sexta-feira, 16 de maio de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras terá traçado inédito ne...

ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras terá traçado inédito ne...: Primeira etapa classificatória de 2014 começa com novidades e també

m terá mais uma edição do Projeto Sorriso Campeão, que já realizou mais ...

Seletiva de Kart Petrobras terá traçado inédito neste sábado no kartódromo de Aldeia da Serra

Primeira etapa classificatória de 2014 começa com novidades e também terá mais uma edição do Projeto Sorriso Campeão, que já realizou mais de 1400 atendimentos em 12 anos de existência

Neste sábado (17), terá início a 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP), com a disputa da Copa Petrobras Sorriso Campeão. E, para proporcionar um novo desafio para os competidores, os organizadores da Seletiva - em parceria com o Interlagos Motor Clube - sugeririam um novo traçado, que será utilizado pela primeira vez neste final de semana.

Com grid forte e novatos que podem aparecer e surpreender, a disputa pelas três primeiras vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras 2014 será realizada no traçado sentido anti-horário e uma das principais mudanças estará no final da reta dos boxes. Os pilotos já estão testando o traçado desde quinta-feira (15), quando começaram os treinos livres.

Vários finalistas de 2013 - Pietro Rimbano, Bruno Bertoncello, Vinícius Papareli, Vitor Baptista e Renato Silveira Jr. - estarão na disputa, assim como o atual campeão, o carioca Olin Galli. Mesmo não podendo disputar a final mais uma vez, em virtude do regulamento, ele confirmou presença para andar entre os principais nomes do kartismo do país. Outro candidato à vitória será o paulista Giuliano Raucci, que foi campeão Brasileiro de Kart na categoria Júnior no ano passado e conquistou um sexto lugar no Mundial de Júnior de 2013 e a pole position na abertura do WSK Super Master Series deste ano.

Outro destaque da etapa inicial é a realização do projeto social Sorriso Campeão, uma iniciativa dos organizadores do evento e que conta com o apoio da Petrobras, Petrobras Distribuidora e MG Pneus. Os pilotos - que estarão na briga pelas vagas - poderão inscrever seus mecânicos para participar do projeto, que proporciona assistência odontológica gratuita durante um ano a estes profissionais. O benefício também se estende aos filhos (de até 12 anos) e as esposas dos dois mecânicos indicados pelos pilotos.

Desde a sua criação, famílias inteiras já foram atendidas dentro do projeto Sorriso Campeão, sem qualquer custo, e receberam atenção especial para a saúde bucal, ganhando, evidentemente, mais qualidade de vida e orientações sobre a importância da conscientização para a prevenção de doenças odontológicas.

Já são mais de 1.400 atendimentos, desde a criação o projeto em 2003, sob a responsabilidade da dentista Dra. Ligia Martins Xavier.

"A satisfação pessoal e profissional é enorme. É também muito gratificante perceber que o pouco tempo que eu posso doar para esse projeto traz tantos benefícios pra essas pessoas, tantos resultados importantes pra saúde delas. Nesses anos de projeto, várias histórias me marcaram muito, mas as que sempre me emocionam são de pacientes adultos que nunca tinham passado por uma consulta odontológica. Emociona mais ainda ver a mudança de comportamento dessas pessoas depois do tratamento, como isso interfere realmente na autoestima delas", comenta a doutora.

Com a expectativa de 2013 alcançada, o projeto pretende manter a média histórica de 120 atendimentos por ano. Todos os atendimentos são feitos no consultório da Dra. Ligia em São Paulo.

Conheça os números da Copa Petrobras Sorriso Campeão (dados do projeto social):
- 12 anos de atuação - início em 2003
- 1400 atendimentos - Média de 120 assistências por ano
- 2 mecânicos por pilotos (a primeira etapa da Seletiva deve reunir 25 competidores, totalizando 50 profissionais beneficiados, com direito de assistência também para os filhos - de até 12 anos - e à esposa)
- Período da assistência gratuita: um ano

A Copa Petrobras Sorriso Campeão fará parte da programação da 4ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. As vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras - que acontecerá em outubro - ficarão com os dois melhores colocados na Copa Petrobras Sorriso Campeão - que tenham idade entre 15 e 18 anos - e a última delas vai para o vencedor da 4ª etapa da Copa São Paulo, que será conhecido após a disputa de duas baterias na Graduados A (também para pilotos entre 15 e 18 anos).

Veja a programação deste sábado em Aldeia da Serra:
9h50 às 10h20 - Abastecimento Tomada de Tempo Copa Petrobras Sorriso Campeão
10h20 - Briefing Copa Petrobras Sorriso Campeão
10h45 às 10h50 - Tomada de Tempo Copa Petrobras Sorriso Campeão
11h40 às 12h20 - Abastecimento Copa Petrobras Sorriso Campeão
12h30 - Largada Copa Petrobras Sorriso Campeão (30 voltas)
13h25 às 13h40 - Abastecimento Tomada de Tempo 1ª Prova Graduados
13h40 - Briefing Graduados
13h45 às 13h50 - Tomada de Tempo Graduados
14h35 às 14h50 - Abastecimento 1ª Prova Graduados
15h00 - Largada 1ª Prova Graduados
15h50 às 16h10 - Abastecimento 2ª Prova Graduados
16h40 - Largada 2ª Prova Graduados

Seletiva de Kart Petrobras - Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.

Para saber mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse: www.seletivadekartpetrobras.com.br



FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro/ Guilherme Silva
Foto: Fabio Oliveira / Radical Motors


ALTA ROTAÇÃO: Sprint Series: BMW Team Brasil está otimista para ...

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Series: BMW Team Brasil está otimista para ...: Equipe brasileira está animada para buscar um bom resultado na Inglaterra. Nesta etapa, Valdeno Brito substitui Nelsinho Piquet e fará dupl...

Sprint Series: BMW Team Brasil está otimista para estreia em Brands Hatch neste fim de semana

Equipe brasileira está animada para buscar um bom resultado na Inglaterra. Nesta etapa, Valdeno Brito substitui Nelsinho Piquet e fará dupla com Matheus Stumpf. Cacá e Jimenez estão motivados para tentar um novo pódio

Depois de uma etapa de abertura positiva e animadora em Nogaro, quando o BMW Sports Trophy Team Brasil foi ao pódio na corrida classificatória, com a dupla Cacá Bueno/Sérgio Jimenez em terceiro lugar, o time patrocinado pelo Banco do Brasil desembarca na Inglaterra para os desafios da segunda rodada dupla do Blancpain Sprint Series, que acontece neste fim de semana, dias 17 e 18, no emblemático circuito de Brands Hatch. Esta é a primeira vez, desde 1996, que uma competição top de nível internacional irá realizar suas disputas nos 3.915 metros do circuito inglês.



O canal SporTV irá transmitir ao vivo as disputas. A corrida classificatória será a partir das 6h30 e a principal às 10h30 de domingo (18). A Rede TV! também exibe a segunda etapa, com um compacto das duas corridas na tarde do domingo às 14h30.

O bom ritmo que os dois carros modelo BMW Z4 tiveram na França e o entrosamento de toda equipe tem motivado o grupo brasileiro, que faz sua segunda temporada no Blancpain Sprint Series - um dos principais campeonatos de turismo mundial - que conta com modelos BMW, Audi, Lamborghini, Ferrari, Mercedes e McLaren.

A segunda etapa em solo inglês marca mais uma estreia para o elenco brasileiro - que tem seus carros preparados pela AH Competições - e vai correr pela primeira vez em Brands Hatch, afinal a categoria não passou por lá em 2013. Outra novidade para o elenco de Antonio Hermann e Washington Bezerra é a chegada do piloto Valdeno Brito, que nesta prova vai substituir Nelsinho Piquet. O brasiliense se ausentará devido a compromissos com o Red Bull Global Rallycross Championship. O paraibano vai dividir a condução do BMW Z4 #30 com Matheus Stumpf. Por tudo isso, o clima na equipe é de otimismo.


"Brands Hatch é uma pista nova para todos. Esperamos que o traçado seja mais favorável para nós, por ser uma pista de alta e média velocidades, o que é melhor para o BMW. Tudo indica que vamos ter uma etapa um pouco mais competitiva do que foi na França. Isso anima bastante a todos. Mas, em contrapartida por ser uma pista nova, não teremos muito tempo para fazer os acertos, pois o fim de semana vai ser curto, com os dois treinos livres e a tomada de tempos no sábado, e as duas corridas no domingo. Por isso, é importante começar bem e eu acredito que vamos iniciar de forma positiva. A intenção é repetir o pódio e o que foi feito em Nogaro. Queremos sair de lá mais à frente na classificação", comenta Sérgio Jimenez, companheiro de Cacá Bueno no BMW Z4 #0. O paulista esteve no circuito de Brands Hatch em 2002.

"Acho bacana retornar a Brands Hatch. O incidente que tive em 2010, quando meu carro pegou fogo, é o de menos. É um circuito que eu conheço e acredito tem tudo para casar bem com o rendimento do nosso carro. Temos condições de fazer excelente apresentação, até melhor do que foi em Nogaro, pelo tipo de pista que é. Já faz quatro anos que não corro por lá, mas ainda assim é mais fácil do que ano passado quando visitávamos circuitos totalmente desconhecidos. O traçado de Brands Hatch tem curvas longas e rápidas que casam muito bem com o modelo BMW Z4 e as entradas de retas não são tão lentas, o que faz com que nossa maior deficiência - que são as retas seguidas de curvas de baixa - seja neutralizada, pois isso praticamente não existe lá", diz Bueno

"A expectativa, sem dúvida, é ser melhor do foi em que Nogaro. Certeza que temos tudo para repetir a classificação ou até melhorar, e teremos um ritmo de corrida melhor, o asfalto lá não é tão abrasivo a gente tende a andar bem", completa otimista o carioca Cacá Bueno, o único entre os quatro do elenco brasileiro que teve contato recente com o circuito, em 2010.

Apesar de ainda não ter marcado pontos no campeonato, o gaúcho Matheus Stumpf também está confiante. "Em Nogaro, tive uma boa primeira impressão com o carro, estávamos em um ritmo bom na última prova. Eu estava mais rápido que o líder no início e viemos recuperando várias posições, o que confirma o desempenho do carro e aumenta nossas chances para a próxima etapa. Não conheço a pista, apenas treinei no simulador, mas nunca estive lá, porém o que pude perceber que o circuito de Brands Hatch tem algumas retas e o BMW Z4 ainda está um pouco distante dos outros em relação a motor, mas há alguns pontos de frenagem onde podemos obter vantagens", analisa Stumpf.

O piloto de Caxias do Sul está feliz com a possibilidade de poder reeditar a parceria com Valdeno Brito. "Vai ser um prazer dividir o carro novamente com o Valdeno, pois nos únicos dois anos que corremos juntos, fomos campeões brasileiros. Além disso, temos um estilo de pilotagem parecido, o que nos ajuda", conclui.

Valdeno Brito está ansioso para acelerar no circuito de Brands Hatch. "As expectativas são boas. Estou de volta a um time que já conheço. Tenho conhecimento do carro, com o qual competi em 2012, e também já conheço bem o Matheus (Stumpf), com quem tenho bom entrosamento. Sem contar, que temos um estilo de guiada parecido, então o acerto que ‘serve’ para mim, também vai ser bom para ele. A maior dificuldade vai ser na questão da pista em si, pois não conheço o traçado. Quero trabalhar para me adaptar rápido ao circuito e treinar bastante o pit stop com o Matheus. Vou procurar ajudar a equipe a conseguir um bom resultado", declara Valdeno Brito.

Programação da 2ª etapa em Brands Hatch (pelo horário de Brasília, quatro horas atrás do horário local):
Sábado, 17:
6h às 7h: 1º treino livre
8h45 às 9h45: 2º treino livre
13h30 às 14h25: Classificação

Domingo, 18:
6h30 às 7h30: Corrida Classificatória (transmissão ao vivo no SporTV2)
10h40 às 11h40: Corrida Principal (transmissão ao vivo no SporTV - a partir das 10h30)

Classificação do Campeonato (Top-8):
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 27 pontos
2 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra), 21
3 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 15
4 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 14
5 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 16
6 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 11
7 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 8
8 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 8


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Tony Hermann

ALTA ROTAÇÃO: Segunda etapa do Circuito Ilhabela Copa Suzuki com...

ALTA ROTAÇÃO: Segunda etapa do Circuito Ilhabela Copa Suzuki com...: Warmup acontecerá nos dias 31 de maio e 01, 07 e 08 de junho O Yacht Club de Ilhabela se prepara para receber a segunda etapa doXIV Cir...

Segunda etapa do Circuito Ilhabela Copa Suzuki começa com aquecimento para Ilhabela Sailing Week

Warmup acontecerá nos dias 31 de maio e 01, 07 e 08 de junho

O Yacht Club de Ilhabela se prepara para receber a segunda etapa doXIV Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - Copa Suzuki Jimny - nos dias 31 de maio e 01 de junho e também no final de semana seguinte, nos dias 07 e 08 de junho.

O Warmup da Semana de Vela de Ilhabela será nos dias 31 de maio e 01 de junho, no litoral norte de São Paulo. A competição que acontece no final deste mês é válida como a segunda etapa da Copa Suzuki Jimny e terá participação das classes ORC, IRC, C30, HPE25 e BRA-RGS/CRUISER.

No aniversário de 14 anos, o evento reunirá mais uma vez cerca de 450 velejadores numa das mais charmosas ilhas do litoral norte do estado de São Paulo. Catarinenses, gaúchos, cariocas e paulistas se preparam para mais um desafio. Ao final do torneio em dezembro, serão conhecidos os três melhores de cada classe. "O WU é uma etapa muito importante, onde velejadores treinam e testam barcos equipamento e tripulações. É a ultima competição que acontece em Ilhabela antes da Ilhabela Sailing Week" diz o diretor de Vela do Yacht Club, Carlos Sodré. "Teremos também a classe Star como convidada especial nesta etapa e a estreia da Classe Mini Transat" confirma o diretor.

O Yacht Club de Ilhabela, um dos ícones dos grandes campeonatos brasileiros de vela, continua organizando o evento como nas etapas anteriores. A vela, aliás, é um dos principais motivos que mantém a charmosa Ilhabela entre os principais roteiros em qualquer estação do ano. A concentração de velejadores mesmo na baixa temporada garante a mobilização da rede hoteleira e do centro gastronômico. "No inverno, quando as maiores cidades litorâneas já não oferecem mais opções de passeio além do próprio banho de mar, Ilhabela mantém alta a média de visitantes com o Warmup, etapa da Copa Suzuki Jimny e Semana de Vela de Ilhabela", explica Sodré.

Na primeira etapa, que aconteceu em março, foram sete regatas para a classe HPE, cinco para as classes IRC e C30 e quatro para as demais. Entre os concorrentes, alguns se destacaram com 100% de aproveitamento, como o CA Technologies, de Marcelo Massa na C30. Na IRC, o veleiro Orson, de Carlos Silva venceu a última regata, quebrando a invencibilidade do santista Rudá.

As inscrições para esta etapa serão realizadas no Yacht Club de Ilhabela nos dias 30 e 31 de maio das 8h às 21h e no dia 23 das 8h às 11h30 na Secretaria de Náutica.

O Circuito Ilhabela Copa Suzuki Jimny tem a organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio Master da SUZUKI VEICULOS, co-patrocinio da Ser Glass e F7, apoios do North Sails, Antena 1, Mar e Vela, SailStation.

Resultados da primeira etapa - com descarte:

HPE
1 - Ginga (Bruno Chvaicer) - 9
2 - Fit ToFly (Eduardo Mangabeira) - 11
3 - Suzuki Bond Girl (Rique Wanderley) - 25
4 - Repeteco (Fernando Haaland) - 29
5 - Bronco (Caio Prado) - 31
6 - Conquest (Marco Hidalgo) - 32
7 - Artemis (Mark Essle) - 36
8 - Aventura 55 (José Otavio M. Vita) - 36
9 - IOX (Marcelo Bellotti) - 49
10 - Takra (Luiz Eduardo D’Almeida) - 57
11- Euphoria (André Homem de Mello) - 58
12 - Pangaré (Marcelo Christiansen) - 64
13 - Xereta (Luiz Rosenfeld) - 71

C30
1 - CA Technologies (Marcelo Massa) - 4
2 - Caballo Loco (Mauro Dottori) - 8
3 - Caiçara Porsche (Marcos de Oliveira Cesar) - 11
4 - + Realizado (José Luiz Apud) - 16
5 - Barracuda (Humberto Diniz) - 16

IRC
1 - Rudá (Mario Martinez) - 5.0
2 - Orson (Carlos E. S. Silva) - 7.0
3 - Inaê Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Fo.) - 12.0
4 - Atlantica (Enio Ferreira Jr.) - 18.0
RGS
Asbar II (Sergio Klepacz) - 6.0
BL3 Urca (Pedro Rodrigues) - 13.0
Suduca (Marcelo Claro) - 15.0
Helios (Marcos Gama Lobo) - 19.0
Anequim (Paulo F. Moura) - 21.0
Alísios (Roberto Ilnuma) - 22.0
Xiliky (Fabio Cantanhede) - 24.0
Colin (Sebastian Menendez) - 28.0

RGS C
Rainha Empr. Capital (Leonardo Pacheco) - 5.0
Sextante (Thomas Shaw) - 10.0

RGS Cruiser
BL3 Wind Nautica (Clauberto Andrade) - 4.0
Cocoon (Luiz Marcelo Caggiano) - 10.0
Jambock (Marco Aleixo) - 13.0
Boccalupo (Claudio Melaragno) - 14.0
Brazuca (José Rubens Bueno) - 20.0


PPress - Patricia Casagrande
Foto: Marcos Mendez / Agência P.press


ALTA ROTAÇÃO: Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil terá três carros...

ALTA ROTAÇÃO: Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil terá três carros...: L200 Triton SR e L200 Triton ERS encaram o desafio na tradicional etapa do Campeonato Brasileiro, que terá 244 km pelo interior de São Paul...

Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil terá três carros no Rally Cuesta Off-Road neste fim de semana

L200 Triton SR e L200 Triton ERS encaram o desafio na tradicional etapa do Campeonato Brasileiro, que terá 244 km pelo interior de São Paulo

A cidade de Botucatu (SP) recebe neste fim de semana o tradicional Rally Cuesta Off-road, com rodada dupla e mais de 250 quilômetros de percurso. Um ótimo desafio para as três duplas da Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil, que enfrentam a prova com a L200 Triton SR e a L200 Triton ERS.

Os pilotos terão à disposição todo o conforto do sistema sit&drive, com uma completa estrutura durante os três dias de prova. Desde a preparação dos veículos, passando pela logística, até a manutenção no local da competição, é de responsabilidade da equipe de profissionais especializados da Ralliart Brasil.

Os irmãos João e Romeu Franciosi estarão a bordo de duas L200 Triton. "Vamos retomar às provas após quase seis meses. Nosso objetivo principal é deixar o carro pronto para o Sertões e afinar a sintonia da dupla", afirma Romeu, que corre com o experiente navegador Rogério Almeida.

Ao lado de Rafael Capoani, o piloto João Franciosi está empolgado para enfrentar o Cuesta Off-Road. "Queremos chegar muito motivados no Rally dos Sertões. A Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil também estará de olho em tudo, e isso nos ajuda muito. Tudo o que comentamos com os engenheiros é checado e modificado, quando necessário", empolga-se o piloto.

Acostumado com as provas de pista, o piloto Marcelo Tomasoni decidiu encarar as trilhas off-road. "Achei que ia ser difícil achar algo que me empolgasse tanto, mas me sinto muito bem dentro da Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil. Desde o meio do ano passado, estou correndo na Mitsubishi Cup e este ano vou para o Rally dos Sertões", comentou o piloto, que corre ao lado do navegador João Paulo Franco. "Serão dois dias longos, diferente do que estou acostumado na Mitsubishi Cup, que é uma prova mais rápida. Andar longas distâncias será uma ótima adaptação. A L200 Triton ERS é muito boa", conclui.

A prova será dividida em dois dias, com especiais de 106 km e 138 km, no sábado e no domingo, passando por áreas de reflorestamento de eucaliptos, com muitas subidas e descidas. A novidade deste ano fica por conta do Super Prime, na sexta-feira, que define a ordem de largada dos competidores.

"O João e o Romeu voltam ao sistema sit&drive após uma excelente performance no Rally dos Sertões do ano passado, com o João sendo campeão na categoria. E o Marcelo, que já está acostumado com esse sistema na Mitsubishi Cup, poderá conferir como essa estrutura funciona em uma prova do Campeonato Brasileiro", explica Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil. "Em uma prova como o Cuesta, com grande quilometragem e muitos desafios, além de dar todo o suporte para os pilotos poderemos também validar as evoluções que fizemos nos carros, em ritmo de prova."

O Rally Cuesta Off-Road é válido para a 3ª e 4ª provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade e 1ª e 2ª provas do Campeonato Paulista de Rally Cross Country para carros e caminhões, 3ª e 4ª provas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja para motos, quadriciclos e UTVs.

Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil
- L200 Triton SR: João Franciosi / Rafael Capoani
- L200 Triton SR: Romeu Franciosi / Rogerio Almeida
- L200 Triton ERS: Marcelo Tomasoni / João Paulo Franco


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Foto: Victor Eleutério / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Race: A novidade para a segunda etapa é o i...

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Race: A novidade para a segunda etapa é o i...: Minicampeonato com premiação de 20 mil reais é o grande atrativo da primeira metade da temporada 2014. Nesta sexta-feira (16) começa a prog...

Sprint Race: A novidade para a segunda etapa é o início da Winter Cup

Minicampeonato com premiação de 20 mil reais é o grande atrativo da primeira metade da temporada 2014. Nesta sexta-feira (16) começa a programação no Rio Grande do Sul

O segundo encontro da Sprint Race na temporada 2014 será repleto de novidades para todos no grid, de novatos a veteranos, que terão um incentivo extra para buscarem a vitória no dia 18 de maio, quando acontece as provas 3 e 4 no circuito gaúcho de Santa Cruz do Sul, que para muitos inscritos a pista é inédita.

Na parte desportiva, a principal notícia é o início da Winter Cup, minicampeonato que será disputado dentro da temporada 2014, repetindo seu grande sucesso dos anos anteriores, que compreenderá as etapas 2, 3 e 4, configurando seis corridas. Seu principal atrativo é a premiação: serão 20 mil reais para serem usados como crédito no ano seguinte.

O objetivo da Winter Cup é de que se um piloto não tem chance de ser campeão na geral, pelo menos ele pode ganhar uma copas internas da competição e levar o prêmio. "Os minitorneios deixam o campeonato mais acirrado e nós pilotos aprovamos a iniciativa da organização da Sprint Race", disse Gustavo Frigotto, de 19 anos.

Gustavo Kiryla espera melhorar a pontuação na tabela na segunda etapa do ano. "Como desde a primeira etapa a meta é pensar no campeonato, marcar pontos constantemente e a cada prova evoluir. É o caminho natural para conquistar vitórias e os prêmios que a Sprint nos oferece, é um incentivo a mais para buscar bons resultados", disse o piloto curitibano, também com 19 anos.

Sistema de Premiação:

- Winter Cup:terá a 2ª, 3ª e 4ª como etapas de referência e a premiação será um troféu diferenciado e cheque de R$20.000,00.

- Final Cup: terá a 5ª, 6ª e 7ª como etapas de referência e a premiação será um troféu diferenciado e cheque de R$30.000,00. Neste caso, somente pilotos inscritos no campeonato com participação em no mínimo seis etapas.

- Campeão: receberá um troféu diferenciado e cheque de R$50.000,00.

- Rookie of the year: para pilotos estreantes e que participaram em até três etapas nos anos anteriores da categoria. Receberá como prêmio um troféu diferenciado e cheque de R$20.000,00.

As premiações não são acumulativas. Sempre prevalecerá o maior prêmio, portanto, a premiação é invendável e intransferível.

Os cheques são simbólicos revertidos a um desconto com valor equivalente aos pilotos que fecharem contratos anuais para o ano seguinte na própria Sprint Race Brasil.

Em caso de separação das duplas vencedoras para o ano seguinte, os créditos serão automaticamente divididos entre os pilotos.

As corridas, sempre em rodadas duplas, terão os seguintes locais e datas: a primeira que aconteceu no dia 27 de abril - São Paulo/SP; a segunda neste próximo domingo, 18 de maio - Santa Cruz do Sul/RS; 22 de junho - São Paulo/SP; 3 de agosto - Cascavel/PR; 24 de agosto - Curitiba/PR; 21 de setembro - Londrina/PR (prova noturna); 9 de novembro - Curitiba/PR (anel externo) e 7 de dezembro - Curitiba/PR.

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardhal e Fremax.

PROGRAMAÇÃO - Etapa Santa Cruz do Sul:

Sexta-feira - 16/05/2014

16h55 às 17h35 - Treino EXTRA
18h35 - Estudo de telemetria

Sábado - 17/05/2014

09h40h às 10h20 - 1o. Treino OFICIAL
12h20 - Briefing
13h00 às 13h40 - 2o. Treino OFICIAL

15h30h às 15h40 - Classificação Grupo 1
15h45 às 15h55 - Classificação Grupo 2
17h00 - Estudo de telemetria

Domingo - 18/05/2014

09h00 - Alinhamento do carros
09h40 - Saída para 2 voltas de aquecimento + 23 min + 1 volta

11h10 - Alinhamento dos carros
11h40 - Saída para 2 voltas de aquecimento + 23 min + 1 volta
12h15 - Pódio

Classificação do campeonato após 1ª etapa:

Categoria PRO
1) 16 Yago/ Yuri Cesário, 50 pontos
2) 79 Flávio Lisboa, 40
3) 8 Marco Garcia, 32
4) 27 Gustavo Frigotto, 28
5) 4 Luiz Santos/ Matheus Biriba, 12
6) 94 Gustavo Kiryla, 12
7) 22 Ítalo Leão, 10

Categoria GP
1) 77 Roberto/ Luca Milani, 41 pontos
2) 10 Alline Cipriani/ Daniel Daroz, 37
3) 7 Adriano Amaral, 34
4) 4 Gustavo Trunci, 30
5) 44 Kau Machado/ Adriano Nogueira, 16
6) 39 Eduardo Serratto/ Marcelo Rodriguez, 14


Texto: Silvana Grezzana Santos

Foto: Cintia Azevedo/Sprint Race

ALTA ROTAÇÃO: Super Kart e Motos Interior, 3ª etapa será com suc...

ALTA ROTAÇÃO: Super Kart e Motos Interior, 3ª etapa será com suc...: Conhecida como a capital da laranja, Bebedouro se tranforma na capital da ”VELOCIDADE” nesse final de semana. Bededouro já não é de hoj...

Super Kart e Motos Interior, 3ª etapa será com sucesso total em BEBEDOURO nesse final de semana.

Conhecida como a capital da laranja, Bebedouro se tranforma na capital da ”VELOCIDADE” nesse final de semana.

Bededouro já não é de hoje que tem uma tendência e simpatia a pratica dos esportes a motor, na década dos anos 80 mais exatamente em 1984 quando a cidade completou seu centenário, por lá foi promovida uma etapa da saudosa “COPA LENINE SEVERINO DE KART”, prova realizada em circuito de rua.

O local escolhido na época foi nas imediações da FECIB, ruas largas, asfalto novo, uma ótima infraestrutura no recinto para o publico e equipes participantes da etapa.
Na época a prefeitura daquele município apoiou totalmente o evento, foram comprados três kart´s completos para ser dado como premiações aos primeiros colocados de cada categoria alem de troféus e acomodações em hotéis a equipes participantes.

A Rede Record de televisão fez uma cobertura inédita para época, transmitiu ao vivo todas as provas. A etapa teve como inscrito ninguém mais que Djalma Fogaça (O Caipira Voador) que estava iniciando sua carreira no kart, passou por varias categorias do automobilismo brasileiro e hoje diretor da DF Racing, equipe da formula Truck e piloto também.

Já na década dos anos 90, Bebedouro construiu um kartódromo meio que improvisado onde também era usado como sambódromo onde os adeptos do kart´s e das motos competiam. Em matéria de segurança para os pilotos não era o melhor lugar para tal prática, com um final da principal reta aonde o kart´s chegavam a sair do chão, ao entrar na principal reta o piloto se deparava com guia ou sarjeta, portanto se tornava bastante perigosa competição naquele local.

Um Kartódromo de Verdade.

Com o empenho de vários apoiadores e adeptos a velocidade no lugar certo, em especial o Mauro Mutton e o Dr. Antonio Carlos Feltrin, junto à prefeitura daquele município, finalmente em 2013 o kartódromo de Bebedouro sai do papel e se torna uma realidade.

Mais exatamente no dia 19 de maio de 2013 finalmente era entregue o Kartódromo Municipal de Bebedouro aos participantes e ao publico. A inauguração foi realizada com uma etapa do Campeonato SP OPEN DE KART organizado pela LAP – Liga Araraquarense de Pilotos, a prova contou com 34 pilotos inscritos de 18 cidades do estado de São Paulo.

Nesse dia o piloto araraquarense de motovelocidade, Valdemir Rastelli, recebeu uma homenagem de piloto mais velho da categoria em atividade no pais.

O kartódromo de Bebedouro possui uma pista de 1060 metros de extensão, com largura de 8 metros, e trafego no sentido horário, tendo 5 curvas para á direita e 3 para esquerda.

Super kart e Motos Interior
A exemplo de Araraquara e Ribeirão Preto, Bebedouro também deverá ser sucesso total na realização da 3ª etapa do maior campeonato de kart e motos velocidade do interior de São Paulo.
Pilotos e preparadores de kart como de motos estão bastante anciosos para essa etapa, pois o campeonato já começa a tomar forma e já ter pilotos em ambas as modalidades se destacando.

Com média de 45 kart´s e 65 motos inscritos, em Bebedouro esse numero deve aumentar, isso deve acontecer ao bom numero de kartista e motociclistas locais que devem participar da prova. Com a construção do novo kartódromo o numero de adeptos ao kartismo e motociclismo aumentou bastante na cidade.

As Categorias disputadas no kart são as seguintes: Kadet, Novatos, Sprinter, Senior, F 400 e RD 135. Já nas motos as categorias são as seguites: RD 135A , RD 135B e Força Livre 4tempos.
Como sempre, os kart´s deverão tomar tempos e correr na parte da manhã, já as motos no periodo da tarde.
No kart na categoria Kadet o lider é Luccas Russomano e o vice é Lothar Laurius, na Novatos o lider é Celio Roberto Junior e o vice é Jovem Neto, na Sprinter o lider é Marcos Pace Jr  e o vice Fernando Croce, na Senior o lider é Roberto Marra seguido pelo vice Laércio Martins, na F400 o lider é Luis Felipe Gaspari seguido pelo vice Mauro Mutton (piloto de Bebedouro).

Na motovelocidade na categoria 135A o lider é Welligton Preto e vice Jone Alex, na 135B o lider Leonardo Jorge e o vice Marcio Saraiva, já na Força Livre 4T não tivemos acesso aos resultados.

Para obter o resultado do campeonato por completo entre nesse link: http://www.superkartemotointerior.com.br/index_arquivos/Page656.htm

Os valores das inscrições serão os seguintes:
Kart: R$ 150,00
Kadet: R$ 120,00
Motos: R$ 100,00

Calendário do SUPER KART E MOTO INTERIOR

1ª etapa:  15/16 Fevereiro  –  Araraquara/SP (Ok)
2ª etapa:  15/16 Março –  Ribeirão Preto/SP (OK)
3ª etapa:  17/18 Maio  – Bebedouro/SP
4ª etapa:  19/20 Julho  – Ribeirão Preto/SP
5ª etapa:  16/17 Agosto – Araraquara/SP
6ª etapa:  27/28 Setembro –  Bebedouro/SP
7ª etapa:  18/19 Outubro –  Ribeirão Preto/SP
8ª etapa:  22/23 Novembro – Araraquara/SP
9ª etapa:  13/14 Dezembro –  Bebedouro/SP

Maiores informações acesse: http://www.superkartemotointerior.com.br/

Texto: Antonio Fernando T. de Souza
Fotos: Luciano Valerio / divulgação