Categoria colocou a prova seus novos
carros e motores para a temporada durante prova extra-oficial em Interlagos.
O novos
chassi e motores Ford Zetec Rocam que a Fórmula 1600 utilizará em 2015 foram
colocados à prova nesse final de semana (24/01) durante prova extra-oficial
realizada no Autódromo de Interlagos (SP) e o resultado não poderia ter sido
melhor.
Enquanto a
maioria das equipes ainda finaliza os carros para a temporada, três modelos já
prontos alinharam e não fizeram feio, cravando os três melhores tempos.
O mais rápido
no treino classificatório foi Thiago Felippe (Thomaz Racing) com o tempo de 1min59s209,
seguido por Eduardo Dias (San Race) com 2min00s625 e Alexandre Bonilha (Della
Barba) com 2min01s995 – os três já com os novos carros e motores Ford.
O quarto
colocado, apenas como comparação, foi Marcio Oliveira (San Race) que fará em
2015 sua estreia e aguarda a finalização de seu carro, mas utilizou essa prova
para se adaptar ao modelo mesmo correndo com motor Boxer, cravando sua melhor
volta em 2min03s227 (1s272 mais lento que Bonilha e 4s018 atrás do pole
position).
Mesmo ainda
nos primeiros passos rumo ao desenvolvimento do novo conjunto, o kit 2015 já se
mostra mais rápido e eficiente em relação ao utilizado até o ano passado: "O carro se mostrou muito estável,
acredito que o aumento de 7cm no chassi tenha ajudado a melhorar muito o
equilíbrio do chassi”, comentou Thiago Felippe.
Na corrida um
novo teste para os novos carros: a partir da 10ª volta uma forte chuva de verão
caiu sob o autódromo de Interlagos. Além de eficiente no seco, os novos carros
também se mostraram superiores na chuva: Felippe dominou a prova, abrindo em
relação a Bonilha e Dias que vinham logo em seguida.
Estreante,
Marcio Battistin (San Race) já mostrou que aprendeu rápido e dará trabalho aos
veteranos nesse ano, travando ótimas disputas com Dias pelo terceiro lugar. Mesmo
com problemas no carro devido a um acidente no treino livre de sexta-feira,
Bonilha mantinha-se na segunda colocação, até sofrer com problemas no pescador
de combustível do seu carro e ser obrigado a se arrastar até o fim da prova,
cruzando a linha de chegada na 6ª colocação.
Quando a
forte chuva chegou, Thiago que já possuía tranquila vantagem na liderança soube
administrar, mas recebeu a bandeirada com apenas 0s371 à frente de Dias.
William Daulizio (Della Barba) ainda utilizando um carro com motor Boxer e
largando atrás fez uma ótima corrida de recuperação fechando em terceiro lugar.
"Esse motor Ford é incrível, a
cada corrida vamos aperfeiçoando e já deu para ver que ainda temos muito a
evoluir, quem sabe não conseguimos fazer o carro virar 1min56 no final do ano,
quem sabe?”, comentou
o vencedor, que assim como Dias e Bonilha não sofreram problemas de
aquecimento. "O carro é muito no
chão, o comportamento na chuva foi muito bom, eu é que diminui o ritmo mesmo
pois até aceitaria perder a corrida para outro piloto, mas não por fazer alguma
bobagem na pista. Acredito que quando mais pessoas que tem até mais técnica do
que eu começaram a trabalhar com o carro, vamos desenvolver muito mais o
modelo”, finalizou o piloto muito feliz pela vitória, mesmo não valendo por
nenhum campeonato.
A primeira
prova oficial já com os novos carros deverá acontecer no dia 28 de fevereiro em
Piracicaba (SP), porém existe a possibilidade a ser confirmada nos próximos
dias pela FASP que a corrida ocorra em Interlagos.
Confira o resultado final da prova
extra-oficial de F1600:
1) Thiago Felippe (Thomaz Racing) – 15 voltas em
31min52s614
2) Eduardo Dias (San Race)
3) William Daulizio (Della Barba)
4) Marcio Battistin (San Race)
5) André
Rodrigues (San Race)
6) Alexandre
Bonilha (Thomaz Racing)
7) Marcos
Pimentel (San Race)
8) Luiz
Finotti (LF Preparações)
Melhor volta:
Thiago Felippe (Thomaz Racing) na 7ª volta em 2min00s366
A F1600 conta
com o apoio da STP, FuelTech, Metal Horse, Lotse, MOTUL, Crestana e Alpie
Escola de Pilotagem.
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
MTb: 34.906
Fotos divulgação