quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna sonha com a primeira vitória no Brasil...

ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna sonha com a primeira vitória no Brasil...: Piloto da Aston Martin diz que as chances são reais nas 6 Horas de São Paulo Em sua quarta corrida no Autódromo de Interlagos, Bruno Se...

Bruno Senna sonha com a primeira vitória no Brasil

Piloto da Aston Martin diz que as chances são reais nas 6 Horas de São Paulo

Em sua quarta corrida no Autódromo de Interlagos, Bruno Senna admite que nunca esteve tão perto da conquista de uma vitória inédita no Brasil. O piloto da Aston Martin acredita que o Vantage tem sólidas chances de levar a melhor na classe GTE Pro das 6 Horas de Interlagos, marcadas para domingo em Interlagos e válidas pela quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. "Nosso carro está forte e vou ter agora as possibilidades que não tive na Fórmula 1", disse Bruno, lembrando as experiências com a Hispania (2010), Lotus Renault (2011) e Williams (2012).

Bruno passou a quarta-feira envolvido em ações promocionais da prova organizada por Emerson Fittipaldi. Pela manhã, conduziu o modelo da equipe inglesa pela Avenida Paulista, juntamente com os protótipos das classes LMP1 e LMP2, pilotados respectivamente por Nicolas Prost e Bertrand Baguette, e o Corvette GTE AM dirigido por Fernando Rees, o outro brasileiro na corrida. No vão do MASP, atendeu o público que foi ver toda a movimentação. À tarde, no Mercado Municipal, estrelou reportagem especial da WEC TV, a emissora oficial da categoria.

Apesar do otimismo, Bruno admite que ele e seu companheiro - o inglês Rob Bell - encontrarão dificuldades com rivais do porte da Ferrari e da Porsche. O regulamento técnico do Mundial de Endurance prevê ajustes regulares para preservar o equilíbrio entre as marcas e o Vantage foi "vítima" dessa equalização depois das 24 Horas de Le Mans. "O diâmetro do restritor de ar do nosso motor foi reduzido e haverá uma perda de potência. Numa cidade com a altitude de São Paulo, o prejuízo será ainda maior. O que compensa é que Interlagos é um circuito onde o equilíbrio é fundamental, e o Vantage tem um ótimo balanço", explicou.

Bruno precisa de um bom resultado para voltar à briga pela liderança de pilotos da GTE Pro, da qual foi desalojado depois do acidente com o francês Fred Makowiecki em Le Mans que roubou uma vitória que sempre esteve ao alcance. Makowiecki não veio ao Brasil porque estará realizando testes no Japão neste mesmo período, mas os melhores resultados de Bruno vieram em corridas com duração igual à de Interlagos - vitória na abertura da temporada em Silverstone e 2º lugar na segunda etapa, em Spa-Francorchamps.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)
e-mail:fonsecamarcio@terra.com.br

Foto: Luca Bassani/Divulgação MF2

ALTA ROTAÇÃO: Prati-Donaduzzi Racing: Bom desempenho correndo em...

ALTA ROTAÇÃO: Prati-Donaduzzi Racing: Bom desempenho correndo em...: Júlio Campos e Rodrigo Sperafico estão confiantes para a segunda etapa em Cascavel na temporada 2013 Com apoio da torcida, Rodrigo Sp...

Prati-Donaduzzi Racing: Bom desempenho correndo em casa

Júlio Campos e Rodrigo Sperafico estão confiantes para a segunda etapa em Cascavel na temporada 2013


Com apoio da torcida, Rodrigo Sperafico e Júlio Campos estão ainda mais confiantes para a oitava etapa da Stock Car, que acontece neste final de semana em Cascavel (PR). Esta será a segunda vez que a cidade do Oeste paranaense recebe uma prova da categoria na temporada 2013.

Júlio Campos subiu ao pódio com dois segundos lugares nas duas últimas corridas realizadas na cidade. Uma foi na passagem da Stock Car por Cascavel em 2012, e a outra no dia 16 de junho deste ano, na sexta etapa do atual campeonato.

"Não podemos pensar em outro resultado nessa corrida que não seja estar no pódio. Em duas provas em Cascavel fiz dois segundos lugares. Por isso acho que temos condições de repetir um bom resultado e, até, subir um degrau no pódio", avalia Júlio Campos.


O bom desempenho dos paranaenses em casa não é recente. Em 2007, Rodrigo Sperafico conquistou sua primeira vitória na carreira, em Curitiba (PR). A conquista representou a quebra de um jejum que durava 16 anos sem um piloto do Paraná vencer uma corrida em casa na Stock Car. Além disso, também foi a primeira conquista de um paranaense em seu estado.

"Foi um momento muito especial para mim e para os paranaenses. Um marco que ficará gravado na história do automobilismo do Paraná. Com a nova etapa de Cascavel e Curitiba, teremos mais duas etapas em casa. Duas chances para tentar a vitória e dar mais uma alegria ao nosso povo", ressalta Rodrigo.

Para mais uma etapa, Júlio Campos explica o trabalho da equipe e possíveis dificuldades na prova. "Chegamos em um nível, na equipe, em que nosso trabalho durante o fim de semana é todo em cima do quanto estamos próximos da liderança. Por isso acho que faltam detalhes pequenos - e que muitas vezes não são do nosso controle, como o tráfego que peguei na classificação em Ribeirão preto - para vencer na Stock Car", define Júlio.


Cascavel integra, de forma inédita, o calendário da categoria pela segunda vez em uma mesma temporada. Rodrigo Sperafico comemora. "Mais uma etapa em casa é muito bem-vinda. Além disso, a pista ficou muito boa depois da reforma que fizeram. A nossa equipe está bem preparada para correr em qualquer circuito, mas claro que estar em casa, perto dos familiares e amigos é um ponto muito positivo", ressalta Rodrigo Sperafico.

Confira a programação completa da oitava etapa da Stock Car:

Sexta-feira - 30 de agosto

16h45 - 17h00 - Shakedown (passando pelo box)

Sábado - 31 de agosto

09h20 - 10h10 - 1º Treino Livre (Grupo 1)
10h20 - 11h10 - 1º Treino Livre (Grupo 2)
12h20 - 13h20 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
13h30 - 14h20 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo - 1º de setembro

10h25 - Abertura de box
10h45 - Fechamento de box
10h50 - Hino Nacional
10h55 - Placa de cinco minutos
10h57 - Volta de apresentação
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos Fernando de Souza


ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade abre segunda metade da tem...

ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade abre segunda metade da tem...: 4ª etapa do certame acontece no domingo - dia 1a de setembro A segunda metade da Copa ECPA de Velocidade tem início neste domingo (dia ...

Copa ECPA de Velocidade abre segunda metade da temporada

4ª etapa do certame acontece no domingo - dia 1a de setembro

A segunda metade da Copa ECPA de Velocidade tem início neste domingo (dia 1a de setembro) com a disputa da quarta etapa do certame, que é disputado por carros da categoria Turismo. As provas acontecem no Autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), no interior de São Paulo.

Terminada a primeira metade da temporada 2013 e prestes a entrar na parte final do torneio, pilotos envolvidos na disputa acreditam que a disputada ainda esteja em aberto.
Após pausa de mais de 50 dias, o campeonato entra em sua reta final do começa neste fim de semana. Serão mais três rodadas duplas até o final do ano, quando, enfim, surgirá o campeão de 2013.

Os doiss primeiros colocados abriram ligeira vantagem à frente dos demais competidores e pelo menos outros três estão no páreo. Porém, todos são unânimes em afirmar que continua aberta a disputa pelo título.

A dupla formada por João Morais e Luis Piccolo lidera a tabela de classificação com 80 pontos. “Está tudo completamente indefinido. Há muitos pontos em disputa e muita coisa pode acontecer”, avalia João. O discurso de seu parceiro não é muito diferente. “A situação atual do campeonato é provisória ja que estamos apenas na metade da competição”, pondera Piccolo.

Vice-líder da Copa ECPA com os mesmos 80 pontos, pelo critério de desempate, Alexandre Nunes não vê o líder com tanta vantagem sobre os concorrentes. “Todos os pilotos estáo andando muito forte e para manter essa psição terei que correr muito e não errar, pois, praticamente, não existe diferença entre os primeiros”, afirma o piloto de São Paulo.

Vencedor da última rodada dupla do primeiro semestre, o piracicabano Cassiano Rodrigues, com 71 pontos na tabela, descarta qualquer favoritismo de um competidor. “Está todo mundo em um mesmo nível e não veja um único grande favorito ao título”, disse. “É o campoenato mais disútado dos últimos anos”, completou.

Para Rodrigo Stefanini, campeão em 2011 e em quarto lugar na atual temporada com 66 pontos, a situação em termos da disputa de título ficará mais clara ao final desta etapa. “Aí sim vamos ter noção de quem efetivamente estará na disputa pelo título. Hoje, os três primeiros aparecem com mais chances, mas acredito que possa haver alguma surpresa. Quando faltarem apenas duas etapas, o quadro estará mais claro”, opinou o piloto que é de Capivari.
Quinto colocado com 45 pontos, Gustavo Favoretto, considera que a fórmula de disputa da Copa ECPA abre perspectivas aos demais pilotos. “Com duas corridas por etapa, são muitos pontos em jogo. É possível reverter”, salientou. “Tive muito azar nas duas últimas etapas, mas a partir de agora vou mudar a estratégia e partir para cima. Uma vitória dupla pode me colocar diretamente na disputa pelo título”, acrescentou o piloto, que tenta ser campeão pela primeira vez.

O ECPA localiza-se à rodovia SP 135, km 13,5, no Distrito de Tupi, em Piracicaba/SP.
Mais informações pelo e-mail ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
contato@engenhodanoticia.com.br
Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia

ALTA ROTAÇÃO: Em Cascavel, Nonô Figueiredo inicia maratona de qu...

ALTA ROTAÇÃO: Em Cascavel, Nonô Figueiredo inicia maratona de qu...: Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing vai alternar compromissos na Stock Car, Porsche Mobil 1 Supercup e Porsche GT3 Cup Challenge no...

Em Cascavel, Nonô Figueiredo inicia maratona de quatro finais de semana consecutivos nas pistas

Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing vai alternar compromissos na Stock Car, Porsche Mobil 1 Supercup e Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil

Nonô Figueiredo larga neste final de semana para uma verdadeira maratona automobilística. Seja pela Stock Car ou por seus compromissos com a Porsche, nos próximos quatro finais de semana, o piloto estará em ação em pistas no Brasil e na Europa.

O primeiro capítulo da série de quatro finais de semana consecutivos de corridas é neste final de semana, com a disputa da oitava etapa da Stock Car no tradicional circuito de Cascavel, que pela primeira vez na história recebe duas corridas da categoria numa mesma temporada.

Assim que terminar a prova no oeste do Paraná, Nonô embarca diretamente para a Europa, onde terá uma semana intensa de atividades pela Porsche Mobil 1 Supercup: na terça-feira ele testa o novo Porsche 911 GT3 Cup geração "991" no autódromo de Oschersleben, na Alemanha. A seguir viaja para Monza onde fará sua estreia na categoria pela equipe Project 1, escuderia que lidera o campeonato de pilotos com o britânico Sean Edwards.

A participação de Nonô no evento que integra a programação oficial do Grande Prêmio de Itália de Fórmula 1 será a primeira participação do piloto brasileiro no campeonato da Porsche Mobil 1 Supercup.

Sua presença no evento transcende o aspecto puramente competitivo. Além de disputar a sétima etapa da temporada, o piloto tem a missão de experimentar em primeira mão o bólido da geração "991", equipamento que será utilizado na temporada 2014 da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil. Além de competir pela mítica marca alemã desde 2004 em provas de longa duração, Nonô é piloto-consultor da série brasileira desde 2009, com atribuições como: testar os carros da categoria nacional e buscar um acerto padronizado entre eles, promover treinos em pistas com novatos para acelerar o processo de aprendizado e estabelecer a chamada "volta referência", usada como base para todos os pilotos em todos os circuitos.

Logo depois da corrida em Monza, o piloto novamente voltará suas atenções para a Stock Car. A nona etapa da temporada acontece no dia 15 de setembro no veloz autódromo gaúcho do Velopark.

A sequência de corridas se encerra no final de semana seguinte, novamente pela Porsche. A sexta etapa da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil está marcada para o dia 21 de setembro no Autódromo Internacional de Curitiba, ocasião em que Nonô já poderá transmitir aos competidores da categoria suas impressões sobre o carro pilotado em Monza.

"Não é todo ano que tenho uma sequência de corridas como esta", reconhece o piloto. "Isso exige um esforço maior de organização e planejamento. Mas o principal é ter foco. Neste momento, minha atenção está totalmente voltada para Cascavel" frisa Nonô.

De acordo com sua avaliação, a performance na Stock Car não deve ser um problema pela transição para os carros da Porsche em virtude do conhecimento que possui do equipamento da categoria brasileira. "Pesa a meu favor a grande experiência com o carro da Stock Car. É quase automático ‘ligar a chavinha’ da categoria pois tenho bem claros os limites do carro", comenta o recordista em largadas entre os pilotos do grid atual da categoria, com 177 provas disputadas desde o ano 2000 (foi campeão da Stock Light seis anos antes).

"Já na Porsche Mobil 1 Supercup, apesar da experiência que tenho pilotando Porsches de corrida há uma década, o conhecimento do carro geração 991 é muito menor. Então será fundamental aproveitar bem o teste de terça-feira e o treino livre em Monza para ampliar meu entendimento dos limites do carro e fazer um bom papel na prova de domingo", compara Nonô.

A maratona do piloto tem início já nesta sexta-feira, com 15 minutos de ação em Cascavel, onde está previsto um shakedown (treino de verificação de componentes, em que os pilotos são obrigados a passar pelo box a cada volta) da Stock Car.


MAIS INFORMAÇÕES:
NONÔ FIGUEIREDO - PORSCHE MOBIL 1 SUPERCUP
Luís Ferrari
luisleoferrari@hotmail.com
PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE NO BRASIL
Luiz Alberto Pandini

Foto: Eduardo Petroni - Mobil

ALTA ROTAÇÃO: Definida programação do rali de Severiano de Almei...

ALTA ROTAÇÃO: Definida programação do rali de Severiano de Almei...: Prova receberá no dia 7 de setembro a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade A organização do Rally Nova Itália, que aco...

Definida programação do rali de Severiano de Almeida

Prova receberá no dia 7 de setembro a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade
A organização do Rally Nova Itália, que acontecerá no próximo dia 7 de setembro na cidade de Severiano de Almeida, norte do RS, divulgou na manhã desta quinta-feira a programação oficial da prova. A corrida contará pontuação para a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.

Devido ao tamanho da prova, que contará com mais de 160 quilômetros entre deslocamentos e trechos cronometrados, a organização decidiu iniciar o reconhecimento das pistas ainda na sexta-feira, dia 6. Este reconhecimento é feito por piloto e navegador, sempre antes das corridas, para anotar os pontos do trajeto que farão durante a prova, uma vez que as especiais são em estradas de terra, no interior do município.

O reconhecimento dos trechos inicia às 15h de sexta e vai até às 18h30. No sábado, dia 7, pela manhã, antes da largada da prova, ainda haverá tempo para que os competidores sigam fazendo o trabalho de reconhecimento. A largada do rali está prevista para às 12h03 na primeira, de sete especiais que serão disputadas ao longo do sábado.

Dois eventos paralelos estarão sendo realizados nesta prova. O primeiro deles, na sexta-feira, às 19h, será uma reunião entre competidores e clubes organizadores de provas no RS, para começar a definir o Campeonato de 2014.

O segundo será a festa da premiação. Esta acontecerá a partir das 19h de sábado, na Praça 12 de Abril, centro da cidade. Haverá premiação aos vencedores da prova e também uma festa de confraternização.

Mais de 30 carros já estão inscritos para o rali em Severiano de Almeida. Esta será a quarta, de cinco etapas que o Campeonato Gaúcho terá em 2013. A briga aberta em todas as cinco categorias da prova, promete ser um ingrediente a mais na disputa desta corrida. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do Campeonato Gaúcho, no endereço www.rallyvelocidaders.com.br.




PROGRAMA DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Sexta-Feira - 6 de Setembro de 2013

14h30 - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

15h00 - Abertura do Reconhecimento dos Trechos Especiais

18h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

18h30 - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

19h00 - Reunião com Clubes e Competidores para definições Campeonato 2014

Sábado - 7 de Setembro de 2013

07h00 - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h15 - Abertura Reconhecimento dos Trechos de Todas as Especiais

08h00 - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

Encerramento do Reconhecimento dos Trechos Especiais das SS6 e SS7

10h00 - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

Reabertura do Reconhecimento dos trechos Especiais das SS6 e SS7

10h30 - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos de Todas as Especiais

11h00 - Divulgação Ordem de Largada

11h40 - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

19h00 - Divulgação dos Resultados e Festa de Entrega de Premiação na Praça 12 de Abril



ESPECIAL 1, 3 e 5 – Três Arroios – 12,1 KM

Largadas: 12h03 e 14h14

ESPECIAL 2 e 4 – Severiano de Almeida – 21,7 KM

Largadas: 12h36, 14h47 e 16h15

ESPECIAL 6 e 7 – Especial In Heaven – 4,75 KM

Largadas: 16h40 e 17h03



PRÉ LISTA DE INSCRITOS DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Categoria Classe 3 – carros de tração 4x4

Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer

Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer

Milton Pagliosa/André Pagliosa – Mitsubishi Lancer

Categoria Super A – carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros

Cassandro Maloz/Felipe Trentin – VW Gol

Volnei Hollas/Cicero Bridi – Peugeot 206

Evandro Carbonera/Juliano Gracioli – Fiat Palio

Laurindo Solimann/Felipe Solimann – Peugeot 206

Carlos Celuppi/Vinicius Zavierucka – Peugeot 206

Alessandro Eccel/Mauricio da Silva – Peugeot 206

Cesar Valandro/Cesar Egidio Valandro – VW Gol

Marcelo Mendes/Diogo Flores – Peugeot 206

Gleisson Assis/Marcio da Silva – Peugeot 206

Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Peugeot 207

Marcos Valandro/Roger Valandro – VW Gol

Sandro Suptitz/a definir – VW Gol

Gabriel Boff/Fernando Boff – VW Gol

Categoria Classe 9 – carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros – preparação standar

Daniel Barros/Alessander Soares – VW Gol

Carminatti/Robson Giacomel – GM Celta

Fernando Solimann/Natasha Pedot – Ford KA

Vincius Gobetti/Aureo Trevisan – Peugeot 206

José Barros Neto/Marco Marini – GM Celta

Leandro Bertuol/Diego Santolin – Fiat Palio

Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero – GM Celta

Marcelo da Silva/Marlon Zill – Fiat Palio

Categoria R1 – carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros

Suelen Flores/Viviane Capeletto – VW Gol

Luciano Cassol/Heitor Strogulski - Fiat Palio

Saulo Pereira/Edgar Marsarotto Jr – VW Gol

André Trzcinski/Ariel Caldart – Lada 2105

Elton Palkewich/Cassio Navarini – GM Vectra

Marcos da Silva/Darlan Placotnik – VW Gol

Categoria Cross Country

Gerson Eichenberg/Sérgio Schilling – Mitsubishi L200

Julio Cesar Picolli/a definer – Mitsubishi L200

FACEBOOK: agenciaprimers
TWITTER: @venhaserprime

PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Campeonato Gaúcho de Rali/FGA

Foto: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: De volta a Cascavel, Fogaça mira Top-10...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: De volta a Cascavel, Fogaça mira Top-10...: Piloto de Sorocaba foca em retomada da evolução na categoria justamente na pista onde conquistou sua melhor posição de largada até aqui ...

Stock Car: De volta a Cascavel, Fogaça mira Top-10

Piloto de Sorocaba foca em retomada da evolução na categoria justamente na pista onde conquistou sua melhor posição de largada até aqui

A Stock Car está de volta a Cascavel, no Paraná. Pouco mais de dois meses depois da primeira passagem da categoria pelo Autódromo Zilmar Beux, a categoria volta à cidade do Oeste paranaense para a oitava etapa do campeonato. E para o piloto da cidade de Sorocaba, Fábio Fogaça, o momento é de retomar a linha de evolução nesta sua primeira temporada completa na categoria.

Fogaça, que chegou a ocupar o posto de melhor estreante do campeonato, marcou pontos em seis das oito corridas que disputou da categoria. A sequência foi interrompida apenas em Brasília, quando ele "ficou com a sobra" de um acidente com Ricardo Sperafico, e em Ribeirão Preto, por conta de um pneu furado. Por outro lado, foi justamente em Cascavel que o piloto conquistou sua melhor posição de largada até aqui na Stock Car. Ele ficou com a quinta posição no grid depois de chegar a brigar pela pole position em um chuvoso treino classificatório.

"Este meio de temporada acabou sendo mais difícil do que eu imaginava, mas é bom saber que os problemas que tivemos em Brasília e Ribeirão Preto foram alheios ao nosso controle. Nosso carro é bom e agora, conhecendo melhor a pista de Cascavel, uma das mais difíceis do calendário, devemos nos concentrar para voltar a marcar pontos e continuar evoluindo. Acho que fazer novamente um bom treino classificatório vai ser fundamental para brigar para estar entre os 10 ou oito melhores da corrida", comentou o piloto.

Os treinos para a etapa deste fim de semana da Stock Car começam nesta sexta-feira com uma sessão de 15 minutos para shakedown dos carros. Os treinos oficiais serão realizados no sábado com duas sessões livres e o treino classificatório. A corrida será no domingo, às 11h.

Sexta-feira - (30/08)
16h45 - 17h00 - Shakedown (passando pelo box)

Sábado (31/08)
09h20 - 10h10 - 1o Treino Livre (Grupo 1)
10h20 - 11h10 - 1o Treino Livre (Grupo 2)
12h30 - 13h20 - 2o Treino Livre (Grupo 1)
13h30 - 14h20 - 2o Treino Livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo (1/09)
10h25 - Abertura de box
10h45 - Fechamento de box
10h50 - Hino Nacional
10h52 - Placa de 5 minutos
10h57 - Volta de apresentação
11h00 – Largada

Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Vanderlei Soares

ALTA ROTAÇÃO: Ingressos para a etapa de Curitiba do Campeonato S...

ALTA ROTAÇÃO: Ingressos para a etapa de Curitiba do Campeonato S...: Evento que acontece entre os dias 6 e 8 de setembro também terá o Mercedes-Benz Grand Challenge Os fãs paranaenses dos carros dos sonho...

Ingressos para a etapa de Curitiba do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo estão à venda

Evento que acontece entre os dias 6 e 8 de setembro também terá o Mercedes-Benz Grand Challenge

Os fãs paranaenses dos carros dos sonhos já podem garantir os ingressos para acompanhar a quinta etapa do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo e do Mercedes-Benz Grand Challenge, que acontece entre os dias seis e oito de setembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais (PR). As entradas para a rodada dupla que abre a segunda metade da temporada 2013 já podem ser adquiridas através do site www.ingressofacil.com.br, ou, a partir da sexta-feira (6), nas bilheterias do autódromo,


O torcedor que quiser acompanhar o evento das arquibancadas encontra ingressos a partir de R$15,00 (meia entrada). Quem quiser ficar mais próximo dos carros dos sonhos tem a opção de adquirir a entrada que dá direito a visitação aos boxes, com duração de uma hora e que acontecerá no domingo, com um custo de R$80,00.

Existe ainda a opção do Grid Walk, onde o torcedor poderá desembolsar R$200,00 para circular pelo grid de largada momentos antes da corrida, além de também participar da visitação dos boxes. Tudo isso para garantir o melhor acesso e ligação entre os apaixonados por velocidade e os carros mais sofisticados e desejados do Brasil.


Os treinos para a etapa paranaense do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo terão início na sexta-feira (6), uma corrida será no sábado e a segunda, no domingo (8). Confira todas as novidades do evento através do site www.portalgt.com.br, além das mídias sociais oficiais @Portal_GT no twitter, @PortalGT no Instagram e www.facebook.com/portalgt.

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
Os profissionais de imprensa que desejam cobrir a quinta etapa do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo e do Mercedes-Benz Grand Challenge devem enviar suas solicitações através do e-mail imprensa@loyalspe.com.br até o próximo dia 5 de setembro, às 17h.
Dinho Leme
Fotos: Fernanda Freixosa


ALTA ROTAÇÃO: Pedro Nunes visita Hospital Pequeno Príncipe e é e...

ALTA ROTAÇÃO: Pedro Nunes visita Hospital Pequeno Príncipe e é e...: Piloto do Campeonato Brasileiro de Marcas distribuiu autógrafos e participou da gravação de conteúdo para o Canal Pequeno Príncipe no You T...

Pedro Nunes visita Hospital Pequeno Príncipe e é entrevistado por crianças no Paraná

Piloto do Campeonato Brasileiro de Marcas distribuiu autógrafos e participou da gravação de conteúdo para o Canal Pequeno Príncipe no You Tube


O paulistano Pedro Nunes (OGX), que disputa o Campeonato Brasileiro de Marcas pela equipe Bassani Racing, visitou nesta semana crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR).


O piloto, que desde janeiro reside na capital paranaense, aproveitou a visita para conhecer as dependências do maior hospital pediátrico do país e interagir com pacientes, familiares e colaboradores da instituição.

Usando seu uniforme de prova, Pedro circulou pelo hospital e foi abordado por crianças e adolescentes curiosos sobre a sua carreira. Também posou para fotos, distribuiu autógrafos e participou da gravação de conteúdo para o Canal Pequeno Príncipe no You Tube - um projeto em que as próprias crianças se tornam repórteres.

"Gostaria de agradecer à administração do HPP pela oportunidade. O trabalho feito por eles é fantástico e merece o apoio de toda a sociedade. Estou muito feliz por ter participado desta visita, e por ter gravado com as crianças. Poder conversar e distrair um pouco estes meninos e meninas que estão em períodos longos de internações é algo muito especial", falou o piloto.

Na etapa do último fim de semana do Campeonato Brasileiro, também realizada em Curitiba, Pedro esteve entre os Top-5 nos treinos livres e fechou a disputa na oitava posição. O próximo desafio do piloto nas pistas será no dia 29 de setembro, em Brasília.

O vídeo com a visita de Pedro ao HPP estará disponível dentro de alguns dias no endereço www.youtube.com/user/CanalPequenoPrincipe.
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Camila Mendes

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: repetição de pista é fator positivo par...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: repetição de pista é fator positivo par...: Categoria repete pela primeira vez no ano um traçado, o de Cascavel, o que será um importante diferencial para a equipe Voxx Racing, estrea...

Stock Car: repetição de pista é fator positivo para estreante Voxx Racing

Categoria repete pela primeira vez no ano um traçado, o de Cascavel, o que será um importante diferencial para a equipe Voxx Racing, estreante neste ano e que conta com os pilotos Denis Navarro e Sergio Jimenez

Enquanto as sete primeiras etapas da Stock Car foram de estreia para a equipe Voxx Racing, que entrou na categoria em 2013, as últimas cinco provas da temporada trarão quatro circuitos repetidos - a começar neste final de semana em Cascavel, que recebe neste domingo a oitava etapa do campeonato.

"Ficamos feliz em voltar para a Cascavel, pois foi uma pista onde andamos muito bem. Vamos para lá, como sempre, em busca de um resultado importante, e como já temos mais dados da pista, nosso trabalho já não começa do zero. O objetivo é fazer uma grande classificação para lutar pela vitória", disse William Lube, chefe da equipe Voxx Racing.

E justamente a classificação foi um ponto forte do time em Cascavel. Denis Navarro conquistou um posto na quarta fila e Sergio Jimenez na sétima para a etapa de meados de junho.

"Retonar a Cascavel é bom, é um circuito que gosto bastante, é desafiador e que merece destaque. Andamos muito bem lá, classificamos em oitavo e vamos com tudo para conquistar mais um bom resultado no ano", disse Navarro, 11º na última etapa da Stock Car, em Ribeirão Preto.

Com previsão de tempo seco, ao contrário da chuva que caiu na etapa deste ano em Cascavel, a estratégia de paradas será importante, já que a pista gasta bastante pneu, como salienta Sergio Jimenez. "Andamos bem nos treinos de Cascavel, quando a pista estava seca. Se tudo se projetar como o esperado, teremos um bom final de semana. Para a corrida, a estratégia vai contar muito também, já que um pit stop para troca de pneus, apesar de mais demorado, poderá ser útil... vai depender de como será o regulamento específico da etapa", comentou Jimenez, que terminou em oitavo a prova de Cascavel neste ano.

Para a etapa paranaense, a imagem das apresentadoras Sabrina Sato e Fernanda Motta continuarão estampando os capôs dos carros de Sergio Jimenez e Denis Navarro, respectivamente, promovendo a marca de shakes emagrecedores da linha Redubío, da Nutracom, marca líder de vendas no Brasil da qual elas são as novas garotas-propaganda.

Os carros da Voxx Racing entram na pista para um shakedown de 15 minutos nesta sexta-feira. Na atividade os carros deverão passar pelos boxes, não completando uma volta inteira. No sábado acontecem dois treinos livres e a classificação, às 16h. A corrida terá largada às 11h de domingo.

Sobre Redubío

Nos formatos individual e kit com os sabores chocolate, morango e baunilha, os shakes podem substituir até duas refeições por dia, balanceando o consumo de calorias sem prejudicar o organismo e possibilitando emagrecer até cinco quilos em 30 dias. A grande novidade da linha é o lançamento da versão 0% lactose, disponível a partir de agosto em todas as farmácias e drogarias do Brasil.

Sobre Voxx Suplementos

A linha Voxx Suplementos pertence à Nutracom, empresa que faz parte do Grupo Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. Elaborada para quem deseja melhorar a saúde e a performance, a linha conta com as melhores matérias-primas do mundo. De maneira segura e saborosa, os produtos oferecem fórmulas altamente concentradas, garantindo melhores resultados. Seu mix de produtos é composto por whey protein, creatina, BCAA, cafeína, entre outros. Com o intuito de tornar a suplementação um hábito para todos, a linha chegou ao mercado para oferecer o que as pessoas realmente procuram: resultado.

Confira a programação completa da Stock Car

Sexta-feira - 30 de agosto
16h45 - 17h00 - Shakedown (passando pelo box)

Sábado - 31 de agosto
09h20 - 10h10 - 1º Treino Livre (Grupo 1)
10h20 - 11h10 - 1º Treino Livre (Grupo 2)
12h20 - 13h20 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
13h30 - 14h20 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo - 1 de setembro
10h25 - Abertura de box
10h45 - Fechamento de box
10h50 - Hino Nacional
10h55 - Placa de cinco minutos
10h57 - Volta de apresentação
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta)

Classificação do campeonato:

1º) 0 Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), 124 pontos
2º) 90 Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), 123
3º) 21 Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 112
4º) 29 Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 110
5º) 65 Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), 84
6º) 77 Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), 80
7º) 111 Rubens Barrichello, (Full Time Competições/Chevrolet), 64
8º) 4 Julio Campos, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), 58
9º) 25 Tuka Rocha, (BMC Racing/Chevrolet), 58
10º) 10 Ricardo Zonta, (BMC Racing/Chevrolet), 54
11º) 80 Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Chevrolet), 46
12º) 28 Galid Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 46
13º) 2 Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), 44
14º) 73 Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), 43
15º) 14 Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot), 41
16º) 11 Nonô Figueiredo, (Mobil Super Pioneer Racing/Chevrolet), 40
17º) 20 Ricardo Sperafico, (Officer ProGP/Chevrolet), 36
18º) 51 Átila Abreu, (Mobil Super Pioneer Racing/Chevrolet), 36
19º) 19 Rodrigo Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Chevrolet), 35
20º) 18 Allam Khodair, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 35
21º) 72 Fabio Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 33
22º) 23 Duda Pamplona, (Officer ProGP/Chevrolet), 30
23º) 70 Diego Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), 29
24º) 5 Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), 27
25º) 74 Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), 25
26º) 82 Alceu Feldmann, (Full Time Competições/Chevrolet), 25
27º) 35 David Muffato, (Carlos Alves Competições/Chevrolet), 18
28º) 63 Lico Kaesemodel, (Boettger Competições/Peugeot), 16
29º) 27 Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), 11
30º) 46 Vitor Genz, (Gramacho Competições/Peugeot), 9
31º) 26 Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), 8
32º) 3 Rodrigo Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), 3
33º) 7 Beto Cavaleiro, (Hanier Racing/Peugeot), 2
34º) 8 Patrick Gonçalves, (RC3 Bassani/Peugeot), 0

RF1 Jornalismo

Foto: José Mario Dias

ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética...

ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética...: 500 universitários com 55 protótipos de 29 universidades de todo o país encerram sua participação depois de três dias de competição no Kart...

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética: Evento termina nesta sexta-feira

500 universitários com 55 protótipos de 29 universidades de todo o país encerram sua participação depois de três dias de competição no Kartódromo de Interlagos (SP)

Depois de três dias de competição no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, termina nesta sexta-feira (30/8) a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. O evento contou com a participação de cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de 29 universidades de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros.


"Os universitários conseguiram resolver os eventuais problemas da primeira tentativa e depois dos testes iniciais, neste segundo dia de prova atingiram um rendimento dos veículos ainda melhor. Tudo indica que vamos ter um final de evento com resultados surpreendentes em virtude dos bons projetos e do esforço da moçada", comentou Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Uma das curiosidades da Maratona Universitária da Eficiência Energética é que a maioria (cerca de 90%) dos pilotos é do sexo feminino, justamente porque os estudantes desejam alcançar a eficiência em todos os níveis. Por isso, procuram estudantes de menor estatura e peso, além de apostarem na suavidade e precisão das mulheres ao volante.

"Eu estou achando tudo muito super divertido. Ainda mais que não sei dirigir carro, os meus colegas ficam brincando comigo, mas aqui na pista estou dando conta com muita eficiência", comentou Amanda Puche, 25 anos, estudante de Engenharia Civil e piloto do carro elétrico da Escola de Engenharia de São Carlos (SP), do alto de seus 1m49 de altura e 48 quilos de peso, medidas típicas de um jóquei.

Imprevistos e Irreverência

Todo evento reunindo jovens universitários têm seus momentos alegres, descontraídos e também de imprevistos. E na 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética também esta sendo assim. Os estudantes passam um ano projetando e construindo seus protótipos, e depois enfrentam longas viagens e noites mal dormidas para participarem da competição, e nem tudo dá certo. É o caso dos alunos da Universidade Estadual do Maranhão, que no meio do percurso até São Paulo tiveram o seu ônibus quebrado e vão participar apenas do último dia de competição.

Ou da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que teve seu ônibus arrombado já na Capital e três estudantes ficaram sem as suas malas com roupas, documentos e dinheiro. Todos os outros concorrentes fizeram uma ‘vaquinha’ que rendeu R$ 450 para os três contornarem um pouco o imprevisto.

Mas irreverência é com eles mesmos. Todas as equipes apelidaram os seus veículos e alguns têm nomes engraçados, como o Empurra que Vai e a Tartaruga Apavorada, ambos do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb SP, o Maculosa e o Pinga ni Mim, os dois da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Dedo Português, Patinho Feio e o Pé de Pano, do Instituto Mauá de Tecnologia/SP, inspirado no cavalo branco e fiel companheiro do Pica-Pau (apesar de alguns episódios ele ser do bandido). Aliás, o ‘carrinho’ do personagem do desenho animado é o líder da competição na categoria Gasolina, com a média de 321,069 km por litro.

O líder na categoria Etanol é o Barão de Mauá, também do Instituto Mauá, que atingiu a marca de 225,756 km por litro. Já na categoria Eletricidade o primeiro colocado é o Faísca II, protótipo da Escola de Engenharia de São Carlos/SP, com o consumo de 60,522 KJoules.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

Última Tentativa

Todos os veículos terão a última oportunidade de melhorarem as suas marcas nesta sexta-feira. A vitória nas categorias gasolina e etanol será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível depois dos três dias de tentativas. No caso dos movidos à eletricidade o vencedor será o que gastou menos energia, também não importando em qual dos dias.

Os veículos das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno frasco de 250 ml com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.

Os protótipos movidos a motor elétrico entram para o circuito com exatamente a mesma carga mínima na bateria. Depois de percorrerem a distância mínima de oito voltas é feita a medição da carga restante pelo Joule Meter. O protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.

O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, nesta sexta-feira (30/8), a partir das 14h30. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
14h30 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio da Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio da NSK Rolamentos e SPTuris.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Humberto Silva

ALTA ROTAÇÃO: Em setembro, ECPA terá Arrancada e Turismo

ALTA ROTAÇÃO: Em setembro, ECPA terá Arrancada e Turismo: Autódromo recebe etapas das duas categorias As emoções das competições automotivas retornam com toda velocidade ao ECPA (Esporte Clube Pi...

Em setembro, ECPA terá Arrancada e Turismo

Autódromo recebe etapas das duas categorias
As emoções das competições automotivas retornam com toda velocidade ao ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) no mês de setembro, com a realização de provas em dois certames distintos.
Logo no primeiro dia do mês, será disputada a quarta etapa da Copa ECPA de Velocidade, com rodada dupla das categorias Turismo e Clássicos de Competição.
Já na semana seguinte, nos dias 6, 7 e 8, acontece a disputa do Campeonato ECPA de Arrancada. O maior certame regional do país terá suas provas válidas pela quarta e penúltima etapa do certame, considerado o paulista da modalidade e disputado em 19 categorias.

Mais informações pelo e-mail ecpa@ecpa.com.br, pelo site www.ecpa.com.br ou facebook.com/ecpabrasil.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Barrichello lidera "campeonato da Fórmu...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Barrichello lidera "campeonato da Fórmu...: Estreante da Medley/Full Time supera Zonta e Burti na volta da categoria a Cascavel Embora com experiência ainda diminuta na categoria,...

Stock Car: Barrichello lidera "campeonato da Fórmula 1"

Estreante da Medley/Full Time supera Zonta e Burti na volta da categoria a Cascavel

Embora com experiência ainda diminuta na categoria, Rubens Barrichello está levando vantagem sobre Ricardo Zonta e Luciano Burti na disputa particular que os três ex-pilotos da Fórmulas 1 travam na Stock Car. Com apenas 10 corridas em seu currículo - incluindo as três experimentais do final da temporada passada -, Barrichello é o melhor classificado entre os nomes que passaram pela principal série do automobilismo mundial. Ele ocupa atualmente a 7ª posição com 64 pontos, enquanto Zonta aparece em 10º com 54 e Burti fecha a reduzida lista em 15º com 41.

A Stock Car voltará a ser movimentada neste fim de semana com a 8ª etapa do calendário, marcando o retorno do circo a Cascavel apenas dois meses depois da prova do dia 16 de junho. Barrichello vem em franca ascensão e nas últimas quatro corridas só foi superado em número de pontos por Cacá Bueno, Ricardo Maurício e Thiago Camilo, exatamente os primeiros colocados na classificação do campeonato. Cascavel, no entanto, foi o ponto mais baixo da campanha recente do piloto da Medley/Full Time. Em junho, Barrichello largou apenas em 25º e terminou em 13º. Mesmo assim, ainda chegou imediatamente à frente dos rivais - Zonta foi o 14º e Burti o 15º. Zonta está na Stock Car desde 2007 e Burti estreou dois anos antes.

A passagem recente da Stock Car pelo oeste paranaense foi marcada pela instabilidade climática. A chuva e o frio castigaram a região ao longo de quase todo o fim de semana, mas a previsão da meteorologia para os próximos dias é tranquilizadora. Nas últimas 48 horas, Cascavel e cidades vizinhas foram atingidas pela frente que derrubou a sensação térmica para valores negativos durante a madrugada e início da manhã. Até sábado, dia reservado aos treinos livres e classificatórios, as temperaturas subirão bastante e poderão encostar nos 30 graus.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Foto: Miguel Costa Jr./MF2