sábado, 7 de fevereiro de 2015

Régis Boessio faz testes com caminhão Volvo visando retorno às pistas da Fórmula Truck.

Depois de uma temporada de ausência, piloto gaúcho confirma retorno às pistas do Campeonato Brasileiro da categoria

 Depois de um ano afastado das competições, Régis Boessio confirmou a volta ao Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Em sua preparação para as dez corridas da temporada de 2015, o piloto gaúcho estará na pista mais uma vez neste sábado (7) no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), para novas sessões de testes com o caminhão Volvo de sua própria equipe, a Boessio Competições, que tem sede em Porto Alegre.


“Já venho fazendo testes com esse caminhão desde o início do ano. Vai ser o nosso quarto sábado consecutivo de testes na pista, o desenvolvimento tem sido satisfatório”, manifesta Boessio. “Existe uma chance muito grande de ser esse o caminhão com que vou participar do campeonato deste ano. Assim, ao mesmo tempo em que vamos melhorando o equipamento, eu aproveito para recuperar um bom ritmo de pilotagem”, ele acrescenta.




Boessio estreou na F-Truck em 2006, pilotando um Iveco. Competiu com Ford em 2007 e Volvo em 2008 e 2009. Deixou de disputar a Truck em 2010 e voltou à categoria no ano seguinte, inscrito com um Mercedes-Benz. Esteve no pódio quatro vezes e foi quarto colocado na pontuação final. Em 2012, com três pódios, fechou a temporada em sétimo. Em 2013, conquistou vitórias em Caruaru (PE) e em Guaporé (RS) e foi terceiro no campeonato.

Na temporada de 2015, que marca sua volta ao Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, Régis Boessio terá seu caminhão, inscrito sob o número 83, as cores e logos de Suspentech, Rodrigotto e BorgWarner. A primeira das dez etapas será disputada no dia 1º de março no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru. “Vai ser ótimo voltar a correr justamente no circuito onde aconteceu a minha primeira vitória na categoria”, comenta.


Grelak Comunicação

F3 Brasil: Croce chega em quinto na categoria A na primeira etapa da temporada

Piloto paulista conquista bom resultado na capital paranaense e espera um domingo produtivo na corrida 2

O paulista Fernando Croce chegou na quinta colocação na categoria A, na corrida deste sábado, que marcou a abertura da primeira rodada dupla da temporada da F3 Brasil e sua estreia na equipe Hitech Racing.

Com uma atuação consistente, apesar de alguns problemas no seu carro, no início da prova, o piloto, que largou em 13º foi ganhando posição até chega na quinta colocação.


"Nos treinos eu fui bem de pneu usado, mas na hora que colocou o pneu novo tivemos um problema de freio e não conseguimos acertar para virar a volta do pneu. Na classificação tivemos o mesmo problema aí não larguei muito bem. No começo estava difícil para guiar, mas da metade da prova pro final o ritmo de corrida foi melhorando e na relargada já estava um carro mais competitivo e deu para buscar esse quinto lugar. Acredito que amanhã vai ser melhor ainda. Vamos trabalhar alguns ajustes para amanhã estar tudo 100%", revelou Croce.

Neste domingo, às 11h55, acontece a segunda prova. O regulamento segue o mesmo, com as corridas tendo 30 minutos mais uma volta de duração e a inversão dos seis primeiros colocados na primeira prova para definir o grid de largada da segunda disputa.

MS2 Comunicação Integrada
Fotos: Alex Farias/MS2 - José Mário Dias/MS2


Primeiro dia de testes marca estreia de Marcos Gomes e Felipe Fraga na equipe Voxx Racing

Equipe volta a testar amanhã em Curitiba, onde a categoria está realizando os testes de pré-temporada

A equipe Voxx Racing foi uma das que mais chamou a atenção nos testes de pré-temporada da Stock Car, que tiveram início hoje, no Autódromo Internacional de Curitiba. Além da pintura diferente nos carros, a grande atração do dia foi a estreia de dois novos pilotos: Marcos Gomes e Felipe Fraga aceleraram pela primeira vez no time comandado pelo experiente chefe de equipe, William Lube.

Neste primeiro dia de trabalho, o piloto do Tocantins, o mais jovem a vencer na Stock Car, completou 16 voltas, enquanto Gomes rodou 20 voltas. Os pilotos andaram no mesmo décimo de segundo e ficaram entre os melhores tempos do dia: Fraga fez 1min19s650, enquanto o piloto paulista de Ribeirão Preto registrou, 1min19s660.

"Foi um dia de estreia e também de bastante trabalho. É sempre importante ganhar entrosamento no novo time e este sábado foi ótimo para isso. Acabei dando uma escapa na entrada do miolo, mas não tivemos problemas no carro, só mesmo perda de tempo de pista. O carro está em ótimas condições para continuarmos acelerando amanhã e buscando dar o máximo de voltas possíveis".


Gomes chegou a liderar boa parte da sessão, mas teve um pneu furado justamente quando colocou compostos novos e não teve condições de melhorar o tempo. "Foi um ótimo começo, mesmo tendo o problema de pneu, tivemos um treino bem competitivo", diz o filho de Paulo Gomes, tetracampeão da categoria. "Tanto eu quanto o Felipe (Fraga) estamos sendo muito bem recepcionados na Voxx Racing e agora é responder a esse apoio acelerando e buscando o melhor acerto na pista", afirma Gomes, que tem sete vitórias na Stock Car.

William Lube, chefe da equipe Voxx Racing, viu o dia como muito produtivo. "A pré-temporada serve também para descobrirmos novidades que normalmente não temos tempo de treinar na corrida. Dá para arriscar mais no ajuste. Além disso, temos dois novos pilotos e este primeiro dia de trabalho já mostrou grande entrosamento logo de cara", diz Lube.

Neste domingo os testes continuam com mais duas sessões de treinos livres em Curitiba. A primeira tem início às 9h e a segunda está programada para às 12h50.

Programação:
Domingo, 8 de fevereiro
09h00 - 10h00 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
10h10 - 11h10 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h50 - 13h50 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h00 - 15h00 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)


RF1 Jornalismo

Fotos: Rafael Gagliano/ Hyset/ RF - Carsten Horst/ Hyset/ RF1

Átila Abreu aproveita abertura da pré-temporada para arriscar testes no carro #51

Vice-campeão em 2014, piloto da equipe Mobil Super vai experimentar os novos pneus da Stock Car no treino coletivo deste domingo

Na disputa direta pelo título, Átila Abreu e a equipe Mobil Super Racing estudaram testar algumas novas soluções na reta final da temporada 2014, mas avaliaram que não era o momento mais oportuno para mudanças mais severas no carro #51.

"Hoje foi o dia de arriscar. Sabíamos que o treino coletivo não conta pontos então aproveitamos o sábado de pré-temporada em Curitiba para experimentar algumas coisas. Tínhamos dúvidas e agora temos as respostas", afirmou o piloto sorocabano.


Atual vice-campeão na principal categoria do automobilismo nacional, Átila teve de deixar para este domingo seu primeiro contato com os novos pneus da Stock Car. "Tivemos alguns probleminhas ao longo do dia, tanto no meu carro quanto no do Lucas (Foresti). Depois a bomba de combustível falhou quando coloquei os pneus novos, então não deu para acelerar com eles ainda", frisou.

Neste domingo, estão programadas mais duas sessões de treinos livres no Autódromo Internacional de Curitiba.

A abertura da temporada 2015 da Stock Car está marcada para Goiânia, com a corrida em duplas, no dia 22 de março.


Luís Ferrari

Fotos: Carsten Horst - Hyset

STOCK CAR: VALDENO E ZONTA DESTACAM DIA PRODUTIVO PARA SHELL RACING EM CURITIBA

Ricardo Zonta fez sua estreia pilotando o Stock Car da Shell Racing nos treinos livres deste sábado na capital paranaense

A equipe Shell Racing fez os primeiros testes de pista neste sábado em Curitiba, no primeiro dia da pré-temporada 2015 da Stock Car. Os pilotos Valdeno Brito e Ricardo Zonta fizeram um balanço positivo após as primeiras voltas que deram com o carro com o qual vão competir neste ano. O piloto paraibano conseguiu fazer 20 voltas, enquanto o paranaense deu 15 voltas dentro do carro da Shell Racing.


Foi o primeiro teste em pista do ex-piloto de F-1 com a nova equipe. "Foi uma experiência muito boa, especialmente para um começo de trabalho. Os tempos nesses testes não são muito importantes, e sim a quantidade de informação que a gente consegue coletar e neste ponto tivemos um bom progresso. Como não usei pneus novos hoje, temos certeza de que teremos um melhor tempo amanhã", afirma Zonta.

Esta também é a visão de Valdeno. "Os ajustes testados em pré-temporada são importantes porque, como o final de semana aqui não marca pontos para o campeonato, podemos arriscar mais", diz o paraibano.

Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, diz que a expectativa é de que haja melhora significativa nos tempos amanhã. "Testamos muitos ajustes hoje e por isso o dia foi bem produtivo. A pista deve estar em melhores condições amanhã e a expectativa é que os dois carros possam ser mais competitivos. Tivemos a estreia do (Ricardo) Zonta no time, que já mostrou muito conhecimento técnico logo neste primeiro dia e com certeza esta grande experiência de automobilismo vai nos ajudar muito ao longo da temporada", diz Rodolpho.

Os testes de pré-temporada da Stock Car continuam neste domingo com mais dois treinos livres de 60 minutos. Confira a programação:

Domingo, 8 de fevereiro
09h00 - 10h00 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
10h10 - 11h10 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h50 - 13h50 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h00 - 15h00 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)



RF1 Jornalismo

Fotos: Carsten Horst/ Hyset/ RF1

Daniel Serra lidera primeiro treino da temporada

Equipes retornam à pista no domingo, para mais duas sessões de treinos

O Circuito Schin Stock Car abriu oficialmente a temporada 2015 neste sábado (7/02), com o primeiro dia de treinos coletivos no Autódromo Internacional de Curitiba. Os 33 pilotos foram divididos em dois grupos e o mais rápido do dia foi Daniel Serra, que marcou sua melhor volta em 1min19s075. O segundo melhor tempo foi de Thiago Camilo, com 1min19s094 e Diego Nunes finalizou com a terceira melhor marca, 1min19s163.







O histórico recente em Curitiba motiva Daniel Serra para o restante da temporada. "Foi um dia bastante produtivo. Mais que o resultado, conseguimos analisar muita coisa, já que o carro teve algumas mudanças em relação ao ano passado. Claro que a gente quer é lutar pelo título, como aconteceu nas últimas temporadas, exceto em 2014", comentou o piloto, que venceu duas das últimas três corridas da categoria no autódromo paranaense.

Entre os pilotos que participaram dos treinos, dois tiveram seu primeiro contato com o carro da categoria: Pedro Barbosa e Raphael Abbate. "Achei que o carro é muito parecido com que usamos no Campeonato Brasileiro de Turismo. As reações são muito parecidas, mas claro que o carro é muito mais rápido. O pneu tem mais grip, o motor tem mais potência, mas as reações são parecidas. Fizemos um bom trabalho e conseguimos ficar com o nono tempo no meu grupo, o que é bom para uma estreia. Estou muito feliz e confiante", comentou Abbate.


Além dos estreantes, Cesar Ramos é outro piloto que fará em 2015 sua primeira temporada na categoria. No entanto, Ramos já havia participado da corrida de duplas, como convidado de Galid Osman, em 2014.

Os treinos em Curitiba marcaram também o retorno de Felipe Maluhy à categoria, para correr na ProGP, equipe pela qual conquistou uma vitória na categoria. "O clima na equipe é muito bom. Todos ficaram super animados com a notícia. Não existe problema de adaptação, me sinto em casa lá. Agora depende de mim, para achar o caminho das pedras. Alguns detalhes mudaram em relação ao que eu estava acostumado, mas esse final de semana está sendo bom para isso. Estou tendo possibilidade de treinar para chegar na primeira prova com condições iguais aos outros pilotos", comentou Maluhy.


Veja como terminou o treino:

1. Daniel Serra (Red Bull Racing) - 1:19.075
2. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 1:19.094
3. Diego Nunes (Vogel Motorsport) - 1:19.163
4. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 1:19.183
5. Rubens Barrichello (Full Time Sports) - 1:19.239
6. Max Wilson (Eurofarma RC) - 1:19.259
7. Raphael Mattos (Schin Racing Team) - 1:19.280
8. Valdeno Brito (Shell Racing) - 1:19.430
9. Ricardo Maurício (Eurofarma RC) - 1:19.476
10. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - 1:19.526
11. Popó Bueno (Cavaleiro Racing Sports) - 1:19.586
12. Fabio Fogaça (Hot Car Competições) - 1:19.597
13. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 1:19.623
14. Denis Navarro (Vogel Motorsport) - 1:19.624
15. Felipe Fraga (Voxx Racing Team) - 1:19.650
16. Marcos Gomes (Voxx Racing Team) - 1:19.660
17. Allam Khodair (Full Time Sports) - 1:19.704
18. Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing) - 1:19.747
19. Vitor Genz (Boettger Competições) - 1:19.801
20. Raphael Abbate (Hot Car Competições) - 1:19.851
21. Rafael Suzuki (RZ Motorsport) - 1:19.883
22. Gabriel Casagrande (C2 Team) - 1:19.899
23. Alceu Feldmann (Boettger Competições) - 1:19.991
24. Sergio Jimenez (C2 Team) - 1:20.021
25. Bia Figueiredo (Bassani Racing) - 1:20.248
26. Átila Abreu (AMG Motorsport) - 1:20.265
27. Felipe Maluhy (ProGP) - 1:20.314
28. Ricardo Zonta (Shell Racing) - 1:20.380
29. Lucas Foresti (AMG Motorsport) - 1:20.496
30. Felipe Lapenna (Schin Racing Team) - 1:20.515
31. Luciano Burti (RZ Motorsport) - 1:21.161
32. Cesar Ramos (Cavaleiro Racing Sports) - 1:21.267
33. Pedro Barbosa (ProGP) - 1:24.704
*Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas

Os carros da principal categoria do automobilismo nacional retornam à pista no domingo, para mais duas sessões de treinos. Confira a programação:

Domingo, 8 de fevereiro
09h00 - 10h00 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
10h10 - 11h10 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h50 - 13h50 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h00 - 15h00 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O evento tem a Schin como patrocinador máster e também conta com patrocínio da Pirelli e copatrocínio de Cielo e Mobil Super. Com o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.





Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli / Cleber Bernuci

Fotos: Marcus Cicarello/Vicar - Duda Bairros/Vicar

Pedro Piquet vence a primeira corrida do ano em Curitiba

Atual campeão largou na pole position e fez a melhor volta da prova. Rodada de abertura será concluída no domingo, a partir das 11h55


Pedro Piquet começou a temporada 2015 demonstrando a mesma força apresentada no ano passado, quando conquistou seu primeiro título no automobilismo. Neste sábado (7/02) o brasiliense dominou todas as sessões de treinos livres da primeira rodada dupla da Fórmula 3, largou na pole position e venceu a prova de abertura do final de semana, em Curitiba.



Para coroar a atuação de gala, Piquet marcou também a volta mais rápida da corrida, com 1min12s774. "Minha largada não foi muito boa, mas consegui manter a primeira colocação. O carro tem embreagem de carbono, muito sensível, e ainda mais aqui com concreto na largada gruda mais ainda. Mas a partir daí foi bem. Estava sempre mais rápido", explicou o atual campeão da F3 Brasil.


O grid para a prova 2 será formado pela ordem de chegada na corrida 1, invertendo-se os seis primeiros. Com isso, Piquet largará em sexto e a pole position será de Leonardo de Souza.

Veja como terminou a primeira prova do final de semana:

1. Pedro Piquet (Cesário F3) - 19 voltas em 27min21s193
2. Rodrigo Baptista (Prop Car Racing) - a 6.682
3. Matheus Iorio (Cesário F3) - a 10.218
4. Guilherme Samaia* (Cesário F3) - a 18.343
5. Matheus Muniz* (Prop Car Racing) - a 25.433
6. Leonardo de Souza (EMB Racing) - a 25.675
7. Fernando Croce (Hitech Racing) - a 29.393
8. Giuliano Raucci (RR Racing) - a 1 Lp.
9. Nicholas Silva (RR Racing) - a 3 Lp.
10. Carlos Cunha (CF3) - a 3 Lp.
11. Pedro Cardoso* (Cesário F3) - a 4 Lp.
Não completaram 75% da prova
12. Andreas Visnardi* (RR Racing)
13. Igor Fraga* (Prop Car Racing)
14. Dario Lintz* (EMB Racing)
15. Artur Fortunato (Fortunato F3 Racing)
16. Christian Hahn (Hitech Racing)
17. Felipe Ortiz* (RR Racing)
Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas
*Pilotos da F3 Light

Grid de largada para a prova de domingo:
1. Leonardo de Souza
2. Matheus Muniz
3. Guilherme Samaia
4. Matheus Iorio
5. Rodrigo Baptista
6. Pedro Piquet
7. Fernando Croce
8. Giuliano Raucci
9. Nicholas Silva
10. Carlos Cunha
11. Pedro Cardoso
12. Andreas Visnardi
13. Igor Fraga
14. Dario Lintz
15. Artur Fortunato
16. Christian Hahn
17. Felipe Ortiz







Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli / Cleber Bernuci

Fotos: Duda Bairros/Vicar - Marcus Cicarello/Vicar

Stock Car: Fogaça e Abbate têm bom início com a Hot Car nos treinos em Curitiba

Pilotos participaram do primeiro treino coletivo neste sábado, que foi dividido em dois grupos de 17 pilotos. Equipe Hot Car também recebeu em seus boxes o atual campeão da Fórmula Truck, Leandro Totti, que será o companheiro de Fogaça na corrida de duplas, que abrirá o campeonato em Goiânia

A nova dupla de pilotos da equipe Hot Car Competições (Bardahl) teve um início animador neste sábado (dia 7) no primeiro treino coletivo da temporada 2015 da Stock Car, no autódromo internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Fábio Fogaça e Raphael Abbate treinaram em grupos diferentes, que tiveram o total de 17 pilotos cada. Os dois terminaram na nona colocação.

Neste domingo (8), cada grupo terá mais dois treinos de uma hora de duração, que servem como preparativo para a estreia da temporada, no dia 22 de março, em Goiânia (GO).

Vice-campeão do Brasileiro de Turismo em 2014, Abbate andou em um Stock Car pela primeira vez e já está se sentindo em casa. "Foi melhor do que eu esperava. As reações são bem parecidas com as do carro do Turismo e pude ir melhorando a cada volta, até chegar num ritmo bacana. O desempenho deste primeiro dia foi muito bom, estou me adaptando bem e agora é ir trabalhando nos detalhes para melhorar ainda mais. Mas, sem dúvida, foi um dia excelente. Melhor impossível", destacou o jovem paulista, de 23 anos, que pilota o Stock #26.

Fogaça parte para a sua terceira temporada na categoria e também ficou feliz com seu primeiro treino na equipe Hot Car, comandada por Amadeu Rodrigues. "Foi um dia muito positivo. Seguimos o que estava planejado para o teste e não tivemos nenhum problema. Sobre o pneu novo, não senti muita diferença com relação ao do ano passado, pelo menos em situação de classificação. Não sei no caso de mais voltas, como numa corrida", avaliou o piloto de Sorocaba, no interior de São Paulo.


Fogaça também recebeu neste sábado a visita do atual campeão da Fórmula Truck, Leandro Totti, que será seu companheiro na corrida de duplas em Goiânia no Stock #72. "Estou feliz por poder ter o Totti nesta corrida. Ele é um piloto muito arrojado, que anda sempre no limite e tenho certeza que vou aprender muito com ele também", completou Fogaça, filho de outro piloto da Truck, Djalma Fogaça.

Confira os tempos do treino deste sábado (top 10):

Grupo A
1 Daniel Serra Red Bull Racing 1:19.075
2 Thiago Camilo Ipiranga-RCM 1:19.094
3 Ricardo Mauricio Eurofarma RC 1:19.476
4 Denis Navarro Vogel Motorsport 1:19.624
5 Felipe Fraga Voxx Racing Team 1:19.650
6 Allam Khodair Full Time Competições 1:19.704
7 Antonio Pizzonia Prati-Mico's Racing 1:19.747
8 Vitor Genz Boettger Competições 1:19.801
9 Raphael Abbate Hot Car Competições 1:19.861
10 Rafael Suzuki RZ Motorsport 1:19.883

Grupo B
1          Diego Nunes   Vogel Motorsport        1:19.163
2          Galid Osman  Ipiranga-RCM 1:19.183
3          Rubens Barrichello     Full Time Competições          1:19.239
4          Max Wilson     Eurofarma RC           1:19.259
5          Raphael Mattos          Schin Racing Team   1:19.280
6          Valdeno Brito  Shell Racing   1:19.430
7          Julio Campos Prati-Mico's Racing    1:19.526
8          Popó Bueno    Cavaleiro Racing Sports        1:19.586
9          Fabio Fogaça Hot Car Competições            1:19.597
10        Cacá Bueno   Red Bull Racing         1:19.623

Os horários dos treinos deste domingo em Curitiba:

09h00 - 10h00 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
10h10 - 11h10 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h50 - 13h50 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h00 - 15h00 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Vanderley Soares

Fórmula 3 Brasil: Matheus Muniz conquista pole position na Light em Curitiba

O atual campeão Pedro Piquet foi pole position na geral. Matheus Muniz surpreendeu com o quinto tempo entre os 17 pilotos

Um estreante no automobilismo surpreendeu conquistando a pole position na abertura da Fórmula 3 Brasil em Curitiba (PR). Matheus Muniz (PropCar/Brasil Tractors/Grupo G.A.) foi o mais rápido em Curitiba (PR) entre os sete pilotos da categoria Light, e ainda por cima vai largar da quinta posição no grid de largada de 18 pilotos. A pole position na Geral ficou com Pedro Piquet (Autotrac), o atual campeão. A primeira prova da temporada acontece ainda neste sábado (07/2), no final da tarde.

"Sinceramente, eu não acreditava que conseguiria isto. Mas eu me preparei, trabalhei e segui os conselhos de meu pai, do meu coach Renato Marlia e da minha equipe, que me deu um excelente carro. Acho que 75% desta pole position e deste desempenho devo à eles. Eu só precisei conduzir omeu carro e não errar", agradeceu o jovem de apenas 17 anos de idade, e que ainda não tem carteira de motorista.


"Estou bastante satisfeito com o resultado do Matheus. Ele está sendo uma grata surpresa pela dedicação e velocidade. Ele está se intrometendo entre os pilotos da categoria A e vai dar muito trabalho ao pessoal este ano, além de brigar pelo título da Light", elogiou Dárcio dos Santos, chefe da equipe PropCar.

A prova de encerramento da primeira rodada dupla será no domingo, a partir das 11h55.

Confira s mais rápidos do grid da categoria Light:

1) Matheus Muniz (PropCar Racing/Light), 1min14s148
2) Pedro Cardoso (Cesário F3 Light), 1min14s379
3) Igor Fraga (PropCar Racing/Light), 1min14s847
4) Guilherme Samaia (Cesário F3/Light), 1min15s011
5) Andreas Visnardi (RR Racing/Light), 1min15s667
6) Felipe Ortiz (RR Racing/Light), 1min16s938
7) Dario Lintz (EMB Racing/Light), sem tempo.

Programação:
Sábado, 7 de fevereiro
16h25 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)

Domingo, 8 de fevereiro
11h55 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Vanderley Soares

Stock Car: Serra lidera treinos em Curitiba

Campos fecha Top 10 no início da pré-temporada

O paulista Daniel Serra (Red Bull) dominou a sessão única de treinos livres que abriu os dois dias da pré-temporada da Stock Car no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais. Tendo como novidades as várias estreias de pilotos em novas equipes e a primeira avaliação dos pneus Pirelli que serão usados neste ano, o filho do tricampeão Chico Serra estabeleceu o tempo de 1min19s075 no primeiro dos dois grupos que entraram na pista nesta sexta-feira no circuito da região metropolitana da capital paranaense.

Com a mesma formação que levou a equipe à terceira colocação no campeonato passado, a Prati-Mico’s Racing considerou como produtivo o reinício das atividades dois meses depois do encerramento do calendário de 2014 no mesmo traçado. "Houve um claro avanço nos nossos carros. Na comparação com a última corrida, o acerto melhorou bastante", analisou o diretor-técnico Juan Carlos "Mico" Lopez. O paranaense Júlio Campos e o amazonense Antonio Pizzonia endossaram a avaliação do chefe da equipe.

Campos terminou em 10º, mas completou a sessão com o pneu esquerdo dianteiro furado. "Fiz as últimas curvas sentindo uma trepidação", disse. "Se não fosse esse problema, meu tempo cairia pelo menos dois décimos e eu daria um salto na classificação. Mas o importante é que foi um dia muito bom no geral e o carro se mostrou rápido", acrescentou. Os pneus Pirelli têm o mesmo composto, mas apresentam uma nova construção e a expectativa é que possam representar um ganho de pelo menos um segundo em relação aos anteriores.


Pizzonia ficou em 18º, após um início bastante animador com os pneus antigos. O primeiro dos dois jogos a que cada piloto terá direito no fim de semana, no entanto, não trouxe a vantagem imaginada. "Fiz minha volta mais rápida com os velhos. Mas é normal. Esses pneus se comportam de maneira diferente e temos de trabalhar com essa realidade. É apenas uma questão de adaptação", observou.

Os ensaios serão encerrados neste domingo, com mais duas sessões de uma hora. Em função da limitação da quantidade de pneus, no entanto, as equipes devem entrar na pista procurando otimizar ao máximo a sua utilização. "Teremos de levar estes mesmos pneus para a abertura do calendário em Goiânia. Então, pode não valer a pena ficar rodando muito com eles", explicou Campos. A primeira etapa está marcada para 22 de março e cada piloto correrá em revezamento com um convidado.

Os tempos em Curitiba:

1          - Daniel Serra            - Chevrolet    - Red Bull Racing     - 1min19s075
2          - Thiago Camilo          - Chevrolet      - Ipiranga-RCM          - 1min19s094
3          - Diego Nunes            - Chevrolet      - Vogel Motorsport     - 1min19s163
4          - Galid Osman            - Chevrolet      - Ipiranga-RCM          - 1min19s183
5          - Rubens Barrichello  - Chevrolet      - Full Time Competições       - 1min19s239
6          - Max Wilson  - Chevrolet      - Eurofarma RC         - 1min19s259
7          - Raphael Mattos        - Peugeot        - Schin Racing Team - 1min19s280
8          - Valdeno Brito           - Chevrolet      - Shell Racing - 1min19s430
9          - Ricardo Mauricio     - Chevrolet      - Eurofarma RC         - 1min19s476
10        - Julio Campos           - Peugeot        - Prati-Mico's Racing - 1min19s526
11        - Popó Bueno - Peugeot        - Cavaleiro Racing Sports     - 1min19s586
12        - Fabio Fogaça           - Chevrolet      - Hot Car Competições          - 1min19s597
13        - Cacá Bueno - Chevrolet      - Red Bull Racing       - 1min19s623
14        - Denis Navarro          - Chevrolet      - Vogel Motorsport     - 1min19s624
15        - Felipe Fraga - Peugeot        - Voxx Racing Team  - 1min19s650
16        - Marcos Gomes        - Peugeot        - Voxx Racing Team  - 1min19s660
17        - Allam Khodair          - Chevrolet      - Full Time Competições       - 1min19s704
18        - Antonio Pizzonia      - Peugeot        - Prati-Mico's Racing - 1min19s747
19        - Vitor Genz    - Peugeot        - Boettger Competições         - 1min19s801
20        - Raphael Abbate       - Chevrolet      - Hot Car Competições          - 1min19s861
21        - Rafael Suzuki          - Chevrolet      - RZ Motorsport          - 1min19s883
22        - Gabriel Casagrande - Chevrolet      - C2 Team      - 1min19s899
23        - Alceu Feldmann       - Peugeot        - Boettger Competições         - 1min19s991
24        - Sergio Jimenez        - Chevrolet      - C2 Team      - 1min20s021
25        - Bia Figueiredo          - Peugeot        - RC3 Bassani            - 1min20s248
26        - Átila Abreu    - Chevrolet      - AMG Motorsport      - 1min20s265
27        - Felipe Maluhy          - Chevrolet      - ProGP          - 1min20s314
28        - Ricardo Zonta          - Chevrolet      - Shell Racing - 1min20s380
29        - Lucas Foresti           - Chevrolet      - AMG Motorsport      - 1min20s496
30        - Felipe Lapenna        - Peugeot        - Schin Racing Team - 1min20s515
31        - Luciano Burti            - Chevrolet      - RZ Motorsport          - 1min21s161
32        - Cesar Ramos           Peugeot          - Cavaleiro Racing Sports     - 1min21s240
33        - Bia Figueiredo          - Peugeot        - RC3 Bassani            - 1min21s267
34        - Pedro Barbosa         - Chevrolet      - ProGP          - 1min24s704




Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Assessoria de imprensa da Equipe Prati-Mico's Racing

Fotos: Vanderley Soares/MF2

Fórmula 3 Brasil: Estreantes começam mostrando competência em Curitiba

Rodrigo Baptista foi o melhor estreante do grid e Matheus Muniz foi pole position entre os pilotos da Light. O atual campeão Pedro Piquet foi pole position na geral

A renovação do grid da Fórmula 3 já começa a mostrar que os novatos chegaram para mostrar serviço e competência. Mesmo o atual campeão Pedro Piquet (Autotrac) estabelecendo a melhor marca do classificatório entre os 18 pilotos inscritos para a abertura do campeonato brasileiro, na segunda fila aparece o melhor dos 12 estreantes com o quarto tempo. Rodrigo Baptista (PropCar) ficou atrás também de Matheus Iório e Artur Fortunato, que fazem a sua segunda temporada. Outra boa surpresa foi o estreante Matheus Muniz (PropCar/Brasil Tractors/Grupo G.A.), quinto melhor do grid e pole position na categoria Light.


"Eu não esperava ir tão bem, em virtude da minha pequena experiência. Minha pretensão era brigar para ficar entre os estreantes mais rápidos, e me surpreendi quando vi que estava perto dos três primeiros", comemorou Baptista, que ficou a 33 milésimos do terceiro.

Logo no primeiro treino livre Rodrigo Baptista mostrou que as suas boas performances no kartismo poderiam se repetir na Fórmula 3, ao estabelecer a segunda melhor marca. Na segunda sessão, voltou a andar rápido, ficando com o quarto tempo, mesmo sendo atrapalhado em suas melhores passagens, mas novamente como melhor estreante e o mais rápido com pneus usados.


"Fui para a classificação sabendo que tinha um carro bem acertado. As nossas melhores parciais mostravam que talvez eu já pudesse brigar pela primeira fila do grid. E foi o que aconteceu, pois no segundo jogo de pneus novos eu peguei muito tráfego e perdi tempo, ficando com o quarto tempo. Mas está sendo uma excelente estreia e sei do potencial de meu equipamento", comentou Rodrigo, 18 anos de idade.

Experiente ex-piloto e chefe de equipe, Dárcio dos Santos comemorou muito a posição de largada de Rodrigo Baptista. "Estou muito feliz com o resultado. Já sabíamos que o Rodrigo era rápido e constante. Nossa equipe foi acertando o carro com ele e já aparecemos na briga pela primeira fila. E confio na competência dele para brigar pelo pódio logo na sua estreia. Acho que a briga pelo campeonato será entre estes que estão ali na frente, entre os quatro primeiros", disse o tio de Rubens Barrichello e proprietário da PropCar.


A primeira corrida do ano da Fórmula 3 Brasil acontece ainda neste sábado, a partir das 16h25, no Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais/PR). A prova de encerramento da primeira rodada dupla será no domingo, a partir das 11h55.

Confira o grid da primeira etapa:
Pedro Piquet (Cesário F3)1min12s322
2) Matheus Iório (Cesário F3), 1min13s601
3) Artur Fortunato (A. Fortunato Racing), 1min13s713
4) Rodrigo Baptista (PropCar Racing), 1min13s746
5) Matheus Muniz (PropCar Racing/Light), 1min14s148
6) Pedro Cardoso (Cesário F3 Light), 1min14s379
7) Leonardo Souza (EMB Racing), 1min14s522
8) Christian Hahn (Hitech Racing), 1min14s553
9) Igor Fraga (PropCar Racing/Light), 1min14s847
10) Guilherme Samaia (Cesário F3/Light), 1min15s011
11) Giuliano Raucci (RR Racing), 1min15s223
12) Andreas Visnardi (RR Racing/Light), 1min15s667
13) Fernando Croce (Hitech Racing), 1min15s736
14) Nicholas Silva (RR Racing), 1min16s522
15) Felipe Ortiz (RR Racing), 1min16s938
16) Carlos Cunha Filho (CF3), 1min17s611
17) Dario Lintz (BEM Racing), sem tempo.

Programação:
Sábado, 7 de fevereiro
16h25 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)

Domingo, 8 de fevereiro
11h55 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Vanderley Soares