quinta-feira, 22 de agosto de 2013
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus mantém boa fase e fecha em 2º ...
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus mantém boa fase e fecha em 2º ...: Como previsto, a chuva deu as caras no tradicional circuito alemão e determinou os rumos da corrida deste domingo. Augusto Farfus cruzou a ...
DTM: Augusto Farfus mantém boa fase e fecha em 2º corrida movimentada em Nürburgring
Como previsto, a chuva deu as caras no
tradicional circuito alemão e determinou os rumos da corrida deste domingo.
Augusto Farfus cruzou a linha de chegada em segundo e segue na quinta colocação
do campeonato.
Chuva, pista
seca, muitas ultrapassagens e táticas diversas do início ao fim da corrida.
Assim foi a sétima etapa da temporada 2013 do DTM, realizada neste domingo (18)
no tradicional circuito de Nürburgring, na Alemanha. Augusto Farfus Jr. largou
na pole-position e andou entre os ponteiros durante praticamente toda a prova.
Entretanto, graças a uma ultrapassagem arrojada feita para cima do brasileiro,
Robert Wickens conquistou uma posição importante que acabou se convertendo em
vitória nesta tarde. Augusto cruzou a linha de chegada em segundo e faturou um
resultado importante, subindo ao pódio pela segunda rodada consecutiva.
O curitibano
completou em segundo lugar as 47 voltas de uma disputa que teve a chuva como
protagonista pouco antes da largada, deixando o início da prova bastante tenso.
Com o apagar das luzes vermelhas, Augusto se manteve na liderança e conseguiu
permanecer na pista com seus pneus macios. Outros pilotos, no entanto, não
tiveram a mesma sorte e rodaram, como Joey Hand e Mike Rockenfeller. Por conta
dos incidentes da primeira volta, a direção de prova acionou o safety-car.
Depois de
dois giros, a bandeira verde foi acionada novamente em Nürburgring. Farfus, que
seguiu na pista, assim como a maioria dos pilotos, manteve a ponta mesmo com o
asfalto bem mais encharcado do que no início da prova. Uma volta depois, quando
era bastante pressionado por Marco Wittmann, Augusto foi para os boxes, como
boa parte dos seus oponentes, para colocar pneus de chuva.
Rockenfeller,
que fez sua parada durante a vigência do safety-car, acabou assumindo a ponta
por ter feito o pit-stop bem antes dos concorrentes. Adrien Tambay ocupava a
segunda colocação, enquanto Farfus figurava em terceiro, mas distante quase 19s
do alemão da Audi Team Phoenix.
Por se tratar
de uma corrida cheia de alternativas por conta do clima instável, nada estava
definido. Ainda mais pelo fato de o primeiro pit-stop de Rockenfeller, na
segunda volta, não ter sido contabilizado como parada obrigatória - já que,
conforme o regulamento, as paradas só podem ser feitas a partir da quinta
volta. Assim, Augusto tinha chances reais de voltar a brigar pela vitória em
Nürburgring.
Mas para
lutar pelo topo do pódio, o brasileiro tinha de enfrentar, além de
Rockenfeller, Adrien Tambay. O piloto da Audi vinha em ritmo mais lento e
segurava, além de Augusto, um pelotão com Robert Wickens e Miguel Molina.
Farfus tentou por várias vezes ultrapassar o francês, que defendia sua posição
com propriedade. Mas de maneira surpreendente, e por fora, Wickens ultrapassou
Augusto e Tambay, subindo para segundo, numa manobra que viria a ser decisiva
para os rumos da corrida. Uma volta depois, finalmente o curitibano conseguiu
passar Adrien, voltando a ocupar o terceiro posto, quando o asfalto estava bem
mais seco e já havia um trilho formado no traçado.
Farfus
realizou seu segundo pit-stop na volta 32. Seguindo os outros pilotos da
corrida, o brasileiro optou por colocar pneus para pista seca, mais
precisamente os compostos macios. O piloto da BMW RBM retornou à pista em
terceiro, mas cada vez mais próximo de Wickens. Rockenfeller seguia na liderança
da corrida, mas ainda tinha que fazer mais uma parada obrigatória na corrida.
Na volta 41,
finalmente Rockenfeller fez sua parada derradeira, voltando à pista na quarta
colocação. Wickens assumiu a liderança, com Farfus em segundo, distante 2s237 do
piloto canadense da Mercedes. Com a vantagem sobre controle, Robert cruzou a
linha de chegada na frente e conquistou sua primeira vitória na carreira no
DTM. Augusto terminou em segundo e Christian Vietoris completou o pódio.
Agora, o
piloto da BMW RBM soma 66 pontos e permanece na quinta colocação, a apenas
cinco pontos de Vietoris, segundo colocado. Rockenfeller se manteve como líder,
com 106 pontos, faltando três corridas para o fim da temporada.
Depois da
corrida em Nürburgring, o DTM faz uma pausa de praticamente um mês. A próxima
etapa do campeonato acontecerá em 15 de setembro no circuito de Oschersleben,
na Alemanha.
Augusto
Farfus:
"A
corrida foi fantástica. Na verdade, a chuva que apareceu no começo da prova
dificultou a situação, mas, de qualquer maneira, a gente sobreviveu. Acho que
era uma corrida em que o importante era chegar no final, e isso a gente fez. O
que ficou faltando foram as primeiras voltas, quando a gente colocou os pneus
de chuva. Estávamos esperando por uma pista mais seca e preparamos os pneus
para este tipo de condição, mas a chuva aumentou e a gente demorou para
aumentar a temperatura e obter aderência com os pneus de chuva, e por isso que
a gente acabou perdendo a vitória. Nessas condições, você só pensa em manter o
carro na pista e chegar até o final, e foi isso que eu fiz. Sendo o primeiro da
fila, você acaba sendo a referência para todo mundo, então foi difícil adotar a
estratégia certa, mas está tudo bem. Acho que o resultado foi bom e é isso o
que conta. E o importante é estar no pódio novamente, ainda mais numa corrida
como essa, onde tudo pode acontecer."
Confira
resultado final da etapa de Nürburgring:
1) Robert
Wickens - HWA Mercedes - 47 voltas - 1h15m33.710
2) Augusto
Farfus - RBM BMW - a 2.158
3) Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 9.749
4) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 20.524
5) Martin Tomczyk - RMG BMW - a 27.104
6) Adrien Tambay - Abt Audi - a 27.523
7) Marco Wittmann - MTEK BMW - a 29.540
8) Miguel
Molina - Phoenix Audi - a 33.037
9) Jamie Green - Abt Audi - a 39.972
10) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 40.486
11) Filipe
Albuquerque - Rosberg Audi - a 40.908
12) Edoardo
Mortara - Rosberg Audi - a 42.629
13) Mattias Ekstrom - Abt Audi - a 46.303
14) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 51.991
15) Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 57.649
16) Andy Priaulx - RMG BMW - a 1m21.517
17) Gary Paffett - HWA Mercedes - a 1 volta
18) Timo
Glock - MTEK BMW - a 1 volta
19) Roberto
Merhi - HWA Mercedes - a 1 volta
Não
completaram:
Daniel
Juncadella - Mucke Mercedes
Timo Scheider
- Abt Audi
Joey Hand -
RBM BMW
Fonte: www.farfus.com
Foto: Divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Após vitória na Inglaterra, Felip...
ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Após vitória na Inglaterra, Felip...: Brasiliense soma seis vitórias, sete voltas mais rápidas e todas as pole positions em 2013 Depois de passar por Brasília (DF), Entre Ri...
Fórmula 3 Sudam: Após vitória na Inglaterra, Felipe Guimarães quer vencer em Curitiba
Brasiliense soma seis vitórias, sete voltas mais rápidas e todas
as pole positions em 2013
Depois de
passar por Brasília (DF), Entre Rios (Argentina) e São Paulo (SP), a Fórmula 3
desembarca neste final de semana (23 a 25/8) em Curitiba (PR) para a disputa da
quinta rodada dupla do Campeonato Sul-americano. A nona etapa será disputada no
sábado (24/8), a partir das 15h25, enquanto a décima prova terá largada as
10h50 de domingo.
Grande
atração da categoria mais rápida do Cone Sul, Felipe Guimarães (Faculdade
Evangélica/Marc JR/Hitech Racing) chega mais forte do que nunca depois de ter
vencido uma etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3 no mítico circuito de
Brands Hatch, na Inglaterra, em meados deste mês. Fora este sucesso na Europa,
o brasiliense soma seis vitórias, sete voltas mais rápidas e todas as pole
positions em 2013 nas oito provas já disputadas aqui em nosso continente.
"Estou
muito feliz, forte e motivado depois de vencer na Inglaterra. E meu objetivo em
Curitiba será vencer novamente. Em virtude do abandono em duas das oito provas
já disputadas, estou na vice-liderança do campeonato. E a melhor maneira de
conseguir a recuperação é vencendo corridas, pois a concorrência aqui também é
muito forte", afirma Guimarães, que tem apenas dois pontos de desvantagem
para o paulista Raphael Raucci (Dolly/Beta/RR Racing).
Outra
motivação de Felipe Guimarães é o fato de estar correndo na casa da Hitech
Racing, a sua equipe no Brasil, dirigida pelo curitibano Rodrigo Contin.
"A gente andou bem em todas as pistas em que corremos neste ano. O acerto
do carro da Hitech em Curitiba também é muito bom e nos treinos que faremos
vamos desenvolvê-lo ainda mais. Desta maneira, a expectativa para este final de
semana é a melhor possível", confia o piloto da Faculdade Evangélica/Marc
JR/Hitech Racing.
"O
Felipe é bem experiente e tem um grande talento natural para ser rápido e
extremamente constante em qualquer pista. Esperamos fazer um bom trabalho com
ele para continuar com o nosso sucesso, lutando por mais pole position e
vitórias", acredita o jovem (31 anos) engenheiro paranaense. "E vamos
ver se conseguimos fazer uma dobradinha em casa com o nosso outro piloto",
lembrou Contin, referindo-se ao novato paranaense Gustavo Myasava (Drugovich/Viapar/Hitech
Racing), terceiro no campeonato.
A
classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de oito etapas está assim: 1º)
Raphael Raucci, 122; 2º) Felipe Guimarães, 120 pontos; 3º) Gustavo Myasava, 45;
4º) Higor Hoffmann, 34; 5º) Gustavo Frigotto, 32; 6º) Gustavo Lima, 20.
Curta www.facebook.com/FelipeLopesGuimaraes
Visite www.hitechracing.com.br
Visite www.f3sulamericana.com.br
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto: Bruno Terena
ALTA ROTAÇÃO: Marcas lutam pela liderança na Copa Petrobras
ALTA ROTAÇÃO: Marcas lutam pela liderança na Copa Petrobras: Cinco montadoras disputam o título da importante categoria que tem sua quarta rodada dupla da temporada no próximo final de semana no Autód...
Marcas lutam pela liderança na Copa Petrobras
Cinco montadoras disputam o título da importante categoria que
tem sua quarta rodada dupla da temporada no próximo final de semana no
Autódromo de Curitiba. Toyota, Honda, Chevrolet, Mitsubishi e Ford brigam por
vitórias.
Uma disputa à
parte acontece na Copa Petrobras de Marcas, que neste final de semana tem sua
quarta rodada dupla da temporada no Autódromo de Curitiba. Como o próprio nome
da competição diz, a briga é entre cinco das principais montadoras do Brasil.
Até agora a liderança está nas mãos da Toyota, que corre atrás de seu primeiro
título geral. Até agora foram três temporadas com duas diferentes vitoriosas.
Em 2011, na
abertura foi a Chevrolet, ano passado a Honda e neste terceiro ano podemos ter
outra multinacional na frente, pois até agora a Toyota lidera com 208 pontos
contra 169 da Honda. No entanto, muita coisa acontecerá até o final e todas as
outras ainda mantêm chances matemáticas. A Chevrolet tem 137, Mitsubishi 108 e
Ford 74. Até o final do campeonato, dia 1º de dezembro, estarão em disputa 300
pontos, pois a rodada decisiva tem pontuação dobrada.
Outra batalha
importante é entre os pilotos e a ponta está nas mãos de Galid Osman, com seu
Toyota Corolla. Ele assumiu a liderança na segunda rodada dupla do ano, quando
ganhou duas vezes em Brasília e não deixou o posto nem mesmo depois das duas
vitórias de Ricardo Zonta, outro piloto da Toyota, em Interlagos. O terceiro
colocado é o sempre regular e atual campeão Ricardo Maurício, com seu Honda
Civic. Galid tem 85 pontos, Zonta 78 e Ricardinho 77.
O quarto
lugar está com dois pilotos Alceu Feldmann (Honda) e Leandro Romera (Chevrolet
Cruze) que têm 66 pontos, com Denis Navarro (Toyota Corolla) em quinto com 55.
A Mitsubishi melhorou bem na tabela de classificação com a chegada de André
Bragantini, que fez dois pódios em Interlagos e chegou aos 40 pontos.
Mais
informações no site www.brasileirodemarcas.com.br
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
e-mail: imprensa@brasileirodemarcas.com.br
Foto: Bruno Terena
Assinar:
Postagens (Atom)