domingo, 6 de abril de 2014
ALTA ROTAÇÃO: GP2: inglês vence e Negrão completa duro batismo n...
ALTA ROTAÇÃO: GP2: inglês vence e Negrão completa duro batismo n...: Brasileiro da Arden termina em 18º no complemento da estreia na categoria O inglês Jolyon Palmer assumiu a liderança da Fórmula GP2 a...
GP2: inglês vence e Negrão completa duro batismo no Bahrein
Brasileiro da Arden termina em 18º no complemento da
estreia na categoria
O inglês
Jolyon Palmer assumiu a liderança da Fórmula GP2 ao vencer a prova de
complemento da rodada dupla inaugural da temporada 2014 neste domingo no
circuito de Sakhir, no Bahrein. Ao mesmo tempo, o estreante André Negrão
completou o seu batismo na divisão de acesso à Fórmula 1 com o 18º lugar, numa
prova em que o brasiliense Felipe Nasr, entrando em seu terceiro ano na
categoria, não conseguiu aproveitar a pole e terminou em 4º .O pódio foi
completado por Simon Trummer e James Leal.
Trummer,
parceiro de Nasr na primeira fila, tomou a ponta na largada, aproveitando a
saída lenta do brasileiro, mas foi superado por Palmer logo na segunda volta. A
partir daí, sempre acompanhados de perto por Leal, os dois fizeram uma corrida
à parte e nunca separados por mais de um segundo. Enquanto isso, Negrão
conseguia escapar da ameaça dos problemas iniciais e levar o carro ao final das
23 voltas no começo de uma nova experiência em sua carreira depois de três
campeonatos na Fórmula Renault 3.5.
Com a
"feature race" do sábado comprometida pelo toque que danificou o bico
do carro na primeira volta, Negrão recebeu o resultado de hoje com naturalidade
e preferiu exaltar o aprendizado. "A gente sabia que não daria para fazer
grandes coisas saindo em 20º. Mas foi bom para fazer quilometragem e conhecer
as reações do carro na segunda corrida apenas com os pneus duros",
lembrou. Neste ano passou a ser obrigatória a utilização dos dois compostos na
prova do sábado. "Foi legal como experiência e conhecer o ritmo da categoria."
O calendário
voltará a ser movimentado apenas de 9 a 11 de maio em Barcelona, pista que
Negrão conhece de seus tempos na Fórmula Renault 3.5. "Aqui, serviu mais
para quebrar o gelo, aprender um pouco mais do carro e dos pneus, que são muito
diferentes do que eu vinha usando nestes últimos anos. A partir de agora, a
meta será largar mais à frente para ter chance de brigar pelos pontos",
disse Negrão.
O resultado da
segunda etapa da Fórmula GP2 (sujeito às verificações técnica e desportiva):
1 - Jolyon Palmer - Dams - 23 voltas em
41min02s440
2 -
Simon Trummer - Rapax - a 0s809
3 -
Julian Leal - Carlin - a 1s430
4 - Felipe Nasr - Carlin - a 8s719
5 -
Stephane Richelmi - Dams - a 16s416
6 -
Adrian Quaife Hobbs - Rapax - a 17s680
7 -
Mitch Evans - Russian Time - a 18s012
8 -
Rene Binder - Arden - a 19s791
9 -
Arthur Pic - Campos - a 19s977
10 -
Artem Markelov - Russian Time - a 20s678
11 -
Daniel De Jong - MP - a 21s086
12 -
Takuya Izawa - ART - a 21s713
13 -
Daniel Abt - Hilmer - a 29s171
14 -
Johnny Cecotto - Trident - a 33s500
15 - Jon Lancaster - MP - a 34s017
16 - Rio Haryanto - Caterham - a 35s778
17 - Nathanael Berthon - Lazarus - a
38s028
18 - André Negrão - Arden - a 38s524
19 - Kimiya Sato - Campos - a 39s439
20 - Facu Regalia - Hilmer - a 44s065
21 -
Axcil Jefferies - Trident - a 48s583
22 -
Stoffel Vandoorne - ART - a 49s324
23 -
Stefano Coletti - Racing Engineering - a 1min20s944
24 -
Raffaele Marciello - Racing Engineering - a 1 volta
25 - Alexander Rossi - Caterham - a 1
volta
Volta mais rápida: Alexander Rossi -
1min45s344
Não
completou:
Conor Daly
Campeonato:
1 - J. Palmer - 38
2 - J. Leal - 28
3 - S. Vandoorne - 25
4 - S.
Trummer - 18
5 - F.
Nasr - 12
6 - S.
Coletti - 12
7 - A.
Pic - 10
8 - T.
Izawa - 8
9 - S.
Richelmi - 6
10 - A. Quaife-Hobbs - 5
11 - R. Binder - 3
12 - M. Evans - 2
Márcio
Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: GP2
Media/MF2
ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Curitiba: O sábado foi de muita...
ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Curitiba: O sábado foi de muita...: O sábado foi de muitas disputas no AIC Com sol forte o dia todo em Curitiba, foram realizadas no sábado (5/4) as primeiras ...
Metropolitano de Curitiba: O sábado foi de muitas disputas no AIC
O sábado foi de muitas disputas no AIC
Com sol forte o dia todo em
Curitiba, foram realizadas no sábado (5/4) as primeiras provas da 2.ª etapa do
Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2014, realizada no
Autódromo Internacional de Curitiba (AIC). A etapa foi disputada nas categorias
Marcas “A”, “B” e Sênior, Turismo 1.6 “A” e “B”, Fórmula Premium e Turismo 5000
“A” e “B”, com promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo
(FPrA).
Grids de largada
Durante os treinos classificatórios
que definiram os grids de largada, os três primeiros por categoria foram:
Turismo
1.6 “A”
1.º) Billy
Gabardo/Felipe Lobo (PR/SC), 1min41s510
2.º) Andrei
Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1min42s367
3.º) Stive
Tokarski (PR), 1min42s439.
Turismo 1.6 “B”
1.º) Mitsui
Duzanowski (SC), 1min43s044
2.º) Eduardo
Pavelski (PR), 1min43s199
3.º) Ernani
Rezende Kunh (SC), 1min43s747
Fórmula Premium
1.º) Dorivaldo
Gondra Jr (PR), 1min29s553
2.º) Fabiano
Sabadin, 1min29s836
3.º) Felipe
Simonini (PR), 1min31s797
Marcas “A”
1.º) Davi Dal Pizzol (SC), 1min40s886
2.º) Marcel
Sedano (SC), 1min40s965
3.º) Yukio
Duzanowski (SC), 1min41s077
Marcas “B”
1.º) Marcelo
Cancelli (SC), 1min42s069
2.º) Elberto
Alves/Rafael Bastos (SC), 1min42s375
3.º) Vinícius
Simão/Cláudio Simão (SC), 1min43s227
Marcas Sênior:
1.º) Marcos
Ramos (PR), 1min41s521
2.º) Paulo
Giublin (PR), 1min43s813
3.º) Celso
Mancia (PR), 1min43s991
Turismo 5000 “A”
1.º) Marco Antonio
Garcia (PR), 1min35s461
2.º) Maurício
Reuter (SC), 1min35s565
3.º) Armin
Kliewer (PR), 1min36s074
Turismo 5000 “B”
1.º) Márcio
Reuter (SC), 1min37s483
2.º) Fábio
Baldan (SC), 1min43s315.
Turismo 1.6 “A” e “B”
As categorias
Turismo 1.6 “A” e “B”
, entraram na pista em primeiro, com 27 participantes,
realizando uma prova muito disputada nas duas categorias. Na categoria “A”,
Andrei Carta assumiu a liderança na largada, seguido de perto por Billy Gabardo
que recuperou a posição ainda na primeira volta, vindo na “cola” Stive
Tokarski, Eduardo Pavelski, Marcelo Cordeiro e Beto Baú. A “briga” entre os
quatro primeiros durou a prova toda, com Andrei Carta e Billy Gabardo se
alternando na liderança da prova. Na categoria “B”, Eduardo Pavelski vinha
tranqüilo na liderança, com boa vantagem para Ernani Rezende Kunh, até quebrar
um pistão do motor do seu carro há três voltas do fim. Na 18.ª volta, Andrei
Carta assumiu a liderança novamente, seguido de perto por Billy Gabardo, Stive
Tokarski e Marcelo Cordeiro, mas saiu da pista na “Curva do Pinheirinho” na última
volta. Depois de 20 voltas, vitória de Stive Tokarski na primeira corrida da
Turismo 1.6 “A”, com tempo total de 34min42s847, seguido de Billy Gabardo, a
0s956, Richard Heidrich, a 11s422, Roberto Baú, a 18s015, Marcelo Cordeiro, a
22s615, e em sexto lugar, Rafael Lupatini, a 22s898. Na Turismo 1.6 “B” venceu
Ernani Resende Kunh, com tempo de 35min04s746, com Eduardo Pavelski em segundo,
a 2s949, James Schwerdtner em terceiro, a 24s197, Cherles Zimmermamm em quarto,
a 29s918, Danny Berte Jr em quinto, a 32s448, e Rafael Campos em sexto, a
47s714. A volta mais rápida da prova foi de Billy Gabardo, na 3.ª passagem, com
o tempo de 1min42s784, à média de 129,417 km/h.
Fórmula Premium
A categoria
Fórmula Premium foi a segunda a entrar na pista do AIC para a prova de 15
voltas, com sete carros no grid. O Fórmula de Dorivaldo Gondra Jr, mais
potentes, dominou a prova de ponta a ponta, seguido de perto por Fabiano
Sabadin, que abandonou a corrida na 11.ª volta. Com isso, após 15 voltas, a
vitória na Geral foi de Dorivaldo Gondra Jr, com tempo total de 22min48s231,
seguido de Ale Ortega Morais, a 1min27s003, Agostinho Setti, a uma volta, Edson
da Silva, a uma volta, Felipe Simonini, a uma volta, Ike Zorning, a duas
voltas, e, em sétimo Fabiano Sabadin, a quatro voltas. A volta mais rápida da
prova foi de Fabiano Sabadin, na 11.ª passagem, com tempo de 1min27s620, à
média de 151,815 km/h.
Marcas
Com o segundo maior grid da etapa,
a largada da primeira bateria das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior,
aconteceu às 15h30, com o pole position Davi Dal Pizzol mantendo a liderança da
prova, seguido de perto por Marcel Sedano, Yukio Duzanowski, Ruslan Carta
Filho, Gustavo Magnabosco, Valmor Emílio, Eduardo Scheer, Jorge Martelli,
Marcos Ramos e Eduardeo Berlanda. A “briga” era boa entre os seiss primeiros
nos cinco primeiras voltas, quando o carro de Luiz Ferreira capotou na saída do
“Esse” de alta e a prova foi paralisada com bandeira vermelha. Dada nova
largada, Gustavo Magnabosco pulou da quarta para a segunda posição. Com oito
voltas completadas, Celso Mancia, Vinícius Simão, Luiz Fereira, Marcelo
Cancelli e Marcel Sedano já haviam abandonado a corrida. Na 13.ª volta, Gustavo
Magnabosco assumiu a liderança e passou a abrir vantagem, seguido de Davi Dal
Pizzol, Ruslan Carta Filho, Eduardo Scheer, Yukio Duzanowski e Valmor Emílio.
Ao fim de 17 voltas, a vitória na Geral e Marcas “A” foi de Gustavo Magnabosco,
com tempo total de 29min07s285, seguido de Ruslan Carta Filho, a 3s825, Valmor
Emílio, a 6s005, Eduardo Scheer, a 8s881, Eduardo Berlanda, a 12s827, e em
sexto lugar, Eduardo Berlanda, a 14s195.
Na Marcas “B”
venceu Rafael Bastos, com o tempo de 29min41s142, com Lúcio Seidel em segundo,
a 17s425, Jones Sálvaro em terceiro, a 18s772, Álvaro Santos em quarto, a
1min26s943, e, Fernando Miranda em quinto lugar, a 1min35s520. E na Sênior,
vitória de Marcos Ramos, com tempo de 29min37s221, vindo a seguir Paulo
Giublin, a 18s290, Evandro Maldonado, a 1min43s499, Luiz Concentino, a
1min44s372, e Algacir Sermann Filho, a duas voltas.
A volta mais
rápida da prova foi de Gustavo Magnabosco, na 7.ª passagem, com o tempo de
1min41s230, à média de 130,592 km/h.]
Turismo 5.000
Encerrando a tarde de velocidade no
AIC, as categorias Turismo 5000 “A” e “B” entraram na pista às 16h25 para a
primeira prova de 20 minutos mais duas voltas, com nove participantes e muitas
disputas em vários pontos da pista, nas duas categorias. O pole position Marco
Antonio Garcia perdeu a liderança na largada para Maurício Reter, mas
recuperou-se ainda na primeira volta, onde eram seguido de perto por Armin
Kliewer, Marco Aurélio Garcia, Rubens Kliewer, Richard Heidrich e Odair Costa
Jr. Na quarta volta, Richard Heidrich assumiu o quarto lugar. Ao fim de 15
voltas, vitória de Marco Antonio Garcia, na Geral e na Turismo 5.000 “A”, com
tempo de 24min05s734, seguido de Maurício Reuter, a 2s073, Armin Kliewer, a
13s007, Richard Heidrich, a 14s457, Marco Aurélio Garcia, a 23s090, e, Odair
Costa Jr, a 26s108. Na Turismo 5.000 “B” venceu Márcio Reuter, com tempo de
24min49s032, tendo Fábio Baldan em segundo, a uma volta. A volta mais rápida da
prova foi de Marco Antonio Garcia, na 9.ª passagem, com o tempo de 1min35s548,
à média de 139.218 km/h.
As provas no domingo (6/4) iniciam
às 9h55, com as categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, às 10h50 largam as
categorias Turismo 5000 “A” e “B”, às 11h35 largam as categorias Turismo 1.6
“A” e “B” e às 12h30 larga a categoria Fórmula Premium. O pódio de todas as
provas acontece a partir das 13h10. Das 14 às 17 horas acontece o evento
promocional TrackDay In.
MRT –
Assessoria e Comunicação
Bisponeto
Fotos
divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Duas vitórias em duas corridas: Pedro Piquet confi...
ALTA ROTAÇÃO: Duas vitórias em duas corridas: Pedro Piquet confi...: Piloto Autotrac sai de Tarumã com o recorde absoluto do circuito e a liderança do campeonato com 40 pontos Pedro Piquet selou o final d...
Duas vitórias em duas corridas: Pedro Piquet confirma fim de semana perfeito na F3
Piloto Autotrac sai de Tarumã com o recorde absoluto do
circuito e a liderança do campeonato com 40 pontos
Pedro Piquet
selou o final de semana perfeito em seu primeiro final de semana correndo de
carro no Brasil.
O piloto
Autotrac venceu a segunda bateria da F3 Brasil na manhã deste domingo em
Tarumã. Ele deixa a pista gaúcha com duas vitórias, a liderança no campeonato,
o maior número de ultrapassagens no final de semana (17) e o recorde absoluto
no tradicional e veloz circuito.
Depois de
avançar do último lugar para a vitória na bateria inaugural na tarde de sábado,
Pedro alinhou o carro #5 da equipe Cesário F3 em sexto no grid para a corrida
deste domingo.
Na largada
ele saltou para quinto e fez mais duas ultrapassagens ainda na volta inicial.
Na segunda volta, Pedro assumiu a vice-liderança na reta de chegada. Após uma
intervenção do safety-car, o carro#5 atacou por fora na curva 1 na relargada e
seguiu abrindo vantagem até receber a bandeira quadriculada em primeiro.
"Deu tudo certo até agora e
espero que continue assim", declarou o líder do campeonato logo após a
cerimônia de pódio. Fiz uma boa largada e, como nosso carro estava com pouca
asa, era muito bom de reta. Isso facilitou as ultrapassagens."
Foram nada
menos que 17 ultrapassagens valendo posição no final de semana, além de outras
tantas aplicando voltas nos adversários --na corrida deste domingo, por
exemplo, apenas os cinco primeiros terminaram na volta do líder.
Outra marca
relevante do primeiro final de semana de Pedro Piquet competindo de carro no
Brasil foi o recorde absoluto do tradicional circuito gaúcho de 3.039 metros,
consideradas todas as categorias que competem lá oficialmente. O carro #5
cravou 55s712 para garantir a pole-position no sábado, com a impressionante
média de 196,4 km/h.
A segunda
etapa da F3 Brasil acontece no próximo final de semana, em Santa Cruz do Sul
(RS), junto da programação da Stock Car.
Classificação no campeonato (top5):
1.
Pedro Piquet 40 pontos
2. Bruno
Etman 27
3. Raphael
Raucci 25
4. Artur
Fortunato 20
5. Leonardo
Souza 18
Texto: Luís
Ferrari
Fotos: Bruno
Terena - Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin come...
ALTA ROTAÇÃO: Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin come...: Paulista e catarinense estão em quinto no campeonato Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp...
Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin começam em quinto no deserto
Paulista e catarinense estão em quinto no campeonato
Os
brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp
Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) continuam se destacando no Abu Dhabi Desert
Challenge, terceira etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, que está
sendo disputado até o dia 10 de abril, nos Emirados Árabes Unidos.
Depois do
impressionante Prólogo, onde os brasileiros surpreenderam o público no
autódromo de Yas Island e os outros 47 concorrentes, ficando com o segundo
tempo, a apenas 2 milésimos de segundo do espanhol Nani Roma, atual campeão do
Rally Dakar e vencedor desta prova no ano passado, Reinaldo Varela e Gustavo
Gugelmin ficaram em quinto na primeira Especial, de 408 km cronometrados em
areia fofa e grandes dunas.
"Fizemos uma Especial bem
cautelosa, sem tomar nenhum susto e não atolamos nenhuma vez. A prova é longa,
temos mais quatro dias pela frente e devagarzinho a gente vai pegando o ritmo
da dunas",
resumiu Varela, único piloto brasileiro a vencer provas e que carrega dois
títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012).
"Notamos aqui que os caras
acostumados com este rali trabalham muito o corte de caminho, usando a
tecnologia de satélites disponível. Temos que ter as manhas deles, precisamos
aprender isto rapidamente. Mas estamos bem e vamos continuar brigando ali na
frente. Isso é só o começo aqui",
emendou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.
O Abu Dhabi
Desert Challenge continua nesta segunda-feira, quando os concorrentes de 24
países enfrentarão a Especial mais longa, com 487,66 km cronometrados nas dunas
gigantes e planícies do deserto Liwa, na Região Oeste dos Emirados Árabes
Unidos.
"A pauleira é grande, o ritmo é
muito forte e estamos pegando a mão do negócio. Tem que andar forte o tempo
inteiro, pra cima e pra baixo das dunas", encerrou o piloto da Divino
Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Ibis/Itamotors.
Programação do Abu Dhabi Desert
Challenge:
Estágio 2 -
7/4 (segunda-feira)
Total: 487,66
km
Local:
Deserto Liwa
Estágio 3 -
8/4 (terça-feira)
Total: 372,02
km
Local: Deserto
Liwa
Estágio 4 -
9/4 (quarta-feira)
Total: 378,69
km
Local:
Deserto Liwa
Estagio 5 -
10/4 (quinta-feira)
Termina no
Circuito Yas Marina
Total: 359,87
km
Local:
Deserto Liwa
Reinaldo
Varela e Gustavo Gugelmin tem o apoio de Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean
/ Tecmin / Ibis / Itamotors.
Mastermidia
João
Alberto Otazú
Foto:
Marian Chytka
ALTA ROTAÇÃO: Rotax Junior Max: Thiago Lopez Oliveira vence na e...
ALTA ROTAÇÃO: Rotax Junior Max: Thiago Lopez Oliveira vence na e...: Garotinho garante a primeira vitória na categoria para a Scuderia PCR Brasil O pequeno kartista Thiago Lopez Oliveira (Kapci Coatings/M...
Rotax Junior Max: Thiago Lopez Oliveira vence na estreia na RR Racing Team
Garotinho garante a primeira vitória na categoria para a
Scuderia PCR Brasil
O pequeno
kartista Thiago Lopez Oliveira (Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Guaraná Dolly)
venceu a terceira etapa da Rotax Junior Max na Copa São Paulo de Kart KGV. No
último sábado (05/4) ele fez história no Kartódromo Granja Viana, em Cotia
(SP), ao garantir a primeira vitória nesta categoria para o chassi da Scuderia
PCR Brasil, justamente em sua estreia na RR Racing Team, equipe comandada pelo
multicampeão do kartismo Renato Russo.
"Foi um final de semana em que
aprendi muito. Foi minha primeira vitória na Junior Max, a primeira com chassi
PCR e a primeira na RR Racing Team, e agora faço parte da história de todos
eles. Por isto tudo estou muito feliz", comemorou o garotinho de 12 anos de idade.
No treino
classificatório Thiago Oliveira foi o quarto mais rápido, a apenas 81 milésimos
de segundo do pole position Caio Collet, que foi seguido de João Rosate e
Guilherme Peixoto, o que já dava mostras de que a etapa seria eletrizante pelo
equilíbrio entre os 22 competidores.
Com a
desvantagem de largar pelo lado de fora da primeira curva, Thiaguinho caiu de
posição, mas conseguiu se recuperar para terminar em terceiro, atrás apenas do
vencedor Murilo Coletta, que foi acompanhado por Guilherme Peixoto. Após
pequenos acertos em seu equipamento, na segunda bateria o pilotinho já pulou
para segundo na largada e na sétima das 18 voltas assumiu a liderança, que
manteve até a bandeirada.
"Adorei o chassi PCR, é muito
bom. E gostei bastante da minha nova equipe, que é boa, trabalham bem, e o
(Renato) Russo dá muita dica de pilotagem. Acho que estou num esquema muito
bom, que vai me ajudar a vencer mais corridas daqui pra frente", elogiou o piloto da PCR/Kapci
Coatings/Mega Cores/Reex/Guaraná Dolly, que no mês passado venceu a segunda etapa
do KantanKart, justamente com o chassi PCR.
"Unimos o útil ao
agradável",
resumiu o veterano campeão Renato Russo, orgulhoso pela nova parceria,
mostrando que a experiência dele, associada a uma equipe competente e
organizada, com um piloto rápido e extremamente constante, vai render vitórias
e títulos nesta temporada.
Os dez primeiros da 3ª etapa da Rotax
Junior Max:
1) Thiago
Lopez, 87 pontos;
2) Murilo
Coletta, 86;
3) Duda
Naves, 79;
4) Marcel
Coletta, 78;
5) Caio
Collet, 76;
6) Lucas
Anuzza, 71;
7) Juan
Crespi, 70;
8) Guilherme
Palhari, 70;
9) Pedro
Goulart, 66;
10) Andrey
Fortes, 64.
Mastermidia
João
Alberto Otazú
Foto:
Luiz Pinheiro
ALTA ROTAÇÃO: Ricardo Maurício vence a primeira em Tarumã
ALTA ROTAÇÃO: Ricardo Maurício vence a primeira em Tarumã: Para a segunda prova os oito primeiros colocados correrão com um peso extra Barba, cabelo e bigode. Ricardo Maurício venceu a primeira ...
Ricardo Maurício vence a primeira em Tarumã
Para a segunda prova os oito primeiros colocados correrão
com um peso extra
Barba, cabelo
e bigode. Ricardo Maurício venceu a primeira corrida da Copa Petrobras 2014. Na
manhã deste domingo (06/04) o atual bicampeão da categoria largou na pole
position, fez a melhor volta da prova, com 1min09s207, e conquistou a vitória
na corrida de abertura do final de semana. A segunda posição ficou com Denis
Navarro e Felipe Gama completou o pódio.
"A equipe me entregou um ótimo
carro para o final de semana. Acredito que a continuidade do trabalho é muito
importante para que isso aconteça. Agora teremos outra corrida e vamos tentar
pontuar o máximo possível", comentou
o vencedor.
Para a
segunda prova, os oito primeiros colocados no campeonato correrão com um peso
extra em seus carros. O líder Ricardo Maurício leva 80 quilos, o segundo
colocado ganha 70, o terceiro 60 e assim sucessivamente.
"Tem que administrar o máximo
possível. É muito importante pontuar, mas tenho que fazer o que o carro nos
permite. Não adianta tentar fazer a mais e não pontuar. Ano passado larguei com
70 quilos de lastro e ganhei a corrida. Tudo é possível, mas a gente sabe que
temos equipes muito boas e pilotos bem rápidos. Vamos ver o que vai dar", comentou Ricardo Maurício.
A corrida que
encerra a primeira etapa será disputada ainda neste domingo, a partir das
12h45. A Band transmite ao vivo, a
partir das 12h30.
Veja como terminou a corrida 1:
1. Ricardo Maurício
(Honda Civic) - 27 voltas em 32min10s721
2. Denis
Navarro (Toyota Corolla XRS) - a 2.346
3. Felipe
Gama (Toyota Corolla XRS) - a 12.921
4. Galid
Osman (Toyota Corolla XRS) - a 15.598
5. Thiago
Marques (Chevrolet Cruze) - a 16.098
6. Gabriel
Casagrande (Chevrolet Cruze) - a 16.640
7. Vicente
Orige (Honda Civic) - a 17.182
8. Vitor
Meira (Ford Focus) - a 18.232
9. Wellington Justino (Toyota Corolla XRS) - a 26.534
10. Vitor Genz (Ford Focus) - a 28.220
11. Cesar
Bonilha (Ford Focus) - a 43.759
12. Carlos SG
Souza (Ford Focus) - a 48.148
13. Gustavo
Martins (Mitsubishi Lancer GT) - a 48.535
14. Daniel Kaefer (Chevrolet Cruze) - a 48.825
15. Eduardo
Rocha (Honda Civic) - a 1:00.547
16. Fabio
Casagrande (Chevrolet Cruze) - a 3 Lp.
17. Wilson
Pinheiro/Caito Vianna (Mitsubishi Lancer GT) - a 15 voltas
18. Alceu
Feldmann (Honda Civic) - a 23 voltas
Resultado
sujeito a verificações técnicas e desportivas
Grid para a segunda prova:
1. Vitor
Meira
2. Vicente
Orige
3. Gabriel
Casagrande
4. Thiago
Marques
5. Galid
Osman
6. Felipe
Gama
7. Denis
Navarro
8. Ricardo
Maurício
9. Wellington
Justino
10. Vitor
Genz
11. Cesar
Bonilha
12. Carlos SG
Souza
13. Gustavo
Martins
14. Daniel
Kaefer
15. Eduardo
Rocha
16. Fabio
Casagrande
17. Wilson
Pinheiro/Caito Vianna
18. Alceu
Feldmann
Dep. de
Comunicação Vicar
Eduardo
Antonialli
Fotos:
Bruno Terena / Duda Bairros/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: F-3 Brasil: Vitor Baptista estreia com vitória na ...
ALTA ROTAÇÃO: F-3 Brasil: Vitor Baptista estreia com vitória na ...: Depois de liderar o treino extra, treinos livres e ter conquistado a pole na categoria, o piloto paulista chegou a sua primeira vitória na ...
F-3 Brasil: Vitor Baptista estreia com vitória na categoria Light em Tarumã
Depois de liderar o treino extra, treinos livres e ter
conquistado a pole na categoria, o piloto paulista chegou a sua primeira
vitória na estreia em monopostos
Um bom começo
para o paulista Vitor Baptista no autódromo de Tarumã (RS), que recebe neste
final de semana a abertura da temporada 2014 da Fórmula 3 Brasil. O piloto, de
16 anos, faz sua estreia em monopostos e venceu neste sábado (5) a primeira
prova da rodada dupla na categoria Light. No geral, o piloto terminou na quarta
posição, mas esteve grande parte da prova andando entre os três primeiros. O
vencedor na categoria principal foi Pedro Piquet, companheiro de Vitor na
equipe Cesário F3.
Neste domingo
(6), a segunda corrida terá sua largada às 10h25 com transmissão ao vivo pelo
portal Terra. Na semana seguinte à rodada, também haverá um VT completo das
duas provas no SporTV.
Para a
corrida deste domingo, os seis primeiros colocados no geral largam em posições
invertidas no grid e Vitor vai sair da terceira colocação novamente. Dezesseis
pilotos estão participando da rodada de abertura, sendo nove na categoria
Light, a mesma de Vitor.
A vitória na
Light veio coroar um começo muito bom para o piloto, que deixou uma carreira
vitoriosa no kart para estrear nos monopostos em 2014. Desde o treino extra de
sexta (4), o piloto tem sido soberano na categoria, liderando também os treinos
livres deste sábado e conquistando a pole na Light e o terceiro lugar no geral.
"Larguei em terceiro, mas fiquei
olhando o piloto a minha frente para acelerar e, como ele demorou para sair,
acabei caindo pra sexto. Vim recuperando posições e cheguei ao terceiro lugar,
bem próximo do segundo, que era um carro da categoria principal. Faltando
poucas voltas, fui brigar pelo segundo lugar, escapei e cai pra quarto. Como eu
estava em primeiro na Light e o piloto que estava em quinto era da principal,
só administrei para conquistar a vitória", contou Vitor, que no kart foi cinco
vezes campeão do Super Kart Brasil (SKB), campeão Sul-americano, bicampeão
paulista, entre outros.
"Sem dúvida, foi um começo melhor
do que eu imaginava. Claro que testamos e trabalhamos bastante pra isso, mas
estreia gera sempre uma tensão e o comportamento do carro muda bastante durante
a corrida. Mas, no geral, foi bem divertido e estou muito feliz", continuou Vitor.
"Domingo, espero manter o mesmo
ritmo. Vou largar novamente em terceiro, mas agora vou olhar mais para o farol
do que o piloto da frente",
completou o jovem piloto. Como neste sábado, a segunda corrida terá a duração
de 30 minutos + 1 volta.
Na sua
estreia na F-3, Vitor conta com o patrocínio das marcas Guaraná Coroa, Palate,
Da Barra e Paladar.
Resultado da 1ª Corrida em Tarumã
(Top-10):
1. Pedro Piquet
2. Bruno Eatman
3. José Fortunato
4. Vitor Baptista*
5. Raphael Raucci
6. Leonardo de Souza
7. Matheus Leist *
8. Alexandre Doretto *
9. Lukas Moraes
10. Arthur Oliveira *
*F3 Light
Imprensa
FGCom
Fernanda
Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro
Foto
divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Marcas: atrapalhado na classificação, Galid larga ...
ALTA ROTAÇÃO: Marcas: atrapalhado na classificação, Galid larga ...: RZ Motorsport Toyota coloca dois Corolla XRS entre os 10 primeiros do grid na abertura da temporada A liderança nos treinos da sexta-fe...
Marcas: atrapalhado na classificação, Galid larga em quinto em Tarumã
RZ Motorsport Toyota coloca dois Corolla XRS entre os 10
primeiros do grid na abertura da temporada
A liderança
nos treinos da sexta-feira colocaram Galid como um dos grande favoritos à pole
da primeira etapa da Copa Petrobrás de Marcas 2014. O sábado em Tarumã,
entretanto, não trouxe a mesma sorte para o piloto da equipe RZ Motorsport
Toyota. Atrapalhado na volta de classificação desta tarde, Galid larga em
quinto lugar no grid da categoria que reúne as principais montadoras do país.
"Foi uma pena, porque tínhamos um
carro rápido. Agora vamos ter que procurar acertar muito bem o carro para
buscar ultrapassagens e chegar na frente", disse o piloto.
Wellington
Justino, companheiro, de Galid na RZ Motorsport Toyota também colocou o modelo
Corolla XRS entre os 10 primeiros do grid. Vai largar em oitavo lugar. "Foi um bom começo. Amanhã acredito em
uma evolução nessa minha primeira corrida pela RZ", lembrou o goiano.
A primeira
prova da temporada 2014 da Copa Petrobras de Marcas está marcada para as 9h05
deste domingo. A Band exibe
um compacto da disputa e a segunda corrida, ao vivo, a partir das 12h30.
MS2
Comunicação Integrada
Fotos:
Duda Bairros/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Pedro Piquet crava a pole, cai para último e estre...
ALTA ROTAÇÃO: Pedro Piquet crava a pole, cai para último e estre...: Mais jovem representante do clã Piquet nas pistas vence sua primeira corrida de carro no Brasil A primeira corrida de carro de Pedro Pi...
Pedro Piquet crava a pole, cai para último e estreia com vitória na F3
Mais jovem representante do clã Piquet nas pistas vence sua
primeira corrida de carro no Brasil
A primeira corrida de carro de Pedro Piquet no Brasil
teve roteiro de filme.
O mais jovem
representante do clã Piquet nas pistas fez a pole da F3 com o recorde da pista
em Tarumã, mas o motor apagou e ele caiu para último na largada. Então
ultrapassou todos os adversários para conquistar a primeira bateria da rodada
dupla que abre a temporada na tradicional pista gaúcha.
"Foi muito bom", resumiu o piloto da equipe Cesário F3. "Durante o final de semana todo
sempre fomos os mais rápidos. O Felipe Vargas e o time conseguiram acertar
muito bem o carro e eu me adaptei muito bem à pista. Agradeço a todos que
trabalharam duro para me proporcionar essa estreia. O carro estava muito
bom."
Com um carro
de layout inspirado no lendário Brabham dos dois primeiros títulos de Nelson
Piquet na F1, o piloto patrocinado pela Autotrac foi o mais rápido na prova de
classificação e esperava um desfecho mais tranquilo para a prova depois da
performance que mostrou nos treinos. Mas...
"Largando da pole tive problema
pra achar o bipoint da embreagem acabei soltando muito rápido. Então o carro
morreu", narrou
o piloto. Ele acabou beneficiado pela entrada do safety car e conseguiu alinhar
no fim do pelotão ainda no início da prova.
"Daí pra frente fui passando um
por um, porque nosso ritmo era muito bom. Depois teve outro safety que me
ajudou muito",
comentou Pedro, que aproveitou para encostar de vez no pelotão de elite. "Depois avancei pra segundo e continuei
atacando. Quando estava perto do primeiro, ele errou e consegui assumir a
ponta. Daí pra frente foi só alegria."
Com o
resultado, Pedro Piquet vai alinhar o carro #5 em sexto lugar na corrida de
domingo, já que as regras da categoria determinam a inversão do grid.
A segunda
bateria da F3 em Tarumã acontece na manhã deste domingo e tem transmissão ao
vivo pelo portal Terra a partir das 10h20.
Luís
Ferrari
Fotos: Bruno
Terena - Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Rali de regularidade Mitsubishi Motorsports movime...
ALTA ROTAÇÃO: Rali de regularidade Mitsubishi Motorsports movime...: Prova reúne participantes e suas famílias em busca de aventura, diversão e, claro, belas trilhas off-road A Nação 4x4 tomou conta da es...
Rali de regularidade Mitsubishi Motorsports movimenta Campos do Jordão
Prova reúne participantes e suas famílias em busca de
aventura, diversão e, claro, belas trilhas off-road
A Nação 4x4
tomou conta da estância turística de Campos do Jordão para a etapa de abertura
do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports 2014.
Mais de 270
duplas largaram rumo às belas e desafiadoras trilhas da região. A chuva de
sexta-feira deixou alguns pontos com bastante lama, o que aumentou ainda mais a
emoção. A prova foi muito especial já que marcou o início das comemorações de
20 anos do mais tradicional rali de regularidade monomarca do País.
Além de Campos
do Jordão, os competidores passaram por estradas e trilhas em Imbirí, Alto da
Boa Vista, Piranguçu e Wenceslau Braz.
"Foi uma etapa muito boa. Com um trajeto bem pensado e trechos
desafiadores. O campeonato começou em grande estilo", conta o navegador
Murilo Andrade, que, ao lado do piloto Giancarlo Peroffo, veio do Rio de
Janeiro para participar.
O rali atraiu
competidores de todo o Brasil e especialmente da região do Vale do Paraíba. É o
caso do piloto Ricardo Molica Santos, morador da vizinha Taubaté. "A
região é muito bonita. Com montanhas, trilhas em florestas e estradas sinuosas,
ela é propícia para um bom rali. Tenho certeza que será mais uma etapa bem
disputada", afirmou o competidor.
Viagem comemorativa
Para celebrar
os 20 anos do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, os pilotos
participarão, em todas as etapas, de sorteio de viagens para o incrível resort
Cristalino Jungle Lodge, na Amazônia. O primeiro vencedor foi José Carlos
Selbach Eymael, que vai comemorar o aniversário da competição. "Participo
desde 2007, quando compramos um Pajero Sport só para correr o rali. Será uma
viagem muito bacana e que combina com o estilo 4x4", comemora o
proprietário de uma L200 Triton.
Campeões da etapa
O rali de
regularidade é dividido em três categorias: Graduados, para duplas experientes,
Turismo, para duplas com experiência intermediária, e Turismo Light, para quem
está começando.
Na Graduados,
a vitória ficou com Hamilton Medeiros e Rafain Walendowsky, de Curitiba. Os
amigos correm há três anos, a bordo de um Pajero Full. "Como choveu muito essa semana, pegamos muitos trechos lisos.
Mas a maior dificuldade é sempre superar os outros carros, que andam muito
bem", conta o navegador. "Nossa maior motivação é a família 4x4.
Temos muitos amigos, andamos sempre juntos. Essa união e amizade é o mais
importante", completa o piloto Hamilton.
Na Turismo, a
dupla de São Bento do Sul Carlos Frederico Bauer e Alexandro Silva, a bordo de
uma L200 Triton, conquistou o troféu de primeiro lugar. "A prova foi bem técnica, muito exigente para piloto e navegador,
terreno muito difícil, com muita pedra e buraco. Foi um trabalho em dupla
mesmo", conta Alexandro. "Pra
nós tem um gosto mais que especial, pois estávamos esperando subir no pódio em
primeiro lugar há muito tempo", completa Carlos.
Já na Turismo
Light, a dupla paulistana Patrick Chen e Carolina Diniz comemorou a volta aos
ralis com o lugar mais alto do pódio.
"Meu objetivo era ganhar o boné de primeiro lugar. A gente tá muito
feliz", conta Patrick. "A
paisagem foi linda, pegamos uns trechos com lama que foram muito legais",
completa a navegadora. O casal ficou um tempo afastado do hobby por conta do
nascimento do primeiro filho - o bebê, com um ano e oito meses, veio prestigiar
os pais na competição e vê-los no pódio.
Prêmios da temporada
O piloto
campeão da categoria Graduados levará uma viagem para o resort Kiaroa, em Maraú
(BA), com três acompanhantes. Já na categoria Turismo, o piloto vai com três
acompanhantes para o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).
Esta foi a
primeira etapa de sete que compõe a temporada Mitsubishi Motorsports Sudeste. O
rali de regularidade fará etapas em Goiânia (GO), Curitiba (PR), Uberlândia
(MG), Penedo (RJ), Joinville (SC) e Ribeirão Preto (SP). Confira o calendário
completo no site www.mitsubishimotors.com.br.
Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Mitsubishi
Motors, mais uma vez, realizou a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Nesta
etapa, foram arrecadadas 13 toneladas de alimentos, entregues ao Fundo de
Solidariedade de Campos do Jordão. Também foram arrecadados mais de 300
cobertores, encaminhados para a Campanha do Agasalho 2014.
"Uma das coisas que mais me chama
a atenção é a doação de alimentos. Se divertir em um evento desse tamanho, com
uma organização impecável e ainda ajudar outras pessoas com sua inscrição é
muito bacana",
conta David Paulo Pereira, que a bordo de seu Pajero TR4 fez sua oitava
participação em ralis.
Os
participantes puderam colaborar também com o Pedágio Solidário Casa Hope, onde
puderam fazer doações de qualquer valor - 100% revertidas para as ações da
instituição.
O Mitsubishi Motorsports
Sudeste tem patrocínio de Lubrax, Itaú, Clarion, W.Truffi Blindados, Mit
Financiamentos, Sideral, MVC, STP, Transzero, Unirios, Flamma, Rede, Pirelli,
Axalta, Consórcio Embracon, Columbia, Artfix e Crocs.
Resultados - 1ª etapa - Campos do
Jordão (SP)
Categoria Graduados
1) Hamilton
Medeiros /Rafain Walendowsky - Curitiba (PR) - 405 pontos perdidos
2) Marcos
Bortoluz/Marcelo Bortoluz - Caxias do Sul (RS) - 416 p.p.
3) Otavio Enz
Marreco/Allan Enz - Apucarana (PR) - 423 p.p.
4) Ricardo
Molica Santos/Alexandre Martinez - Taubaté (SP) - 424 p.p.
5) Ernesto
Kabashima/Luiz Durval Brenelli Paiva - São Paulo (SP) - 430 p.p.
Categoria Turismo
1) Carlos
Frederico Bauer/Alexandro Silva - São Bento do Sul (SC) - 392 pontos perdidos
2) Luiz
Renato Rezende Lopes/Debora Avila de Carvalho - Pouso Alegre (MG) - 477 p.p.
3) Jorge
Thirige/Farley Geraldo Miranda - Rio de Janeiro (RJ) - 526 p.p.
4) Valdir de
Lacerda/Elisa Borges Lacerda - Pouso Alegre (MG) - 542 p.p.
5)Adhemar
Silva Jr/Michel Conessa - São Paulo (SP) - 544 p.p.
Categoria Turismo Light
1) Patrick
Chen/Carolina Diniz - São Paulo (SP) - 810 pontos perdidos
2) Fernando
Reis/Luis Lapo - São Paulo (SP) - 1057 p.p.
3) Daniel
Manse/Mirella Kurata - São Paulo (SP) - 1072 p.p.
4) Vitor
Perito/Sheila Milberg - São Paulo (SP) - 1533 p.p.
5) Leandro de
Mendonça Thurler/Rodrigo Justen Vieira - Rio das Ostras (RJ) - 1606 p.p.
Assessoria
de Imprensa
Carolina
Vasconcellos
Fotos:
Adriano Carrapato / Mitsubishi
Assinar:
Postagens (Atom)