quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Campeões de 2013 confirmam participação no Festiva...

ALTA ROTAÇÃO: Campeões de 2013 confirmam participação no Festiva...:   Provas abrem a temporada 2014 neste final de semana no ECPA O Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo abrirá a temporada 20...

Campeões de 2013 confirmam participação no Festival de Arrancada


 Provas abrem a temporada 2014 neste final de semana no ECPA



O Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo abrirá a temporada 2014 de automobilismo no próximo fim de semana (1 e 2) com a realização do 9º Festival ECPA de Arrancada. As provas acontecem na reta do autódromo e devem contar com a participação dos campeões dos certames disputado no ano passado.



Entre os mais de 150 pilotos aguardados para as provas deste sábado e domingo estão os campeões e vices do Campeonato ECPA de Arrancada. “A presença dos ganhadores do certame piracicabano de arrancada da temporada passada é um dos motivos que deve atrair ainda mais participantes para as provas deste ano”, afirma Danny Giannetti, organizadora do evento.



Disputa em 19 categorias, a maioria dos campeões e vice-campeões do Campeonato ECPA de Arrancada 2013 já confirmaram participarão. Acompanhe os campeões e vices de cada categoria, respectivamente.



Traseira Original, Marcos Copari Gianini e Agostinho Hampf.



Força Livre Traseira, Reginaldo Assis Bolvini e Newton Carlos Guiru Junior.



Na Força Livre Dianteira, Andre Minoru Matsutani e João Roberto Tasso.



Traseira Turbo, Luis Eduardo Figueiredo e Paulo Roberto Gimenes das Neves.



Dianteira Original, Sergio Fillipi Junior e Marcus Vinicius Dias Ciqueira.



Extreme, Newton Carlos Guirau Jr. e Jefferson Antonio Pirani Oliveira.



Dianteira Original, Fabiano Maldonado e João Ricardo Mechi.



Dianteira Turbo A, Flavio Assis Coelho e Rafael Munhoz Pagliuca.



Dianteira Turbo B, Abês Elias Garrucho e Marcel Luis Falato.



Dianteira Turbo C, Wesley Ferreira Brito e Rafael Ercolin.



Street Tração Traseira, Nilson Ricardo Della Rosa e João Cesar Colatrello.



Standart, Sergio Fernando Ribeiro e Marco Antonio da Silva.



Drag Light, Antonio Leão.



Desafio 9.5, Cristian Jacob e Cleber Willi Pereira.



Desafio 9, Fábio Ventura e Gustavo Henrique Stradiotto.



Desafio Import, Ariovaldo Tuzin Junior e Alex Mauad Trambaioli.



Drag Junior A, Isabela Camporeze.



Drag Junior B, Felipe Guedes Luna e Pedro Henrique Alarcon Travagini.



Drag Junior C, Lucas Rosa e Daniel de Campos Scarazzatto.



Como vai funcionar o Festival

O Festival terá início na sexta-feira, dia 31 de janeiro, com treinos das 15h às 21h. No sábado serão mais duas tomadas de tempo para todas as categorias. No domingo, após outras duas tomadas de tempo, começam as eliminatórias e as provas finais.




Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car ganha câmbio eletrônico para 2014

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car ganha câmbio eletrônico para 2014: Novo equipamento integra a mais importante modificação técnica para a 36ª temporada do Circuito Schin Stock Car. Abertura está marcada para...

Stock Car ganha câmbio eletrônico para 2014

Novo equipamento integra a mais importante modificação técnica para a 36ª temporada do Circuito Schin Stock Car. Abertura está marcada para dia 23 de março em Interlagos e em fevereiro acontecem treinos extras em Curitiba.

Quem gosta de automobilismo e já viu pela televisão uma corrida do Circuito Schin Stock Car até o ano passado, vai notar uma diferença muito grande nesta temporada que começa dia 23 de março no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. Lembra daquela alavanca de câmbio do lado direito dos pilotos e que era movimentada para frente e para trás? Acabou. Isso mesmo, a partir dos treinos extras, programados para dias 25 e 26 de fevereiro em Curitiba, os carros da principal e mais importante categoria do automobilismo brasileiro passarão a usar o câmbio eletrônico.


A novidade, uma das marcas da Stock Car em praticamente todos os inícios de temporada, é mais uma modernização nos carros e será importante em termos de manutenção do câmbio, conforme explica Zequinha Giaffone, um dos responsáveis pela JL, empresa que fabrica e dá suporte técnico aos bólidos da categoria.

``Essa mudança vai melhorar o carro em alguns pontos, como o desgaste do câmbio, que hoje já é relativamente baixo. Só para se ter uma ideia, esse câmbio mecânico que era usado na Stock Car é o mesmo ainda utilizado nas 24 Horas de Daytona, a mesma que o Christian Fittipaldi venceu. A vantagem do eletrônico é que ele não permite erro no giro do motor na hora da troca de marchas, e só troca quando pode e não quando o piloto quer``, explica Zequinha, cujo pai, Zeca Giaffone se sagrou campeão da Stock em 1987 e seu tio, Affonso Giaffone, foi o primeiro vencedor da história, no dia 22 de abril de 1979, em Tarumã, além de ter sido campeão em 1981.

Outra vantagem da introdução do câmbio eletrônico é na importantíssima área de segurança. A partir de agora os pilotos não precisam mais tirar uma das mãos do volante para mudar as marchas. Atrás da direção serão instaladas duas aletas, normalmente chamadas de borboletas, que serão as responsáveis pelas mudanças de marchas.

``O tempo de troca será igual ou um pouco mais rápido, mas o piloto manterá as duas mãos no volante, o que aumenta a segurança. Além disso, poderá fazer trocas numa curva segurando o carro no traçado com mais firmeza``, completou o ex-piloto.

Os testes do novo câmbio foram feitos pelo piloto Alan Hellmeister, que já correu na categoria, durante toda a temporada passada. Nesta semana ele mesmo inicia experiências já pensando em 2015. Todos os testes são feitos exaustivamente para se encontrar a melhor e mais segura fórmula para os carros da categoria que consagrou Ricardo Maurício como bicampeão em 2013.

Todo o sistema do câmbio eletrônico foi desenvolvido pela empresa italiana Magneti Marelli, que tem Bruno Bassani como responsável pela Divisão Motorsports para a América do Sul. Este sistema foi desenvolvido para a Fórmula 1, mas acabou estendido para outras categorias internacionais como a Stock Car, que recebeu pequenas adequações à realidade brasileira. Segundo Bassani, as equipes terão os equipamentos em mãos até a primeira quinzena de fevereiro. O kit não necessita de montagem, pois vem completo e é só ligar nos carros do Circuito Schin Stock Car.

``Com a entrada do câmbio eletrônico os custos das equipes devem diminuir, pois agora eles não precisarão fazer - dependendo de como o piloto guia, já que uns são mais agressivos do que os outros - uma ou duas revisões por ano e trocar peças``, disse Bassani.

Com a entrada do novo câmbio, os carros perderão a alavanca no cockpit e também algumas outras partes mecânicas que acionavam as marchas, mas ganham quatro caixas, uma de gerenciamento eletrônico do sistema, uma da Magneti Marelli, uma do reservatório de óleo utilizado nas mudanças de marchas e outra do acumulador pressurizado que facilita a troca das marchas. O gerenciador do câmbio eletrônico está conectado ao gerenciador do motor, pois as duas partes têm de trabalhar em perfeita sintonia.

``Dentro desse acumulador teremos uma pressão entre 55 BAR e 89 BAR para ajuda na mudança das marchas. Para se ter uma ideia, 89 BAR equivale a 280 kgf``, disse Bassani, que relembra que a borboleta do lado direito do volante leva as marchas para cima e a do lado esquerdo para baixo. Esse posicionamento pode ser facilmente mudado de acordo com a preferência do piloto.

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo brasileiro, dando nome ao campeonato e traz para as pistas a parceria com o Parada Pela Vida, projeto do Ministério das Cidades, que incentiva o consumo responsável de bebida alcoólica. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.



Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Fotos: Divulgação Magneti Marelli