domingo, 12 de julho de 2015

Totti de novo o mais veloz na Fórmula Truck em Goiânia

Piloto da RM Competições liderou os três treinos livres e fez a pole position da quinta etapa da temporada, marcada para ser disputada neste domingo às 13 horas no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia.

Só dá Leandro Totti na quinta etapa da Fórmula Truck em Goiânia. Na manhã deste domingo o atual campeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul foi o mais veloz no warm up. Ele marcou 1min45s288, média de 131,1 km/h nos 3.835 metros do traçado da capital de Goiás e confirmou sua condição de um dos favoritos para vencer a corrida deste domingo às 13 horas, com transmissão da Rede Bandeirantes. Ele terminou na frente em todos os três treinos livres do final de semana e ainda fez a pole position.


Quarto colocado na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, Totti é o primeiro piloto da lista que não usa o restritor de potência, algo reservado aos três primeiros colocados na tabela: pela ordem, Felipe Giaffone, Paulo Salustiano e Djalma Fogaça. O restritor diminui a entrada de ar no turbo e reduz a potência dos motores. Felipe perde cerca de 70 cavalos, Salustiano 50 e Fogaça, algo em torno de 30 HP. Todos os outros pilotos do grid têm entrada de 80 milímetros no turbo dos caminhões.

A prova das 13 horas terá duas fases, cada uma valendo 25 pontos ao vencedor, além de um ponto a quem fizer a volta mais rápida em cada fase. No entanto, o pódio será formado pelos cinco que terminarem na frente na parte final da prova. Com a bonificação de um ponto pela pole position, estarão em disputa 53 pontos no total.


Resultado do warm up da Fórmula Truck em Goiânia:

1º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min45s288, média de 131,1 km/h km/h
2º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, 1min45s944
3º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min46s259
4º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min46s282
5º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, 1min46s389
6º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 1min46s562
7º) André Marques (MAN), RM Competições, 1min46s730
8º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, 1min46s765
9º) David Muffato (Scania), Muffatão, 1min47s073
10º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, 1min47s448
11º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min447s544
12º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation -MAN), RM Competições, 1min47s572
13º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min48s256
14º) Gustavo Magnabosco (Scania), Corinthians Motorsport, 1min48s587
15º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, 1min48s793
16º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, 1min49s245
17º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min49s245
18º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão, 1min50s623
19º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, 1min50s905
20º) Fabiano Brito (Scania), Falsi & Falsi Racing, 1min50s944
21º)R
aijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, 1min56s868
22º) Leandro Reis (Ford) Reis Peças Competições, 2min03s224


O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Milton Alves (Mtb 16583 - SP)

Fotos: Orlei Silva  e acervo Djalma Fogaça

DTM: Na Holanda, Augusto Farfus conquista pole-position e 4º lugar na corrida 1 do fim de semana

Em dia marcado por grande domínio da BMW, curitibano considera resultado positivo e espera por nova chance de vitória neste domingo

A boa expectativa de Augusto Farfus para a etapa holandesa do DTM neste fim de semana se confirmou. O brasileiro, assim como a montadora BMW, voltou a figurar entre os mais rápidos, mostrando forte desempenho perante a Audi e Mercedes desde o primeiro treino livre, ainda na sexta-feira (10), e neste sábado, a história se repetiu no tradicional circuito de Zandvoort. Farfus liderou o treino livre da manhã e conquistou uma grande pole-position logo em seguida, na classificação 1, a frente de outras três BMW M4 DTM, que ocuparam as duas primeiras filas com as quatro primeiras posições no grid. Fato interessante foi que os quatro primeiros (Farfus, Wittmann, Da Costa e Martin) ficaram separados por menos de 1 décimo de segundo na tomada de tempos.
 
Brasileiro conquistou 4º lugar na corrida 1 da etapa em Zandvoort
Horas depois, na corrida 1, o brasileiro não teve uma boa tração na largada e acabou ficando em posição desfavorável na curva 1, caindo para quarto lugar, posição que manteve até o fim da prova curta, de 40 minutos e sem pit-stops. A corrida foi marcada pelo domínio da BMW, que incrivelmente colocou sete carros nas sete primeiras posições, mostrando uma reação no campeonato, que vinha sendo dominado pela Audi. A vitória ficou com o atual campeão Marco Wittmann, seguido do português Antonio Felix da Costa e do belga Maxime Martin. Com o 4º lugar, Farfus somou 12 pontos e alcançou seu melhor resultado do ano até agora. Foi também a quarta pole position do curitibano no DTM - único representante brasileiro na história do renomado campeonato alemão -, que também soma quatro vitórias e nove pódios na categoria.

Neste domingo (12), os pilotos voltam à pista para uma nova classificação, para definirem o grid de largada da prova 2, que será transmitida ao vivo no Brasil pelo canal BandSports às 9h.
 
BMW dominou e fez história ao garantir todas as posições do 1º ao 7º lugar
Augusto Farfus:

"Hoje foi um bom dia, conquistar a pole foi uma confirmação de que esperávamos estar fortes aqui e ótimo para BMW, que teve bons resultados. Na corrida, não tive uma largada espetacular, e isso acabou nos custando de certa forma um pódio ou quem sabe uma vitória, já que Zandvoort é uma pista com poucos pontos de ultrapassagens. Mostramos que temos um carro competitivo, então vamos estudar mais alguns pontos e brigar pela vitória amanhã novamente."

Resultado da corrida 1 - DTM, 4ª etapa, Zandvoort:

1 - Marco Wittmann (BMW M4) - RMG - 25 voltas
2 - Antonio Felix Da Costa (BMW M4) - Schnitzer - 0"464
3 - Maxime Martin (BMW M4) - RMG - 2"229
4 - Augusto Farfus (BMW M4) - RBM - 3"768
5 - Bruno Spengler (BMW M4) - MTEK - 4"514
6 - Timo Glock (BMW M4) - MTEK - 6"054
7 - Tom Blomqvist (BMW M4) - RBM - 7"273
8 - Mike Rockenfeller (Audi RS5) - Phoenix - 7"837
9 - Nico Muller (Audi RS5) - Rosberg - 8"677
10 - Pascal Wehrlein (Mercedes C63) - HWA - 9"041
11 - Gary Paffett (Mercedes C63) - ART - 12"217
12 - Christian Vietoris (Mercedes C63) - HWA - 12"906
13 - Mattias Ekstrom (Audi RS5) - Abt - 15"738
14 - Timo Scheider (Audi RS5) - Phoenix - 17"847
15 - Maximilian Gotz (Mercedes C63) - Mucke - 20"492
16 - Daniel Juncadella (Mercedes C63) - Mucke - 24"636
17 - Lucas Auer (Mercedes C63) - ART - 25"656
18 - Adrien Tambay (Audi RS5) - Abt - 30"023

Não completaram

Jamie Green
Robert Wickens
Miguel Molina
Edoardo Mortara
Martin Tomczyk
Paul Di Resta

Jornalista responsável
Mariana Viegas

Fotos divulgação