quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Júlio Campos coloca pódio como meta par...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Júlio Campos coloca pódio como meta par...: Neste domingo, Curitiba recebe a categoria pela segunda vez na temporada e a única equipe 100% paranaense do grid espera voltar às primeiro...

Stock Car: Júlio Campos coloca pódio como meta para corrida em casa

Neste domingo, Curitiba recebe a categoria pela segunda vez na temporada e a única equipe 100% paranaense do grid espera voltar às primeiros posições

Às vésperas do início dos treinos para a quarta corrida da Stock Car disputada no Paraná durante a temporada de 2013, boas expectativas não faltam para a única equipe 100% paranaense da categoria. Com a 10ª etapa do ano sendo disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), a Prati-Donaduzzi Racing volta a correr diante de sua torcida, já estabelecida como uma das novas forças do grid.

Na primeira passagem da Stock Car pela capital paranaense em 2013, a Prati-Donaduzzi Racing chegou embalada pela pole-position de Júlio Campos na prova anterior, realizada em São Paulo. Na ocasião, no entanto, o piloto curitibano completou a etapa 'no sacrifício', correndo com a suspeita de hepatite - que viria a se confirmar dias depois da corrida.


Em ótima fase na temporada, Campos reforça a importância de voltar a correr perto dos amigos e familiares, e coloca o pódio como meta para compensar a última passagem da categoria pelo autódromo de Pinhais neste ano.

"Nossa equipe vem evoluindo ao longo do ano, então chegar ao pódio em Curitiba é uma meta bastante possível. Estivemos entre os três primeiros em Cascavel e tínhamos grandes chances de fazer outro pódio na etapa passada, no Velopark. Então é o mínimo que podemos esperar para essa corrida, onde a gente se sente realmente em casa e deve fazer as honras diante da torcida", destaca Júlio Campos.

A expectativa de contínua evolução da Prati-Donaduzzi Racing na Stock Car está amparada, também, pela chegada de um novo chassi para Rodrigo Sperafico. Ele começa os treinos desta sexta-feira na capital paranaense a bordo de um carro novo, que deve trazer uma melhora significativa para o time.

"Nosso carro tinha chegado a uma espécie de limite de performance, independente do setup. Pouco do que fizemos em termos de acerto nas últimas provas teve o efeito esperado, mas com o novo chassi esse problema deve acabar. Espero que possamos retomar uma linha de evolução, e acho que não poderia ter momento melhor para isso acontecer do que em uma pista que conheço muito bem", avalia Rodrigo Sperafico que é o único paranaense a vencer uma corrida da Stock Car em Curitiba nos últimos dez anos.

Os treinos para a antepenúltima etapa de 2013 na Stock Car começam já na sexta-feira em Pinhais. A corrida, por sua vez, será às 11h do domingo. Confira a programação:

Sexta-feira (18/10)
15h45 - 15h55 - Shakedown
16h00 - 16h40 - 1o Treino livre (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1o Treino livre (Grupo 2)

Sábado (19/10)
11h00 - 12h00 - 2o Treino livre (Grupo 1)
12h10 - 13h10 - 2o Treino livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo (20/10)
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: José Mário Dias

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Fábio Fogaça recebe chassi novo para co...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Fábio Fogaça recebe chassi novo para co...: Piloto comemora aniverário correndo no Paraná e leva expectativa de retomar o ritmo de evolução em sua primeira temporada completa na categ...

Stock Car: Fábio Fogaça recebe chassi novo para corrida de Curitiba

Piloto comemora aniverário correndo no Paraná e leva expectativa de retomar o ritmo de evolução em sua primeira temporada completa na categoria

A três etapas do fim do campeonato, e com 22 anos de idade completados nesta quinta-feira (17/10), o piloto de Sorocaba (SP) Fábio Fogaça renova suas expectativas de manter o bom desempenho que vem marcando sua primeira temporada completa na principal categoria do automobilismo brasileiro. Depois de enfrentar uma série de problemas com o acerto de seu carro nas últimas três etapas, o piloto da Vogel Motorsport terá um chassi completamente novo a seu dispor a partir da etapa do próximo fim de semana, que será disputada em Curitiba, no Paraná.


Em 10 provas disputadas neste ano, Fogaça marcou pontos em oito delas. Mesmo assim, o objetivo para a antepenúltima corrida do ano é dar um passo adiante na sua evolução dentro da categoria, e voltar a figurar entre os 10 melhores.

"A pressão agora fica toda em cima de mim, e em Curitiba vou ter a chance de provar que, como eu já vinha falando nas últimas etapas, nós tínhamos um problema com o chassi do carro, que não foi mais o mesmo depois do acidente em Brasília", avalia Fogaça, lembrando a batida com Ricardo Sperafico durante a quinta etapa do campeonato, na capital federal.

Na avaliação do comportamento do novo carro em relação ao anterior, Fogaça tem a seu favor o fato de já ter corrido em Curitiba pela Stock Car. Afinal, esta será a segunda passagem da categoria pelo Autódromo Internacional de Curitiba neste ano. Durante a segunda etapa do campeonato, Fábio já havia se destacado ao fazer tempos de volta bastante próximos dos líderes durante a corrida. E só não ficou entre os dez primeiros por conta de um toque tomado no miolo do circuito durante a primeira volta.


"Na primeira vez que andamos em Curitiba eu larguei em 13º e fiz uma corrida consistente. Não vejo motivos para agora, com um carro novo e com mais experiência na categoria, andar abaixo disso. A meta deve ser um lugar no Top-10, sem dúvida", completa o piloto do carro #72.

Os treinos para a 10ª etapa da Stock Car 2013 começam já nesta sexta-feira, no município do Pinhais. A corrida, a quarta deste ano no estado do Paraná, será no domingo às 11h. Confira a programação:

Sexta-feira (18/10)
15h45 - 15h55 - Shakedown
16h00 - 16h40 - 1o Treino livre (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1o Treino livre (Grupo 2)

Sábado (19/10)
11h00 - 12h00 - 2o Treino livre (Grupo 1)
12h10 - 13h10 - 2o Treino livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo (20/10)
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Vanderley Soares

ALTA ROTAÇÃO: FIA WEC: Audi pode conquistar título mundial no Ja...

ALTA ROTAÇÃO: FIA WEC: Audi pode conquistar título mundial no Ja...: Marca das quatro argolas tem 69 pontos de vantagem na disputa de construtores • Etapa em Fuji marca passagem da categoria por um mercado em...

FIA WEC: Audi pode conquistar título mundial no Japão

Marca das quatro argolas tem 69 pontos de vantagem na disputa de construtores • Etapa em Fuji marca passagem da categoria por um mercado em crescimento e de fãs entusiastas do automobilismo • Para Dr. Wolfgang Ullrich, "disputa pelo título está em fase decisiva"

A Audi se mantém invicta na temporada 2013 de protótipos. A equipe, comandada pela Audi Sport Team Joest, venceu todas as cinco corridas realizadas até aqui no FIA World Endurance Championship, além das 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos. Na última prova, disputada em Austin, também nos Estados Unidos, a montadora celebrou sua 100ª vitória na categoria geral de uma competição LMP. E na etapa de Fuji, no Japão, marcada para o próximo fim de semana, a montadora pode conquistar o título de construtores do FIA WEC com duas provas de antecipação.

Foi um amor à primeira vista. Mesmo o Japão ficando a nove mil quilômetros da sede da Audi, na Alemanha, a forma como o time das quatro argolas foi recebido em Fuji durante a passagem do WEC pelo circuito em 2012 foi inesquecível. Uma massa de japoneses entusiastas do automobilismo receberam os pilotos e equipe da Audi como se eles estivessem em casa. Pediram autógrafos durante todo o fim de semana e torceram fervorosamente. Na arquibancada principal, um grupo de fãs organizou um espetáculo acústico cujo ritmo e volume mais lembravam uma apresentação de carnaval do que uma corrida de automóveis. O evento recebeu mais de 50 mil espectadores durante aquele fim de semana.

Os pilotos da Audi que passaram parte de suas carreiras no Japão, ou que ainda residem no país, contribuíram para a popularidade da equipe na terra do sol nascente. Tom Kristensen pilotou no Japão durante quatro anos e Loïc Duval correu no país até 2006 e ainda mora em Tóquio. Os dois, juntos de Allan McNish - que viajava constantemente ao Japão como piloto de testes - lideram a classificação de pilotos do FIA WEC com 33 pontos de vantagem após a terceira vitória do ano, conquistada em Austin.


E seus principais adversários na disputa pelo título são seus próprios companheiros de equipe. André Lotterer mora na capital japonesa e está envolvido com o automobilismo no país há 10 anos. Seu companheiro na pilotagem do Audi R18 e-tron quattro #1, Benoît Tréluyer, também correu durante 12 anos em terras nipônicas. Do time, apenas o suíço Marcel Fässler não tinha nenhuma conexão com o Japão até a etapa de 2012 do FIA WEC em Fuji. Mas isso, obviamente, não impediu os fãs de darem a ele, também, as boas-vindas da mesma forma que fizeram com os demais pilotos.

Além de toda a atmosfera que envolve o evento em Fuji, existem fatos concretos indicando que a corrida no Japão será uma das mais importantes da temporada. É lá que a Audi pode conquistar, com duas rodadas de antecipação, o título mundial de construtores do WEC. A vantagem da marca alemã sobre a Toyota é de 69 pontos e, nas duas provas que restam depois da etapa japonesa, serão apenas 52 em jogo. Dessa forma, terminar a corrida é o pré-requisito para garantir o título antecipado. Mas há muito mais em jogo. Depois de ser derrotada em Fuji na temporada 2012, a Audi quer que o R18 e-tron quattro cruze a linha de chegada em primeiro neste ano. E terá pela frente o desafio de enfrentar dois carros da Toyota na pista.

Em termos de negócios, a região Ásia-Pacífico é uma das mais importantes para a marca. Nos nove primeiros meses deste ano, a Audi aumentou suas vendas na região em até 20,2%. Só no Japão este aumento foi superior a 16,9%, levando o país à lista dos Top-10 mercados da Audi AG.

Tudo que acontece na pista de Fuji durante o próximo fim de semana, pode ser acompanhado diretamente pelo site: www.audi-motorsport.com. O app da Audi Sport, bem como as páginas da marca no Twitter e Facebook, constantemente informações atualizadas.


Declarações dos chefes de equipe

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "Fuji não deve ser uma etapa fácil para nós. Primeiro porque a Toyota terá dois carros nesta corrida, e segundo porque vimos no ano passado que nossos carros não se adaptam facilmente a esta pista. Mas não vamos medir esforços para nos manter invictos na temporada, especialmente nessa prova marcada pelo fascínio do público."

Chris Reinke (Chefe da LMP): "Estamos vivendo uma temporada incrível até aqui. Agora chegou a hora de resolver pendências que deixamos em Fuji no ano passado, mas não vai ser um trabalho fácil, especialmente com a Toyota alinhando dois carros. Vamos trabalhar duro para manter nossa sequência de vitórias."


Ralf Jütntner (Diretor técnico do Audi Sport Team Joest): "No ano passado fomos recebidos de braços abertos por uma torcida realmente fanática. O público na arquibancada principal foi ao delírio em cada pit-stop. Então é ótimo estar de volta a Fuji. Trabalhamos bastante na preparação dos dois carros para essa prova e com cinco vitórias no WEC deste ano, vamos com motivação total para essa etapa."


Fatos e declarações dos pilotos Audi

Marcel Fässler (37/SUI), Audi R18 e-tron quattro #1
• É a segunda vez em sua carreira que corre no Japão
"Estive pela primeira vez no Japão em 2012 e fiquei realmente impressionado com o país e com as pessoas, além de ter gostado muito da pista de Fuji e da torcida. Estou ansioso pela prova. A pista formada basicamente por trechos de média e alta velocidade é bastante desafiadora".

André Lotterer (31/ALE), Audi R18 e-tron quattro #1
• Mora em Tóquio desde 2005
"Já estive em Fuji neste ano, quando venci uma prova de Super Formula. Agora estou ansioso por esta etapa do WEC no Japão, porque tenho certeza que o Audi R18 e-tron quattro estará muito mais forte do que no ano passado. Temos que tornar a vida da Toyota difícil neste fim de semana na disputa pela vitória."

Benoît Tréluyer (36/FRA), Audi R18 e-tron quattro #1
• Autor da melhor volta da corrida do WEC em Austin
• Correu no Japão durante 12 anos de sua carreira
"Mal posso esperar por estar em Fuji. Cheguei um pouco antes ao Japão para reencontrar alguns amigos, fãs e companheiros de equipe do passado. A pista de Fuji me lembra várias ótimas corridas. No ano passado, deixamos a vitória escapar por pouco, então temos que fazer de tudo para estar no topo do pódio este ano."

Loïc Duval (31/FRA), Audi R18 e-tron quattro #2
• Junto de Allan McNish colocou o carro #2 na pole position em Austin
• Faz sua primeira corrida pela Audi no Japão
"Depois de Le Mans, esta é minha segunda corrida 'em casa', porque eu moro no Japão. Em 2012 estive em Fuji como convidado da Audi e agora estou pilotando pela marca aqui, e como líder do campeonato. Espero que minha experiência em Fuji contribua para a equipe."


Tom Kristensen (46/DIN), Audi R18 e-tron quattro #2
• Lidera a temporada do FIA WEC ao lado de Duval e McNish
• Correu no Japão entre 1992 e 1995
"Depois da festa pela 100ª vitória da Audi na LMP, focamos nossos esforços para esta etapa em Fuji. Vamos competir em um país que é absolutamente apaixonado por automobilismo e queremos definir o título de construtores por lá. Competir contra dois carros da Toyota certamente vai deixar essa prova interessante e excitante."

Allan McNish (43/GB), Audi R18 e-tron quattro #2
• Em Austin, comemorou a terceira vitória na temporada 2013 do WEC
"Sempre gostei de viajar ao Japão. Quando saí da Europa pela primeira vez, aos 20 anos, este foi o primeiro país da Ásia que visitei. Depois, voltei várias vezes para testes e corridas de Fórmula 1. As 6 Horas de Fuji do ano passado foram ótimas. A pista é exigente e tem alguns trechos que nos favorecem, mas a parte de trás do circuito se adequa bem ao carro da Toyota. Vai ser uma disputa bastante dura pela vitória."


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Audi Sport / Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu retorna a Curitiba, palco de sua últim...

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu retorna a Curitiba, palco de sua últim...: Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing venceu de ponta a ponta em 2012 Átila Abreu e a equipe Mobil Super Pioneer Racing chegam co...

Átila Abreu retorna a Curitiba, palco de sua última vitória na Stock Car

Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing venceu de ponta a ponta em 2012

Átila Abreu e a equipe Mobil Super Pioneer Racing chegam confiantes à segunda passagem da Stock Car por Curitiba na temporada 2013. Foi na capital paranaense que o piloto conseguiu seu melhor resultado no ano e também foi lá que venceu pela última vez na categoria, de ponta a ponta na penúltima prova da temporada passada.


"É verdade que o melhor resultado do ano foi em Curitiba, mas provavelmente foi quando tivemos o pior carro. Achamos diversas soluções desde então e isso me deixa otimista para novamente fazer um bom papel neste circuito, que é um dos meus favoritos. Nada me interessa mais em 2013 em termos de campeonato, então vamos com tudo buscar vitórias e encerrar o ano por cima", comentou o dono do carro #51.

O piloto sorocabano recorda que a passagem anterior da principal categoria do Brasil pela capital paranaense neste ano, em 17 de março, foi apenas a segunda prova da temporada com os novos pneus e que a falta de informações mais detalhadas sobre seu desempenho frustrou uma melhor performance que o oitavo posto na ocasião.

"Agora já estamos completamente adaptados, tanto que conseguimos brigar na liderança em algumas corridas e permaneço com a melhor posição média de largada no ano", acrescenta o piloto sorocabano, autor de duas poles em 2013 (Salvador e Ribeirão Preto).

Átila também fez questão de frisar o trabalho feito em seu carro pela equipe Mobil Super Pioneer Racing desde a última etapa, no Velopark. Largando da segunda posição, o carro #51 foi tocado na primeira curva depois de assumir a liderança e acabou forçado a abandonar com a suspensão quebrada.

"O time se esforçou para deixar todo o equipamento novamente nas melhores condições e espero retribuir trazendo para o box a champanhe do pódio no domingo", diz o piloto.

As atividades no Autódromo Internacional de Curitiba têm início nesta sexta-feira, com o primeiro treino livre. A tomada de tempo acontece às 16h de sábado e a prova tem largada prevista para 11h de domingo --ambas com transmissão ao vivo pelos canais Sportv.


CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing
Fotos divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Antes de etapa de Mogi Guaçu, Daniel Paludo faz tr...

ALTA ROTAÇÃO: Antes de etapa de Mogi Guaçu, Daniel Paludo faz tr...: Piloto da Nascar Truck Series nos Estados Unidos, Miguel Paludo participou de dois dias de treinos que fizeram na pista de Londrina, Paraná...

Antes de etapa de Mogi Guaçu, Daniel Paludo faz treino com irmão Miguel, bicampeão da Porsche Cup

Piloto da Nascar Truck Series nos Estados Unidos, Miguel Paludo participou de dois dias de treinos que fizeram na pista de Londrina, Paraná, durante o último final de semana

Os irmãos Paludo, Daniel e Miguel, voltaram a acelerar juntos neste último final de semana para treinar com um Porsche GT3 Cup no Brasil. Em visita ao país, Miguel, que corre nos Estados Unidos na Nascar Truck Series e é bicampeão da Porsche Cup (2008 e 2009), treinou com o irmão mais velho, Daniel, que virou o mesmo tempo do caçula na pista de Londrina, Paraná. Neste fim de semana, Daniel participa da sétima etapa da categoria em corridas realizada no Velo Cittá, Mogi Guaçu.


"Foi muito bom poder andar com meu irmão esse fim de semana. O Miguel é muito experiente e me deu muitas dicas. Consegui entrar em uma tocada boa e não levei tempo dele, que é bicampeão na categoria e já conquistou muitas vitórias. Foi um ótimo preparativo para a etapa do Velo Citta", disse Daniel Paludo, que corre apoiado pela hamburgeria paulista Garage Burger.

Os primeiros treinos livres da Porsche Cup Challenge Brasil já começam nesta quinta-feira (17), com os carros já indo para a pista às 12h30. As provas das categorias Cup e Challenge serão no sábado (19) a partir das 10h. Em uma categoria de Gentleman Drivers, um imprevisto fará com que Daniel não participe dos treinos, indo direto para a corrida. Com isso, terá que largar de último.

Na última etapa, realizada em Curitiba, Daniel subiu ao pódio mais uma vez neste ano, somando agora 101 pontos e ocupando a sétima colocação no campeonato.

Ao longo de toda a temporada, o portal Terra transmitirá as provas do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil ao vivo. As provas também poderão ser vistas pelo site oficial da categoria (www.porschegt3cup.com.br). O canal Sportv também exibirá todas as provas em VT.

Classificação do campeonato após 12 provas

1) Ricardo Rosset, 170 pontos; 2) Ricardo Baptista, 161; 3) Constantino Júnior, 130; 4) Pedro Queirolo, 116; 5) Maurizio Billi, 116; 6) Marcel Visconde, 110; 7) Daniel Paludo, 101; 8) Tom Valle, 96; 9) Guilherme Figueirôa, 77; 10) Fábio Viscardi, 76; 11) Clemente Lunardi, 72; 12) Adalberto Baptista, 72; 13) Sylvio de Barros, 66; 14) Roberto Posses, 65; 15) Sérgio Ribas, 62; 16) Marcelo Franco, 56; 17) Gui Affonso, 37; 18) Charles Reed, 24; 19) Omilton Visconde Jr., 15; 20) Carlos Falletti, 8; 21) Alan Turres, 8; 22) Vanuê Faria, 6; 23) Cléber Faria, 6; 24) Valter Rossette, 3 pontos.

Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: Luca Bassani


ALTA ROTAÇÃO: EM CURITIBA, VALDENO BRITO DEFENDE MELHOR RETROSPE...

ALTA ROTAÇÃO: EM CURITIBA, VALDENO BRITO DEFENDE MELHOR RETROSPE...: Nenhum piloto venceu mais e chegou tantas vezes entre os cinco primeiros do que o piloto da Shell Racing A Stock Car disputa neste fina...

EM CURITIBA, VALDENO BRITO DEFENDE MELHOR RETROSPECTO DA STOCK CAR NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Nenhum piloto venceu mais e chegou tantas vezes entre os cinco primeiros do que o piloto da Shell Racing

A Stock Car disputa neste final de semana a antepenúltima etapa do campeonato no autódromo de Curitiba, onde o piloto Valdeno Brito, da equipe Shell Racing, sustenta o melhor retrospecto de um piloto da Stock nos últimos cinco anos.

Desde 2009, Valdeno Brito acumula duas vitórias e cinco top-5, números que nenhum piloto da categoria conseguiu, sequer, igualar. E é contando com esse bom retrospecto que o paraibano espera garantir outro bom resultado nesta reta final de campeonato.

"Curitiba é uma pista onde tenho sempre ótimos resultados. Possuo duas vitórias nos últimos cinco anos e estou sempre figurando entre os primeiros. Depois desta corrida, só restarão duas etapas para o final e mais do que nunca preciso encaixar um ótimo resultado para manter minhas chances de título", disse Valdeno, que venceu a etapa da Stock em Curitiba em 2012. Neste ano, está em sexto na tabela, com 108 pontos, 46 atrás do líder, Daniel Serra.

Para colocar seu piloto em condições de lutar pela vitória, a estratégia será um fator importante, como explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing. Assim como na maioria das provas desta temporada, a corrida deste domingo terá pit stop obrigatório, com reabastecimento de Shell V-Power etanol, que é o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todas as equipes.

"A questão da estratégia precisa sempre avaliar o desgaste de pneus com o tempo que vamos perder no box no reabastecimento obrigatório. Temos que fazer um bom acerto para que o pneu traseiro esquerdo aguente firme toda a prova. Em relação ao clima, Curitiba também costuma trazer algumas surpresas, com clima que pode mudar bastante de um dia para o outro", revelou Mattheis.

Valdeno Brito entra na pista para o primeiro treino livre nesta sexta-feira (18), às 16h. No sábado (19) acontece mais uma sessão livre para, também às 16h, disputar o classificatório, com transmissão ao vivo pelo Sportv. A corrida terá largada às 11h de domingo (20) e também será exibida ao vivo no canal Sportv.

Brasileiro de Turismo

A nova divisão de acesso da Stock Car, o Brasileiro de Turismo, também retorna à atividade neste final de semana em Curitiba (PR). Fábio Carreira, piloto Shell V-Power no campeonato, está confiante em conquistar um bom resultado na prova paranaense.

"Essa será a primeira vez que correremos em Curitiba, por isso todos vão meio às cegas para a prova. Espero poder me recuperar no campeonato, fazer bons treinos e buscar fazer outra boa corrida como no Velopark", disse Carreira. A largada da prova será neste domingo, às 9h15; o canal Rede TV! exibe a prova às 13h30.


Confira a programação completa da Stock Car:

Sexta-feira (18/10)
16h00 - 16h40 - 1o Treino livre (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1o Treino livre (Grupo 2)

Sábado (19/10)
11h00 - 12h00 - 2o Treino livre (Grupo 1)
12h10 - 13h10 - 2o Treino livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo (20/10)
10h25 - Abertura de box
10h45 - Fechamento de box
10h50 - Hino Nacional
10h52 - Placa de 5 minutos
10h57 - Volta de apresentação
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
11h50 - Pódio
12h15 - 13h15 - Visitação aos boxes

Resultado, campeonato:

1º) Daniel Serra, 154 pontos
2º) Cacá Bueno, 144
3º) Ricardo Maurício, 143
4º) Thiago Camilo, 141
5º) Max Wilson, 117
6º) Valdeno Brito, 108
7º) Marcos Gomes, 88
8º) Rubens Barrichello, 73
9º) Sérgio Jimenez, 72
10º) Ricardo Zonta, 70
11º) Júlio Campos, 67
12º) Luciano Burti, 66
13º) Tuka Rocha, 64
14º) Raphael Matos, 62
15º) Diego Nunes, 53
16º) Nonô Figueiredo, 52
17º) Galid Osman, 47
18º) Rodrigo Sperafico, 43
19º) Denis Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda Pamplona, 38
22º) Fábio Fogaça, 37
23º) Atila Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam Khodair, 35
26º) Alceu Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico Kaesemodel, 16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Gabriel Casagrande, 4
33º) Rodrigo Pimenta, 3
34º) Beto Cavaleiro, 2


RF1 Jornalismo

Foto: Carsten Horst/Hyset/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Rali: Sertões Series terá novo formato de disputa ...

ALTA ROTAÇÃO: Rali: Sertões Series terá novo formato de disputa ...: Última etapa do calendário volta a ser disputada nos dias 13 e 14 de dezembro. Com a nova data, as equipes e competidores terão um mês para...

Rali: Sertões Series terá novo formato de disputa no interior de São Paulo

Última etapa do calendário volta a ser disputada nos dias 13 e 14 de dezembro. Com a nova data, as equipes e competidores terão um mês para preparar os veículos para as finais dos campeonatos nacionais

A temporada de rali caminha para o final e a última etapa promete muita adrenalina aos competidores. Voltando a ser disputado nos dias 13 e 14 de dezembro, o Sertões Series - Etapa Amigos, vai estrear um novo formato. Com base na cidade de Avaré (a aproximadamente 260 km de São Paulo), o certame terá duas voltas de 60 km em duas trilhas diferentes. As disputas serão simultâneas. Enquanto carros e caminhões percorrerem um trecho, as motos, quadriciclos e UTVs estarão percorrendo a outra parte.


Depois de anunciar uma nova data para a competição, a Dunas voltou ao calendário original e manteve a prova no segundo final de semana de dezembro. A decisão foi tomada para que os competidores e equipes tenham uma semana a mais para recuperar os equipamentos para a etapa final dos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country (carros e caminhões) e Baja (motos, quadriciclos e UTVs). Os carros e caminhões devem disputar a sétima e penúltima etapa do campeonato nos dias 15 e 16 de novembro, com o local a ser definido. As motos, quadriciclos e UTVs fazem a sexta e sétima etapa no Rally da Ilha, entre os dias 18 e 20 de outubro, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo.

"Para que todo mundo tenha um pouco mais de tempo para preparar os veículos, resolvemos voltar com a Etapa Amigos para a data original. As equipes de carros e caminhões terão exatamente um mês para se recuperar da penúltima etapa do Brasileiro. Isso vai esquentar a disputa. Queremos fazer uma prova que faça jus a sua importância, com toda a disputa que os campeonatos merecem", disse Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas Race.

As inscrições para o Sertões Series - Etapa Amigos serão abertas no mês de novembro pelo site oficial do evento www.sertoes.com




Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro

Fotos: Andre Chaco/Fotoarena / David Santos Jr/Fotoarena

ALTA ROTAÇÃO: Popó Bueno terá carro completamente novo a partir ...

ALTA ROTAÇÃO: Popó Bueno terá carro completamente novo a partir ...: Shell Racing e Popó Bueno esperam melhoras no rendimento nas três últimas etapas da temporada: Curitiba, Brasília e São Paulo Entre os ...

Popó Bueno terá carro completamente novo a partir da etapa de Curitiba

Shell Racing e Popó Bueno esperam melhoras no rendimento nas três últimas etapas da temporada: Curitiba, Brasília e São Paulo

Entre os 34 carros do grid da Stock Car, haverá uma novidade na etapa deste domingo em Curitiba: o piloto Popó Bueno, da equipe Shell Racing, terá um chassi "zero km" a partir desta sexta-feira, quando começam os treinos da antepenúltima etapa da categoria.

"Estamos confiantes em uma efetiva melhora de desempenho nas próximas etapas. Mesmo no Velopark, quando tínhamos um bom set up, tivemos muitas dificuldades para conquistar um top-10. Esperamos dar um salto de qualidade a partir desta etapa de Curitiba", disse Popó Bueno.


Piloto que disputou títulos em três vezes nas últimas cinco temporadas (terminando dentro do playoff e ficando em terceiro lugar na classificação final de 2011), Popó está otimista para esta reta final da temporada com seu carro novo.

"Vou para Curitiba com uma ótima expectativa. Tivemos muitos problemas crônicos com o chassi, e todos sabemos que o time é uma equipe de ponta, que sempre briga pela vitória. Esperamos que este novo carro nos coloque no patamar de sempre", completou o carioca.

Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, também vê com bons olhos essa mudança de chassi para o carro #74 de Popó Bueno.

"Sem dúvida essa mudança trouxe uma carga extra de trabalho na oficina nos últimos dias, mas confiamos de que essa novidade será muito bem-vinda. Desde o começo do ano vínhamos enfrentando problemas que não estávamos conseguindo desvendar, e o único recurso que sobrou foi efetuar a troca. Tenho confiança que poderemos lutar com mais consistência a partir de agora", disse Rodolpho.

Popó Bueno entra na pista para o primeiro treino livre nesta sexta-feira (18), às 16h. No sábado (19) acontece mais uma sessão livre para, também às 16h, disputar o classificatório, com transmissão ao vivo pelo Sportv. A corrida terá largada às 11h de domingo (20) e também será exibida ao vivo no canal Sportv.

Confira a programação completa da Stock Car:

Sexta-feira (18/10)
16h00 - 16h40 - 1o Treino livre (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1o Treino livre (Grupo 2)

Sábado (19/10)
11h00 - 12h00 - 2o Treino livre (Grupo 1)
12h10 - 13h10 - 2o Treino livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo (20/10)
10h25 - Abertura de box
10h45 - Fechamento de box
10h50 - Hino Nacional
10h52 - Placa de 5 minutos
10h57 - Volta de apresentação
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
11h50 - Pódio
12h15 - 13h15 - Visitação aos boxes

Resultado, campeonato:

1º) Daniel Serra, 154 pontos
2º) Cacá Bueno, 144
3º) Ricardo Maurício, 143
4º) Thiago Camilo, 141
5º) Max Wilson, 117
6º) Valdeno Brito, 108
7º) Marcos Gomes, 88
8º) Rubens Barrichello, 73
9º) Sérgio Jimenez, 72
10º) Ricardo Zonta, 70
11º) Júlio Campos, 67
12º) Luciano Burti, 66
13º) Tuka Rocha, 64
14º) Raphael Matos, 62
15º) Diego Nunes, 53
16º) Nonô Figueiredo, 52
17º) Galid Osman, 47
18º) Rodrigo Sperafico, 43
19º) Denis Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda Pamplona, 38
22º) Fábio Fogaça, 37
23º) Atila Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam Khodair, 35
26º) Alceu Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico Kaesemodel, 16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Gabriel Casagrande, 4
33º) Rodrigo Pimenta, 3
34º) Beto Cavaleiro, 2


Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Rodrigo França (MTB 31120)

ALTA ROTAÇÃO: Festival de Marcas: CBA custeará transporte dos ca...

ALTA ROTAÇÃO: Festival de Marcas: CBA custeará transporte dos ca...: Entidade busca diminuir gastos das equipes de fora do Rio Grande do Sul que pretendam participar do evento, que acontece em Guaporé (RS) ...

Festival de Marcas: CBA custeará transporte dos carros para a cidade de Guaporé

Entidade busca diminuir gastos das equipes de fora do Rio Grande do Sul que pretendam participar do evento, que acontece em Guaporé (RS)

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) custeará o transporte das equipes de fora do Rio Grande do Sul que forem participar da edição 2013 do Festival Brasileiro de Marcas, evento que será realizado entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no autódromo Nélson Luiz Barro, em Guaporé (RS).


Esta ação da CBA visa reduzir os custos das equipes não gaúchas que participarão do evento, que pela primeira vez acontece em Guaporé. "Custearemos o transporte dos carros das equipes de fora do Rio Grande do Sul. Teremos três caminhões cegonha, que sairão de São Paulo, Curitiba e Goiânia, respectivamente", diz o presidente da entidade Cleyton Pinteiro. "É muito importante prestigiarmos as competições regionais, e a realização do Festival é uma forma de darmos esse prestígio a esse tipo de torneio", conclui Pinteiro.

"Em um país continental como o nosso, é muito importante uma iniciativa como essa da CBA, que ajudará a engrandecer o evento", conclui Carlos de Deus, presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo.

Até o momento, 31 equipes estão inscritas para a prova, que conta com um total de 50 vagas em seu grid. Entre eles está Luiz Fernando Pielak, campeão da edição 2012, realizada em Curitiba, e que por isso já tem vaga assegurada no Festival deste ano.

As inscrições podem ser feitas através do telefone 51 3224 4808. Já o regulamento do Festival Brasileiro de Marcas 1600 está disponível no site da CBA, o www.cba.org.br.


Pilotos inscritos para o Festival (estado/carro):

Régis Boessio/Ricardo Boessio - RS/Volkswagen Gol
Luiz Clemente Moroni - RS/Chevrolet Celta
Alexander Cé/Leandro Scherer - SC/Chevrolet Corsa
Fernando Valandro - PR/Volkswagen Gol
Gustavo Mascarenhas - MG/Fiat Palio
Luiz Fernando Pielak - PR/Ford Fiesta
Luiz Sérgio Sena Júnior - RS/Chevrolet Celta
Thiago Oliveira - PR/Chevrolet Celta
Fernando Trennepohl - RS/Chevrolet Corsa
Luís Filgueiras/Guilherme Pedras - MG/Ford Fiesta
Matheus Biriba - GO/Chevrolet Prisma
Luiz Carlos Ribeiro - RS/Ford Ka
Wilson Pinheiro/João Cardoso Júnior - RS/Chevrolet Celta
Nathan Sperafico - PR/Ford Ka
Fernando Júnior - RS/Chevrolet Celta
Ingmar Bilberg - PR/Volkswagen Gol
Gabriel Correa - GO/Chevrolet Corsa
Rafael Ferreira - DF/Chevrolet Celta
André Massuh - DF/Chevrolet Corsa
Thiago de Souza - DF/Chevrolet Corsa
Fabiano Cardoso - RS/Chevrolet Celta
Eduardo Scheer - SC/Volkswagen Gol
Caio Ferreira - SP/Chevrolet Corsa
Thiago Klein - PR/Ford Fiesta
Sidney Silva - DF/Volkswagen Gol
Equipe Ítalo (Pilotos a definir) - DF/Carro da definir
Édson do Vale - GO/Chevrolet Celta
Lairton Miranda - DF/Chevrolet Corsa
Renato Constantino - DF/Chevrolet Celta
Equipe Ítalo (Pilotos a definir) - DF/Carro da definir
Leandro Zandona - PR/Ford Fiesta


Dinho Leme Comunicação
Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo


Fotos: Dudu Leal / Divulgação CBA

ALTA ROTAÇÃO: Ilha Comprida será palco do VI Rally da Ilha neste...

ALTA ROTAÇÃO: Ilha Comprida será palco do VI Rally da Ilha neste...: Está tudo pronto na Estância Balneária, no litoral paulista, para receber pilotos e navegadores que virão de todo o país. Entre os dias 18 ...

Ilha Comprida será palco do VI Rally da Ilha neste final de semana

Está tudo pronto na Estância Balneária, no litoral paulista, para receber pilotos e navegadores que virão de todo o país. Entre os dias 18 e 20 de outubro

Equipes das categorias motos, quadriciclos, UTVs, vindos de todas as regiões do Brasil estão à caminho de Ilha Comprida, litoral paulista, para a sexta edição do Rally da Ilha. A competição começa nesta sexta-feira (18) com a montagem dos box das equipes, além das vistorias técnicas e administrativas.

A organização do evento - Arena Promoções e Eventos - levantou um roteiro um pouco diferente esse ano, isto é, duas especiais no sábado com duas voltas com a realização do Prólogo e o Super Prime e no domingo da mesma maneira, duas especiais. A penúltima etapa do campeonato vem para exigir velocidade dos pilotos e mostrar habilidade em pisos distintos.


"Esse ano teremos uma maior exposição ao público para a organização e pilotos poderem expor suas marcas e patrocínios, além do Super Prime já ser tradição, este ano contaremos com voltas cronometradas nos dois dias de prova ao longo da competição (prólogo e super prime)", conta Henrique Arena, diretor de prova.

A estrutura da prova estará montada na Avenida Beira Mar, e enquanto estiverem estacionados nos boxes, os veículos ficarão expostos ao público. No sábado (19), acontecerá o briefing entre competidores e organização, como também o prólogo às 11h30 e a largada da especial às 13h. Já no domingo (20), a largada da especial será às 10h00, e a premiação marcada para as 16h.

NOVA CATEGORIA

A categoria experimental para motos (pilotos que nunca correram uma prova de rali) é uma oportunidade de andar ao lado dos principais pilotos do Brasil e de grandes nomes do esporte, eles têm desconto de 50% no valor da inscrição. A organização tem o intuito de proporcionar aos pilotos que queiram inserir no rali uma troca de experiência com os competidores que estão no circuito nacional da competição.

Para participar da etapa e se inscrever, os interessados precisam acessar o site oficial, www.rallydailha.com.br. Confira também todas as informações do Rally da Ilha 2013. Facebook: facebook.com/arenapromocoeseventos.arena e www.facebook.com/rallydailha.

A sexta edição do Rally da Ilha será válida pela 6ª e 7ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, com supervisão da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo e da FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO - RALLY DA ILHA 2013:

Data: 18, 19 e 20/10/2013
Local- Arena de Eventos- Avenida Beira Mar ( próximo ao corpo de bombeiros).
Wp-S-24 ‘44.903 / W 47’33.025

18/10 - Sexta-feira
15:00 - 18:00 - Secretaria de prova / Vistoria - Parque de Apoio

19/10 - Sábado
08:00 - 10:00 - Secretaria de Prova / Vistoria - Parque de Apoio
10:30 - Briefing - Parque de Apoio
11:30 - Prólogo
13:00 - 1ª Especial
15:30 - 2ª Especial
20:00 - Briefing - Parque de Apoio

20/10-Domingo
10:00 - 3ª Especial
12:30 - 4ª Especial
16:00 - Premiação

Hospedagem
Hotel Oficial da prova
Pousada Recanto
Rua das Margaridas 65 - Balneário Meu Recanto
(13)3842-3838 / 3842-1546


Consultoria de Comunicação e Assessoria:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos: Gustavo Efifânio/FotoAren

ALTA ROTAÇÃO: Retorno da Stock Car à Curitiba é ponto positivo p...

ALTA ROTAÇÃO: Retorno da Stock Car à Curitiba é ponto positivo p...: Na etapa do começo do ano, pilotos Hanier Racing tiveram bons desempenhos e quase marcaram pontos: Felipe Lapenna fez largada espetacular, ...

Retorno da Stock Car à Curitiba é ponto positivo para Hanier Racing

Na etapa do começo do ano, pilotos Hanier Racing tiveram bons desempenhos e quase marcaram pontos: Felipe Lapenna fez largada espetacular, passando 11 pilotos e Beto Cavaleiro teve um ritmo de prova bom em relação aos ponteiros

Estreante na temporada 2013, a Hanier Racing, time dos pilotos Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna, retorna ao palco já visitado neste ano na Stock Car: Curitiba, pista que marca o décimo e antepenúltimo encontro da categoria na temporada.

Foi na prova da capital paranaense que o novato Felipe Lapenna quase marcou seus primeiros pontos na categoria logo em sua segunda corrida. O piloto do #27 teve um toque com Rubens Barrichello na prova e tomou uma punição, não fosse isso, certamente iria marcar bons pontos, pois estava colado no top-10 no momento do incidente.


"Andamos muito bem em Curitiba na primeira vez que estivemos por lá. O começo da corrida foi muito bom, consegui passar 11 carros na primeira volta e me encaixar bem, mas por azar toquei com o Rubinho em um incidente totalmente de corrida, o que prejudicou os dois. Espero sair de Curitiba desta vez com bons pontos", disse Lapenna, que já conquistou um top-10 nesta temporada.

Para Beto Cavaleiro, outro estreante, a repetição de uma pista pela segunda vez no ano é algo que extrema importância, ainda mais que os testes e treinos são bem escassos.

"Quando chegamos em um autódromo que já andamos e treinamos, esse tempo que gastaríamos com o desenvolvimento é aproveitado para fazer acertos mais finos e adequações mais significativas. Isso torna a nossa segunda etapa do ano em Curitiba como sendo uma positiva para nós", falou Beto Cavaleiro.

Os pilotos da Hanier Racing entram na pista para o primeiro treino livre nesta sexta-feira (18), às 16h. No sábado (19) acontece mais uma sessão livres para, também às 16h, disputar o classificatório, com transmissão ao vivo pelo Sportv. A corrida terá largada às 11h de domingo (20) e também será exibida ao vivo no canal Sportv.

Confira a programação completa da Stock Car:

Sexta-feira (18/10)
16h00 - 16h40 - 1o Treino livre (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1o Treino livre (Grupo 2)

Sábado (19/10)
11h00 - 12h00 - 2o Treino livre (Grupo 1)
12h10 - 13h10 - 2o Treino livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo (20/10)
10h25 - Abertura de box
10h45 - Fechamento de box
10h50 - Hino Nacional
10h52 - Placa de 5 minutos
10h57 - Volta de apresentação
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
11h50 - Pódio
12h15 - 13h15 - Visitação aos boxes

Resultado, campeonato:

1º) Daniel Serra, 154 pontos
2º) Cacá Bueno, 144
3º) Ricardo Maurício, 143
4º) Thiago Camilo, 141
5º) Max Wilson, 117
6º) Valdeno Brito, 108
7º) Marcos Gomes, 88
8º) Rubens Barrichello, 73
9º) Sérgio Jimenez, 72
10º) Ricardo Zonta, 70
11º) Júlio Campos, 67
12º) Luciano Burti, 66
13º) Tuka Rocha, 64
14º) Raphael Matos, 62
15º) Diego Nunes, 53
16º) Nonô Figueiredo, 52
17º) Galid Osman, 47
18º) Rodrigo Sperafico, 43
19º) Denis Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda Pamplona, 38
22º) Fábio Fogaça, 37
23º) Atila Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam Khodair, 35
26º) Alceu Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico Kaesemodel, 16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Gabriel Casagrande, 4
33º) Rodrigo Pimenta, 3
34º) Beto Cavaleiro, 2


Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Luca Bassani/RF1