domingo, 27 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Ricardo Maurício vence pela terceira vez na Copa P...

ALTA ROTAÇÃO: Ricardo Maurício vence pela terceira vez na Copa P...: Resultado conquistado na tarde deste domingo, em Tarumã, aumentou sua vantagem na liderança da competição, que prossegue nos próximos dias ...

Ricardo Maurício vence pela terceira vez na Copa Petrobras

Resultado conquistado na tarde deste domingo, em Tarumã, aumentou sua vantagem na liderança da competição, que prossegue nos próximos dias 16 e 17 na veloz pista da cidade paranaense de Cascavel.

Com a vitória neste domingo, no Autódromo de Tarumã, Ricardo Maurício ampliou a vantagem na liderança da Copa Petrobras de Marcas e deu importante passo rumo ao bicampeonato da categoria. Ricardinho (Honda Civic) largou em terceiro e, ainda na primeira volta, ultrapassou Galid Osman (Toyota Corolla XRS), o segundo, e, logo em seguida, Thiago Marques (Chevrolet Cruze), que largou na pole position devido ao grid invertido entre os oito primeiros da prova de abertura. Esta foi a terceira vitória de Ricardinho na temporada.


O segundo lugar ficou com Marques, seguido por Felipe Gama (Honda Civic), que conseguiu importantes e decisivas ultrapassagens nas últimas voltas e garantiu o segundo pódio do dia, pois pela manhã havia vencido a abertura da sexta rodada dupla da temporada da Copa Petrobras de Marcas.

``Consegui fazer uma boa largada e logo em seguida superei o Thiago. Aquela curva onde passei é difícil e vi que o carro dele quicava um pouco mais do que os outros e, por isso, a freada dele seria um pouco antecipada. Foi o momento em que consegui dar o bote e ultrapassar``, disse Ricardinho, que disse já se ter acostumado a carregar os 70 quilos de peso a mais no carro, devido ao chamado lastro de sucesso.


O líder do campeonato leva 70 quilos a mais, o segundo colocado 50 quilos, o terceiro, 30 quilos, o quarto 20 quilos e o quinto, 10. O objetivo é equilibrar ao máximo a disputa entre pilotos e montadoras e aumentar a emoção da Copa Petrobras de Marcas.

Na disputa do título entre as montadoras, a Honda se aproximou bastante da Toyota, que ainda continua na frente, mas agora com somente cinco pontos de vantagem: 385 a 380. A seguir vem a Ford com 229, Chevrolet com 208 e Mitsubishi com 137.

Entre os pilotos, Ricardo Maurício chegou líder e saiu mais líder ainda. O piloto do Honda Civic tem 175 pontos contra 150 de Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), que assumiu a vice-liderança de Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), agora o terceiro colocado com 147. Até o final da temporada ainda estarão em jogo 150 pontos, 50 em Cascavel, nos dias 16 e 17 de novembro, e 100 em Curitiba, dia 30 de novembro e 1º de dezembro, no encerramento da temporada, pois a etapa tem pontuação dobrada. No final, todos os pilotos são obrigados a descartar os dois piores resultados no ano.

Leandro Romera (Chevrolet Cruze), que sofreu forte acidente na primeira prova do dia, foi atendido na pista pelo médico Dino Altman, levado ao hospital, onde passou por exames complementares de rotina e ficou constatada uma fissura na clavícula esquerda. Ele foi medicado e liberado para viajar a São Paulo, onde mora. Seu companheiro na corrida, que estrearia nesta etapa de Tarumã, o gaúcho Wilson Pinheiro, é médico e fez questão de acompanhar todos os procedimentos.


Resultado da segunda prova da sexta rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, em Tarumã.

1) Ricardo Maurício (Honda Civic), 25 voltas em 31min50s491, média de 143,16 km/h
2) Thiago Marques (Chevrolet Cruze), a 2s460
3) Felipe Gama (Honda Civic), a 3s004
4) Vicente Orige (Honda Civic), a 3s998
5) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 4s246
6) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 4s646
7) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 4s912
8) Vitor Meira (Ford Focus), a 5s322
9) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 5s821
10) Vitor Genz (Ford Focus), a 8s632
11) Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT), a 10s471
12) Jaidson Zini (Ford Focus), a 25s474
13) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 4 voltas
14) Luir Miranda (Mitsubishi Lancer GT), a a 18 voltas
15) Cleber Schuler (Mitsubishi Lancer GT), a 22 voltas
16) Lauro Aita (Chevrolet Cruze), a 23 voltas
17) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 24 voltas

Resultado da prova de abertura da sexta rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, em Tarumã.

1) Felipe Gama (Honda Civic), 22 voltas em 32min44s689, média de 158,58 km/h
2) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 0s203
3) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 1s032
4) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 1s343
5) Vicente Orige (Honda Civic), a 2s472
6) Ricardo Maurício (Honda Civic), a 2s653
7) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 4s090
8) Thiago Marques (Chevrolet Cruze), a 4s390
9) Vitor Meira (Ford Focus), a 5s555
10) Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT), a 6s427
11) Vitor Genz (Ford Focus), a 7s561
12) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 8s158
13) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 10s806
14) Jaidson Zini (Ford Focus), a 10s937
15) Leandro Romera/Wilson Pinheiro (Chevrolet Cruze), a 4 voltas
16) Luir Miranda (Mitsubishi Lancer GT), a 11 voltas
17) Lauro Aita (Chevrolet Cruze), a 17 voltas
18) Cleber Schuler (Mitsubishi Lancer GT), a 18 voltas
19) Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze) excluído

Campeonato entre as montadoras

1) Toyota, 385 pontos
2) Honda, 380
3) Ford, 229
4) Chevrolet, 208
5) Mitsubishi, 137

Os dez primeiros no campeonato de pilotos

1) Ricardo Maurício (Honda Civic), 175 pontos
2) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), 150
3) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 147
4) Alceu Feldmann (Honda Civic), 137
5) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), 129
6) Vitor Meira (Ford Focus), 124
7) Felipe Gama (Honda Civic), 105
8) Vicente Orige (Honda Civic), 101
9) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), 72
10) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), 52

A próxima etapa, a sétima e penúltima da temporada 2013 da Copa Petrobras de Marcas, será disputada dias 16 e 17 de novembro no Autódromo de Cascavel, no Paraná.


Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Fotos: Bruno Terena/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: Frank Williams deverá ser o patrão de Felipe Massa...

ALTA ROTAÇÃO: Frank Williams deverá ser o patrão de Felipe Massa...: Segundo o site DIARIO MOTORSPORT, o brasileiro está empregado. Massa contínua na F1, segunda as informações, o piloto deverá substituir...

Frank Williams deverá ser o patrão de Felipe Massa em 2014.

Segundo o site DIARIO MOTORSPORT, o brasileiro está empregado.

Massa contínua na F1, segunda as informações, o piloto deverá substituir o venezuelano Pastor Maldonado que o contrato com a Williams encerra nesse final de temporada.

Muito ao contrário de que uma boa parte da imprensa mundial noticiou, Felipe Massa não levara aporte financeiro algum para a equipe, assina um contrato para cinco anos e ainda deverá ter salário.

A Williams para pilotos brasileiros, com exceção de José Carlos Pace (no inicio de sua carreira) e Nelson Piquet (sagrou se campeão mundial) tem fama de encerra carreira. Senna faleceu em 2004, Pizzonia teve uma vaga prometida em 2005 mas o Sr, Frank não cumpriu, Rubinho aposentou em 2011 e Bruno Senna foi demitido em 2012. Com relação a Felipe Massa cabe ao destino dar uma sorte melhor.

Texto: Antonio Fernando T. Souza

Foto: Google



ALTA ROTAÇÃO: Robert Kubica Campeão no WRC2

ALTA ROTAÇÃO: Robert Kubica Campeão no WRC2: Robert Kubica assegurou o seu primeiro título de ralis Robert Kubica assegurou o seu primeiro título de ralis ao vencer a categoria WRC...

ALTA ROTAÇÃO: Robert Kubica Campeão no WRC2

ALTA ROTAÇÃO: Robert Kubica Campeão no WRC2: Robert Kubica assegurou o seu primeiro título de ralis Robert Kubica assegurou o seu primeiro título de ralis ao vencer a categoria WRC...

Robert Kubica Campeão no WRC2

Robert Kubica assegurou o seu primeiro título de ralis

Robert Kubica assegurou o seu primeiro título de ralis ao vencer a categoria WRC2 no Rali da Catalunha e o respetivo título. Desta forma, tornou-se no primeiro piloto de Fórmula 1 a vencer ao mais alto nível no Mundial de Ralis. O polaco obteve cinco vitórias este ano e nesta prova tinha tudo a seu favor para assegurar a conquista antecipada do título. Agora, na Grã-Bretanha irá estrear-se com um WRC no Mundial de Ralis. Para além disso, o polaco está na lista piloto oficial da Citroën para 2014, e do lado da M-Sport também há abertura para o receber na equipe.




ALTA ROTAÇÃO: Tetracampeão, Vettel junta-se aos grandes da histó...

ALTA ROTAÇÃO: Tetracampeão, Vettel junta-se aos grandes da histó...: O alemão Sebastian Vettel entrou de vez para o livro dos recordes. O alemão Sebastian Vettel entrou de vez para o livro dos recordes co...

Tetracampeão, Vettel junta-se aos grandes da história da F1 com vitória na Índia

O alemão Sebastian Vettel entrou de vez para o livro dos recordes.

O alemão Sebastian Vettel entrou de vez para o livro dos recordes como o mais jovem tetracampeão da história da Fórmula 1, ao vencer o Grande Prêmio da Índia pela terceira vez consecutiva, neste domingo.

O piloto de 26 anos da Red Bull também ajudou sua equipe a vencer o Mundial de construtores pelo quarto ano consecutivo.

"Você conseguiu, e com estilo!", gritou o diretor da equipe, Christian Horner, no rádio assim que Vettel recebeu a bandeirada final com uma impressionante vantagem de 29,8 segundos sobre o compatriota Nico Rosberg, da Mercedes.

"Corrida brilhante. Você agora se junta aos grandes, amigo. Você está lá com eles."

A vitória, a partir da pole position conquistada no sábado, foi a sexta consecutiva do alemão na temporada, e ele ainda se consolidou como o grande Rei do GP da Índia, já que nenhum outro piloto ganhou uma prova lá --o circuito entrou em 2011 no calendário da Fórmula 1.

Vettel também se torna o quarto tetracampeão da história e apenas o terceiro deles a conquistar os quatro títulos de forma consecutiva. Os demais foram o heptacampeão Michael Schumacher, também alemão, e o argentino Juan Manuel Fangio.

Vettel comemorou o feito fazendo "cavalinho de pau" na pista do circuito internacional de Buddh, para delírio dos fãs.

Depois, ele se levantou do carro e, como em sinal de reverência e à moda indiana, agachou-se e agradeceu os torcedores presentes. Após jogar suas luvas para as arquibancadas, Vettel escalou a parede do pit e abraçou Horner e o designer Adrian Newey.

"Como me sinto? Em êxtase. É um dos melhores dias da minha vida até agora", disse ele em entrevista no pódio, ao lado de Rosberg e do terceiro colocado, o francês Romain Grosjean, que saiu da 17º colocação para beliscar o grid com a sua Lotus.

"Não foi uma temporada fácil. Quem está de fora pode pensar isso, mas não foi. Tem sido difícil ser vaiado em alguns momentos, sem ter feito nada de errado", complementou Vettel.

As vaias que marcaram suas primeiras vitórias não estiveram presentes neste domingo, com o alemão conquistando o título sem contestações e o público feliz em testemunhar a história sendo feita.

Ele abriu uma vantagem de 90 pontos sobre Fernando Alonso, da Ferrari, único piloto que poderia tirar-lhe o título, com três corridas restantes --e máximo de 75 pontos em disputa-- após o GP da Índia. Vettel tem agora 322 pontos e Alonso, 207.


Texto: GREATER NOIDA
Fonte: Reuters

Foto Google

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães vence mais duas ...

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães vence mais duas ...: Brasiliense acumula onze vitórias em 14 corridas no principal campeonato sul-americano de monopostos. Na chuva ou no seco, o brasiliens...

Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães vence mais duas e dispara no campeonato

Brasiliense acumula onze vitórias em 14 corridas no principal campeonato sul-americano de monopostos.

Na chuva ou no seco, o brasiliense Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing) continua o seu domínio esmagador no Campeonato Sul-americano de Fórmula 3. No domingo (28/10) ele venceu as duas provas disputadas no velocíssimo circuito de Tarumã, perto de Porto Alegre (RS), com a volta mais rápida em ambas, ampliando a sua liderança na categoria de monopostos mais importante do continente. Após 14 etapas soma 220 pontos, 36 de vantagem sobre o paulista Raphael Raucci, o vice-líder. O terceiro é o paranaense Gustavo Myasava, com 126 pontos.


"Foi o final de semana que a gente queria. Apesar dos excelentes resultados, não foi fácil, com chuva, com alguns probleminhas mecânicos na última corrida. Só quem esteve aqui viu o sufoco, mas conseguimos o objetivo de vencer as duas corridas", comemorou Felipe Guimarães.

Na primeira prova da programação, realizada com o piso molhado, Felipe Guimarães largou da segunda posição e depois da saída do safety car que comboiou os carro na primeira volta começou a atacar o argentino Bruno Etman. No início da 10ª passagem assumiu a ponta e no 15º giro estabeleceu a volta mais rápida com 1min59s81 (média de 181,87 km/h). Depois de abrir 12 segundos de vantagem, no final da prova o piloto da Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing começou a administrar e aliviou bem o ritmo, para receber a bandeirada com o seu companheiro da Hitech Racing Gustavo Myasava logo em seguida, a apenas 1s489.

"Foi uma boa corrida tensa, por causa do piso escorregadio. Corri com calma o tempo todo, escolhi o melhor momento para assumir a liderança e fiquei mais feliz ainda em ter o meu companheiro de equipe ao meu lado no pódio", contou o brasiliense.

Na 14ª etapa, com o grid invertido e asfalto seco, Guimarães largou em quinto e passou a primeira volta em terceiro. Na terceira volta já era o segundo e na passagem seguinte já assumia a liderança. No nono giro o brasiliense garantiu a volta mais rápida com 57s073 (média de 191.69 km/h) e chegou a garantir uma vantagem de 20 segundos sobre o segundo colocado, novamente o paranaense Gustavo Myasava, seu companheiro de time.

"Primeiro achei que não ia largar porque fiquei sem freio na volta de alinhamento e quase bati. E nas duas últimas voltas acho que um cilindro do motor parou de funcionar e achei que poderia abandonar. Mas Deus me ajudou a finalizar a corrida e me deu mais felicidade ainda", explicou Guimarães.


A oitava e penúltima rodada dupla da F-3 sul-americana será nos dias 16 e 17 de novembro, em Cascavel (PR).

Os cinco primeiros na 13ª etapa foram: 1) Felipe Guimarães, 28 voltas em 31min56s809 (média de 159.81 km/h); 2) Gustavo Myasava, a 1s489; 3) Arthur Fortunato, a 1 volta; 4) Raphael Raucci, a 1 volta; 5) Rodrigo Gonzalez, a 1 volta.

Os cinco primeiros na 14ª etapa foram: 1) Felipe Guimarães, 28 voltas em 28min58s909 (média de 176.16 km/h); 2) Gustavo Myasava, a 18s588; 3) Bruno Etman, a 45s515; 4) Arthur Fortunato, a 48s379; 5) Rodrigo Gonzalez, a 15 volta.

Os primeiros na classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de 14 etapas são: 1º) Felipe Guimarães, 220 pontos; 2º) Raphael Raucci, 184; 3º) Gustavo Myasava, 126; 4º) Higor Hoffmann, 46; 5º) Leonardo de Souza, 45.

Curta www.facebook.com/FelipeLopesGuimaraes


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Bruno Terena