quinta-feira, 22 de maio de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Paulista de Kart anuncia nova categ...

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Paulista de Kart anuncia nova categ...: Campeonato estadual corre no interior de São Paulo no próximo dia 31 de maio e receberá a primeira rodada da nova Copa F400 A terceira ...

Automobilismo: Paulista de Kart anuncia nova categoria para etapa em Itu

Campeonato estadual corre no interior de São Paulo no próximo dia 31 de maio e receberá a primeira rodada da nova Copa F400

A terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart 2014, marcada para o dia 31 de maio em Itu, no interior de São Paulo, terá novidades. Com expectativa de um grande número de inscritos pelo fato de correr na mesma pista que receberá o Brasileiro de Kart, em julho, a organização do estadual decidiu integrar uma nova categoria ao certame nesta rodada. A Copa F400 será disputada em dois finais de semana - o primeiro deles, na etapa do Paulista - e abre espaço para os competidores das categorias de motores quatro tempos.

O objetivo é oferecer a esses pilotos, a possibilidade de correr na mesma pista e sob o mesmo regulamento do Campeonato Brasileiro de Kart. Assim como já acontece com as demais categorias do Campeonato Paulista. A Copa F400 será composta por quatro corridas, e a soma de pontos (sem descartes) define o campeão. As duas primeiras corridas serão junto com o Paulista, no dia 31 de maio. E as duas últimas no dia 14 de junho, durante a etapa da Copa São Paulo Light, também em Itu.

"Com a entrada a F400 nesta etapa, o Paulista de Kart cumpre seu papel de maior regional do país, com as mesmas categorias do Campeonato Brasileiro. Essa etapa em Itu, menos de dois meses antes do nacional, deve ser uma das mais movimentadas do ano. E por ter exatamente o mesmo regulamento, será uma boa preparação e um termômetro do que veremos em julho", comentou Marcello Santos, diretor do Departamento de Kart da Federação de Automobilismo de São Paulo.

O Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu, foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para receber todas as categorias do Campeonato Brasileiro de Kart 2014. Pela primeira vez em dez anos, as duas fases do nacional serão realizadas na mesma pista. A primeira delas entre os dias 22 e 26 de julho para as categorias: Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sudam, Shifter e F4. E a segunda fase entre 29 de julho e 02 de agosto, para definir os campeões de: Novatos, Graduados, Sênior B, Sênior A e Super Sênior. No Paulista de Kart, Itu será a terceira pista a receber o estadual deste ano que já passou por Interlagos, na capital, e Aldeia da Serra, em Barueri.


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Jonas Bezerra

ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Zonta volta ao comando do Toyota Corolla f...

ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Zonta volta ao comando do Toyota Corolla f...: Titular por dois anos do Corolla da RZ Motors

port Toyota, o vice-campeão se une ao Japonês Voador para buscar vitória em Interlagos A t...

Marcas: Zonta volta ao comando do Toyota Corolla formando dupla com Khodair

Titular por dois anos do Corolla da RZ Motorsport Toyota, o vice-campeão se une ao Japonês Voador para buscar vitória em Interlagos

A terceira etapa da Copa Petrobras de Marcas neste final de semana, em Interlagos, terá uma programação diferente. Pela primeira vez em suas quatro temporadas os titulares dividirão o comando dos seus carros com convidados, numa prova com duração de 50 minutos mais uma volta.

Vice-campeão de 2012 e com cinco vitórias na categoria, Ricardo Zonta será o companheiro de Allam Khodair, voltando ao comando do Corolla XRS da RZ Motorsport Toyota. "Estou feliz em voltar ao Marcas e dividir o carro com o Allam, que estreou na última etapa e já conquistou um pódio para a equipe", destacou o ex-F1, que é o líder da RZ Motorsport.

Khodair, que faz sua segunda prova nesta temporada, também está animado com a dupla. "O Zonta é um piloto muito experiente, que conhece muito bem esse carro e toda a equipe. Nos unimos neste prova com um objetivo claro: ganhar a corrida", disse o Japonês Voador.

"Venho de um bom resultado na minha primeira corrida de Brasília. Infelizmente não pude brigar pela vitória na segunda corrida porque fui tirado da prova por outro competidor. Mas agora é hora de focar nesta corrida, que será muito disputada", finalizou.

O Corolla #28 de Galid Osman terá como convidado Felipe Lapenna. "Eu e o Lapenna somos amigos de infância e logo que surgiu essa possibilidade pensei nele. Acho que essa corrida será bem diferente de todas do Marcas, com grandes novidades para o público", revelou Galid.

Para Lapenna, além de poder compartilhar a pilotagem com o amigo, a corrida também será uma forma de conhecer o carro da Copa Petrobras de Marcas. "Espero poder ajudar muito o Galid nessa etapa e fazer o melhor trabalho para conquistarmos um bom resultado. O carro do Marcas é bem diferente do Stock Car, então será uma experiência nova pra mim", disse o paulista.

Os carros que compõem o grid de 2014 entrarão na pista na sexta-feira, para um shakedown às 10h10, o primeiro treino livre, com os convidados no comando, acontece às 12h40. No sábado, acontece o segundo treino livre com os titulares e os convidados, às 9h40, tendo mais um ensaio às 13h10. A tomada classificatória será às 16h. A corrida no domingo, com largada às 11h33, terá transmissão ao vivo da Band.

A RZ Motorsport Toyota tem o apoio da Zoomlion | Nitrix | Contuflex


MS2 Comunicação Integrada

Foto: Duda Bairros/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: Pensando no calendário 2015, Vicar visita Campo Gr...

ALTA ROTAÇÃO: Pensando no calendário 2015, Vicar visita Campo Gr...: Autódromos devem passar por reformas para receber a categoria na próxima temporada Após a definição do calendário 2014, a Vicar Promoçõ...

Pensando no calendário 2015, Vicar visita Campo Grande e Londrina

Autódromos devem passar por reformas para receber a categoria na próxima temporada

Após a definição do calendário 2014, a Vicar Promoções Desportivas já começa a preparar as datas e praças que receberão a temporada 2015 da Stock Car. Duas cidades que já receberam a categoria podem voltar a fazer parte do Circuito Schin no próximo ano: Campo Grande e Londrina.


Na última terça-feira (20/05) Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, visitou o Autódromo Orlando Moura, em Campo Grande, acompanhado pelo prefeito Gilmar Olarte e pelo presidente da Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul, Valdemir Terra.

"Campo Grande é uma cidade muito importante para a Stock Car, mas precisamos pensar em segurança e hoje o autódromo deixa a desejar nesse sentido. Algumas obras de adequação precisam ser feitas para viabilizar esse retorno, principalmente o recapeamento da pista", comentou Slaviero.


O dirigente já havia visitado o autódromo de Londrina, acompanhado pelo prefeito Alexandre Kireeff e pelo presidente da Federação Paranaense de Automobilismo, Rubens Gatti. "Esse ano foi um pouco atípico devido a realização da Copa do Mundo no Brasil, o que acabou influenciando em nossas datas. Agora já estamos conversando com representantes de outras praças para definirmos o calendário de 2015 e tanto Campo Grande quanto Londrina podem voltar ao Circuito Schin", finalizou o diretor Geral da Vicar.

A próxima etapa do Circuito Schin Stock Car 2014 será disputada no dia 1o de junho, no Autódromo de Goiânia. Confira todas as datas:

01/06 - Goiânia
03/08 - Goiânia - Corrida do Milhão
17/08 - Cascavel
31/08 - Curitiba
14/09 - Velopark
28/09 - Salvador
02/11 - Tarumã
15/11 - Ribeirão Preto (sábado)
30/11 - Curitiba

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Schin é o patrocinador master. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, copatrocínio de Shell V-Power Etanol e Mobil Super. Com o apoio da Transzero, Pioneer e Cielo. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.


Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli

Fotos: Duda Bairros/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: CBA viabiliza junto ao Poder Pública a recuperação...

ALTA ROTAÇÃO: CBA viabiliza junto ao Poder Pública a recuperação...: Comissão Nacional de Circuitos acompanhou tecnicament

e as obras realizadas A atual gestão da Confederação Brasileira de Automobilismo (...

CBA viabiliza junto ao Poder Pública a recuperação de autódromos brasileiros

Comissão Nacional de Circuitos acompanhou tecnicamente as obras realizadas

A atual gestão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) segue em plena atividade com projetos para o desenvolvimento do automobilismo brasileiro. Nos últimos dois anos, cinco autódromos em três estados foram reformulados ou reconstruídos com a assistência técnica da CBA junto ao Poder Público e empresas privadas: Cascavel, Guaporé, Goiânia, Santa Cruz do Sul e Tarumã.

Para este trabalho, Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, reativou a Comissão Nacional de Circuitos (CNC), que durante dois anos fez um completo diagnostico de todas as praças nacionais e quais suas necessidades de adequação. Capitaneada por Jhonny Bonilla, profissional com experiência na Europa e nos Estados Unidos, o CNC enviou um caderno de encargos para cada federação contendo as informações necessárias para cada item a ser recuperado.

Bonilla é ainda foi o responsável pelo apoio técnico aos profissionais que fizeram as obras nos autódromos, orientando-os na colocação da cobertura asfáltica específica para pistas de competição, desenhos de circuitos e todos os mais recentes itens de segurança solicitados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).


Em Cascavel se optou pela mudança radical do local dos boxes, alargamento da pista, terraplanagem e pavimentação das áreas de escape, além da colocação de seis quilômetros de guard-rails. Já no autódromo de Tarumã, localizado em Viamão (RS), houve a construção dos novos boxes, parte mais importante a ser reformada no circuito. Além disso, a Confederação fez um aporte financeiro de aproximadamente 400 mil reais na complementação da obra do circuito viamonense, orçada em 900 mil reais.

Ainda no Rio Grande do Sul, a assessoria técnica da CBA teve trabalho intenso ao longo de 2013, onde os circuitos de Nelson Luiz Barro, em Guaporé, e Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul, foram remodelados, recebendo melhorias nos itens de segurança e conforto para o público. Guaporé teve guard-rails reformados, área de escape e zebras refeitas e já está se preparando para uma reforma total nos boxes, que deverá acontecer em breve.

Já o autódromo de Santa Cruz do Sul necessitou de um grande trabalho de revitalização, após quase três anos sem corridas de categorias nacionais. Depois de muitos dias de trabalho ao lado dos engenheiros da prefeitura da cidade, foram instalados dutos de drenagem e presos seis mil pneus na volta do circuito, que recebeu novas áreas de escape, todas no padrão FIA. Na reta dos boxes, foram colocados 80 metros de asfalto, 20 metros de brita e mais a barreira de três metros de pneus parafusados com a manta de borracha. Para este trabalho, a prefeitura de Santa Cruz do Sul permitiu que presidiários que cumprem pena na penitenciária da cidade trabalhassem nas obras.


No próximo dia 1º de junho acontecerá a reinauguração do autódromo de Goiânia, trabalho realizado pela CBA em parceria com a Federação de Automobilismo de Goiás (Faugo). Com um projeto do circuito elaborado pela entidade nacional, o Governo do Estado de Goiás, através da Agência de Goiânia de Transportes e Obras (AGETOP), foi viabilizada a reconstrução de uma das mais importantes praças do esporte a motor no Brasil. "A revitalização de quatro outros circuitos brasileiros é uma satisfação muito grande desta gestão. É a prova de que não estamos barrados por crises ou outros fatores. O automobilismo brasileiro tem tido seu desenvolvimento em todos os aspectos", diz Cleyton Pinteiro.




Confederação Brasileira de Automobilismo
Relações com Imprensa
Dinho Leme

Fotos: Marina Souza/Agetop / Orlei Silva / Duda Bairros/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: Driver Cup desafia homens e máquinas em pista de p...

ALTA ROTAÇÃO: Driver Cup desafia homens e máquinas em pista de p...: Terceira etapa da temporada 2014 será na Unidade Embraer Gavião Peixoto, em Araraquara, que possui a quinta maior pista de pousos e decolag.

..

Driver Cup desafia homens e máquinas em pista de pouso da Embraer

Terceira etapa da temporada 2014 será na Unidade Embraer Gavião Peixoto, em Araraquara, que possui a quinta maior pista de pousos e decolagens do mundo. Objetivo é atingir a maior velocidade em três mil metros de aceleração plena

O próximo sábado, dia 24 de maio, será especial para os apaixonados por velocidade. A Driver Cupa monta sua estrutura para uma das provas mais esperadas do ano: a da Unidade Embraer Gavião Peixoto, em Araraquara, a cerca de 300 km de São Paulo.

É lá que está instalada a quinta maior pista de pousos e decolagens do mundo - com 4.697 metros de extensão. Durante sete horas do próximo sábado, esta pista ficará reservada para que os carros superesportivos da Driver Cup busquem velocidade máxima em um trecho de impressionantes três quilômetros de aceleração plena.


Não à toa, a etapa mais tradicional da Driver Cup é, também, a que registra as maiores velocidade da temporada. Na passagem da competição por Gavião Peixoto em 2013, por exemplo, o carro mais veloz da etapa foi um Porsche 911 TT, que registrou 350,674 km/h na aferição dos 1.609 metros. Na ocasião, dez recordes brasileiros de velocidade foram batidos.

"A etapa da Driver Cup em Gavião Peixoto é uma das mais esperadas pelos participantes. Porque lá eles podem, de fato, buscar o limite de aceleração de seus carros. São três quilômetros de aceleração plena, largando parado, e depois mais de um quilômetro para que a desaceleração seja feita com total segurança", comentou Décio Rodrigues, um dos diretores da Driver.

Todas as vagas para a terceira etapa de 2014 já foram preenchidas e a expectativa é que altas velocidade sejam alcançadas. "Os participantes da Driver Cup procuram upgrades em seus carros a cada etapa. E, normalmente, levam o que tem de melhor para Gavião Peixoto, em busca do melhor desempenho", completou o promotor do evento.

O acesso ao público para acompanhar as provas da Driver 3000 é restrito e os ingressos devem ser solicitados através do site oficial da competição: www.drivercup.com.br.

As atividades em Gavião Peixoto no próximo sábado começam às 10h30 e vão até às 17h30.



Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos: Divulgação/Driver Cup



ALTA ROTAÇÃO: Dupla da Voxx Racing une forças na etapa especial ...

ALTA ROTAÇÃO: Dupla da Voxx Racing une forças na etapa especial ...: Denis Navarro convidou Sergio Jimenez, seu companheiro de equipe na Stock Car, para competir na corrida de duplas do Campeonato Brasileiro ...

Dupla da Voxx Racing une forças na etapa especial do Brasileiro de Marcas em Interlagos

Denis Navarro convidou Sergio Jimenez, seu companheiro de equipe na Stock Car, para competir na corrida de duplas do Campeonato Brasileiro de Marcas; prova será neste domingo, em Interlagos

A dupla da Voxx Racing na Stock Car, Denis Navarro e Sergio Jimenez, estará novamente junta neste final de semana em Interlagos, São Paulo. Mas a corrida desta vez será outra: a convite da Bassani Racing e do próprio Denis, Jimenez dividirá o comando do Toyota Corolla XRS #5 do time com Navarro na prova de duplas do Campeonato Brasileiro de Marcas.

Líder do campeonato antes da prova de Brasília, a última que a categoria fez, Denis Navarro está esperançoso para esta etapa. Ele sabe do bom desempenho que seu companheiro de equipe possui e está confiante em conquistar um bom resultado.

"Sergio é um grande piloto e temos tudo para andar bem em Interlagos. Nós iremos levar pouquíssimo lastro, o que sempre é muito importante no Marcas. Vamos com tudo em busca dessa vitória. Na teoria temos uma dupla bastante forte e competitiva, mas é dentro da pista que as coisas se resolvem. Vamos trabalhar duro para buscar esses pontos", falou Denis Navarro, que correrá com apenas cinco quilos de lastro em seu Corolla.

Jimenez, que já pilotou pela Bassani Racing em seu primeiro ano no automobilismo, inclusive sendo campeão da Fórmula Renault, também já andou com a equipe no Marcas. Na ocasião, Sergio fez a primeira corrida da categoria, em Tarumã 2011. Jimenez ficou bastante contente com o convite feito por Denis e pela equipe para competir neste final de semana nesta prova em duplas.

"Temos um grande entrosamento dentro da Voxx Racing na Stock Car. A tendência é trabalharmos juntos em um ótimo acerto para a corrida. Faremos uma dupla forte e que irá disputar as primeiras posições. Quero, pelo menos, repetir o resultado de minha corrida na Europa, no Blancpain Series neste último final de semana", disse Jimenez, se referindo ao pódio duplo que conquistou junto com Cacá Bueno pela equipe BMW Sports Team Brasil em Brands Hatch.

No começo do ano, tanto Denis quanto Jimenez participaram de uma corrida de duplas em Interlagos. A Stock Car fez uma prova nestes mesmo moldes e ambos os pilotos da Voxx Racing se saíram muito bem. Denis - que estava correndo com o português Álvaro Parente - fez ótimo classificatório e estava disputando um top-5 durante a corrida, mas acabou sendo rodado por outro competidor; já Jimenez quase pegou um pódio ao terminar em quarto - quando correu com o australiano Mark Winterbottom que cruzou a linha de chegada a poucos décimos atrás do terceiro.

O fim de semana do Brasileiro Marcas terá uma organização muito parecida com a esta corrida de duplas da Stock Car. Cada piloto irá fazer um treino classificatório e a média de suas melhores voltas irá definir a posição de largada. Durante a corrida, Denis Navarro larga e uma janela de troca de pilotos após determinado momento se abre para Jimenez assumir o carro e ir até o final da corrida.

A prova terá um formato de 50 minutos, mais uma volta e contará com transmissão ao vivo da TV Band.

Programação
Sexta-feira - 23 de maio
12h40 - 13h25 - 1º Treino - Grupo "A" (Pilotos Convidados)
13h35 - 14h20 - 1º Treino - Grupo "B" (Pilotos Convidados)

Sábado - 24 de maio
09h40 - 10h25 - 2º Treino - Grupo "A" (Pilotos Oficiais / Convidados)
10h35 - 11h20 - 2º Treino - Grupo "B" (Pilotos Oficiais / Convidados)
13h10 - 13h55 - 3o Treino - Grupo "A" (Pilotos Oficiais / Convidados)
14h05 - 14h50 - 3o Treino - Grupo "B" (Pilotos Oficiais / Convidados)
16h00 - 16h10 - Classificação
16h15 - 16h25 - Classificação

Domingo - 25 de maio
11h33 – Largada

Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Bruno Terena/Vicar