sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna impressiona nos treinos extras da Stoc...

ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna impressiona nos treinos extras da Stoc...: Piloto da Equipe Raízen anda rápido e faz até simulação de corrida em Interlagos Depois do breve "shakedown" da véspera, quan...

Bruno Senna impressiona nos treinos extras da Stock Car

Piloto da Equipe Raízen anda rápido e faz até simulação de corrida em Interlagos

Depois do breve "shakedown" da véspera, quando apenas checou o funcionamento de todos os sistemas do carro, Bruno Senna pôde começar a explorar todo o potencial da Stock Car nos treinos extras da Corrida do Milhão. Convidado especial da organização, o piloto da Equipe Raízen completou 73 voltas ao longo das três sessões de uma hora exclusivas a que teve direito e impressionou positivamente ao estabelecer o tempo de 1min39s691 na melhor passagem pelo circuito de Interlagos. "Estou contente com os resultados. Estou apenas no começo do trabalho, mas acho estamos indo bem", resumiu.

O treinamento do ex-piloto da Fórmula 1 chamou a atenção na manhã desta sexta-feira em Interlagos e foi acompanhado atentamente pelos colegas, inclusive pelos quatro candidatos ao título neste domingo - Thiago Camilo, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Cacá Bueno. De uma forma geral, todos elogiaram o que parece estar sendo uma tranquila adaptação do piloto da Equipe Raízen à principal categoria do automobilismo nacional.

Bruno entrou na pista pouco depois das 8 horas e aos poucos foi aumentando o ritmo. Mesmo sem usar o botão de ultrapassagem, que chega a gerar uma potência adicional de 120 cavalos aos 480 regulares do motor V8, Bruno cravou a melhor volta no segundo turno. No último, realizou uma simulação de corrida, girando 21 voltas antes de parar para o reabastecimento e prosseguir até o limite das 31 que durarão a última prova do ano.

Mesmo satisfeito com a evolução apresentada a cada saída dos boxes, Bruno reconheceu que ainda há muito a aprender. "Ainda não estou totalmente confortável. Estes pneus não têm a mesma aderência à que eu estava acostumado no Mundial de Endurance. Ainda não cheguei ao meu limite, também porque é muito fácil sair de traseira quando se passa do ponto. Ainda bem que este carro aceita mais essas traseiradas, porque no Endurance elas podem resultar em batidas", comparou.



Bruno disse que sentiu dificuldades também com a chicane da Subida do Café, utilizada apenas em competições nacionais. "Acho que estou perdendo uns dois décimos ali. Nunca corri aqui com essa chicane e ainda estou me entendendo com ela", explicou. Bruno acrescentou que os comandos do volante também são um complicador adicional, pelo posicionamento diferente em relação ao modelo da Aston Martin. "O botão do rádio fica na parte de baixo do volante e faz com que eu tenha de baixar a mão esquerda para acioná-lo". Sobre o botão de ultrapassagem, Bruno elogiou o ganho de performance. "Dá para sentir claramente a diferença. Acho que deve render pelo menos meio segundo por volta."

No período da tarde, a partir das 16 horas, Bruno terá o primeiro confronto com os 34 pilotos que correrão atrás da premiação milionária deste fim de semana.


RF1 Jornalismo

Foto: Rafael Gagliano/Hyset/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Endurance: Cesar Ramos larga em segundo nas 12 Hor...

ALTA ROTAÇÃO: Endurance: Cesar Ramos larga em segundo nas 12 Hor...: Brasileiro disputa prova desta sexta-feira ao lado do italiano Daniel Zampieri e do polonês Micheal Broniszewski com uma Ferrari 458 Italia...

Endurance: Cesar Ramos larga em segundo nas 12 Horas de Abu Dhabi

Brasileiro disputa prova desta sexta-feira ao lado do italiano Daniel Zampieri e do polonês Micheal Broniszewski com uma Ferrari 458 Italia

O brasileiro Cesar Ramos e seus companheiros na equipe Kessel Racing - o italiano Daniel Zampieri e o polonês Micheal Broniszewski - largam em segundo lugar nesta sexta-feira (13) na disputa da terceira edição das 12 Horas de Abu Dhabi, no circuito Yas Marina. O classificatório foi realizado nesta quinta (12) e os três pilotos foram para a pista, valendo para a definição do grid a média das três melhores voltas, uma de cada piloto.

A bordo de uma Ferrari 458 Italia, o trio fez a média de 2min11s439. A pole ficou com a Mercedes SLS AMG dos pilotos Khaled Al Qubaisi, Jeroen Bleekemolen e Bernd Schneider (2min11s377).

Ramos, que disputou a temporada da Blancpain Endurance Series com a equipe suíça, está bastante otimista para a competição. Serãos duas corridas, com seis horas de duração cada, com um intervalo de 2h25, e valerá para o resultado final a soma das duas provas.

"Estamos bem competitivos e a expectativa é de uma prova difícil, mas que temos boas chances, principalmente porque todos viraram bem parecido. Nosso carro também se comportou muito bem com pneus velhos", ressaltou o gaúcho, de 24 anos.

Será a primeira corrida do piloto no traçado de 5,554 km e 20 curvas. A primeira corrida terá sua largada às 3h30 (de Brasília - 9h30 local) e a segunda às 11h45 (de Brasília - 17h45 local).

Trinta e dois carros estão inscritos, sendo 23 na categoria GT3 (a mesma que Cesar Ramos), seis na CN2 e quatro na GTX.

Veja os cinco primeiros no grid:

1 - #3 - Khaled Al Qubaisi/Jeroen Bleekemolen/Bernd Schneider (Mercedes SLS AMG GT3) - 2min11s377
2 - #11 - Daniel Zampieri/Michael Broniszewski/Cesar Ramos (Ferrari 458 GT3) - 2min11s439
3 - #15 - Matteo Bobbi/Alexander Skryabin/Alessandro Pierguidi (Ferrari 458 GT3) - 2min11s646
4 - #7 - Steven Kane/Guy Smith/Andy Meyrick (Bentley Continental GT3) - 2min11s881
5 - #1 - Marco Cioci/Steve Wyatt/Michele Rugolo (Ferrari 458 GT3) - 2min12s200


Para saber mais sobre a prova, acesse: http://www.gulf12hours.com/


Informações para a Imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves

Foto: Marco Vitalia