segunda-feira, 17 de junho de 2013

ALTA ROTAÇÃO: DTM: 12º em Lausitzring, Farfus destaca o bom dese...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: 12º em Lausitzring, Farfus destaca o bom dese...: Brasileiro teve de desviar de acidente na primeira volta, caiu para fim do pelotão e com ritmo forte conseguiu recuperar posições e term...

DTM: 12º em Lausitzring, Farfus destaca o bom desempenho e lamenta não ter pontuado


Brasileiro teve de desviar de acidente na primeira volta, caiu para fim do pelotão e com ritmo forte conseguiu recuperar posições e terminar a corrida próximo da zona de pontuação.

 

O fim de semana em Lausitzring não foi fácil para Augusto Farfus Jr e nem para a BMW. Ao contrário do ano passado, quando o brasileiro conseguiu largar da primeira fila e subir ao pódio em sua segunda corrida no DTM, nesta etapa - a quarta do campeonato - ele teve de fazer uma corrida de recuperação e completou as 52 voltas da corrida deste domingo (16) em 12º lugar, sendo o segundo melhor entre os pilotos da BMW. O melhor representante da montadora bávara, que conquistou a primeira vitória no retorno à categoria em 2012 neste circuito, foi Bruno Spengler em 7º. O vencedor da prova foi o inglês Gary Paffett, da Mercedes.

 

Pela primeira vez nas últimas seis corridas, o piloto do Team RBM não se classificou para a fase final da tomada de tempos e teve de largar do 15º lugar, após ser punido com a perda de cinco posições pelo uso de pneus não lacrados no treino livre de sábado. Apesar disso, Farfus acreditava que tinha bom ritmo para a corrida, o que acabou se confirmando durante a disputa no circuito de 3.478 metros de extensão.

 

Na largada, porém, Augusto teve de desviar da confusão causada por Dirk Werner, que rodou, e caiu para a 20ª posição. Depois da primeira das duas paradas obrigatórias, quando colocou novamente os pneus duros, o curitibano retornou em 16º, e por causa do tráfego não conseguiu avançar muitas posições até a segunda parada, já que o pelotão da frente adotou uma estratégia de parar mais tarde. Farfus colocou os pneus de compostos super macios no segundo pit-stop para o terceiro e mais longo stint, voltou em 20º, mas conseguiu aproveitar o ritmo forte para fazer várias ultrapassagens e cruzar a linha de chegada em 12º lugar.

 

Apesar de não ter marcado pontos, Farfus manteve praticamente a mesma distância para o líder do campeonato. Agora, o brasileiro ocupa a 5ª posição com 33 pontos, contra 59 de Mike Rockenfeller. A próxima etapa do DTM acontece em pouco menos de um mês, nos dias 13 e 14 de julho em Norisring, na Alemanha.

 

Augusto Farfus:

 

"Tínhamos um ritmo bem competitivo durante a corrida, mas ficamos muito condicionados pela nossa posição de largada e principalmente por ter caído para as últimas posições após desviar do acidente. Fizemos uma estratégia acertada e consegui usar bem os pneus super macios no último stint, que foi mais longo. O resultado foi negativo para o campeonato, mas ficamos satisfeitos com o desempenho e é isso que vamos levar para a etapa em Norisring"

 

Resultado da corrida em Lausitzring:

 

1) Gary Paffett (Mercedes C-Coupé) - HWA - 52 voltas

 2) Mike Rockenfeller (Audi RS5) - Phoenix - a 6.800s

 3) Christian Vietoris (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 11.510s

 4) Robert Wickens (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 12.790s

 5) Jamie Green (Audi RS5) - Abt - a 14.138s

 6) Daniel Juncadella (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 19.462s

 7) Bruno Spengler (BMW M3) - Schnitzer - a 21.592s

 8) Mattias Ekstrom (Audi RS5) - Abt - a 21.621s

 9) Edoardo Mortara (Audi RS5) - Rosberg - a 24.715s

 10) Roberto Merhi (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 25.643s

 11) Adrien Tambay (Audi RS5) - Abt - a 27.968s

 12) Augusto Farfus (BMW M3) - RBM - a 34.178s

 13) Dirk Werner (BMW M3) - Schnitzer - a 38.000s

 14) Timo Glock (BMW M3) - MTEK - a 49.305s

 15) Joey Hand (BMW M3) - RBM - a 53.321s

 16) Miguel Molina (Audi RS5) - Phoenix - a 58.882s

 17) Pascal Wehrlein (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 59.948s

 18) Filipe Albuquerque (Audi RS5) - Rosberg - a 1m03.083s

 19) Martin Tomczyk (BMW M3) - RMG - a 1m03.107s

 20) Timo Scheider (Audi RS5) - Abt - a 1m08.006s

 21) Marco Wittmann (BMW M3) - MTEK - a 1 volta

 22) Andy Priaulx (BMW M3) - RMG - a 1 volta


 

Foto: Divulgação

GT Open: Com 4º lugar em Jerez, Rafael Suzuki e Giorgio Pantano sobem no campeonato


Paulista e italiano acertaram na estratégia e conseguiram gerenciar o handicap extra no pit-stop para conquistar bom resultado na etapa espanhola

Rafael Suzuki e Giorgio Pantano fizeram uma ótima corrida neste domingo (16), em Jerez, no International GT Open. Com a 4ª posição ao fim da segunda corrida da etapa espanhola, a dupla ítalo-brasileira somou seis pontos e subiu para a 3ª colocação na tabela geral da categoria GTS (para carros GT3), na rodada que marcou a metade do campeonato.

 

O principal desafio para a dupla foi gerenciar o handicap extra para o pit-stop. Pelo regulamento da categoria, por causa da vitória e do 2º lugar conquistados em Nurburgring, eles tiveram que parar por 10 segundos a mais, além dos 65 regulares, durante a troca de pilotos na segunda corrida.

 

Giorgio Pantano largou em 5º lugar, mas perdeu algumas posições na primeira curva para evitar um contato. O italiano ficou preso atrás de alguns adversários que estavam um pouco mais lentos, mas assim que a janela de pit-stops abriu e os pilotos começaram a parar, ele conseguiu fazer boas voltas antes de entregar para Rafael Suzuki. O paulista retornou à pista na 6ª posição e fez duas belas ultrapassagens para completar as 31 voltas em 4º lugar.

 

Apesar de não subir ao pódio, Suzuki e Pantano somaram os pontos referente ao 3º lugar, já que o segundo colocado corre no Campeonato Espanhol de GT e não pontua para o GT Open, e agora ocupam a 3ª posição na classificação geral, a apenas cinco pontos da liderança. A Bhai Tech manteve o 1º lugar entre as equipes.

 

No sábado (15), a corrida também foi movimentada para a dupla. Principalmente na primeira tomada de tempos, realizada por Suzuki, o McLaren MP4-12C não teve o rendimento esperado e o brasileiro teve de largar da 11ª posição. Rafael fez um bom primeiro stint, assim como Pantano depois que assumiu para a segunda parte da corrida, mas por não cumprirem o tempo preciso determinado para a parada obrigatória, foram penalizados com 40 segundos no tempo total, já que não puderam pagar odrive-through, pois a corrida foi encerrada com bandeira vermelha oito minutos antes do previsto, pois um carro pegou fogo após ter problemas no motor.

 

A quinta etapa do GT Open está marcada para os dias 13 e 14 de julho, no tradicional circuito de Silverstone, na Inglaterra.

 

Rafael Suzuki:

 

"No geral foi um fim de semana muito positivo, pois conseguimos um bom resultado e pontos importantes mesmo com o handicap extra que tivemos de pagar. Não tínhamos o carro mais rápido na etapa, mas toda a equipe fez um ótimo trabalho, acertamos na estratégia para a corrida de domingo e saímos bem posicionados para a segunda metade do campeonato"

 

Resultado da 2ª corrida do GT Open em Jerez (categoria GTS):

 

1 - Toril-Van Der Zande (Mercedes SLS) - Seyffarth - 27 voltas

2 - Giao-Da Veiga (Audi R8) - Novadriver - 07"922

3 - Di Guida-Bleekemolen (Porsche 997 GT3) - Autorlando - 21"574

4 - Suzuki-Pantano (McLaren MP4-12C) - BhaiTech - 28"396

5 - Beretta-Lyons (Ferrari 458 GT3) - AF Corse - 30"979

6 - Costantini-Camathias (Ferrari 458 GT3) - Ombra - 37"550

7 - Rosell-Mavlanov (Ferrari 458 GT3) - Russian Bears - 40"748

8 - Laursen-Magnussen (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 40"789

9 - Figueiredo-Campanico (Audi R8) - Novadriver - 41"137

10 - Pier Guidi-Skryabin (Ferrari 458 GT3) - Esta - 57"118

11 - Francesco Castellacci (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 1'05"503

12 - Sdanewitsch-Rugolo (Ferrari 458 GT3) - AF Corse - 1'05"892

13 - Calari-Zampieri (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 1'24"634

14 - Bontempelli-De Marco (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 1'29"081

15 - Villalba-Gutierrez (Ginetta G55) - Villalba - 1'45"740

16 - Earle-Kremer (Ferrari 458 GT3) - Kessel - 1 volta

17 - Maleev-Ladygin (Ferrari 458 GT3) - Russian Bears - 1 volta

18 - Van Der Drift-Razia (McLaren MP4-12C) - BhaiTech - 2 voltas

Não completou:

Tutumlu-Deverikos (Porsche 997 GT3) - Autorlando

 

Eversports

 

Foto : FotoSpeedy

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Gomes vence em Cascavel e quebra tabu d...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Gomes vence em Cascavel e quebra tabu d...: Prova termina com bandeira vermelha; Maurício volta à liderar e Barrichello é 14º Foi com lágrimas nos olhos que o paulista Marcos Go...

Stock Car: Gomes vence em Cascavel e quebra tabu de 4 anos


Prova termina com bandeira vermelha; Maurício volta à liderar e Barrichello é 14º

Foi com lágrimas nos olhos que o paulista Marcos Gomes (Carlos Alves/Nova Schin) comemorou a vitória na 6ª etapa da Stock Car. E o que não faltavam foram motivos para tanta emoção e choro: além de quebrar um jejum de quatro anos sem subir ao alto do pódio, Gomes parece mesmo estar deixando para trás um período complicado de sua vida que culminou com a suspensão do automobilismo por seis meses no meio de 2012. Neste fim de semana, em Cascavel, Gomes dominou a corrida com classe: saiu na pole e liderou sem qualquer contestação, perdendo a ponta brevemente apenas durante a parada para reabastecimento. Os paranaenses Júlio Campos (Mico's Racing) e Ricardo Sperafico (Officer) completaram os três primeiros.

 

A chuva fina castigou marcou o asfalto desde antes da largada, mas o número de acidentes até que foi baixo diante das características de alta velocidade de um traçado com níveis preocupantes de aderência. No mais sério deles, já nos últimos instantes e depois da saída do segundo safety car, Daniel Serra (Red Bull) acertou em cheio o muro da reta dos boxes, levando ao encerramento da prova com bandeira vermelha e a classificação da volta anterior, como determina o regulamento.

 

Foi a quinta vitória de Gomes na categoria e a primeira fora de Interlagos, onde ganhou pela primeira vez em 2007. "Entrei na Stock Car por uma grande equipe e, modéstia à parte, fiquei acostumado a andar na frente e vencer. Depois de 2009, quando ganhei e no dia seguinte o meu carro pegou fogo num acidente na estrada, começou uma maré de azar. A Stock Car é muito desgastante e competitiva, e o que nos dá força para continuar são as vitórias. Quando elas não vêm, a gente começa a pensar coisas negativas", explicou, alegre por retirar o fardo dos ombros.

 

A rigor, as maiores emoções da corrida foram reservadas para a segunda metade. Até lá, as quatro primeiras posições sequer sofreram alterações. Com o 5º lugar, depois de sair em 16º, Ricardo Maurício (RC) recuperou a liderança perdida para o pentacampeão Cacá Bueno (Red Bull) na etapa anterior em Brasília. Agora, ele soma 111 pontos, apenas um à frente de Daniel Serra e quatro adiante de Cacá.

 

Em seu regresso a Cascavel após 23 anos - passou pelo oeste paranaense em 1989 na Fórmula Ford -, Rubens Barrichello fez uma corrida de recuperação. Saiu em 24º e cruzou a linha de chegada em 14º, coletando pontos suficientes para se manter entre os Top 10 na 9ª colocação. "Foi muito difícil para nós, porque não tivemos em nenhum momento a condição ideal de pista nos treinos - nem seca, nem completamente molhada -, e o Rubens não conhecia o circuito com este carro. Por isso, até que o resultado final foi bom em termos de campeonato", afirmou Maurício Ferreira, o diretor-técnico da Equipe Medley/Full Time.

 

O resultado da 6ª etapa (sujeito às verificações técnica e desportiva)

 

1 - Marcos Gomes - Carlos Alves Comp. - Peugeot - 30 voltas em 38min06s203

2 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 0s742

3 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 0.945

4 - Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 1s541

5 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 1s933

6 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 2s369

7 - David Muffato - Carlos Alves Comp. - Peugeot - a 2s517

8 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 2s753

9 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 2s875

10 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 3s022

11 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 3s801

12 - Fábio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 4s222

13 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 5s396

14 - Rubens Barrichello - Medley/Full Time Competições - Chevrolet - a 5s516

15 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 5s726

16 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 6s485

17 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 7s010

18 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 7s297

19 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 7s474

20 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 7s933

21 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 8s487

22 - Victor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 8s488

23 - Rodrigo Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 9s680

24 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 11s181

25 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 12s932

26 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 1 volta

27 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta

28 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 4 voltas

29 - Lico Kaesemodel - Boettger Competções - Peugeot - a 4 voltas

30 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 10 voltas

31 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 14 voltas

32 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 18 voltas

 

Campeonato (sujeito à oficialização dos resultados em Cascavel)*:

 

1 - Ricardo Maurício - 111

2 - Daniel Serra - 110

3 - Cacá Bueno - 107

4 - Thiago Camilo - 88

5 - Max Wilson e Valdeno Brito - 62

7 - Ricardo Zonta e Tuka Rocha - 50

9 - Rubens Barrichello - 47

10 - Marcos Gomes - 46

11 - Julio Campos - 45

12 - Allam Khodair - 43

13 - Sérgio Jimenez - 41

14 - Luciano Burti - 40

15 - Galid Osman - 39

16 - Ricardo Sperafico e Rodrigo Sperafico - 35

18 - Fábio Fogaça - 33

19 - Duda Pamplona - 30

20 - Rafa Matos - 27

21 - Nonô Figueiredo - 26

22 - Átila Abreu - 25

23 - Diego Nunes - 23

24 - Popó Bueno - 20

25 - Denis Navarro - 17

26 - Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel - 16

28 - David Muffato - 14

29 - Felipe Lapenna - 11

30 - Vitor Genz e Wellington Justino - 8

32 - Rodrigo Pimenta - 3

33 - Beto Cavaleiro - 2

 

 
Márcio Fonseca (MTb 14.457)

www.mfdois.com.br.


Fotos: Miguel Costa Jr./MF2         
 

ALTA ROTAÇÃO: Sargo vence mas não leva e Maguila conquista vitór...

ALTA ROTAÇÃO: Sargo vence mas não leva e Maguila conquista vitór...: Desclassificado por falta de peso, Ricardo Sargo deixa vitória para Rodrigo Moreno na Super; Papareli vence na Light e Thiago Oliveira c...

Sargo vence mas não leva e Maguila conquista vitória em duas categorias


Desclassificado por falta de peso, Ricardo Sargo deixa vitória para Rodrigo Moreno na Super; Papareli vence na Light e Thiago Oliveira conquista mais uma vitória na Novatos.

 

O jovem Ricardo Sargo (Chevrolet Celta, n° 81 – Alpie Competições) venceu a 1ª bateria da 6ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos com 2s862 de vantagem, mas no final não levou a vitória. Segundo vistoria da FASP, o carro do piloto estava com 5kg a menos do permitido em regulamento, o que desclassificou o piloto da bateria.

 

Com isso a vitória ficou com o pole position Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta, n° 55 – Maguila Motorsport), seguido por Aldo Piedade Jr. (Chevrolet Celta, n° 65 – Alpie Competições) e Pedro Pimenta (Chevrolet Corsa, n° 51 – Crossfox-Engebras Racing).

 

A corrida foi paralisada logo após a primeira largada devido a um acidente envolvendo diversos carros na segunda perna do “S” do Senna, como Max Mohr (Chevrolet Celta, n° 25 – AGB Preparações), Alexandre Nascimento (Chevrolet Corsa, n° 30 – AGB Preparações) , Eduardo Castilho (Chevrolet Celta, n° 1 – Coelho Competições), Pedro Tchalian (Chevrolet Celta, n° 12 – Coelho Competições) e Carlos Asciutti (Volkswagen Gol, n° 80 – Arias Motorsport).

 

Na segunda largada, Ricardo Sargo assumiu a ponta, não abandonando até a bandeira quadriculada; sem a entrada do Safety Car durante essa etapa conforme determinação da FASP, a corrida aconteceu sem maiores toques ou acidentes.

 

Na categoria Light, vitória também da equipe Maguila Motorsport, agora com Maique Papareli (Chevrolet Celta, n° 880 – Maquila Motorsport); seguido por Nelson Fortes (Chevrolet Corsa, n° 68 – Arias Motorsport) e Douglas Carvalho Jr. (Chevrolet Celta, n° 50 – Arias Motorsport).

 

Entre os Novatos, mais uma vitória do piloto radicado em Curitiba, Thiago Oliveira (Chevrolet Celta, n° 105 – AGB Preparações), seguido por Virgilio Fagundes (Chevrolet Celta, n° 28 – Arias Motorsport) e Ayman Darwich (Chevrolet Celta, n° 173 – Alpie Competições).

 

Com o resultado final, Luiz Cirino mantém a liderança na categoria Super com 133 pontos, seguido por Pedro Pimenta e Marcio Philippi com 132 e Edgard Amaral e Wanderson Freitas (Volkswagen Gol, n° 27 – Arias Motorsport), que por problemas de alimentação terminou a prova nas últimas colocações.

 

Os vencedores receberam a bandeirada do ex-piloto Nilson Clemente, mítico vencedor de provas como 24h de Interlagos, 25h de Interlagos, 500km de Interlagos e as Mil Milhas.

 

A segunda bateria da 6ª etapa da Copa Marshal de Marcas Pilotos a partir das 12h30.

 

 

Confira o resultado da 1ª bateria:

 

1) 55-Rodrigo Moreno (S), à 2.862

2) 65-Aldo Piedade Jr (S), à 3.331

3) 51-M. Philippi/ P. Pimenta Jr (S), à 3.598

4) 59-L. Cirino/ C. Mohr (S), à 4.356

5) 92-M. Camacho/ Piccolo (S), à 16.924

6) 87-Gustavo M. (S), à 17.806

7) 880-Maique Papareli (L), à 18.281

8) 105-Thiago Oliveira (N), à 20.986

9) 66-G. Pedras/ L. Filgueiras (S), à 24.325

10) 18-Claudio Roscoe (S), à 24.745

11) 68-Nelson Fortes (L), à 26.934

12) 16-Alexandre Papazissis (S), à 28.200

13) 28-Virgilio Fagundes (N), à 29.466

14) 19-Renato Marlia (S), à 37.907

15) 71-Alexandre Souza (S), à 38.406

16) 50-Douglas Carvalho Jr (L), à 45.475

17) 89-G. Passarelli/ V. Passarelli (S), à 45.850

18) 32-Eber/ Jefferson (L), à 51.134

19) 173-Ayman Darwich (N), à 1:00.915

20) 0-João Cardoso Jr (S), à 1:02.177

21) 10-Marcelo Costa (S), à 1:02.314

22) 36-Carlos Auricchio (L), à 1:12.212

23) 43-Anderson Scovoli (N), à 1:13.515

24) 333-Eduardo Doriguel (L), à 1:27.017

25) 117-R. Manzini/ A. Ortega (N), à 1:34.856

26) 213-L. Pagliato/ M. Silva (N), à 1:38.674

27) 70-Will (N), à 1:46.235

28) 11-Ricardo Gargiulo (S), à 1:54.339

29) 27-W. Freitas/ E. Amaral (S), à 2 voltas

30) 22-Ricardo Pavanelli (S), à 3 voltas

31) 137-Valter Sousa Jr (L), à 4 voltas

32) 25-Max Mohr (S), à 6 voltas

33) 101-Adriano Moreira (N), à 6 voltas

34) 433-P. de Tarso / T. Lombardi (N), à 9 voltas

35) 7-Thomaz Soubihe (S), à 10 voltas

36) 82-C. Martins/ L. Martins (L), à 13 voltas

37) 1-Eduardo Castilho (N), à 13 voltas

 

Desclassificado: 81-Ricardo Sargo (S) – Irregularidade técnica

 

Melhor Volta: L. Cirino/ C. Mohr (59), 2:03.365 (média de 125,743 km/h), na 2ª volta

 

O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos tem patrocínio de Pneus Marshal / Cantu Pneus e apoio de Crossfox Elétrica – Distribuidor de Materiais Elétricos, e Yachtsman – Moda Masculina.

 

 

 

O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos está nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/marcasepilotossp

Instagram: www.instagramcom/marcasepilotossp

Twitter: @SPdeMarcas


Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação

MTb: 34.906

Foto: Jackson de Souza

ALTA ROTAÇÃO: Rockenfeller coloca Audi na liderança do DTM

ALTA ROTAÇÃO: Rockenfeller coloca Audi na liderança do DTM: Piloto saiu do sexto lugar no grid para terminar em segundo em Lausitzring • Jamie Green marca primeiros pontos correndo pela Audi • Mat...

Rockenfeller coloca Audi na liderança do DTM


Piloto saiu do sexto lugar no grid para terminar em segundo em Lausitzring • Jamie Green marca primeiros pontos correndo pela Audi • Mattias Ekström dá show em prova de recuperação

 

Ingolstadt/Klettwitz, 16 de junho de 2013 - Segundo lugar, melhor volta da corrida, o melhor pit stop e a liderança do campeonato. Com uma corrida brilhante diante de 65.000 espectadores em Lausitzring durante o fim de semana, o piloto Audi Mike Rockenfeller assumiu a liderança da temporada 2013 no DTM.

 

Largando da sexta posição no grid a bordo do Audi RS 5 DTM da Audi Sport Team Phoenix, Rockenfeller fez uma grande prova para terminar na segunda colocação. O piloto, que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2010, parou nos boxes para colocar os pneus mais macios ainda na quarta volta e, a partir daí, se tornou o mais rápido da pista. Ultrapassou a Mercedes de Robert Wickens e passou a pressionar o líder Gary Paffett. Depois da segunda parada nos boxes, Mike adotou uma estratégia para garantir os pontos do segundo lugar e, assim, assumir a liderança na pontuação.

 

"Devo agradecer a Audi e ao Team Phoenix. Meu carro estava fantástico hoje, especialmente com os pneus macios", disse o piloto. "Com os pneus duros estava um pouco mais difícil, mas a estratégia nos boxes foi perfeita. No final Gary (Paffett) estava um pouco mais rápido que eu, por isso preferi garantir esses pontos para o campeonato. Foi uma grande corrida para a Audi. Estou bastante satisfeito", completou Rockenfeller.

 

Jamie Green, reforço contratado pela Audi na temporada 2013, levou o Audi RS 5 DTM da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline até a quinta posição para marcar seus primeiros pontos na casa nova. Diferente de Rockenfeller, Green largou com os compostos de pneus mais macios e fez sua primeira parada na volta 24, quando ocupava a terceira posição. Já seu companheiro de equipe, Mattias Ekström, adotou uma estratégia completamente diferente. O sueco fez suas duas paradas obrigatórias nos boxes durante as oito primeiras voltas de prova. Depois, pilotou por mais 44 voltas com os pneus macios e, assim, pulou do 18º lugar no grid para o oitavo posto no resultado da corrida - cruzando a linha de chegada lado-a-lado com Bruno Spengler numa eletrizante disputa pelo sétimo lugar.

 

Com Edoardo Mortara na nona posição, a equipe Audi Sport Team Rosberg também pontuou em Lausitzring. Adrien Tambay terminou bem próximo dos pontos, na 11ª colocação. Miguel Molina, Filipe Albuquerque e Timo Scheider, sofreram com o desgaste dos pneus traseiros no final da corrida - que, inclusive, obrigou Scheider a fazer um terceiro pit stop.

 

"Nós só podemos ficar satisfeitos com o resultado de hoje", disse o chefe da Audi Sport no DTM, Dieter Gass. "Mike (Rockenfeller) fez outra corrida brilhante hoje. Não cometeu erros e cumpriu com perfeição a estratégia. Jamie (Green) marcou seus primeiros pontos como piloto da Audi e Mattias Ekström fez uma excepcional recuperação. No total, tivemos quatro carros nos pontos. Agora vamos trabalhar para, em quatro semanas, estar com força total na corrida de Norisring, onde correremos em casa e chegaremos como líderes do campeonato", completou.

 

Antes do próximo compromisso do DTM, porém, a Audi estará na disputa por outra vitória do Audi R18 e-tron quattro nas 24 Horas de Le Mans, a corrida de endurance mais importante do mundo, que será disputada no próximo fim de semana (22 e 23/6).

 

Confira como terminou a etapa de Lausitzring do DTM e como fica a classificação do campeonato.

 

Resultado - 4ª etapa - Lausitzring

 

1- Gary Paffet (DTM Mercedes AMG C-Coupé), 52 voltas em 1h09m58s562

2- Mike Rockenfeller (Audi RS 5 DTM), a 6s800

3- Christian Vietoris (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a 11s510

4- Robert Wickens (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a 12s790

5- Jamie Green (Audi RS 5 DTM), a 14s138

6- Daniel Juncadella (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a 19s462

7- Bruno Spengler (BMW M3 DTM), a 21s592

8- Mattias Ekström (Audi RS 5 DTM), a 21s621

9- Edoardo Mortara (Audi RS 5 DTM), a 24s715

10- Roberto Merhi (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a 25s643

11- Adrien Tambay (Audi RS 5 DTM), a 27s968

12- Augusto Farfus (BMW M3 DTM), a 34s178

13- Dirk Werner (BMW M3 DTM), a 38s000

14- Timo Glock (BMW M3 DTM), a 49s305

15- Joey Hand (BMW M3 DTM), a 53s321

16- Miguel Molina (Audi RS 5 DTM), a 58s882

17- Pascal Wehrlein (DTM Mercedes AMG C-Coupé), a 59s948

18- Filipe Albuquerque (Audi RS 5 DTM), a 1m03s083

19- Martin Tomczyk (BMW M3 DTM), a 1m03s107

20- Timo Scheider (Audi RS 5 DTM), a 1m08s006

21- Marco Wittmann (BMW M3 DTM), a 1 volta

22- Andy Priaulx (BMW M3 DTM), a 1 volta

 

Classificação do campeonato

 

1- Mike Rockenfeller, 59 pontos

2- Bruno Spengler, 59

3- Gary Paffet, 47

4- Christian Vietoris, 40

5- Augusto Farfus, 33

6- Marco Wittmann, 32

7- Robert Wickens, 27

8- Dirk Werner, 22

9- Mattias Ekström, 20

10- Joey Hand, 16

11- Timo Glock, 15

12- Jamie Green, 10

13- Timo Scheider, 10

14- Daniel Jundadella, 8

15- Edoardo Mortara, 2

16- Pascal Wehrlein, 2

17- Roberto Merhi, 2

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044)

 










Foto: Audi Sport / Divulgação

Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos: Apesar dos problemas, Crossfox-Engebras Racing conquista pódios em todas as baterias


Carros da equipe sofreram com problemas mecânicos durante todo o final de semana, mas somaram pontos importantes para a disputa do campeonato.

 

A equipe Crossfox-Engebras Racing sofreu com problemas mecânicos durante toda a 6ª bateria do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, disputado esse final de semana no Autódromo de Interlagos (SP).

 

Na categoria Super, Pedro Pimenta esteve sozinho na condução do Chevrolet Corsa, n° 51 da equipe, uma vez que seu companheiro de equipe, Marcio Philippi não participou da etapa devido a estar em recuperação após cirurgia.

 

Largando na 6ª colocação na categoria, Pimenta fez uma boa largada ficando no pelotão dos líderes, até na segunda volta assumir a 5ª colocação. Com problemas na suspensão dianteira, Pimenta assumiu a quarta colocação de Cristian Mohr, companheiro de Luiz Cirino na 11ª volta.

 

Após o término da prova, os comissários técnicos constataram falta de peso no carro do vencedor Ricardo Sargo, desclassificando o piloto. Com isso Pimenta ganhou mais uma posição terminando a etapa em terceiro lugar.

 

Na categoria Light, os irmãos Eber Gomes e Jefferson Gomes terminaram as baterias na quarta colocação. Na primeira bateria, Jefferson largou com o Chevrolet Corsa n° 32 da equipe na quarta colocação, e com problemas nos freios não conseguiu partir em busca de Douglas Carvalho Jr., que conseguiu superar Jefferson na terceira volta e manter-se a frente.

 

Na segunda bateria, agora com Eber Gomes, o carro da equipe Crossfox-Engebras Racing voltou a dar problemas faltando três voltas para o fim, agora com a quebra da quinta marcha. Eber fez uma boa prova mantendo-se em terceiro lugar até a 12ª volta, quando novamente perdeu a posição para Douglas Jr.

 

Mesmo assim, a equipe se mantém na luta pelos títulos na categoria Super e Light, sendo que Pimenta está em terceiro lugar na classificação com 132 pontos, contra 154 de Luiz Cirino, o líder da categoria Super.

 

Os irmãos Gomes mantiveram a quarta colocação na categoria Light, agora com 98 pontos; Maique Papareli que venceu e somou todos os pontos de melhores voltas e da pole position agora está com 161 pontos.

 

Nessa etapa o piloto da categoria Novatos da equipe, Paulo Durci, não participa devido a compromissos pessoais.

 

A próxima etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, junto com o Campeonato Brasileiro de Marcas e a Fórmula 3 Sul-americana.

 

Confira o resultado da 1ª bateria:

 

1) 55-Rodrigo Moreno (S), à 2.862

2) 65-Aldo Piedade Jr (S), à 3.331

3) 51-M. Philippi/ P. Pimenta Jr (S), à 3.598

4) 59-L. Cirino/ C. Mohr (S), à 4.356

5) 92-M. Camacho/ Piccolo (S), à 16.924

6) 87-Gustavo M. (S), à 17.806

7) 880-Maique Papareli (L), à 18.281

8) 105-Thiago Oliveira (N), à 20.986

9) 66-G. Pedras/ L. Filgueiras (S), à 24.325

10) 18-Claudio Roscoe (S), à 24.745

11) 68-Nelson Fortes (L), à 26.934

12) 16-Alexandre Papazissis (S), à 28.200

13) 28-Virgilio Fagundes (N), à 29.466

14) 19-Renato Marlia (S), à 37.907

15) 71-Alexandre Souza (S), à 38.406

16) 50-Douglas Carvalho Jr (L), à 45.475

17) 89-G. Passarelli/ V. Passarelli (S), à 45.850

18) 32-Eber/ Jefferson (L), à 51.134

19) 173-Ayman Darwich (N), à 1:00.915

20) 0-João Cardoso Jr (S), à 1:02.177

21) 10-Marcelo Costa (S), à 1:02.314

22) 36-Carlos Auricchio (L), à 1:12.212

23) 43-Anderson Scovoli (N), à 1:13.515

24) 333-Eduardo Doriguel (L), à 1:27.017

25) 117-R. Manzini/ A. Ortega (N), à 1:34.856

26) 213-L. Pagliato/ M. Silva (N), à 1:38.674

27) 70-Will (N), à 1:46.235

28) 11-Ricardo Gargiulo (S), à 1:54.339

29) 27-W. Freitas/ E. Amaral (S), à 2 voltas

30) 22-Ricardo Pavanelli (S), à 3 voltas

31) 137-Valter Sousa Jr (L), à 4 voltas

32) 25-Max Mohr (S), à 6 voltas

33) 101-Adriano Moreira (N), à 6 voltas

34) 433-P. de Tarso / T. Lombardi (N), à 9 voltas

35) 7-Thomaz Soubihe (S), à 10 voltas

36) 82-C. Martins/ L. Martins (L), à 13 voltas

37) 1-Eduardo Castilho (N), à 13 voltas

 

Desclassificado: 81-Ricardo Sargo (S) – Irregularidade técnica

 

Melhor Volta: L. Cirino/ C. Mohr (59), 2:03.365 (média de 125,743 km/h), na 2ª volta

 

 

Confira o resultado da 2ª bateria:

 

1) 59-L. Cirino/ C. Mohr (S), (16 voltas) 33:11.608

2) 87-Gustavo M. (S), à 1.509

3) 65-Aldo Piedade Jr (S), à 3.459

4) 55-Rodrigo Moreno (S), à 7.392

5) 880-Maique Papareli (L), à 14.222

6) 19-Renato Marlia (S), à 14.689

7) 66-G. Pedras/ L. Filgueiras (S), à 19.501

8) 81-Ricardo Sargo (S), à 23.061

9) 27-W. Freitas/ E. Amaral (S), à 23.904

10) 18-Claudio Roscoe (S), à 23.987

11) 71-Alexandre Souza (S), à 24.850

12) 68-Nelson Fortes (L), à 25.770

13) 16-Alexandre Papazissis (S), à 31.148

14) 105-Thiago Oliveira (N), à 31.233

15) 92-M. Camacho/ Piccolo (S), à 33.811

16) 28-Virgilio Fagundes (N), à 36.171

17) 89-G. Passarelli/ V. Passarelli (S), à 40.210

18) 171-L. Fortunato/ R. Kreis Jr (S), à 40.366

19) 50-Douglas Carvalho Jr (L), à 45.457

20) 25-Max Mohr (S), à 48.117

21) 173-Ayman Darwich (N), à 48.339

22) 32-Eber/ Jefferson (L), à 56.245

23) 80-C. Asciutti/ Z. Farias (S), à 58.243

24) 117-R. Manzini/ A. Ortega (N), à 1:01.517

25) 36-Carlos Auricchio (L), à 1:01.716

26) 10-Marcelo Costa (S), à 1:07.433

27) 43-Anderson Scovoli (N), à 1:14.912

28) 7-Thomaz Soubihe (S), à 1:20.234

29) 333-Eduardo Doriguel (L), à 1:26.879

30) 137-Valter Sousa Jr (L), à 1:35.719

31) 70-Will (N), à 1:45.605

32) 213-L. Pagliato/ M. Silva (N), à 1:51.116

33) 82-C. Martins/ L. Martins (L), à 1 volta

34) 11-Ricardo Gargiulo (S), à 2 voltas

35) 22-Ricardo Pavanelli (S), à 3 voltas

36) 0-João Cardoso Jr (S), à 15 voltas

Mais informações, curta www.facebook.com/CrossfoxEngebrasRacing

Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação

MTb: 34.906

 



Fotos: André Lemes - Grid Photo