quarta-feira, 16 de outubro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus mira títulos para BMW e vitóri...
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus mira títulos para BMW e vitóri...: Com o vice-campeonato já garantido em 2013, curitibano traça como meta para o fim de semana ajudar a BMW a faturar o título do DTM entre os...
DTM: Augusto Farfus mira títulos para BMW e vitória no encerramento da temporada em Hockenheim
Com o vice-campeonato já garantido em 2013, curitibano traça como
meta para o fim de semana ajudar a BMW a faturar o título do DTM entre os
construtores e ao Team RBM entre as equipes.
O próximo fim
de semana (19 e 20) vai marcar o encerramento da temporada 2013 do DTM. O
cenário da batalha final do campeonato será Hockenheim, circuito que também
sediou a prova de abertura, em maio. A tradicional pista alemã é bastante
favorável a Augusto Farfus, que fecha sua participação como um dos grandes
destaques apenas em seu segundo ano na categoria. O curitibano tem ótimo
retrospecto em Hockenheimring, já que conquistou o terceiro lugar na derradeira
prova de 2012 e venceu a disputa que abriu o certame deste ano. Desta forma, o
piloto do Team RBM chega muito confiante para assegurar mais um triunfo e se
consolidar de vez como o maior vencedor de 2013. Além disso, Farfus tem uma
motivação extra: levar a BMW ao título do campeonato dos construtores e o Team
RBM ao topo entre as equipes do campeonato.
A luta pelo
título entre os pilotos já está definida. Mike Rockenfeller, do Audi Team Sport
Phoenix, assegurou a taça por antecipação depois de cruzar a linha de chegada
em segundo na nona e penúltima prova da temporada, disputada em Zandvoort,
Holanda. Por sua vez, Augusto, que venceu três corridas em 2013, sendo uma
delas no circuito neerlandês, também garantiu o vice-campeonato de maneira
antecipada, sacramentando uma grande performance, sobretudo na metade final da
temporada.
Mas o
campeonato dos construtores, que reúne Audi, BMW e Mercedes, ainda está longe
de ser definido. Há um equilíbrio muito grande, sobretudo entre as montadoras
que protagonizaram a temporada no certame de pilotos. No momento, a Audi ocupa
a primeira colocação e soma 325 pontos, contra 317 da BMW. A Mercedes, fora da
luta pela taça, tem 239. Já a disputa pelo título do campeonato das equipes
está ainda mais acirrada. A Audi Sport Team Phoenix, de Rockenfeller e Miguel
Molina, tem 151 pontos, apenas três a mais em relação ao BMW Team RBM, de
Farfus e Joey Hand.
A principal
arma dos bávaros para conquistar os outros títulos em jogo em 2013 é justamente
Farfus. Reconhecido pelo grande desempenho em Hockenheim, o brasileiro vê nesta
última prova do ano mais uma chance para triunfar e ser o elemento-chave da BMW
na decisão contra a Audi em Hockenheim.
Para este fim
de semana, a prova de encerramento da temporada terá 42 voltas pelo traçado de
4.574 metros. O cronograma prevê a realização do shakedown de 15 minutos no fim
da tarde de sexta-feira. O único treino livre, com 90 minutos de duração, e o
treino classificatório, serão disputados no sábado, enquanto a última corrida
de 2013 está prevista para ter largada às 10h (horário brasileiro de verão) e
terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.
Augusto Farfus:
"Será
bom voltar a Hockenheim, um lugar muito importante para mim, onde venci no
começo do ano e, obviamente, espero que possamos fechar a temporada da mesma
forma. Embora o campeonato de pilotos já esteja definido, sigo motivado e
comprometido em buscar outros dois títulos: o de construtores e também o das
equipes, que são muito importantes para nós. Como será nossa última corrida por
um longo tempo, quero aproveitar bastante, me divertir, e lutar com tudo para
conquistar mais um ótimo resultado para fechar esse 2013 de maneira especial
para nós."
Programação para etapa de Hockenheim
(horários de Brasília):
Sexta-feira
(18):
12h45 às
13h00 - Shakedown
Sábado (19):
4h05 às 5h35
- Treino livre
9h40 às 10h50
- Classificação
Domingo (20):
10h (horário
brasileiro de verão) - Corrida (42 voltas)
Fonte: http://www.farfus.com/
ALTA ROTAÇÃO: Sudamericano de GT estreia fora do Brasil nos dias...
ALTA ROTAÇÃO: Sudamericano de GT estreia fora do Brasil nos dias...: Buenos Aires, na Argentina, receberá a primeira corrida internacional dos carros dos sonhos Criado em 2007 o Campeonato Sudamericano de...
Sudamericano de GT estreia fora do Brasil nos dias um, dois e três de novembro
Buenos Aires, na Argentina, receberá a primeira corrida
internacional dos carros dos sonhos
Criado em
2007 o Campeonato Sudamericano de Gran Turismo terá entre os dias um e três de
novembro em Buenos Aires, na Argentina, a sua primeira etapa fora do Brasil. O
evento, um marco na categoria, demonstra o crescimento do campeonato e sua
busca por evolução a cada ano em um fim de semana de velocidade junto com a
TC2000, uma das modalidades do esporte a motor mais populares e de sucesso do
automobilismo sul-americano.
Na disputa
dos títulos das categorias GT3, GT Premium e GT4, os pilotos se preparam para
um fim de semana de novidade onde, inclusive, já poderão ser conhecidos alguns
campeões da temporada 2013. A programação será completa, assim como é realizado
em solo brasileiro, composta por treinos livres, as duas sessões
classificatórias e as duas corridas, uma no sábado e a outra no domingo, cada
uma com 50 minutos de duração.
O Autódromo
Juan Y Oscar Gálvez será o palco desta etapa de estreia do Campeonato
Sudamericano de Gran Turismo, o mesmo local que já recebeu categorias mundiais
como a Fórmula 1 até 2009, e terá a opção oito do traçado como o desafio para
os carros dos sonhos, uma pista técnica, de alta velocidade e que conta com
partes importantes como as curvas Confiteria, Reutmann e Ascari, além, é claro,
da reta Juan Manual Fangio em um complexo com capacidade para 40.000
apaixonados por velocidade.
Com este
passo importante dado no crescimento do Campeonato Sudamericano de Gran
Turismo, Julio Anguita, da Loyal SPE, fala sobre este desafio e as
possibilidades para o futuro. "A GT por definição é um projeto global,
temos a expectativa de afinar ainda mais nossas realizações próximas com
eventos europeus e, assim, promovermos juntos uma ou duas etapas fora do país
no futuro".
"Estamos
trabalhando para transformar o evento em algo que transcenda o núcleo puro do
automobilismo, estabelecendo uma plataforma de experiências de pessoas
apaixonadas por corridas ou não, além de marcas premium. Nossas expectativas
são as melhores possíveis para o final deste ano e para os próximos",
encerra Julio Anguita. Acompanhe as notícias dos carros dos sonhos do
Campeonato Sudamericano de Gran Turismo pelo site www.portalgt.com.br.
Classificação
GT3:
1- Marcelo
Hahn - Lamborghini LP600 Evolution - 224 pontos
2- Allam Khodair - Lamborghini LP600 Evolution - 187
3- Fábio
Ebrahim e Wagner Ebrahim - Audi R8 LMS ultra - 165
4- Chico
Longo e Daniel Serra - Ferrari 458 Itália - 92
4- Claudio
Ricci - Ferrari 458 Itália - 92
6- Júlio
Campos - Lamborghini LP600+ - 75
7- Rafael
Derani - Ferrari 458 Itália - 62
8- Fernando
Croce - Corvette Z06R - 43
9- Marcos
Gomes - Lamborghini LP600+ - 37
10- Guilherme
Figueirôa - Lamborghini LP600+ - 32
11- Henrique
Assunção - Lamborghini LP560 - 30
Classificação
GT Premium:
1- Pierre
Ventura e Cristiano de Almeida - Lamborghini LP520 - 224 pontos
2- Marçal
Melo e Alex Fabiano - Porsche 911S - 145
3- Humberto
Giacomello - Ferrari F430 - 115
4- Vilson
Júnior e Paulo Rutzem - Lamborghini LP520 - 54
5- Vinicius
Roso e Felipe Roso - Ferrari F430 - 52
6- Ramon
Mathias - Ferrari F430 - 49
7- Carlos
Kray - Ferrari F430 - 34
8- Fernando
Poeta - Lamborghini LP520 - 32
Classificação
GT4:
1- Valter
Pinheiro - Lotus Evora - 182 pontos
2- Willian
Freire e Duda Oliveira - Ferrari Challenge - 178
3- Sérgio
Laganá e Alan Hellmeister - Aston Martin Vantage - 175
4- Valter
Rossete e Fábio Greco - Ferrari Challenge - 122
5- Renan
Guerra - Lotus Evora - 115
6- Leo Burti
- Lotus Evora - 67
7- Henrique
Assunção - Ferrari Challenge - 48
8- Ronaldo
Kastropil - Ferrari Challenge - 28
9- Hypolito
Martinez, Marcelo Karan e Marcos Ramos - Ferrari Challenge - 20
11- Oswaldo
Filho e Eduardo Scheer - Aston Martin Vantage - 11
Dinho Leme Comunicação
Fotos: Fernanda Freixosa
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Campeã com Rockenfeller, Audi quer títulos de...
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Campeã com Rockenfeller, Audi quer títulos de...: Mesmo com o título garantido na etapa da Holanda, Mike Rockenfeller segue determinado • Marca das quatro argolas lidera os campeonatos de c...
DTM: Campeã com Rockenfeller, Audi quer títulos de equipes e construtores na última etapa do ano
Mesmo com o título garantido na etapa da Holanda, Mike
Rockenfeller segue determinado • Marca das quatro argolas lidera os campeonatos
de construtores e de equipes • Chefe da montadora no DTM, Dieter Gass, diz que
"Todos estamos motivados para a final"
Mesmo com o
título entre os pilotos do DTM já garantido graças à conquista de Mike
Rockenfeller em Zandvoort, na Holanda, durante a penúltima etapa desta temporada,
a equipe da Audi na categoria segue com a motivação inalterada. Na rodada que
encerra o ano, marcada para o próximo fim de semana (18 a 20/10) em Hockenheim,
o objetivo dos pilotos é garantir, também, os títulos de construtores e de
equipes para a marca.
Por isso os
fãs podem esperar por uma final de campeonato emocionante na Alemanha. Na
disputa entre as equipes, a Audi Sport Team Phoenix, do campeão antecipado Mike
Rockenfeller, tem apenas três pontos de vantagem para a melhor das equipes BMW,
e 10 a mais que o melhor representante da Mercedes-Benz. Na classificação dos
construtores, a Audi leva sete pontos de vantagem para a BMW e a meta, claro, é
fechar o ano do DTM com os três títulos.
Para os
pilotos da Audi, Hockenheim tradicionalmente é uma pista favorável. Entre os
pilotos do time que disputam essa temporada, Mattias Ektröm, Jamie Green e Timo
Scheider já venceram provas do DTM nesta pista. Desde que voltou à categoria,
em 2000, a marca das quatro argolas obteve cinco vitórias em Hockenheim, além
de ter largado na pole position da etapa de abertura deste ano, disputada no
mesmo circuito, com Timo Scheider.
O traçado de
4.574 metros de extensão é um dos favoritos dos pilotos do DTM. A razão, além
da atmosfera única dessa pista, é o desafio técnico de ter um carro competitivo
em um circuito que mescla trechos de curvas rápida com seções de baixa
velocidade. O trecho que envolve a longa curva Parabólica com o hairpin logo em
sequência representa o melhor ponto de ultrapassagem de todo o calendário. Essa
"quase-reta" permite que os pilotos acionem o sistema de DRS, que no
DTM reduz o ângulo de inclinação da asa traseira. Além disso, Hockenheim é a
única pista na qual as equipes já conhecem o comportamento dos carros com os
novos compostos de pneus macios da categoria, pelo fato de a abertura do
campeonato ter sido realizada lá.
A corrida que
encerra a temporada 2013 do DTM pode ser acompanhada ao vivo pela internet e
também pelo canal Bandsports. O canal oficial da categoria no YouTube
(www.youtube.com/dtmint) transmite ao vivo o treino classificatório - no
sábado, a partir das 9h40 no horário de Brasília - e a corrida, no domingo às
10h, também no horário de Brasília.
Declarações dos chefes de equipe
Dieter Gass
(Chefe da Audi no DTM): "Depois do título antecipado do Mike
(Rockenfeller), vamos motivados para a etapa final. Ainda estamos na disputa
pelos títulos de equipes e fabricantes, e nas duas competições estamos em
vantagem graças ao trabalho de cada equipe ao longo do ano. Tenho certeza que
poderemos ter, nesta etapa, um desempenho ainda mais sólido do que tivemos na
abertura do campeonato."
Hans-Jürgen
Abt (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline): "Depois de
conquistar o título, é natural que você vá para a última corrida se sentindo
mais relaxado. Mas sabemos que ainda temos objetivos a cumprir nesta temporada
e queremos provar que podemos fechar o ano com uma vitória."
Ernst Moser
(Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Phoenix): "Com o título do Mike
(Rockenfeller), alcançamos o primeiro estágio de metas para a temporada.
Obviamente vamos fazer de tudo para conquistar o título de equipes também. Esse
é nosso grande objetivo para esta prova final."
Arno Zensen
(Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Rosberg): "A Audi venceu o
título de pilotos, então podemos ir para Hockenheim um pouco mais relaxados.
Mas, para fechar a temporada, gostaria de uma vitória correndo em casa."
Fatos e
declarações dos pilotos Audi
Filipe Albuquerque
(28/POR), Audi Financial Services RS 5 DTM #6 (Audi Sport Team Rosberg)
• Pontuou nas
duas últimas etapas
• Está em seu
terceiro ano pelo Team Rosberg
"Eu não
pontuei nas duas últimas vezes que corri em Hockenheim. Então minha motivação é
para mudar esse retrospecto. Terminar no pódio nesta corrida que é 'de casa'
para minha equipe, seria um ótimo encerramento de campeonato."
Mattias Ekström (35/SUE), Red Bull Audi RS 5 DTM #11
(Audi Sport Team Abt Sportsline)
• Já venceu
em Hockenheim duas vezes
• É o piloto
da Audi com mais vitórias no DTM: 17
"A etapa
final em Hockenheim é um evento muito especial para mim todos os anos, e em
2013 o sentimento não é diferente. Meu objetivo é simples: largar na pole
position e vencer a corrida."
Jamie Green (31/ING), Red Bull Audi RS 5 DTM #12 (Audi
Sport Team Abt Sportsline)
• Venceu o
encerramento dos campeonatos de 2007 e 2011 em Hockenheim
• Já foi ao
pódio sete vezes nessa pista
"Na
minha opinião, Hockenheim é a casa do automobilismo na Alemanha. Todos nós conhecemos
muito bem a pista, porque corremos sempre duas vezes por ano nela. Venci a
etapa final do DTM duas vezes na minha carreira, e posso dizer que é especial
cruzar a linha de chegada e ver os fogos de artifício. Quero vê-los primeiro
este ano novamente.
Miguel Molina
(24/ESP), Audi RS 5 DTM #20 (Audi Sport Team Phoenix)
• Seu único
pódio no DTM foi conquistado em Hockenheim
• Pontuou nas
últimas três corridas
"Terminei
as últimas três provas no Top-10 e quero manter essa boa fase em
Hockenheim."
Edoardo
Mortara (26/ITA), Playboy Audi RS 5 DTM #5 (Audi Sport Team Rosberg)
• Dono das
duas vitórias da Audi na temporada 2012 do DTM
• Está em seu
terceiro ano no Team Rosberg
"Esta é
a última corrida de uma temporada muito difícil para mim. Não deixamos de fazer
nada do possível para, ao menos, ela terminar com um bom resultado. Gosto da
pista e minha única preocupação é sobre como estará o clima neste fim de
outubro na Alemanha."
Mike Rockenfeller (29/ALE), Schaeffler Audi RS 5 DTM
#19 (Audi Sport Team Phoenix)
• Campeão
antecipado do DTM em 2013
• É o único
piloto do grid que pontuou nas nove corridas deste ano
"Estou
relaxado, mas ao mesmo tempo motivado e focado em fazer uma boa etapa neste fim
de semana. Quero vencer a corrida para fechar o ano com chave de ouro. Por isso
o trabalho será tão duro e focado quanto nas outras nove corridas que
disputamos."
Timo Scheider (34/ALE), AUTO TEST Audi RS 5 DTM #23
(Audi Sport Team Abt)
• Pole
position na rodada de abertura da temporada 2013, disputada em Hockenheim
• Conquistou
seu primeiro pódio do ano na última etapa, em Zandvoort
"Considerando
meu desempenho em Zandvoort e a pole position em Hockenheim no início do ano,
posso esperar por uma grande prova no próximo domingo. Mais que isso, acho que
todos os pilotos correm essa etapa mais 'soltos' pelo fato de o título estar
decidido, e isso pode nos ajudar no campeonato de construtores."
Adrien Tambay
(22/FRA), Audi ultra RS 5 DTM #24 (Audi Sport Team Abt)
• Terminou
quatro provas consecutivas na zona de pontuação
• É o piloto
mais jovem da Audi no DTM, com 19 provas disputadas
"Apesar
do Mike (Rockenfeller) já ter garantido o título, acho que todos nós vamos
lutar duramente pela vitória na última corrida do ano. Não tenho um retrospecto
muito bom em Hockenheim. Nunca terminei uma corrida lá, mas isso é o que me
motiva a mostrar meu talento neste fim de semana."
Com nove das
dez etapas de 2013 concluídas, as classificações de pilotos, equipes e
construtores no DTM estão assim:
Pilotos
1- Mike Rockenfeller (Audi), 142 pontos
2- Augusto Farfus (BMW), 116
3- Christian Vietoris (Mercedes-Benz), 71
4- Robert Wickens (Mercedes-Benz)< 70
5- Bruno Spengler (BMW), 67
6- Gary Paffet (Mercedes-Benz), 67
7- Mattias Ekström (Audi), 56
8- Marco Wittmann (BMW), 49
9- Timo Scheider (Audi), 37
10- Jamie Green (Audi), 35
11- Joey Hand (BMW), 49
12- Adrien Tambay (Audi), 30
13- Dirk Werner (BMW), 26
14- Daniel Juncadella (Mercedes-Benz), 20
15- Filipe Albuquerque (Audi), 16
16- Timo Glock (BMW), 10
17- Martin Tomczyk (BMW), 10
18- Miguel
Molina (Audi), 9
19- Roberto
Merhi (Mercedes-Benz), 8
20- Edoardo
Mortara (Audi), 3
21- Pascal
Wehrlein (Mercedes-Benz), 3
22- Andy
Priaulx (BMW), 2
Construtores
1- Audi, 325
pontos
2- BMW, 317
3- Mercedes-Benz, 239
Equipes
1- Audi Sport Team Phoenix, 151 pontos
2- BMW Team RBM, 148
3- STIHL/AMG Mercedes, 141
4- BMW Team Schnitzer, 93
5- Audi Sport Team Abt Sportsline, 91
6-
EURONICS/THOMAS SABO Mercedes AMG, 75
7- Audi Sport Team Abt, 67
8- BMW Team MTEK, 64
9- stern/AMG Mercedes, 23
10- Audi Sport Team Rosberg, 19
11- BMW Team
RMG, 12
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Audi Sport / Divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Carro de Marco Cozzi em Cur...
ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Carro de Marco Cozzi em Cur...: Piloto do carro #23 retorna à pista de seu primeiro pódio na categoria de acesso da Stock Car credenciado por duas vitórias nas últimas dua...
Brasileiro de Turismo: Carro de Marco Cozzi em Curitiba destaca foto do Museu Oscar Niemeyer
Piloto do carro #23 retorna à pista de seu primeiro pódio na
categoria de acesso da Stock Car credenciado por duas vitórias nas últimas duas
etapas
Depois de
duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro de Turismo, Marco Cozzi tem
certeza de que chega a Curitiba novamente com o carro mais bonito do grid para
a corrida deste domingo. Na passagem da categoria de acesso à Stock Car pela
capital paranaense, o piloto exibirá no capô do carro #23 uma imagem artística
do Museu Oscar Niemeyer de autoria do fotógrafo Jorge Sato.
Será o quarto
trabalho artístico apresentado no projeto da Galeria Mais Rápida do Brasil, que
usa o espaço mais nobre do carro de corrida de Cozzi para alternar obras de
artistas brasileiros. A iniciativa tem curadoria de Suzana Lobo e Luís Ferrari
e já apresentou o "Abaporu", da modernista Tarsila do Amaral, uma
pintura tradicional japonesa do artista plástico Didu Losso e um grafite de
Mundano.
A imagem
selecionada para a sexta etapa do campeonato usa a técnica da lomografia
(vertente da fotografia analógica na qual as fotos são feitas com a câmera
Lomo) para retratar o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O prédio é um dos
cartões-postais da cidade e foi fotografado por Sato no marco da Exposição
OlhoGráfico, projeto de releitura das obras do maior arquiteto do Brasil.
"Logo
que vi a foto fiquei encantado e imediatamente tive vontade de visitar o museu.
Agradeço ao Jorge pela parceria no projeto e espero que a imagem produzida por
ele provoque no público da Stock Car a mesma reação que eu tive", afirma o
piloto.
Para o
artista, o elo entre seu trabalho e a velocidade dos carros do Brasileiro de
Turismo faz todo sentido, uma vez que um dos conceitos artísticos do projeto de
fotografia das obras de Niemeyer era justamente retratar o trabalho do
arquiteto como espaçonaves.
"Agradeço
ao Marco pela oportunidade. O projeto da Galeria Mais Rápida do Brasil é
inédito no País e nada mais justo que apresentar uma imagem minha ainda
inédita, justamente do local mais icônico de Curitiba", acrescenta o
profissional de 32 anos, selecionado em 2013 para uma exposição individual pelo
prestigiado Museu da Imagem e do Som de São Paulo como um dos jovens fotógrafos
mais promissores do Brasil. Sato também é o vencedor do prêmio mundial da Lomo,
entregue em Londres no ano passado.
Além das duas
vitórias na duas últimas etapas do campeonato, Cozzi chega à capital paranaense
motivado porque o Autódromo Internacional de Curitiba tem um de seus traçados
favoritos no calendário. "É uma pista de alta, onde sempre consegui andar
bem. Inclusive foi lá que conquistei meu primeiro pódio na categoria de acesso
da Stock Car", diz o piloto recordando o terceiro lugar na segunda
passagem da Copa Montana por Curitiba em 2010.
Quarto
colocado no campeonato com apenas dez pontos de desvantagem para o líder, o
competidor da equipe Carlos Alves já vai para a pista nesta sexta-feira, com a
primeira sessão de treinos livres. A tomada de tempo acontece no sábado às 14h,
e a largada no domingo às 9h15. A Rede TV! exibe a corrida a partir das 13h30.
Classificação
do campeonato, após 5 das 8 etapas (top-5):
1. Pedro
Boesel 86 pontos
2. Felipe
Fraga 84
3. Gabriel
Casagrande 80
4. Marco
Cozzi 76
5. Tito
Morestoni 69
Marco Cozzi
Piloto e
empresário, o paulista Marco Stefano Cozzi começou no kart em 1988 e competiu
até a temporada de 1996.
Depois de um
intervalo de dez anos por falta de recursos para manter a carreira, a paixão
pelo automobilismo falou mais alto e ele retornou às pistas no kartismo. A
passagem para as categorias de Turismo aconteceu em 2008, nas categorias de
acesso da Stock Car.
No ano de
2012, Cozzi foi um dos maiores destaques da Copa Montana: venceu corrida e foi
o piloto que mais tempo passou na liderança do campeonato.
A temporada
2013 é a segunda do piloto na equipe Carlos Alves Competições.
Contato
Luís Ferrari
Imprensa - Marco Cozzi
Fotos: Andre Santos / Jorge Sato
ALTA ROTAÇÃO: Experiência prévia em Curitiba é trunfo da estrean...
ALTA ROTAÇÃO: Experiência prévia em Curitiba é trunfo da estrean...: Na primeira vez que a Stock Car repetiu uma prova (Cascavel), a Voxx Racing disputou a vitória e ficou perto de conquistar um pódio com Ser...
Experiência prévia em Curitiba é trunfo da estreante Voxx Racing na etapa deste domingo da Stock Car
Na primeira vez que a Stock Car repetiu uma prova (Cascavel), a
Voxx Racing disputou a vitória e ficou perto de conquistar um pódio com Sergio
Jimenez, que terminou a corrida em quarto
O retorno
da Stock Car para Curitiba neste final de semana será um trunfo para a
estreante equipe Voxx Racing. O time de Denis Navarro e Sergio Jimenez tem
maior chance de se destacar em uma pista onde já possui dados de telemetria e
conhecimento prévio do ajuste do carro.
Quando a
Stock Car visitou Cascavel pela segunda vez em 2013, a Voxx Racing obteve seu
melhor resultado na temporada, lutando pelo pódio até a volta final - Jimenez
terminou em quarto.
"É
sempre bom retornar a uma etapa que já andamos nesta temporada. Conseguimos um
ótimo desempenho em Cascavel e esperamos fazer algo parecido em Curitiba. Daqui
para o fim do ano a tendência é que o time cresça ainda mais, pois todas as
provas do calendários serão dobradas", disse William Lube, chefe da equipe
Voxx Racing, se referindo às outras corridas finais do ano, em Brasília e
Interlagos.
Após um
intervalo de 40 dias sem corridas da Stock Car, Denis Navarro e Sergio Jimenez
não ficaram parados. Denis competiu no Brasileiro de Marcas em Brasília, inclusive
vencendo uma das corridas. Sergio Jimenez andou na pista de Navarra, na
Espanha, pelo Campeonato da FIA GT.
"Por
causa de a Stock Car ser tão competitiva, não da para ficar parado. Essa
vivência em outras categorias é importante para apurar a pilotagem. Estou
otimista para etapa de Curitiba, onde sempre ando bem e considero quase uma
corrida em casa para mim", disse Denis Navarro.
Em sua
primeira temporada completa na Stock Car, Sergio Jimenez, que está lutando para
ser o estreante do ano e vem de dois top-10 consecutivos, o que o colocou em
nono na tabela, espera que a prova de Curitiba seja positiva como Cascavel.
"Quando
andamos em uma pista onde já tínhamos dados, fomos muito bem, andamos forte
desde o começo. Como já colhemos bastante telemetria em Curitiba, quando
estivemos lá no começo do ano, nossa expectativa é que possamos repetir um bom
desempenho", disse Jimenez, que terminou em nono na corrida deste ano na
capital paranaense, fazendo uma série de ultrapassagens durante toda a prova.
Para a
etapa paranaense, a imagem das apresentadoras Sabrina Sato e Fernanda Motta
continuará estampando os capôs dos carros de Sergio Jimenez e Denis Navarro,
respectivamente, promovendo a marca de shakes emagrecedores da linha Redubío,
da Nutracom, marca líder de vendas no Brasil da qual elas são as novas
garotas-propaganda.
Os carros
da Voxx Racing entram na pista para o primeiro treino livre nesta sexta-feira
(18), às 16h. No sábado (19) acontece mais uma sessão livre para, também às
16h, disputar o classificatório, com transmissão ao vivo do Sportv, que também
exibirá a corrida, a partir dar às 11h de domingo (20).
Sobre Redubío
Nos
formatos individual e kit com os sabores chocolate, morango e baunilha, os
shakes podem substituir até duas refeições por dia, balanceando o consumo de
calorias sem prejudicar o organismo e possibilitando emagrecer até cinco quilos
em 30 dias. A grande novidade da linha é o lançamento da versão 0% lactose,
disponível a partir de agosto em todas as farmácias e drogarias do Brasil.
Sobre Voxx
Suplementos
A linha
Voxx Suplementos pertence à Nutracom, empresa que faz parte do Grupo Cimed, uma
das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. Elaborada para quem deseja
melhorar a saúde e a performance, a linha conta com as melhores matérias-primas
do mundo. De maneira segura e saborosa, os produtos oferecem fórmulas altamente
concentradas, garantindo melhores resultados. Seu mix de produtos é composto
por whey protein, creatina, BCAA, cafeína, entre outros. Com o intuito de
tornar a suplementação um hábito para todos, a linha chegou ao mercado para
oferecer o que as pessoas realmente procuram: resultado.
Confira a
programação completa da Stock Car:
Sexta-feira
(18/10)
16h00 -
16h40 - 1o Treino livre (Grupo 1)
16h50 -
17h30 - 1o Treino livre (Grupo 2)
Sábado
(19/10)
11h00 -
12h00 - 2o Treino livre (Grupo 1)
12h10 -
13h10 - 2o Treino livre (Grupo 2)
16h00 -
17h00 - Classificação
Domingo
(20/10)
10h25 -
Abertura de box
10h45 -
Fechamento de box
10h50 -
Hino Nacional
10h52 -
Placa de 5 minutos
10h57 -
Volta de apresentação
11h00 -
Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
11h50 -
Pódio
12h15 -
13h15 - Visitação aos boxes
Resultado,
campeonato:
1º) Daniel
Serra, 154 pontos
2º) Cacá
Bueno, 144
3º) Ricardo
Maurício, 143
4º) Thiago
Camilo, 141
5º) Max
Wilson, 117
6º) Valdeno
Brito, 108
7º) Marcos
Gomes, 88
8º) Rubens
Barrichello, 73
9º) Sérgio
Jimenez, 72
10º)
Ricardo Zonta, 70
11º) Júlio
Campos, 67
12º)
Luciano Burti, 66
13º) Tuka
Rocha, 64
14º)
Raphael Matos, 62
15º) Diego
Nunes, 53
16º) Nonô
Figueiredo, 52
17º) Galid
Osman, 47
18º)
Rodrigo Sperafico, 43
19º) Denis
Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda
Pamplona, 38
22º) Fábio
Fogaça, 37
23º) Atila
Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam
Khodair, 35
26º) Alceu
Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico
Kaesemodel,16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º)
Gabriel Casagrande, 4
33º)
Rodrigo Pimenta, 3
34º) Beto
Cavaleiro, 2
RF1 Jornalismo
Fotos: José Mario
Dias/RF1
ALTA ROTAÇÃO: Fechada parceria para viabilizar Pré-Mundial de Ra...
ALTA ROTAÇÃO: Fechada parceria para viabilizar Pré-Mundial de Ra...: Eaec e prefeitura viabilizam parceria com a BSB que auxiliará na organização do evento para receber a prova do Mundial WRC 2015 O E...
Fechada parceria para viabilizar Pré-Mundial de Rali em Erechim
Eaec e prefeitura viabilizam
parceria com a BSB que auxiliará na organização do evento para receber a prova
do Mundial WRC 2015
O Erechim
Auto Esporte Clube (EAEC) e a prefeitura de Erechim anunciaram esta semana o
fechamento de parceria com a empresa paulista Brunoro Sport and Business (BSB).
O objetivo é organizar o evento para receber em 2014 uma prova pré-mundial que
possa credenciar Erechim junto a Federação Internacional de Automobilismo (FIA)
e consequentemente poder receber o evento do Mundial World Rally Championship
(WRC).
A meta, de
acordo com o presidente do EAEC, Roland Koller, é fazer com que Erechim,
durante a etapa do Sul-americano receba a homologação, já em 2014 e que possa
credenciar junto à FIA, uma etapa do Mundial WRC em 2015. “Estamos dando um
grande passo na busca da realização de nosso sonho maior. Esta parceria com a
BSB vai nos ajudar a buscar junto a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA),
Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a FIA, o Pré-Mundial em 2014,
visando homologar nossa cidade para ter uma etapa do WRC no ano seguinte”,
destaca Roland Koller.
Para ele,
este é um momento importante para a cidade de Erechim, para o EAEC e a
Prefeitura, que tem auxiliado o evento. “Temos que agradecer o empenho até aqui
despendido, a confiança e o comprometimento de todos com o futuro do Rally
Internacional de Erechim”, acrescentou Roland. “Seguramente atrairá os olhares
do mundo todo para nosso município, Estado e o País. Faremos parte da elite
mundial do automobilismo, uma vez que já temos a etapa da Fórmula 1, e agora
poderemos ter o WRC. Em isso acontecendo seremos o único país na América a
contar com os dois eventos”, encerra Roland.
O Mundial WRC
O
Campeonato Mundial WRC é disputado pelas principais montadoras de automóveis do
planeta. São vários países envolvidos numa competição que atinge a importância
do primeiro nível após a Fórmula 1.
A expectativa
pela volta do Brasil em receber uma etapa do Mundial WRC já vem há certo tempo
tomando conta dos bastidores do esporte no país. A última vez que o Brasil
recebeu uma prova da competição intercontinental, foi no início da década de
80.
Na América
do Sul, apenas a Argentina recebe etapa do Mundial WRC, e no continente
americano, também o México já recebeu eventos nos últimos anos.
Erechim se
tornou referencia do esporte no Brasil e na América do Sul, com o passar dos
anos. Público, organização e competidores formaram um triangulo de sucesso.
Desde 2006 a prova erechinense é avaliada como a melhor do Campeonato
Sul-americano e vem a cada ano aumentando o número de competidores no grid e
público in loco. Este ano, foram mais de 80 carros no grid e 90 mil pessoas
assistindo o evento.
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa
do Rally Internacional de Erechim
Fotos: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra 2013...
ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra 2013...: Catarinense de Terra - Chris Bornemann corre nona etapa em Lontras Visando garantir o vice campeonato da temporada 2013, o piloto curit...
Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra 2013
Catarinense de Terra - Chris Bornemann corre nona etapa em
Lontras
Visando
garantir o vice campeonato da temporada 2013, o piloto curitibano Christiano
Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime/Luciflex/Vhip Acessórios/Reikdal
Escapamentos/Prislux/Mecar Carburadores/NSO Borrachas), terá um fim de semana
(19 e 20/10) movimentado, durante a 9.ª etapa do Campeonato Catarinense de
Velocidade na Terra 2013, que será realizada no Autódromo Alceu Feldmann, em
Lontras (SC). Depois do bom desempenho na etapa do Brasileiro, em São José dos
Pinhais, Chris quer vencer em solo catarinense, visando o segundo lugar da
categoria Marcas “A”.
No Brasileiro
de Terra, o carro da equipe MP Competições liderou todos os treinos livres e o
classificatório, conquistando uma pole position e um segundo lugar, com Chris
Bornemann, que venceu a primeira corrida e ficou em segundo na outra, depois de
seu carro apagar na última volta, porque caiu a câmera de filmagem em cima da
chave geral do carro e o piloto perdeu a vitória na última volta. Agora, Chris
vai com moral para a penúltima etapa do Catarinense de Automobilismo, onde tem
feito boas apresentações e está em segundo lugar na classificação, com 22
pontos de vantagem para o terceiro colocado.
“Sempre penso
na vitória e não será diferente em Lontras. Todos na equipe MP Competições
estão empenhados, para surpreendermos nesta etapa. Grandes nomes do
automobilismo catarinense e paranaense estão voltando a cada etapa, o que
valoriza ainda mais o nosso campeonato e estar sempre no pelotão da frente é
gratificante. Quanto ao carro, foram feitas apenas algumas alterações, pois a
partir da segunda metade do campeonato ele está muito rápido, garantindo bons
resultados e a vice liderança”, declarou Christiano Bornemann
(WD-40/Embretech/Mundial Prime/Prislux/Luciflex/Vhip Acessórios/Reikdal
Escapamentos/NSO Borrachas).
-
Classificação -
Com oito
etapas realizadas, a classificação do Campeonato Catarinense de Automobilismo
2013, na categoria Marcas “A” é a seguinte: 1.º) Fausto de Lucca, 207 pontos;
2.º) Christiano Bornemann, 164; 3.º) Sidnei de Borba, 142; 4.º) Lucas
Bornemann, 138; 5.º) Juliano Dutra, 96; e em 6.º) Alexandro Spezia, com 77
pontos ganhos.
MRT – Assessoria e Comunicação
Bispo Neto
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car 2013: Pela segunda vez em Curitiba, Hot ...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car 2013: Pela segunda vez em Curitiba, Hot ...: Equipe paulista aposta em evolução para buscar bom resultado no AIC. Treinos livres começam na sexta-feira (18). A prova no domingo (20), q...
Stock Car 2013: Pela segunda vez em Curitiba, Hot Car espera ter mais sorte na 10ª etapa
Equipe paulista aposta em evolução para buscar bom resultado no
AIC. Treinos livres começam na sexta-feira (18). A prova no domingo (20), que é
a antepenúltima do ano, será exibida ao vivo pelo SporTV às 11h
A 10ª etapa
da Stock Car será neste fim de semana (dias 18, 19 e 20) no Autódromo
Internacional de Curitiba. Se no topo da tabela, a disputa no município de
Pinhais promete esquentar ainda mais a briga pelo título de 2013, nas posições
intermediárias, o objetivo é outro. No caso da Hot Car Competições (Bardahl), a
meta é terminar o ano entre as 10 melhores equipes do campeonato. E é com esse
pensamento que os pilotos Rafa Matos e Wellington Justino desembarcam na região
metropolitana de Curitiba. A programação da etapa começa na sexta-feira (18).
No domingo (20) a prova será exibida ao vivo pelo canal SporTV às 11h.
Amadeu
Rodrigues, chefe da equipe, aposta na evolução do time, para sair do Paraná com
um bom resultado. "Tivemos um tempo grande entre a última corrida e esta e
trabalhamos ao máximo no refinamento dos carros. Este ano, já estivemos em
Curitiba e o Rafa só não conseguiu um bom resultado porque teve um pneu furado
na última volta. Acredito que vamos começar bem lá. Tenho algumas ideias de
acerto para testar, já que ao longo da temporada desenvolvemos mais o carro e
evoluímos bastante. Com certeza já temos um bom caminho para seguir. Além
disso, teremos novamente um treino livre na sexta-feira e outro no sábado, com
mais tempo e tranquilidade para trabalhar", considerou o experiente comandante.
Rafa Matos
quer ajudar o time a conquistar o objetivo. E, além disso, entre as metas do
mineiro, está concluir sua temporada de estreia na principal categoria do
automobilismo nacional no top-10. "Meu objetivo é terminar 2013 entre os
10 melhores. Estou em 14º, a 8 pontos do 10º e acredito que seja uma meta bem
possível. Uma outra disputa que estou envolvido é pra ser o melhor estreante do
ano. O (Sérgio) Jimenez está à minha frente, mas acredito que dá para brigar
por esse ‘título’ nessas três etapas finais. Para isso, eu preciso terminar as
corridas e pontuar bem. É isso que vou buscar", disse Matos que totaliza
62 pontos, e está 10 atrás de Jimenez (9º), na briga direta pelo ‘troféu’ de
estreante .
O piloto de
Belo Horizonte concorda com Rodrigues e acredita que as lições das outras
etapas serão importantes. "Vamos para lá com todo o aprendizado e evolução
que conseguimos ao longo do ano. Curitiba é uma pista que gosto muito. Andei
bem lá em várias categorias, e mesmo na Stock, no início da temporada, a gente
estava bem na corrida. Mas tivemos um azar de um pneu furar praticamente no fim
da disputa. São coisas do automobilismo. Estou confiante em um fim de semana
positivo", encerrou o dono do bólido #2.
Para
Wellington Justino, o desafio é conseguir uma boa posição no grid de largada,
para poder brigar por um lugar na zona de pontuação. "A gente já andou em
Curitiba neste ano, e meu carro se comportou bem, não fosse uma falha
inesperada no acelerador, teria pontuado na segunda etapa. Mas a expectativa é
boa, porque é uma pista que gosto e conheço, e não tem muita surpresa em
relação ao acerto. Meu foco será na tomada de tempos, que tem sido o meu maior
problema, quero me classificar bem no grid, pois sei que o equipamento tem um
bom ritmo de corrida", disse o piloto de Goiás.
Nesta
sexta-feira a programação no traçado de 3.695 metros começa com a realização de
um shakedown, às 15h45, seguido pelo primeiro treino livre com os pilotos
divididos em dois grupos. No sábado (19) haverá mais uma sessão de ensaios, a
partir das 11h, e a classificação, marcada para as 16h, com transmissão ao vivo
do canal SporTV. O domingo será marcado pela disputa da 10ª etapa que tem
largada às 11h e o canal a cabo também vai exibir ao vivo.
Confira a
programação completa da 10ª etapa:
Sexta-feira,
dia 18:
15h45 -
15h55: Shakedown
16h00 -
16h40: 1º Treino livre - (1º Grupo)
16h50 -
17h30: 1º Treino livre - (2º Grupo)
Sábado, dia
19:
11h00 -
12h00: 2o Treino livre - (1º Grupo)
12h10 -
13h10: 2o Treino livre - (2º Grupo 2)
16h00 -
17h00: Classificação
Domingo, dia
20:
11h: Largada
(40 min de prova + 1 volta)
Classificação
do Campeonato após nove etapas (top-10):
1º) Daniel
Serra, 154 pontos
2º) Cacá
Bueno, 144
3º) Ricardo
Mauricio, 143
4º) Thiago
Camilo, 141
5º) Max
Wilson, 117
6º) Valdeno
Brito, 108
7º) Marcos
Gomes, 88
8º) Rubens
Barrichello, 73
9º) Sérgio
Jimenez, 72
10º) Ricardo
Zonta, 70
14º) Rafa
Matos, 62
31º)
Wellington Justino, 8
Na temporada
2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e
apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes,
Belvitur e Sienna Motors.
Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Fotos: Vanderley Soares
ALTA ROTAÇÃO: Disputa pela liderança do Moto 1000 GP envolve trê...
ALTA ROTAÇÃO: Disputa pela liderança do Moto 1000 GP envolve trê...: Pilotos preparam-se para sexta etapa em Santa Cruz do Sul visando reduzir da vantagem do argentino Ribodino, campeão de 2012. Colocando...
Disputa pela liderança do Moto 1000 GP envolve três brasileiros e três estrangeiros
Pilotos preparam-se para sexta etapa em Santa Cruz do Sul visando
reduzir da vantagem do argentino Ribodino, campeão de 2012.
Colocando em
disputa o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade de 2013, o Moto 1000 GP terá
neste domingo (20) as corridas da sexta de suas oito etapas. O evento no
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS) vai determinar, nas cinco
categorias em disputa, a relação dos pilotos que vão disputar os títulos. É a
terceira vez que a cidade recebe o Moto 1000 GP, tendo figurado nos calendários
de corridas de 2011 e 2012.
A GP 1000,
categoria principal do Brasileiro de Motovelocidade, destaca em sua tabela de
classificação os efeitos da internacionalização intensificada no ano passado.
As seis primeiras posições são ocupadas por pilotos de três países. Neste
grupo, três competidores brasileiros apresentam-se motivados para a disputa
pelo título que foi de Alan Douglas, da Pitico Race, em 2011 e de Luciano
Ribodino, da Alex Barros Racing, em 2012.
É o próprio
Ribodino quem comanda a tabela de classificação depois de cinco das oito
etapas. A primeira metade do campeonato foi marcada por duas vitórias e dois
segundos lugares do argentino. Na quinta etapa, em setembro, foi quinto
colocado, resultado que o elevou a 93 pontos. Com 31 de vantagem, “Lucho”,
piloto da província de Córdoba, assegura a manutenção da liderança com qualquer
resultado na corrida em Santa Cruz do Sul.
O argentino
da Alex Barros Racing, contudo, reconhece a necessidade de manter a média das
primeiras etapas, dada a disposição demonstrada por seus adversários para
reverterem a matemática da disputa pelo título nas três etapas decisivas. Dois
brasileiros, ambos da cidade paranaense de Londrina, são seus adversários mais
próximos na tabela – Diego Faustino e Wesley Gutierrez, que somam 62 e 61
pontos, respectivamente.
Para
Faustino, que defende a Petronas Eurobike SBK Team pilotando uma BMW S1000RR –
mesmo modelo utilizado pelo líder Ribodino, – a etapa em Santa Cruz do Sul
resgata um retrospecto significativo. Foi no circuito de 3.530 metros da cidade
gaúcha que ele obteve suas duas primeiras vitórias no Moto 1000 GP, na rodada
dupla de 2011, ano em que foi vice-campeão tendo registrado ainda quatro
segundos e três terceiros lugares.
Faustino
abriu o campeonato atual com o terceiro lugar em Interlagos e foi quarto em
Pinhais. Sem pontuar na volta da categoria a Interlagos, reagiu com a vitória
em Cascavel. A quinta etapa, no autódromo paulista, foi oitavo. Enquanto isso,
Gutierrez, com a Kawasaki ZX10-R da Motonil Motors, subia ao pódio em terceiro,
mesmo resultado da passagem anterior da GP 1000 por São Paulo – ele já havia
ido ao pódio em Curitiba, em segundo lugar.
O português
Miguel Praia, que estreia no Moto 1000 GP com a Honda CBR 1000R da Center Moto
Racing Team, conquistou na corrida de setembro seu primeiro pódio, em segundo.
Assim, subiu para quarto na classificação do campeonato, com 53 pontos. Está
dois à frente de Danilo Lewis. O paulista, piloto da Kawasaki da RC3 Brasil-PRT,
mostra-se otimista quanto à chance de vencer pela primeira vez – tem dois
terceiros lugares em 2013.
O grupo dos
seis primeiros na GP 1000 é composto por outro argentino. Diego Pierluigi, que
venceu a etapa de 2012 em Santa Cruz do Sul pelo Team Spolier, estreou na
temporada atual já em sua terceira etapa. Foi segundo em Interlagos, décimo em
Cascavel – onde teve problemas mecânicos – e venceu a corrida do mês passado em
Interlagos, com a Kawasaki da JC Racing Team. Bem cotado a novas vitórias,
aparece em sexto com 49 pontos.
As
motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium
e, como óleo lubrificante, o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a
competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus de
competição às equipes. O Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta
Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto,
HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.
Fonte: Grelak Comunicação
Assinar:
Postagens (Atom)