Bruno Balarin, Giuliano Raucci, João
Pedro Guim, Lucca Croce e Vinicius Papareli aceleram monoposto da categoria no
circuito de El Pinar
Nada menos do
que cinco brasileiros participaram, no início desta semana, de algumas sessões
de testes particulares da F4 Sul-americana, no circuito de El Pinar, no
Uruguai, poucos dias antes do início das atividades válidas pela terceira rodada
dupla da categoria, que será realizada neste fim de semana na mesma pista
uruguaia. Bruno Balarin, João Pedro Guim e Vinicius Papareli tiveram a primeira
experiência a bordo de um monoposto. Lucca Croce já havia guiado um carro da
Skip Barber e Giuliano Raucci conheceu o chassi Signatech da F4 Sudam semanas
atrás, mas continua seu programa de desenvolvimento, visando participar da
temporada do ano que vem.
O quinteto
brasileiro desembarcou no Uruguai e ficou bem impressionado com as
características do carro. Os cinco, porém, não participam desta etapa. "Gostei bastante do carro, mais
do que imaginava. Demorei um pouco para compreender os recursos do F4, mas com
o tempo peguei a mão e acho que fui bem. Quero agradecer ao KantanKart por ter
me dado essa oportunidade", afirmou o mineiro Guim, que ganhou um dia
de testes na categoria continental graças à conquista da etapa de Guaratinguetá
do torneio de kart.
"Foi a primeira vez que pilotei
um fórmula e gostei da experiência. Aprendi muito com o carro e com o sistema
de aquisição de dados. É uma categoria com um ótimo custo/benefício, excelente
para quem deseja iniciar no automobilismo. Agradeço ao Tato (promotor da F4
Sudam), MMKT e KantanKart pela oportunidade", disse Balarin. "É um carro muito moderno, que inspira confiança. Recebi uma
ótima atenção do pessoal da F4, que me deu muita base para voltar à
pista", relatou Paparelli. "Foi
um momento único na minha vida, que jamais esquecerei. Obrigado a todos que
puderam transformar esse sonho em realidade", continuou.
Já Lucca
Croce destacou as diferenças entre os carros da Skip Barber e da F4 Sudam. "Havia feito um teste de Skip Barber
nos Estados Unidos, mas percebi que é um carro muito diferente do que estamos
acostumados a ver por aqui. O monoposto da F4 é moderno e tem uma ótima
tecnologia. É o carro ideal para quem está começando", disse Croce. "Vamos trabalhar para disputar a
temporada no ano que vem".
O único
piloto "experiente" dessa turma é Giuliano Raucci, que treinou por
dois dias em julho e completou nesta semana um cronograma de três dias de
testes. "Acho que o ponto principal
é se acostumar com os detalhes para virar rápido. Às vezes você acha que não
foi bem em uma volta, mas essa volta se transformou na mais rápida de um
treino. Diferentemente do kart, são poucos detalhes que fazem você baixar
bastante seu tempo", explicou.
O objetivo de
todos é disputar a categoria no ano que vem e se juntar aos outros três
brasileiros que já participam do campeonato: Bruno Baptista, Felipe Ortiz e
Enzo Bortoleto. Após duas etapas realizadas, Baptista lidera a competição com
73 pontos, sete a mais que Ortiz, vencedor de duas das quatro corridas
realizadas. Bortoleto aparece em quarto com 41, quatro a menos que o terceiro
colocado, o uruguaio Frederick Balbi. O primeiro treino livre da F4 Sudam, em
El Pinar, será realizado nesta sexta-feira. A programação tem sequência no
sábado, com o segundo treino livre, classificação e primeira corrida. A prova
final acontecerá no domingo.
MediaOne Communications
Ricardo Montesano
Fotos: Damian Barischpolski / F4
Sudam - Divulgação