domingo, 25 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Formula Indy - Will Power vence GP de Sonoma

ALTA ROTAÇÃO: Formula Indy - Will Power vence GP de Sonoma: Em corrida repleta de bandeiras amarelas, Will Power conquista sua primeira vitória desde a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé . Em cor...

Formula Indy - Will Power vence GP de Sonoma

Em corrida repleta de bandeiras amarelas, Will Power conquista sua primeira vitória desde a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé.

Em corrida repleta de bandeiras amarelas, Will Power conquista sua primeira vitória desde a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. Justin Wilson fica em segundo e Dario Franchitti cruza a linha de chegada em terceiro. Scott Dixon, que liderava a prova e era cotado como candidato à vitória, foi punido após atropelar um mecânico da Panske e completou a prova na 15ª posição. Entre os brasileiros, Helio Castroneves foi o sétimo colocado e Tony Kanaan o 13º.
Logo na largada, Dario Franchitti disparou na frente, seguido por Scott Dixon e Will Power em terceiro. Já na curva 2, Charlie Kimball tocou no carro de Helio Castroneves, rodou e provocou a primeira bandeira amarela da corrida. Mais atrás, Tony Kanaan, 16º do grid, ganhou duas posições e pulou para 14º.
Na relargada, dada três voltas mais tarde, Ryan Hunter-Reay partiu para cima de Power e tomou a terceira posição do australiano. Helinho aproveitou que seu companheiro de equipe perdeu rendimento e pula para quarto. Com a faca nos dentes, Tony Kanaan parte para cima dos adversários e dá um salto da 14ª para a sétima posição.
Na sexta volta, Justin Wilson rodou e parado em posição perigosa, provocou a segunda intervenção do Safety Car. Na relargada, dada na 11ª volta, Franchitti conseguiu manter a ponta, seguido por seu companheiro de equipe, Scott Dixon. Enquanto isso, Power vai para cima de Helinho, o ultrapassa e recupera a quarta posição.
No pelotão intermediário, Simona de Silvestro, que largou da 22ª posição, partiu para cima e ultrapassou JR Hildebrand, Sebastien Bourdais, Tristan Vautier e assumiu a 13ª posição. Quem também conseguia boa recuperação era Ryan Briscoe, que de 21º do grid pulou para a décima posição.
Na 15ª volta, Simona de Silvestro, que fazia boa prova de recuperação, foi tocada por Sebastien Bourdais e provocou a terceira bandeira amarela da corrida. O choque avariou a asa dianteira de Bourdais.
Com Safety Car na pista, a maioria dos pilotos aproveitou para fazer suas paradas para troca de pneus e reabastecimento, entre eles, Franchitti, Dixon, Power e Helinho. Tony Kanaan, que fazia boa prova de recuperação, enfrentou problemas em sua parada e perdeu algumas posições.
Na relargada, dada na 20ª volta, Hunter-Reay, que não parou nos pits para reabastecimento e troca de pneus, assumiu a liderança, enquanto Helinho perdeu posições e caiu para décimo. Mais atrás, Graham Rahal foi tocado, rodou e com o bico do carro avariado, teve de parar mais uma vez nos pits, desta vez para trocar a peça.
Três voltas mais tarde, Josef Newgarden rodou e provocou a quarta bandeira amarela. Com o Safety Car na pista, Hunter-Reay parou nos pits e deu de presente a primeira posição para Justin Wilson, que além dos adversários no seu encalço, enfrentava um saco plástico preso em seu pneu dianteiro direito. Na relargada, dada na 25ª volta, Wilson acelerou forte e segurou a ponta, seguido por Dixon e Will Power, que aproveitaram uma confusão para ganhar posições.
Uma escapada de pista, protagonizada por James Jakes na 30ª volta, provocou a quinta bandeira amarela da corrida. Entre os novatos, James Davison, que largou em 25º, a esta altura da prova ocupava a décima posição e Lucas Luhr, 24º do grid, era o 16º.
Cinco voltas mais tarde, foi autorizada a relargada e Dixon, após uma bobeada de Wilson, atacou e assumiu a liderança. Helinho, que vinha em sexto, ultrapassou Marco Andretti e foi para quinto, logo atrás de Franchitti.
A partir da 43ª volta, a vantagem de Dixon sobre o então segundo colocado, Will Power, começou a diminuir e o neozelandês passou a sofrer pressão do australiano. Com pneus muito desgastados, Power não conseguiu superar Dixon e foi obrigado a parar nos pits para trocá-los. Dixon parou uma volta mais tarde e depois de um trabalho perfeito da Ganassi, conseguiu voltar para a pista na frente do piloto da Penske.
Com a parada dos ponteiros, Tony Kanaan assumiu a liderança, mas sua vida não era tranquila, pois tinha James Hinchcliffe o perseguindo de perto. Pouco depois, Tony fez sua última parada para reabastecimento e troca de pneus e retornou para a pista na 12ª posição. A parada de Tony colocou Hinchcliffe na liderança.
Depois da parada de Hinchcliffe, a liderança voltou para Scott Dixon, que sofria forte pressão de Justin Wilson, ambos observados por Will Power, que àquela altura era o terceiro colocado. Um pouco mais atrás, Helio Castroneves ultrapassou Simon Pagenaud e assumiu a sexta posição, mas pouco depois voltou ao sétimo posto, após ser ultrapassado por James Hinchcliffe.
A pressão de Wilson sobre Dixon acabou quando o piloto da Dale Coyne teve de parar nos pits para trocar pneus e reabastecer, quando faltavam 22 voltas para o fim da corrida. Uma volta mais tarde Josef Newgarden escapou da pista e provocou a sexta bandeira amarela.
Com Safety Car na pista, Dixon e Power pararam nos pits para trocar pneus e reabastecer. Na saída para a pista, Scott Dixon acaba acertando um dos mecânicos, que é arremessado sobre outro mecânico do time e cai no chão.
a relargada, dada a 16 voltas do fim, Dixon acelerou forte e conseguiu manter a liderança, mas a alegria do neozelandês dura pouco, pois recebeu uma punição por atropelar o mecânico e teve de fazer uma passagem pelos pits. Helio Castroneves, que briga com Dixon pelo campeonato, caiu de sexto para oitavo, mas se recuperou pouco depois, após ultrapassar Tony Kanaan e subiu para sétimo.
A dez voltas do final, Will Power era o primeiro colocado, seguido por Justin Wilson em segundo e Dario Franchitti em terceiro. Mais atrás, Scott Dixon tentava se recuperar e ocupava a 18ª posição.
A sete voltas do final, Charlie Kimball recebeu um toque de Ryan Briscoe e ao tentar voltar para a pista bateu em Ed Carpenter e Takuma Sato. O enrosco provocou a sétima bandeira amarela e deu três posições a Dixon, que saltou para 15º.
Faltando quatro voltas para o final, Power conseguiu segurar a ponta, seguido por Justin Wilson e Dario Franchitti. Pouco depois Sebastian Saavedra foi tocado e bateu no muro, sofrendo o acidente mais forte da prova.
As primeira posições não se alteraram e Will Power conquistou sua primeira vitória desde a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé de 2012. Justin Wilson foi o segundo e Dario Franchitti o terceiro.

Os resultados oficiais
GoPro Grand Prix de Sonoma
Pos.     Car #   Motorista         Laps   
1          12        Will Power      85       
2          19        Justin Wilson  85       
3          10        Dario Franchitti           85       
4          25        Marco Andretti           85       
5          77        Simon Pagenaud       85       
6          1          Ryan Hunter-Reay     85       
7          3          Helio Castroneves      85       
8          27        James Hinchcliffe      85       
9          78        Simona De Silvestro  85       
10        7          Sebastien Bourdais    85       
11        15        Graham Rahal           85       

12        55        Tristan Vautier            85       
13        11        Tony Kanaan  85       
14        5          EJ Viso           85       
15        9          Scott Dixon     85       
16        98        JR Hildebrand            85       
17        4          Ryan Briscoe  85       

18        18        James Davison          85       
19        20        Ed Carpenter  84       

20        83        Charlie Kimball           83       
21        6          Sebastian Saavedra   81       
22        97        Lucas Luhr      81       
23        14        Takuma Sato  67       
24        67        Josef Newgarden       56       
25        16        James Jakes  28       
Situação do campeonato :
Helio Castro Neves  -  479 pontos
Scott Dixon                  440
Ryan Hunter  Reay     417
Marco Andretti           409



ALTA ROTAÇÃO: Quinto ‘selo’ para o quarto título de Vettel .

ALTA ROTAÇÃO: Quinto ‘selo’ para o quarto título de Vettel .: Sebastian Vettel venceu pela quinta vez este ano, a 31ª vitória da sua carreira na F1. Sebastian Vettel venceu pela quinta vez este ano...

Quinto ‘selo’ para o quarto título de Vettel .

Sebastian Vettel venceu pela quinta vez este ano, a 31ª vitória da sua carreira na F1.

Sebastian Vettel venceu pela quinta vez este ano, a 31ª vitória da sua carreira na F1, dilatando a margem que o separa o segundo classificado no Mundial de Piloto que é agora Fernando Alonso, segundo em Spa, depois de uma boa recuperação de nono para segundo.

Kimi Raikkonen abandonou com problemas de travões no seu Lotus, o que aconteceu pela primeira vez desde o GP da Alemanha de 2009, portanto 38 corridas sem abandonar (2010 e 2011 esteve no WRC).

Vettel realizou uma corrida perfeita, passou para a frente de Lewis Hamilton, que partiu da pole, ainda na primeira volta, e depois não mais permitiu que os adversários se aproximassem, terminando com quase dezassete segundos de avanço, e em modo de gestão. Desta forma, tem agora uma avanço ainda maior e só uma perfeita hecatombe lhe roubará o quarto título mundial seguido, algo que na história da F1 só foi conseguido por Michael Schumacher (5 títulos entre 2000 e 2004) e Juan M. Fangio, quatro, de (de 1954 a 1957).

Fernando Alonso realizou uma boa corrida, muita aguerrida. Beneficiou duma fabulosa partida, de nono para quinto e depois foi subindo na classificação, só não chegando para um inalcançável Vettel. Lewis Hamilton e Nico Rosberg colocaram os seus dois Mercedes nas posições seguintes, sem andamento para mais. Corrida apagada de Mark Webber, que ainda assim terminou no frente dum combativo Jenson Button, que obteve o seu quarto top 6 do ano. Mais informação assim que possível.

Classificação

1. Vettel Red Bull-Renault
2. Alonso Ferrari
3. Hamilton Mercedes
4. Rosberg Mercedes
5. Webber Red Bull-Renault
6. Button McLaren-Mercedes
7. Massa Ferrari
8. Grosjean Lotus-Renault
9. Sutil Force India-Mercedes
10. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
11. Perez McLaren-Mercedes
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari
13. Hulkenberg Sauber-Ferrari
14. Gutierrez Sauber-Ferrari
15. Bottas Williams-Renault
16. van der Garde Caterham-Renault
17. Maldonado Williams-Renault
18. Bianchi Marussia-Cosworth
19. Chilton Marussia-Cosworth

Abandonos
Di Resta Force India-Mercedes
Raikkonen Lotus-Renault
Pic Caterham-Renault

Campeonatos


1. Vettel 197
2. Alonso 151
3. Hamilton 139
4. Raikkonen 134
5. Webber 115
6. Rosberg 96
7. Massa 67
8. Grosjean 53
9. Button 47
10. Di Resta 36
11. Sutil 25
12. Perez 18
13. Vergne 13
14. Ricciardo 12
15. Hulkenberg 7
16. Maldonado 1

1. Red Bull-Renault 312
2. Mercedes 235
3. Ferrari 218
4. Lotus-Renault 187
5. McLaren-Mercedes 65
6. Force India-Mercedes 61
7. Toro Rosso-Ferrari 25
8. Sauber-Ferrari 7
9. Williams-Renault 1


Fonte: AutoSport
Foto; Google


ALTA ROTAÇÃO: 500 KM de Interlagos será um festival para apaixon...

ALTA ROTAÇÃO: 500 KM de Interlagos será um festival para apaixon...: Corrida de carros clássicos, largada estilo Le Mans e torneio de regularidade fazem parte do festival da prova mais tradicional do calendár...

500 KM de Interlagos será um festival para apaixonados por carros

Corrida de carros clássicos, largada estilo Le Mans e torneio de regularidade fazem parte do festival da prova mais tradicional do calendário paulista

Nos dias 6, 7 e 8 de setembro o autódromo José Carlos Pace sediará uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro, os 500 KM de Interlagos. A prova, que é organizada pelo Automóvel Clube Paulista (ACP), chega a sua 29ª edição em 2013 e contará com diversos eventos para celebrar sua história. Além dos 500 KM, haverá uma corrida de carros clássicos, baterias de regularidade e uma corrida de três voltas com largada estilo Le Mans, para carros de competição das décadas de 50, 60, 70 e 80.



500 KM
A prova contará com um grid cheio, dividido entre carros de Gran Turismo ou Esporte Protótipos distribuídos em cinco categorias, as mesmas do Campeonato Brasileiro de Endurance. Uma das principais atrações da prova será a Ferrari 458 Italia GT3 da equipe Via Italia, vencedora da última edição com um modelo F430 GT2 pilotado por Daniel Serra e Chico Longo. Outros carros confirmados estão o protótipo da equipe DIMEP, seis Spyders, e carros de Gran Turismo. O grid deverá contar ainda com alguns protótipos Stock Car, além de Porsches e BMWs.

CORRIDA DE CARROS CLÁSSICOS
A corrida de 30 minutos de carros clássicos acontece dentro do evento dos 500 KM de Interlagos e contará com a presença de pilotos e preparadores que disputam a Classic Cup. Carros consagrados como Karman Ghias, Fusca, Pumas, Brasílias, BMWs, Alfas, Passats, 147s, Bianco e até um Lada correm para mostrar que ainda fazem bonito dentro de suas categorias.

HOMENAGEM AOS VETERANOS
Uma ação do Automóvel Clube Paulista será uma corrida de três voltas com largada estilo Le Mans para pilotos e carros veteranos. Serão carreteiras e carros de turismos que podem ser originais ou réplicas de clássicos que já competiram em categorias nacionais ou até mesmo em edições das décadas de 50, 60, 70 e 80 dos 500 KM de Interlagos. Pilotos como Bird Clemente, Lian Duarte, Graziela Fernandes, Emílio Zambello, Luiz Evandro Águia, Alfredo Guaraná Menezes estarão presentes. Alguns pilotos já falecidos deverão ser representados por amigos ou familiares, como é o caso de Piero Gancia, que será representado por sua filha, a jornalista Bárbara Gancia.

FESTIVAL DE REGULARIDADE
Para carros clássicos de rua o Automóvel Clube Paulista organizou em conjunto com o Grupo Comolatti um torneio de regularidade para carros clássicos, onde os proprietários podem escolher entre três opções de tempo para fazerem o maior número possível de voltas dentro do escolhido. Perde pontos quem faz acima ou abaixo do tempo estipulado e o vencedor será aquele que perder o menor número de pontos. Nos mesmos padrões, haverá uma bateria para futuros clássicos, carros nacionais ou importados que já ocupam um lugar importante no coração dos apaixonados.

HISTÓRIA
A tradicional corrida dos 500 km de Interlagos foi criada pelo Automóvel Clube Paulista, com o objetivo de integrar o calendário das comemorações de 7 de setembro. A primeira edição foi realizada no anel externo de Interlagos, mas desde 1997 passou a ser disputada no circuito completo. Em 28 edições e quase 56 anos de existência, a prova recebeu alguns dos principais nomes do automobilismo nacional, como Chico Landi, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi e Nelson Piquet.

Os 500km de Interlagos tem o patrocínio de Pirelli, Grupo Comolatti e Mitsubishi.
Dinho Leme

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Diego Faustino vence a quarta etapa do Moto 1000 G...

ALTA ROTAÇÃO: Diego Faustino vence a quarta etapa do Moto 1000 G...: Piloto da Petronas Eurobike Team travou duelo intenso na pista paranaense para cruzar em primeiro a linha de chegada Diferente das duas...

Diego Faustino vence a quarta etapa do Moto 1000 GP em Cascavel

Piloto da Petronas Eurobike Team travou duelo intenso na pista paranaense para cruzar em primeiro a linha de chegada

Diferente das duas últimas etapas, a bandeira no lugar mais alto do pódio foi brasileira. Numa corrida empolgante ao público, Diego Faustino, da Petronas Eurobike Team, por apenas 34 milésimos, superou o argentino e líder do campeonato Luciano Ribodino, piloto da equipe Alex Barros Racing, praticamente na linha de chegada. Em terceiro ficou Danilo Lewis, da PRT / RC3 Brasil, numa corrida de superação.

Após a festa do pódio, os pilotos foram para a coletiva de imprensa, onde comentaram sobre a corrida. “Confesso que foi no braço mesmo. Cansei muito nas cinco últimas voltas, e contei com um erro dos meus adversários duas voltas antes do fim para assumir a ponta”, contou Faustino, logicamente satisfeita com o resultado final. “Para mim essa vitória dá uma nova dinâmica para o campeonato. A partir desta corrida (de Cascavel) que marca a metade do calendário, acredito que teremos condições de melhorar ainda mais”, explicou o piloto da Petronas, que atingiu a vice-liderança do Brasileiro de Motovelocidade, com 54 pontos conquistados.

Ribodino, ainda líder com 92 pontos após quatro etapas, disse que o segundo lugar foi importante, justamente por mantê-lo na ponta da tabela. “Claro que buscamos sempre a vitória. Mas a regularidade é fundamental”, disse. “Penso que foi uma grande corrida, tanto para nós, como para quem assistiu, porque foi bastante intensa”, comentou o argentino. Terceiro no final da GP 1000 em Cascavel, Danilo Lewis lembrou do fim de semana intenso. “Nos treinos, o (Diego) Pierluigi vinha forte, baixando os tempos, tanto que estabeleceu o novo recorde do traçado. Isso nos obrigou a procurar mais, ser mais agressivo. Foi intenso, mas penso que isso leva o campeonato a um nível maior”, relatou ele, que assumiu a terceira colocação da tabela, agora com 46 pontos.

A CORRIDA

Largando na pole-position, o argentino Diego Pierluigi, da JC Racing Team, enfrentou problemas logo na primeira curva. Um problema elétrico no controle de largada fez o piloto parar e desligar sua moto. Assim, ele perdeu tempo e levou uma volta dos demais competidores, tendo que fazer uma corrida de recuperação. O problema de Pieluigi levou Danilo Lewis para a liderança, com Ribodino e Faustino em seu encalço, num começo de corrida bastante movimentado.

Na sexta volta o argentino Luciano Ribodino, que largou na quarta colocação, tomou a ponta de Lewis, com Faustino, Miguel Praia e Lucas Barros disputando as primeiras colocações que ficariam intensas a partir da nona volta. Quando a corrida chegou à sua metade, num total de 22 voltas programadas, os primeiros retardatários começavam a aparecer para os três primeiros colocados. Nem mesmo esse contratempo tirou o ritmo forte da disputa. Assim, na décima quinta volta, Pierluigi quebrou o recorde de tempo em corridas, com o tempo de 1min02s899. Na volta seguinte, Faustino aproveitou uma falha de Ribodino e Lewis na curva do “S” de alta velocidade para assumir a ponta e permanecer assim até a chegada.

Confira a classificação final da corrida deste domingo (25), no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel, válida pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade:

1º) Diego Faustino (PR/Petronas Eurobike Team), BMW, 3mins24s795
2º) Luciano Ribodino (ARG/Alex Barros Racing), BMW, a 0s034
3º) Danilo Lewis (SP/Pitico Race), Kawasaki, a 0s789
4º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, a 14s643
5º) Alan Douglas (SP/Pitico Race), Kawasaki, a 20s815
6º) Lucas Barros (SP/Alex Barros Racing), BMW, a 20s961
7º) Nico Ferreira (PR/HPN Racing Team), Kawasaki, a 22s438
8º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors), Kawasaki, a 34s681
9º) Alecsandre Grandi (SP/Team De Grandi-Bardahl), Honda, a 1 volta
10º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, a 1 volta
11º) Luiz Fittipaldi (DF/Motonil Motors), Kawasaki, a 1 volta
12º) Daniel Lenzi (PR/Grinjets SBK Racing), BMW, a 1 volta
13º) Marcos Salles, (PR, Team Fuel Racing/Mormaii), BMW, a 1 volta

A próxima etapa do Moto 1000 GP, válida pela quinta corrida do ano, das oito programadas na temporada, será em São Paulo, no Autódromo José nCarlos Pace, em Interlagos, no dia 22 de setembro. Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko e Peterlongo.

Fonte e Foto: Grelak Comunicação



ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Marcas: Pedro Nunes é Top-8 em Curit...

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Marcas: Pedro Nunes é Top-8 em Curit...: Além do bom resultado na corrida, piloto da Toyota foi terceiro e quarto nos treinos livres O piloto Pedro Nunes (OGX) terminou na oita...

Brasileiro de Marcas: Pedro Nunes é Top-8 em Curitiba

Além do bom resultado na corrida, piloto da Toyota foi terceiro e quarto nos treinos livres

O piloto Pedro Nunes (OGX) terminou na oitava colocação a segunda corrida da quarta etapa da Copa Petrobras de Marcas, realizada neste domingo (25) no Autódromo Internacional de Curitiba (PR). O final de semana foi positivo para o piloto dos modelos Toyota da equipe Bassani Racing, que foi terceiro e quarto nos treinos livres realizados no sábado, e, no domingo, somou pontos importantes para o campeonato.

"Estou muito feliz. Os resultados comprovam o trabalho bem feito da equipe. Só tenho a agradecer a todos. Agora, além de irmos para a próxima etapa mais confiantes, vamos atrás de resultados ainda melhores. O objetivo é brigar pelo campeonato", destaca o piloto do carro #2.

Na primeira corrida deste domingo em Curitiba, Pedro acabou abandonando por um problema no semieixo da homocinética. "Foi uma pena o que aconteceu. Mas a equipe trabalhou bem e conseguiu colocar meu carro na pista para a segunda corrida com um acerto muito bom", comentou o piloto.

Vivendo na capital paranaense desde o início deste ano, Pedro Nunes destacou a relação especial com a cidade e com a pista de Curitiba. "Aqui me sinto praticamente em casa. Gosto bastante da cidade, do povo curitibano e, principalmente, da pista. O traçado me agrada muito, com vários pontos de ultrapassagem. Acho que essa sintonia com a pista ajuda a fazer boas corridas", ressaltou.

A próxima etapa será realizada em Brasília (DF), no dia 29 de setembro. Confira o resultado da segunda corrida deste domingo na capital paranaense:

1) Vitor Meira (Ford Focus), 19 voltas em 33min18s341, média de 126,47 km/h
2) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 0s591
3) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 1s026
4) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 1s380
5) Ricardo Maurício (Honda Civic), a 2s114
6) Felipe Gama (Honda Civic), a 2s418
7) Vicente Orige (Honda Civic), a 2s949
8) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 3s319
9) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 3s782
10) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 4s648
11) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), a 5s873
12) Jaidson Zini (Ford Focus), a 6s521
13) Thiago Marques (Ford Focus), a 3 voltas
14) Kreis Jr. (Chevrolet Cruze), 3 voltas
15) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), a 10 voltas
16) Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 14 voltas
17) Julio Campos/Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), a 15 voltas
18) Eduardo Rocha (Mitsubishi Lancer GT), a 19 voltas
19) Fernando Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 19 voltas

Melhor volta: Alceu Feldmann, 1min28s134, média de 150,93 km/h

Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Luca Bassani


ALTA ROTAÇÃO: Denis Navarro conquista dois pódios em Curitiba no...

ALTA ROTAÇÃO: Denis Navarro conquista dois pódios em Curitiba no...: Piloto da Bassani Racing subiu no campeonato e agora passa a ocupar a quinta posição com 87 pontos O piloto Denis Navarro terminou a qu...

Denis Navarro conquista dois pódios em Curitiba no Brasileiro de Marcas

Piloto da Bassani Racing subiu no campeonato e agora passa a ocupar a quinta posição com 87 pontos

O piloto Denis Navarro terminou a quarta etapa da temporada do Brasileiro de Marcas com o saldo de dois pódios neste domingo, ao conquistar o terceiro lugar nas duas provas disputadas hoje. Com o resultado, o piloto da Bassani Racing subiu para quinto no campeonato com 87 pontos e entrou de vez na disputa do título.

"Foi um final de semana bastante positivo. Nossa equipe esteve competitiva nas duas corridas e terminar uma rodada dupla com 100% de aproveitamento no pódio é ótimo em uma categoria tão competitiva quanto o Brasileiro de Marcas", disse Denis Navarro, que também é piloto da Voxx Racing na Stock Car, que corre neste próximo domingo em Cascavel, Paraná.

Largando em terceiro na corrida 1 desta etapa de Curitiba, Navarro manteve a posição e somou 16 pontos com o pódio. Na prova posterior, com o grid dos 8 primeiros colocados da prova sendo invertido, o piloto do Corolla XRS #5 largou em sexto, mas logo tratou de ganhar posições e lutar pelo pódio. No fim, Navarro até brigou pela segunda posição, mas um safety car nas últimas voltas o atrapalhou em conseguir um resultado ainda melhor.

A próxima etapa da temporada 2013 do Brasileiro de Marcas será no dia 29 de setembro, em Brasília, Distrito Federal.

Resultado, corrida 2
1) Vitor Meira (Ford Focus), 19 voltas em 33min18s341, média de 126,47 km/h
2) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 0s591
3) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 1s026
4) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 1s380
5) Ricardo Maurício (Honda Civic), a 2s114
6) Felipe Gama (Honda Civic), a 2s418
7) Vicente Orige (Honda Civic), a 2s949
8) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 3s319
9) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 3s782
10) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 4s648
11) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), a 5s873
12) Jaidson Zini (Ford Focus), a 6s521
13) Thiago Marques (Ford Focus), a 3 voltas
14) Kreis Jr. (Chevrolet Cruze), 3 voltas
15) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), a 10 voltas
16) Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 14 voltas
17) Julio Campos/Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), a 15 voltas
18) Eduardo Rocha (Mitsubishi Lancer GT), a 19 voltas
19) Fernando Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 19 voltas

Melhor volta: Alceu Feldmann, 1min28s134, média de 150,93 km/h

Resultado, corrida 1
1) Ricardo Maurício (Honda Civic), 22 voltas em 32min01s175, média de 152,33 km/h
2) Vitor Meira (Ford Focus), a 0s315
3) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 5s563
4) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), a 13s892
5) Thiago Marques (Ford Focus), a 29s202
6) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 29s887
7) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 30s276
8) Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 35s573
9) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 40s656
10) Felipe Gama (Honda Civic), 44s479
11) Eduardo Rocha (Mitsubishi Lancer GT), a 47s459
12) Jaidson Zini (Ford Focus), a 59s667
13) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 59s890
14) Kreis Jr. (Chevrolet Cruze), a 1min00s753
15) Fernando Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 1min07s492
16) Julio Campos/Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), a 5 voltas
17) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 6 voltas
18) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), a 12 voltas
19) Vicente Orige (Honda Civic), a 15 voltas

Melhor volta: Ricardo Maurício (Honda Civic), 1min26s393, média de 153,97 km/h

Resultado, campeonato
(Cinco primeiros)
1) Ricardo Maurício (Honda Civic), 114
2) Galid Osman, 102
3) Ricardo Zonta, 99
4) Alceu Feldmann, 95
5) Denis Navarro, 87

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Luca Bassani/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Cruze de Romera resiste e fecha em 11º a última co...

ALTA ROTAÇÃO: Cruze de Romera resiste e fecha em 11º a última co...: As máquinas da categoria de turismo voltarão a acelerar pela quinta etapa no dia 29 de setembro em Brasília (DF) Nas corridas da quarta...

Cruze de Romera resiste e fecha em 11º a última corrida da 4ª etapa da Copa Petrobras de Marcas

As máquinas da categoria de turismo voltarão a acelerar pela quinta etapa no dia 29 de setembro em Brasília (DF)

Nas corridas da quarta rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, realizado neste domingo (25), no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na região metropolitana da capital paranaense, a equipe J.Star Racing superou as expectativas e conquistou pontos valiosos na tabela da classificação do campeonato. Na primeira corrida Allam Khodair (Cruze# 18) fechou em 4º colocado e Leandro Romera (Cruze #88) abandonou. Já na segunda corrida, os pilotos representantes da montadora Chevrolet, Leandro Romera concluiu na 11ª colocação e Allam Khodair por precaução preferiu abandonar a disputa.



O engenheiro e chefe de equipe, Celso Jordão, contou como foi a segunda prova para a J.Star Racing. "Em um final de semana de corrida, tudo pode acontecer. O Allam tinha possibilidade de ganhar a segunda corrida, mas levou um toque na curva de "S" de baixa, onde geralmente acontecem muitos acidentes, alguém brecou, ele tocou e o carro começou a perder rendimento. O capô estava com suspeita de abrir e resolvemos recolher. O Leandro largou em último e fez uma largada brilhante, já estava em oitavo, quando foi levado para a grama por um adversário e voltou para o final do grid, depois disso, fez uma corrida de recuperação. Acho que valeu os resultados e os pontos adquiridos, importante que terminou tudo bem", declarou o engenheiro e chefe de equipe, Celso Jordão.

Para a quarta etapa da terceira edição da Copa Petrobras de Marcas estiveram no grid 19 carros para disputa no anel externo do circuito de 3.695 metros de extensão. "Até que deu para recuperar bastante, largamos da última fila e conseguimos evoluir, chegamos em 11º. Agora vamos pensar na próxima etapa, com circuito mais favorável para os Cruze e brigar por resultados melhores, tentar repetir o pódio em Brasília", destacou Leandro Romera, que soma 70 pontos no campeonato.

Depois do toque na largada Allam Khodair tentou levar o carro por mais algumas voltas. "Na verdade, a segunda corrida não existiu pra mim. Na largada aconteceu um embolo, no meio da chicane estavam todos encostados e não sei por que o Galid Osman teve que frear. Ele freou em um lugar onde há aceleração, eu estava praticamente apoiado nele, porque tinham carros atrás e outros do lado. Acabei encostado nele, quebrou a frente e o capô levantou prejudicando a visibilidade. E, ainda em função do incidente, acabei tendo um problema de freio por super aquecimento", explicou.

O abandono de Allam foi inevitável. "Optei em parar para a minha própria segurança e dos concorrentes, até porque a visão estava prejudicada e os freios também. É uma pena, pois essa prova tinha chance clara de pódio", lamentou Allam Khodair, que conta com 44 pontos na tabela de classificação.

Na próxima etapa (Brasília/DF), Khodair não poderá participar da categoria por compromissos na GT Series. "Em Tarumã (6ª etapa) vou participar e estamos desenvolvendo o carro, vamos trabalhar nesse sentido para buscar pódios e vitórias", ressaltou o piloto paulista.

A Copa Petrobras de Marcas têm calendário composto de oito etapas e passará por cinco cidades brasileiras: 1ª etapa, 07/04, São Paulo (SP); 2ª etapa, 21/04, Brasília (DF); 3ª etapa, 21/07, Interlagos (SP); 4ª etapa, 25/08, Curitiba (PR); 5ª etapa, 29/09, Brasília (DF); 6ª etapa, 27/10, Tarumã (RS); 7ª etapa, 27/11, Cascavel (PR) e 8ª etapa, 1º/12, Curitiba (PR).

A equipe J.Star Racing conta com patrocínio da Trend Bank, IPQ Instituto de Psiquiatria, Schahin, TB Multiserviços, Duralitte, PPR, Dimep Sistemas, Yuny, Unitalo - Centro Universitário Ítalo Brasileiro, AC Delco, Minerva S.A., Atua Construtora, Dicid, Soluções Madis Rodbel, Malas Cruzeiro, Colonial Rodas, Kasinski Revolucionária e Benfica.

Resultado da Corrida 2 da 4ª etapa da Copa Petrobras de Marcas:


1) Vitor Meira (Ford Focus), 19 voltas em 33min18s341, média de 126,47 km/h
2) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 0s591
3) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 1s026
4) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 1s380
5) Ricardo Maurício (Honda Civic), a 2s114
6) Felipe Gama (Honda Civic), a 2s418
7) Vicente Orige (Honda Civic), a 2s949
8) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 3s319
9) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 3s782
10) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 4s648
11) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), a 5s873
12) Jaidson Zini (Ford Focus), a 6s521
13) Thiago Marques (Ford Focus), a 3 voltas
14) Kreis Jr. (Chevrolet Cruze), 3 voltas
15) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), a 10 voltas
16) Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 14 voltas
17) Julio Campos/Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), a 15 voltas
18) Eduardo Rocha (Mitsubishi Lancer GT), a 19 voltas
19) Fernando Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 19 voltas

Melhor volta: Alceu Feldmann, 1min28s134, média de 150,93 km/h

Mais informações:
Blog: jstarracing.wordpress.com
Facebook: JStarRacing
Twitter: @JStarRacing

Assessoria de Imprensa Equipe J.Star Racing:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos


ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energétic...

ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energétic...: Todos os 59 protótipos movidos a gasolina, etanol e eletricidade passarão por rigorosa vistoria técnica antes que entrem pela primeira vez ...

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética: Vistoria técnica é nesta terça-feira

Todos os 59 protótipos movidos a gasolina, etanol e eletricidade passarão por rigorosa vistoria técnica antes que entrem pela primeira vez na pista na quarta-feira.

Com a presença confirmada de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética - que terá a largada oficializada por Emerson Fittipaldi, a partir das 10 horas de quarta-feira (28/8) - começa oficialmente na terça-feira (27/8), com todos os 59 protótipos inscritos passando por uma rigorosa vistoria técnica, no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP).

"A maratona começa com a vistoria, que é bastante exigente e pode durar o dia inteiro. Os fiscais são bem rígidos, como deve ser em qualquer evento com veículos", avisa Alberto Andriolo. "O ponto inicial importante é a utilização racional e inovadora dos materiais. Então, também avaliamos o projeto e a forma construtiva e final do veículo", complementa o idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

A vistoria é feita pela empresa Greeen Works, que presta serviços na área automotiva para várias montadoras, fabricantes e sistemistas. Os três técnicos vistoriadores têm como foco principal a segurança dos estudantes, notadamente aqueles que irão conduzir os protótipos.


"Verificamos se todo o veículo está dentro do regulamento e se as peças e a montagem são adequadas e seguras", comenta Angelo Cesar Nuti, o líder dos fiscais. "Verificamos se o escapamento está jogando os gases para fora do veículo, se não há risco de incêndio, testamos o posicionamento dos espelhos retrovisores, o cinto de segurança, entre vários outros itens. É imprescindível que os sistemas de segurança tenham redundância. Não pode haver a mínima falha nos freios, por exemplo", explica.

Um dos testes efetuados tem respaldo no que já é efetuado na Fórmula 1, em que o piloto preso por cinto de segurança tem que sair do carro em no máximo 20 segundos. A curiosidade é que na maioria dos protótipos os pilotos são mulheres, que geralmente tem porte físico menor do que os homens, facilitando a utilização de soluções aerodinâmicas, menor peso e também porque geralmente são delicadas na pilotagem, evitando desperdício de energia.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

Todas as equipes com um total de 59 veículos inscritos em três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) irão para a pista a partir de quarta-feira (28/8). Todos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. A premiação é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.

A 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

CREDENCIAMENTO

Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@mastermidia.com.br informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato. A confirmação do credenciamento será através de e-mail.

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.

Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Ford ganha pela primeira vez na Copa Petrobras

ALTA ROTAÇÃO: Ford ganha pela primeira vez na Copa Petrobras: Vitor Meira, que fez a pole position da primeira corrida, quando terminou em segundo lugar, levou seu Focus a inédito resultado na categori...

Ford ganha pela primeira vez na Copa Petrobras

Vitor Meira, que fez a pole position da primeira corrida, quando terminou em segundo lugar, levou seu Focus a inédito resultado na categoria. Ricardo Maurício reassumiu a ponta do campeonato com uma vitória e um quinto lugar.

Depois de ter conquistado a primeira pole position para a Ford na história da Copa Petrobras de Marcas, Vitor Meira também se tornou pioneiro ao vencer pela primeira vez com o Ford Focus. Na tarde deste domingo, no Autódromo de Curitiba, Vitor Meira - fez um segundo lugar na abertura - ganhou a disputada segunda corrida da quarta etapa, que teve Alceu Feldmann (Honda Civic) em segundo lugar e Denis Navarro (Toyota Corolla XRS) na terceira colocação.

A exemplo da prova realizada na manhã deste domingo, e que abriu a quarta rodada rodada, que marcou a metade da Copa Petrobras, três das cinco montadoras marcaram presença no pódio: Ford, Honda e Toyota. O primeiro Chevrolet Cruze foi o de Leandro Romera, na 11ª colocação. Os Mitsubishi Lancer GT não tiveram bom final de semana.

``É sempre bom vencer. Ainda mais com a melhora que temos tido. Demoramos dois anos para conseguir nos adaptar, pouco a pouco, insistindo, e nossos parceiros sempre com a gente - UniCeub, BRB, Ford e Pirelli. Todos sempre acreditando. Então foi uma vitória da insistência. Começamos o ano muito mal e para classificar em décimo era um parto. Esse foi o primeiro final de semana em que fomos completos e competitivos, o que nos dá uma esperança muito grande no campeonato. Essa é a primeira vitória que conquisto desde a morte do meu pai. Então vou lembrar dela por muito tempo", acrescentou o emocionado Meira.

Resultado da prova de encerramento deste domingo válida pela quarta rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, em Curitiba:

1) Vitor Meira (Ford Focus), 19 voltas em 33min18s341, média de 126,47 km/h
2) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 0s591
3) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 1s026
4) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 1s380
5) Ricardo Maurício (Honda Civic), a 2s114
6) Felipe Gama (Honda Civic), a 2s418
7) Vicente Orige (Honda Civic), a 2s949
8) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 3s319
9) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 3s782
10) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 4s648
11) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), a 5s873
12) Jaidson Zini (Ford Focus), a 6s521
13) Thiago Marques (Ford Focus), a 3 voltas
14) Kreis Jr. (Chevrolet Cruze), 3 voltas
15) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), a 10 voltas
16) Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 14 voltas
17) Julio Campos/Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), a 15 voltas
18) Eduardo Rocha (Mitsubishi Lancer GT), a 19 voltas
19) Fernando Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 19 voltas

Melhor volta: Alceu Feldmann, 1min28s134, média de 150,93 km/h

Resultado da primeira corrida deste domingo válida pela quarta rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas em Curitiba:

1) Ricardo Maurício (Honda Civic), 22 voltas em 32min01s175, média de 152,33 km/h
2) Vitor Meira (Ford Focus), a 0s315
3) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 5s563
4) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), a 13s892
5) Thiago Marques (Ford Focus), a 29s202
6) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 29s887
7) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 30s276
8) Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 35s573
9) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 40s656
10) Felipe Gama (Honda Civic), 44s479
11) Eduardo Rocha (Mitsubishi Lancer GT), a 47s459
12) Jaidson Zini (Ford Focus), a 59s667
13) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 59s890
14) Kreis Jr. (Chevrolet Cruze), a 1min00s753
15) Fernando Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), a 1min07s492
16) Julio Campos/Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), a 5 voltas
17) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 6 voltas
18) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), a 12 voltas
19) Vicente Orige (Honda Civic), a 15 voltas

Melhor volta: Ricardo Maurício (Honda Civic), 1min26s393, média de 153,97 km/h

Campeonato entre as marcas

1) Toyota, 264 pontos
2) Honda, 235
3) Chevrolet, 160
4) Ford, 137
5) Mitsubishi, 121

Os cinco primeiros pilotos na Copa Petrobras de Marcas

1) Ricardo Maurício (Honda Civic), 114
2) Galid Osman, 102
3) Ricardo Zonta, 99
4) Alceu Feldmann, 95
5) Denis Navarro, 87

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br


Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Foto:Bruno Terena