quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Fórmula 3 Brasil: 12 pilotos estreiam no maior campeonato dos últimos anos

O kartista Rodrigo Baptista será uma das atrações da prova inaugural neste final de semana em Curitiba

Parece que os bons tempos da Fórmula 3 voltaram. A temporada 2015 da Fórmula 3 Brasil terá início neste final de semana (07 e 08/2), com duas provas no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), e com a confirmação de 17 pilotos inscritos. O mais incrível é que a principal categoria de monopostos da América do Sul começa rejuvenescida, com 12 estreantes, sendo que quatro deles na classe A, a principal da modalidade: Rodrigo Baptista, Carlos Cunha Filho, Christian Hahn e Giuliano Raucci.

"Hoje em dia a Fórmula 3 é a melhor opção para quem quer começar a correr de monoposto no Brasil. Um exemplo disto é o filho do Nelson Piquet, o Pedro vai fazer a segunda temporada dele aqui. E este ano será maravilhoso, com 17 carros na pista. Acho que nenhum campeonato nacional de Fórmula 3 vai ter tanto piloto assim, tanto que até na Inglaterra e na Alemanha já cancelaram os campeonatos, por falta de pilotos", comentou Rodrigo Baptista, vice-campeão Paulista, vice-campeão Paulista Light e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Kart no ano passado.

Rodrigo Baptista vai integrar a equipe PropCar Racing, vice-campeã na temporada passada, e pretende fazer uma temporada de aprendizado, aproveitando toda a experiência do ex-piloto Dárcio dos Santos, tio de Rubinho Barrichello e proprietário do time.

"Quero tentar acompanhar os cinco pilotos mais experientes e me destacar entre os estreantes. Sei que não será fácil no começo, tenho os pés no chão, mas conto com todo o suporte da PropCar, ainda mais que sou o único representante do time na classe principal", avisa Rodrigo, que no final do ano passado disputou três corridas da Fórmula 4 Sul-americana, surpreendendo todos ao largar da segunda posição na estreia e conquistando um pódio com a terceira posição e dois sextos lugares.

Formador de vários pilotos e engenheiros, e tendo conquistado um título sul-americano com o piloto Bruno Junqueira, Dárcio dos Santos está entusiasmado com o potencial de Rodrigo Baptista. "Ele é bem preciso, muito constante e não é de cometer erros. Só falta mais quilometragem com o carro e conhecer as pistas. O Rodrigo tem a vantagem de ter um excelente preparo físico, nos testes ele dava muitas voltas e saía inteiro, o que mostra o comprometimento e profissionalismo dele", aponta.

"Estou bem ansioso, pois vai ser a minha primeira corrida de Fórmula 3 numa pista onde treinei pouco. Meu preparo físico se mostrou bom para os testes, vamos ver agora em ritmo de corrida. Sei que não vai ser fácil acompanhar os pilotos experientes, mas só andando para aprender", encerrou o paulista de 17 anos de idade.

Os treinos livres, classificação e a primeira corrida do ano acontecerão no sábado. A prova de encerramento será no domingo.

Programação:
Sábado, 7 de fevereiro
09h00 - 10h30 - 1o Treino Livre
12h00 - 12h45 - 2o Treino Livre
14h10 - 14h30 - Classificação
16h25 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)

Domingo, 8 de fevereiro
11h55 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)

Confira os 10 inscritos na categoria A:
PropCar Racing - Rodrigo Baptista
Fortunato F3 Racing - Artur Fortunato
Cesário F3 - Pedro Piquet, Matheus Iorio
CF3 - Carlos Cunha Filho
Hitech Racing - Christian Hahn, Fernando Croce
Kemba Racing - Leonardo de Souza
RR Racing - Giuliano Raucci, Nicholas Silva

Confira os sete inscritos na categoria Light:
PropCar Racing - Matheus Muniz e Igor Fraga
Cesário F3 - Pedro Cardoso e Guilherme Samaia
Hitech Racing - Pedro Caland
RR Racing - Felipe Ortiz e Andreas Visnardi

Anote o calendário da F3 Brasil 2015:
08/02 - Curitiba (PR)
26/04 - Brasília (DF) ou Goiânia (GO)
31/05 - Curitiba (PR)
02/08 - Salvador (BA) ou Velopark (RS)
30/08 - Cascavel (PR)
13/09 - Brasília (DF)
04/10 - Santa Cruz do Sul (RS)
06/12 - Interlagos (SP)


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Luiz Pinheiro

RM Competições mantém os cinco pilotos de 2014

Estão assegurados na vitoriosa escuderia o campeão Leandro Totti, o vice Felipe Giaffone, André Marques, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues. Eles continuam com os caminhões Volkswagen Constellation e MAN TGX.

Diz o ditado popular que em time que está ganhando não se mexe. E foi exatamente isso que fez a RM Competições, comandada por Renato Martins. Nesta 20ª temporada da Fórmula Truck, que começa dia 1º de março em Caruaru, Pernambuco, estão mantidos nos cockpits dos caminhões da escuderia o campeão de 2014 Leandro Totti (Volkswagen Constellation), o vice Felipe Giaffone (MAN TGX), o quinto colocado André Marques (Volkswagen Constellation), o nono Adalberto Jardim e Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation), que deve ser a única mulher a pilotar na mais popular categoria do automobilismo brasileiro.


``Nosso time permanece o mesmo e sem grandes mudanças técnicas, pois o ano será difícil. Geralmente treinamos no início da temporada mas nesta temporada não deu e iremos para a primeira etapa do mesmo jeito que terminamos a última. Nosso foco principal é a durabilidade do caminhão e nosso objetivo, apesar de sabermos das dificuldades, é vencer mais corridas e conquistar outros títulos``, disse Renato Martins.

A RM tem pilotos com currículos mais do que respeitáveis. Leandro Totti é bicampeão brasileiro e sul-americano de 2012 e 2014 e foi vice sul-americano em 2013. Felipe Giaffone tem os títulos nacionais de 2007 e 2009 e o sul-americano e nacional de 2011, além dos vice-campeonatos de 2010 e 2014 (brasileiro e sul-americano) e do brasileiro de 2012.


Junto a tudo isso, Renato Martins tem história na Fórmula Truck, pois foi o primeiro campeão, em 1996 (com caminhão Scania), ainda é o recordista de vitórias (27) e agora, na 20ª temporada da categoria, trabalha para conquistar outro importante título para sua equipe numa data marcante. Além de levantar a taça no início, o piloto Renato também se sagrou campeão em 2006, aí já com o Volkswagen.

Para o campeão Leandro Totti, 2015 promete ser de muito mais disputa ainda. No ano passado o fato de ter começado bem o campeonato o deixou numa situação um pouco mais confortável na reta final. Ele acredita que será difícil a história se repetir agora, e explica:

``Sei que pelo campeonato e pelo vice somos a equipe a ser batida, pois eu e o Giaffone levamos a maior parte das vitórias de 2014, mas pouco antes do final a Mercedes e a Iveco vieram para cima da gente e terminaram muito bem a temporada. Espero continuar com a sorte que tive, mas sei que terei muitos bons adversários pela frente, entre eles o André Marques e o Adalberto Jardim``, disse Totti.



CALENDÁRIO DE 2015

1º de março - Caruaru (PE)
12 de abril - Brasília (DF)
17 de maio - Londrina (PR)
14 de junho - Campo Grande (MS)
12 de julho - Goiânia (GO)
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.




Milton Alves (Mtb 16583-SP)

Fotos: Orlei Silva

F3 Brasil: Americano se prepara para jornada na temporada 2015

Nicholas Silva confirma participação na prova de abertura da temporada em Curitiba.

O americano Nicholas Silva confirmou sua presença esse final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba onde acontece a primeira etapa da temporada 2015 da Fórmula 3 Brasil.

O piloto permanecerá na equipe RR Racing e nesse ano correrá com o n° 7; a grande novidade é a mudança para a categoria A que utiliza os chassis Dallara F309 (na última temporada o piloto correu na categoria B). "Estou muito motivado, trabalhei bastante me preparando para a temporada que espero ter um ano de bons resultados na categoria”, declarou o piloto filho de brasileiros.


A participação de Nicholas na categoria brasileira é realmente uma jornada: além da viagem que leva cerca de 12 horas entre Los Angeles (Estados Unidos) e o Brasil, o piloto ainda sofre com o fuso horário de 6 horas. "Realmente é muito difícil, pois devido à faculdade não posso viajar muito antes para descansar e me adaptar ao fuso. E logo após o final de semana da corrida já me preparo em voltar para casa e perder o mínimo possível pois só posso ter seis faltas durante todo o ano. Diferente de atletas universitários ou atores, pilotos não recebem nenhum ajuda em relação à faltas”, explicou o piloto que está no segundo ano de engenharia.

Programação - Curitiba

07/02 – sábado
09h00 - 10h30 – 1º Treino Livre
12h00 - 12h45 – 2º Treino Livre
14h10 - 14h30 – Classificação
16h25 - Largada F3 Brasil (30 minutos de prova + 1 volta)

08/02 – domingo
11h55 - Largada F3 Brasil (30 minutos de prova + 1 volta)

O piloto Nicholas Silva corre pela equipe RR Racing Team na F3 Brasil Light e tem apoio de Tony Roma´s, Replay XD, Reach Out Worldwide e Weissach.



Vitor Garcia .'. Assessor de Imprensa e Comunicação
Fotos: Cintia Azevedo