quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus mantém boa fase e fecha em 2º ...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus mantém boa fase e fecha em 2º ...: Como previsto, a chuva deu as caras no tradicional circuito alemão e determinou os rumos da corrida deste domingo. Augusto Farfus cruzou a ...

DTM: Augusto Farfus mantém boa fase e fecha em 2º corrida movimentada em Nürburgring

Como previsto, a chuva deu as caras no tradicional circuito alemão e determinou os rumos da corrida deste domingo. Augusto Farfus cruzou a linha de chegada em segundo e segue na quinta colocação do campeonato.

Chuva, pista seca, muitas ultrapassagens e táticas diversas do início ao fim da corrida. Assim foi a sétima etapa da temporada 2013 do DTM, realizada neste domingo (18) no tradicional circuito de Nürburgring, na Alemanha. Augusto Farfus Jr. largou na pole-position e andou entre os ponteiros durante praticamente toda a prova. Entretanto, graças a uma ultrapassagem arrojada feita para cima do brasileiro, Robert Wickens conquistou uma posição importante que acabou se convertendo em vitória nesta tarde. Augusto cruzou a linha de chegada em segundo e faturou um resultado importante, subindo ao pódio pela segunda rodada consecutiva.

O curitibano completou em segundo lugar as 47 voltas de uma disputa que teve a chuva como protagonista pouco antes da largada, deixando o início da prova bastante tenso. Com o apagar das luzes vermelhas, Augusto se manteve na liderança e conseguiu permanecer na pista com seus pneus macios. Outros pilotos, no entanto, não tiveram a mesma sorte e rodaram, como Joey Hand e Mike Rockenfeller. Por conta dos incidentes da primeira volta, a direção de prova acionou o safety-car.

Depois de dois giros, a bandeira verde foi acionada novamente em Nürburgring. Farfus, que seguiu na pista, assim como a maioria dos pilotos, manteve a ponta mesmo com o asfalto bem mais encharcado do que no início da prova. Uma volta depois, quando era bastante pressionado por Marco Wittmann, Augusto foi para os boxes, como boa parte dos seus oponentes, para colocar pneus de chuva.

Rockenfeller, que fez sua parada durante a vigência do safety-car, acabou assumindo a ponta por ter feito o pit-stop bem antes dos concorrentes. Adrien Tambay ocupava a segunda colocação, enquanto Farfus figurava em terceiro, mas distante quase 19s do alemão da Audi Team Phoenix.

Por se tratar de uma corrida cheia de alternativas por conta do clima instável, nada estava definido. Ainda mais pelo fato de o primeiro pit-stop de Rockenfeller, na segunda volta, não ter sido contabilizado como parada obrigatória - já que, conforme o regulamento, as paradas só podem ser feitas a partir da quinta volta. Assim, Augusto tinha chances reais de voltar a brigar pela vitória em Nürburgring.

Mas para lutar pelo topo do pódio, o brasileiro tinha de enfrentar, além de Rockenfeller, Adrien Tambay. O piloto da Audi vinha em ritmo mais lento e segurava, além de Augusto, um pelotão com Robert Wickens e Miguel Molina. Farfus tentou por várias vezes ultrapassar o francês, que defendia sua posição com propriedade. Mas de maneira surpreendente, e por fora, Wickens ultrapassou Augusto e Tambay, subindo para segundo, numa manobra que viria a ser decisiva para os rumos da corrida. Uma volta depois, finalmente o curitibano conseguiu passar Adrien, voltando a ocupar o terceiro posto, quando o asfalto estava bem mais seco e já havia um trilho formado no traçado.

Farfus realizou seu segundo pit-stop na volta 32. Seguindo os outros pilotos da corrida, o brasileiro optou por colocar pneus para pista seca, mais precisamente os compostos macios. O piloto da BMW RBM retornou à pista em terceiro, mas cada vez mais próximo de Wickens. Rockenfeller seguia na liderança da corrida, mas ainda tinha que fazer mais uma parada obrigatória na corrida.

Na volta 41, finalmente Rockenfeller fez sua parada derradeira, voltando à pista na quarta colocação. Wickens assumiu a liderança, com Farfus em segundo, distante 2s237 do piloto canadense da Mercedes. Com a vantagem sobre controle, Robert cruzou a linha de chegada na frente e conquistou sua primeira vitória na carreira no DTM. Augusto terminou em segundo e Christian Vietoris completou o pódio.

Agora, o piloto da BMW RBM soma 66 pontos e permanece na quinta colocação, a apenas cinco pontos de Vietoris, segundo colocado. Rockenfeller se manteve como líder, com 106 pontos, faltando três corridas para o fim da temporada.

Depois da corrida em Nürburgring, o DTM faz uma pausa de praticamente um mês. A próxima etapa do campeonato acontecerá em 15 de setembro no circuito de Oschersleben, na Alemanha.

Augusto Farfus:

"A corrida foi fantástica. Na verdade, a chuva que apareceu no começo da prova dificultou a situação, mas, de qualquer maneira, a gente sobreviveu. Acho que era uma corrida em que o importante era chegar no final, e isso a gente fez. O que ficou faltando foram as primeiras voltas, quando a gente colocou os pneus de chuva. Estávamos esperando por uma pista mais seca e preparamos os pneus para este tipo de condição, mas a chuva aumentou e a gente demorou para aumentar a temperatura e obter aderência com os pneus de chuva, e por isso que a gente acabou perdendo a vitória. Nessas condições, você só pensa em manter o carro na pista e chegar até o final, e foi isso que eu fiz. Sendo o primeiro da fila, você acaba sendo a referência para todo mundo, então foi difícil adotar a estratégia certa, mas está tudo bem. Acho que o resultado foi bom e é isso o que conta. E o importante é estar no pódio novamente, ainda mais numa corrida como essa, onde tudo pode acontecer."

Confira resultado final da etapa de Nürburgring:

1) Robert Wickens - HWA Mercedes - 47 voltas - 1h15m33.710
2) Augusto Farfus - RBM BMW - a 2.158
3) Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 9.749
4) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 20.524
5) Martin Tomczyk - RMG BMW - a 27.104
6) Adrien Tambay - Abt Audi - a 27.523
7) Marco Wittmann - MTEK BMW - a 29.540
8) Miguel Molina - Phoenix Audi - a 33.037
9) Jamie Green - Abt Audi - a 39.972
10) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 40.486
11) Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 40.908
12) Edoardo Mortara - Rosberg Audi - a 42.629
13) Mattias Ekstrom - Abt Audi - a 46.303
14) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 51.991
15) Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 57.649
16) Andy Priaulx - RMG BMW - a 1m21.517
17) Gary Paffett - HWA Mercedes - a 1 volta
18) Timo Glock - MTEK BMW - a 1 volta
19) Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 1 volta

Não completaram:
Daniel Juncadella - Mucke Mercedes
Timo Scheider - Abt Audi
Joey Hand - RBM BMW


Foto: Divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Após vitória na Inglaterra, Felip...

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Após vitória na Inglaterra, Felip...: Brasiliense soma seis vitórias, sete voltas mais rápidas e todas as pole positions em 2013 Depois de passar por Brasília (DF), Entre Ri...

Fórmula 3 Sudam: Após vitória na Inglaterra, Felipe Guimarães quer vencer em Curitiba

Brasiliense soma seis vitórias, sete voltas mais rápidas e todas as pole positions em 2013

Depois de passar por Brasília (DF), Entre Rios (Argentina) e São Paulo (SP), a Fórmula 3 desembarca neste final de semana (23 a 25/8) em Curitiba (PR) para a disputa da quinta rodada dupla do Campeonato Sul-americano. A nona etapa será disputada no sábado (24/8), a partir das 15h25, enquanto a décima prova terá largada as 10h50 de domingo.

Grande atração da categoria mais rápida do Cone Sul, Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing) chega mais forte do que nunca depois de ter vencido uma etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3 no mítico circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, em meados deste mês. Fora este sucesso na Europa, o brasiliense soma seis vitórias, sete voltas mais rápidas e todas as pole positions em 2013 nas oito provas já disputadas aqui em nosso continente.

"Estou muito feliz, forte e motivado depois de vencer na Inglaterra. E meu objetivo em Curitiba será vencer novamente. Em virtude do abandono em duas das oito provas já disputadas, estou na vice-liderança do campeonato. E a melhor maneira de conseguir a recuperação é vencendo corridas, pois a concorrência aqui também é muito forte", afirma Guimarães, que tem apenas dois pontos de desvantagem para o paulista Raphael Raucci (Dolly/Beta/RR Racing).

Outra motivação de Felipe Guimarães é o fato de estar correndo na casa da Hitech Racing, a sua equipe no Brasil, dirigida pelo curitibano Rodrigo Contin. "A gente andou bem em todas as pistas em que corremos neste ano. O acerto do carro da Hitech em Curitiba também é muito bom e nos treinos que faremos vamos desenvolvê-lo ainda mais. Desta maneira, a expectativa para este final de semana é a melhor possível", confia o piloto da Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing.

"O Felipe é bem experiente e tem um grande talento natural para ser rápido e extremamente constante em qualquer pista. Esperamos fazer um bom trabalho com ele para continuar com o nosso sucesso, lutando por mais pole position e vitórias", acredita o jovem (31 anos) engenheiro paranaense. "E vamos ver se conseguimos fazer uma dobradinha em casa com o nosso outro piloto", lembrou Contin, referindo-se ao novato paranaense Gustavo Myasava (Drugovich/Viapar/Hitech Racing), terceiro no campeonato.

A classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de oito etapas está assim: 1º) Raphael Raucci, 122; 2º) Felipe Guimarães, 120 pontos; 3º) Gustavo Myasava, 45; 4º) Higor Hoffmann, 34; 5º) Gustavo Frigotto, 32; 6º) Gustavo Lima, 20.

Curta www.facebook.com/FelipeLopesGuimaraes
Visite www.hitechracing.com.br
Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Bruno Terena

ALTA ROTAÇÃO: Marcas lutam pela liderança na Copa Petrobras

ALTA ROTAÇÃO: Marcas lutam pela liderança na Copa Petrobras: Cinco montadoras disputam o título da importante categoria que tem sua quarta rodada dupla da temporada no próximo final de semana no Autód...

Marcas lutam pela liderança na Copa Petrobras

Cinco montadoras disputam o título da importante categoria que tem sua quarta rodada dupla da temporada no próximo final de semana no Autódromo de Curitiba. Toyota, Honda, Chevrolet, Mitsubishi e Ford brigam por vitórias.

Uma disputa à parte acontece na Copa Petrobras de Marcas, que neste final de semana tem sua quarta rodada dupla da temporada no Autódromo de Curitiba. Como o próprio nome da competição diz, a briga é entre cinco das principais montadoras do Brasil. Até agora a liderança está nas mãos da Toyota, que corre atrás de seu primeiro título geral. Até agora foram três temporadas com duas diferentes vitoriosas.

Em 2011, na abertura foi a Chevrolet, ano passado a Honda e neste terceiro ano podemos ter outra multinacional na frente, pois até agora a Toyota lidera com 208 pontos contra 169 da Honda. No entanto, muita coisa acontecerá até o final e todas as outras ainda mantêm chances matemáticas. A Chevrolet tem 137, Mitsubishi 108 e Ford 74. Até o final do campeonato, dia 1º de dezembro, estarão em disputa 300 pontos, pois a rodada decisiva tem pontuação dobrada.

Outra batalha importante é entre os pilotos e a ponta está nas mãos de Galid Osman, com seu Toyota Corolla. Ele assumiu a liderança na segunda rodada dupla do ano, quando ganhou duas vezes em Brasília e não deixou o posto nem mesmo depois das duas vitórias de Ricardo Zonta, outro piloto da Toyota, em Interlagos. O terceiro colocado é o sempre regular e atual campeão Ricardo Maurício, com seu Honda Civic. Galid tem 85 pontos, Zonta 78 e Ricardinho 77.

O quarto lugar está com dois pilotos Alceu Feldmann (Honda) e Leandro Romera (Chevrolet Cruze) que têm 66 pontos, com Denis Navarro (Toyota Corolla) em quinto com 55. A Mitsubishi melhorou bem na tabela de classificação com a chegada de André Bragantini, que fez dois pódios em Interlagos e chegou aos 40 pontos.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

e-mail: imprensa@brasileirodemarcas.com.br
Foto: Bruno Terena