quinta-feira, 29 de agosto de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna sonha com a primeira vitória no Brasil...
ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna sonha com a primeira vitória no Brasil...: Piloto da Aston Martin diz que as chances são reais nas 6 Horas de São Paulo Em sua quarta corrida no Autódromo de Interlagos, Bruno Se...
Bruno Senna sonha com a primeira vitória no Brasil
Piloto da Aston Martin diz que as chances são reais nas 6 Horas
de São Paulo
Em sua quarta
corrida no Autódromo de Interlagos, Bruno Senna admite que nunca esteve tão
perto da conquista de uma vitória inédita no Brasil. O piloto da Aston Martin
acredita que o Vantage tem sólidas chances de levar a melhor na classe GTE Pro
das 6 Horas de Interlagos, marcadas para domingo em Interlagos e válidas pela
quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. "Nosso carro
está forte e vou ter agora as possibilidades que não tive na Fórmula 1",
disse Bruno, lembrando as experiências com a Hispania (2010), Lotus Renault
(2011) e Williams (2012).
Bruno passou
a quarta-feira envolvido em ações promocionais da prova organizada por Emerson
Fittipaldi. Pela manhã, conduziu o modelo da equipe inglesa pela Avenida
Paulista, juntamente com os protótipos das classes LMP1 e LMP2, pilotados
respectivamente por Nicolas Prost e Bertrand Baguette, e o Corvette GTE AM
dirigido por Fernando Rees, o outro brasileiro na corrida. No vão do MASP,
atendeu o público que foi ver toda a movimentação. À tarde, no Mercado
Municipal, estrelou reportagem especial da WEC TV, a emissora oficial da
categoria.
Apesar do
otimismo, Bruno admite que ele e seu companheiro - o inglês Rob Bell -
encontrarão dificuldades com rivais do porte da Ferrari e da Porsche. O
regulamento técnico do Mundial de Endurance prevê ajustes regulares para
preservar o equilíbrio entre as marcas e o Vantage foi "vítima" dessa
equalização depois das 24 Horas de Le Mans. "O diâmetro do restritor de ar
do nosso motor foi reduzido e haverá uma perda de potência. Numa cidade com a
altitude de São Paulo, o prejuízo será ainda maior. O que compensa é que
Interlagos é um circuito onde o equilíbrio é fundamental, e o Vantage tem um
ótimo balanço", explicou.
Bruno precisa
de um bom resultado para voltar à briga pela liderança de pilotos da GTE Pro,
da qual foi desalojado depois do acidente com o francês Fred Makowiecki em Le
Mans que roubou uma vitória que sempre esteve ao alcance. Makowiecki não veio
ao Brasil porque estará realizando testes no Japão neste mesmo período, mas os
melhores resultados de Bruno vieram em corridas com duração igual à de
Interlagos - vitória na abertura da temporada em Silverstone e 2º lugar na
segunda etapa, em Spa-Francorchamps.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
e-mail:fonsecamarcio@terra.com.br
Foto: Luca Bassani/Divulgação MF2
ALTA ROTAÇÃO: Prati-Donaduzzi Racing: Bom desempenho correndo em...
ALTA ROTAÇÃO: Prati-Donaduzzi Racing: Bom desempenho correndo em...: Júlio Campos e Rodrigo Sperafico estão confiantes para a segunda etapa em Cascavel na temporada 2013 Com apoio da torcida, Rodrigo Sp...
Prati-Donaduzzi Racing: Bom desempenho correndo em casa
Júlio Campos e Rodrigo Sperafico estão confiantes para a segunda
etapa em Cascavel na temporada 2013
Com apoio da
torcida, Rodrigo Sperafico e Júlio Campos estão ainda mais confiantes para a
oitava etapa da Stock Car, que acontece neste final de semana em Cascavel (PR).
Esta será a segunda vez que a cidade do Oeste paranaense recebe uma prova da
categoria na temporada 2013.
Júlio Campos
subiu ao pódio com dois segundos lugares nas duas últimas corridas realizadas
na cidade. Uma foi na passagem da Stock Car por Cascavel em 2012, e a outra no
dia 16 de junho deste ano, na sexta etapa do atual campeonato.
"Não
podemos pensar em outro resultado nessa corrida que não seja estar no pódio. Em
duas provas em Cascavel fiz dois segundos lugares. Por isso acho que temos
condições de repetir um bom resultado e, até, subir um degrau no pódio",
avalia Júlio Campos.
O bom
desempenho dos paranaenses em casa não é recente. Em 2007, Rodrigo Sperafico
conquistou sua primeira vitória na carreira, em Curitiba (PR). A conquista
representou a quebra de um jejum que durava 16 anos sem um piloto do Paraná
vencer uma corrida em casa na Stock Car. Além disso, também foi a primeira
conquista de um paranaense em seu estado.
"Foi um
momento muito especial para mim e para os paranaenses. Um marco que ficará
gravado na história do automobilismo do Paraná. Com a nova etapa de Cascavel e
Curitiba, teremos mais duas etapas em casa. Duas chances para tentar a vitória
e dar mais uma alegria ao nosso povo", ressalta Rodrigo.
Para mais uma
etapa, Júlio Campos explica o trabalho da equipe e possíveis dificuldades na
prova. "Chegamos em um nível, na equipe, em que nosso trabalho durante o
fim de semana é todo em cima do quanto estamos próximos da liderança. Por isso
acho que faltam detalhes pequenos - e que muitas vezes não são do nosso
controle, como o tráfego que peguei na classificação em Ribeirão preto - para
vencer na Stock Car", define Júlio.
Cascavel
integra, de forma inédita, o calendário da categoria pela segunda vez em uma
mesma temporada. Rodrigo Sperafico comemora. "Mais uma etapa em casa é
muito bem-vinda. Além disso, a pista ficou muito boa depois da reforma que
fizeram. A nossa equipe está bem preparada para correr em qualquer circuito,
mas claro que estar em casa, perto dos familiares e amigos é um ponto muito
positivo", ressalta Rodrigo Sperafico.
Confira a
programação completa da oitava etapa da Stock Car:
Sexta-feira -
30 de agosto
16h45 - 17h00
- Shakedown (passando pelo box)
Sábado - 31
de agosto
09h20 - 10h10
- 1º Treino Livre (Grupo 1)
10h20 - 11h10
- 1º Treino Livre (Grupo 2)
12h20 - 13h20
- 2º Treino Livre (Grupo 1)
13h30 - 14h20
- 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h00 - 17h00
- Classificação
Domingo - 1º
de setembro
10h25 -
Abertura de box
10h45 -
Fechamento de box
10h50 - Hino
Nacional
10h55 - Placa
de cinco minutos
10h57 - Volta
de apresentação
11h00 -
Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos Fernando de Souza
ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade abre segunda metade da tem...
ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade abre segunda metade da tem...: 4ª etapa do certame acontece no domingo - dia 1a de setembro A segunda metade da Copa ECPA de Velocidade tem início neste domingo (dia ...
Copa ECPA de Velocidade abre segunda metade da temporada
4ª etapa do certame acontece no domingo - dia 1a de setembro
A segunda
metade da Copa ECPA de Velocidade tem início neste domingo (dia 1a de setembro)
com a disputa da quarta etapa do certame, que é disputado por carros da categoria
Turismo. As provas acontecem no Autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano
de Automobilismo), no interior de São Paulo.
Terminada a
primeira metade da temporada 2013 e prestes a entrar na parte final do torneio,
pilotos envolvidos na disputa acreditam que a disputada ainda esteja em aberto.
Após pausa de
mais de 50 dias, o campeonato entra em sua reta final do começa neste fim de
semana. Serão mais três rodadas duplas até o final do ano, quando, enfim,
surgirá o campeão de 2013.
Os doiss
primeiros colocados abriram ligeira vantagem à frente dos demais competidores e
pelo menos outros três estão no páreo. Porém, todos são unânimes em afirmar que
continua aberta a disputa pelo título.
A dupla
formada por João Morais e Luis Piccolo lidera a tabela de classificação com 80
pontos. “Está tudo completamente indefinido. Há muitos pontos em disputa e
muita coisa pode acontecer”, avalia João. O discurso de seu parceiro não é
muito diferente. “A situação atual do campeonato é provisória ja que estamos
apenas na metade da competição”, pondera Piccolo.
Vice-líder da
Copa ECPA com os mesmos 80 pontos, pelo critério de desempate, Alexandre Nunes
não vê o líder com tanta vantagem sobre os concorrentes. “Todos os pilotos
estáo andando muito forte e para manter essa psição terei que correr muito e
não errar, pois, praticamente, não existe diferença entre os primeiros”, afirma
o piloto de São Paulo.
Vencedor da
última rodada dupla do primeiro semestre, o piracicabano Cassiano Rodrigues,
com 71 pontos na tabela, descarta qualquer favoritismo de um competidor. “Está
todo mundo em um mesmo nível e não veja um único grande favorito ao título”,
disse. “É o campoenato mais disútado dos últimos anos”, completou.
Para Rodrigo
Stefanini, campeão em 2011 e em quarto lugar na atual temporada com 66 pontos,
a situação em termos da disputa de título ficará mais clara ao final desta
etapa. “Aí sim vamos ter noção de quem efetivamente estará na disputa pelo
título. Hoje, os três primeiros aparecem com mais chances, mas acredito que
possa haver alguma surpresa. Quando faltarem apenas duas etapas, o quadro
estará mais claro”, opinou o piloto que é de Capivari.
Quinto
colocado com 45 pontos, Gustavo Favoretto, considera que a fórmula de disputa
da Copa ECPA abre perspectivas aos demais pilotos. “Com duas corridas por etapa,
são muitos pontos em jogo. É possível reverter”, salientou. “Tive muito azar
nas duas últimas etapas, mas a partir de agora vou mudar a estratégia e partir
para cima. Uma vitória dupla pode me colocar diretamente na disputa pelo
título”, acrescentou o piloto, que tenta ser campeão pela primeira vez.
O ECPA
localiza-se à rodovia SP 135, km 13,5, no Distrito de Tupi, em Piracicaba/SP.
Mais informações pelo e-mail ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br e
facebook.com/ecpabrasil.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
contato@engenhodanoticia.com.br
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia
ALTA ROTAÇÃO: Em Cascavel, Nonô Figueiredo inicia maratona de qu...
ALTA ROTAÇÃO: Em Cascavel, Nonô Figueiredo inicia maratona de qu...: Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing vai alternar compromissos na Stock Car, Porsche Mobil 1 Supercup e Porsche GT3 Cup Challenge no...
Em Cascavel, Nonô Figueiredo inicia maratona de quatro finais de semana consecutivos nas pistas
Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing vai alternar compromissos
na Stock Car, Porsche Mobil 1 Supercup e Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil
Nonô
Figueiredo larga neste final de semana para uma verdadeira maratona
automobilística. Seja pela Stock Car ou por seus compromissos com a Porsche,
nos próximos quatro finais de semana, o piloto estará em ação em pistas no
Brasil e na Europa.
O primeiro
capítulo da série de quatro finais de semana consecutivos de corridas é neste
final de semana, com a disputa da oitava etapa da Stock Car no tradicional
circuito de Cascavel, que pela primeira vez na história recebe duas corridas da
categoria numa mesma temporada.
Assim que
terminar a prova no oeste do Paraná, Nonô embarca diretamente para a Europa,
onde terá uma semana intensa de atividades pela Porsche Mobil 1 Supercup: na
terça-feira ele testa o novo Porsche 911 GT3 Cup geração "991" no
autódromo de Oschersleben, na Alemanha. A seguir viaja para Monza onde fará sua
estreia na categoria pela equipe Project 1, escuderia que lidera o campeonato
de pilotos com o britânico Sean Edwards.
A
participação de Nonô no evento que integra a programação oficial do Grande
Prêmio de Itália de Fórmula 1 será a primeira participação do piloto brasileiro
no campeonato da Porsche Mobil 1 Supercup.
Sua presença
no evento transcende o aspecto puramente competitivo. Além de disputar a sétima
etapa da temporada, o piloto tem a missão de experimentar em primeira mão o
bólido da geração "991", equipamento que será utilizado na temporada
2014 da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil. Além de competir pela mítica marca
alemã desde 2004 em provas de longa duração, Nonô é piloto-consultor da série
brasileira desde 2009, com atribuições como: testar os carros da categoria
nacional e buscar um acerto padronizado entre eles, promover treinos em pistas
com novatos para acelerar o processo de aprendizado e estabelecer a chamada
"volta referência", usada como base para todos os pilotos em todos os
circuitos.
Logo depois
da corrida em Monza, o piloto novamente voltará suas atenções para a Stock Car.
A nona etapa da temporada acontece no dia 15 de setembro no veloz autódromo
gaúcho do Velopark.
A sequência
de corridas se encerra no final de semana seguinte, novamente pela Porsche. A
sexta etapa da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil está marcada para o dia 21
de setembro no Autódromo Internacional de Curitiba, ocasião em que Nonô já
poderá transmitir aos competidores da categoria suas impressões sobre o carro
pilotado em Monza.
"Não é
todo ano que tenho uma sequência de corridas como esta", reconhece o
piloto. "Isso exige um esforço maior de organização e planejamento. Mas o
principal é ter foco. Neste momento, minha atenção está totalmente voltada para
Cascavel" frisa Nonô.
De acordo com
sua avaliação, a performance na Stock Car não deve ser um problema pela
transição para os carros da Porsche em virtude do conhecimento que possui do
equipamento da categoria brasileira. "Pesa a meu favor a grande
experiência com o carro da Stock Car. É quase automático ‘ligar a chavinha’ da
categoria pois tenho bem claros os limites do carro", comenta o recordista
em largadas entre os pilotos do grid atual da categoria, com 177 provas
disputadas desde o ano 2000 (foi campeão da Stock Light seis anos antes).
"Já na
Porsche Mobil 1 Supercup, apesar da experiência que tenho pilotando Porsches de
corrida há uma década, o conhecimento do carro geração 991 é muito menor. Então
será fundamental aproveitar bem o teste de terça-feira e o treino livre em Monza
para ampliar meu entendimento dos limites do carro e fazer um bom papel na
prova de domingo", compara Nonô.
A maratona do
piloto tem início já nesta sexta-feira, com 15 minutos de ação em Cascavel,
onde está previsto um shakedown (treino de verificação de componentes, em que
os pilotos são obrigados a passar pelo box a cada volta) da Stock Car.
MAIS INFORMAÇÕES:
NONÔ FIGUEIREDO - PORSCHE MOBIL 1 SUPERCUP
Luís Ferrari
luisleoferrari@hotmail.com
PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE NO BRASIL
Luiz Alberto Pandini
Foto: Eduardo Petroni - Mobil
ALTA ROTAÇÃO: Definida programação do rali de Severiano de Almei...
ALTA ROTAÇÃO: Definida programação do rali de Severiano de Almei...: Prova receberá no dia 7 de setembro a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade A organização do Rally Nova Itália, que aco...
Definida programação do rali de Severiano de Almeida
Prova receberá no dia 7 de setembro a quarta etapa do Campeonato
Gaúcho de Rali de Velocidade
A organização
do Rally Nova Itália, que acontecerá no próximo dia 7 de setembro na cidade de
Severiano de Almeida, norte do RS, divulgou na manhã desta quinta-feira a
programação oficial da prova. A corrida contará pontuação para a quarta etapa
do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.
Devido ao
tamanho da prova, que contará com mais de 160 quilômetros entre deslocamentos e
trechos cronometrados, a organização decidiu iniciar o reconhecimento das
pistas ainda na sexta-feira, dia 6. Este reconhecimento é feito por piloto e
navegador, sempre antes das corridas, para anotar os pontos do trajeto que
farão durante a prova, uma vez que as especiais são em estradas de terra, no
interior do município.
O
reconhecimento dos trechos inicia às 15h de sexta e vai até às 18h30. No
sábado, dia 7, pela manhã, antes da largada da prova, ainda haverá tempo para
que os competidores sigam fazendo o trabalho de reconhecimento. A largada do
rali está prevista para às 12h03 na primeira, de sete especiais que serão
disputadas ao longo do sábado.
Dois eventos
paralelos estarão sendo realizados nesta prova. O primeiro deles, na
sexta-feira, às 19h, será uma reunião entre competidores e clubes organizadores
de provas no RS, para começar a definir o Campeonato de 2014.
O segundo
será a festa da premiação. Esta acontecerá a partir das 19h de sábado, na Praça
12 de Abril, centro da cidade. Haverá premiação aos vencedores da prova e
também uma festa de confraternização.
Mais de 30
carros já estão inscritos para o rali em Severiano de Almeida. Esta será a
quarta, de cinco etapas que o Campeonato Gaúcho terá em 2013. A briga aberta em
todas as cinco categorias da prova, promete ser um ingrediente a mais na
disputa desta corrida. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do
Campeonato Gaúcho, no endereço www.rallyvelocidaders.com.br.
PROGRAMA DO
RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA
Sexta-Feira -
6 de Setembro de 2013
14h30 -
Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio
15h00 -
Abertura do Reconhecimento dos Trechos Especiais
18h00 -
Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais
18h30 -
Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos
19h00 - Reunião
com Clubes e Competidores para definições Campeonato 2014
Sábado - 7 de
Setembro de 2013
07h00 -
Abertura Secretaria Vistoria Administrativa
07h15 -
Abertura Reconhecimento dos Trechos de Todas as Especiais
08h00 -
Abertura da Verificação Técnica e de Segurança
Encerramento
do Reconhecimento dos Trechos Especiais das SS6 e SS7
10h00 -
Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa
Reabertura do
Reconhecimento dos trechos Especiais das SS6 e SS7
10h30 -
Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança
11h00 -
Encerramento Reconhecimento Trechos de Todas as Especiais
11h00 -
Divulgação Ordem de Largada
11h40 - Saída
Primeiro Carro do Parque de Apoio
19h00 -
Divulgação dos Resultados e Festa de Entrega de Premiação na Praça 12 de Abril
ESPECIAL 1, 3
e 5 – Três Arroios – 12,1 KM
Largadas:
12h03 e 14h14
ESPECIAL 2 e
4 – Severiano de Almeida – 21,7 KM
Largadas:
12h36, 14h47 e 16h15
ESPECIAL 6 e
7 – Especial In Heaven – 4,75 KM
Largadas:
16h40 e 17h03
PRÉ LISTA DE
INSCRITOS DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA
Categoria
Classe 3 – carros de tração 4x4
Ulysses
Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer
Fábio Dall
Agnol/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer
Milton
Pagliosa/André Pagliosa – Mitsubishi Lancer
Categoria
Super A – carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros
Cassandro
Maloz/Felipe Trentin – VW Gol
Volnei
Hollas/Cicero Bridi – Peugeot 206
Evandro
Carbonera/Juliano Gracioli – Fiat Palio
Laurindo
Solimann/Felipe Solimann – Peugeot 206
Carlos Celuppi/Vinicius
Zavierucka – Peugeot 206
Alessandro
Eccel/Mauricio da Silva – Peugeot 206
Cesar
Valandro/Cesar Egidio Valandro – VW Gol
Marcelo
Mendes/Diogo Flores – Peugeot 206
Gleisson
Assis/Marcio da Silva – Peugeot 206
Ricardo
Malucelli/Giovani Bordin – Peugeot 207
Marcos
Valandro/Roger Valandro – VW Gol
Sandro
Suptitz/a definir – VW Gol
Gabriel
Boff/Fernando Boff – VW Gol
Categoria
Classe 9 – carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros – preparação standar
Daniel
Barros/Alessander Soares – VW Gol
Carminatti/Robson
Giacomel – GM Celta
Fernando
Solimann/Natasha Pedot – Ford KA
Vincius
Gobetti/Aureo Trevisan – Peugeot 206
José Barros
Neto/Marco Marini – GM Celta
Leandro
Bertuol/Diego Santolin – Fiat Palio
Tiago
Mocelin/Vinicius Anziliero – GM Celta
Marcelo da
Silva/Marlon Zill – Fiat Palio
Categoria R1
– carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros
Suelen
Flores/Viviane Capeletto – VW Gol
Luciano
Cassol/Heitor Strogulski - Fiat Palio
Saulo
Pereira/Edgar Marsarotto Jr – VW Gol
André
Trzcinski/Ariel Caldart – Lada 2105
Elton
Palkewich/Cassio Navarini – GM Vectra
Marcos da
Silva/Darlan Placotnik – VW Gol
Categoria Cross Country
Gerson Eichenberg/Sérgio Schilling – Mitsubishi L200
Julio Cesar
Picolli/a definer – Mitsubishi L200
NOTÍCIAS: www.venhaserprime.com.br
FACEBOOK: agenciaprimers
TWITTER: @venhaserprime
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Campeonato Gaúcho de Rali/FGA
Foto: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: De volta a Cascavel, Fogaça mira Top-10...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: De volta a Cascavel, Fogaça mira Top-10...: Piloto de Sorocaba foca em retomada da evolução na categoria justamente na pista onde conquistou sua melhor posição de largada até aqui ...
Stock Car: De volta a Cascavel, Fogaça mira Top-10
Piloto de Sorocaba foca em retomada da evolução na categoria
justamente na pista onde conquistou sua melhor posição de largada até aqui
A Stock Car
está de volta a Cascavel, no Paraná. Pouco mais de dois meses depois da
primeira passagem da categoria pelo Autódromo Zilmar Beux, a categoria volta à
cidade do Oeste paranaense para a oitava etapa do campeonato. E para o piloto
da cidade de Sorocaba, Fábio Fogaça, o momento é de retomar a linha de evolução
nesta sua primeira temporada completa na categoria.
Fogaça, que
chegou a ocupar o posto de melhor estreante do campeonato, marcou pontos em
seis das oito corridas que disputou da categoria. A sequência foi interrompida
apenas em Brasília, quando ele "ficou com a sobra" de um acidente com
Ricardo Sperafico, e em Ribeirão Preto, por conta de um pneu furado. Por outro
lado, foi justamente em Cascavel que o piloto conquistou sua melhor posição de
largada até aqui na Stock Car. Ele ficou com a quinta posição no grid depois de
chegar a brigar pela pole position em um chuvoso treino classificatório.
"Este
meio de temporada acabou sendo mais difícil do que eu imaginava, mas é bom
saber que os problemas que tivemos em Brasília e Ribeirão Preto foram alheios
ao nosso controle. Nosso carro é bom e agora, conhecendo melhor a pista de
Cascavel, uma das mais difíceis do calendário, devemos nos concentrar para
voltar a marcar pontos e continuar evoluindo. Acho que fazer novamente um bom
treino classificatório vai ser fundamental para brigar para estar entre os 10
ou oito melhores da corrida", comentou o piloto.
Os treinos
para a etapa deste fim de semana da Stock Car começam nesta sexta-feira com uma
sessão de 15 minutos para shakedown dos carros. Os treinos oficiais serão
realizados no sábado com duas sessões livres e o treino classificatório. A
corrida será no domingo, às 11h.
Sexta-feira -
(30/08)
16h45 - 17h00
- Shakedown (passando pelo box)
Sábado
(31/08)
09h20 - 10h10
- 1o Treino Livre (Grupo 1)
10h20 - 11h10
- 1o Treino Livre (Grupo 2)
12h30 - 13h20
- 2o Treino Livre (Grupo 1)
13h30 - 14h20
- 2o Treino Livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00
- Classificação
Domingo
(1/09)
10h25 -
Abertura de box
10h45 -
Fechamento de box
10h50 - Hino
Nacional
10h52 - Placa
de 5 minutos
10h57 - Volta
de apresentação
11h00 –
Largada
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Vanderlei Soares
ALTA ROTAÇÃO: Ingressos para a etapa de Curitiba do Campeonato S...
ALTA ROTAÇÃO: Ingressos para a etapa de Curitiba do Campeonato S...: Evento que acontece entre os dias 6 e 8 de setembro também terá o Mercedes-Benz Grand Challenge Os fãs paranaenses dos carros dos sonho...
Ingressos para a etapa de Curitiba do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo estão à venda
Evento que acontece entre os dias 6 e 8 de setembro também terá o
Mercedes-Benz Grand Challenge
Os fãs
paranaenses dos carros dos sonhos já podem garantir os ingressos para
acompanhar a quinta etapa do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo e do
Mercedes-Benz Grand Challenge, que acontece entre os dias seis e oito de
setembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de
Pinhais (PR). As entradas para a rodada dupla que abre a segunda metade da
temporada 2013 já podem ser adquiridas através do site
www.ingressofacil.com.br, ou, a partir da sexta-feira (6), nas bilheterias do autódromo,
O torcedor
que quiser acompanhar o evento das arquibancadas encontra ingressos a partir de
R$15,00 (meia entrada). Quem quiser ficar mais próximo dos carros dos sonhos
tem a opção de adquirir a entrada que dá direito a visitação aos boxes, com duração
de uma hora e que acontecerá no domingo, com um custo de R$80,00.
Existe ainda
a opção do Grid Walk, onde o torcedor poderá desembolsar R$200,00 para circular
pelo grid de largada momentos antes da corrida, além de também participar da
visitação dos boxes. Tudo isso para garantir o melhor acesso e ligação entre os
apaixonados por velocidade e os carros mais sofisticados e desejados do Brasil.
Os treinos
para a etapa paranaense do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo terão início
na sexta-feira (6), uma corrida será no sábado e a segunda, no domingo (8).
Confira todas as novidades do evento através do site www.portalgt.com.br, além
das mídias sociais oficiais @Portal_GT no twitter, @PortalGT no Instagram e
www.facebook.com/portalgt.
CREDENCIAMENTO
DE IMPRENSA
Os
profissionais de imprensa que desejam cobrir a quinta etapa do Campeonato
Sudamericano de Gran Turismo e do Mercedes-Benz Grand Challenge devem enviar
suas solicitações através do e-mail imprensa@loyalspe.com.br até o próximo dia
5 de setembro, às 17h.
Dinho Leme
Fotos: Fernanda Freixosa
ALTA ROTAÇÃO: Pedro Nunes visita Hospital Pequeno Príncipe e é e...
ALTA ROTAÇÃO: Pedro Nunes visita Hospital Pequeno Príncipe e é e...: Piloto do Campeonato Brasileiro de Marcas distribuiu autógrafos e participou da gravação de conteúdo para o Canal Pequeno Príncipe no You T...
Pedro Nunes visita Hospital Pequeno Príncipe e é entrevistado por crianças no Paraná
Piloto do Campeonato Brasileiro de Marcas distribuiu autógrafos e
participou da gravação de conteúdo para o Canal Pequeno Príncipe no You Tube
O paulistano
Pedro Nunes (OGX), que disputa o Campeonato Brasileiro de Marcas pela equipe
Bassani Racing, visitou nesta semana crianças e adolescentes em tratamento no
Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR).
O piloto, que
desde janeiro reside na capital paranaense, aproveitou a visita para conhecer
as dependências do maior hospital pediátrico do país e interagir com pacientes,
familiares e colaboradores da instituição.
Usando seu
uniforme de prova, Pedro circulou pelo hospital e foi abordado por crianças e
adolescentes curiosos sobre a sua carreira. Também posou para fotos, distribuiu
autógrafos e participou da gravação de conteúdo para o Canal Pequeno Príncipe
no You Tube - um projeto em que as próprias crianças se tornam repórteres.
"Gostaria
de agradecer à administração do HPP pela oportunidade. O trabalho feito por
eles é fantástico e merece o apoio de toda a sociedade. Estou muito feliz por
ter participado desta visita, e por ter gravado com as crianças. Poder
conversar e distrair um pouco estes meninos e meninas que estão em períodos
longos de internações é algo muito especial", falou o piloto.
Na etapa do
último fim de semana do Campeonato Brasileiro, também realizada em Curitiba,
Pedro esteve entre os Top-5 nos treinos livres e fechou a disputa na oitava
posição. O próximo desafio do piloto nas pistas será no dia 29 de setembro, em
Brasília.
O vídeo com a
visita de Pedro ao HPP estará disponível dentro de alguns dias no endereço www.youtube.com/user/CanalPequenoPrincipe.
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos: Camila Mendes
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: repetição de pista é fator positivo par...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: repetição de pista é fator positivo par...: Categoria repete pela primeira vez no ano um traçado, o de Cascavel, o que será um importante diferencial para a equipe Voxx Racing, estrea...
Stock Car: repetição de pista é fator positivo para estreante Voxx Racing
Categoria repete pela primeira vez no ano um traçado, o de
Cascavel, o que será um importante diferencial para a equipe Voxx Racing,
estreante neste ano e que conta com os pilotos Denis Navarro e Sergio Jimenez
Enquanto as
sete primeiras etapas da Stock Car foram de estreia para a equipe Voxx Racing,
que entrou na categoria em 2013, as últimas cinco provas da temporada trarão
quatro circuitos repetidos - a começar neste final de semana em Cascavel, que
recebe neste domingo a oitava etapa do campeonato.
"Ficamos
feliz em voltar para a Cascavel, pois foi uma pista onde andamos muito bem.
Vamos para lá, como sempre, em busca de um resultado importante, e como já
temos mais dados da pista, nosso trabalho já não começa do zero. O objetivo é
fazer uma grande classificação para lutar pela vitória", disse William
Lube, chefe da equipe Voxx Racing.
E justamente
a classificação foi um ponto forte do time em Cascavel. Denis Navarro
conquistou um posto na quarta fila e Sergio Jimenez na sétima para a etapa de
meados de junho.
"Retonar
a Cascavel é bom, é um circuito que gosto bastante, é desafiador e que merece
destaque. Andamos muito bem lá, classificamos em oitavo e vamos com tudo para
conquistar mais um bom resultado no ano", disse Navarro, 11º na última
etapa da Stock Car, em Ribeirão Preto.
Com previsão
de tempo seco, ao contrário da chuva que caiu na etapa deste ano em Cascavel, a
estratégia de paradas será importante, já que a pista gasta bastante pneu, como
salienta Sergio Jimenez. "Andamos bem nos treinos de Cascavel, quando a
pista estava seca. Se tudo se projetar como o esperado, teremos um bom final de
semana. Para a corrida, a estratégia vai contar muito também, já que um pit
stop para troca de pneus, apesar de mais demorado, poderá ser útil... vai
depender de como será o regulamento específico da etapa", comentou
Jimenez, que terminou em oitavo a prova de Cascavel neste ano.
Para a etapa
paranaense, a imagem das apresentadoras Sabrina Sato e Fernanda Motta
continuarão estampando os capôs dos carros de Sergio Jimenez e Denis Navarro,
respectivamente, promovendo a marca de shakes emagrecedores da linha Redubío, da
Nutracom, marca líder de vendas no Brasil da qual elas são as novas
garotas-propaganda.
Os carros da
Voxx Racing entram na pista para um shakedown de 15 minutos nesta sexta-feira.
Na atividade os carros deverão passar pelos boxes, não completando uma volta
inteira. No sábado acontecem dois treinos livres e a classificação, às 16h. A
corrida terá largada às 11h de domingo.
Sobre Redubío
Nos formatos
individual e kit com os sabores chocolate, morango e baunilha, os shakes podem
substituir até duas refeições por dia, balanceando o consumo de calorias sem
prejudicar o organismo e possibilitando emagrecer até cinco quilos em 30 dias.
A grande novidade da linha é o lançamento da versão 0% lactose, disponível a
partir de agosto em todas as farmácias e drogarias do Brasil.
Sobre Voxx
Suplementos
A linha Voxx
Suplementos pertence à Nutracom, empresa que faz parte do Grupo Cimed, uma das
maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. Elaborada para quem deseja melhorar
a saúde e a performance, a linha conta com as melhores matérias-primas do
mundo. De maneira segura e saborosa, os produtos oferecem fórmulas altamente
concentradas, garantindo melhores resultados. Seu mix de produtos é composto
por whey protein, creatina, BCAA, cafeína, entre outros. Com o intuito de
tornar a suplementação um hábito para todos, a linha chegou ao mercado para
oferecer o que as pessoas realmente procuram: resultado.
Confira a
programação completa da Stock Car
Sexta-feira -
30 de agosto
16h45 - 17h00
- Shakedown (passando pelo box)
Sábado - 31
de agosto
09h20 - 10h10
- 1º Treino Livre (Grupo 1)
10h20 - 11h10
- 1º Treino Livre (Grupo 2)
12h20 - 13h20
- 2º Treino Livre (Grupo 1)
13h30 - 14h20
- 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h00 - 17h00
- Classificação
Domingo - 1
de setembro
10h25 -
Abertura de box
10h45 -
Fechamento de box
10h50 - Hino
Nacional
10h55 - Placa
de cinco minutos
10h57 - Volta
de apresentação
11h00 -
Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
Classificação
do campeonato:
1º) 0 Cacá
Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), 124 pontos
2º) 90
Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), 123
3º) 21 Thiago
Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 112
4º) 29 Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 110
5º) 65 Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), 84
6º) 77 Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), 80
7º) 111 Rubens Barrichello, (Full Time
Competições/Chevrolet), 64
8º) 4 Julio Campos, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), 58
9º) 25 Tuka Rocha, (BMC Racing/Chevrolet), 58
10º) 10
Ricardo Zonta, (BMC Racing/Chevrolet), 54
11º) 80
Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Chevrolet), 46
12º) 28 Galid
Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 46
13º) 2 Rafa
Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), 44
14º) 73
Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), 43
15º) 14
Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot), 41
16º) 11 Nonô
Figueiredo, (Mobil Super Pioneer Racing/Chevrolet), 40
17º) 20
Ricardo Sperafico, (Officer ProGP/Chevrolet), 36
18º) 51 Átila
Abreu, (Mobil Super Pioneer Racing/Chevrolet), 36
19º) 19
Rodrigo Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Chevrolet), 35
20º) 18 Allam Khodair, (Vogel Motorsport/Chevrolet),
35
21º) 72 Fabio
Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 33
22º) 23 Duda
Pamplona, (Officer ProGP/Chevrolet), 30
23º) 70 Diego
Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), 29
24º) 5 Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), 27
25º) 74 Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), 25
26º) 82 Alceu
Feldmann, (Full Time Competições/Chevrolet), 25
27º) 35 David
Muffato, (Carlos Alves Competições/Chevrolet), 18
28º) 63 Lico
Kaesemodel, (Boettger Competições/Peugeot), 16
29º) 27 Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), 11
30º) 46 Vitor
Genz, (Gramacho Competições/Peugeot), 9
31º) 26 Wellington Justino, (Hot Car
Competições/Chevrolet), 8
32º) 3
Rodrigo Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), 3
33º) 7 Beto
Cavaleiro, (Hanier Racing/Peugeot), 2
34º) 8
Patrick Gonçalves, (RC3 Bassani/Peugeot), 0
RF1 Jornalismo
Foto: José Mario Dias
ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética...
ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética...: 500 universitários com 55 protótipos de 29 universidades de todo o país encerram sua participação depois de três dias de competição no Kart...
10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética: Evento termina nesta sexta-feira
500 universitários com 55 protótipos de 29 universidades de todo
o país encerram sua participação depois de três dias de competição no
Kartódromo de Interlagos (SP)
Depois de
três dias de competição no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de
São Paulo, termina nesta sexta-feira (30/8) a 10ª Maratona Universitária de
Eficiência Energética. O evento contou com a participação de cerca de 500
estudantes com 55 protótipos de 29 universidades de sete Estados (SP, PR, SC,
RS, MG, BA, MA) brasileiros.
"Os
universitários conseguiram resolver os eventuais problemas da primeira
tentativa e depois dos testes iniciais, neste segundo dia de prova atingiram um
rendimento dos veículos ainda melhor. Tudo indica que vamos ter um final de
evento com resultados surpreendentes em virtude dos bons projetos e do esforço
da moçada", comentou Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética.
Uma das
curiosidades da Maratona Universitária da Eficiência Energética é que a maioria
(cerca de 90%) dos pilotos é do sexo feminino, justamente porque os estudantes
desejam alcançar a eficiência em todos os níveis. Por isso, procuram estudantes
de menor estatura e peso, além de apostarem na suavidade e precisão das
mulheres ao volante.
"Eu
estou achando tudo muito super divertido. Ainda mais que não sei dirigir carro,
os meus colegas ficam brincando comigo, mas aqui na pista estou dando conta com
muita eficiência", comentou Amanda Puche, 25 anos, estudante de Engenharia
Civil e piloto do carro elétrico da Escola de Engenharia de São Carlos (SP), do
alto de seus 1m49 de altura e 48 quilos de peso, medidas típicas de um jóquei.
Imprevistos e
Irreverência
Todo evento
reunindo jovens universitários têm seus momentos alegres, descontraídos e
também de imprevistos. E na 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética
também esta sendo assim. Os estudantes passam um ano projetando e construindo
seus protótipos, e depois enfrentam longas viagens e noites mal dormidas para
participarem da competição, e nem tudo dá certo. É o caso dos alunos da
Universidade Estadual do Maranhão, que no meio do percurso até São Paulo
tiveram o seu ônibus quebrado e vão participar apenas do último dia de
competição.
Ou da
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que teve seu ônibus
arrombado já na Capital e três estudantes ficaram sem as suas malas com roupas,
documentos e dinheiro. Todos os outros concorrentes fizeram uma ‘vaquinha’ que
rendeu R$ 450 para os três contornarem um pouco o imprevisto.
Mas
irreverência é com eles mesmos. Todas as equipes apelidaram os seus veículos e
alguns têm nomes engraçados, como o Empurra que Vai e a Tartaruga Apavorada,
ambos do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb SP,
o Maculosa e o Pinga ni Mim, os dois da Universidade Federal de Juiz de Fora -
MG, Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Dedo
Português, Patinho Feio e o Pé de Pano, do Instituto Mauá de Tecnologia/SP,
inspirado no cavalo branco e fiel companheiro do Pica-Pau (apesar de alguns
episódios ele ser do bandido). Aliás, o ‘carrinho’ do personagem do desenho
animado é o líder da competição na categoria Gasolina, com a média de 321,069
km por litro.
O líder na
categoria Etanol é o Barão de Mauá, também do Instituto Mauá, que atingiu a
marca de 225,756 km por litro. Já na categoria Eletricidade o primeiro colocado
é o Faísca II, protótipo da Escola de Engenharia de São Carlos/SP, com o
consumo de 60,522 KJoules.
O recorde da
Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol
foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),
com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no
mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394
km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em
2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
Última
Tentativa
Todos os
veículos terão a última oportunidade de melhorarem as suas marcas nesta
sexta-feira. A vitória nas categorias gasolina e etanol será do protótipo que
fizer o percurso gastando menos combustível depois dos três dias de tentativas.
No caso dos movidos à eletricidade o vencedor será o que gastou menos energia,
também não importando em qual dos dias.
Os veículos
das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno frasco de 250 ml com
combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes
de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de
combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos
movidos a motor elétrico entram para o circuito com exatamente a mesma carga
mínima na bateria. Depois de percorrerem a distância mínima de oito voltas é
feita a medição da carga restante pelo Joule Meter. O protótipo vencedor é
aquele que ficar com mais carga na bateria.
A Maratona
Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio
para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o
protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou
eletricidade.
O anúncio dos
vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, nesta sexta-feira
(30/8), a partir das 14h30. O prêmio é a doação de veículos Renault para as
universidades usarem em seus laboratórios.
Veja a
programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
30/8 - 8h00 -
3ª e última tentativa
14h30 -
Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
A 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio da Renault,
Instituto Renault e Siemens, apoio da NSK Rolamentos e SPTuris.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto: Humberto Silva
ALTA ROTAÇÃO: Em setembro, ECPA terá Arrancada e Turismo
ALTA ROTAÇÃO: Em setembro, ECPA terá Arrancada e Turismo: Autódromo recebe etapas das duas categorias As emoções das competições automotivas retornam com toda velocidade ao ECPA (Esporte Clube Pi...
Em setembro, ECPA terá Arrancada e Turismo
Autódromo recebe etapas das duas categorias
As emoções
das competições automotivas retornam com toda velocidade ao ECPA (Esporte Clube
Piracicabano de Automobilismo) no mês de setembro, com a realização de provas
em dois certames distintos.
Logo no
primeiro dia do mês, será disputada a quarta etapa da Copa ECPA de Velocidade,
com rodada dupla das categorias Turismo e Clássicos de Competição.
Já na semana
seguinte, nos dias 6, 7 e 8, acontece a disputa do Campeonato ECPA de
Arrancada. O maior certame regional do país terá suas provas válidas pela quarta
e penúltima etapa do certame, considerado o paulista da modalidade e disputado
em 19 categorias.
Mais
informações pelo e-mail ecpa@ecpa.com.br, pelo site www.ecpa.com.br ou
facebook.com/ecpabrasil.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Barrichello lidera "campeonato da Fórmu...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Barrichello lidera "campeonato da Fórmu...: Estreante da Medley/Full Time supera Zonta e Burti na volta da categoria a Cascavel Embora com experiência ainda diminuta na categoria,...
Stock Car: Barrichello lidera "campeonato da Fórmula 1"
Estreante da Medley/Full Time supera Zonta e Burti na volta da
categoria a Cascavel
Embora com
experiência ainda diminuta na categoria, Rubens Barrichello está levando
vantagem sobre Ricardo Zonta e Luciano Burti na disputa particular que os três
ex-pilotos da Fórmulas 1 travam na Stock Car. Com apenas 10 corridas em seu
currículo - incluindo as três experimentais do final da temporada passada -,
Barrichello é o melhor classificado entre os nomes que passaram pela principal
série do automobilismo mundial. Ele ocupa atualmente a 7ª posição com 64
pontos, enquanto Zonta aparece em 10º com 54 e Burti fecha a reduzida lista em
15º com 41.
A Stock Car
voltará a ser movimentada neste fim de semana com a 8ª etapa do calendário,
marcando o retorno do circo a Cascavel apenas dois meses depois da prova do dia
16 de junho. Barrichello vem em franca ascensão e nas últimas quatro corridas
só foi superado em número de pontos por Cacá Bueno, Ricardo Maurício e Thiago
Camilo, exatamente os primeiros colocados na classificação do campeonato.
Cascavel, no entanto, foi o ponto mais baixo da campanha recente do piloto da
Medley/Full Time. Em junho, Barrichello largou apenas em 25º e terminou em 13º.
Mesmo assim, ainda chegou imediatamente à frente dos rivais - Zonta foi o 14º e
Burti o 15º. Zonta está na Stock Car desde 2007 e Burti estreou dois anos
antes.
A passagem
recente da Stock Car pelo oeste paranaense foi marcada pela instabilidade
climática. A chuva e o frio castigaram a região ao longo de quase todo o fim de
semana, mas a previsão da meteorologia para os próximos dias é tranquilizadora.
Nas últimas 48 horas, Cascavel e cidades vizinhas foram atingidas pela frente
que derrubou a sensação térmica para valores negativos durante a madrugada e
início da manhã. Até sábado, dia reservado aos treinos livres e
classificatórios, as temperaturas subirão bastante e poderão encostar nos 30
graus.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
e-mail:fonsecamarcio@terra.com.br
Foto: Miguel Costa Jr./MF2
Assinar:
Postagens (Atom)