quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
ALTA ROTAÇÃO: Campeões de 2013 confirmam participação no Festiva...
ALTA ROTAÇÃO: Campeões de 2013 confirmam participação no Festiva...: Provas abrem a temporada 2014 neste final de semana no ECPA O Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo abrirá a temporada 20...
Campeões de 2013 confirmam participação no Festival de Arrancada
O Esporte
Clube Piracicabano de Automobilismo abrirá a temporada 2014 de automobilismo no
próximo fim de semana (1 e 2) com a realização do 9º Festival ECPA de
Arrancada. As provas acontecem na reta do autódromo e devem contar com a
participação dos campeões dos certames disputado no ano passado.
Entre os
mais de 150 pilotos aguardados para as provas deste sábado e domingo estão os
campeões e vices do Campeonato ECPA de Arrancada. “A presença dos ganhadores do
certame piracicabano de arrancada da temporada passada é um dos motivos que
deve atrair ainda mais participantes para as provas deste ano”, afirma Danny
Giannetti, organizadora do evento.
Disputa em
19 categorias, a maioria dos campeões e vice-campeões do Campeonato ECPA de
Arrancada 2013 já confirmaram participarão. Acompanhe os campeões e vices de
cada categoria, respectivamente.
Traseira
Original, Marcos Copari Gianini e Agostinho Hampf.
Força Livre
Traseira, Reginaldo Assis Bolvini e Newton Carlos Guiru Junior.
Na Força
Livre Dianteira, Andre Minoru Matsutani e João Roberto Tasso.
Traseira
Turbo, Luis Eduardo Figueiredo e Paulo Roberto Gimenes das Neves.
Dianteira
Original, Sergio Fillipi Junior e Marcus Vinicius Dias Ciqueira.
Extreme,
Newton Carlos Guirau Jr. e Jefferson Antonio Pirani Oliveira.
Dianteira
Original, Fabiano Maldonado e João Ricardo Mechi.
Dianteira
Turbo A, Flavio Assis Coelho e Rafael Munhoz Pagliuca.
Dianteira
Turbo B, Abês Elias Garrucho e Marcel Luis Falato.
Dianteira
Turbo C, Wesley Ferreira Brito e Rafael Ercolin.
Street
Tração Traseira, Nilson Ricardo Della Rosa e João Cesar Colatrello.
Standart,
Sergio Fernando Ribeiro e Marco Antonio da Silva.
Drag Light,
Antonio Leão.
Desafio
9.5, Cristian Jacob e Cleber Willi Pereira.
Desafio 9,
Fábio Ventura e Gustavo Henrique Stradiotto.
Desafio
Import, Ariovaldo Tuzin Junior e Alex Mauad Trambaioli.
Drag Junior
A, Isabela Camporeze.
Drag Junior
B, Felipe Guedes Luna e Pedro Henrique Alarcon Travagini.
Drag Junior
C, Lucas Rosa e Daniel de Campos Scarazzatto.
Como vai
funcionar o Festival
O Festival
terá início na sexta-feira, dia 31 de janeiro, com treinos das 15h às 21h. No
sábado serão mais duas tomadas de tempo para todas as categorias. No domingo,
após outras duas tomadas de tempo, começam as eliminatórias e as provas finais.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa
ECPA
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car ganha câmbio eletrônico para 2014
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car ganha câmbio eletrônico para 2014: Novo equipamento integra a mais importante modificação técnica para a 36ª temporada do Circuito Schin Stock Car. Abertura está marcada para...
Stock Car ganha câmbio eletrônico para 2014
Novo
equipamento integra a mais importante modificação técnica para a 36ª temporada
do Circuito Schin Stock Car. Abertura está marcada para dia 23 de março em
Interlagos e em fevereiro acontecem treinos extras em Curitiba.
Quem gosta
de automobilismo e já viu pela televisão uma corrida do Circuito Schin Stock
Car até o ano passado, vai notar uma diferença muito grande nesta temporada que
começa dia 23 de março no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. Lembra
daquela alavanca de câmbio do lado direito dos pilotos e que era movimentada
para frente e para trás? Acabou. Isso mesmo, a partir dos treinos extras,
programados para dias 25 e 26 de fevereiro em Curitiba, os carros da principal
e mais importante categoria do automobilismo brasileiro passarão a usar o
câmbio eletrônico.
A novidade,
uma das marcas da Stock Car em praticamente todos os inícios de temporada, é
mais uma modernização nos carros e será importante em termos de manutenção do
câmbio, conforme explica Zequinha Giaffone, um dos responsáveis pela JL,
empresa que fabrica e dá suporte técnico aos bólidos da categoria.
``Essa
mudança vai melhorar o carro em alguns pontos, como o desgaste do câmbio, que
hoje já é relativamente baixo. Só para se ter uma ideia, esse câmbio mecânico
que era usado na Stock Car é o mesmo ainda utilizado nas 24 Horas de Daytona, a
mesma que o Christian Fittipaldi venceu. A vantagem do eletrônico é que ele não
permite erro no giro do motor na hora da troca de marchas, e só troca quando
pode e não quando o piloto quer``, explica Zequinha, cujo pai, Zeca Giaffone se
sagrou campeão da Stock em 1987 e seu tio, Affonso Giaffone, foi o primeiro vencedor
da história, no dia 22 de abril de 1979, em Tarumã, além de ter sido campeão em
1981.
Outra
vantagem da introdução do câmbio eletrônico é na importantíssima área de
segurança. A partir de agora os pilotos não precisam mais tirar uma das mãos do
volante para mudar as marchas. Atrás da direção serão instaladas duas aletas,
normalmente chamadas de borboletas, que serão as responsáveis pelas mudanças de
marchas.
``O tempo
de troca será igual ou um pouco mais rápido, mas o piloto manterá as duas mãos
no volante, o que aumenta a segurança. Além disso, poderá fazer trocas numa
curva segurando o carro no traçado com mais firmeza``, completou o ex-piloto.
Os testes
do novo câmbio foram feitos pelo piloto Alan Hellmeister, que já correu na
categoria, durante toda a temporada passada. Nesta semana ele mesmo inicia
experiências já pensando em 2015. Todos os testes são feitos exaustivamente
para se encontrar a melhor e mais segura fórmula para os carros da categoria
que consagrou Ricardo Maurício como bicampeão em 2013.
Todo o
sistema do câmbio eletrônico foi desenvolvido pela empresa italiana Magneti
Marelli, que tem Bruno Bassani como responsável pela Divisão Motorsports para a
América do Sul. Este sistema foi desenvolvido para a Fórmula 1, mas acabou
estendido para outras categorias internacionais como a Stock Car, que recebeu
pequenas adequações à realidade brasileira. Segundo Bassani, as equipes terão
os equipamentos em mãos até a primeira quinzena de fevereiro. O kit não
necessita de montagem, pois vem completo e é só ligar nos carros do Circuito
Schin Stock Car.
``Com a
entrada do câmbio eletrônico os custos das equipes devem diminuir, pois agora
eles não precisarão fazer - dependendo de como o piloto guia, já que uns são
mais agressivos do que os outros - uma ou duas revisões por ano e trocar
peças``, disse Bassani.
Com a
entrada do novo câmbio, os carros perderão a alavanca no cockpit e também
algumas outras partes mecânicas que acionavam as marchas, mas ganham quatro
caixas, uma de gerenciamento eletrônico do sistema, uma da Magneti Marelli, uma
do reservatório de óleo utilizado nas mudanças de marchas e outra do acumulador
pressurizado que facilita a troca das marchas. O gerenciador do câmbio
eletrônico está conectado ao gerenciador do motor, pois as duas partes têm de
trabalhar em perfeita sintonia.
``Dentro
desse acumulador teremos uma pressão entre 55 BAR e 89 BAR para ajuda na
mudança das marchas. Para se ter uma ideia, 89 BAR equivale a 280 kgf``, disse
Bassani, que relembra que a borboleta do lado direito do volante leva as
marchas para cima e a do lado esquerdo para baixo. Esse posicionamento pode ser
facilmente mudado de acordo com a preferência do piloto.
O Circuito
Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas,
com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Schin é o
patrocinador master da principal categoria do automobilismo brasileiro, dando
nome ao campeonato e traz para as pistas a parceria com o Parada Pela Vida,
projeto do Ministério das Cidades, que incentiva o consumo responsável de
bebida alcoólica. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, além do
copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Mobil Super, Pioneer e o apoio da
Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.
Departamento de
Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb
16583/SP)
Fotos: Divulgação
Magneti Marelli
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