segunda-feira, 10 de março de 2014
ALTA ROTAÇÃO: Alex Barros Racing terá patrocínio da Petronas na ...
ALTA ROTAÇÃO: Alex Barros Racing terá patrocínio da Petronas na ...: Parceria com a empresa foi anunciada nesta segunda-feira em São Paulo Nesta segunda-feira (10), a Alex Barros Racing, uma das equipes d...
Alex Barros Racing terá patrocínio da Petronas na temporada 2014 do Moto 1000 GP
Parceria
com a empresa foi anunciada nesta segunda-feira em São Paulo
Nesta
segunda-feira (10), a Alex Barros Racing, uma das equipes do Moto 1000 GP e
atual campeã na categoria principal da competição - a GP 1000 -, foi anunciada
oficialmente como uma das equipes patrocinadas pela Petronas no Brasil. A
companhia divulgou que irá patrocinar o time comandado por Alex Barros na
temporada 2014, em evento realizado nesta manhã, em São Paulo. Na oportunidade,
a empresa - que é um dos maiores conglomerados de petróleo e gás no mundo -
também anunciou a parceria com o piloto Rubens Barrichello na Stock Car. O
evento contou com a presença de Guilherme de Paula, presidente da Petronas para
a América Latina, que - junto com Alex e Lucas Barros - mostrou as novas motos
aos jornalistas e convidados.
A equipe
Petronas Alex Barros Racing vai estampar o nome da empresa em suas motos modelo
BMW HP4 durante as oito etapas do Moto 1000 GP, evento nacional que reúne
grandes nomes do motociclismo brasileiro e mundial. A competição começa no dia
4 de maio em Santa Cruz do Sul (RS). E o plantel chefiado por Alexandre Barros
e que vai levar as cores da Petronas será representado, na categoria GP 1000,
por Lucas Barros, filho de Alex e campeão da GP Light em 2012, e pelo piloto
francês Matthieu Lussiana, que tem passagens pelo campeonato mundial de Super
Stock e também já disputou algumas provas no Brasil, onde inclusive conquistou
a vitória no sétimo GP 1000 2012, no autódromo Internacional de Curitiba.
Em 2014, a
equipe Petronas Alex Barros Racing entra na disputa da competição com o
objetivo de conquistar mais uma vez o título da GP 1000. O time é bicampeão da
categoria que é a principal do Moto 1000 GP, com as conquistas do argentino
Luciano Ribodino em 2012 e 2013.
Para Alex
Barros, a chegada da Petronas é, com certeza, uma motivação a mais para que
todos da equipe continuem buscando os melhores resultados nas pistas. "Agradeço muito a Petronas por esta
oportunidade de levarmos a marca estampada nas motos da equipe Alex Barros
Racing nesta temporada. Sem dúvida, será uma honra poder representar as cores
da empresa. Estamos muito felizes com esta parceria. E, esperamos, retribuir
nas pistas toda a confiança que está sendo depositada em nosso time. Com os
pilotos Lucas Barros e Matthieu Lussiana, vamos em busca de novos
títulos", enfatizou o ex-piloto de MotoGP e chefe do time, Alex
Barros.
Luiz
Sabatino, diretor de Estratégia e Marketing da Petronas na América Latina,
comentou sobre a parceria. "No ano
passado, estivemos nas principais competições automobilísticas do calendário
brasileiro, com o objetivo de fortalecer nossa marca junto aos admiradores dos
esportes. Este ano desenhamos uma estratégia mais agressiva, cujo foco é
direcionar investimentos em pilotos nacionalmente conhecidos no cenário da alta
velocidade", disse.
Além do
bicampeonato na GP 1000, o time detém outras importantes conquistas. Entre os
principais títulos da equipe Alex Barros Racing estão: Campeonato Paulista de
2013 na categoria 250cc com Meikon Kawakami, Campeonato Paulista de 2013 com
Luciano Ribodino na categoria GP 1000, vice-campeã paulista e brasileira de
2013 com o piloto André Paiato na categoria GP Light. O time também foi campeão
nacional da GP Light em 2012, com Lucas Barros, que aos 16 anos, na época,
igualou o recorde mundial de piloto mais jovem a ser campeão nesta cilindrada.
Assessoria de Comunicação/Imprensa
Fernanda Gonçalves /
Beatriz de Paula
Fotos divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Eficiência dos pilotos será crucial...
ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Eficiência dos pilotos será crucial...: Temporada 2014 terá punições em tempo para pilotos que consumirem mais energia por volta Pilotos da Audi têm alcançado as novas metas dur...
Automobilismo: Eficiência dos pilotos será crucial no WEC
Temporada
2014 terá punições em tempo para pilotos que consumirem mais energia por volta
Pilotos
da Audi têm alcançado as novas metas durante testes
Dr.
Wolfgang Ullrich: "Os fãs verão muita ação na pista"
Lucas
di Grassi: "Ninguém vai andar mais devagar por causa disso"
O esporte a
motor está mudando: quando o novo Audi R18 e-tron quattro entrar na pista
contra seus concorrentes no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), os
pilotos oficiais da Audi terão de mostrar uma qualidade adicional. Eles terão
não somente que dominar as corridas de modo rápido, confiável, inteligente e
sem falhas como antes, mas também de um jeito altamente eficiente. Caso
contrário, penalizações serão uma possibilidade.
O novo
regulamento para as corridas de longa duração do WEC cobra seu preço aos
envolvidos. Da mesma maneira que os engenheiros da Audi Sport são desafiados a
prestar atenção à máxima eficiência em cada componente, a condução dos novos
carros de Ingolstadt e Neckarsulm requer, também, um toque de sensibilidade.
"Reproduzir tempos de volta com
a exatidão de um décimo tem sido uma marca de pilotos profissionais como os
nossos há um bom tempo", diz o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang
Ullrich. "Mas, em 2014, vamos exigir ainda mais de nossos pilotos no WEC.
Volta a volta, eles terão de cumprir uma taxa exata de consumo enquanto lutam
pela melhor posição na pista", acrescentou.
A partir
deste ano, apenas uma quantidade limitada de energia pode ser usada por volta
no trem-de-força dos carros que adotam o sistema híbrido - dois, quatro, seis
ou oito megajoules em Le Mans, dependendo da categoria. Se estes limites forem
excedidos, os pilotos estarão sujeitos a penalizações, com stop and go, que
podem variar de dez, 40 ou até mesmo 60 segundos caso sejam infrações
reincidentes. As mesmas penalizações serão aplicadas se a quantidade permitida
de combustível consumido por volta for excedida.
"Para pilotos e engenheiros, é
crucial entender a complexidade das novas regras e aplicar este conhecimento às
situações de corrida de uma maneira otimizada", explica Leena Gade,
engenheira de pista da Audi que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2011 e 2012
trabalhando para o trio formado por Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e André
Lotterer. "Para isso, é necessário um fluxo perfeito de informações. Temos
que manter os pilotos informados, pelo rádio, sobre quando eles estão guiando
neste limites".
A esquadra
de pilotos da Audi Sport tem testado tais estratégias com sucesso. Se um piloto
é obrigado por outro carro a ser mais lento na pista no meio de uma curva, por
exemplo, isso pode trazer vantagem inicialmente ao fazer o carro consumir menos
energia e combustível e então realizar a ultrapassagem somente na saída da
curva. Além disso, a aproximação mais "gentil" a uma curva também
traz efeitos na dirigibilidade do carro.
"Os pilotos não colocam mais
tanta pressão sobre os pneus e a suspensão, de uma maneira sistemática, como
era antes", explica Leena Gade, baseada em suas observações. "É por
isso que a resposta dinâmica do carro é diferente".
Piloto
oficial confirmado para esta temporada do WEC, o brasileiro Lucas di Grassi
esteve envolvido nos testes do novo Audi R18 e-tron quattro desde os estágios
iniciais de desenvolvimento, e afirma que a nova tarefa compõe um desafio
intrigante.
"Não parece que terei,
fundamentalmente, que mudar meu estilo de pilotagem", diz. "Mesmo no
passado havia situações nas quais tínhamos que observar o consumo de
combustível para adotar certas estratégias na pista. Agora estamos guiando o mais
rápido possível sem tirar os olhos do limite de consumo. E, se excedermos este
limite uma vez, então temos duas voltas para compensar este excesso reduzindo o
consumo. Então há um outro desafio adicionado à nossa lista de tarefas, o que
significa, no final das contas, que temos de ser tanto rápidos como
eficientes".
Lucas
ressalta, ainda, que os pilotos não deverão andar mais devagar para economizar
energia em 2014. "Mesmo que o
consumo possa variar massivamente, os tempos de volta serão bem parecidos e é
por isso que estamos pilotando em velocidades semelhantes. Basicamente temos
que economizar muita energia em algumas seções, mas sem guiar devagar por uma
volta inteira. Estou impressionado pela maneira precisa que a Audi Sport vem
trabalhando nestas questões, sempre conseguindo nos ajudar com cálculos
específicos e conselhos. Nosso esporte vai continuar grande e divertido. A
diferença é que, a partir deste ano, vamos consumir menos energia",
encerrou o brasileiro.
Departamento de Comunicação
Audi do Brasil
Christian
Marxen
Gerente de Comunicação
Audi do Brasil
ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Curitiba:
ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Curitiba:: Primeira etapa realizada com sucesso no AIC Num fim de semana (8 e 9/3) muito quente em Curitiba, foi realizada a 1.ª etapa...
Metropolitano de Curitiba:
Primeira
etapa realizada com sucesso no AIC
Num fim de semana (8 e 9/3) muito
quente em Curitiba, foi realizada a 1.ª etapa do Campeonato Metropolitano de
Curitiba de Marcas e Pilotos 2014, disputada no Autódromo Internacional de
Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). A etapa foi disputada nas categorias Marcas
“A”, “B” e Sênior, Turismo 1.6 “A” e “B” e Fórmula Premium, com promoção e
organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Grids de largada
Durante os
treinos classificatórios que definiram os grids de largada, os três primeiros
por categoria foram: Turismo 1.6 “A”: 1.º) Felipe Lobo/Billy Gabardo (SC/PR),
1min42s460; 2.º) Guilherme Scheer (SC), 1min42s698; e 3.º) Andrei Carta/Ruslan
Carta Filho (PR), 1min43s489. Turismo 1.6 “B”: 1.º) Mitsui Duzanowski (SC),
1min42s415; 2.º) Eduardo Pavelski (PR), 1min43s656; e 3.º) Ernani Rezende Kunh
(SC), 1min44s419. Fórmula Premium: 1.º) Leonardo de Souza (PR), 1min16s311;
2.º) L. Abbade/R. Dal Pont, 1min37s377; e 3.º) Felipe Simonini (PR),
1min37s443. Marcas “A”: 1.º) Gustavo Magnabosco (SC), 1min41s175; 2.º) Yukio
Duzanowski (SC), 1min41s274; e 3.º) Davi Dal Pizzol (SC), 1min41s517. Marcas
“B”: 1.º) Marcelo Cancelli/Kreis Jr (SC), 1min41s694; 2.º) Elberto Alves/Rafael
Bastos (SC), 1min42s281; e 3.º) Vinícius Simão/Cláudio Simão (SC), 1min42s771.
E na Marcas Sênior: 1.º) Algacir Sermann/Beto Cazuni (PR), 1min41s207; 2.º)
Marcos Ramos (PR), 1min42s233; e 3.º) Celso Mancia (PR), 1min43s130.
Turismo 1.6 “A” e “B”
As categorias Turismo 1.6 “A” e
“B”, contaram com 24 participantes, que realizaram a primeira prova muito boa
nas duas categorias. Na categoria “A”, Andrei Carta assumiu a liderança na
primeira volta, seguido de perto por Felipe Lobo, Mitsui Duzanowski, Guilherme
Scheer, Richard Heidrich e Eduardo Pavelski. Na categoria “B”, Boa prova de
Rafael Lupatini (largou dos boxes) e André Gaggini (largou em último do grid) e
foram ganhando posições na Geral. Nas últimas voltas, destaque para o bom
“pega” entre os quatro primeiros na Geral, Andrei Carta, Felipe Lobo, Mitsui
Duzanowski e Guilherme Scheer. Depois de 20 voltas, vitória de Andrei Carta na
Geral e na Turismo 1.6 “A”, com tempo total de 34min52s038, seguido de Felipe
Lobo, a 0s435, Guilherme Scheer, a 4s424, Rodrigo Kostin, a 11s414, Rafael
Lupatini, a 35s156, e em sexto lugar, José Zeni, a 1min00s228. Na Turismo 1.6
“B” venceu Mitsui Duzanowski, com tempo de 34min54s703, com Ernani Rezende Kunh
em segundo, a 16s867, André Gaggini em terceiro, a 19s388, Júnior Niju em
quarto, a 50s262, Richard Campos em quinto, a 1min00s826, e James Schwerdtner
em sexto, a 1min07s765.
A segunda
prova das categorias Turismo 1.6 “A” e “B” também foi muito disputada, com
Ruslan Carta Filho mantendo a liderança na largada e Billy Gabardo abandonando
a prova após ser tocado pelo Gol n.º 5 no fim da reta. Em segundo lugar vinha
Guilherme Scheer e em terceiro era Mitsui Duzanowski, mas com safety car na pista
por causa do acidente. Boa corrida, com muitos “pegas”, até a sexta volta entre
os cinco primeiros, Ruslan carta Filho, Guilherme Scheer, Mitsui Duzanowski,
Fernando Santos e Rodrigo Kostin. Na sétima volta, Rodrigo Kostin assumiu a
terceira posição e na 13.ª passagem Guilherme Scheer assumiu a liderança da
prova, porque Ruslan Filho ficou sem freio e errou o traçado perdendo algumas
posições. Ao fim de 16 voltas, vitória de Guilherme Scheer na Geral e na
Turismo 1.6 “A”, com tempo total de 33min47s504, seguido de Richard Heidrich, a
0s793, Rodrigo Kostin, a 1s810, Ruslan Carta Filho, a 2s782, Marcelo Cordeiro,
a 6s260, e em sexto lugar, Rafael Lupatini, a 8s933. Na Turismo 1.6 “B”,
vitória de Mitsui Duzanowski, com tempo de 33min48s817, com Fernando Santos em
segundo, a 3s552, Rafael Bastos em terceiro, a 4s401, Richard Campos em quarto,
a 6s910, Danny Berte Jr em quinto, a 7s993, e, James Schwerdtner em sexto, a
10s542. A volta mais rápida das provas foi de Mitsui Duzanowski, na 13.ª
passagem da segunda corrida, com o tempo de 1min43s043, à média de 129,092
km/h.
Fórmula Premium
A segunda a
entrar na pista do AIC foi a categoria Fórmula Premium, para a primeira prova
de 15 voltas com sete participantes. O Fórmula de Leonardo de Souza, mais
potentes, dominou toda a prova, chegando a abrir uma volta sobre os demais
adversários. Com isso, após 15 voltas, a vitória na Geral foi de Leonardo de
Souza, com tempo total de 22min13s946, seguido de Luiz Abbade, a uma volta,
Edson Ferreira da Silva, a uma volta, Alex Ortega Morais, a uma volta, Felipe
Simonini, a uma volta, e, em sexto lugar, Adalberto Mariani, a três voltas.
Sendo a
segunda a entrar na pista, a Fórmula Premium foi para a segunda prova de 15
voltas no AIC, com grande expectativa os sete pilotos inscritos. Novamente o
fórmula de Leonardo de Souza, mais potente, dominou a prova. Após 15 voltas, a
vitória na Geral foi de Leonardo de Souza, com tempo de 23min14s527, tendo Alex
Morais em segundo, a 1min03s553, Felipe Simonini em terceiro, a 1min05s662,
Edson da Silva em quarto, a uma volta, Gabriel Kenji em quinto, a duas voltas,
e, Adalberto Mariani em sexto, a seis voltas. A volta mais rápida da prova foi
de Leonardo de Souza, na 6.ª passagem da segunda prova, com tempo de
1min14s925, à média de 177,538 km/h.
Marcas
A largada
da primeira prova das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, aconteceu às 15h40,
com o pole position Gustavo Magnabosco mantendo a liderança da prova, seguido
de perto por Algacir Sermann Filho, Yukio Duzanowski, James Ramos, Rafael
Bastos, Davi Dal Pizzol, Marcelo Cancelli, Jorge Martelli, Marcos Ramos e
Marcel Sedano. A “briga” era boa entre os três primeiros no início da prova.
Jorge Martelli levou um drive throush na quarta volta, por disputa mais
acirrada. Da sexta volta em diante, o líder era Gustavo Magnabosco, que abriu
boa vantagem, seguido de James Ramos, Yukio Duzanowski e Davi Dal Pizzol. Ao
fim de 20 voltas, a vitória na Geral e Marcas “A” foi de Gustavo Magnabosco,
com tempo total de 34min08s389, seguido de James Ramos, a 5s443, Yukiu
Duzanowski, a 8s895, Davi Dal Pizzol, a 20s665, Eduardo Scheer, a 30s416, e em
sexto lugar, Luiz Ferreira, a 47s088. Na Marcas “B” venceu Marcelo Cancelli,
com o tempo de 34min41s281, com Vinícius Simão em segundo, a 11s822, Lúcio
Seidel em terceiro, a 1min01s808, Rafael Bastos em quarto, a duas voltas, e,
Jonas Salvaro em quinto lugar, também a duas voltas. E na Sênior, vitória de
Algacir Sermann Filho, com tempo de 34min37s160, vindo a seguir Marcos Ramos, a
2s719, Celso Mancia, a 16s349, Evandro Maldonado, a uma volta, e Luiz
Concentino, a onze voltas.
Na largada
da segunda prova das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, que aconteceu às
12h10, Gustavo Magnabosco largou na pole position, seguido de perto por James
Ramos, Davi Dal Pizzol, Eduardo Scheer, Beto Cazuni, Marcos Ramos, Cláudio
Simão, Marcelo Cancelli, Celso Mancia e Andrei Carta. A grande “briga” da prova
foi entre James Ramos e Beto Cazuni pela liderança na Geral, depois da quebra
de Gustavo Magnabosco com 12 voltas de prova. Marcos Ramos abandonou por quebra
a uma volta da bandeirada final e grande corrida de Valmor Emílio, que largou
da última posição do grid e concluiu a prova em quarto lugar na Geral e
terceiro em sua categoria. Ao fim de 20 voltas, a vitória na Geral e na Marcas
“S” foi de Beto Cazuni, com tempo total de 34min06s536, seguido de Celso
Mancia, a 43s053, Evandro Maldonado, a 1min33s317, Marcos Ramos, a uma volta, e
em quinto lugar, Luiz Concentino, a duas voltas. Na Marcas “A” venceu James
Ramos, no tempo total de 34min08s461, com Davi Dal Pizzol em segundo, a 8s909,
Valmor Emílio em terceiro, a 13s009, Andrei Carta em quarto, a 14s422, Yukio
Duzanowski em quinto, a 14s998, e, Algacir Sermann Filho em sexto, a
1min31s021. E na Marcas “B”, vitória de Cláudio Simão, com tempo de
34min36s858, vindo a seguir Marcelo Cancelli, a 4s219, Lúcio Seidel, a
1min02s229, Rodrigo Rinhel, a 1min14s611, e, Elberto Alves, a três voltas. A
volta mais rápida da prova foi de Gustavo Magnabosco, na 3.ª passagem da segunda
prova, com o tempo de 1min41s205, à média de 131,436 km/h.
A segunda
etapa do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2014 está marcada para
os dias 4, 5 e 6 de abril, no AIC.
MRT – Assessoria e
Comunicação
Bisponeto
Fotos divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Copa CKR de Kart: Campeão, Guastamacchia começa 20...
ALTA ROTAÇÃO: Copa CKR de Kart: Campeão, Guastamacchia começa 20...: Cláudio Guastamacchia vai em busca do tetracampeonato na Shifter Graduado No ano passado foram oito pódios em dez corridas, para tornar...
Copa CKR de Kart: Campeão, Guastamacchia começa 2014 no pódio
Cláudio
Guastamacchia vai em busca do tetracampeonato na Shifter Graduado
No ano
passado foram oito pódios em dez corridas, para tornar-se tricampeão na categoria
Shifter Graduados. E desta forma Cláudio Guastamacchia (Ipiranga/Nimix
Monitoramento) começou a temporada 2014 da Copa CKR de Kart, que teve a etapa
de abertura no último final de semana (08/3) no Kartódromo Internacional Aldeia
da Serra, em Barueri (SP). O jovem terminou na quinta posição em prova vencida
pelo piloto de Fórmula 3 Matheus Iório.
"Foi um bom resultado, se levar
em considerações as condições em que corri. Eu machuquei as minhas costelas nos
treinos e senti muita dor. Mas espero que este resultado seja descartado como o
pior do ano, minha expectativa é andar assiduamente entre os três
primeiros",
confia Guastamacchia.
No treino
classificatório Cláudio Gustamacchia estabeleceu apenas a oitava marca, já
sentindo dores. "O kart estava bom,
eu é que não consegui a concentração para suportar a dor e minimizar os erros
que cometi nas três primeiras voltas, quando os pneus novos têm mais aderência.
Acabei fazendo o meu melhor tempo apenas na quinta volta das sete voltas que
dei", explicou o piloto da Ipiranga/Nimix.
Na corrida
Claudinho manteve a posição e no meio da volta já ganhou uma posição. Na
segunda passagem já era o sexto e na oitava passagem já subiu mais um posto,
mantendo a quinta colocação até a bandeirada de chegada.
"Perdi muito tempo na largada
porque o pessoal da frente estava desalinhado e não pude ganhar posição. Os
quatro primeiros dispararam na frente e depois que assumi o quinto lugar não
tive mais tempo para recuperar o terreno. Foi uma pena, mas sei que na próxima
etapa terei um resultado melhor na minha busca pelo tetra", explicou.
A segunda
etapa da Copa CKR de Kart 2014 será realizada no dia 5 de abril, novamente no
Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP).
Os seis primeiros na 1ª etapa da
Copa CKR de Kart foram:
1) Matheus
Iório, 22 voltas em 19min39s069
2) Douglas
Soares, a 1s151
3)
Giulliano Forcolin, a 7s709
4) Fernando
Baroudi, a 7s932
5) Cláudio
Guastamacchia, a 20s682
6) Gustavo
Calvet, a 42s746.
Cláudio
Guastamacchia é apoiado por Ipiranga/Nimix Monitoramento.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto: Fernando Silveira
ALTA ROTAÇÃO: Mais jovem piloto da Stock, Felipe Fraga fará dupl...
ALTA ROTAÇÃO: Mais jovem piloto da Stock, Felipe Fraga fará dupl...: Piloto de 18 anos, que foi destaque na pré-temporada da Stock Car em Curitiba, terminando com o quarto melhor tempo, aposta na experiência ...
Mais jovem piloto da Stock, Felipe Fraga fará dupla com Rodrigo Sperafico em Interlagos
Piloto
de 18 anos, que foi destaque na pré-temporada da Stock Car em Curitiba,
terminando com o quarto melhor tempo, aposta na experiência de Rodrigo
Sperafico para formar uma das duplas mais fortes do grid em Interlagos
Mais jovem
piloto do grid da Stock Car, com 18 anos, Felipe Fraga anunciou hoje sua dupla
para a prova de abertura da temporada 2014, em Interlagos: Rodrigo Sperafico,
que dividirá a condução do carro 88 da equipe Vogel na primeira corrida do ano
da principal categoria do automobilismo nacional. A corrida em São Paulo será
no dia 23 de março e terá um formato inédito, com duração maior e troca de
pilotos.
Como
estreante na Stock, o piloto do Estado do Tocantins tem direito, por
regulamento, a escolher uma gama maior de pilotos, optando assim pelo
paranaense que já venceu corridas na categoria e foi vice-campeão em 2007. "Será um privilégio formar dupla com
um piloto como Rodrigo (Sperafico), que é muito rápido e com anos de
experiência na Stock Car. Tenho certeza de que vamos formar uma das duplas mais
fortes do grid", diz Fraga, que tem patrocínio do governo do Estado do
Tocantins, da EHL e da Red Bull.
Sperafico
destacou o potencial da dupla.
"Fiquei contente com o convite e estou ansioso para ver como será esta
corrida. Mesmo sendo um estreante, (Felipe) Fraga já mostrou bastante
velocidade em seu primeiro contato com a Stock Car e tenho certeza de que
teremos condições de brigar por um bom resultado em Interlagos", diz
Rodrigo, que, além da Stock Car, tem passagem por categorias internacionais
como F-3000.
Mauro
Vogel, experiente chefe da equipe que leva seu nome, acredita no bom potencial
da dupla que mescla juventude e experiência. "Tivemos um ótimo começo de
trabalho com o Felipe (Fraga), conseguindo ficar entre os mais rápidos no teste
de pré-temporada, na mesma condição de pista, pneu e tempo de treino. Com a
experiência do Rodrigo (Sperafico), vamos fazer a dupla ainda mais forte",
diz Vogel.
A temporada
2014 da Stock Car começa no dia 23 de março, em Interlagos, São Paulo, em etapa
com transmissão ao vivo da TV Globo.
Rodrigo França (MTB
31120)
Fotos: Bruno Terena/Red
Bull Content Pool
ALTA ROTAÇÃO: KantanKart: Thiago Lopez Oliveira vence e assume l...
ALTA ROTAÇÃO: KantanKart: Thiago Lopez Oliveira vence e assume l...: Garoto de 12 anos de idade venceu a segunda etapa, em Itu (SP) O garotinho Thiago Lopez Oliveira (Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Guaran...
KantanKart: Thiago Lopez Oliveira vence e assume liderança
Garoto
de 12 anos de idade venceu a segunda etapa, em Itu (SP)
O garotinho
Thiago Lopez Oliveira (Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Guaraná Dolly) venceu a
segunda rodada do KantanKart 2014, disputada no Kartódromo Brasil Kirin, em
Itu, interior de São Paulo, no último final de semana (8 e 9/3).
"Estou muito contente. Na minha
segunda participação neste campeonato já venci e assumi a liderança do
campeonato. Agora preciso melhorar o acerto do meu chassi PCR para sustentar a
ponta nas próximas etapas", comentou Thiaguinho, que passou a somar 38 pontos, apenas
dois de vantagem sobre Vinicius Ponce, o vice-líder.
No sábado
pela manhã Thiago Lopez Oliveira conquistou a pole position da Copa Everlast
Energy Drink na categoria U-13, para pilotos com menos de 13 anos de idade. Na
primeira bateria Vinicius Ponce alcançou a vitória, deixando Thiaguinho em
segundo. Na segunda bateria a história se repetiu, com Ponce em primeiro e
Oliveira em segundo. Para a corrida pré-final Vinícius largou da pole e venceu
de ponta a ponta, com Thiago novamente em segundo.
"Tivemos dificuldade em acertar
o equipamento para condições de corrida. Fomos mexendo no chassi, na calibragem
de pneus e na carburação a cada bateria e de tanto experimentar, acho que
descobrimos uma boa receita para a corrida final", avisou o pilotinho da Kapci
Coatings/Mega Cores/Reex/Guaraná Dolly.
Na prova
final aconteceu a grande virada. Na largada um piloto provocou uma batida que
alijou Vinícius Ponce da competição e jogou Thiago Oliveira para quinto. Com um
ajuste que privilegiava um bom desempenho com pneus gastos nas voltas finais,
Thiago foi galgando posições pouco a pouco para receber a bandeirada em
primeiro.
"Fiquei muito feliz, sempre é
bom ganhar. E assumindo a liderança do campeonato 2014 é melhor ainda. Agora
tenho mais motivação ainda para ir atrás de mais vitórias", comemorou Thiaguinho.
O
KantanKart, categoria monomarca dos chassis italianos PCR, equipados com
motores italianos Parolin 125, refrigerados à água, é destinada a pilotos com
idade entre 11 e 16 anos. O torneio oferece um sistema de "arrive-and-drive", no qual fornece todo o equipamento
para os pilotos que, por sua vez, levam apenas a vestimenta de corridas e um
mecânico para a área de boxes.
A terceira
etapa da Copa Everlast Energy Drink, válida pelo campeonato 2014 do kantanKart
será no dia 25 de maio, em Guaratingueta (SP).
Os seis
primeiros na U-13 na segunda etapa foram: 1) Thiago Lopez; 2) Vinicius Ponce;
3) Victor Uchoa; 4) Duda Naves; 5) Vinicius Rosate; 6) Guilherme Oliva.
Os
primeiros na U-13 da Copa Everlast Energy Drink depois de duas etapas são: 1)
Thiago Lopez, 38 pontos; 2) Vinicius Ponce, 36; 3) Duda Naves, 33; 4) Marcel
Della Coletta, 27; 5) Victor Uchoa, 27; 6) Vinicius Rosate, 21; 7) Guilherme
Oliva, 10; 8) Dudu Barrichello, 9; 9) Pedro Burger; 8.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto: Luiz Pinheiro
ALTA ROTAÇÃO: Em etapa emocionante Rally Paraná abre temporada, ...
ALTA ROTAÇÃO: Em etapa emocionante Rally Paraná abre temporada, ...: Foram 50 carros inscritos na prova de regularidade,- o 24º Rally da Meia Noite, em Cascavel -, válida pelo Campeonato Paranaense de Rally 4...
Em etapa emocionante Rally Paraná abre temporada, duplas de Apucarana e Cascavel vencem a disputa
Foram
50 carros inscritos na prova de regularidade,- o 24º Rally da Meia Noite, em
Cascavel -, válida pelo Campeonato Paranaense de Rally 4x4
Estiveram
presentes no 24o. Rally da Meia Noite, válido pela 1ª etapa da 2ª edição do
Rally Paraná, 50 veículos que formaram belíssimo grid neste sábado, 09, na
cidade de Cascavel, na região Oeste, no Paraná. A largada aconteceu às 16h30 em
frente Auto Posto Maçarico para as três categorias Master, Graduados e Junior
que partiram para uma prova de 160 quilômetros, divididos em quatro etapas,
duas diurnas e duas noturnas.
Com um percurso
de tirar o fôlego dos competidores. A briga entre as categorias foram
extremamente acirradas durante todo o circuito, em 05 horas para Master, sendo
05 horas e 10 minutos para a Graduados e 05 horas e 25 minutos para a Junior de
intensas disputas, com médias de velocidades bem justas e inúmeras pegadinhas
para testar a habilidade e a concentração de pilotos e navegadores, numa
aventura que exigiu bastante técnica.
"A prova foi excelente e
superou as expectativas, tudo perfeito. Tivemos um grid bem forte em todas as
categorias, com 50 carros largando. As etapas noturnas apimentaram a briga
dando uma "misturada" na classificação em relação as etapas diurnas.
Só tenho a agradecer a participação de todos, competidores, patrocinadores,
apoiadores e em especial ao pessoal do Clube de Rallye de Cascavel e Jeepeiros
de Cascavel. Agora esperamos todos no dia 12 de abril no Transarapuka", disse Vander Hirt, diretor e
organizador do Rally Paraná.
Por ser
esta a abertura da temporada do Campeonato Paranaense de Rally 4x4 o clima era
de muita emoção, expectativa e ansiedade. Para o piloto Otávio Enz, que compete
ao lado do filho e navegador Allan Enz, equipe Zenz-Troller (Apucarana/PR), foi
preciso muita concentração para concluir com o maior número de acertos e
garantir a vitória na Master, seguido de André Pereira Queiroz/Leandro Macedo
Ferreira (Curitiba/Troller) e Marcelo Felipe Rorig/Roberto Spessatto (Palotina/
Pajero).
"Manter a nossa tranquilidade
foi a melhor receita para conquistar o resultado. Vencemos a disputa, começamos
o campeonato com o pé direito", contou Otávio.
Na
Graduados, Irineu Pedroso/Robson Schuinka (Troller), dupla cascavelense, levou
a melhor. "Adorei a prova, com médias de velocidade justas, exigiu muito
da navegação. O entrosamento da dupla ajudou muito , o trajeto testou a técnica
e habilidade dos competidores", enfatizou o navegador Robson Schuinka. A
segunda posição da categoria ficou com Paulo Vieira/ Vinícius Gunha, Troller,
(Curitiba/PR) e em seguida Mauri Glir Junior/ Alessander Fontes, Troller
(Curitiba/PR).
Já na
Junior, duas duplas de Cascavel, fecharam com as melhores somas na categoria
após as quatro especiais do dia. José Ademir de Oliveira / Carlos de Almeida
(Pajero TR4) e Lennon Gerolamo Arrosi/Eduardo Thomann (Troller). Na sequencia,
o piloto curitibano Eraldo Franzoi e o navegador também cascavelense Antenor
Neto de Oliveira (Pajero). "Prova
foi maravilhosa, bem técnica, não dava para desviar o olhar do percurso e
tínhamos que manter a concentração o tempo todo", finalizou o piloto
José Ademir de Oliveira.
A 2ª etapa
da 2ª edição do Rally Paraná será nas cidades de Apucarana e Arapongas, para o
6º Transarapuka., no dia 12 de abril.
O Rally
Paraná tem patrocínio de Troller Trilha Eurocar, Mamute Off-Road, Acássius
Centro Gráfico, Zenz Bonés e Camisetas, Dispauto e, conta com apoio da TOTEM
Apurações, Postos O Cupim, AGIL Caçambas, Trevauto 4x4, Barracão do Jeep, FOFO
Sports. A realização é do Rally Paraná e Clube Rallye de Cascavel, com
Supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo.
O Clube de
Rallye de Cascavel tem apoio de Auto Posto Maçarico, Cervejaria Providência,
PVC Arte, Schuster, Restaurante e Bar do Alemão e Bemajjy.
Resultado da 1ª etapa do Rally
Paraná- Rally da Meia Noite - Cascavel:
Categoria Master
1) Otávio
Enz Marreco/Allan Enz, Apucarana, Troller, 95 pontos
2) André
Pereira Queiroz/Leandro Macedo Ferreira, Curitiba, Troller, 64
3) Marcelo
Felipe Rorig/Roberto Spessatto, Palotina, Pajero, 63
4) Roberto
Ardigo/Jhonatan Ardigo, Apucarana, Pajero, 59
5) Luiz Gonçales Jr/ Wagner Hirt, Apucarana, Troller,
56
6) Rogério
Gonçales/Luiz Carlos Valdir, Apucarana/Maringá, Troller, 52
7) Cesar
Valandro/ Eduardo Ortolan, Cascavel, Pajero, 50
8)
Aparecido Matias/Valdecir Donizeti Valdir, Maringá, Pajero, 33
Categoria Graduados
1) Irineu
Pedroso/ Robson Schuinka, Cascavel, Troller, 90 pontos
2) Paulo
Vieira/ Vinicius Gunha, Curitiba, Troller, 77
3) Mauri
Glir Junior/ Alessander Fontes, Curitiba, Troller, 65
4) Antonio
Alves de Oliveira/Alessandro Zoinho, Cascavel, Troller, 58
5) Victor
Pudell/Caio Boscolo, Toledo, Hilux, 58
6) Renato
Agostinetto/ Elmo Volkmann, Cascavel, Troller, 41
7) Marcelo
Prevideli/ Bruno Lindemann, Curitiba, Troller, 36
8) Edegar
Decker/ Rafael Decker, Cascavel, Pajero, 34
9) Silvano
de Jesus Taborda / Juliana Jaremczyk, Cascavel, Troller, 31
10) Odair
Queiroz/Sandy Roncaglio, Curitiba, 27
11) Claudio
Luiz Brunetto/Sandro Guerini, Cascavel, Jeep, 19
12)
Geferson Kuntz/Leonardo H. Quiñónez, Ciudad Este - Paraguay, F250 - V8, 15
13)
Alessandro Rosin/Giovane Adriano, Maringá, Troller, 13
14) Robson
Batista/Wilson Batista, Curitiba, Pajero, 11
15) Ricardo
Prestes/Igor Polaco, Ponta Grossa/Cascavel, Troller, 7
16) Elias
Kauam/Neto Bryan Hirt, Londrina, Pajero, 2
Categoria Junior
1) José
Ademir de Oliveira / Carlos de Almeida, Cascavel, TR4, 83 pontos
2) Lennon
Gerolamo Arrosi/Eduardo Thomann, Cascavel, Troller, 75
3) Eraldo
Franzoi/Antenor Neto de Oliveira, Curitiba_Cascavel, Pajero, 58
4) Marcos
Lotti/ Risolis, Cascavel, Vitara, 52
5) Devarlei
Kuhn/Evandro Mioto, Cascavel, Jeep, 50
6)
Reginaldo Martins Trindade /Claudio Girelli Junior, Cascavel, Cherokee, 40
7) Wilson
Boscolo/ Hugo Boscolo, Toledo, 39
8) Leonardo
Falcade Junior /Davi Cividini Dal Bosco, Toledo, Ranger, 38
9) Leandro
Eufázio dos Passos/ Zico, Cascavel, Wrangler, 25
10)
Jerônimo Alves/ Welbster Alves, Umuarama, 23
11) Bruno
Cesconetto/ Luana de Deus, Cascavel, 20
12) Gilmar
Ferreira da Silva/ Diórgenes Guerra, Cascavel, Cherokee, 18
13) Miltom
Tamaki Nakashima/ Marcos Capovila, Maringá, Vitara, 14
14) Rene Bordignon /Margarete Bordignon, Cascavel,
Ranger, 13
15) Adair Steinhofel/Martina
Polidório Steinhofel, Cascavel, Tr4, 12
16) Paulo
Reis/ Glauco Salvatti, Cascavel, 7
17) Mateus
Astolfi/ Adriana Peres Alves, Maringá, Pajero Full, 6
18) Lucas
Silveira/ Gustavo Concolatto, Cascavel, 6
19) José
Uebi Maluf /Fernanda Ferrarezi Maluf, Toledo, 5
20) Michel
Risso/ Leandro Ostroski, Cascavel, 0
21) Marcelo
Lombardi /Evanir Mauricio Tasca,Cascavel, Lada Niva, 0
22)
Adalmiro Alves/ Rodrigo Toledo, Cascavel, 0
23) Rodrigo
Gulin Martins/ Elton Luiz Genaro, Ponta Grossa, Triton, 0
24) Alexandre Frozza /Arthur Felipe Scotton, Cascavel,
0
Calendário Campeonato Paranaense de
Rally 4x4 - Rally Paraná:
Etapa 1 -
08/03/14 - Rally da Meia Noite - Cascavel
Etapa 2 -
12/04/14 - 6º Transarapuka (1 dia) - Apucarana e Arapongas
Etapa 3 -
14/06/14 - Rally de Inverno - Região central
Etapa 4 -
30/08/14 - Rally Cachorro Louco - Curitiba
Assessoria de Imprensa
do Rally Paraná:
SiG Comunicação -
Silvana Grezzana Santos
Fotos: Orlei Silva
Assinar:
Postagens (Atom)