domingo, 29 de março de 2015

Gustavo Martins (PRO) e Kau Machado (GP) vencem a segunda corrida na abertura da Sprint Race

Circuito do Tarumã foi palco de duas grandes corridas neste domingo

Venceu a experiência com o gaúcho Gustavo Martins inscrito na categoria PRO e o curitibano Kau Machado na GP, na segunda corrida do dia. Sendo que, os estreantes Billy Zonta (PRO) e Osman Didi (GP) garantiram a vitória na corrida inicial da rodada dupla realizada às 8h10. Os pilotos deram show na desafiadora pista gaúcha nas provas que abriram a temporada 2015 da Sprint Race, disputadas neste domingo no tradicional circuito de Tarumã (RS).


Na segunda prova, Gustavo Martins, que largou da última posição, fez uma corrida de recuperação e completou as 17 voltas com o tempo de 24m24s882. "Foi muito bacana a prova, a turma também estava toda rápida, deu para ir até o final com cuidado, sair dos enroscos. Deu tudo certo e consegui ganhar. Agora é focar no campeonato e buscar o bicampeonato", contou emocionado Gustavo,campeão de 2012 e vice em 2013.


O veterano piloto paranaense, Kau Machado, repetiu o feito realizado na primeira vez que a Sprint Race esteve em Tarumã em 2013. "Foi maravilhoso, um segundo lugar e um primeiro. A categoria mostrou desde os treinos que será a edição mais difícil, com um altíssimo nível nas corridas com ritmo muito forte trocando posições, sem toque nenhum. Os garotos vieram bem preparados para a categoria e tenho muito que comemorar por estar aqui com eles", destacou.


Pietro Rimbano, segundo colocado entre os carros e na categoria PRO, chegou a liderar a prova por algumas voltas e sofreu uma enorme pressão do piloto Luca Milani #77 que completou em terceiro. "Procurava manter um bom ritmo e não errar, assim podia melhorar a cada volta", completa o piloto paulista, que disputou sua primeira prova em carros de turismo neste domingo.


Dupla feminina da Sprint Race

A gaúcha Cristina Rosito, na corrida final, responsável por conduzir o carro que dividiu com a catarinense Bruna Tomaselli, fez uma excelente largada e assumiu a frente do grid na GP, mas não completou. "Foi muito bom, a minha formação de dupla com a Bruninha, acredito que seja a primeira vez que se tem uma dupla feminina em autódromo no Brasil", mencionou.

"Nós conseguimos classificar bem, terceiro na nossa categoria e sexto na geral. Na corrida da manhã a Bruna largou e teve problemas não completou e na da tarde, larguei bem e estava liderando na categoria quando restando oito voltas para o final fui surpreendida com uma quebra, infelizmente difícil de prever", acrescentou a piloto que demonstrou o interesse de continuar na categoria para o restante da temporada.

As corridas da primeira etapa serão transmitidas nos canais por assinatura BandSports na próxima quinta-feira (02) às 17h30 e Play TV no domingo (05), às 9h. A próxima etapa será no dia 18 de abril no Autódromo Internacional de Curitiba.

A Sprint Race Brasil têm patrocínio da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardhal, Fremax e Rio Custom.

Confira o resultado das duas corridas deste fim de semana:

Corrida 1
1º) 27 - Billy Zonta/Felipe Lobo (Pro, SC), 16 voltas em 1:12.729 (média de km/h)
2º) 14 - Gustavo Martins (Pro , RS)
3º) 10 - Lucas Villela (Pro , SP)
4º) 77 - Luca Milani (Pro , SP)
5º) 17 - Pietro Rimbano (Pro , SP)
6º) 55 - Osman Didi (GP , SP)
7º) 94 - Gustavo Kiryla (Pro , PR)
8º) 4 - Luiz Santos (Pro , SP)
9º) 44 - Kau Machado (GP , PR)
10º) 36 - Felipe Rabello (GP , MG)
Melhor Volta: Gustavo Martins, 1:12.642 (150.60 km/h)

Corrida 2
1º) 14 - Gustavo Martins (Pro, RS), 17 voltas em 1:13.208 (média de km/h)
2º) 17 - Pietro Rimbano (Pro , SP)
3º) 77 - Luca Milani (Pro , SP)
4º) 94 - Gustavo Kiryla (Pro , PR)
5º) 27 - Felipe Lobo (Pro , SC)
6º) 4 - Lucas Gohr (Pro , SC)
7º) 44 - Kau Machado (GP , PR)
8º) 8 - Fabio Brecailo (GP , PR)
9º) 10 - Vanderlei Berlanda Jr. (Pro , SC)
10º) 79 - Caito Vianna (Pro , PR)
Melhor Volta: Gustavo Martins, 1:13.208 (149.44 km/h)

Fonte: CRONOMAP Timing www.cronomap.com.br

Calendário 2015 da Sprint Race Brasil:

29/03 - Tarumã - Viamão (RS)
19/04 - AIC - Curitiba (PR)
24/05 - Londrina (PR) - Noturna
28/06 - São Paulo (SP)
09/08 - Curitiba (PR) - Pontos em dobro
06/09 - Cascavel (PR)
15/11 - Curitiba (PR) - Oval
19/12 - São Paulo (SP) - Pontos em dobro




Texto: Silvana Grezzana Santos

Fotos: Luciano Santos/SigCom

Helio Castroneves: "Foi uma maneira boa de começar a temporada e tem muita coisa pela frente"

Numa etapa dominada pelo Team Penske, o piloto Helio Castroneves reafirmou, nas ruas de St. Petersburg, que tem um lugar de destaque na busca pelo titulo do 2015 Verizon IndyCar Series.

Apesar de ter recebido a bandeira quadriculada em 4º lugar, creditou o fato a circunstancias normais de corrida. Sempre olhando para a frente, preferiu enaltecer as perspectivas altamente positivas que a atual temporada lhe apresenta.

"Obviamente que fiquei desapontado por nao ter vencido, o que realmente poderia ter acontecido, mas estou muito entusiasmado pelo fato de a equipe estar num momento muito competitivo e, como aconteceu aqui, o resultado acaba sendo decidido nos detalhes", disse Castroneves, que na 90ª passagem pelo circuito de 2,8 km assinalou a volta mais rapida da corrida com 1:01:8607.


Na largada, Castroneves pulou para a 2ª posiçao, atras do pole position Wil Power. A vice-liderança foi mantida ate a volta 48, quando estava em ataque direto pela liderança com o teammate. Foi nesse momento da prova que o brasileiro fez o segundo pit, sob bandeira amarela, e ganhou o posto do campeao de 2014. Na relargada da 54ª volta, a liderança era ocupada por Jack Hawksworth, seguido por Sage Karam, ambos com um pit a menos."Eu acabei fazendo uma escolha errada na relargada. Eu queria evitar alguma confusao, por isso fui pelo lado de fora, e acabei perdendo posiçoes", relembrou o piloto do Hitachi Team Penske #3.

 Na fase final,houve uma disputa direta entre os dois brasileiros, que acabou sendo vencida por Tony Kannan, que foi ao podio com 3ªcolocaçao. A dobradinha do Team Penske teve a vitoriade Juan Pablo Montoya, seguido por Power. "Foi uma maneira boa de começar a temporada e tem muita coisa pela frente", completou.


Americo Teixeira Junior

Foto: Chris Jones

Rally do Velho Chico: e o rali cross country prevalece em pleno sertão alagoano

Segundo dia de rali: de Pão de Açúcar a Belo Monte, com chegada em Traipu, AL... Completando os 500 quilômetros de percurso, terminou neste domingo o 4º Rally do Velho Chico, que abriu a temporada 2015 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos, quadriciclos e UTVs


O 4º Rally do Velho Chico foi um verdadeiro "rock and roll"... Ao explorar estradas vicinais do sertão alagoano, a organização do evento (a FAM - Federação Alagoana de Motociclismo - e a RallySP), proporcionou uma competição com características bem variadas. Os 500 quilômetros totais de prova apresentaram obstáculos off-road diversos que exigiram experiência, habilidade e resistência física e mecânica. Mas, sobretudo coragem e ousadia, para aqueles que tinham o primeiro lugar do pódio como maior objetivo.

O segundo dia de prova teve 162 quilômetros, entre Pão de Açúcar e Traipu, passando por Belo Monte -, lembrando que a disputa começou no sábado, 28, em Maceió, AL. A chegada ocorreu as margens do famoso Rio São Francisco e marcou o fim do roteiro original de 500 quilômetros do 4º Rally do Velho Chico.

De acordo com o diretor de prova, Deco Muniz, o trajeto deste domingo passou por um terço de cada cidade envolvida, e apresentou variação de altitude devido aos trechos de serra bastante sinuosos. Trial, erosões, buracos, pedras, depressões e lombas continuaram a fazer parte do menu. Um presente especial foi o Rio São Francisco, que esteve ao alcance dos olhos dos participantes por quase que todo o caminho.

O Rally do Velho Chico também levou a alegria aos moradores dos inúmeros povoados estabelecidos ao longo deste caminho, a exemplo de Barra do Ipanema, Linha, Telha, Taperá, Coquinhos, Ponta da Serra, Riacho da Jacobina, entre outros. A maioria assistia ao rali de perto pela primeira vez.


Pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

O 4º Rally do Velho Chico abriu a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos, quadriciclos e UTVs. Desta forma, a prova deste domingo valeu pontos pela segunda etapa do certame nacional.

Assim, o piloto mais rápido do dia entre as motos e que leva a pontuação máxima para a tabela foi Jean Azevedo. Na segunda posição, veio Adrian Metge, e em terceiro, Tunico Maciel.

Entre os quadriciclos, o melhor foi Francinei Costa, seguido por Tom Rosa e Osmar de Mendonça Júnior, na segunda e terceira colocações, respectivamente.

E, na categoria UTVs, a vitória ficou com Vinicius Barbalho Mota e Rafael Cunha Shimuk. A dupla José Hélio Rodrigues e Felipe Bianchini ficou em segundo lugar, e Lucas Araujo Barros e Lauro Sobreira, vieram em terceiro.


Nos carros, Maycon Gomes Soares e Giovani Caland Brígido venceram o dia. "Sensacional! Estava preocupado em completar a especial com cautela, e o resultado veio. Essa foi a minha segunda prova de velocidade e foi uma experiência muito boa correr no Rally do Velho Chico", contou Soares.



Os grandes campeões do 4º Rally do Velho Chico

E também temos os vencedores do evento... Aqueles que na soma dos dois dias de competição, fizeram a melhor marca. O piloto Jean Azevedo sagrou-se tricampeão do rali. "São três participações e três títulos", salientou ele. "Na primeira etapa tive problemas no freio, por isso, eu precisava de uma boa estratégia de recuperação. E deu certo, imprimi um bom ritmo de aceleração em um piso mais cascalhado e técnico, curti bastante o que foi preparado pela organização", completou Azevedo.


Entre os quadriciclos, o piloto Francinei Costa comemorou sua primeira grande vitória no rali cross country. "Eu estava apenas 21 segundos atrás do meu principal concorrente, então decidi acelerar tudo o que podia até alcançá-lo, o que significou que recuperei 30 segundos. Então, fiquei na poeira dele até o final do trecho, apenas administrando o resultado e sem correr riscos de quebras ou acidentes", contou Costa.


Nos UTVs, José Hélio Rodrigues e Felipe Bianchini tinham vantagem suficiente para assegurarem o primeiro lugar do Rally do Velho Chico e assim, comemoraram a vitória. "É muito importante começar a temporada do rali cross country com o pé direito. Nada melhor do que voltar para casa com um saldo positivo. Essa competição exigiu muita resistência do veículo, mas sobretudo habilidade dos tripulantes para conduzir a máquina de forma equilibrada e rápida, sem comprometer o equipamento. Estamos satisfeitos", enfatizou o piloto.


E por fim, nos carros, Daniel Busgaib Sampaio e Sérgio Bessa sagraram-se os campeões. "Essa foi a primeira vez do piloto no rali cross country e é motivo de orgulho a dupla sair vencedora de um rali como Velho Chico. A organização foi eficiente e nos proporcionou uma disputa maravilhosa", elogiou Bessa.


Já era noite quando os off-roaders se despediram de Traipu. O presidente da FAM, Breno Beltrão, agradeceu aos participantes e patrocinadores. "Obrigado a todos as pessoas que nos prestigiaram, sobretudo aos pilotos, navegadores e patrocinadores. Estamos contentes com os resultados obtido em mais essa edição... Vamos nos preparar para o quinto ano", encerrou Beltrão. Para mais informações, acesse o site: www.velhochico.net.br.

Classificação - 4º Rally do Velho Chico

2º dia

Categoria Motos

1º Jean Azevedo, 02h13min20s
2º Adrian Metge, 02h14min49s
3º Tunico Maciel, 02h18min26s
4º Ricardo Martins,02h18min26s
5º Dário Júlio, 02h20min20s

Categoria Quadriciclos

1º Francinei Costa, 02h29min06s
2º Tom Rosa, 02h29min35s
3º Osmar de Mendonça Júnior,02h54min57s
4º Hélio Pessoa, 02h58min23s
5º Rodrigo Borges Lins, 08h50min00s

Categoria UTVs

1º Vinicius Barbalho Mota e Rafael, 02h25min08s
2º José Hélio Rodrigues e Felipe Bianchini, 02h28min16s
3º Lucas Araujo Barros e Lauro Sobreira, 02h32min04s
4º Marcus Vinicius Cavalcante Filho e Daniel Neves Macedo, 02h34min05s
5º Carlos Eduardo Ambrósio e Carlos Eduardo Sachs, 02h42min52s

Categoria Carros

1º Maycon Gomes Soares e Giovani Caland Brígido, 02h45min29s
2º Daniel Busgaib Sampaio e Sérgio Bessa, 03h03min18s
3º Alberto Carlos Bezerra Wandereley e Luciano Bezerra Wandereley, 04h00min00s


Classificação Geral - 4º Rally do Velho Chico

Categoria Motos

1º Jean Azevedo, 04h16min59s
2º Adrian Metge, 04h18min15s
3º Ricardo Martins, 04h20min36s
4º Tunico Maciel, 04h20min49s
5º Ramon Sacilotti, 04h28min31s

Categoria Quadriciclos

1º Francinei Costa, 04h55min19s
2º Tom Rosa, 04h55min27s
3º Osmar de Mendonça Júnior, 05h33min37s
4º Hélio Pessoa, 05h43min53s
5º Rodrigo Borges Lins, 12h56min48s

Categoria UTVs

1º José Hélio Rodrigues e Felipe Bianchini, 04h33min03s
2º Vinicius Barbalho Mota e Rafael, 04h53min39s
3º Lucas Araujo Barros e Lauro Sobreira, 04h59min16s
4º Carlos Eduardo Ambrósio e Carlos Eduardo Sachs, 04h58min24s
5º Marcus Vinicius Cavalcante Filho e Daniel Neves Macedo, 04h59min31s

Categoria Carros

1º Daniel Busgaib Sampaio e Sérgio Bessa, 05h47min54s
2º Maycon Gomes Soares e Giovani Caland Brígido, 06h45min53s
3º Armando Bispo da Cruz e Lourival Roldan, 06h46min46s
4º Alberto Carlos Bezerra Wanderley e Luciano Bezerra Wanderley, 09h08min00s
5º Ricardo Maia Aguiar e Arthur Vitorino di Pace, 10h17min48s


Programação - 4º Rally do Velho Chico

29 de março - domingo
10h - Largada (início da planilha) - deslocamento inicial de 45 quilômetros
11h - Largada da Prova Especial 2 - 150 km - Pão de Açucar X Traipu
13h - Início da chegada / Parque Fechado - Traipu, AL
15h30 - Divulgação dos resultados
16h - Início da premiação - Traipu, AL
17h - Encerramento do evento - Traipu, AL

O Rally do Velho Chico tem patrocínio de Parque Shopping Maceió, Cachaça Caraçuipe, Celebration, Engeap Engenharia, Polaris/G2 Racing, Rotacar Locadora Rent a Car, Harcos Corretora e Posto LIBERAL/BR.

Apoio Institucional: Governo de Alagoas, AMA - Associação dos Municípios Alagoanos, Prefeituras Municipais de: Pão de Açucar, Major Izidoro, Jacaré dos Homens, Belo Monte, e de Traipu.

Realização: RallySP / FAM - Federação Alagoana de Motociclismo

Liberdade de Ideias
Isis Moretti

Fotos: Doni Castilho/DFOTOS - Arthuro Paganini/DFOTOS

Ilha Comprida recebe o VIII Rally da Ilha para segunda etapa da temporada do Brasileiro

O evento terá início na sexta-feira, 10 de abril, e as disputas para 388 quilômetros de percurso acontecem no sábado e domingo, 11 e 12

A cidade Balneária de Ilha Comprida, litoral paulista recebe nos dias 10, 11 e 12 de abril, pela oitava vez o Rally da Ilha, prova válida pela 3ª e 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. A prova reunirá as principais feras do off-road nacional, sendo que as duas etapas contarão pontos para as categorias Motos, Quadriciclos e UTVs. As inscrições continuam abertas e estão estimados aproximadamente 70 veículos para participar do evento.


Em Ilha Comprida, a concentração das equipes participantes será na arena montada à beira mar, ao lado do Corpo de Bombeiros, onde também funcionará a Secretaria de Prova, Sala de Imprensa, Posto Médico, e área para manutenção dos veículos. Além da realização do Super Prime, de largadas e chegadas do Rally da Ilha. A população poderá visitar gratuitamente a área de concentração dos pilotos.

A Arena Promoções e Eventos, organizadora do rali, prepara dois dias de disputas eletrizantes. No sábado, 11, as atividades terão início às 9h30 com a realização do briefing aos competidores e a largada da primeira especial cronometrada será às 11h para 170 quilômetros, sendo duas voltas com 85 quilômetros. O Super Prime acontece às 16h30 com circuito de 1,6 quilômetros e contará tempo para a prova. O briefing para a etapa do domingo será às 19h30.

No domingo, 12, a programação começa cedo às 8h30 com a largada para a especial com trecho cronometrado total de 218 quilômetros ( duas voltas de 109 quilômetros). A cerimônia de premiação está prevista para às 16h.


Para realizar as inscrições acesse o site oficial, www.rallydailha.com.br, onde também encontram-se todas as informações do evento.

O VIII Rally da Ilha é uma realização da Arena Promoções e Eventos e têm a supervisão da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo e CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo. A prova conta com o patrocínio da Can-Am e, apoio da Bike Box e da Prefeitura Municipal de Ilha Comprida.

Programação do Rally da Ilha
Local - Arena de Eventos. ( próximo ao corpo de bombeiros)
Wp-S-24 44.903 W 4733.025.

Dia 10 de abril - Sexta-Feira
14h00 às 17h30 - Secretaria de prova
14h30 às 18h00 - vistoria

Dia 11 de abril - Sábado
Local - Arena de Eventos. ( próximo ao corpo de bombeiros)
Wp-S-24 44.903 W 4733.025
7h00 às 9h00 - Secretaria de prova
7h00 às 9h00 - vistoria
9h30 - Briefing
11h00 - largada Especial com 170 km ( duas voltas com 85km)
16h30 - Super Prime com 1,6 km
19h30 - Briefing e posição de largada

Dia 12 de abril - Domingo
8h30 - Largada- Especial com 218 Km ( duas voltas de 109)
Local - Arena de Eventos
16h00 - Premiação

Hospedagem
Hotel Oficial da prova
Pousada Recanto
Rua das Margaridas 65 - Balneário Meu Recanto
(13)3842-3838 / 3842-1546

Calendário Arena Promoções e Eventos 2015:

11 e 12/04 - Rally Ilha Comprida - Ilha Comprida/SP - C.B.Baja
13 e 14/06 - Rally Cuesta Off Road - Botucatu/SP - C.B.Baja e B.C.Country
04 e 05/07 - Rally Jalapão 500 - Tocantins/TO - Baja
12 e 13/09 - Rally Serra Azul - a definir - Baja
07 e 08/11 - Rally Rota Sudeste - a definir - C.B.Baja e B.C.Country

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2015:

01 Etapa - Rally de Barretos/SP - 07 e 08 de Março
02 Etapa - Rally Ilha Comprida/SP - 11 e 12 de Abril
03 Etapa - Rally Cuesta Off Road - Botucatu/SP - 13 e 14 de Junho
04 Etapa - Rally do Jalapão 500 - Tocantins/TO - 04 e 05 de Julho
05 Etapa - Rally Serra Azul- a definir - 12 e 13 de Setembro
06 Etapa - Rally Rota SC-Tijucas/SC - 03 e 04 de Outubro
07 Etapa - Rally Rota Sudeste - a definir - 07 e 08 de Novembro
08 Etapa - Rally dos Amigos/SP - 12 de Dezembro
* Sujeito a alterações




SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos

Fotos: Gustavo Epifânio/Webventure - Marcelo Machado/Webventure - Minoru Takator

Etapa de Ribeirão Preto tem programação definida

Atividades de pista começam na sexta-feira (03) com um shakedown

A cidade de Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo, volta a receber o Circuito Schin Stock Car no dia 5 de abril, após um ano de ausência. A principal categoria do automobilismo brasileiro terá a companhia do Mercedes-Benz Challenge e as atividades de pista começam na sexta-feira, com um shakedown para a Stock Car.

O circuito de rua montado no Distrito Industrial verá a primeira rodada dupla da Stock Car na temporada. Serão duas corridas disputadas no domingo (05), uma com duração de 40 voltas e outra com duração de 22 voltas.


Já o Mercedes-Benz Challenge terá os carros da CLA AMG Cup correndo separadamente dos carros da C250 Cup. As duas corridas também acontecem no domingo.

Fotógrafos e cinegrafistas que forem aprovados no credenciamento, deverão participar do briefing obrigatório com a direção de prova, que será realizado na sexta-feira (03), a partir das 15h20.

Confira a programação de pista:

Sexta-feira, 03/04:

15h20 - Briefing obrigatório para fotógrafos e cinegrafistas
16h00 - 16h15 - Shakedown (Grupo 1) Stock Car
16h30 - 16h45 - Shakedown (Grupo 2) Stock Car

Sábado, 04/04:

08h00 - 08h40 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
09h40 - 10h10 - 1o Treino MBC - CLA AMG
10h20 - 10h50 - 1o Treino MBC - C250 Cup
11h00 - 11h40 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
12h40 - 13h10 - 2o Treino MBC - CLA AMG
13h20 - 13h50 - 2o Treino MBC - C250 Cup
14h00 - 15h00 - Classificação Stock Car
16h30 - 16h50 - Classificação MBC - CLA AMG
17h00 - 17h20 - Classificação MBC - C250 Cup
19h00 - Run Stock Car

Domingo, 05/04

08h40 - Largada MBC - CLA AMG (45 minutos de prova + 1 volta)
11h00 - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)
14h15 - Largada MBC - C250 Cup (45 minutos de prova + 1 volta)
15h30 - 16h30 - Visitação aos boxes


O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio máster é da Schin. Patrocínio Petrobras e Pirelli. Copatrocínio Cielo. Apoio Pioneer. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

É proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos nas dependências do autódromo. O evento é destinado a maiores de cinco anos, acompanhados de responsáveis legais (parentes de primeiro grau). Na entrada, será obrigatória a apresentação de documento original (RG, CNH ou certidão de nascimento), independentemente da idade.

Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli / Cleber Bernuci

Fotos Duda Bairros

Rally Erechim terá vários eventos paralelos em 2015

Edição deste ano contará com diversas ações antes mesmo da corrida, que está marcada para o final de maio

Uma série de eventos paralelos fará parte da programação do Rally Erechim, neste ano. As ações que integrarão o calendário oficial da maior prova de rali de velocidade do Brasil, começaram a ser montadas e divulgadas na manhã desta terça-feira, em encontro realizado na sede da CDL Erechim, reunindo os integrantes do Comitê de Eventos Paralelos do Rally.


A reunião foi presidida pelo coordenador do Rally Erechim, Claudio Pagliosa. “Nosso evento é reconhecido pela sua excelência em qualidade e pelo envolvimento com a comunidade. Através destas ações paralelas, vamos envolver ainda mais a população da região”, destacou Claudio.

Um dos eventos será o Rally Bike, que este ano voltará a homenagear o aniversário de Erechim. Serão 97 quilômetros de pedalada no dia 26 de abril, dia em que o município gaúcho completará 97 anos de emancipação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial, www.rallyerechim.com.br.

O projeto Rally na Escola voltará a visitar as escolas municipais de Erechim em 2015. Eventos como Acuidade Visual, Escolinha no Trânsito, ação coordenada pelo Departamento de Trânsito de Erechim, Teste de Etilômetro para os competidores, Exposição de Carros Antigos e recolhimento de alimentos em prol do programa Mesa Brasil (Sesc Erechim), estarão sendo realizados em 2015.


Na manhã desta terça, o representante da empresa Florestal Alto Uruguai, Thomaz Alex Tomazzoni, também fez a entrega do Inventário de Compensação de Emissões dos Gases de Efeito Estufa. Este projeto vem sendo realizado pela empresa, em parceria com o Rally de Erechim, há dois anos.

Em 2015, o Inventário apresentou emissão de 77 toneladas de Gás Carbônico e para compensar este efeito, o Rally Erechim deve plantar mais de 500 árvores em áreas de preservação. Este plantio deverá ser feito ainda este ano.

Através desta ação, o Rally Erechim é certificado pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). O Selo IBF é valido por dois anos e de acordo com Tomazzoni, garante o evento erechinense “respeito ao meio ambiente, incentivo ao desenvolvimento sustentável, além da credibilidade do evento”.

O trabalho ambiental é feito através de uma série de entrevistas e pesquisas dentro do Rally Erechim e será mantido neste ano. O relatório completo do Inventário 2014 pode ser acessado pelo site oficial do Rally Erechim, pelo endereço www.rallyerechim.com/downloads.

Pesquisas da Apex Brasil também serão mantidas. Aos poucos a organização do evento irá divulgar os detalhes de todos os eventos paralelos ao Rally Erechim 2015.



Edson Castro
PrimeComunicação

Sprint Race: Billy Zonta vence na PRO e Osman Didi na GP na primeira corrida deste domingo

A segunda corrida da etapa de abertura da temporada no Autódromo do Tarumã será às 13h

Na corrida que abriu a programação no Autódromo do Tarumã, o lugar mais alto do pódio foi garantido por estreantes nas categorias PRO e GP. O paranaense Billy Zonta (PRO #27), que largou da segunda posição ultrapassou o gaúcho Gustavo Martins (PRO #14) e assegurou a vitória da primeira corrida válida pela etapa de abertura da Sprint Race Brasil 2015. Na GP quem garantiu a primeira colocação após brilhantes ultrapassagens durante a disputa, foi Osman Didi (GP #55).



"Estou feliz por vencer em Tarumã, uma prova que não conhecia nada da pista, o único conhecimento que tinha foi vendo um vídeo no youtube da corrida do Kau Machado quando ele ganhou em 2013. O carro estava muito equilibrado e a equipe de mecânicos fez um belo trabalho", conta.

"O ponto principal na corrida foi ter conseguido assumir a ponta logo na largada e depois no Safety Car quando relargou na décima volta fui ultrapassado por Lucas Villela, em seguida recuperei a posição e depois foi administrar", festeja Billy Zonta de 24 anos, que terá o companheiro no Sprint Race #27 largando na segunda colocação no grid da segunda corrida deste domingo (29), atrás apenas de Kau Machado (GP).


Osman Didi, com experiência no rali e em provas fora de estrada, fez sua estreia no asfalto. "Adquiri a carteira de piloto pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) há apenas duas semanas e fiz provas de kart. Então foi tudo novidade, adorei o carro, a categoria e a corrida nessa pista sensacional, com muitas curvas de alta. O objetivo é manter sempre uma consistência e tentar não arriscar muito para sempre pontuar", declarou o piloto paulista de 23 anos.


As corridas da rodada dupla terão a transmissão durante a semana, no BandSports será na quinta-feira (02) às 17h30 e no Play TV no domingo (05), às 9h.

A Sprint Race Brasil têm patrocínio da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardhal, Fremax e Rio Custom.

Confira o resultado da Corrida 1

1º) 27 - Billy Zonta (Pro, PR), 16 voltas em 1:12.729 (média de km/h)
2º) 14 - Gustavo Martins (Pro , RS)
3º) 10 - Lucas Villela (Pro , SP)
4º) 77 - Luca Milani (Pro , SP)
5º) 17 - Pietro Rimbano (Pro , SP)
6º) 55 - Osman Didi (GP , SP)
7º) 94 - Gustavo Kiryla (Pro , PR)
8º) 4 - Luiz Santos (Pro , SP)
9º) 44 - Kau Machado (GP , PR)
10º) 36 - Felipe Rabello (GP , MG)
11º) 8 - Fabio Brecailo (GP , PR)
12º) 7 - Vinicius Margiota (GP , SP)
13º) 39 - Marcelo Rodriguez (GP , SP)
14º) 1 - Bruna Tomaselli (GP , RS)
Melhor Volta: Gustavo Martins, 1:12.642 (150.60 km/h)

Fonte: CRONOMAP Timing

Confira a programação da primeira etapa da Sprint Race em Tarumã (RS):

Domingo, 29 de março

07h20 - Alinhamento do carros
08h05 - Placa de 5 minutos
08h10 - Saída para volta de aquecimento (23min. + 1 volta)

12h20 - Alinhamento dos carros
12h55 - Placa de 5 minutos
13h00 - Saída para volta de aquecimento (23min. + 1 volta)
13h40 - Pódio








Texto: Silvana Grezzana Santos

Fotos: Luciano Santos/SigCom

Mitsubishi Cup abre a temporada em Ribeirão Preto (SP) com piso escorregadio e muita velocidade

Com estreia de nova categoria e 56 carros formando o grid, pilotos e navegadores enfrentaram três provas com muitos desafios

Chuva, lama, terra vermelha, saltos, cana alta e curvas de alta velocidade. Todos os elementos de uma boa prova de rali de velocidade cross-country estiveram presentes na abertura da 16ª temporada da Mitsubishi Cup, neste sábado, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.


Na véspera da prova, toda a região teve chuva forte, deixando o percurso com muita lama e escorregadio em alguns trechos, o que exigiu ainda mais atenção dos pilotos e navegadores. Mas o sol forte, logo se encarregou de secar a especial, mudando as características da pista ao longo das três provas para as duplas das categorias Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER, L200 Triton RS e a estreante ASX R.

"Na primeira prova, encontramos muita lama. A pista foi mudando e, na terceira largada, a terra dura marcou presença. Com certeza foi um sábado muito divertido", explica o piloto Marcelo Mendes, campeão da categoria L200 Triton RS ao lado do navegador Breno Rezende.


Quem voltou para a casa feliz foram os parceiros Cristian Domecg e Weidner Moreira. Eles receberam o troféu de melhor dupla estreante na ASX R, a mais nova categoria da Mitsubishi Cup. "Ganhamos uma das provas, o que é muito especial para uma dupla com pouca experiência no rali. Na próxima etapa, vamos buscar o primeiro lugar na geral", festeja Cristian.


O veículo, desenvolvido pela Ralliart Brasil, trouxe ainda mais emoção às disputas. Como os carros são todos iguais, a diferença para vencer é a total sintonia entre pilotos e navegador. "A experiência é única, não tem como explicar. É pura emoção", empolga-se Sandra Dias que, ao lado da navegadora Minae Miyauti forma a única dupla 100% feminina da competição. "Fiquei surpresa com a estabilidade do ASX R nas curvas, além de todo o seu conforto. Acelerei muito, agora não paro mais", completa.

Os campeões
A primeira dupla a vencer na categoria ASX R foi Marcelo Tomasoni e Luis Felipe Eckel. "Todos os competidores entraram na pista com um carro novo. Ninguém sabia como ia ser. Durante o dia, todos andamos juntos, foi ótimo! Estávamos buscando essa vitória, e conquistá-la na abertura da temporada é especial", comemora o navegador.

Na categoria Pajero TR4 ER Master, quem venceu foi o piloto Rodrigo Meinberg, ao lado do navegador João Luis Stal. "Foi uma especial com muitas curvas e cana alta, onde a navegação foi muito importante. A Mitsubishi está de parabéns por mais essa etapa divertida e disputada", explica Rodrigo.

Já entre os Pajero TR4 ER, quem voltou para casa com a vitória foi a dupla Vitor Muench e Jorge Peters. Eles mostraram muito entrosamento e venceram as três provas do dia. "Conseguimos 100% de aproveitamento, e começamos o ano com o pé direito. A próxima etapa é em nossa região, e vamos com mais força ainda", garante o navegador.

A dupla Renato Kahn e Gilze Araújo foram os primeiros vencedores do ano na L200 Triton ER. "Fiquei um ano ausente e voltei para a Mitsubishi Cup em uma nova categoria. Conquistamos um bom resultado em uma prova que foi bastante divertida e imprevisível", comenta Renato.

Próxima etapa
As duplas da Mitsubishi Cup se encontram novamente, dessa vez em Mafra (SC), no dia 9 de maio. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br , pelo Facebook (www.facebook.com/MundoMit) e pelo Twitter (@nacaomitsubishi).

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Axalta, Itaú, Transzero, Petrobras, Pirelli, Magneti Marelli, Unirios, Clarion, Sky, Italspeed, STP e Artfix.

Resultados - Mitsubishi Cup
1ª etapa - Ribeirão Preto

L200 Triton RS

1) Marcelo Emerichk Mendes/Breno de Almeida Resende - 88 Pontos
2) Ricardo Feltre/André Lucas Munhoz- 80 Pontos
3) Fernando Ewerton/Alberto Andreotti - 70 pontos
4) Marcos Baumgart /Kleber Cincea - 58 pontos
5) Juliano Jorge Vieira Diener/Luiz Afonso Poli - 46 Pontos

L200 Triton ER

1) Renato Kahn/Gizle Araújo - 88 Pontos
2) Ivan Machado Terni/Eduardo Pereira E Costa - 84 Pontos
3) Pietro Branchina/Henry Kirst - 80 Pontos
4) Valdir de Lacerda/Elisa Lacerda - 72 Pontos

ASX R
1) Marcelo Tomasoni / Luis Felip Eckel - 82 Pontos
2) Marcelo Fiuza / Dalmo Bergantin - 70 Pontos
3) Peterson Oliveira / Gilson Rocha - 68 Pontos
4) Fabio Ruediger / Eduardo Bampi - 66 Pontos
5) Fabricio Bianchini / Caio Santos - 63 Pontos

Pajero TR4ER Master

1) Rodrigo Meinberg/João Luis Stal - 88 Pontos
2) Eder Benito/ Fernando Abe - 80 Pontos
3) Fabrício Zanella / Elaine Ribeiro Machado - 74 Pontos
4) Thiago Wilson / Flavio Bisi - 64 Pontos
5) Yuri Alexandre de Oliveira /Flavio Marinho França - 60 Pontos

Pajero TR4 ER

1)Vitor José Muench/Jorge Adriano Peters - 90 Pontos
2)Paulo Cesar Gondim/Antonio Chagas Júnior - 80 Pontos
3) Luiz Claudio Parente/Glauco Alencastro - 74 Pontos
4)Alessandro César Tozoni/Fabio Peralli - 68 Pontos
5)Paulo Theophilo Dias Filho/Marcelo Bortoluz - 68 Pontos


Classificação da temporada 2015 da Mitsubishi Cup

L200 Triton RS

1) Marcelo Emerichk Mendes/Breno de Almeida Resende - 88 Pontos
2) Ricardo Feltre/André Lucas Munhoz- 80 Pontos
3) Fernando Ewerton/Alberto Andreotti - 70 pontos
4) Marcos Baumgart /Kleber Cincea - 58 pontos
5) Juliano Jorge Vieira Diener/Luiz Afonso Poli - 46 Pontos


L200 Triton ER

1) Renato Kahn/Gizle Araújo - 88 Pontos
2) Ivan Machado Terni/Eduardo Pereira E Costa - 84 Pontos
3) Pietro Branchina/Henry Kirst - 80 Pontos
4) Valdir de Lacerda/Elisa Lacerda - 72 Pontos


ASX R

1) Marcelo Tomasoni / Luis Felip Eckel - 82 Pontos
2) Marcelo Fiuza / Dalmo Bergantin - 70 Pontos
3) Peterson Oliveira / Gilson Rocha - 68 Pontos
4) Fabio Ruediger / Eduardo Bampi - 66 Pontos
5) Fabricio Bianchini / Caio Santos - 63 Pontos


Pajero TR4ER Master

1) Rodrigo Meinberg/João Luis Stal - 88 Pontos
2) Eder Benito/ Fernando Abe - 80 Pontos
3) Fabrício Zanella / Elaine Ribeiro Machado - 74 Pontos
4) Thiago Wilson / Flavio Bisi - 64 Pontos
5) Yuri Alexandre de Oliveira /Flavio Marinho França - 60 Pontos


Pajero TR4 ER

1)Vitor José Muench/Jorge Adriano Peters - 90 Pontos
2)Paulo Cesar Gondim/Antonio Chagas Júnior - 80 Pontos
3) Luiz Claudio Parente/Glauco Alencastro - 74 Pontos
4)Alessandro César Tozoni/Fabio Peralli - 68 Pontos
5)Paulo Theophilo Dias Filho/Marcelo Bortoluz - 68 Pontos


Mitsubishi Cup - Calendário 2015*

2ª Etapa - 09/mai Mafra/SC
3ª Etapa - 20/jun Jaguariúna/SP
4ª Etapa - 29/ago Minas Gerais
5ª Etapa - 19/set Indaiatuba/SP
6ª Etapa - 17/out Paraná
7ª Etapa - 14/nov Mogi Guaçu/SP

* Calendário sujeito a alterações.




Carolina Vasconcellos

Fotos: Tom Papp / Mitsubishi - Adriano Carrapato / Mitsubishi