segunda-feira, 10 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Alex Barros Racing terá patrocínio da Petronas na ...

ALTA ROTAÇÃO: Alex Barros Racing terá patrocínio da Petronas na ...: Parceria com a empresa foi anunciada nesta segunda-feira em São Paulo Nesta segunda-feira (10), a Alex Barros Racing, uma das equipes d...

Alex Barros Racing terá patrocínio da Petronas na temporada 2014 do Moto 1000 GP

Parceria com a empresa foi anunciada nesta segunda-feira em São Paulo

Nesta segunda-feira (10), a Alex Barros Racing, uma das equipes do Moto 1000 GP e atual campeã na categoria principal da competição - a GP 1000 -, foi anunciada oficialmente como uma das equipes patrocinadas pela Petronas no Brasil. A companhia divulgou que irá patrocinar o time comandado por Alex Barros na temporada 2014, em evento realizado nesta manhã, em São Paulo. Na oportunidade, a empresa - que é um dos maiores conglomerados de petróleo e gás no mundo - também anunciou a parceria com o piloto Rubens Barrichello na Stock Car. O evento contou com a presença de Guilherme de Paula, presidente da Petronas para a América Latina, que - junto com Alex e Lucas Barros - mostrou as novas motos aos jornalistas e convidados.


A equipe Petronas Alex Barros Racing vai estampar o nome da empresa em suas motos modelo BMW HP4 durante as oito etapas do Moto 1000 GP, evento nacional que reúne grandes nomes do motociclismo brasileiro e mundial. A competição começa no dia 4 de maio em Santa Cruz do Sul (RS). E o plantel chefiado por Alexandre Barros e que vai levar as cores da Petronas será representado, na categoria GP 1000, por Lucas Barros, filho de Alex e campeão da GP Light em 2012, e pelo piloto francês Matthieu Lussiana, que tem passagens pelo campeonato mundial de Super Stock e também já disputou algumas provas no Brasil, onde inclusive conquistou a vitória no sétimo GP 1000 2012, no autódromo Internacional de Curitiba.

Em 2014, a equipe Petronas Alex Barros Racing entra na disputa da competição com o objetivo de conquistar mais uma vez o título da GP 1000. O time é bicampeão da categoria que é a principal do Moto 1000 GP, com as conquistas do argentino Luciano Ribodino em 2012 e 2013.

Para Alex Barros, a chegada da Petronas é, com certeza, uma motivação a mais para que todos da equipe continuem buscando os melhores resultados nas pistas. "Agradeço muito a Petronas por esta oportunidade de levarmos a marca estampada nas motos da equipe Alex Barros Racing nesta temporada. Sem dúvida, será uma honra poder representar as cores da empresa. Estamos muito felizes com esta parceria. E, esperamos, retribuir nas pistas toda a confiança que está sendo depositada em nosso time. Com os pilotos Lucas Barros e Matthieu Lussiana, vamos em busca de novos títulos", enfatizou o ex-piloto de MotoGP e chefe do time, Alex Barros.

Luiz Sabatino, diretor de Estratégia e Marketing da Petronas na América Latina, comentou sobre a parceria. "No ano passado, estivemos nas principais competições automobilísticas do calendário brasileiro, com o objetivo de fortalecer nossa marca junto aos admiradores dos esportes. Este ano desenhamos uma estratégia mais agressiva, cujo foco é direcionar investimentos em pilotos nacionalmente conhecidos no cenário da alta velocidade", disse.

Além do bicampeonato na GP 1000, o time detém outras importantes conquistas. Entre os principais títulos da equipe Alex Barros Racing estão: Campeonato Paulista de 2013 na categoria 250cc com Meikon Kawakami, Campeonato Paulista de 2013 com Luciano Ribodino na categoria GP 1000, vice-campeã paulista e brasileira de 2013 com o piloto André Paiato na categoria GP Light. O time também foi campeão nacional da GP Light em 2012, com Lucas Barros, que aos 16 anos, na época, igualou o recorde mundial de piloto mais jovem a ser campeão nesta cilindrada.


Assessoria de Comunicação/Imprensa
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Eficiência dos pilotos será crucial...

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Eficiência dos pilotos será crucial...: Temporada 2014 terá punições em tempo para pilotos que consumirem mais energia por volta Pilotos da Audi têm alcançado as novas metas dur...

Automobilismo: Eficiência dos pilotos será crucial no WEC

Temporada 2014 terá punições em tempo para pilotos que consumirem mais energia por volta
Pilotos da Audi têm alcançado as novas metas durante testes
Dr. Wolfgang Ullrich: "Os fãs verão muita ação na pista"
Lucas di Grassi: "Ninguém vai andar mais devagar por causa disso"


O esporte a motor está mudando: quando o novo Audi R18 e-tron quattro entrar na pista contra seus concorrentes no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), os pilotos oficiais da Audi terão de mostrar uma qualidade adicional. Eles terão não somente que dominar as corridas de modo rápido, confiável, inteligente e sem falhas como antes, mas também de um jeito altamente eficiente. Caso contrário, penalizações serão uma possibilidade.


O novo regulamento para as corridas de longa duração do WEC cobra seu preço aos envolvidos. Da mesma maneira que os engenheiros da Audi Sport são desafiados a prestar atenção à máxima eficiência em cada componente, a condução dos novos carros de Ingolstadt e Neckarsulm requer, também, um toque de sensibilidade.

"Reproduzir tempos de volta com a exatidão de um décimo tem sido uma marca de pilotos profissionais como os nossos há um bom tempo", diz o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Mas, em 2014, vamos exigir ainda mais de nossos pilotos no WEC. Volta a volta, eles terão de cumprir uma taxa exata de consumo enquanto lutam pela melhor posição na pista", acrescentou.

A partir deste ano, apenas uma quantidade limitada de energia pode ser usada por volta no trem-de-força dos carros que adotam o sistema híbrido - dois, quatro, seis ou oito megajoules em Le Mans, dependendo da categoria. Se estes limites forem excedidos, os pilotos estarão sujeitos a penalizações, com stop and go, que podem variar de dez, 40 ou até mesmo 60 segundos caso sejam infrações reincidentes. As mesmas penalizações serão aplicadas se a quantidade permitida de combustível consumido por volta for excedida.

"Para pilotos e engenheiros, é crucial entender a complexidade das novas regras e aplicar este conhecimento às situações de corrida de uma maneira otimizada", explica Leena Gade, engenheira de pista da Audi que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2011 e 2012 trabalhando para o trio formado por Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e André Lotterer. "Para isso, é necessário um fluxo perfeito de informações. Temos que manter os pilotos informados, pelo rádio, sobre quando eles estão guiando neste limites".

A esquadra de pilotos da Audi Sport tem testado tais estratégias com sucesso. Se um piloto é obrigado por outro carro a ser mais lento na pista no meio de uma curva, por exemplo, isso pode trazer vantagem inicialmente ao fazer o carro consumir menos energia e combustível e então realizar a ultrapassagem somente na saída da curva. Além disso, a aproximação mais "gentil" a uma curva também traz efeitos na dirigibilidade do carro.

"Os pilotos não colocam mais tanta pressão sobre os pneus e a suspensão, de uma maneira sistemática, como era antes", explica Leena Gade, baseada em suas observações. "É por isso que a resposta dinâmica do carro é diferente".

Piloto oficial confirmado para esta temporada do WEC, o brasileiro Lucas di Grassi esteve envolvido nos testes do novo Audi R18 e-tron quattro desde os estágios iniciais de desenvolvimento, e afirma que a nova tarefa compõe um desafio intrigante.

"Não parece que terei, fundamentalmente, que mudar meu estilo de pilotagem", diz. "Mesmo no passado havia situações nas quais tínhamos que observar o consumo de combustível para adotar certas estratégias na pista. Agora estamos guiando o mais rápido possível sem tirar os olhos do limite de consumo. E, se excedermos este limite uma vez, então temos duas voltas para compensar este excesso reduzindo o consumo. Então há um outro desafio adicionado à nossa lista de tarefas, o que significa, no final das contas, que temos de ser tanto rápidos como eficientes".

Lucas ressalta, ainda, que os pilotos não deverão andar mais devagar para economizar energia em 2014. "Mesmo que o consumo possa variar massivamente, os tempos de volta serão bem parecidos e é por isso que estamos pilotando em velocidades semelhantes. Basicamente temos que economizar muita energia em algumas seções, mas sem guiar devagar por uma volta inteira. Estou impressionado pela maneira precisa que a Audi Sport vem trabalhando nestas questões, sempre conseguindo nos ajudar com cálculos específicos e conselhos. Nosso esporte vai continuar grande e divertido. A diferença é que, a partir deste ano, vamos consumir menos energia", encerrou o brasileiro.





Departamento de Comunicação Audi do Brasil


Christian Marxen

Gerente de Comunicação Audi do Brasil

ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Curitiba:

ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Curitiba:: Primeira etapa realizada com sucesso no AIC             Num fim de semana (8 e 9/3) muito quente em Curitiba, foi realizada a 1.ª etapa...

Metropolitano de Curitiba:

Primeira etapa realizada com sucesso no AIC

            Num fim de semana (8 e 9/3) muito quente em Curitiba, foi realizada a 1.ª etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2014, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). A etapa foi disputada nas categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, Turismo 1.6 “A” e “B” e Fórmula Premium, com promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Grids de largada

Durante os treinos classificatórios que definiram os grids de largada, os três primeiros por categoria foram: Turismo 1.6 “A”: 1.º) Felipe Lobo/Billy Gabardo (SC/PR), 1min42s460; 2.º) Guilherme Scheer (SC), 1min42s698; e 3.º) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1min43s489. Turismo 1.6 “B”: 1.º) Mitsui Duzanowski (SC), 1min42s415; 2.º) Eduardo Pavelski (PR), 1min43s656; e 3.º) Ernani Rezende Kunh (SC), 1min44s419. Fórmula Premium: 1.º) Leonardo de Souza (PR), 1min16s311; 2.º) L. Abbade/R. Dal Pont, 1min37s377; e 3.º) Felipe Simonini (PR), 1min37s443. Marcas “A”: 1.º) Gustavo Magnabosco (SC), 1min41s175; 2.º) Yukio Duzanowski (SC), 1min41s274; e 3.º) Davi Dal Pizzol (SC), 1min41s517. Marcas “B”: 1.º) Marcelo Cancelli/Kreis Jr (SC), 1min41s694; 2.º) Elberto Alves/Rafael Bastos (SC), 1min42s281; e 3.º) Vinícius Simão/Cláudio Simão (SC), 1min42s771. E na Marcas Sênior: 1.º) Algacir Sermann/Beto Cazuni (PR), 1min41s207; 2.º) Marcos Ramos (PR), 1min42s233; e 3.º) Celso Mancia (PR), 1min43s130.

Turismo 1.6 “A” e “B”

            As categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, contaram com 24 participantes, que realizaram a primeira prova muito boa nas duas categorias. Na categoria “A”, Andrei Carta assumiu a liderança na primeira volta, seguido de perto por Felipe Lobo, Mitsui Duzanowski, Guilherme Scheer, Richard Heidrich e Eduardo Pavelski. Na categoria “B”, Boa prova de Rafael Lupatini (largou dos boxes) e André Gaggini (largou em último do grid) e foram ganhando posições na Geral. Nas últimas voltas, destaque para o bom “pega” entre os quatro primeiros na Geral, Andrei Carta, Felipe Lobo, Mitsui Duzanowski e Guilherme Scheer. Depois de 20 voltas, vitória de Andrei Carta na Geral e na Turismo 1.6 “A”, com tempo total de 34min52s038, seguido de Felipe Lobo, a 0s435, Guilherme Scheer, a 4s424, Rodrigo Kostin, a 11s414, Rafael Lupatini, a 35s156, e em sexto lugar, José Zeni, a 1min00s228. Na Turismo 1.6 “B” venceu Mitsui Duzanowski, com tempo de 34min54s703, com Ernani Rezende Kunh em segundo, a 16s867, André Gaggini em terceiro, a 19s388, Júnior Niju em quarto, a 50s262, Richard Campos em quinto, a 1min00s826, e James Schwerdtner em sexto, a 1min07s765.

A segunda prova das categorias Turismo 1.6 “A” e “B” também foi muito disputada, com Ruslan Carta Filho mantendo a liderança na largada e Billy Gabardo abandonando a prova após ser tocado pelo Gol n.º 5 no fim da reta. Em segundo lugar vinha Guilherme Scheer e em terceiro era Mitsui Duzanowski, mas com safety car na pista por causa do acidente. Boa corrida, com muitos “pegas”, até a sexta volta entre os cinco primeiros, Ruslan carta Filho, Guilherme Scheer, Mitsui Duzanowski, Fernando Santos e Rodrigo Kostin. Na sétima volta, Rodrigo Kostin assumiu a terceira posição e na 13.ª passagem Guilherme Scheer assumiu a liderança da prova, porque Ruslan Filho ficou sem freio e errou o traçado perdendo algumas posições. Ao fim de 16 voltas, vitória de Guilherme Scheer na Geral e na Turismo 1.6 “A”, com tempo total de 33min47s504, seguido de Richard Heidrich, a 0s793, Rodrigo Kostin, a 1s810, Ruslan Carta Filho, a 2s782, Marcelo Cordeiro, a 6s260, e em sexto lugar, Rafael Lupatini, a 8s933. Na Turismo 1.6 “B”, vitória de Mitsui Duzanowski, com tempo de 33min48s817, com Fernando Santos em segundo, a 3s552, Rafael Bastos em terceiro, a 4s401, Richard Campos em quarto, a 6s910, Danny Berte Jr em quinto, a 7s993, e, James Schwerdtner em sexto, a 10s542. A volta mais rápida das provas foi de Mitsui Duzanowski, na 13.ª passagem da segunda corrida, com o tempo de 1min43s043, à média de 129,092 km/h.

Fórmula Premium

A segunda a entrar na pista do AIC foi a categoria Fórmula Premium, para a primeira prova de 15 voltas com sete participantes. O Fórmula de Leonardo de Souza, mais potentes, dominou toda a prova, chegando a abrir uma volta sobre os demais adversários. Com isso, após 15 voltas, a vitória na Geral foi de Leonardo de Souza, com tempo total de 22min13s946, seguido de Luiz Abbade, a uma volta, Edson Ferreira da Silva, a uma volta, Alex Ortega Morais, a uma volta, Felipe Simonini, a uma volta, e, em sexto lugar, Adalberto Mariani, a três voltas.
Sendo a segunda a entrar na pista, a Fórmula Premium foi para a segunda prova de 15 voltas no AIC, com grande expectativa os sete pilotos inscritos. Novamente o fórmula de Leonardo de Souza, mais potente, dominou a prova. Após 15 voltas, a vitória na Geral foi de Leonardo de Souza, com tempo de 23min14s527, tendo Alex Morais em segundo, a 1min03s553, Felipe Simonini em terceiro, a 1min05s662, Edson da Silva em quarto, a uma volta, Gabriel Kenji em quinto, a duas voltas, e, Adalberto Mariani em sexto, a seis voltas. A volta mais rápida da prova foi de Leonardo de Souza, na 6.ª passagem da segunda prova, com tempo de 1min14s925, à média de 177,538 km/h.

Marcas

A largada da primeira prova das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, aconteceu às 15h40, com o pole position Gustavo Magnabosco mantendo a liderança da prova, seguido de perto por Algacir Sermann Filho, Yukio Duzanowski, James Ramos, Rafael Bastos, Davi Dal Pizzol, Marcelo Cancelli, Jorge Martelli, Marcos Ramos e Marcel Sedano. A “briga” era boa entre os três primeiros no início da prova. Jorge Martelli levou um drive throush na quarta volta, por disputa mais acirrada. Da sexta volta em diante, o líder era Gustavo Magnabosco, que abriu boa vantagem, seguido de James Ramos, Yukio Duzanowski e Davi Dal Pizzol. Ao fim de 20 voltas, a vitória na Geral e Marcas “A” foi de Gustavo Magnabosco, com tempo total de 34min08s389, seguido de James Ramos, a 5s443, Yukiu Duzanowski, a 8s895, Davi Dal Pizzol, a 20s665, Eduardo Scheer, a 30s416, e em sexto lugar, Luiz Ferreira, a 47s088. Na Marcas “B” venceu Marcelo Cancelli, com o tempo de 34min41s281, com Vinícius Simão em segundo, a 11s822, Lúcio Seidel em terceiro, a 1min01s808, Rafael Bastos em quarto, a duas voltas, e, Jonas Salvaro em quinto lugar, também a duas voltas. E na Sênior, vitória de Algacir Sermann Filho, com tempo de 34min37s160, vindo a seguir Marcos Ramos, a 2s719, Celso Mancia, a 16s349, Evandro Maldonado, a uma volta, e Luiz Concentino, a onze voltas.

Na largada da segunda prova das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, que aconteceu às 12h10, Gustavo Magnabosco largou na pole position, seguido de perto por James Ramos, Davi Dal Pizzol, Eduardo Scheer, Beto Cazuni, Marcos Ramos, Cláudio Simão, Marcelo Cancelli, Celso Mancia e Andrei Carta. A grande “briga” da prova foi entre James Ramos e Beto Cazuni pela liderança na Geral, depois da quebra de Gustavo Magnabosco com 12 voltas de prova. Marcos Ramos abandonou por quebra a uma volta da bandeirada final e grande corrida de Valmor Emílio, que largou da última posição do grid e concluiu a prova em quarto lugar na Geral e terceiro em sua categoria. Ao fim de 20 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “S” foi de Beto Cazuni, com tempo total de 34min06s536, seguido de Celso Mancia, a 43s053, Evandro Maldonado, a 1min33s317, Marcos Ramos, a uma volta, e em quinto lugar, Luiz Concentino, a duas voltas. Na Marcas “A” venceu James Ramos, no tempo total de 34min08s461, com Davi Dal Pizzol em segundo, a 8s909, Valmor Emílio em terceiro, a 13s009, Andrei Carta em quarto, a 14s422, Yukio Duzanowski em quinto, a 14s998, e, Algacir Sermann Filho em sexto, a 1min31s021. E na Marcas “B”, vitória de Cláudio Simão, com tempo de 34min36s858, vindo a seguir Marcelo Cancelli, a 4s219, Lúcio Seidel, a 1min02s229, Rodrigo Rinhel, a 1min14s611, e, Elberto Alves, a três voltas. A volta mais rápida da prova foi de Gustavo Magnabosco, na 3.ª passagem da segunda prova, com o tempo de 1min41s205, à média de 131,436 km/h.
A segunda etapa do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2014 está marcada para os dias 4, 5 e 6 de abril, no AIC.

MRT – Assessoria e Comunicação
Bisponeto

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Copa CKR de Kart: Campeão, Guastamacchia começa 20...

ALTA ROTAÇÃO: Copa CKR de Kart: Campeão, Guastamacchia começa 20...: Cláudio Guastamacchia vai em busca do tetracampeonato na Shifter Graduado No ano passado foram oito pódios em dez corridas, para tornar...

Copa CKR de Kart: Campeão, Guastamacchia começa 2014 no pódio

Cláudio Guastamacchia vai em busca do tetracampeonato na Shifter Graduado

No ano passado foram oito pódios em dez corridas, para tornar-se tricampeão na categoria Shifter Graduados. E desta forma Cláudio Guastamacchia (Ipiranga/Nimix Monitoramento) começou a temporada 2014 da Copa CKR de Kart, que teve a etapa de abertura no último final de semana (08/3) no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP). O jovem terminou na quinta posição em prova vencida pelo piloto de Fórmula 3 Matheus Iório.

"Foi um bom resultado, se levar em considerações as condições em que corri. Eu machuquei as minhas costelas nos treinos e senti muita dor. Mas espero que este resultado seja descartado como o pior do ano, minha expectativa é andar assiduamente entre os três primeiros", confia Guastamacchia.

No treino classificatório Cláudio Gustamacchia estabeleceu apenas a oitava marca, já sentindo dores. "O kart estava bom, eu é que não consegui a concentração para suportar a dor e minimizar os erros que cometi nas três primeiras voltas, quando os pneus novos têm mais aderência. Acabei fazendo o meu melhor tempo apenas na quinta volta das sete voltas que dei", explicou o piloto da Ipiranga/Nimix.

Na corrida Claudinho manteve a posição e no meio da volta já ganhou uma posição. Na segunda passagem já era o sexto e na oitava passagem já subiu mais um posto, mantendo a quinta colocação até a bandeirada de chegada.

"Perdi muito tempo na largada porque o pessoal da frente estava desalinhado e não pude ganhar posição. Os quatro primeiros dispararam na frente e depois que assumi o quinto lugar não tive mais tempo para recuperar o terreno. Foi uma pena, mas sei que na próxima etapa terei um resultado melhor na minha busca pelo tetra", explicou.

A segunda etapa da Copa CKR de Kart 2014 será realizada no dia 5 de abril, novamente no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Os seis primeiros na 1ª etapa da Copa CKR de Kart foram:

1) Matheus Iório, 22 voltas em 19min39s069
2) Douglas Soares, a 1s151
3) Giulliano Forcolin, a 7s709
4) Fernando Baroudi, a 7s932
5) Cláudio Guastamacchia, a 20s682
6) Gustavo Calvet, a 42s746.

Cláudio Guastamacchia é apoiado por Ipiranga/Nimix Monitoramento.


Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Fernando Silveira

ALTA ROTAÇÃO: Mais jovem piloto da Stock, Felipe Fraga fará dupl...

ALTA ROTAÇÃO: Mais jovem piloto da Stock, Felipe Fraga fará dupl...: Piloto de 18 anos, que foi destaque na pré-temporada da Stock Car em Curitiba, terminando com o quarto melhor tempo, aposta na experiência ...

Mais jovem piloto da Stock, Felipe Fraga fará dupla com Rodrigo Sperafico em Interlagos

Piloto de 18 anos, que foi destaque na pré-temporada da Stock Car em Curitiba, terminando com o quarto melhor tempo, aposta na experiência de Rodrigo Sperafico para formar uma das duplas mais fortes do grid em Interlagos

Mais jovem piloto do grid da Stock Car, com 18 anos, Felipe Fraga anunciou hoje sua dupla para a prova de abertura da temporada 2014, em Interlagos: Rodrigo Sperafico, que dividirá a condução do carro 88 da equipe Vogel na primeira corrida do ano da principal categoria do automobilismo nacional. A corrida em São Paulo será no dia 23 de março e terá um formato inédito, com duração maior e troca de pilotos.


Como estreante na Stock, o piloto do Estado do Tocantins tem direito, por regulamento, a escolher uma gama maior de pilotos, optando assim pelo paranaense que já venceu corridas na categoria e foi vice-campeão em 2007. "Será um privilégio formar dupla com um piloto como Rodrigo (Sperafico), que é muito rápido e com anos de experiência na Stock Car. Tenho certeza de que vamos formar uma das duplas mais fortes do grid", diz Fraga, que tem patrocínio do governo do Estado do Tocantins, da EHL e da Red Bull.

Sperafico destacou o potencial da dupla. "Fiquei contente com o convite e estou ansioso para ver como será esta corrida. Mesmo sendo um estreante, (Felipe) Fraga já mostrou bastante velocidade em seu primeiro contato com a Stock Car e tenho certeza de que teremos condições de brigar por um bom resultado em Interlagos", diz Rodrigo, que, além da Stock Car, tem passagem por categorias internacionais como F-3000.

Mauro Vogel, experiente chefe da equipe que leva seu nome, acredita no bom potencial da dupla que mescla juventude e experiência. "Tivemos um ótimo começo de trabalho com o Felipe (Fraga), conseguindo ficar entre os mais rápidos no teste de pré-temporada, na mesma condição de pista, pneu e tempo de treino. Com a experiência do Rodrigo (Sperafico), vamos fazer a dupla ainda mais forte", diz Vogel.

A temporada 2014 da Stock Car começa no dia 23 de março, em Interlagos, São Paulo, em etapa com transmissão ao vivo da TV Globo.


Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Bruno Terena/Red Bull Content Pool

ALTA ROTAÇÃO: KantanKart: Thiago Lopez Oliveira vence e assume l...

ALTA ROTAÇÃO: KantanKart: Thiago Lopez Oliveira vence e assume l...: Garoto de 12 anos de idade venceu a segunda etapa, em Itu (SP) O garotinho Thiago Lopez Oliveira (Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Guaran...

KantanKart: Thiago Lopez Oliveira vence e assume liderança

Garoto de 12 anos de idade venceu a segunda etapa, em Itu (SP)

O garotinho Thiago Lopez Oliveira (Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Guaraná Dolly) venceu a segunda rodada do KantanKart 2014, disputada no Kartódromo Brasil Kirin, em Itu, interior de São Paulo, no último final de semana (8 e 9/3).

"Estou muito contente. Na minha segunda participação neste campeonato já venci e assumi a liderança do campeonato. Agora preciso melhorar o acerto do meu chassi PCR para sustentar a ponta nas próximas etapas", comentou Thiaguinho, que passou a somar 38 pontos, apenas dois de vantagem sobre Vinicius Ponce, o vice-líder.

No sábado pela manhã Thiago Lopez Oliveira conquistou a pole position da Copa Everlast Energy Drink na categoria U-13, para pilotos com menos de 13 anos de idade. Na primeira bateria Vinicius Ponce alcançou a vitória, deixando Thiaguinho em segundo. Na segunda bateria a história se repetiu, com Ponce em primeiro e Oliveira em segundo. Para a corrida pré-final Vinícius largou da pole e venceu de ponta a ponta, com Thiago novamente em segundo.

"Tivemos dificuldade em acertar o equipamento para condições de corrida. Fomos mexendo no chassi, na calibragem de pneus e na carburação a cada bateria e de tanto experimentar, acho que descobrimos uma boa receita para a corrida final", avisou o pilotinho da Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Guaraná Dolly.

Na prova final aconteceu a grande virada. Na largada um piloto provocou uma batida que alijou Vinícius Ponce da competição e jogou Thiago Oliveira para quinto. Com um ajuste que privilegiava um bom desempenho com pneus gastos nas voltas finais, Thiago foi galgando posições pouco a pouco para receber a bandeirada em primeiro.

"Fiquei muito feliz, sempre é bom ganhar. E assumindo a liderança do campeonato 2014 é melhor ainda. Agora tenho mais motivação ainda para ir atrás de mais vitórias", comemorou Thiaguinho.

O KantanKart, categoria monomarca dos chassis italianos PCR, equipados com motores italianos Parolin 125, refrigerados à água, é destinada a pilotos com idade entre 11 e 16 anos. O torneio oferece um sistema de "arrive-and-drive", no qual fornece todo o equipamento para os pilotos que, por sua vez, levam apenas a vestimenta de corridas e um mecânico para a área de boxes.

A terceira etapa da Copa Everlast Energy Drink, válida pelo campeonato 2014 do kantanKart será no dia 25 de maio, em Guaratingueta (SP).

Os seis primeiros na U-13 na segunda etapa foram: 1) Thiago Lopez; 2) Vinicius Ponce; 3) Victor Uchoa; 4) Duda Naves; 5) Vinicius Rosate; 6) Guilherme Oliva.

Os primeiros na U-13 da Copa Everlast Energy Drink depois de duas etapas são: 1) Thiago Lopez, 38 pontos; 2) Vinicius Ponce, 36; 3) Duda Naves, 33; 4) Marcel Della Coletta, 27; 5) Victor Uchoa, 27; 6) Vinicius Rosate, 21; 7) Guilherme Oliva, 10; 8) Dudu Barrichello, 9; 9) Pedro Burger; 8.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Luiz Pinheiro

ALTA ROTAÇÃO: Em etapa emocionante Rally Paraná abre temporada, ...

ALTA ROTAÇÃO: Em etapa emocionante Rally Paraná abre temporada, ...: Foram 50 carros inscritos na prova de regularidade,- o 24º Rally da Meia Noite, em Cascavel -, válida pelo Campeonato Paranaense de Rally 4...

Em etapa emocionante Rally Paraná abre temporada, duplas de Apucarana e Cascavel vencem a disputa

Foram 50 carros inscritos na prova de regularidade,- o 24º Rally da Meia Noite, em Cascavel -, válida pelo Campeonato Paranaense de Rally 4x4

Estiveram presentes no 24o. Rally da Meia Noite, válido pela 1ª etapa da 2ª edição do Rally Paraná, 50 veículos que formaram belíssimo grid neste sábado, 09, na cidade de Cascavel, na região Oeste, no Paraná. A largada aconteceu às 16h30 em frente Auto Posto Maçarico para as três categorias Master, Graduados e Junior que partiram para uma prova de 160 quilômetros, divididos em quatro etapas, duas diurnas e duas noturnas.


Com um percurso de tirar o fôlego dos competidores. A briga entre as categorias foram extremamente acirradas durante todo o circuito, em 05 horas para Master, sendo 05 horas e 10 minutos para a Graduados e 05 horas e 25 minutos para a Junior de intensas disputas, com médias de velocidades bem justas e inúmeras pegadinhas para testar a habilidade e a concentração de pilotos e navegadores, numa aventura que exigiu bastante técnica.

"A prova foi excelente e superou as expectativas, tudo perfeito. Tivemos um grid bem forte em todas as categorias, com 50 carros largando. As etapas noturnas apimentaram a briga dando uma "misturada" na classificação em relação as etapas diurnas. Só tenho a agradecer a participação de todos, competidores, patrocinadores, apoiadores e em especial ao pessoal do Clube de Rallye de Cascavel e Jeepeiros de Cascavel. Agora esperamos todos no dia 12 de abril no Transarapuka", disse Vander Hirt, diretor e organizador do Rally Paraná.

Por ser esta a abertura da temporada do Campeonato Paranaense de Rally 4x4 o clima era de muita emoção, expectativa e ansiedade. Para o piloto Otávio Enz, que compete ao lado do filho e navegador Allan Enz, equipe Zenz-Troller (Apucarana/PR), foi preciso muita concentração para concluir com o maior número de acertos e garantir a vitória na Master, seguido de André Pereira Queiroz/Leandro Macedo Ferreira (Curitiba/Troller) e Marcelo Felipe Rorig/Roberto Spessatto (Palotina/ Pajero).

"Manter a nossa tranquilidade foi a melhor receita para conquistar o resultado. Vencemos a disputa, começamos o campeonato com o pé direito", contou Otávio.

Na Graduados, Irineu Pedroso/Robson Schuinka (Troller), dupla cascavelense, levou a melhor. "Adorei a prova, com médias de velocidade justas, exigiu muito da navegação. O entrosamento da dupla ajudou muito , o trajeto testou a técnica e habilidade dos competidores", enfatizou o navegador Robson Schuinka. A segunda posição da categoria ficou com Paulo Vieira/ Vinícius Gunha, Troller, (Curitiba/PR) e em seguida Mauri Glir Junior/ Alessander Fontes, Troller (Curitiba/PR).

Já na Junior, duas duplas de Cascavel, fecharam com as melhores somas na categoria após as quatro especiais do dia. José Ademir de Oliveira / Carlos de Almeida (Pajero TR4) e Lennon Gerolamo Arrosi/Eduardo Thomann (Troller). Na sequencia, o piloto curitibano Eraldo Franzoi e o navegador também cascavelense Antenor Neto de Oliveira (Pajero). "Prova foi maravilhosa, bem técnica, não dava para desviar o olhar do percurso e tínhamos que manter a concentração o tempo todo", finalizou o piloto José Ademir de Oliveira.

A 2ª etapa da 2ª edição do Rally Paraná será nas cidades de Apucarana e Arapongas, para o 6º Transarapuka., no dia 12 de abril.

O Rally Paraná tem patrocínio de Troller Trilha Eurocar, Mamute Off-Road, Acássius Centro Gráfico, Zenz Bonés e Camisetas, Dispauto e, conta com apoio da TOTEM Apurações, Postos O Cupim, AGIL Caçambas, Trevauto 4x4, Barracão do Jeep, FOFO Sports. A realização é do Rally Paraná e Clube Rallye de Cascavel, com Supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo.

O Clube de Rallye de Cascavel tem apoio de Auto Posto Maçarico, Cervejaria Providência, PVC Arte, Schuster, Restaurante e Bar do Alemão e Bemajjy.

Resultado da 1ª etapa do Rally Paraná- Rally da Meia Noite - Cascavel:

Categoria Master

1) Otávio Enz Marreco/Allan Enz, Apucarana, Troller, 95 pontos
2) André Pereira Queiroz/Leandro Macedo Ferreira, Curitiba, Troller, 64
3) Marcelo Felipe Rorig/Roberto Spessatto, Palotina, Pajero, 63
4) Roberto Ardigo/Jhonatan Ardigo, Apucarana, Pajero, 59
5) Luiz Gonçales Jr/ Wagner Hirt, Apucarana, Troller, 56
6) Rogério Gonçales/Luiz Carlos Valdir, Apucarana/Maringá, Troller, 52
7) Cesar Valandro/ Eduardo Ortolan, Cascavel, Pajero, 50
8) Aparecido Matias/Valdecir Donizeti Valdir, Maringá, Pajero, 33

Categoria Graduados

1) Irineu Pedroso/ Robson Schuinka, Cascavel, Troller, 90 pontos
2) Paulo Vieira/ Vinicius Gunha, Curitiba, Troller, 77
3) Mauri Glir Junior/ Alessander Fontes, Curitiba, Troller, 65
4) Antonio Alves de Oliveira/Alessandro Zoinho, Cascavel, Troller, 58
5) Victor Pudell/Caio Boscolo, Toledo, Hilux, 58
6) Renato Agostinetto/ Elmo Volkmann, Cascavel, Troller, 41
7) Marcelo Prevideli/ Bruno Lindemann, Curitiba, Troller, 36
8) Edegar Decker/ Rafael Decker, Cascavel, Pajero, 34
9) Silvano de Jesus Taborda / Juliana Jaremczyk, Cascavel, Troller, 31
10) Odair Queiroz/Sandy Roncaglio, Curitiba, 27
11) Claudio Luiz Brunetto/Sandro Guerini, Cascavel, Jeep, 19
12) Geferson Kuntz/Leonardo H. Quiñónez, Ciudad Este - Paraguay, F250 - V8, 15
13) Alessandro Rosin/Giovane Adriano, Maringá, Troller, 13
14) Robson Batista/Wilson Batista, Curitiba, Pajero, 11
15) Ricardo Prestes/Igor Polaco, Ponta Grossa/Cascavel, Troller, 7
16) Elias Kauam/Neto Bryan Hirt, Londrina, Pajero, 2

Categoria Junior

1) José Ademir de Oliveira / Carlos de Almeida, Cascavel, TR4, 83 pontos
2) Lennon Gerolamo Arrosi/Eduardo Thomann, Cascavel, Troller, 75
3) Eraldo Franzoi/Antenor Neto de Oliveira, Curitiba_Cascavel, Pajero, 58
4) Marcos Lotti/ Risolis, Cascavel, Vitara, 52
5) Devarlei Kuhn/Evandro Mioto, Cascavel, Jeep, 50
6) Reginaldo Martins Trindade /Claudio Girelli Junior, Cascavel, Cherokee, 40
7) Wilson Boscolo/ Hugo Boscolo, Toledo, 39
8) Leonardo Falcade Junior /Davi Cividini Dal Bosco, Toledo, Ranger, 38
9) Leandro Eufázio dos Passos/ Zico, Cascavel, Wrangler, 25
10) Jerônimo Alves/ Welbster Alves, Umuarama, 23
11) Bruno Cesconetto/ Luana de Deus, Cascavel, 20
12) Gilmar Ferreira da Silva/ Diórgenes Guerra, Cascavel, Cherokee, 18
13) Miltom Tamaki Nakashima/ Marcos Capovila, Maringá, Vitara, 14
14) Rene Bordignon /Margarete Bordignon, Cascavel, Ranger, 13
15) Adair Steinhofel/Martina Polidório Steinhofel, Cascavel, Tr4, 12
16) Paulo Reis/ Glauco Salvatti, Cascavel, 7
17) Mateus Astolfi/ Adriana Peres Alves, Maringá, Pajero Full, 6
18) Lucas Silveira/ Gustavo Concolatto, Cascavel, 6
19) José Uebi Maluf /Fernanda Ferrarezi Maluf, Toledo, 5
20) Michel Risso/ Leandro Ostroski, Cascavel, 0
21) Marcelo Lombardi /Evanir Mauricio Tasca,Cascavel, Lada Niva, 0
22) Adalmiro Alves/ Rodrigo Toledo, Cascavel, 0
23) Rodrigo Gulin Martins/ Elton Luiz Genaro, Ponta Grossa, Triton, 0
24) Alexandre Frozza /Arthur Felipe Scotton, Cascavel, 0

Calendário Campeonato Paranaense de Rally 4x4 - Rally Paraná:

Etapa 1 - 08/03/14 - Rally da Meia Noite - Cascavel
Etapa 2 - 12/04/14 - 6º Transarapuka (1 dia) - Apucarana e Arapongas
Etapa 3 - 14/06/14 - Rally de Inverno - Região central
Etapa 4 - 30/08/14 - Rally Cachorro Louco - Curitiba



Assessoria de Imprensa do Rally Paraná:
SiG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos: Orlei Silva