obrigatório presença da dupla)
19h00 - Fechamento Secretaria de Prova
19h30 - Parque Fechado Largada Promocional
20h00 - Início Largada Promocional
21h00 - Reunião Geral Organizadores Rally

Sábado - 28 de setembro de 2013
08h00 - Abertura Secretaria de Prova
08h00 - Parque Fechado
09h00 - Largada Primeiro Carro
15h00 - Encerramento Especiais
17h00 - Parque Fechado
17h00 - Início Festa Pilotos e Organização
17h00 - Fechamento Secretaria de Prova

Domingo - 29 de setembro de 2013

08h00 - Abertura da Secretaria de Prova
09h00 - Início Especiais
14h00 - Encerramento Especiais
15h00 - Vistorias
15h30 - Rampa de Premiação

Informações à Imprensa:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana Santos

Foto: Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Rali chega a Cascavel

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Rali chega a Cascavel: Cidade paranaense sedia a quarta das cinco provas que acontecem na temporada 2013 e deve ter mais de 30 carros no grid A última vez...

Brasileiro de Rali chega a Cascavel

Cidade paranaense sedia a quarta das cinco provas que acontecem na temporada 2013 e deve ter mais de 30 carros no grid



A última vez foi em 2005. Muitos competidores que hoje estão competindo no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade não conhecem, mas vão estar presentes na quarta etapa do nacional que acontece neste final de semana, em Cascavel, região oeste do Paraná.

A etapa promete ser uma das mais disputadas até agora, pois começa a encaminhar as duplas que vão disputar o título da temporada, nas quatro categorias: 4x4, 4x2, 4x2 Super e 207 (monomarca Peugeot 207). O grid deverá ser formado por mais de 30 carros, com duplas de vários estados e até mesmo de outros países da América do Sul.




Reconhecimento das especiais

A programação começa ainda nesta sexta-feira, dia 27, quando os competidores fazem o reconhecimento das especiais, trabalho também conhecido como levantamento. Neste momento, os pilotos repassam aos navegadores as coordenadas que desejam ouvir durante a corrida. Curvas, saltos, retas e outros pontos são graduados para que o piloto consiga andar num ritmo forte e seguro, já que as especiais são disputadas em trechos de estradas de terra.

“O levantamento é muito importante. Na última etapa do Gaúcho, não tivemos o tempo que gostaríamos para realizar um bom levantamento e pecamos nos detalhes. Neste de Cascavel estamos planejando a ida com antecedência e no dia estipulado para o reconhecimento já estaremos descansados e presentes. Nesta etapa que nunca andamos é necessário todo o cuidado com os eventos bem descritos no levantamento para que o piloto possa confiar na cantada e que possamos andar forte e com segurança”, enfatiza Alessander Soares, navegador da equipe Best Beef Rally Team, que compete com o piloto gaúcho Daniel Barros.

O também gaúcho Fábio Dall Agnol é um dos poucos pilotos que estarão em Cascavel e que já competiu na região. “Em 2005 eu fiz um rali de divisor de águas, até Cascavel era um Fábio, durante aquela prova mostrei muito do que eu sabia e já na minha quarta corrida estava andando entre os três primeiros colocados numa competição nacional. Logo, este ano vamos pensando em fazer uma prova, sem problemas, sem sustos e de muito aprendizado, de preferência fechando com pódio”, enfatiza o piloto Fábio Dall Agnol, da equipe Dall Agnol 53/UB Rally, que compete com o navegador Gabriel Morales.

Ainda nesta sexta-feira, acontece o shakedown, que é o treino final de ajuste para os carros. Este será realizado em uma pista próxima ao Autódromo Internacional de Cascavel a partir das 13h. O acesso do público é gratuito. Por volta das 20h, tem largada promocional do rali.



Rali desconhecido

Cascavel é uma prova ainda desconhecida para várias equipes. Mesmo competindo em casa, o paranaense Ricardo Malucelli espera uma disputa acirrada na categoria 207. “Nossa expectativa é grande, pois vamos correr dentro do nosso estado e sabemos que para ter alguma chance de brigar pelo título, precisamos vencer esta etapa”, salienta Ricardo, da equipe RT One (JMalucelli/Paraná Banco/Esthetic Car´s Detail).

Vanderlei Carminatti e Robson Giacomel vem do Rio Grande do Sul para sua primeira prova no oeste paranaense.  “Vamos a Cascavel sem pretensão nenhuma, pois decidimos de última hora disputar a etapa. Tivemos um apoio importante de nossos patrocinadores para viabilizar a ida da equipe a Cascavel e estamos indo mais para prestigiar o evento, pois os organizadores sofrem muito para fazer uma etapa e nós vamos para fazer a nossa parte. Porém, claro, iremos tentar fazer o melhor possível para conseguir uma boa colocação”, destaca Carminatti, da equipe Astrus | In Heaven(Giftpalace/Copare/Triel HT/Sponchiado/Pecar/Cercena).

Na busca por uma boa colocação no rali, vem de SC, a dupla Julio Romi e Eduardo Tonial, da equipe ProRomi Racing (Automecânica Francesa/Abadia Competições/Bionuclear/Carrocerias Tonial). “Vamos para Cascavel com um objetivo que é terminar a prova. Não tivemos muita sorte nas outras três etapas do CBR disputadas até aqui. Agora é esquecer as etapas anteriores e focar em Cascavel”, destaca o piloto Julio Romi.



Briga pelo título

As quatro categorias do CBR 2013 tem briga aberta pelos títulos. Na 4x2 Super, ao menos quatro duplas ainda disputam o primeiro lugar geral do Campeonato. Uma delas é dos gaúchos Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Copare/Perfiaço/Lorenci). “A  expectativa é de fazermos uma boa prova, buscando andar forte para podermos pontuar bem e seguirmos com chance de chegar ao título também do Campeonato Brasileiro”, reforça o navegador Juliano Gracioli.



Programa do Rali

A etapa de Cascavel volta ao calendário do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade após oito anos. A última vez que a cidade paranaense sediou a prova, foi em 2005. Este ano, um grande evento está sendo programado. O parque de apoio, com os boxes das equipes, ficará junto ao Autódromo Internacional de Cascavel, que fica as margens da BR 277.

A programação começa nesta sexta-feira com a chegada das equipes, montagem dos boxes, reconhecimento das especiais pelos competidores, shakedown, que é o treino final de ajuste e acontecerá junto ao Autódromo, além de um evento promocional de apresentação dos competidores.

No sábado e domingo serão disputadas 15 especiais, nove delas no primeiro dia, totalizando mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados em estradas de terra no interior do município. O acesso do público ao parque de apoio e também nas especiais, é gratuito.



Cronograma das especiais do Rali de Cascavel

Sábado:

SS 01, 04 e 07 - 05 km, piso vermelho compactado, grandes retas com curvas de 90, e um

grande salto. Largadas: 9h43, 12h07 e 14h31

SS 02, 05, e 08 - 16 km, piso vermelho compactado com cascalho, inicio sinuoso, mudança de

piso no meio da especial com grandes retas. Largadas: 10h01, 12h07 e 14h49

SS 03, 06 e 09 - 08 km piso vermelho compactado com cascalho, curvas de 90 terminando

dentro do autódromo. Largadas: 10h39, 13h03 e 15h27

Domingo:

SS 10, 12 e 14 - 12 km primeiros 05 km de calçamento, uma grande subidas, muda para piso

vermelho compactado finalizando com cascalho. Largadas: 8h43, 10h41 e 12h39

SS 11, 13 e 15 - 09 km de cascalho terminando dentro do autódromo. Largadas: 9h03, 11h01 e 12h59



Programa do Rali

Sexta-feira, dia 27/09/2013

08:00 hs. Abertura da Secretaria de Prova e Reconhecimento das Especiais

09:00 hs. Apresentação para Vistoria Veículos 4x4

10:00 hs. Apresentação para Vistoria Veículos 4x2

13:00 hs. Início Shakedown Veículos 4x4

14:00 hs. Final Shakedown Veículos 4x4

14:01 hs. Inicio Shakedown Veículos 4x2

16:00 hs. Final Shakedown Veículos 4x2

16:00 hs. Divulgação Ordem de Largada

18:30 hs. Palestra sobre doping CBA (obrigatório presença da dupla)

20:00 hs. Início Largada Promocional



Sábado, dia 28/09/2013

09:00 hs. Largada Primeiro Carro

15:00 hs. Encerramento Especiais

17:00 hs. Início Festa Pilotos e Organização



Domingo, dia 29/09/2013

09:00 hs. Início Especiais

14:00 hs. Encerramento Especiais

15:00 hs. Vistorias

15:30 hs. Rampa de Premiação

 


PrimeComunicação

Foto: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: J.Star Racing terá Thiago Marques e Marcus Leão na...

ALTA ROTAÇÃO: J.Star Racing terá Thiago Marques e Marcus Leão na...: A quinta etapa do campeonato acontece neste final de semana e os pilotos estarão no comando dos modelos Chevrolet Cruze com os números # 17...

J.Star Racing terá Thiago Marques e Marcus Leão na Copa Petrobras de Marcas em Brasília

A quinta etapa do campeonato acontece neste final de semana e os pilotos estarão no comando dos modelos Chevrolet Cruze com os números # 17 e #11 para o restante do calendário 2013

As duas corridas válidas pela quinta etapa da Copa Petrobras de Marcas marcadas para o próximo domingo na Capital Federal, terá o piloto Thiago Marques, no comando do Chevrolet Cruze #17 no lugar de Allam Khodair, pela equipe J.Star Racing. O outro piloto do time será Marcus Leão, que substituirá o Leandro Romera.


Thiago Marques retorna à competição multimarcas. "É excelente poder voltar a categoria. Sempre ouvi falar muito bem do profissionalismo da J. Star. Não é fácil iniciarmos os trabalhos numa nova equipe, mas por ter uma relação profissional de longa data com Mauricio Mattos (um dos engenheiro dos carros), creio que as coisas podem vir a se tornar mais fáceis", disse o curitibano.

O piloto está bastante focado para a etapa. "Já representei a Chevrolet em 2011 e tivemos um ano super positivo com seis pódios, o qual nos permitiu disputar o campeonato até a última etapa. Agora em uma nova equipe, o desafio é muito maior, na expectativa de trazer os resultados esperados pelo time", enfatiza.

O experiente piloto avaliou o campeonato multimarcas brasileiro. "Sou um grande entusiasta do Brasileiro de Marcas. Quando soube do projeto e das ideias dessa categoria, abri mão de quase uma década de Stock Car para me dedicar exclusivamente a Copa Petrobras. Estou desde o princípio na categoria, e espero estar por muitos anos, acompanhando o crescimento a cada etapa", disse Thiago Marques.

Piloto estreante

Já o novo piloto da equipe, Marcus Leão, fará sua estreia na Copa Petrobras de Marcas. "Espero fazer um bom trabalho na equipe, aprender bastante e ajudar no desenvolvimento do carro. O objetivo é que tudo corra bem nos treinos e me adapte mais rápido com o veículo para poder ter bons resultados na corrida", conta o niteroiense que tem uma vasta experiência no kart.

Leão começou em 2004 a competir no Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos e no Campeonato de Turismo no Rio de Janeiro. Em 2008, participou de duas provas nacionais da Stock Jr. e da Stock Car Light. Em 2012 e 2013 disputa o campeonato de Fórmula VEE. Conheceu a J.Star Racing na terceira etapa da temporada deste ano em São Paulo, conheceu a estrutura e se identificou com o perfil da equipe.

O piloto que também é instrutor de pilotagem no Autódromo José Carlos Pace em Interlagos desde 2009 é um apaixonado pelo Chevrolet Cruze, inclusive tem um modelo de rua. "Tem um carro Cruze de rua, bom de guiar, seguro e confortável. Agora o de competição será a minha primeira experiência nesta sexta-feira", finaliza Marcus Leão.

A equipe J.Star Racing conta com patrocínio da Trend Bank, IPQ Instituto de Psiquiatria, Schahin, TB Multiserviços, Duralitte, PPR, Dimep Sistemas, Yuny, Unitalo - Centro Universitário Ítalo Brasileiro, AC Delco, Minerva S.A., Atua Construtora, Dicid, Soluções Madis Rodbel, Malas Cruzeiro, Colonial Rodas, Kasinski Revolucionária e Benfica.

Programação - Copa Petrobras de Marcas

Sábado - 28 de agosto

08h40 - 08h50 - Shake Down
09h50 - 10h35- 1º Treino livre - Grupo "A"
10h45 - 11h30- 1º Treino livre - Grupo "B"
12h30 - 13h15- 2º Treino livre - Grupo "A"
13h25 - 14h10- 2º Treino livre - Grupo "B"
16h10 - 16h20- Classificação

Domingo - 29 de agosto

Corrida 1
09h05 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)
09h40 - Pódio
11h15 às 12h00 - Visitação aos boxes

Corrida 2
12h47 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)
13h20 - Pódio

Mais informações:
Blog: jstarracing.wordpress.com
Facebook: JStarRacing
Twitter: @JStarRacing

Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo:

Etapa 1 - 02 de junho - Brasília/DF
Etapa 2 - 16 de junho - Cascavel/PR
Etapa 3 - 11 de agosto - Ribeirão Preto/SP
Etapa 4 - 1º de setembro - Cascavel/PR
Etapa 5 - 15 de setembro - Velopark/RS
Etapa 6 - 20 de outubro - Curitiba/PR
Etapa 7 - 10 de novembro - Brasília/DF
Etapa 8 - 15 de dezembro - Interlagos/SP

Assessoria de Imprensa Equipe J.Star Racing:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos

Fotos: Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Fittipaldi disputa título da categoria e...

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Fittipaldi disputa título da categoria e...: Brasileiro corre no traçado pela primeira vez e espera contar com a sorte na decisão da temporada O brasileiro Christian Fittipaldi dis...

Grand-Am: Fittipaldi disputa título da categoria em Lime Rock Park

Brasileiro corre no traçado pela primeira vez e espera contar com a sorte na decisão da temporada

O brasileiro Christian Fittipaldi disputa neste final de semana mais um título em sua carreira. A briga agora acontece na Grand-Am, um dos principais campeonatos de turismo dos Estados Unidos, que terá sua 12ª e decisiva etapa no circuito misto Lime Rock Park, em Connecticut.

Fittipaldi, que divide a pilotagem do Corvette DP #5 da equipe Action Express com o português João Barbosa, está em quarto lugar no campeonato e espera contar com a sorte para reverter a vantagem dos líderes Jordan Taylor e Max Angelelli.

Os treinos livres para a etapa final acontecem na sexta (dia 27) e o classificatório e a prova no sábado (28). A largada - para 2h45 de disputas - está prevista para as 14h35 (de Brasília).

"Infelizmente, agora não dependemos apenas do nosso resultado. Temos de vencer e torcer para que os líderes não cheguem entre os primeiros. Espero que a sorte esteja ao nosso lado", declarou Fittipaldi.

"Não gostaria de chegar à última etapa nestas condições. Lutamos para marcar o máximo de pontos em Kansas e Laguna Seca, para dependermos só de nós na decisão, mas infelizmente em Laguna Seca não deu certo", lamentou o piloto, lembrando que a dupla estava em segundo lugar na disputa, quando Barbosa entrou nos boxes e acabou batendo na mureta e perdendo segundos preciosos, que os impediram de chegar mais à frente.

Apesar de nunca ter corrido em Lime Rock, Fittipaldi não espera dificuldades na pista mista de sete curvas e 2,41 km. "Assisti várias corridas pela TV e a pista parece relativamente simples. É bem curta, com a volta na casa de 50 segundos. Vamos continuar fazendo o que temos feito em toda a temporada e torcer pela sorte", destacou mais uma vez.

Analisando a temporada até aqui, o brasileiro faz um balanço positivo. "Independentemente do que aconteça, estou super contente. Talvez se tivesse começado o ano já correndo ao lado do João, seria diferente. Mas estou feliz com o meu ano na Grand-Am e na Action Express", disse Fittipaldi, que começou a correr com o português na 4ª etapa da temporada e, desde então, conquistaram quatro pódios, sendo duas vitórias (Watkins Glen e Mid-Ohio).

Confira a programação para a etapa final da Grand-Am (Horários de Brasília):

Sexta, dia 27
13h15 às 14h15 - Treino Livre
15h25 às 15h50 - Treino Livre

Sábado, dia 28
10h20 às 10h35 - Classificatório
14h35 - Largada 12ª etapa (2h45)

Os melhores no campeonato (após 11 etapas):
1. Jordan Taylor e Max Angelelli 304
2. Memo Rojas e Scott Pruett 296
3. Alex Gurney e Jon Fogarty 293
4. Christian Fittipaldi 291
5. João Barbosa 289
6. Alex Popow e Ryan Dalziel 284


Foto: Divulgação

Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula


ALTA ROTAÇÃO: Na Espanha, BMW Sports Trophy Team Brasil segue em...

ALTA ROTAÇÃO: Na Espanha, BMW Sports Trophy Team Brasil segue em...: Equipe brasileira terá a estreia de Átila Abreu a bordo do carro #21. A programação começa no sábado (28) com a realização dos treinos e a ...

Na Espanha, BMW Sports Trophy Team Brasil segue em busca de um lugar no pódio da FIA GT Series

Equipe brasileira terá a estreia de Átila Abreu a bordo do carro #21. A programação começa no sábado (28) com a realização dos treinos e a sessão de classificação. Domingo (29) ocorrem as duas corridas da etapa

O clima de evolução e confiança embala o BMW Sports Trophy Team Brasil para a quinta etapa de rodada dupla da FIA GT Series, que acontece neste final de semana (dias 28 e 29 de setembro) na cidade de Navarra, ao norte da Espanha. Como aconteceu na Eslováquia, a programação em solo espanhol também será mais curta. A realização dos treinos livres e a classificação para definição do grid será no sábado (28) e as duas corridas acontecem no domingo (29). O canal SporTV vai exibir a Corrida Classificatória ao vivo no SporTV 3 (5h15 de Brasília) e a Corrida Principal em VT no SporTV (11 horas).

Cacá Bueno está confiante e acredita que o time pode brigar para estar entre os ponteiros. "A equipe tem conquistado um resultado bacana nos treinos e com boa evolução. Pelo que vi do traçado, não acho que pode ser um circuito que favoreça tanto o modelo BMW Z4. As duas últimas pistas (Zandvoort e Eslováquia) favoreciam mais. Porém, o carro vem evoluindo bem, por isso acredito que temos chance de brigar pelo pódio. Temos um bom time, evoluímos bastante e estamos focados em melhorar cada vez mais o nosso desempenho - mesmo sem estar na disputa pelo título", considerou.

O pentacampeão da Stock Car quer encerrar sua participação na FIA GT Series com o pé direito. "Em Navarra, espero que possamos fazer um belo fechamento de ano, buscando um lugar no pódio. Essa será a última disputa do campeonato para três dos quatro pilotos que começaram o projeto. Não poderemos fazer a etapa de Baku, devido à mudança do calendário do FIA GT, que coincide com outro campeonato que disputamos aqui no Brasil, então é a nossa chance de fechar com chave-de-ouro", lembrou o carioca.

Outro que aposta na evolução é Allam Khodair, companheiro de Bueno, a bordo do carro #0. "Como estamos em evolução constante, eu acredito que a etapa será a melhor. Além disso, é possível que tenhamos a tão sonhada equalização. Espero que em Navarra estejamos no pódio, que estamos buscando e batendo na trave. Quanto à pista, só veremos se favorece ao BMW Z4 quando chegarmos lá. Mas, andei treinando no simulador e assisti algumas on-boards. Gostei bastante do traçado", disse o Japonês Voador.

Sérgio Jimenez comenta sobre as novidades da etapa, já que o circuito de Navarra é novo para todos, e, além disso, o carro #21 contará com um estreante. "É mais uma pista nova para a equipe. Uma pista que ninguém andou. O Ricardo (Zonta) é o único que conhecia, mas como ele não poderá comparecer, então será outro grande desafio para nós. Mas tem sido assim o ano todo, e não é algo que nos assusta. Além disso, terei um parceiro novo - o Átila Abreu, que é um piloto muito bom e que vem para somar na equipe. Espero que ele pegue a mão do carro rápido, pois é um equipamento bem manhoso de pilotar. Na Eslováquia, batemos na trave do pódio, mas estamos confiantes em um bom resultado na Espanha", observou o piloto de Piedade.

Em ritmo de estreia
Quem não vê a hora de acelerar o modelo BMW Z4 na FIA GT Series é o piloto Átila Abreu, que fará sua estreia pela equipe BMW Sports Trophy Team Brasil. Natural de Sorocaba, Abreu será o novo companheiro de Sérgio Jimenez a bordo do carro #21.

"Estou muito animado com a minha estreia na FIA GT Series, pois será o meu primeiro contato com um carro como o BMW Z4 e em uma pista desconhecida, o que em particular eu gosto muito. Além do mais, essa será a minha volta às pistas Europeias, depois de oito anos. Estou muito contente e espero que eu possa ajudar a equipe a ter uma boa performance, e quem sabe brigar por um pódio, o que, sem dúvida, seria maravilhoso", salientou.

Para tentar driblar a típica ansiedade, Abreu fez questão de buscar o máximo de informações sobre o campeonato, as regras, as equipes e pilotos. Desta forma, ele espera chegar à Espanha e poder fazer uma rápida adaptação. "A ansiedade e o frio na barriga são normais, todo piloto tem que ter essa sensação. O que procuro fazer é me inteirar de todos os assuntos possíveis, do que pode e o que não pode na categoria, para tentar ao menos ter o mínimo controle da situação", observou.

Outra lição de casa feita por Átila Abreu foi analisar o traçado. "Me pareceu ser uma pista relativamente rápida, com algumas freadas em curva e um pouco ondulada, mas é difícil julgar por vídeos. Devo chegar à Espanha antes, justamente para poder andar com mais calma no circuito e conhece-lo um pouco melhor. Alguns pilotos preferem jogar no simulador antes, para conhecer a pista, o meu estilo é um pouco diferente, prefiro andar a pé na pista, olhar todos os detalhes ao vivo. De qualquer maneira, gostei do que vi, parece ser um circuito moderno e muito bem estruturado, perfeito para um evento deste porte da FIA GT Series", encerrou o estreante.

Confira os horários da 5ª etapa da FIA GT Series na Espanha (horários de Brasília):
Sábado, dia 28 de setembro
5h00 às 6h20 - Treino Livre 1
7h35 às 8h50 - Treino Livre 2
12h00 às 13h00 - Treino Classificatório (definição do grid Corrida Classificatória)

Domingo, dia 29 de setembro
4h00 às 4h20 - Warm up
5h15 às 6h15 - Corrida Classificatória (resultado define grid da Corrida Principal)
9h15 às 10h15 - Corrida Principal

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após quatro etapas (oito corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 94
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 75
3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 63
4. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 39
6. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 36
7. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 31
8. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 30
9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29
R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29


Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Tijem Photo Agency



ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Denis Navarro retorna à Brasília, palco de...

ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Denis Navarro retorna à Brasília, palco de...: Na corrida realizada no mês de abril, piloto da Bassani Racing conquistou pódio e brigou por vitórias; corridas serão neste domingo (29) e ...

Marcas: Denis Navarro retorna à Brasília, palco de seu melhor desempenho na temporada

Na corrida realizada no mês de abril, piloto da Bassani Racing conquistou pódio e brigou por vitórias; corridas serão neste domingo (29) e contarão com transmissão da Band, às 12h35

O piloto Denis Navarro, da equipe Bassani Racing no Brasileiro de Marcas, retorna neste final de semana à Brasília, pista que foi palco de seu melhor desempenho na temporada, quando sempre andou entre os primeiros, foi ao pódio e disputou vitórias.

Em abril, quando a categoria visitou o Distrito Federal, Denis foi segundo e terceiro nos treinos livres, largou em segundo na corrida 1, terminando na mesma posição e indo ao pódio. Na segunda prova, após largar em sétimo em virtude do grid invertido, fez muitas ultrapassagens e lutava pela liderança quando se envolveu em um incidente, terminando em sétimo.

"O campeonato está bastante equilibrado e tudo está muito aberto. Poder retornar à Brasília, na pista que fiz boas atuações no começo do ano, é importante para subirmos na tabela e lutar mais uma vez pelo título, assim como fizemos ano passado", disse Denis Navarro, que também é piloto da Voxx Racing na Stock Car.

Com 50 pontos em jogo durante o final de semana, e apenas 27 separando Navarro (87) do líder Ricardo Maurício (114), o piloto do Corolla XRS #5 tem totais condições de subir na tabela do campeonato.

A etapa que marca o início da segunda metade da temporada tem sua programação iniciando-se no sábado, com o primeiro livre acontecendo às 9h50. Os carros voltam para pista no segundo treino às 12h30, com a definição do grid de largada acontecendo às 16h10.

No domingo, a primeira corrida tem largada prevista para às 10h25 e a segunda às 12h47. A visitação aos boxes será das 11h15 às 12h. A Band transmite a corrida 2 do Brasileiro de Marcas ao vivo a partir de 12h35.

Campeonato Brasileiro de Marcas
(Cinco primeiros)
1º) Ricardo Maurício, 114
2º) Galid Osman, 102
3º) Ricardo Zonta, 99
4º) Alceu Feldmann, 95
5º) Denis Navarro, 87

Rodrigo França (MTB 31120)
Foto: Luca Bassani