quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus mira títulos para BMW e vitóri...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus mira títulos para BMW e vitóri...: Com o vice-campeonato já garantido em 2013, curitibano traça como meta para o fim de semana ajudar a BMW a faturar o título do DTM entre os...

DTM: Augusto Farfus mira títulos para BMW e vitória no encerramento da temporada em Hockenheim

Com o vice-campeonato já garantido em 2013, curitibano traça como meta para o fim de semana ajudar a BMW a faturar o título do DTM entre os construtores e ao Team RBM entre as equipes.

O próximo fim de semana (19 e 20) vai marcar o encerramento da temporada 2013 do DTM. O cenário da batalha final do campeonato será Hockenheim, circuito que também sediou a prova de abertura, em maio. A tradicional pista alemã é bastante favorável a Augusto Farfus, que fecha sua participação como um dos grandes destaques apenas em seu segundo ano na categoria. O curitibano tem ótimo retrospecto em Hockenheimring, já que conquistou o terceiro lugar na derradeira prova de 2012 e venceu a disputa que abriu o certame deste ano. Desta forma, o piloto do Team RBM chega muito confiante para assegurar mais um triunfo e se consolidar de vez como o maior vencedor de 2013. Além disso, Farfus tem uma motivação extra: levar a BMW ao título do campeonato dos construtores e o Team RBM ao topo entre as equipes do campeonato.



A luta pelo título entre os pilotos já está definida. Mike Rockenfeller, do Audi Team Sport Phoenix, assegurou a taça por antecipação depois de cruzar a linha de chegada em segundo na nona e penúltima prova da temporada, disputada em Zandvoort, Holanda. Por sua vez, Augusto, que venceu três corridas em 2013, sendo uma delas no circuito neerlandês, também garantiu o vice-campeonato de maneira antecipada, sacramentando uma grande performance, sobretudo na metade final da temporada.

Mas o campeonato dos construtores, que reúne Audi, BMW e Mercedes, ainda está longe de ser definido. Há um equilíbrio muito grande, sobretudo entre as montadoras que protagonizaram a temporada no certame de pilotos. No momento, a Audi ocupa a primeira colocação e soma 325 pontos, contra 317 da BMW. A Mercedes, fora da luta pela taça, tem 239. Já a disputa pelo título do campeonato das equipes está ainda mais acirrada. A Audi Sport Team Phoenix, de Rockenfeller e Miguel Molina, tem 151 pontos, apenas três a mais em relação ao BMW Team RBM, de Farfus e Joey Hand.

A principal arma dos bávaros para conquistar os outros títulos em jogo em 2013 é justamente Farfus. Reconhecido pelo grande desempenho em Hockenheim, o brasileiro vê nesta última prova do ano mais uma chance para triunfar e ser o elemento-chave da BMW na decisão contra a Audi em Hockenheim.

Para este fim de semana, a prova de encerramento da temporada terá 42 voltas pelo traçado de 4.574 metros. O cronograma prevê a realização do shakedown de 15 minutos no fim da tarde de sexta-feira. O único treino livre, com 90 minutos de duração, e o treino classificatório, serão disputados no sábado, enquanto a última corrida de 2013 está prevista para ter largada às 10h (horário brasileiro de verão) e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:

"Será bom voltar a Hockenheim, um lugar muito importante para mim, onde venci no começo do ano e, obviamente, espero que possamos fechar a temporada da mesma forma. Embora o campeonato de pilotos já esteja definido, sigo motivado e comprometido em buscar outros dois títulos: o de construtores e também o das equipes, que são muito importantes para nós. Como será nossa última corrida por um longo tempo, quero aproveitar bastante, me divertir, e lutar com tudo para conquistar mais um ótimo resultado para fechar esse 2013 de maneira especial para nós."

Programação para etapa de Hockenheim (horários de Brasília):

Sexta-feira (18):
12h45 às 13h00 - Shakedown

Sábado (19):
4h05 às 5h35 - Treino livre
9h40 às 10h50 - Classificação

Domingo (20):
10h (horário brasileiro de verão) - Corrida (42 voltas)




ALTA ROTAÇÃO: Sudamericano de GT estreia fora do Brasil nos dias...

ALTA ROTAÇÃO: Sudamericano de GT estreia fora do Brasil nos dias...: Buenos Aires, na Argentina, receberá a primeira corrida internacional dos carros dos sonhos Criado em 2007 o Campeonato Sudamericano de...

Sudamericano de GT estreia fora do Brasil nos dias um, dois e três de novembro

Buenos Aires, na Argentina, receberá a primeira corrida internacional dos carros dos sonhos

Criado em 2007 o Campeonato Sudamericano de Gran Turismo terá entre os dias um e três de novembro em Buenos Aires, na Argentina, a sua primeira etapa fora do Brasil. O evento, um marco na categoria, demonstra o crescimento do campeonato e sua busca por evolução a cada ano em um fim de semana de velocidade junto com a TC2000, uma das modalidades do esporte a motor mais populares e de sucesso do automobilismo sul-americano.


Na disputa dos títulos das categorias GT3, GT Premium e GT4, os pilotos se preparam para um fim de semana de novidade onde, inclusive, já poderão ser conhecidos alguns campeões da temporada 2013. A programação será completa, assim como é realizado em solo brasileiro, composta por treinos livres, as duas sessões classificatórias e as duas corridas, uma no sábado e a outra no domingo, cada uma com 50 minutos de duração.

O Autódromo Juan Y Oscar Gálvez será o palco desta etapa de estreia do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo, o mesmo local que já recebeu categorias mundiais como a Fórmula 1 até 2009, e terá a opção oito do traçado como o desafio para os carros dos sonhos, uma pista técnica, de alta velocidade e que conta com partes importantes como as curvas Confiteria, Reutmann e Ascari, além, é claro, da reta Juan Manual Fangio em um complexo com capacidade para 40.000 apaixonados por velocidade.


Com este passo importante dado no crescimento do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo, Julio Anguita, da Loyal SPE, fala sobre este desafio e as possibilidades para o futuro. "A GT por definição é um projeto global, temos a expectativa de afinar ainda mais nossas realizações próximas com eventos europeus e, assim, promovermos juntos uma ou duas etapas fora do país no futuro".

"Estamos trabalhando para transformar o evento em algo que transcenda o núcleo puro do automobilismo, estabelecendo uma plataforma de experiências de pessoas apaixonadas por corridas ou não, além de marcas premium. Nossas expectativas são as melhores possíveis para o final deste ano e para os próximos", encerra Julio Anguita. Acompanhe as notícias dos carros dos sonhos do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo pelo site www.portalgt.com.br.

Classificação GT3:
1- Marcelo Hahn - Lamborghini LP600 Evolution - 224 pontos
2- Allam Khodair - Lamborghini LP600 Evolution - 187
3- Fábio Ebrahim e Wagner Ebrahim - Audi R8 LMS ultra - 165
4- Chico Longo e Daniel Serra - Ferrari 458 Itália - 92
4- Claudio Ricci - Ferrari 458 Itália - 92
6- Júlio Campos - Lamborghini LP600+ - 75
7- Rafael Derani - Ferrari 458 Itália - 62
8- Fernando Croce - Corvette Z06R - 43
9- Marcos Gomes - Lamborghini LP600+ - 37
10- Guilherme Figueirôa - Lamborghini LP600+ - 32
11- Henrique Assunção - Lamborghini LP560 - 30

Classificação GT Premium:
1- Pierre Ventura e Cristiano de Almeida - Lamborghini LP520 - 224 pontos
2- Marçal Melo e Alex Fabiano - Porsche 911S - 145
3- Humberto Giacomello - Ferrari F430 - 115
4- Vilson Júnior e Paulo Rutzem - Lamborghini LP520 - 54
5- Vinicius Roso e Felipe Roso - Ferrari F430 - 52
6- Ramon Mathias - Ferrari F430 - 49
7- Carlos Kray - Ferrari F430 - 34
8- Fernando Poeta - Lamborghini LP520 - 32

Classificação GT4:
1- Valter Pinheiro - Lotus Evora - 182 pontos
2- Willian Freire e Duda Oliveira - Ferrari Challenge - 178
3- Sérgio Laganá e Alan Hellmeister - Aston Martin Vantage - 175
4- Valter Rossete e Fábio Greco - Ferrari Challenge - 122
5- Renan Guerra - Lotus Evora - 115
6- Leo Burti - Lotus Evora - 67
7- Henrique Assunção - Ferrari Challenge - 48
8- Ronaldo Kastropil - Ferrari Challenge - 28
9- Hypolito Martinez, Marcelo Karan e Marcos Ramos - Ferrari Challenge - 20
11- Oswaldo Filho e Eduardo Scheer - Aston Martin Vantage - 11


Dinho Leme Comunicação

Fotos: Fernanda Freixosa

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Campeã com Rockenfeller, Audi quer títulos de...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Campeã com Rockenfeller, Audi quer títulos de...: Mesmo com o título garantido na etapa da Holanda, Mike Rockenfeller segue determinado • Marca das quatro argolas lidera os campeonatos de c...

DTM: Campeã com Rockenfeller, Audi quer títulos de equipes e construtores na última etapa do ano

Mesmo com o título garantido na etapa da Holanda, Mike Rockenfeller segue determinado • Marca das quatro argolas lidera os campeonatos de construtores e de equipes • Chefe da montadora no DTM, Dieter Gass, diz que "Todos estamos motivados para a final"

Mesmo com o título entre os pilotos do DTM já garantido graças à conquista de Mike Rockenfeller em Zandvoort, na Holanda, durante a penúltima etapa desta temporada, a equipe da Audi na categoria segue com a motivação inalterada. Na rodada que encerra o ano, marcada para o próximo fim de semana (18 a 20/10) em Hockenheim, o objetivo dos pilotos é garantir, também, os títulos de construtores e de equipes para a marca.


Por isso os fãs podem esperar por uma final de campeonato emocionante na Alemanha. Na disputa entre as equipes, a Audi Sport Team Phoenix, do campeão antecipado Mike Rockenfeller, tem apenas três pontos de vantagem para a melhor das equipes BMW, e 10 a mais que o melhor representante da Mercedes-Benz. Na classificação dos construtores, a Audi leva sete pontos de vantagem para a BMW e a meta, claro, é fechar o ano do DTM com os três títulos.

Para os pilotos da Audi, Hockenheim tradicionalmente é uma pista favorável. Entre os pilotos do time que disputam essa temporada, Mattias Ektröm, Jamie Green e Timo Scheider já venceram provas do DTM nesta pista. Desde que voltou à categoria, em 2000, a marca das quatro argolas obteve cinco vitórias em Hockenheim, além de ter largado na pole position da etapa de abertura deste ano, disputada no mesmo circuito, com Timo Scheider.

O traçado de 4.574 metros de extensão é um dos favoritos dos pilotos do DTM. A razão, além da atmosfera única dessa pista, é o desafio técnico de ter um carro competitivo em um circuito que mescla trechos de curvas rápida com seções de baixa velocidade. O trecho que envolve a longa curva Parabólica com o hairpin logo em sequência representa o melhor ponto de ultrapassagem de todo o calendário. Essa "quase-reta" permite que os pilotos acionem o sistema de DRS, que no DTM reduz o ângulo de inclinação da asa traseira. Além disso, Hockenheim é a única pista na qual as equipes já conhecem o comportamento dos carros com os novos compostos de pneus macios da categoria, pelo fato de a abertura do campeonato ter sido realizada lá.

A corrida que encerra a temporada 2013 do DTM pode ser acompanhada ao vivo pela internet e também pelo canal Bandsports. O canal oficial da categoria no YouTube (www.youtube.com/dtmint) transmite ao vivo o treino classificatório - no sábado, a partir das 9h40 no horário de Brasília - e a corrida, no domingo às 10h, também no horário de Brasília.

Declarações dos chefes de equipe

Dieter Gass (Chefe da Audi no DTM): "Depois do título antecipado do Mike (Rockenfeller), vamos motivados para a etapa final. Ainda estamos na disputa pelos títulos de equipes e fabricantes, e nas duas competições estamos em vantagem graças ao trabalho de cada equipe ao longo do ano. Tenho certeza que poderemos ter, nesta etapa, um desempenho ainda mais sólido do que tivemos na abertura do campeonato."

Hans-Jürgen Abt (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline): "Depois de conquistar o título, é natural que você vá para a última corrida se sentindo mais relaxado. Mas sabemos que ainda temos objetivos a cumprir nesta temporada e queremos provar que podemos fechar o ano com uma vitória."

Ernst Moser (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Phoenix): "Com o título do Mike (Rockenfeller), alcançamos o primeiro estágio de metas para a temporada. Obviamente vamos fazer de tudo para conquistar o título de equipes também. Esse é nosso grande objetivo para esta prova final."

Arno Zensen (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Rosberg): "A Audi venceu o título de pilotos, então podemos ir para Hockenheim um pouco mais relaxados. Mas, para fechar a temporada, gostaria de uma vitória correndo em casa."

Fatos e declarações dos pilotos Audi

Filipe Albuquerque (28/POR), Audi Financial Services RS 5 DTM #6 (Audi Sport Team Rosberg)
• Pontuou nas duas últimas etapas
• Está em seu terceiro ano pelo Team Rosberg
"Eu não pontuei nas duas últimas vezes que corri em Hockenheim. Então minha motivação é para mudar esse retrospecto. Terminar no pódio nesta corrida que é 'de casa' para minha equipe, seria um ótimo encerramento de campeonato."

Mattias Ekström (35/SUE), Red Bull Audi RS 5 DTM #11 (Audi Sport Team Abt Sportsline)
• Já venceu em Hockenheim duas vezes
• É o piloto da Audi com mais vitórias no DTM: 17
"A etapa final em Hockenheim é um evento muito especial para mim todos os anos, e em 2013 o sentimento não é diferente. Meu objetivo é simples: largar na pole position e vencer a corrida."

Jamie Green (31/ING), Red Bull Audi RS 5 DTM #12 (Audi Sport Team Abt Sportsline)
• Venceu o encerramento dos campeonatos de 2007 e 2011 em Hockenheim
• Já foi ao pódio sete vezes nessa pista
"Na minha opinião, Hockenheim é a casa do automobilismo na Alemanha. Todos nós conhecemos muito bem a pista, porque corremos sempre duas vezes por ano nela. Venci a etapa final do DTM duas vezes na minha carreira, e posso dizer que é especial cruzar a linha de chegada e ver os fogos de artifício. Quero vê-los primeiro este ano novamente.

Miguel Molina (24/ESP), Audi RS 5 DTM #20 (Audi Sport Team Phoenix)
• Seu único pódio no DTM foi conquistado em Hockenheim
• Pontuou nas últimas três corridas
"Terminei as últimas três provas no Top-10 e quero manter essa boa fase em Hockenheim."

Edoardo Mortara (26/ITA), Playboy Audi RS 5 DTM #5 (Audi Sport Team Rosberg)
• Dono das duas vitórias da Audi na temporada 2012 do DTM
• Está em seu terceiro ano no Team Rosberg
"Esta é a última corrida de uma temporada muito difícil para mim. Não deixamos de fazer nada do possível para, ao menos, ela terminar com um bom resultado. Gosto da pista e minha única preocupação é sobre como estará o clima neste fim de outubro na Alemanha."

Mike Rockenfeller (29/ALE), Schaeffler Audi RS 5 DTM #19 (Audi Sport Team Phoenix)
• Campeão antecipado do DTM em 2013
• É o único piloto do grid que pontuou nas nove corridas deste ano
"Estou relaxado, mas ao mesmo tempo motivado e focado em fazer uma boa etapa neste fim de semana. Quero vencer a corrida para fechar o ano com chave de ouro. Por isso o trabalho será tão duro e focado quanto nas outras nove corridas que disputamos."

Timo Scheider (34/ALE), AUTO TEST Audi RS 5 DTM #23 (Audi Sport Team Abt)
• Pole position na rodada de abertura da temporada 2013, disputada em Hockenheim
• Conquistou seu primeiro pódio do ano na última etapa, em Zandvoort
"Considerando meu desempenho em Zandvoort e a pole position em Hockenheim no início do ano, posso esperar por uma grande prova no próximo domingo. Mais que isso, acho que todos os pilotos correm essa etapa mais 'soltos' pelo fato de o título estar decidido, e isso pode nos ajudar no campeonato de construtores."

Adrien Tambay (22/FRA), Audi ultra RS 5 DTM #24 (Audi Sport Team Abt)
• Terminou quatro provas consecutivas na zona de pontuação
• É o piloto mais jovem da Audi no DTM, com 19 provas disputadas
"Apesar do Mike (Rockenfeller) já ter garantido o título, acho que todos nós vamos lutar duramente pela vitória na última corrida do ano. Não tenho um retrospecto muito bom em Hockenheim. Nunca terminei uma corrida lá, mas isso é o que me motiva a mostrar meu talento neste fim de semana."

Com nove das dez etapas de 2013 concluídas, as classificações de pilotos, equipes e construtores no DTM estão assim:

Pilotos
1- Mike Rockenfeller (Audi), 142 pontos
2- Augusto Farfus (BMW), 116
3- Christian Vietoris (Mercedes-Benz), 71
4- Robert Wickens (Mercedes-Benz)< 70
5- Bruno Spengler (BMW), 67
6- Gary Paffet (Mercedes-Benz), 67
7- Mattias Ekström (Audi), 56
8- Marco Wittmann (BMW), 49
9- Timo Scheider (Audi), 37
10- Jamie Green (Audi), 35
11- Joey Hand (BMW), 49
12- Adrien Tambay (Audi), 30
13- Dirk Werner (BMW), 26
14- Daniel Juncadella (Mercedes-Benz), 20
15- Filipe Albuquerque (Audi), 16
16- Timo Glock (BMW), 10
17- Martin Tomczyk (BMW), 10
18- Miguel Molina (Audi), 9
19- Roberto Merhi (Mercedes-Benz), 8
20- Edoardo Mortara (Audi), 3
21- Pascal Wehrlein (Mercedes-Benz), 3
22- Andy Priaulx (BMW), 2

Construtores
1- Audi, 325 pontos
2- BMW, 317
3- Mercedes-Benz, 239

Equipes
1- Audi Sport Team Phoenix, 151 pontos
2- BMW Team RBM, 148
3- STIHL/AMG Mercedes, 141
4- BMW Team Schnitzer, 93
5- Audi Sport Team Abt Sportsline, 91
6- EURONICS/THOMAS SABO Mercedes AMG, 75
7- Audi Sport Team Abt, 67
8- BMW Team MTEK, 64
9- stern/AMG Mercedes, 23
10- Audi Sport Team Rosberg, 19
11- BMW Team RMG, 12


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Audi Sport / Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Carro de Marco Cozzi em Cur...

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Carro de Marco Cozzi em Cur...: Piloto do carro #23 retorna à pista de seu primeiro pódio na categoria de acesso da Stock Car credenciado por duas vitórias nas últimas dua...

Brasileiro de Turismo: Carro de Marco Cozzi em Curitiba destaca foto do Museu Oscar Niemeyer

Piloto do carro #23 retorna à pista de seu primeiro pódio na categoria de acesso da Stock Car credenciado por duas vitórias nas últimas duas etapas

Depois de duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro de Turismo, Marco Cozzi tem certeza de que chega a Curitiba novamente com o carro mais bonito do grid para a corrida deste domingo. Na passagem da categoria de acesso à Stock Car pela capital paranaense, o piloto exibirá no capô do carro #23 uma imagem artística do Museu Oscar Niemeyer de autoria do fotógrafo Jorge Sato.


Será o quarto trabalho artístico apresentado no projeto da Galeria Mais Rápida do Brasil, que usa o espaço mais nobre do carro de corrida de Cozzi para alternar obras de artistas brasileiros. A iniciativa tem curadoria de Suzana Lobo e Luís Ferrari e já apresentou o "Abaporu", da modernista Tarsila do Amaral, uma pintura tradicional japonesa do artista plástico Didu Losso e um grafite de Mundano.

A imagem selecionada para a sexta etapa do campeonato usa a técnica da lomografia (vertente da fotografia analógica na qual as fotos são feitas com a câmera Lomo) para retratar o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O prédio é um dos cartões-postais da cidade e foi fotografado por Sato no marco da Exposição OlhoGráfico, projeto de releitura das obras do maior arquiteto do Brasil.

"Logo que vi a foto fiquei encantado e imediatamente tive vontade de visitar o museu. Agradeço ao Jorge pela parceria no projeto e espero que a imagem produzida por ele provoque no público da Stock Car a mesma reação que eu tive", afirma o piloto.

Para o artista, o elo entre seu trabalho e a velocidade dos carros do Brasileiro de Turismo faz todo sentido, uma vez que um dos conceitos artísticos do projeto de fotografia das obras de Niemeyer era justamente retratar o trabalho do arquiteto como espaçonaves.

"Agradeço ao Marco pela oportunidade. O projeto da Galeria Mais Rápida do Brasil é inédito no País e nada mais justo que apresentar uma imagem minha ainda inédita, justamente do local mais icônico de Curitiba", acrescenta o profissional de 32 anos, selecionado em 2013 para uma exposição individual pelo prestigiado Museu da Imagem e do Som de São Paulo como um dos jovens fotógrafos mais promissores do Brasil. Sato também é o vencedor do prêmio mundial da Lomo, entregue em Londres no ano passado.


Além das duas vitórias na duas últimas etapas do campeonato, Cozzi chega à capital paranaense motivado porque o Autódromo Internacional de Curitiba tem um de seus traçados favoritos no calendário. "É uma pista de alta, onde sempre consegui andar bem. Inclusive foi lá que conquistei meu primeiro pódio na categoria de acesso da Stock Car", diz o piloto recordando o terceiro lugar na segunda passagem da Copa Montana por Curitiba em 2010.

Quarto colocado no campeonato com apenas dez pontos de desvantagem para o líder, o competidor da equipe Carlos Alves já vai para a pista nesta sexta-feira, com a primeira sessão de treinos livres. A tomada de tempo acontece no sábado às 14h, e a largada no domingo às 9h15. A Rede TV! exibe a corrida a partir das 13h30.

Classificação do campeonato, após 5 das 8 etapas (top-5):
1. Pedro Boesel 86 pontos
2. Felipe Fraga 84
3. Gabriel Casagrande 80
4. Marco Cozzi 76
5. Tito Morestoni 69


Marco Cozzi
Piloto e empresário, o paulista Marco Stefano Cozzi começou no kart em 1988 e competiu até a temporada de 1996.
Depois de um intervalo de dez anos por falta de recursos para manter a carreira, a paixão pelo automobilismo falou mais alto e ele retornou às pistas no kartismo. A passagem para as categorias de Turismo aconteceu em 2008, nas categorias de acesso da Stock Car.
No ano de 2012, Cozzi foi um dos maiores destaques da Copa Montana: venceu corrida e foi o piloto que mais tempo passou na liderança do campeonato.
A temporada 2013 é a segunda do piloto na equipe Carlos Alves Competições.




Contato
Luís Ferrari
Imprensa - Marco Cozzi

Fotos: Andre Santos / Jorge Sato

ALTA ROTAÇÃO: Experiência prévia em Curitiba é trunfo da estrean...

ALTA ROTAÇÃO: Experiência prévia em Curitiba é trunfo da estrean...: Na primeira vez que a Stock Car repetiu uma prova (Cascavel), a Voxx Racing disputou a vitória e ficou perto de conquistar um pódio com Ser...

Experiência prévia em Curitiba é trunfo da estreante Voxx Racing na etapa deste domingo da Stock Car

Na primeira vez que a Stock Car repetiu uma prova (Cascavel), a Voxx Racing disputou a vitória e ficou perto de conquistar um pódio com Sergio Jimenez, que terminou a corrida em quarto

O retorno da Stock Car para Curitiba neste final de semana será um trunfo para a estreante equipe Voxx Racing. O time de Denis Navarro e Sergio Jimenez tem maior chance de se destacar em uma pista onde já possui dados de telemetria e conhecimento prévio do ajuste do carro.

Quando a Stock Car visitou Cascavel pela segunda vez em 2013, a Voxx Racing obteve seu melhor resultado na temporada, lutando pelo pódio até a volta final - Jimenez terminou em quarto.



"É sempre bom retornar a uma etapa que já andamos nesta temporada. Conseguimos um ótimo desempenho em Cascavel e esperamos fazer algo parecido em Curitiba. Daqui para o fim do ano a tendência é que o time cresça ainda mais, pois todas as provas do calendários serão dobradas", disse William Lube, chefe da equipe Voxx Racing, se referindo às outras corridas finais do ano, em Brasília e Interlagos.

Após um intervalo de 40 dias sem corridas da Stock Car, Denis Navarro e Sergio Jimenez não ficaram parados. Denis competiu no Brasileiro de Marcas em Brasília, inclusive vencendo uma das corridas. Sergio Jimenez andou na pista de Navarra, na Espanha, pelo Campeonato da FIA GT.

"Por causa de a Stock Car ser tão competitiva, não da para ficar parado. Essa vivência em outras categorias é importante para apurar a pilotagem. Estou otimista para etapa de Curitiba, onde sempre ando bem e considero quase uma corrida em casa para mim", disse Denis Navarro.

Em sua primeira temporada completa na Stock Car, Sergio Jimenez, que está lutando para ser o estreante do ano e vem de dois top-10 consecutivos, o que o colocou em nono na tabela, espera que a prova de Curitiba seja positiva como Cascavel.

"Quando andamos em uma pista onde já tínhamos dados, fomos muito bem, andamos forte desde o começo. Como já colhemos bastante telemetria em Curitiba, quando estivemos lá no começo do ano, nossa expectativa é que possamos repetir um bom desempenho", disse Jimenez, que terminou em nono na corrida deste ano na capital paranaense, fazendo uma série de ultrapassagens durante toda a prova.

Para a etapa paranaense, a imagem das apresentadoras Sabrina Sato e Fernanda Motta continuará estampando os capôs dos carros de Sergio Jimenez e Denis Navarro, respectivamente, promovendo a marca de shakes emagrecedores da linha Redubío, da Nutracom, marca líder de vendas no Brasil da qual elas são as novas garotas-propaganda.

Os carros da Voxx Racing entram na pista para o primeiro treino livre nesta sexta-feira (18), às 16h. No sábado (19) acontece mais uma sessão livre para, também às 16h, disputar o classificatório, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibirá a corrida, a partir dar às 11h de domingo (20).


Sobre Redubío

Nos formatos individual e kit com os sabores chocolate, morango e baunilha, os shakes podem substituir até duas refeições por dia, balanceando o consumo de calorias sem prejudicar o organismo e possibilitando emagrecer até cinco quilos em 30 dias. A grande novidade da linha é o lançamento da versão 0% lactose, disponível a partir de agosto em todas as farmácias e drogarias do Brasil.

Sobre Voxx Suplementos

A linha Voxx Suplementos pertence à Nutracom, empresa que faz parte do Grupo Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. Elaborada para quem deseja melhorar a saúde e a performance, a linha conta com as melhores matérias-primas do mundo. De maneira segura e saborosa, os produtos oferecem fórmulas altamente concentradas, garantindo melhores resultados. Seu mix de produtos é composto por whey protein, creatina, BCAA, cafeína, entre outros. Com o intuito de tornar a suplementação um hábito para todos, a linha chegou ao mercado para oferecer o que as pessoas realmente procuram: resultado.

Confira a programação completa da Stock Car:

Sexta-feira (18/10)
16h00 - 16h40 - 1o Treino livre (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1o Treino livre (Grupo 2)

Sábado (19/10)
11h00 - 12h00 - 2o Treino livre (Grupo 1)
12h10 - 13h10 - 2o Treino livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo (20/10)
10h25 - Abertura de box
10h45 - Fechamento de box
10h50 - Hino Nacional
10h52 - Placa de 5 minutos
10h57 - Volta de apresentação
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
11h50 - Pódio
12h15 - 13h15 - Visitação aos boxes

Resultado, campeonato:
1º) Daniel Serra, 154 pontos
2º) Cacá Bueno, 144
3º) Ricardo Maurício, 143
4º) Thiago Camilo, 141
5º) Max Wilson, 117
6º) Valdeno Brito, 108
7º) Marcos Gomes, 88
8º) Rubens Barrichello, 73
9º) Sérgio Jimenez, 72
10º) Ricardo Zonta, 70
11º) Júlio Campos, 67
12º) Luciano Burti, 66
13º) Tuka Rocha, 64
14º) Raphael Matos, 62
15º) Diego Nunes, 53
16º) Nonô Figueiredo, 52
17º) Galid Osman, 47
18º) Rodrigo Sperafico, 43
19º) Denis Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda Pamplona, 38
22º) Fábio Fogaça, 37
23º) Atila Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam Khodair, 35
26º) Alceu Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico Kaesemodel,16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Gabriel Casagrande, 4
33º) Rodrigo Pimenta, 3
34º) Beto Cavaleiro, 2

RF1 Jornalismo

Fotos: José Mario Dias/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Fechada parceria para viabilizar Pré-Mundial de Ra...

ALTA ROTAÇÃO: Fechada parceria para viabilizar Pré-Mundial de Ra...: Eaec e prefeitura viabilizam parceria com a BSB que auxiliará na organização do evento para receber a prova do Mundial WRC 2015 O E...

Fechada parceria para viabilizar Pré-Mundial de Rali em Erechim

Eaec e prefeitura viabilizam parceria com a BSB que auxiliará na organização do evento para receber a prova do Mundial WRC 2015



O Erechim Auto Esporte Clube (EAEC) e a prefeitura de Erechim anunciaram esta semana o fechamento de parceria com a empresa paulista Brunoro Sport and Business (BSB). O objetivo é organizar o evento para receber em 2014 uma prova pré-mundial que possa credenciar Erechim junto a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e consequentemente poder receber o evento do Mundial World Rally Championship (WRC).


A meta, de acordo com o presidente do EAEC, Roland Koller, é fazer com que Erechim, durante a etapa do Sul-americano receba a homologação, já em 2014 e que possa credenciar junto à FIA, uma etapa do Mundial WRC em 2015. “Estamos dando um grande passo na busca da realização de nosso sonho maior. Esta parceria com a BSB vai nos ajudar a buscar junto a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a FIA, o Pré-Mundial em 2014, visando homologar nossa cidade para ter uma etapa do WRC no ano seguinte”, destaca Roland Koller.

Para ele, este é um momento importante para a cidade de Erechim, para o EAEC e a Prefeitura, que tem auxiliado o evento. “Temos que agradecer o empenho até aqui despendido, a confiança e o comprometimento de todos com o futuro do Rally Internacional de Erechim”, acrescentou Roland. “Seguramente atrairá os olhares do mundo todo para nosso município, Estado e o País. Faremos parte da elite mundial do automobilismo, uma vez que já temos a etapa da Fórmula 1, e agora poderemos ter o WRC. Em isso acontecendo seremos o único país na América a contar com os dois eventos”, encerra Roland.



O Mundial WRC

O Campeonato Mundial WRC é disputado pelas principais montadoras de automóveis do planeta. São vários países envolvidos numa competição que atinge a importância do primeiro nível após a Fórmula 1.

A expectativa pela volta do Brasil em receber uma etapa do Mundial WRC já vem há certo tempo tomando conta dos bastidores do esporte no país. A última vez que o Brasil recebeu uma prova da competição intercontinental, foi no início da década de 80.

Na América do Sul, apenas a Argentina recebe etapa do Mundial WRC, e no continente americano, também o México já recebeu eventos nos últimos anos.



Erechim se tornou referencia do esporte no Brasil e na América do Sul, com o passar dos anos. Público, organização e competidores formaram um triangulo de sucesso. Desde 2006 a prova erechinense é avaliada como a melhor do Campeonato Sul-americano e vem a cada ano aumentando o número de competidores no grid e público in loco. Este ano, foram mais de 80 carros no grid e 90 mil pessoas assistindo o evento.







PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Rally Internacional de Erechim

Fotos: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra 2013...

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra 2013...: Catarinense de Terra - Chris Bornemann corre nona etapa em Lontras Visando garantir o vice campeonato da temporada 2013, o piloto curit...

Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra 2013

Catarinense de Terra - Chris Bornemann corre nona etapa em Lontras

Visando garantir o vice campeonato da temporada 2013, o piloto curitibano Christiano Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime/Luciflex/Vhip Acessórios/Reikdal Escapamentos/Prislux/Mecar Carburadores/NSO Borrachas), terá um fim de semana (19 e 20/10) movimentado, durante a 9.ª etapa do Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra 2013, que será realizada no Autódromo Alceu Feldmann, em Lontras (SC). Depois do bom desempenho na etapa do Brasileiro, em São José dos Pinhais, Chris quer vencer em solo catarinense, visando o segundo lugar da categoria Marcas “A”.

No Brasileiro de Terra, o carro da equipe MP Competições liderou todos os treinos livres e o classificatório, conquistando uma pole position e um segundo lugar, com Chris Bornemann, que venceu a primeira corrida e ficou em segundo na outra, depois de seu carro apagar na última volta, porque caiu a câmera de filmagem em cima da chave geral do carro e o piloto perdeu a vitória na última volta. Agora, Chris vai com moral para a penúltima etapa do Catarinense de Automobilismo, onde tem feito boas apresentações e está em segundo lugar na classificação, com 22 pontos de vantagem para o terceiro colocado.

“Sempre penso na vitória e não será diferente em Lontras. Todos na equipe MP Competições estão empenhados, para surpreendermos nesta etapa. Grandes nomes do automobilismo catarinense e paranaense estão voltando a cada etapa, o que valoriza ainda mais o nosso campeonato e estar sempre no pelotão da frente é gratificante. Quanto ao carro, foram feitas apenas algumas alterações, pois a partir da segunda metade do campeonato ele está muito rápido, garantindo bons resultados e a vice liderança”, declarou Christiano Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime/Prislux/Luciflex/Vhip Acessórios/Reikdal Escapamentos/NSO Borrachas).

- Classificação -
Com oito etapas realizadas, a classificação do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, na categoria Marcas “A” é a seguinte: 1.º) Fausto de Lucca, 207 pontos; 2.º) Christiano Bornemann, 164; 3.º) Sidnei de Borba, 142; 4.º) Lucas Bornemann, 138; 5.º) Juliano Dutra, 96; e em 6.º) Alexandro Spezia, com 77 pontos ganhos.




MRT – Assessoria e Comunicação
Bispo Neto

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car 2013: Pela segunda vez em Curitiba, Hot ...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car 2013: Pela segunda vez em Curitiba, Hot ...: Equipe paulista aposta em evolução para buscar bom resultado no AIC. Treinos livres começam na sexta-feira (18). A prova no domingo (20), q...

Stock Car 2013: Pela segunda vez em Curitiba, Hot Car espera ter mais sorte na 10ª etapa

Equipe paulista aposta em evolução para buscar bom resultado no AIC. Treinos livres começam na sexta-feira (18). A prova no domingo (20), que é a antepenúltima do ano, será exibida ao vivo pelo SporTV às 11h

A 10ª etapa da Stock Car será neste fim de semana (dias 18, 19 e 20) no Autódromo Internacional de Curitiba. Se no topo da tabela, a disputa no município de Pinhais promete esquentar ainda mais a briga pelo título de 2013, nas posições intermediárias, o objetivo é outro. No caso da Hot Car Competições (Bardahl), a meta é terminar o ano entre as 10 melhores equipes do campeonato. E é com esse pensamento que os pilotos Rafa Matos e Wellington Justino desembarcam na região metropolitana de Curitiba. A programação da etapa começa na sexta-feira (18). No domingo (20) a prova será exibida ao vivo pelo canal SporTV às 11h.


Amadeu Rodrigues, chefe da equipe, aposta na evolução do time, para sair do Paraná com um bom resultado. "Tivemos um tempo grande entre a última corrida e esta e trabalhamos ao máximo no refinamento dos carros. Este ano, já estivemos em Curitiba e o Rafa só não conseguiu um bom resultado porque teve um pneu furado na última volta. Acredito que vamos começar bem lá. Tenho algumas ideias de acerto para testar, já que ao longo da temporada desenvolvemos mais o carro e evoluímos bastante. Com certeza já temos um bom caminho para seguir. Além disso, teremos novamente um treino livre na sexta-feira e outro no sábado, com mais tempo e tranquilidade para trabalhar", considerou o experiente comandante.

Rafa Matos quer ajudar o time a conquistar o objetivo. E, além disso, entre as metas do mineiro, está concluir sua temporada de estreia na principal categoria do automobilismo nacional no top-10. "Meu objetivo é terminar 2013 entre os 10 melhores. Estou em 14º, a 8 pontos do 10º e acredito que seja uma meta bem possível. Uma outra disputa que estou envolvido é pra ser o melhor estreante do ano. O (Sérgio) Jimenez está à minha frente, mas acredito que dá para brigar por esse ‘título’ nessas três etapas finais. Para isso, eu preciso terminar as corridas e pontuar bem. É isso que vou buscar", disse Matos que totaliza 62 pontos, e está 10 atrás de Jimenez (9º), na briga direta pelo ‘troféu’ de estreante .

O piloto de Belo Horizonte concorda com Rodrigues e acredita que as lições das outras etapas serão importantes. "Vamos para lá com todo o aprendizado e evolução que conseguimos ao longo do ano. Curitiba é uma pista que gosto muito. Andei bem lá em várias categorias, e mesmo na Stock, no início da temporada, a gente estava bem na corrida. Mas tivemos um azar de um pneu furar praticamente no fim da disputa. São coisas do automobilismo. Estou confiante em um fim de semana positivo", encerrou o dono do bólido #2.

Para Wellington Justino, o desafio é conseguir uma boa posição no grid de largada, para poder brigar por um lugar na zona de pontuação. "A gente já andou em Curitiba neste ano, e meu carro se comportou bem, não fosse uma falha inesperada no acelerador, teria pontuado na segunda etapa. Mas a expectativa é boa, porque é uma pista que gosto e conheço, e não tem muita surpresa em relação ao acerto. Meu foco será na tomada de tempos, que tem sido o meu maior problema, quero me classificar bem no grid, pois sei que o equipamento tem um bom ritmo de corrida", disse o piloto de Goiás.


Nesta sexta-feira a programação no traçado de 3.695 metros começa com a realização de um shakedown, às 15h45, seguido pelo primeiro treino livre com os pilotos divididos em dois grupos. No sábado (19) haverá mais uma sessão de ensaios, a partir das 11h, e a classificação, marcada para as 16h, com transmissão ao vivo do canal SporTV. O domingo será marcado pela disputa da 10ª etapa que tem largada às 11h e o canal a cabo também vai exibir ao vivo.

Confira a programação completa da 10ª etapa:
Sexta-feira, dia 18:
15h45 - 15h55: Shakedown
16h00 - 16h40: 1º Treino livre - (1º Grupo)
16h50 - 17h30: 1º Treino livre - (2º Grupo)

Sábado, dia 19:
11h00 - 12h00: 2o Treino livre - (1º Grupo)
12h10 - 13h10: 2o Treino livre - (2º Grupo 2)
16h00 - 17h00: Classificação

Domingo, dia 20:
11h: Largada (40 min de prova + 1 volta)

Classificação do Campeonato após nove etapas (top-10):
1º) Daniel Serra, 154 pontos
2º) Cacá Bueno, 144
3º) Ricardo Mauricio, 143
4º) Thiago Camilo, 141
5º) Max Wilson, 117
6º) Valdeno Brito, 108
7º) Marcos Gomes, 88
8º) Rubens Barrichello, 73
9º) Sérgio Jimenez, 72
10º) Ricardo Zonta, 70
14º) Rafa Matos, 62
31º) Wellington Justino, 8

Na temporada 2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes, Belvitur e Sienna Motors.


Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Vanderley Soares

ALTA ROTAÇÃO: Disputa pela liderança do Moto 1000 GP envolve trê...

ALTA ROTAÇÃO: Disputa pela liderança do Moto 1000 GP envolve trê...: Pilotos preparam-se para sexta etapa em Santa Cruz do Sul visando reduzir da vantagem do argentino Ribodino, campeão de 2012. Colocando...

Disputa pela liderança do Moto 1000 GP envolve três brasileiros e três estrangeiros

Pilotos preparam-se para sexta etapa em Santa Cruz do Sul visando reduzir da vantagem do argentino Ribodino, campeão de 2012.

Colocando em disputa o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade de 2013, o Moto 1000 GP terá neste domingo (20) as corridas da sexta de suas oito etapas. O evento no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS) vai determinar, nas cinco categorias em disputa, a relação dos pilotos que vão disputar os títulos. É a terceira vez que a cidade recebe o Moto 1000 GP, tendo figurado nos calendários de corridas de 2011 e 2012.


A GP 1000, categoria principal do Brasileiro de Motovelocidade, destaca em sua tabela de classificação os efeitos da internacionalização intensificada no ano passado. As seis primeiras posições são ocupadas por pilotos de três países. Neste grupo, três competidores brasileiros apresentam-se motivados para a disputa pelo título que foi de Alan Douglas, da Pitico Race, em 2011 e de Luciano Ribodino, da Alex Barros Racing, em 2012.

É o próprio Ribodino quem comanda a tabela de classificação depois de cinco das oito etapas. A primeira metade do campeonato foi marcada por duas vitórias e dois segundos lugares do argentino. Na quinta etapa, em setembro, foi quinto colocado, resultado que o elevou a 93 pontos. Com 31 de vantagem, “Lucho”, piloto da província de Córdoba, assegura a manutenção da liderança com qualquer resultado na corrida em Santa Cruz do Sul.

O argentino da Alex Barros Racing, contudo, reconhece a necessidade de manter a média das primeiras etapas, dada a disposição demonstrada por seus adversários para reverterem a matemática da disputa pelo título nas três etapas decisivas. Dois brasileiros, ambos da cidade paranaense de Londrina, são seus adversários mais próximos na tabela – Diego Faustino e Wesley Gutierrez, que somam 62 e 61 pontos, respectivamente.

Para Faustino, que defende a Petronas Eurobike SBK Team pilotando uma BMW S1000RR – mesmo modelo utilizado pelo líder Ribodino, – a etapa em Santa Cruz do Sul resgata um retrospecto significativo. Foi no circuito de 3.530 metros da cidade gaúcha que ele obteve suas duas primeiras vitórias no Moto 1000 GP, na rodada dupla de 2011, ano em que foi vice-campeão tendo registrado ainda quatro segundos e três terceiros lugares.

Faustino abriu o campeonato atual com o terceiro lugar em Interlagos e foi quarto em Pinhais. Sem pontuar na volta da categoria a Interlagos, reagiu com a vitória em Cascavel. A quinta etapa, no autódromo paulista, foi oitavo. Enquanto isso, Gutierrez, com a Kawasaki ZX10-R da Motonil Motors, subia ao pódio em terceiro, mesmo resultado da passagem anterior da GP 1000 por São Paulo – ele já havia ido ao pódio em Curitiba, em segundo lugar.


O português Miguel Praia, que estreia no Moto 1000 GP com a Honda CBR 1000R da Center Moto Racing Team, conquistou na corrida de setembro seu primeiro pódio, em segundo. Assim, subiu para quarto na classificação do campeonato, com 53 pontos. Está dois à frente de Danilo Lewis. O paulista, piloto da Kawasaki da RC3 Brasil-PRT, mostra-se otimista quanto à chance de vencer pela primeira vez – tem dois terceiros lugares em 2013.

O grupo dos seis primeiros na GP 1000 é composto por outro argentino. Diego Pierluigi, que venceu a etapa de 2012 em Santa Cruz do Sul pelo Team Spolier, estreou na temporada atual já em sua terceira etapa. Foi segundo em Interlagos, décimo em Cascavel – onde teve problemas mecânicos – e venceu a corrida do mês passado em Interlagos, com a Kawasaki da JC Racing Team. Bem cotado a novas vitórias, aparece em sexto com 49 pontos.

As motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e, como óleo lubrificante, o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus de competição às equipes. O Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.


Fonte: Grelak Comunicação