sábado, 24 de maio de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Motovelocidade - Copa km continua em Araraquara ne...

ALTA ROTAÇÃO: Motovelocidade - Copa km continua em Araraquara ne...: Motocicletas e lambretas farão grandes pegas no kartódromo ‘ADALBERTO NENE CATTANI” no Pinheirinho em Araraquara. Motocicletas e lamb...

Motovelocidade - Copa km continua em Araraquara nesse final de semana

Motocicletas e lambretas farão grandes pegas no kartódromo ‘ADALBERTO NENE CATTANI” no Pinheirinho em Araraquara.


Motocicletas e lambretas desde as primeiras horas desse sábado mesmo uma fina garoa, treinam para a 3ª etapa da Copa Km de motovelocidade.

Pilotos com suas equipes de varias cidades do estado de São Paulo inclusive da capital se fazem presentes em Araraquara para participar da etapa desse campeonato.


As provas são dividas nas seguintes  categorias : 135A , 135B e Especial e Lambretas.

O organizador  “Serginho Lima” afirma que faça chuva ou faça sol as provas vão ocorrer.

As provas deverão ser iniciadas a partir das 13h00 horas.



Texto: Antonio Fernando T.de Souza
Foto divulgação







ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade tem disputa intensa pelas ...

ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade tem disputa intensa pelas ...: Próxima etapa acontece no dia 7 junho Após duas etapas, a Copa ECPA de Velocidade

já assiste a uma intensa disputa entre os pilotos da ...

Copa ECPA de Velocidade tem disputa intensa pelas primeiras colocações

Próxima etapa acontece no dia 7 junho

Após duas etapas, a Copa ECPA de Velocidade já assiste a uma intensa disputa entre os pilotos da categoria Marcas e Pilotos. No momento, as três divisões em disputa (Novato, Light e Super, a principal da competição) tem diferenças mínimas entre os competidores envolvidos.

Na Novato, onde figuram os iniciantes no automobilismo, o primeiro e segundo colocados estão separados por apenas um ponto. Rafael Matta, de São Paulo, têm 69 pontos, contra 68 do piracicabano Danilo Gandelim.

19 pontos separam os quatro primeiros colocados na Light. Pode parecer muito, mas como a vitória em cada bateria vale 20 pontos e as rodadas são duplas, todos estão envolvidos diretamente na briga pelas primeiras colocações.

Carlos Zilio (Piracicaba) lidera com 56 pontos, Robinson Valter (São Paulo) tem 48, a dupla de Capivari, formada por Reinaldo Palace e Neimar Barbosa aparece na terceira posição com 43 e outro piracicabano, Alexandre Barbosa, vem logo atrás com 37 pontos conquistados nas quatro baterias disputadas até aqui.

As duplas estão dominando a competição na Super. Os três primeiros colocados na divisão principal, competem juntos e pertence a mesma equipe, a Phoenix Competições.

A dupla caipira formada pelo piracicabano Neto Datti e pelo piloto de Sertãozinho Lamartine Pinotti, lidera entre os pilotos da Super, com 63 pontos conquistados. Luis Piccolo e João Morais vêm em segundo com 52 pontos. Em terceiro aparecem Rodnei Mazieri e Gustavo Favoretto, com 44. Na quarta posição aparece o primeiro piloto a competir sozinho. Luiz Alves, de Sumaré, tem 41 pontos.

A categoria Marcas e Pilotos é um certame multimarca que reúne carros médios de tração dianteira, das marcas Volkswagen, Fiat e Chevrolet, em sua maioria, com preparação original dos modelos Gol, Pálio e Corsa. Todos utilizam motores de 1.6, de quatro cilindros aspirados.

Stock Jr.

Seguindo o mesmo calendário da Copa ECPA de Velocidade, o Campeonato Paulista de Stock Jr. já em sua primeira das cinco etapas da temporada. Após a prova de abertura, a liderança é do piloto Luigi Nesse, que venceu e somou 30 pontos.

Na segunda colocação aparece Leonardo Rigobelo, com 22. Joca Silveira é o terceiro com 20; Luis Carvalho é o quarto, com 17; e Rafael Seibel está em quinto, com 13 pontos conquistados.

A Copa ECPA de Velocidade volta à pista nos dias 6 e 7 de junho.



Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Alencar Jr. ganha homenagem na etapa de...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Alencar Jr. ganha homenagem na etapa de...: Campeão de 1982 andará no carro da Prati-Mico's Racing na próxima qu

inta-feira Na temporada em que a Stock Car comemora 35 anos...

Stock Car: Alencar Jr. ganha homenagem na etapa de Goiânia

Campeão de 1982 andará no carro da Prati-Mico's Racing na próxima quinta-feira



Na temporada em que a Stock Car comemora 35 anos de existência, o goiano Alencar Jr. receberá uma homenagem da Prati-Mico's Racing às vésperas da abertura dos treinos livres da quarta etapa. O campeão de 1982 foi convidado e aceitou andar num dos carros da equipe comandada por Juan Carlos Lopes, o Mico, em sua primeira experiência com o modelo atual da principal série do automobilismo brasileiro. Afastado da Stock Car desde 1987 e das pistas a partir de 2009, quando deixou a GT3, Alencar está empolgado com a oportunidade e mal consegue esperar pelo momento de assumir o volante - repleto de botões e que em nada lembra o do Opala praticamente original de rua dos primórdios da categoria.


Aos 60 anos, a empolgação de Alencar lembra a de um garoto prestes a sentar num kart pela primeira vez. "Quero andar, sentir o carro, experimentar um mundo completamente novo para mim", diz, referindo-se às sofisticações técnicas sequer sonhadas em seu tempo, como o câmbio acionado por borboleta, o botão de ultrapassagem e a potência do motor V8 de mais de 500 cavalos. Embora longe da Stock Car há quase três décadas, ele é ainda um dos seus maiores ícones, graças não apenas ao título, mas também às 21 vitórias e 19 poles que acumulou. Atualmente, Alencar vive da exploração de um seringal em Inhumas, a cerca de 40 quilômetros de Goiânia.

Um dos principais batalhadores pela volta da capital de Goiás ao calendário, Alencar tem acompanhado atentamente as reformas que vem sendo realizadas no autódromo de propriedade do governo estadual, a pedido da Confederação Brasileira de Automobilismo e da federação local. "Já está quase tudo pronto. A pista ficou ótima e os trabalhos de pintura dos boxes estão praticamente concluídos. Ontem, pedi a revisão da instalação dos guard rails, porque não estavam em conformidade com as condições necessárias, mas até o início de atividades acho que nada ou muito pouco restará a ser feito", avisa.

Alencar assegura que o retorno da Stock Car, depois de 13 anos da sua última visita à cidade, está provocando enorme expectativa entre os torcedores. Se sua previsão se confirmar, o público poderá ser o maior da história da Stock Car. "Acredito que cerca de 60 mil pessoas irão à corrida. As arquibancadas são pequenas, mas todo o espaço em torno da pista será ocupado pelos torcedores. O autódromo permite que 80% do traçado possam ser vistos de qualquer ponto", lembra.


Durante todo o período em que permanecer nos boxes da Prati-Mico's Racing, Alencar será acompanhado também pelos pilotos oficiais Júlio Campos e Antonio Pizzonia, destaques deste início de campeonato. Campos vem de um segundo lugar em Brasília, resultado que o elevou à 7ª posição na classificação geral, e Pizzonia ganhou uma prova em Santa Cruz do Sul, palco de sua inédita vitória na Stock Car.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Arquivo Vicar / Vanderley Soares/MF2

ALTA ROTAÇÃO: GP2: "Local" vence e Negrão termina em 15º no GP d...

ALTA ROTAÇÃO: GP2: "Local" vence e Negrão termina em 15º no GP d...: Richelmi completa domínio da DAMS na segunda prova nas

ruas do principado Foi exatamente como antecipou na véspera: levar o carro a...

GP2: "Local" vence e Negrão termina em 15º no GP de Mônaco

Richelmi completa domínio da DAMS na segunda prova nas ruas do principado



Foi exatamente como antecipou na véspera: levar o carro até o fim, mas sem contar com um milagre. Partindo da 22ª posição, o brasileiro André Negrão completou a sexta etapa da Fórmula GP2 em 15º, conquistando o melhor resultado possível num circuito de ultrapassagens improváveis como o das ruas do Principado de Mônaco. Prejudicado pelo abandono causado pela batida recebida do companheiro Rene Binder nos estágios iniciais da primeira bateria, Negrão já sabia que o máximo que poderia almejar no complemento da rodada dupla seria conduzir o carro da equipe Arden até à linha de chegada. A vitória do monegasco Stéphane Richelmi coroou e ampliou o fim de semana de sonhos da DAMS, dominadora da corrida da sexta-feira com o pole e líder disparado Jolyon Palmer.


A prova mais curta e sem a obrigatoriedade da troca de pneus obedeceu ao padrão habitual ditado por um circuito estreito e que em nada favorece à troca de colocações. A rigor, a única alteração importante na ordem do grid foi a ultrapassagem de Sergio Canamasas sobre Ryo Harianto, que partiu em segundo ao lado de Richelmi. O espanhol, no entanto, apenas escoltou o ganhador ao longo de todas as voltas. Com um pneu furado, o brasiliense Felipe Nasr não percorreu mais do que algumas centenas de metros antes de desistir.

Negrão lembrou que o saldo do GP de Mônaco poderia ter sido melhor, mas os problemas com o motor no treino classificatório - quando ficou em 23º - e o choque com Binder comprometeram irremediavelmente suas chances. "Meu carro esteve com um bom ritmo nas duas corridas. Hoje, por exemplo, consegui fazer uma prova limpa e andar no ritmo do pessoal que estava à minha frente. Só que aqui não dá para passar. Mas deu para sentir que era mesmo possível chegar dentro da zona de pontos na primeira prova, porque eu estava logo atrás do Nasr, que também partiu depois do meio do grid e subiu ao pódio com o 3º lugar."

Com o intervalo de um mês até à próxima rodada dupla, programada para o circuito austríaco de A1, Negrão regressa ao Brasil na segunda-feira para prosseguir com o tratamento fisioterápico e se recuperar definitivamente da contusão nas costas decorrente de uma queda de bicicleta durante um treinamento regular.

O resultado da 6ª etapa:

1          - Stéphane Richelmi - DAMS         - 30 voltas em 43min17s087           
2          - Sergio Canamasas - Trident         - a 2.179
3          - Ryo Haryanto         - EQ8 Caterham Racing       - a 8.295
4          - Johnny Cecotto      - Trident         - a 25.320
5          - Arthur Pic    - Campos Racing      - a 25.753
6          - Mitch Evans            - RT Russian Time    - a 25.973
7          - Jolyon Palmer         - DAMS         - a 26.587
8          - Adrian Quaife Hobbs - Rapax        - a 26.956
9          - Stefano Coletti - Racing Engineering        - a 28.473
10        - Conor Daly - Venezuela GP Lazarus        - a 28.721
11        - Alexander Rossi - EQ8 Caterham Racing            - a 29.987
12        - Nathanael Berthon  - Venezuela GP Lazarus       - a 30.105
13        - Stoffel Vandoorne   - ART Grand Prix      - a 30.604
14        - Kimiya Sato - Campos Racing      - a 31.228
15        - André Negrão        - Arden International          - a 31.657
16        - Julian Leal   - Carlin           - a 32.085
17        - Daniel Abt    - Hilmer Motorsport   - a 32.582
18        - Simon Trummer     - Rapax          - a 33.458
19        - Raffaele Marciello  - Racing Engineering            - a 34.328
20        - René Binder            - Arden International  - a 35.417
21        - Facundo Regalia     - Hilmer Motorsport   - a 36.078
22        - Tio Ellinas    - MP Motorsport        - a 1 volta

Volta mais rápida: Tio Ellinas - 1min22s807

Não completaram:
Artem Markelov
Takuya Izawa
Daniel De Jong
Felipe Nasr

Campeonato:

1          - J. Palmer     - 103
2          - F. Nasr        - 57
3          - J. Cecotto    - 49
4          - J. Leal          - 48
5          - A. Pic           - 40
6          - S. Richelmi  - 32
7          - R. Haryanto - 26
8          - S. Vandoorne          - 25
9          - M. Evans     - 24
10        - S. Canamasas        - 22
11        - S. Trummer - 18
12        - S. Coletti      - 15
13        - T. Dillmann  - 14
14        - A. Quaife-Hobbs     - 10
15        - T. Izawa       - 8
16        - T. Ellinas      - 7
17        - R. Binder     - 3



Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: GP2 Media/MF2

ALTA ROTAÇÃO: Pipo Derani é surpreendido por anúncio de sua equi...

ALTA ROTAÇÃO: Pipo Derani é surpreendido por anúncio de sua equi...: Brasileiro lamenta posicionamento da equipe Pelfrey, mas revela novas oportunidades e teste na Indy

Lights com a equipe de Bryan Herta ...

Pipo Derani é surpreendido por anúncio de sua equipe na Pro Mazda e muda foco para a Indy Lights

Brasileiro lamenta posicionamento da equipe Pelfrey, mas revela novas oportunidades e teste na Indy Lights com a equipe de Bryan Herta

O paulista Pipo Derani, de 20 anos, foi surpreendido nesta sexta-feira (dia 23) com o anúncio da equipe Pelfrey sobre a sua saída do time na temporada 2014 da Pro Mazda. Após a equipe cancelar um teste, que o piloto faria em circuito oval, e várias tentativas do piloto em conversar com o dono da equipe, Nigel Tuckey, visando melhorar a segurança dos carros do time, Derani lamentou a decisão da equipe e revelou uma nova oportunidade para ele testar com a equipe Bryan Herta Autosport na Indy Lights.

"Fiquei muito surpreso ao ver que a equipe Pelfrey disse à TV ‘Road To Indy’ que eu não vou mais correr com eles esse ano. É lamentável e fui pego completamente de surpresa quando recebi um tweet da TV ‘Road To Indy’ com a informação", comentou o piloto.

"A realidade é que a equipe cancelou meu primeiro teste em oval, programado para o início deste mês, começou também a cortar custos na preparação do carro, o que me causou sérias preocupações sobre a minha segurança. Em virtude de ambas as coisas, pedi para falar com o proprietário da equipe sobre o que poderia ser feito para voltarmos ao planejamento inicial. Depois de várias tentativas, ele nunca me retornou. Ao invés disso, enviou uma mensagem de texto de última hora, menos de uma hora antes do treino de ontem, e não me deu chance de participar. Não consigo entender porque eu tentei contato para melhorar a segurança da equipe e simplesmente não tive resposta. E, depois, fiquei sabendo pelo Twitter que eu não vou mais correr", lamentou Pipo.

"É muito difícil pra mim o que eles estão fazendo. Estou acostumado a trabalhar como equipe e lidar com todos os problemas de uma forma profissional. Acho que teríamos todos os ingredientes para uma temporada bem sucedida se a equipe Pelfrey simplesmente fizesse o que prometeu no início do ano", continuou.

"Claro que agora fiquei sem opção a não ser olhar para outras oportunidades, e estou muito grato com a chance de testar com a equipe do Herta", declarou Derani, que realizará o treino no dia 3 de junho em Mid-Ohio.

"O Steve (Newey), pai do piloto Brandon Newey, que estava correndo comigo na Pro Mazda, é sócio do Bryan Herta na equipe de Indy Lights e me fez o convite para o teste. Se, por um lado estou chateado com tudo o que está acontecendo com a Pelfrey, fico feliz com o reconhecimento e este convite. O Herta foi um grande piloto na Indy e, com certeza, vou aprender muito neste dia de teste com o time e vou trabalhar bastante para ter um bom resultado. Por enquanto, será apenas um teste, mas a meta é estar na categoria no ano que vem", completou Pipo, que no final de 2013, quando decidiu deixar o automobilismo europeu rumo aos Estados Unidos, fez um teste na Indy Lights com a equipe Sam Schmidt no circuito de Putnam Park, em Indianápolis (EUA), e na ocasião estabeleceu um novo recorde para a equipe nesta pista.



FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro / Guilherme Silva

Foto: Chris Owens/IMS Photography

ALTA ROTAÇÃO: Cristian Mohr domina o terceiro treino na C250 Cup...

ALTA ROTAÇÃO: Cristian Mohr domina o terceiro treino na C250 Cup...: O piloto catarinense fará a temporada completa e realiza no intervalo junto co

m a equipe os últimos ajustes para a tomada de tempos O c...

Cristian Mohr domina o terceiro treino na C250 Cup do Mercedes Benz Challenge

O piloto catarinense fará a temporada completa e realiza no intervalo junto com a equipe os últimos ajustes para a tomada de tempos

O catarinense Cristian Mohr faz sua estreia na Mercedes Benz Challenge, com o modelo C250 Turbo de número #3, pela equipe Rsports Racing. O treino classificatório que define o grid de largada da etapa de abertura da temporada 2014 será às 15h30. Já a corrida acontece neste domingo às 13h25. As duas categorias andam juntas e somam 40 carros.

Cristian fez o tempo de 2m11,054s no terceiro tempo, sendo que nos demais treinos havia marcado o quarto e quinto lugares, respectivamente. "No terceiro treino a pista estava ruim igual, o que ocorreu é que peguei mais confiança no carro, melhoramos pneu e a guiada facilitou na aproximação de curva e veio o resultado. O importante que achamos o caminho, ainda estou me adaptando ao Mercedes, mas estou no caminho certo e estou bem feliz com o progresso nos treinos", contou o piloto de Blumenau (SC), que conta com o apoio da Max Mohr Grupo.

A corrida terá transmissão da Rede TV e Bandsports. Na TV aberta, a Rede TV mostrará o VT completo de seis etapas, aos domingos (dia da corrida), das 14h30 às 15h30. A cobertura começará a partir da terceira etapa (Curitiba - 27/julho). Já o canal BandSports transmitirá quatro provas ao vivo e quatro VTs, também sempre nos domingos de corrida.

A equipe Rsports Racing conta com patrocínio da Fiolux, Serwal e Copimaq.

Resultado do terceiro treino da Mercedes Benz Challenge:

1) 88 Fernando Amorim/Renan Guerra, Fiolux/Rsports Racing, CLA, 2:05.084
2) 71 Rodrigo Hanashiro, A. Mattheis, CLA, 2:05.788
3) 8 Eduar Merhy Neto/José Mario Castilho, Hitech Racing, CLA, 2:05.937
4) 50 José Vitte Cordova, Motorsports, CLA, 2:06.810
5) 17 Linneu Linardi/Gaetano Di Mauro, Linardi Sports, CLA, 2:06.970
6) 57 Rodney Felicio, New Tech Racing, CLA, 2:07.011
7) 18 Fernando Poeta/Luis Carlos Ribeiro, Mottin Racing, CLA, 2:07.080
8) 77 Arnaldo Diniz Filho/Edson Coelho Jr, Comark Racing, CLA, 2:07.091
9) 27 Claudio Dahruj, Comark Racing, CLA, 2:07.423
10) 45 Paulo Totaro/Ralf Pufle, LT Team, CLA, 2:07.696
11) 37 Lorenzo Varassin/Paulo Varassin, Hitech Racing, CLA, 2:07.956
12) 56 Peter Feter, LT Team, CLA, 2:07.993
13) 35 Rodrigo de Souza/Daniel Paludo, HPN Racing, CLA, 2:08.346
14) 33 Adriano Rabelo, Cordova Motorsports, CLA, 2:08.427
15) 32 Fernando Fortes, J. Star, CLA, 2:08.537
16) 10 Pierre Ventura, CKR Racing, CLA, 2:08.702
17) 15 Carlos Alberto Fonseca, Center Bus Racing Team, CLA, 2:08.861
18) 16 Marcelo Hahn, Blau Motorsport, CLA, 2:09.120
19) 46 Carlos Kray, CKR Racing, CLA, 2:09.274
20) 11 Neto De Nigris De Nigris/Europamotors, CLA, 2:09.370
21) 6 Fernando Junior/Rubens Tilkian, WCR, CLA, 2:09.672
22) 20 Alexandre Molles Silva, A. Mattheis CLA, 2:10.654
23) 3 Cristhian Mohr, Rsports Racing C250, 2:11.054
24) 111 Marcos Paioli/Petter Gottschalk, Paioli Racing, C250, 2:11.372
25) 21 Peter Michel Gottschalk, Paioli Racing, C250, 2:11.552
26) 52 Victor Amorim, Fiolux/Rsports Racing, C250, 2:11.649
27) 44 Cesare Marrucci, Cordova Motorsports, C250, 2:12.386
28) 25 Renato Camargo, De Nigris/Europamotors, C250 , 2:12.469
29) 97 Luiz Sena Jr, WCR, C250, 2:12.503
30) 5 Kaka Magno, Rodoerre Racing, C250, 2:12.783
31) 76 Danilo Pinto, Scuderia 111, CLA, 2:12.788
32) 12 Leo De Nigris De Nigris/Europamotors, C250, 2:12.854
33) 60 Cesar Unhani, Center Bus Racing Team, C250, 2:12.909
34) 90 Marcos Ramos, Center Bus Racing Team, C250, 2:13.214
35) 13 Beto Rossi, Divena Racing/Rsports Racing, C250, 2:14.355
36) 55 Roberto Santos/Claudio Gontijo, Della Via Racing Team, C250, 2:14.783
37) 28 Alexandre Papazzinsis/Beto Santos, Divena Racing/Rsports Racing, C250, 2:16.098
38) 110 Bruno Alvarenga/Rodrigo Ferre, Linardi Sports, C250, 2:17.559
39) 7 Betinho Sartório, Della Via Racing Team, C250, 2:17.826
40) 4 Tales Lombardi/Gustavo Marques, Rsports Racing C250, sem tempo

Programação Mercedes-Benz Challenge (paralelamente acontece Copa Petrobras de Marcas e a F3 Brasil)

Sábado - 24 de maio
15h - 15h20 - Classificação Mercedes-Benz Challenge CLA AMG Cup
15h30 - 15h50 - Classificação Mercedes-Benz Challenge C 250 Cup
16h00 - 16h10 - Classificação Copa Petrobras
16h15 - 16h25 - Classificação Copa Petrobras
17h05 - Largada Corrida 1 F3 Brasil

Domingo - 25 de maio
09h25 - Largada Corrida 2 F3 Brasil
10h05 - 10h15 - Ação Seu Carro nas Pistas
10h15 - 11h - Visitação aos boxes
11h33 - Largada Copa Petrobras
13h25 - Largada Mercedes-Benz Challenge
14h30 - 16h30 - Volta rápida

Calendário 2014 Mercedes-Benz Challenge

25/05 - Interlagos (SP)
08/06 - Goiânia (GO)
27/07 - Curitiba (PR)
03/08 - Goiânia (GO) - com a Corrida do Milhão
07/09 - Velopark (RS)
19/10 - Curitiba (PR)
15/11 - Ribeirão Preto (SP)
30/11 - Curitiba (PR)



SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Foto: Luciano Santos/Sigcom

ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz Challenge – 1ª etapa – Interlagos – ...

ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz Challenge – 1ª etapa – Interlagos – ...:   Fotos dos Mercedes nas lentes dos melhor

es fotógrafos Fotos: Duda Bairros/Vicar /  ...

Mercedes-Benz Challenge – 1ª etapa – Interlagos – Confira as melhores fotos.

  Fotos dos Mercedes nas lentes dos melhores fotógrafos
















Fotos: Duda Bairros/Vicar /  Luciano Santos/SigCom / Rodrigo Ruiz/RR Media / Felipe Fedrizzi

ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões 2014 terá 60% de especiais e trê...

ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões 2014 terá 60% de especiais e trê...: Maior competição off road do Brasil cortará dois estados com sete cidades sede. Em Goiás, os municípios de Caldas Novas e Catalão se unem à...

Rally dos Sertões 2014 terá 60% de especiais e três cidades inéditas

Maior competição off road do Brasil cortará dois estados com sete cidades sede. Em Goiás, os municípios de Caldas Novas e Catalão se unem à capital Goiânia. Minas Gerais terá Belo Horizonte, Diamantina, Paracatu e São Francisco como representantes

Sete cidades, dois estados e 60% da quilometragem de especiais com muita adrenalina. Esse é o resumo da 22ª edição do Rally dos Sertões, organizado pela Dunas Race. A maior competição off road do país cortará dois estados, terá a largada no dia 24 de agosto, do Autódromo Internacional de Goiânia, que está sendo reestruturado, e chegada em Belo Horizonte (MG) no dia 30. No meio do caminho, mais cinco cidades irão receber a caravana do Sertões. Dessas cinco, três recebem o rali pela primeira vez. A goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições.



Para o diretor técnico da Dunas Race, Eduardo Sachs, foi um desafio e uma surpresa muito grande montar a prova da 22ª edição do Sertões. "É um roteiro quase inédito. Das sete etapas, seis nós nunca passamos nem perto das trilhas encontradas. Achamos que seria difícil encontrar boas especiais, mas ficou um roteiro muito bom. Tem tudo que um bom Sertões merece, com vários tipos de desafios e terrenos. O nível de competição e diversão continua alto. Será uma prova que vai agradar amadores e profissionais", avaliou Sachs, que em julho parte para fazer a conferência do roteiro.

Com um total de 2.679 quilômetros da competição em 2014, 1.623 serão de trechos especiais. O que corresponde a aproximadamente 60% do roteiro total. A competição será dividida em prólogo mais sete etapas. O prólogo será em linha, em estrada de terra, próxima a Goiânia no dia 23 de agosto. No dia seguinte (24), a caravana parte da capital de Goiás para Caldas Novas, o principal polo turístico do estado. No dia 25, os competidores seguem para as cidades estreantes no rali, sendo Catalão o destino final da segunda etapa.

A terceira etapa marca a troca de estados. A prova começa em Catalão, atravessa a divisa e chega ao município de Paracatu, em território mineiro. De Paracatu, a prova parte para São Francisco na quarta etapa. A quinta etapa está prevista como a única maratona do Sertões 2014. Partindo de São Francisco, os competidores não poderão receber manutenção da equipe de apoio quando chegarem à Diamantina. A sexta etapa será a segunda perna da maratona e terá formato de laço, chegando no mesmo local da largada e aí sim as equipes estarão liberadas para fazer manutenção nos veículos.

De Diamantina, a caravana larga para a sétima etapa que tem como destino final a capital mineira Belo Horizonte, que participará do rali pela terceira vez, sendo a primeira vez como a cidade de encerramento.

Para fazer todo o levantamento terrestre, Sachs levou os 16 dias. Foram mais de 4 mil quilômetros rodados para poder definir as sete etapas do Rally dos Sertões 2014.

Inscrições
As inscrições para a 22ª edição do Rally dos Sertões seguem abertas até o dia 1º de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.sertoes.com. Para mais informações, o competidor pode entrar em contato com o Departamento de Competições das da Dunas Race pelo telefone (11) 4191-0133.

Apoio

Além do apoio dos Governos de Goiás e de Minas Gerais, o Sertões já anunciou alguns de seus patrocinadores para a 22ª edição: Mitsubishi Motors, Polaris, Outback e Séotres Cosméticos. E muitas novidades estão por vir.

Veja as distâncias de cada etapa do Sertões 2014:

23/08 - Prólogo - Goiânia (GO)

24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)

Deslocamento inicial: 40 km
Trecho especial: 155 km
Deslocamento final: 21 km
Total do dia: 216 km

25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)

Deslocamento inicial: 39 km
Trecho especial: 201 km
Deslocamento final: 20 km
Total do dia: 260 km

26/08 - 3ª etapa - Catalão (GO)/Paracatu (MG)

Deslocamento inicial: 22 km
Trecho especial: 206 km
Deslocamento final: 132 km
Total do dia: 356 km

27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)

Deslocamento inicial: 135 km
Trecho especial: 364 km
Deslocamento final: 86 km
Total do dia: 585 km

28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA

Deslocamento inicial: 223 km
Trecho especial: 413 km
Deslocamento final: 81 km
Total do dia: 718 km

29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)

Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)

Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km

Detalhes das cidades do Sertões 2014:

Goiânia (GO)
Número de vezes no Rally dos Sertões: 12 (1998, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013) - Largada de 2002 à 2011 3 2013. Chegada em 2005 e 2013.
Área territorial: 732,802 km²
PIB per capita (2011): R$ 20.990,21
População estimada (2013): 1.393.575 pessoas
Gentílico: Goianiense
Prefeito: Paulo de Siqueira Garcia
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/AHF

Caldas Novas (GO)
Número de vezes no Rally dos Sertões: 2 (2002, 2010)
Área territorial: 1.595,966 km²
PIB per capita (2011): R$ 13.893,85
População estimada (2013): 77.899 pessoas
Gentílico: Caldense
Prefeito: Evando Magal Abadia Correia e Silva
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/232UW

Catalão (GO)
Número de vezes no Rally dos Sertões: Será a primeira vez
Área territorial: 3.821,463 km²
PIB per capita (2011): R$ 54.913,36
População estimada (2013): 94.896 pessoas
Gentílico: Catalano
Prefeito: Jardel Sebba
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/232JQ

Paracatu (MG)
Número de vezes no Rally dos Sertões: Será a primeira vez
Área territorial: 8.229,595 km²
PIB per capita (2011): R$ 23.960,47
População estimada (2013): 89.530 pessoas
Gentílico: Paracatuense
Prefeito: Olavo Remigio Conde
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/233GI

São Francisco (MG)
Número de vezes no Rally dos Sertões: Será a primeira vez
Área territorial: 3.308,100 km²
PIB per capita (2011): R$ 5.278,29
População estimada (2013): 56.003 pessoas
Gentílico: São-franciscano
Prefeito: Luiz Rocha Neto
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/236U3

Diamantina (MG)
Número de vezes no Rally dos Sertões: 4 (1994, 1995, 1996, 2002)
Área territorial: 3.891,659 km²
PIB per capita (2011): R$ 8.624,14
População estimada (2013): 47.647 pessoas
Gentílico: Diamantinense
Prefeito: Paulo Célio de Almeida Hugo
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/233Y8

Belo Horizonte (MG)
Número de vezes no Rally dos Sertões: 2 (1993, 1997)
Área territorial: 331,401 km²
PIB per capita (2011): R$ 23.053,07
População estimada (2013): 2.479.165 pessoas
Gentílico: Belo-horizontino
Prefeito: Marcio Araujo de Lacerda
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/2324U

Outras informações: www.sertoes.com




FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Nico Rosberg: Erro e pole-position

ALTA ROTAÇÃO: Nico Rosberg: Erro e pole-position: Nico Rosberg assegurou a pole-position do GP do Mónaco de F1 apesar de ter cometido um erro a dois minutos do final da sessão, em Mirabeau....

Nico Rosberg: Erro e pole-position

Nico Rosberg assegurou a pole-position do GP do Mónaco de F1 apesar de ter cometido um erro a dois minutos do final da sessão, em Mirabeau.

Curiosamente, esse facto fez desfraldar as bandeiras amarelas, e foi impossível aos seus adversários melhorarem os seus registos, já que isso não é possível em situação de bandeiras amarelas. Contudo, aparentemente nada a ver com o que sucedeu em 2006 com Michael Schumacher.

Com a saída de pista de Rosberg, Lewis Hamilton teve de abortar a sua tentativa, perdendo logo aí qualquer hipótese de suplantar os 0.059s que tinha de atraso para o seu colega de equipa. E a verdade é que o inglês estava a realizar uma excelente volta, 0.2s abaixo do que tinha conseguido até ali naquele setor. Se conseguia a pole ou não, é impossível saber. Daniel Ricciardo foi terceiro, voltando a bater o seu cotado colega de equipa Sebastian Vettel.

Quinto lugar para Fernando Alonso que terá Kimi Raikkonen a partr um pouco mais atrás. Jean Eric Vergne foi sétimo e a encerrar o Top 10 ficaram Kevin Magnussen, Daniil Kvyat e Sergio Perez.

O que sucedeu nas duas primeiras fases da qualificação:

Q2: Mercedes numa 'liga' à parte

Enquanto Lewis Hamilton e Nico Rosberg permanecem numa 'liga' à parte, ao deixarem o terceiro classificado a bem mais de meio segundo, a maior surpresa da segunda fase da qualificação passa pelo facto de Nico Hulkenberg (Force India) ter ficado de fora. O outro dado relevante passa por Kevin Magnussen, que bateu Jenson Button, com o inglês a ficar de fora da Q3. Os dois Williams também ficam pelo caminho, Massa nem sequer saiu para a pista em virtude do seu incidente com Marcus Ericsson em Q1. Por fim, de fora da Q3 ficam também os dois Lotus. Grande prestação dos dois Toro Rosso, que passaram ambos à Q3.

Q1: Massa passa à Q2, mas já não deverá rodar mais

Sem grandes surpresas na cauda do pelotão, os dois Sauber, Marussia e Caterham não passaram à segunda fase da qualificação, que foi liderada por Jean Eric Vergne. Todas as equipas, à exceção da Mercedes e Red Bull viram os seus pilotos utilizar os compostos mais macios. Para os homens da Mercedes e Red Bull isso nem sequer foi necessário para passar à fase seguinte. A sessão ficou marcada por um mal entendido de Marcus Ericsson, que em Mirabeau não terá visto as bandeiras amarelas e foi surpreendido por ver Felipe Massa muito lento à sua frente, batendo-lhe. Desta forma, apesar de passar à Q2, Massa não deverá conseguir participar na sessão.

Tempos

3ª Fase da qualificação

1. Nico Rosberg Mercedes 1m15.989s
2. Lewis Hamilton Mercedes 1m16.048s +0.059s
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m16.384s +0.395s
4. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m16.547s +0.558s
5. Fernando Alonso Ferrari 1m16.686s +0.697s
6. Kimi Raikkonen Ferrari 1m17.389s +1.400s
7. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m17.540s +1.551s
8. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m17.555s +1.566s
9. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m18.090s +2.101s
10. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m18.327s +2.338s

2ª Fase da qualificação

11. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m17.846s +1.492s
12. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m17.988s +1.634s
13. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m18.082s +1.728s
14. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m18.196s +1.842s
15. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m18.356s +2.002s
16. Felipe Massa Williams-Mercedes

1ª Fase da qualificação

17. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m18.741s +1.184s
18. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m18.745s +1.188s
19. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1m19.332s +1.775s
20. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m19.928s +2.371s
21. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m20.133s +2.576s
22. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m21.732s +4.175s