segunda-feira, 17 de junho de 2013
ALTA ROTAÇÃO: DTM: 12º em Lausitzring, Farfus destaca o bom dese...
ALTA ROTAÇÃO: DTM: 12º em Lausitzring, Farfus destaca o bom dese...: Brasileiro teve de desviar de acidente na primeira volta, caiu para fim do pelotão e com ritmo forte conseguiu recuperar posições e term...
DTM: 12º em Lausitzring, Farfus destaca o bom desempenho e lamenta não ter pontuado
Brasileiro teve de desviar de acidente na primeira volta, caiu para
fim do pelotão e com ritmo forte conseguiu recuperar posições e terminar a
corrida próximo da zona de pontuação.
O fim de
semana em Lausitzring não foi fácil para Augusto Farfus Jr e nem para a BMW. Ao
contrário do ano passado, quando o brasileiro conseguiu largar da primeira fila
e subir ao pódio em sua segunda corrida no DTM, nesta etapa - a quarta do
campeonato - ele teve de fazer uma corrida de recuperação e completou as 52
voltas da corrida deste domingo (16) em 12º lugar, sendo o segundo melhor entre
os pilotos da BMW. O melhor representante da montadora bávara, que conquistou a
primeira vitória no retorno à categoria em 2012 neste circuito, foi Bruno
Spengler em 7º. O vencedor da prova foi o inglês Gary Paffett, da Mercedes.
Pela primeira
vez nas últimas seis corridas, o piloto do Team RBM não se classificou para a
fase final da tomada de tempos e teve de largar do 15º lugar, após ser punido
com a perda de cinco posições pelo uso de pneus não lacrados no treino livre de
sábado. Apesar disso, Farfus acreditava que tinha bom ritmo para a corrida, o
que acabou se confirmando durante a disputa no circuito de 3.478 metros de
extensão.
Na largada,
porém, Augusto teve de desviar da confusão causada por Dirk Werner, que rodou,
e caiu para a 20ª posição. Depois da primeira das duas paradas obrigatórias,
quando colocou novamente os pneus duros, o curitibano retornou em 16º, e por
causa do tráfego não conseguiu avançar muitas posições até a segunda parada, já
que o pelotão da frente adotou uma estratégia de parar mais tarde. Farfus
colocou os pneus de compostos super macios no segundo pit-stop para o terceiro
e mais longo stint, voltou em 20º, mas conseguiu aproveitar o ritmo forte para
fazer várias ultrapassagens e cruzar a linha de chegada em 12º lugar.
Apesar de não
ter marcado pontos, Farfus manteve praticamente a mesma distância para o líder
do campeonato. Agora, o brasileiro ocupa a 5ª posição com 33 pontos, contra 59
de Mike Rockenfeller. A próxima etapa do DTM acontece em pouco menos de um mês,
nos dias 13 e 14 de julho em Norisring, na Alemanha.
Augusto Farfus:
"Tínhamos um ritmo bem
competitivo durante a corrida, mas ficamos muito condicionados pela nossa
posição de largada e principalmente por ter caído para as últimas posições após
desviar do acidente. Fizemos uma estratégia acertada e consegui usar bem os
pneus super macios no último stint, que foi mais longo. O resultado foi
negativo para o campeonato, mas ficamos satisfeitos com o desempenho e é isso
que vamos levar para a etapa em Norisring"
Resultado da corrida em Lausitzring:
1) Gary Paffett (Mercedes C-Coupé) - HWA - 52 voltas
2) Mike
Rockenfeller (Audi RS5) - Phoenix - a 6.800s
3) Christian
Vietoris (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 11.510s
4) Robert
Wickens (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 12.790s
5) Jamie Green
(Audi RS5) - Abt - a 14.138s
6) Daniel
Juncadella (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 19.462s
7) Bruno
Spengler (BMW M3) - Schnitzer - a 21.592s
8) Mattias
Ekstrom (Audi RS5) - Abt - a 21.621s
9) Edoardo Mortara (Audi RS5) -
Rosberg - a 24.715s
10) Roberto Merhi (Mercedes C-Coupé) - HWA - a
25.643s
11) Adrien Tambay (Audi RS5) -
Abt - a 27.968s
12) Augusto
Farfus (BMW M3) - RBM - a 34.178s
13) Dirk Werner
(BMW M3) - Schnitzer - a 38.000s
14) Timo Glock
(BMW M3) - MTEK - a 49.305s
15) Joey Hand
(BMW M3) - RBM - a 53.321s
16) Miguel Molina (Audi RS5) - Phoenix
- a 58.882s
17) Pascal Wehrlein (Mercedes
C-Coupé) - Mucke - a 59.948s
18) Filipe Albuquerque (Audi RS5) -
Rosberg - a 1m03.083s
19) Martin Tomczyk (BMW M3) - RMG
- a 1m03.107s
20) Timo Scheider (Audi RS5) - Abt - a
1m08.006s
21) Marco Wittmann (BMW M3) - MTEK - a 1 volta
22) Andy Priaulx (BMW M3) - RMG - a 1 volta
Fonte: http://www.farfus.com
Foto: Divulgação
GT Open: Com 4º lugar em Jerez, Rafael Suzuki e Giorgio Pantano sobem no campeonato
Paulista e italiano acertaram na estratégia e conseguiram
gerenciar o handicap extra no pit-stop para conquistar bom resultado na etapa
espanhola
Rafael Suzuki
e Giorgio Pantano fizeram uma ótima corrida neste domingo (16), em Jerez, no
International GT Open. Com a 4ª posição ao fim da segunda corrida da etapa
espanhola, a dupla ítalo-brasileira somou seis pontos e subiu para a 3ª
colocação na tabela geral da categoria GTS (para carros GT3), na rodada que
marcou a metade do campeonato.
O principal
desafio para a dupla foi gerenciar o handicap extra para o pit-stop. Pelo
regulamento da categoria, por causa da vitória e do 2º lugar conquistados em
Nurburgring, eles tiveram que parar por 10 segundos a mais, além dos 65
regulares, durante a troca de pilotos na segunda corrida.
Giorgio
Pantano largou em 5º lugar, mas perdeu algumas posições na primeira curva para
evitar um contato. O italiano ficou preso atrás de alguns adversários que
estavam um pouco mais lentos, mas assim que a janela de pit-stops abriu e os
pilotos começaram a parar, ele conseguiu fazer boas voltas antes de entregar
para Rafael Suzuki. O paulista retornou à pista na 6ª posição e fez duas belas
ultrapassagens para completar as 31 voltas em 4º lugar.
Apesar de não
subir ao pódio, Suzuki e Pantano somaram os pontos referente ao 3º lugar, já
que o segundo colocado corre no Campeonato Espanhol de GT e não pontua para o
GT Open, e agora ocupam a 3ª posição na classificação geral, a apenas cinco
pontos da liderança. A Bhai Tech manteve o 1º lugar entre as equipes.
No sábado
(15), a corrida também foi movimentada para a dupla. Principalmente na primeira
tomada de tempos, realizada por Suzuki, o McLaren MP4-12C não teve o rendimento
esperado e o brasileiro teve de largar da 11ª posição. Rafael fez um bom
primeiro stint, assim como Pantano depois que assumiu para a segunda parte da
corrida, mas por não cumprirem o tempo preciso determinado para a parada
obrigatória, foram penalizados com 40 segundos no tempo total, já que não
puderam pagar odrive-through, pois a corrida foi encerrada com bandeira
vermelha oito minutos antes do previsto, pois um carro pegou fogo após ter
problemas no motor.
A quinta
etapa do GT Open está marcada para os dias 13 e 14 de julho, no tradicional
circuito de Silverstone, na Inglaterra.
Rafael Suzuki:
"No geral foi um fim de semana
muito positivo, pois conseguimos um bom resultado e pontos importantes mesmo
com o handicap extra que tivemos de pagar. Não tínhamos o carro mais rápido na
etapa, mas toda a equipe fez um ótimo trabalho, acertamos na estratégia para a
corrida de domingo e saímos bem posicionados para a segunda metade do
campeonato"
Resultado da 2ª corrida do GT Open em
Jerez (categoria GTS):
1 - Toril-Van
Der Zande (Mercedes SLS) - Seyffarth - 27 voltas
2 - Giao-Da
Veiga (Audi R8) - Novadriver - 07"922
3 - Di Guida-Bleekemolen (Porsche 997 GT3) -
Autorlando - 21"574
4 - Suzuki-Pantano (McLaren MP4-12C) - BhaiTech -
28"396
5 - Beretta-Lyons (Ferrari 458 GT3) - AF Corse -
30"979
6 -
Costantini-Camathias (Ferrari 458 GT3) - Ombra - 37"550
7 - Rosell-Mavlanov (Ferrari 458 GT3) - Russian Bears
- 40"748
8 - Laursen-Magnussen (Ferrari 458 GT3) - Kessel -
40"789
9 -
Figueiredo-Campanico (Audi R8) - Novadriver - 41"137
10 - Pier
Guidi-Skryabin (Ferrari 458 GT3) - Esta - 57"118
11 -
Francesco Castellacci (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 1'05"503
12 - Sdanewitsch-Rugolo (Ferrari 458 GT3) - AF Corse -
1'05"892
13 -
Calari-Zampieri (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 1'24"634
14 -
Bontempelli-De Marco (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 1'29"081
15 - Villalba-Gutierrez (Ginetta G55) - Villalba -
1'45"740
16 -
Earle-Kremer (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 1 volta
17 - Maleev-Ladygin (Ferrari 458 GT3) - Russian Bears
- 1 volta
18 - Van Der Drift-Razia (McLaren MP4-12C) - BhaiTech
- 2 voltas
Não
completou:
Tutumlu-Deverikos
(Porsche 997 GT3) - Autorlando
Eversports
Foto : FotoSpeedy
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Gomes vence em Cascavel e quebra tabu d...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Gomes vence em Cascavel e quebra tabu d...: Prova termina com bandeira vermelha; Maurício volta à liderar e Barrichello é 14º Foi com lágrimas nos olhos que o paulista Marcos Go...
Stock Car: Gomes vence em Cascavel e quebra tabu de 4 anos
Prova termina com bandeira vermelha; Maurício volta à liderar e
Barrichello é 14º
Foi com
lágrimas nos olhos que o paulista Marcos Gomes (Carlos Alves/Nova Schin)
comemorou a vitória na 6ª etapa da Stock Car. E o que não faltavam foram
motivos para tanta emoção e choro: além de quebrar um jejum de quatro anos sem
subir ao alto do pódio, Gomes parece mesmo estar deixando para trás um período
complicado de sua vida que culminou com a suspensão do automobilismo por seis
meses no meio de 2012. Neste fim de semana, em Cascavel, Gomes dominou a
corrida com classe: saiu na pole e liderou sem qualquer contestação, perdendo a
ponta brevemente apenas durante a parada para reabastecimento. Os paranaenses
Júlio Campos (Mico's Racing) e Ricardo Sperafico (Officer) completaram os três
primeiros.
A chuva fina
castigou marcou o asfalto desde antes da largada, mas o número de acidentes até
que foi baixo diante das características de alta velocidade de um traçado com
níveis preocupantes de aderência. No mais sério deles, já nos últimos instantes
e depois da saída do segundo safety car, Daniel Serra (Red Bull) acertou em
cheio o muro da reta dos boxes, levando ao encerramento da prova com bandeira
vermelha e a classificação da volta anterior, como determina o regulamento.
Foi a quinta
vitória de Gomes na categoria e a primeira fora de Interlagos, onde ganhou pela
primeira vez em 2007. "Entrei na Stock Car por uma grande equipe e,
modéstia à parte, fiquei acostumado a andar na frente e vencer. Depois de 2009,
quando ganhei e no dia seguinte o meu carro pegou fogo num acidente na estrada,
começou uma maré de azar. A Stock Car é muito desgastante e competitiva, e o
que nos dá força para continuar são as vitórias. Quando elas não vêm, a gente
começa a pensar coisas negativas", explicou, alegre por retirar o fardo
dos ombros.
A rigor, as
maiores emoções da corrida foram reservadas para a segunda metade. Até lá, as
quatro primeiras posições sequer sofreram alterações. Com o 5º lugar, depois de
sair em 16º, Ricardo Maurício (RC) recuperou a liderança perdida para o
pentacampeão Cacá Bueno (Red Bull) na etapa anterior em Brasília. Agora, ele
soma 111 pontos, apenas um à frente de Daniel Serra e quatro adiante de Cacá.
Em seu
regresso a Cascavel após 23 anos - passou pelo oeste paranaense em 1989 na
Fórmula Ford -, Rubens Barrichello fez uma corrida de recuperação. Saiu em 24º
e cruzou a linha de chegada em 14º, coletando pontos suficientes para se manter
entre os Top 10 na 9ª colocação. "Foi
muito difícil para nós, porque não tivemos em nenhum momento a condição ideal
de pista nos treinos - nem seca, nem completamente molhada -, e o Rubens não
conhecia o circuito com este carro. Por isso, até que o resultado final foi bom
em termos de campeonato", afirmou Maurício Ferreira, o diretor-técnico
da Equipe Medley/Full Time.
O resultado da 6ª etapa (sujeito às
verificações técnica e desportiva)
1 - Marcos
Gomes - Carlos Alves Comp. - Peugeot - 30 voltas em 38min06s203
2 - Julio
Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 0s742
3 - Ricardo
Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 0.945
4 - Diego
Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 1s541
5 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a
1s933
6 - Ricardo
Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 2s369
7 - David
Muffato - Carlos Alves Comp. - Peugeot - a 2s517
8 - Sergio
Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 2s753
9 - Thiago
Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 2s875
10 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 3s022
11 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a
3s801
12 - Fábio
Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 4s222
13 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a
5s396
14 - Rubens Barrichello - Medley/Full Time Competições
- Chevrolet - a 5s516
15 - Ricardo
Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 5s726
16 - Luciano
Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 6s485
17 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 7s010
18 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 7s297
19 - Galid
Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 7s474
20 - Max
Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 7s933
21 - Rafa
Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 8s487
22 - Victor
Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 8s488
23 - Rodrigo
Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 9s680
24 - Duda
Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 11s181
25 -
Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 12s932
26 - Alceu
Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 1 volta
27 - Beto
Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
28 - Nonô
Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 4 voltas
29 - Lico
Kaesemodel - Boettger Competções - Peugeot - a 4 voltas
30 - Átila
Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 10 voltas
31 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 14
voltas
32 - Rodrigo
Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 18 voltas
Campeonato (sujeito à oficialização
dos resultados em Cascavel)*:
1 - Ricardo
Maurício - 111
2 - Daniel
Serra - 110
3 - Cacá
Bueno - 107
4 - Thiago
Camilo - 88
5 - Max
Wilson e Valdeno Brito - 62
7 - Ricardo
Zonta e Tuka Rocha - 50
9 - Rubens
Barrichello - 47
10 - Marcos
Gomes - 46
11 - Julio
Campos - 45
12 - Allam
Khodair - 43
13 - Sérgio
Jimenez - 41
14 - Luciano
Burti - 40
15 - Galid
Osman - 39
16 - Ricardo
Sperafico e Rodrigo Sperafico - 35
18 - Fábio
Fogaça - 33
19 - Duda
Pamplona - 30
20 - Rafa
Matos - 27
21 - Nonô
Figueiredo - 26
22 - Átila
Abreu - 25
23 - Diego
Nunes - 23
24 - Popó
Bueno - 20
25 - Denis
Navarro - 17
26 - Alceu
Feldmann e Lico Kaesemodel - 16
28 - David
Muffato - 14
29 - Felipe
Lapenna - 11
30 - Vitor
Genz e Wellington Justino - 8
32 - Rodrigo
Pimenta - 3
33 - Beto
Cavaleiro - 2
www.mfdois.com.br.
Fotos: Miguel Costa Jr./MF2
ALTA ROTAÇÃO: Sargo vence mas não leva e Maguila conquista vitór...
ALTA ROTAÇÃO: Sargo vence mas não leva e Maguila conquista vitór...: Desclassificado por falta de peso, Ricardo Sargo deixa vitória para Rodrigo Moreno na Super; Papareli vence na Light e Thiago Oliveira c...
Sargo vence mas não leva e Maguila conquista vitória em duas categorias
Desclassificado por falta de peso, Ricardo Sargo deixa vitória
para Rodrigo Moreno na Super; Papareli vence na Light e Thiago Oliveira
conquista mais uma vitória na Novatos.
O jovem
Ricardo Sargo (Chevrolet Celta, n° 81 – Alpie Competições) venceu a 1ª bateria
da 6ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos com 2s862 de vantagem, mas no
final não levou a vitória. Segundo vistoria da FASP, o carro do piloto estava
com 5kg a menos do permitido em regulamento, o que desclassificou o piloto da
bateria.
Com isso a
vitória ficou com o pole position Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta, n° 55 –
Maguila Motorsport), seguido por Aldo Piedade Jr. (Chevrolet Celta, n° 65 –
Alpie Competições) e Pedro Pimenta (Chevrolet Corsa, n° 51 – Crossfox-Engebras
Racing).
A corrida foi
paralisada logo após a primeira largada devido a um acidente envolvendo
diversos carros na segunda perna do “S” do Senna, como Max Mohr (Chevrolet
Celta, n° 25 – AGB Preparações), Alexandre Nascimento (Chevrolet Corsa, n° 30 –
AGB Preparações) , Eduardo Castilho (Chevrolet Celta, n° 1 – Coelho
Competições), Pedro Tchalian (Chevrolet Celta, n° 12 – Coelho Competições) e
Carlos Asciutti (Volkswagen Gol, n° 80 – Arias Motorsport).
Na segunda
largada, Ricardo Sargo assumiu a ponta, não abandonando até a bandeira
quadriculada; sem a entrada do Safety Car durante essa etapa conforme
determinação da FASP, a corrida aconteceu sem maiores toques ou acidentes.
Na categoria
Light, vitória também da equipe Maguila Motorsport, agora com Maique Papareli
(Chevrolet Celta, n° 880 – Maquila Motorsport); seguido por Nelson Fortes
(Chevrolet Corsa, n° 68 – Arias Motorsport) e Douglas Carvalho Jr. (Chevrolet
Celta, n° 50 – Arias Motorsport).
Entre os
Novatos, mais uma vitória do piloto radicado em Curitiba, Thiago Oliveira
(Chevrolet Celta, n° 105 – AGB Preparações), seguido por Virgilio Fagundes
(Chevrolet Celta, n° 28 – Arias Motorsport) e Ayman Darwich (Chevrolet Celta,
n° 173 – Alpie Competições).
Com o
resultado final, Luiz Cirino mantém a liderança na categoria Super com 133
pontos, seguido por Pedro Pimenta e Marcio Philippi com 132 e Edgard Amaral e
Wanderson Freitas (Volkswagen Gol, n° 27 – Arias Motorsport), que por problemas
de alimentação terminou a prova nas últimas colocações.
Os vencedores
receberam a bandeirada do ex-piloto Nilson Clemente, mítico vencedor de provas
como 24h de Interlagos, 25h de Interlagos, 500km de Interlagos e as Mil Milhas.
A segunda
bateria da 6ª etapa da Copa Marshal de Marcas Pilotos a partir das 12h30.
Confira o resultado da 1ª bateria:
1) 55-Rodrigo
Moreno (S), à 2.862
2) 65-Aldo
Piedade Jr (S), à 3.331
3) 51-M.
Philippi/ P. Pimenta Jr (S), à 3.598
4) 59-L.
Cirino/ C. Mohr (S), à 4.356
5) 92-M.
Camacho/ Piccolo (S), à 16.924
6) 87-Gustavo
M. (S), à 17.806
7) 880-Maique
Papareli (L), à 18.281
8) 105-Thiago
Oliveira (N), à 20.986
9) 66-G.
Pedras/ L. Filgueiras (S), à 24.325
10)
18-Claudio Roscoe (S), à 24.745
11) 68-Nelson
Fortes (L), à 26.934
12)
16-Alexandre Papazissis (S), à 28.200
13)
28-Virgilio Fagundes (N), à 29.466
14) 19-Renato
Marlia (S), à 37.907
15)
71-Alexandre Souza (S), à 38.406
16)
50-Douglas Carvalho Jr (L), à 45.475
17) 89-G.
Passarelli/ V. Passarelli (S), à 45.850
18) 32-Eber/
Jefferson (L), à 51.134
19) 173-Ayman
Darwich (N), à 1:00.915
20) 0-João
Cardoso Jr (S), à 1:02.177
21)
10-Marcelo Costa (S), à 1:02.314
22) 36-Carlos
Auricchio (L), à 1:12.212
23)
43-Anderson Scovoli (N), à 1:13.515
24)
333-Eduardo Doriguel (L), à 1:27.017
25) 117-R.
Manzini/ A. Ortega (N), à 1:34.856
26) 213-L.
Pagliato/ M. Silva (N), à 1:38.674
27) 70-Will
(N), à 1:46.235
28)
11-Ricardo Gargiulo (S), à 1:54.339
29) 27-W.
Freitas/ E. Amaral (S), à 2 voltas
30)
22-Ricardo Pavanelli (S), à 3 voltas
31)
137-Valter Sousa Jr (L), à 4 voltas
32) 25-Max
Mohr (S), à 6 voltas
33)
101-Adriano Moreira (N), à 6 voltas
34) 433-P. de
Tarso / T. Lombardi (N), à 9 voltas
35) 7-Thomaz
Soubihe (S), à 10 voltas
36) 82-C.
Martins/ L. Martins (L), à 13 voltas
37) 1-Eduardo
Castilho (N), à 13 voltas
Desclassificado: 81-Ricardo Sargo (S) – Irregularidade
técnica
Melhor Volta: L. Cirino/ C. Mohr (59), 2:03.365
(média de 125,743 km/h), na 2ª volta
O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos tem patrocínio de Pneus
Marshal / Cantu Pneus e apoio de Crossfox Elétrica – Distribuidor de Materiais
Elétricos, e Yachtsman – Moda Masculina.
O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos está nas redes sociais:
Facebook:
www.facebook.com/marcasepilotossp
Instagram:
www.instagramcom/marcasepilotossp
Twitter: @SPdeMarcas
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
MTb: 34.906
Foto: Jackson de Souza
ALTA ROTAÇÃO: Rockenfeller coloca Audi na liderança do DTM
ALTA ROTAÇÃO: Rockenfeller coloca Audi na liderança do DTM: Piloto saiu do sexto lugar no grid para terminar em segundo em Lausitzring • Jamie Green marca primeiros pontos correndo pela Audi • Mat...
Rockenfeller coloca Audi na liderança do DTM
Piloto saiu do sexto lugar no grid para terminar em segundo em
Lausitzring • Jamie Green marca primeiros pontos correndo pela Audi • Mattias
Ekström dá show em prova de recuperação
Ingolstadt/Klettwitz,
16 de junho de 2013 - Segundo lugar, melhor volta da corrida, o melhor pit stop
e a liderança do campeonato. Com uma corrida brilhante diante de 65.000
espectadores em Lausitzring durante o fim de semana, o piloto Audi Mike
Rockenfeller assumiu a liderança da temporada 2013 no DTM.
Largando da
sexta posição no grid a bordo do Audi RS 5 DTM da Audi Sport Team Phoenix,
Rockenfeller fez uma grande prova para terminar na segunda colocação. O piloto,
que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2010, parou nos boxes para colocar os
pneus mais macios ainda na quarta volta e, a partir daí, se tornou o mais
rápido da pista. Ultrapassou a Mercedes de Robert Wickens e passou a pressionar
o líder Gary Paffett. Depois da segunda parada nos boxes, Mike adotou uma
estratégia para garantir os pontos do segundo lugar e, assim, assumir a
liderança na pontuação.
"Devo agradecer a Audi e ao Team
Phoenix. Meu carro estava fantástico hoje, especialmente com os pneus macios", disse o piloto. "Com os pneus duros estava um pouco
mais difícil, mas a estratégia nos boxes foi perfeita. No final Gary (Paffett)
estava um pouco mais rápido que eu, por isso preferi garantir esses pontos para
o campeonato. Foi uma grande corrida para a Audi. Estou bastante
satisfeito", completou Rockenfeller.
Jamie Green,
reforço contratado pela Audi na temporada 2013, levou o Audi RS 5 DTM da equipe
Audi Sport Team Abt Sportsline até a quinta posição para marcar seus primeiros
pontos na casa nova. Diferente de Rockenfeller, Green largou com os compostos
de pneus mais macios e fez sua primeira parada na volta 24, quando ocupava a
terceira posição. Já seu companheiro de equipe, Mattias Ekström, adotou uma
estratégia completamente diferente. O sueco fez suas duas paradas obrigatórias
nos boxes durante as oito primeiras voltas de prova. Depois, pilotou por mais
44 voltas com os pneus macios e, assim, pulou do 18º lugar no grid para o
oitavo posto no resultado da corrida - cruzando a linha de chegada lado-a-lado
com Bruno Spengler numa eletrizante disputa pelo sétimo lugar.
Com Edoardo
Mortara na nona posição, a equipe Audi Sport Team Rosberg também pontuou em
Lausitzring. Adrien Tambay terminou bem próximo dos pontos, na 11ª colocação.
Miguel Molina, Filipe Albuquerque e Timo Scheider, sofreram com o desgaste dos
pneus traseiros no final da corrida - que, inclusive, obrigou Scheider a fazer
um terceiro pit stop.
"Nós só podemos ficar satisfeitos
com o resultado de hoje", disse o chefe da Audi Sport no DTM, Dieter Gass.
"Mike (Rockenfeller) fez outra corrida brilhante hoje. Não cometeu erros e
cumpriu com perfeição a estratégia. Jamie (Green) marcou seus primeiros pontos
como piloto da Audi e Mattias Ekström fez uma excepcional recuperação. No
total, tivemos quatro carros nos pontos. Agora vamos trabalhar para, em quatro
semanas, estar com força total na corrida de Norisring, onde correremos em casa
e chegaremos como líderes do campeonato", completou.
Antes do
próximo compromisso do DTM, porém, a Audi estará na disputa por outra vitória
do Audi R18 e-tron quattro nas 24 Horas de Le Mans, a corrida de endurance mais
importante do mundo, que será disputada no próximo fim de semana (22 e 23/6).
Confira como
terminou a etapa de Lausitzring do DTM e como fica a classificação do
campeonato.
Resultado - 4ª etapa - Lausitzring
1- Gary
Paffet (DTM Mercedes AMG C-Coupé), 52 voltas em 1h09m58s562
2- Mike Rockenfeller (Audi RS 5 DTM), a 6s800
3- Christian Vietoris (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a
11s510
4- Robert Wickens (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a 12s790
5- Jamie Green (Audi RS 5 DTM), a 14s138
6- Daniel Juncadella (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a
19s462
7- Bruno Spengler (BMW M3 DTM), a 21s592
8- Mattias Ekström (Audi RS 5 DTM), a 21s621
9- Edoardo
Mortara (Audi RS 5 DTM), a 24s715
10- Roberto
Merhi (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a 25s643
11- Adrien
Tambay (Audi RS 5 DTM), a 27s968
12- Augusto
Farfus (BMW M3 DTM), a 34s178
13- Dirk Werner (BMW M3 DTM), a 38s000
14- Timo Glock (BMW M3 DTM), a 49s305
15- Joey Hand (BMW M3 DTM), a 53s321
16- Miguel
Molina (Audi RS 5 DTM), a 58s882
17- Pascal Wehrlein (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a
59s948
18- Filipe
Albuquerque (Audi RS 5 DTM), a 1m03s083
19- Martin Tomczyk (BMW M3 DTM), a 1m03s107
20- Timo Scheider (Audi RS 5 DTM), a 1m08s006
21- Marco Wittmann (BMW M3 DTM), a 1 volta
22- Andy Priaulx (BMW M3 DTM), a 1 volta
Classificação do campeonato
1- Mike
Rockenfeller, 59 pontos
2- Bruno Spengler, 59
3- Gary Paffet, 47
4- Christian Vietoris, 40
5- Augusto Farfus, 33
6- Marco Wittmann, 32
7- Robert Wickens, 27
8- Dirk Werner, 22
9- Mattias Ekström, 20
10- Joey Hand, 16
11- Timo Glock, 15
12- Jamie Green, 10
13- Timo Scheider, 10
14- Daniel
Jundadella, 8
15- Edoardo
Mortara, 2
16- Pascal
Wehrlein, 2
17- Roberto
Merhi, 2
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Audi
Sport / Divulgação
Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos: Apesar dos problemas, Crossfox-Engebras Racing conquista pódios em todas as baterias
Carros da equipe sofreram com problemas mecânicos durante todo o
final de semana, mas somaram pontos importantes para a disputa do campeonato.
A equipe
Crossfox-Engebras Racing sofreu com problemas mecânicos durante toda a 6ª
bateria do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, disputado esse final de
semana no Autódromo de Interlagos (SP).
Na categoria
Super, Pedro Pimenta esteve sozinho na condução do Chevrolet Corsa, n° 51 da
equipe, uma vez que seu companheiro de equipe, Marcio Philippi não participou
da etapa devido a estar em recuperação após cirurgia.
Largando na
6ª colocação na categoria, Pimenta fez uma boa largada ficando no pelotão dos
líderes, até na segunda volta assumir a 5ª colocação. Com problemas na
suspensão dianteira, Pimenta assumiu a quarta colocação de Cristian Mohr,
companheiro de Luiz Cirino na 11ª volta.
Após o
término da prova, os comissários técnicos constataram falta de peso no carro do
vencedor Ricardo Sargo, desclassificando o piloto. Com isso Pimenta ganhou mais
uma posição terminando a etapa em terceiro lugar.
Na categoria
Light, os irmãos Eber Gomes e Jefferson Gomes terminaram as baterias na quarta
colocação. Na primeira bateria, Jefferson largou com o Chevrolet Corsa n° 32 da
equipe na quarta colocação, e com problemas nos freios não conseguiu partir em
busca de Douglas Carvalho Jr., que conseguiu superar Jefferson na terceira
volta e manter-se a frente.
Na segunda
bateria, agora com Eber Gomes, o carro da equipe Crossfox-Engebras Racing
voltou a dar problemas faltando três voltas para o fim, agora com a quebra da
quinta marcha. Eber fez uma boa prova mantendo-se em terceiro lugar até a 12ª
volta, quando novamente perdeu a posição para Douglas Jr.
Mesmo assim,
a equipe se mantém na luta pelos títulos na categoria Super e Light, sendo que
Pimenta está em terceiro lugar na classificação com 132 pontos, contra 154 de
Luiz Cirino, o líder da categoria Super.
Os irmãos
Gomes mantiveram a quarta colocação na categoria Light, agora com 98 pontos;
Maique Papareli que venceu e somou todos os pontos de melhores voltas e da pole
position agora está com 161 pontos.
Nessa etapa o
piloto da categoria Novatos da equipe, Paulo Durci, não participa devido a
compromissos pessoais.
A próxima
etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos acontece nos dias 19, 20 e 21 de
julho, junto com o Campeonato Brasileiro de Marcas e a Fórmula 3 Sul-americana.
Confira o resultado da 1ª bateria:
1) 55-Rodrigo
Moreno (S), à 2.862
2) 65-Aldo
Piedade Jr (S), à 3.331
3) 51-M.
Philippi/ P. Pimenta Jr (S), à 3.598
4) 59-L.
Cirino/ C. Mohr (S), à 4.356
5) 92-M.
Camacho/ Piccolo (S), à 16.924
6) 87-Gustavo
M. (S), à 17.806
7) 880-Maique
Papareli (L), à 18.281
8) 105-Thiago
Oliveira (N), à 20.986
9) 66-G.
Pedras/ L. Filgueiras (S), à 24.325
10)
18-Claudio Roscoe (S), à 24.745
11) 68-Nelson
Fortes (L), à 26.934
12)
16-Alexandre Papazissis (S), à 28.200
13)
28-Virgilio Fagundes (N), à 29.466
14) 19-Renato
Marlia (S), à 37.907
15)
71-Alexandre Souza (S), à 38.406
16)
50-Douglas Carvalho Jr (L), à 45.475
17) 89-G.
Passarelli/ V. Passarelli (S), à 45.850
18) 32-Eber/
Jefferson (L), à 51.134
19) 173-Ayman
Darwich (N), à 1:00.915
20) 0-João
Cardoso Jr (S), à 1:02.177
21)
10-Marcelo Costa (S), à 1:02.314
22) 36-Carlos
Auricchio (L), à 1:12.212
23)
43-Anderson Scovoli (N), à 1:13.515
24)
333-Eduardo Doriguel (L), à 1:27.017
25) 117-R.
Manzini/ A. Ortega (N), à 1:34.856
26) 213-L.
Pagliato/ M. Silva (N), à 1:38.674
27) 70-Will
(N), à 1:46.235
28)
11-Ricardo Gargiulo (S), à 1:54.339
29) 27-W.
Freitas/ E. Amaral (S), à 2 voltas
30)
22-Ricardo Pavanelli (S), à 3 voltas
31)
137-Valter Sousa Jr (L), à 4 voltas
32) 25-Max
Mohr (S), à 6 voltas
33)
101-Adriano Moreira (N), à 6 voltas
34) 433-P. de
Tarso / T. Lombardi (N), à 9 voltas
35) 7-Thomaz
Soubihe (S), à 10 voltas
36) 82-C.
Martins/ L. Martins (L), à 13 voltas
37) 1-Eduardo
Castilho (N), à 13 voltas
Desclassificado: 81-Ricardo Sargo (S) – Irregularidade
técnica
Melhor Volta: L. Cirino/ C. Mohr (59), 2:03.365
(média de 125,743 km/h), na 2ª volta
Confira o resultado da 2ª bateria:
1) 59-L.
Cirino/ C. Mohr (S), (16 voltas) 33:11.608
2) 87-Gustavo
M. (S), à 1.509
3) 65-Aldo
Piedade Jr (S), à 3.459
4) 55-Rodrigo
Moreno (S), à 7.392
5) 880-Maique
Papareli (L), à 14.222
6) 19-Renato
Marlia (S), à 14.689
7) 66-G.
Pedras/ L. Filgueiras (S), à 19.501
8) 81-Ricardo
Sargo (S), à 23.061
9) 27-W.
Freitas/ E. Amaral (S), à 23.904
10)
18-Claudio Roscoe (S), à 23.987
11)
71-Alexandre Souza (S), à 24.850
12) 68-Nelson
Fortes (L), à 25.770
13)
16-Alexandre Papazissis (S), à 31.148
14)
105-Thiago Oliveira (N), à 31.233
15) 92-M.
Camacho/ Piccolo (S), à 33.811
16)
28-Virgilio Fagundes (N), à 36.171
17) 89-G.
Passarelli/ V. Passarelli (S), à 40.210
18) 171-L.
Fortunato/ R. Kreis Jr (S), à 40.366
19)
50-Douglas Carvalho Jr (L), à 45.457
20) 25-Max
Mohr (S), à 48.117
21) 173-Ayman
Darwich (N), à 48.339
22) 32-Eber/
Jefferson (L), à 56.245
23) 80-C.
Asciutti/ Z. Farias (S), à 58.243
24) 117-R.
Manzini/ A. Ortega (N), à 1:01.517
25) 36-Carlos
Auricchio (L), à 1:01.716
26)
10-Marcelo Costa (S), à 1:07.433
27) 43-Anderson
Scovoli (N), à 1:14.912
28) 7-Thomaz
Soubihe (S), à 1:20.234
29)
333-Eduardo Doriguel (L), à 1:26.879
30)
137-Valter Sousa Jr (L), à 1:35.719
31) 70-Will
(N), à 1:45.605
32) 213-L.
Pagliato/ M. Silva (N), à 1:51.116
33) 82-C.
Martins/ L. Martins (L), à 1 volta
34)
11-Ricardo Gargiulo (S), à 2 voltas
35)
22-Ricardo Pavanelli (S), à 3 voltas
36) 0-João
Cardoso Jr (S), à 15 voltas
Mais informações, curta www.facebook.com/CrossfoxEngebrasRacing
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
MTb: 34.906
Fotos: André Lemes - Grid Photo
Assinar:
Postagens (Atom)