ALTA ROTAÇÃO: Motovelocidade - Copa km continua em Araraquara ne...: Motocicletas e lambretas farão grandes pegas no kartódromo ‘ADALBERTO NENE CATTANI” no Pinheirinho em Araraquara. Motocicletas e lamb...
sábado, 24 de maio de 2014
Motovelocidade - Copa km continua em Araraquara nesse final de semana
Motocicletas e lambretas farão grandes pegas no kartódromo ‘ADALBERTO
NENE CATTANI” no Pinheirinho em Araraquara.
Motocicletas
e lambretas desde as primeiras horas desse sábado mesmo uma fina garoa, treinam
para a 3ª etapa da Copa Km de motovelocidade.
Pilotos com suas
equipes de varias cidades do estado de São Paulo inclusive da capital se fazem
presentes em Araraquara para participar da etapa desse campeonato.
As provas são
dividas nas seguintes categorias : 135A
, 135B e Especial e Lambretas.
O organizador
“Serginho Lima” afirma que faça chuva ou
faça sol as provas vão ocorrer.
As provas
deverão ser iniciadas a partir das 13h00 horas.
Texto:
Antonio Fernando T.de Souza
Foto
divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade tem disputa intensa pelas ...
ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade tem disputa intensa pelas ...: Próxima etapa acontece no dia 7 junho Após duas etapas, a Copa ECPA de Velocidade
já assiste a uma intensa disputa entre os pilotos da ...
já assiste a uma intensa disputa entre os pilotos da ...
Copa ECPA de Velocidade tem disputa intensa pelas primeiras colocações
Próxima etapa acontece no dia 7 junho
Após duas
etapas, a Copa ECPA de Velocidade já assiste a uma intensa disputa entre os
pilotos da categoria Marcas e Pilotos. No momento, as três divisões em disputa
(Novato, Light e Super, a principal da competição) tem diferenças mínimas entre
os competidores envolvidos.
Na Novato,
onde figuram os iniciantes no automobilismo, o primeiro e segundo colocados
estão separados por apenas um ponto. Rafael Matta, de São Paulo, têm 69 pontos,
contra 68 do piracicabano Danilo Gandelim.
19 pontos
separam os quatro primeiros colocados na Light. Pode parecer muito, mas como a
vitória em cada bateria vale 20 pontos e as rodadas são duplas, todos estão
envolvidos diretamente na briga pelas primeiras colocações.
Carlos Zilio
(Piracicaba) lidera com 56 pontos, Robinson Valter (São Paulo) tem 48, a dupla
de Capivari, formada por Reinaldo Palace e Neimar Barbosa aparece na terceira
posição com 43 e outro piracicabano, Alexandre Barbosa, vem logo atrás com 37
pontos conquistados nas quatro baterias disputadas até aqui.
As duplas
estão dominando a competição na Super. Os três primeiros colocados na divisão
principal, competem juntos e pertence a mesma equipe, a Phoenix Competições.
A dupla
caipira formada pelo piracicabano Neto Datti e pelo piloto de Sertãozinho
Lamartine Pinotti, lidera entre os pilotos da Super, com 63 pontos
conquistados. Luis Piccolo e João Morais vêm em segundo com 52 pontos. Em
terceiro aparecem Rodnei Mazieri e Gustavo Favoretto, com 44. Na quarta posição
aparece o primeiro piloto a competir sozinho. Luiz Alves, de Sumaré, tem 41
pontos.
A categoria
Marcas e Pilotos é um certame multimarca que reúne carros médios de tração
dianteira, das marcas Volkswagen, Fiat e Chevrolet, em sua maioria, com
preparação original dos modelos Gol, Pálio e Corsa. Todos utilizam motores de
1.6, de quatro cilindros aspirados.
Stock Jr.
Seguindo o
mesmo calendário da Copa ECPA de Velocidade, o Campeonato Paulista de Stock Jr.
já em sua primeira das cinco etapas da temporada. Após a prova de abertura, a
liderança é do piloto Luigi Nesse, que venceu e somou 30 pontos.
Na segunda
colocação aparece Leonardo Rigobelo, com 22. Joca Silveira é o terceiro com 20;
Luis Carvalho é o quarto, com 17; e Rafael Seibel está em quinto, com 13 pontos
conquistados.
A Copa ECPA
de Velocidade volta à pista nos dias 6 e 7 de junho.
Engenho
da Notícia
Assessoria
de Imprensa ECPA
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Alencar Jr. ganha homenagem na etapa de...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Alencar Jr. ganha homenagem na etapa de...: Campeão de 1982 andará no carro da Prati-Mico's Racing na próxima qu
inta-feira Na temporada em que a Stock Car comemora 35 anos...
inta-feira Na temporada em que a Stock Car comemora 35 anos...
Stock Car: Alencar Jr. ganha homenagem na etapa de Goiânia
Campeão de 1982 andará no carro da Prati-Mico's Racing na
próxima quinta-feira
Na temporada
em que a Stock Car comemora 35 anos de existência, o goiano Alencar Jr.
receberá uma homenagem da Prati-Mico's Racing às vésperas da abertura dos
treinos livres da quarta etapa. O campeão de 1982 foi convidado e aceitou andar
num dos carros da equipe comandada por Juan Carlos Lopes, o Mico, em sua
primeira experiência com o modelo atual da principal série do automobilismo
brasileiro. Afastado da Stock Car desde 1987 e das pistas a partir de 2009,
quando deixou a GT3, Alencar está empolgado com a oportunidade e mal consegue
esperar pelo momento de assumir o volante - repleto de botões e que em nada
lembra o do Opala praticamente original de rua dos primórdios da categoria.
Aos 60 anos,
a empolgação de Alencar lembra a de um garoto prestes a sentar num kart pela
primeira vez. "Quero andar, sentir
o carro, experimentar um mundo completamente novo para mim", diz,
referindo-se às sofisticações técnicas sequer sonhadas em seu tempo, como o
câmbio acionado por borboleta, o botão de ultrapassagem e a potência do motor
V8 de mais de 500 cavalos. Embora longe da Stock Car há quase três décadas, ele
é ainda um dos seus maiores ícones, graças não apenas ao título, mas também às
21 vitórias e 19 poles que acumulou. Atualmente, Alencar vive da exploração de
um seringal em Inhumas, a cerca de 40 quilômetros de Goiânia.
Um dos
principais batalhadores pela volta da capital de Goiás ao calendário, Alencar
tem acompanhado atentamente as reformas que vem sendo realizadas no autódromo
de propriedade do governo estadual, a pedido da Confederação Brasileira de
Automobilismo e da federação local.
"Já está quase tudo pronto. A pista ficou ótima e os trabalhos de pintura
dos boxes estão praticamente concluídos. Ontem, pedi a revisão da instalação
dos guard rails, porque não estavam em conformidade com as condições
necessárias, mas até o início de atividades acho que nada ou muito pouco
restará a ser feito", avisa.
Alencar
assegura que o retorno da Stock Car, depois de 13 anos da sua última visita à
cidade, está provocando enorme expectativa entre os torcedores. Se sua previsão
se confirmar, o público poderá ser o maior da história da Stock Car. "Acredito que cerca de 60 mil
pessoas irão à corrida. As arquibancadas são pequenas, mas todo o espaço em
torno da pista será ocupado pelos torcedores. O autódromo permite que 80% do
traçado possam ser vistos de qualquer ponto", lembra.
Durante todo
o período em que permanecer nos boxes da Prati-Mico's Racing, Alencar será
acompanhado também pelos pilotos oficiais Júlio Campos e Antonio Pizzonia,
destaques deste início de campeonato. Campos vem de um segundo lugar em
Brasília, resultado que o elevou à 7ª posição na classificação geral, e
Pizzonia ganhou uma prova em Santa Cruz do Sul, palco de sua inédita vitória na
Stock Car.
Márcio
Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Arquivo
Vicar / Vanderley Soares/MF2
ALTA ROTAÇÃO: GP2: "Local" vence e Negrão termina em 15º no GP d...
ALTA ROTAÇÃO: GP2: "Local" vence e Negrão termina em 15º no GP d...: Richelmi completa domínio da DAMS na segunda prova nas
ruas do principado Foi exatamente como antecipou na véspera: levar o carro a...
ruas do principado Foi exatamente como antecipou na véspera: levar o carro a...
GP2: "Local" vence e Negrão termina em 15º no GP de Mônaco
Richelmi completa domínio da DAMS na segunda prova nas ruas
do principado
Foi
exatamente como antecipou na véspera: levar o carro até o fim, mas sem contar
com um milagre. Partindo da 22ª posição, o brasileiro André Negrão completou a
sexta etapa da Fórmula GP2 em 15º, conquistando o melhor resultado possível num
circuito de ultrapassagens improváveis como o das ruas do Principado de Mônaco.
Prejudicado pelo abandono causado pela batida recebida do companheiro Rene
Binder nos estágios iniciais da primeira bateria, Negrão já sabia que o máximo
que poderia almejar no complemento da rodada dupla seria conduzir o carro da
equipe Arden até à linha de chegada. A vitória do monegasco Stéphane Richelmi
coroou e ampliou o fim de semana de sonhos da DAMS, dominadora da corrida da
sexta-feira com o pole e líder disparado Jolyon Palmer.
A prova mais
curta e sem a obrigatoriedade da troca de pneus obedeceu ao padrão habitual
ditado por um circuito estreito e que em nada favorece à troca de colocações. A
rigor, a única alteração importante na ordem do grid foi a ultrapassagem de Sergio
Canamasas sobre Ryo Harianto, que partiu em segundo ao lado de Richelmi. O
espanhol, no entanto, apenas escoltou o ganhador ao longo de todas as voltas.
Com um pneu furado, o brasiliense Felipe Nasr não percorreu mais do que algumas
centenas de metros antes de desistir.
Negrão
lembrou que o saldo do GP de Mônaco poderia ter sido melhor, mas os problemas
com o motor no treino classificatório - quando ficou em 23º - e o choque com
Binder comprometeram irremediavelmente suas chances. "Meu carro esteve com
um bom ritmo nas duas corridas. Hoje, por exemplo, consegui fazer uma prova
limpa e andar no ritmo do pessoal que estava à minha frente. Só que aqui não dá
para passar. Mas deu para sentir que era mesmo possível chegar dentro da zona
de pontos na primeira prova, porque eu estava logo atrás do Nasr, que também
partiu depois do meio do grid e subiu ao pódio com o 3º lugar."
Com o
intervalo de um mês até à próxima rodada dupla, programada para o circuito
austríaco de A1, Negrão regressa ao Brasil na segunda-feira para prosseguir com
o tratamento fisioterápico e se recuperar definitivamente da contusão nas
costas decorrente de uma queda de bicicleta durante um treinamento regular.
O resultado da 6ª etapa:
1 - Stéphane Richelmi - DAMS
- 30 voltas em 43min17s087
2 - Sergio Canamasas - Trident
- a 2.179
3 - Ryo Haryanto - EQ8 Caterham Racing
- a 8.295
4 -
Johnny Cecotto - Trident - a 25.320
5 -
Arthur Pic - Campos Racing - a 25.753
6 -
Mitch Evans - RT Russian Time - a 25.973
7 -
Jolyon Palmer - DAMS - a 26.587
8 -
Adrian Quaife Hobbs - Rapax - a
26.956
9 -
Stefano Coletti - Racing Engineering
- a 28.473
10 - Conor Daly - Venezuela GP Lazarus - a 28.721
11 - Alexander Rossi - EQ8 Caterham Racing - a 29.987
12 - Nathanael Berthon - Venezuela GP Lazarus - a 30.105
13 - Stoffel Vandoorne - ART Grand Prix - a 30.604
14 - Kimiya Sato - Campos Racing - a
31.228
15
- André Negrão - Arden
International - a 31.657
16 -
Julian Leal - Carlin - a 32.085
17 -
Daniel Abt - Hilmer Motorsport - a 32.582
18 -
Simon Trummer - Rapax - a 33.458
19 -
Raffaele Marciello - Racing Engineering - a 34.328
20 - René Binder - Arden International
- a 35.417
21 - Facundo Regalia - Hilmer Motorsport - a 36.078
22 - Tio Ellinas - MP Motorsport - a
1 volta
Volta mais
rápida: Tio Ellinas - 1min22s807
Não
completaram:
Artem
Markelov
Takuya Izawa
Daniel De
Jong
Felipe Nasr
Campeonato:
1 - J. Palmer - 103
2 - F.
Nasr - 57
3 - J.
Cecotto - 49
4 - J.
Leal - 48
5 - A.
Pic - 40
6 - S.
Richelmi - 32
7 - R.
Haryanto - 26
8 - S. Vandoorne - 25
9 - M. Evans - 24
10 - S. Canamasas - 22
11 - S.
Trummer - 18
12 - S.
Coletti - 15
13 - T.
Dillmann - 14
14 - A. Quaife-Hobbs - 10
15 - T. Izawa - 8
16 - T. Ellinas - 7
17 - R. Binder - 3
Márcio
Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: GP2
Media/MF2
ALTA ROTAÇÃO: Pipo Derani é surpreendido por anúncio de sua equi...
ALTA ROTAÇÃO: Pipo Derani é surpreendido por anúncio de sua equi...: Brasileiro lamenta posicionamento da equipe Pelfrey, mas revela novas oportunidades e teste na Indy
Lights com a equipe de Bryan Herta ...
Lights com a equipe de Bryan Herta ...
Pipo Derani é surpreendido por anúncio de sua equipe na Pro Mazda e muda foco para a Indy Lights
Brasileiro lamenta posicionamento da equipe Pelfrey, mas
revela novas oportunidades e teste na Indy Lights com a equipe de Bryan Herta
O paulista
Pipo Derani, de 20 anos, foi surpreendido nesta sexta-feira (dia 23) com o
anúncio da equipe Pelfrey sobre a sua saída do time na temporada 2014 da Pro
Mazda. Após a equipe cancelar um teste, que o piloto faria em circuito oval, e
várias tentativas do piloto em conversar com o dono da equipe, Nigel Tuckey,
visando melhorar a segurança dos carros do time, Derani lamentou a decisão da
equipe e revelou uma nova oportunidade para ele testar com a equipe Bryan Herta
Autosport na Indy Lights.
"Fiquei muito surpreso ao ver que
a equipe Pelfrey disse à TV ‘Road To Indy’ que eu não vou mais correr com eles
esse ano. É lamentável e fui pego completamente de surpresa quando recebi um
tweet da TV ‘Road To Indy’ com a informação", comentou o piloto.
"A realidade é que a equipe
cancelou meu primeiro teste em oval, programado para o início deste mês,
começou também a cortar custos na preparação do carro, o que me causou sérias
preocupações sobre a minha segurança. Em virtude de ambas as coisas, pedi para
falar com o proprietário da equipe sobre o que poderia ser feito para voltarmos
ao planejamento inicial. Depois de várias tentativas, ele nunca me retornou. Ao
invés disso, enviou uma mensagem de texto de última hora, menos de uma hora
antes do treino de ontem, e não me deu chance de participar. Não consigo
entender porque eu tentei contato para melhorar a segurança da equipe e
simplesmente não tive resposta. E, depois, fiquei sabendo pelo Twitter que eu
não vou mais correr",
lamentou Pipo.
"É muito difícil pra mim o que
eles estão fazendo. Estou acostumado a trabalhar como equipe e lidar com todos
os problemas de uma forma profissional. Acho que teríamos todos os ingredientes
para uma temporada bem sucedida se a equipe Pelfrey simplesmente fizesse o que
prometeu no início do ano",
continuou.
"Claro que agora fiquei sem opção
a não ser olhar para outras oportunidades, e estou muito grato com a chance de
testar com a equipe do Herta",
declarou Derani, que realizará o treino no dia 3 de junho em Mid-Ohio.
"O Steve (Newey), pai do piloto
Brandon Newey, que estava correndo comigo na Pro Mazda, é sócio do Bryan Herta
na equipe de Indy Lights e me fez o convite para o teste. Se, por um lado estou
chateado com tudo o que está acontecendo com a Pelfrey, fico feliz com o
reconhecimento e este convite. O Herta foi um grande piloto na Indy e, com
certeza, vou aprender muito neste dia de teste com o time e vou trabalhar
bastante para ter um bom resultado. Por enquanto, será apenas um teste, mas a
meta é estar na categoria no ano que vem", completou Pipo, que no final de 2013,
quando decidiu deixar o automobilismo europeu rumo aos Estados Unidos, fez um
teste na Indy Lights com a equipe Sam Schmidt no circuito de Putnam Park, em
Indianápolis (EUA), e na ocasião estabeleceu um novo recorde para a equipe
nesta pista.
FGCom
Fernanda
Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro / Guilherme Silva
Foto: Chris
Owens/IMS Photography
ALTA ROTAÇÃO: Cristian Mohr domina o terceiro treino na C250 Cup...
ALTA ROTAÇÃO: Cristian Mohr domina o terceiro treino na C250 Cup...: O piloto catarinense fará a temporada completa e realiza no intervalo junto co
m a equipe os últimos ajustes para a tomada de tempos O c...
m a equipe os últimos ajustes para a tomada de tempos O c...
Cristian Mohr domina o terceiro treino na C250 Cup do Mercedes Benz Challenge
O piloto catarinense fará a temporada completa e realiza no
intervalo junto com a equipe os últimos ajustes para a tomada de tempos
O catarinense
Cristian Mohr faz sua estreia na Mercedes Benz Challenge, com o modelo C250
Turbo de número #3, pela equipe Rsports Racing. O treino classificatório que
define o grid de largada da etapa de abertura da temporada 2014 será às 15h30.
Já a corrida acontece neste domingo às 13h25. As duas categorias andam juntas e
somam 40 carros.
Cristian fez
o tempo de 2m11,054s no terceiro tempo, sendo que nos demais treinos havia
marcado o quarto e quinto lugares, respectivamente. "No terceiro treino a pista estava ruim igual, o que ocorreu é
que peguei mais confiança no carro, melhoramos pneu e a guiada facilitou na
aproximação de curva e veio o resultado. O importante que achamos o caminho,
ainda estou me adaptando ao Mercedes, mas estou no caminho certo e estou bem
feliz com o progresso nos treinos", contou o piloto de Blumenau (SC),
que conta com o apoio da Max Mohr Grupo.
A corrida
terá transmissão da Rede TV e Bandsports. Na TV aberta, a Rede TV mostrará o VT
completo de seis etapas, aos domingos (dia da corrida), das 14h30 às 15h30. A
cobertura começará a partir da terceira etapa (Curitiba - 27/julho). Já o canal
BandSports transmitirá quatro provas ao vivo e quatro VTs, também sempre nos
domingos de corrida.
A equipe
Rsports Racing conta com patrocínio da Fiolux, Serwal e Copimaq.
Resultado do terceiro treino da
Mercedes Benz Challenge:
1) 88
Fernando Amorim/Renan Guerra, Fiolux/Rsports Racing, CLA, 2:05.084
2) 71 Rodrigo
Hanashiro, A. Mattheis, CLA, 2:05.788
3) 8 Eduar
Merhy Neto/José Mario Castilho, Hitech Racing, CLA, 2:05.937
4) 50 José
Vitte Cordova, Motorsports, CLA, 2:06.810
5) 17 Linneu
Linardi/Gaetano Di Mauro, Linardi Sports, CLA, 2:06.970
6) 57 Rodney Felicio, New Tech Racing, CLA, 2:07.011
7) 18
Fernando Poeta/Luis Carlos Ribeiro, Mottin Racing, CLA, 2:07.080
8) 77 Arnaldo
Diniz Filho/Edson Coelho Jr, Comark Racing, CLA, 2:07.091
9) 27 Claudio Dahruj, Comark Racing, CLA, 2:07.423
10) 45 Paulo
Totaro/Ralf Pufle, LT Team, CLA, 2:07.696
11) 37
Lorenzo Varassin/Paulo Varassin, Hitech Racing, CLA, 2:07.956
12) 56 Peter
Feter, LT Team, CLA, 2:07.993
13) 35
Rodrigo de Souza/Daniel Paludo, HPN Racing, CLA, 2:08.346
14) 33
Adriano Rabelo, Cordova Motorsports, CLA, 2:08.427
15) 32
Fernando Fortes, J. Star, CLA, 2:08.537
16) 10 Pierre
Ventura, CKR Racing, CLA, 2:08.702
17) 15 Carlos
Alberto Fonseca, Center Bus Racing Team, CLA, 2:08.861
18) 16
Marcelo Hahn, Blau Motorsport, CLA, 2:09.120
19) 46 Carlos
Kray, CKR Racing, CLA, 2:09.274
20) 11 Neto
De Nigris De Nigris/Europamotors, CLA, 2:09.370
21) 6
Fernando Junior/Rubens Tilkian, WCR, CLA, 2:09.672
22) 20
Alexandre Molles Silva, A. Mattheis CLA, 2:10.654
23) 3 Cristhian Mohr, Rsports Racing C250, 2:11.054
24) 111 Marcos Paioli/Petter Gottschalk, Paioli
Racing, C250, 2:11.372
25) 21 Peter Michel Gottschalk, Paioli Racing, C250,
2:11.552
26) 52 Victor Amorim, Fiolux/Rsports Racing, C250,
2:11.649
27) 44 Cesare
Marrucci, Cordova Motorsports, C250, 2:12.386
28) 25 Renato
Camargo, De Nigris/Europamotors, C250 , 2:12.469
29) 97 Luiz
Sena Jr, WCR, C250, 2:12.503
30) 5 Kaka
Magno, Rodoerre Racing, C250, 2:12.783
31) 76 Danilo
Pinto, Scuderia 111, CLA, 2:12.788
32) 12 Leo De
Nigris De Nigris/Europamotors, C250, 2:12.854
33) 60 Cesar Unhani, Center Bus Racing Team, C250,
2:12.909
34) 90 Marcos Ramos, Center Bus Racing Team, C250,
2:13.214
35) 13 Beto Rossi, Divena Racing/Rsports Racing, C250,
2:14.355
36) 55 Roberto Santos/Claudio Gontijo, Della Via
Racing Team, C250, 2:14.783
37) 28
Alexandre Papazzinsis/Beto Santos, Divena Racing/Rsports Racing, C250, 2:16.098
38) 110 Bruno
Alvarenga/Rodrigo Ferre, Linardi Sports, C250, 2:17.559
39) 7 Betinho
Sartório, Della Via Racing Team, C250, 2:17.826
40) 4 Tales
Lombardi/Gustavo Marques, Rsports Racing C250, sem tempo
Programação Mercedes-Benz Challenge
(paralelamente acontece Copa Petrobras de Marcas e a F3 Brasil)
Sábado - 24 de maio
15h - 15h20 -
Classificação Mercedes-Benz Challenge CLA AMG Cup
15h30 - 15h50
- Classificação Mercedes-Benz Challenge C 250 Cup
16h00 - 16h10
- Classificação Copa Petrobras
16h15 - 16h25
- Classificação Copa Petrobras
17h05 -
Largada Corrida 1 F3 Brasil
Domingo - 25 de maio
09h25 -
Largada Corrida 2 F3 Brasil
10h05 - 10h15
- Ação Seu Carro nas Pistas
10h15 - 11h -
Visitação aos boxes
11h33 -
Largada Copa Petrobras
13h25 -
Largada Mercedes-Benz Challenge
14h30 - 16h30
- Volta rápida
Calendário 2014 Mercedes-Benz
Challenge
25/05 -
Interlagos (SP)
08/06 -
Goiânia (GO)
27/07 -
Curitiba (PR)
03/08 -
Goiânia (GO) - com a Corrida do Milhão
07/09 -
Velopark (RS)
19/10 -
Curitiba (PR)
15/11 -
Ribeirão Preto (SP)
30/11 -
Curitiba (PR)
SIG
Comunicação - Silvana Grezzana Santos
Foto:
Luciano Santos/Sigcom
ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz Challenge – 1ª etapa – Interlagos – ...
ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz Challenge – 1ª etapa – Interlagos – ...: Fotos dos Mercedes nas lentes dos melhor
es fotógrafos Fotos: Duda Bairros/Vicar / ...
es fotógrafos Fotos: Duda Bairros/Vicar / ...
Mercedes-Benz Challenge – 1ª etapa – Interlagos – Confira as melhores fotos.
Fotos
dos Mercedes nas lentes dos melhores fotógrafos
Fotos: Duda Bairros/Vicar /
Luciano Santos/SigCom / Rodrigo Ruiz/RR Media / Felipe Fedrizzi
ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões 2014 terá 60% de especiais e trê...
ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Sertões 2014 terá 60% de especiais e trê...: Maior competição off road do Brasil cortará dois estados com sete cidades sede. Em Goiás, os municípios de Caldas Novas e Catalão se unem à...
Rally dos Sertões 2014 terá 60% de especiais e três cidades inéditas
Maior competição off road do Brasil cortará dois estados
com sete cidades sede. Em Goiás, os municípios de Caldas Novas e Catalão se
unem à capital Goiânia. Minas Gerais terá Belo Horizonte, Diamantina, Paracatu
e São Francisco como representantes
Sete cidades,
dois estados e 60% da quilometragem de especiais com muita adrenalina. Esse é o
resumo da 22ª edição do Rally dos Sertões, organizado pela Dunas Race. A maior
competição off road do país cortará dois estados, terá a largada no dia 24 de
agosto, do Autódromo Internacional de Goiânia, que está sendo reestruturado, e
chegada em Belo Horizonte (MG) no dia 30. No meio do caminho, mais cinco
cidades irão receber a caravana do Sertões. Dessas cinco, três recebem o rali
pela primeira vez. A goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco.
Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o
Sertões em outras edições.
Para o
diretor técnico da Dunas Race, Eduardo Sachs, foi um desafio e uma surpresa
muito grande montar a prova da 22ª edição do Sertões. "É um roteiro quase inédito. Das sete etapas, seis nós nunca
passamos nem perto das trilhas encontradas. Achamos que seria difícil encontrar
boas especiais, mas ficou um roteiro muito bom. Tem tudo que um bom Sertões
merece, com vários tipos de desafios e terrenos. O nível de competição e
diversão continua alto. Será uma prova que vai agradar amadores e profissionais",
avaliou Sachs, que em julho parte para fazer a conferência do roteiro.
Com um total
de 2.679 quilômetros da competição em 2014, 1.623 serão de trechos especiais. O
que corresponde a aproximadamente 60% do roteiro total. A competição será
dividida em prólogo mais sete etapas. O prólogo será em linha, em estrada de
terra, próxima a Goiânia no dia 23 de agosto. No dia seguinte (24), a caravana
parte da capital de Goiás para Caldas Novas, o principal polo turístico do
estado. No dia 25, os competidores seguem para as cidades estreantes no rali,
sendo Catalão o destino final da segunda etapa.
A terceira
etapa marca a troca de estados. A prova começa em Catalão, atravessa a divisa e
chega ao município de Paracatu, em território mineiro. De Paracatu, a prova parte
para São Francisco na quarta etapa. A quinta etapa está prevista como a única
maratona do Sertões 2014. Partindo de São Francisco, os competidores não
poderão receber manutenção da equipe de apoio quando chegarem à Diamantina. A
sexta etapa será a segunda perna da maratona e terá formato de laço, chegando
no mesmo local da largada e aí sim as equipes estarão liberadas para fazer
manutenção nos veículos.
De
Diamantina, a caravana larga para a sétima etapa que tem como destino final a
capital mineira Belo Horizonte, que participará do rali pela terceira vez,
sendo a primeira vez como a cidade de encerramento.
Para fazer
todo o levantamento terrestre, Sachs levou os 16 dias. Foram mais de 4 mil
quilômetros rodados para poder definir as sete etapas do Rally dos Sertões
2014.
Inscrições
As inscrições
para a 22ª edição do Rally dos Sertões seguem abertas até o dia 1º de julho e
devem ser feitas exclusivamente pelo site www.sertoes.com. Para mais
informações, o competidor pode entrar em contato com o Departamento de
Competições das da Dunas Race pelo telefone (11) 4191-0133.
Apoio
Além do apoio
dos Governos de Goiás e de Minas Gerais, o Sertões já anunciou alguns de seus
patrocinadores para a 22ª edição: Mitsubishi Motors, Polaris, Outback e Séotres
Cosméticos. E muitas novidades estão por vir.
Veja as
distâncias de cada etapa do Sertões 2014:
23/08 - Prólogo - Goiânia (GO)
24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas
Novas (GO)
Deslocamento
inicial: 40 km
Trecho
especial: 155 km
Deslocamento
final: 21 km
Total do dia:
216 km
25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas
(GO)/Catalão (GO)
Deslocamento
inicial: 39 km
Trecho
especial: 201 km
Deslocamento
final: 20 km
Total do dia:
260 km
26/08 - 3ª etapa - Catalão
(GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento
inicial: 22 km
Trecho
especial: 206 km
Deslocamento
final: 132 km
Total do dia:
356 km
27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG)/São
Francisco (MG)
Deslocamento
inicial: 135 km
Trecho
especial: 364 km
Deslocamento
final: 86 km
Total do dia:
585 km
28/08 - 5ª etapa - São Francisco
(MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
Deslocamento
inicial: 223 km
Trecho
especial: 413 km
Deslocamento
final: 81 km
Total do dia:
718 km
29/08 - 6ª etapa - Diamantina
(MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento
inicial: 23 km
Trecho
especial: 159 km
Deslocamento
final: 30 km
Total do dia:
213 km
30/08 - 7ª etapa - Diamantina
(MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento
inicial: 59 km
Trecho especial:
125 km
Deslocamento
final: 146 km
Total do dia:
331 km
Detalhes das
cidades do Sertões 2014:
Goiânia (GO)
Número de
vezes no Rally dos Sertões: 12 (1998, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008,
2009, 2010, 2011, 2013) - Largada de 2002 à 2011 3 2013. Chegada em 2005 e
2013.
Área
territorial: 732,802 km²
PIB per
capita (2011): R$ 20.990,21
População
estimada (2013): 1.393.575 pessoas
Gentílico:
Goianiense
Prefeito:
Paulo de Siqueira Garcia
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/AHF
Caldas Novas (GO)
Número de
vezes no Rally dos Sertões: 2 (2002, 2010)
Área
territorial: 1.595,966 km²
PIB per
capita (2011): R$ 13.893,85
População
estimada (2013): 77.899 pessoas
Gentílico:
Caldense
Prefeito:
Evando Magal Abadia Correia e Silva
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/232UW
Catalão (GO)
Número de
vezes no Rally dos Sertões: Será a primeira vez
Área
territorial: 3.821,463 km²
PIB per
capita (2011): R$ 54.913,36
População
estimada (2013): 94.896 pessoas
Gentílico:
Catalano
Prefeito:
Jardel Sebba
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/232JQ
Paracatu (MG)
Número de
vezes no Rally dos Sertões: Será a primeira vez
Área
territorial: 8.229,595 km²
PIB per
capita (2011): R$ 23.960,47
População
estimada (2013): 89.530 pessoas
Gentílico:
Paracatuense
Prefeito:
Olavo Remigio Conde
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/233GI
São Francisco (MG)
Número de
vezes no Rally dos Sertões: Será a primeira vez
Área
territorial: 3.308,100 km²
PIB per
capita (2011): R$ 5.278,29
População
estimada (2013): 56.003 pessoas
Gentílico:
São-franciscano
Prefeito:
Luiz Rocha Neto
Link IBGE:
http://cod.ibge.gov.br/236U3
Diamantina (MG)
Número de
vezes no Rally dos Sertões: 4 (1994, 1995, 1996, 2002)
Área
territorial: 3.891,659 km²
PIB per
capita (2011): R$ 8.624,14
População estimada
(2013): 47.647 pessoas
Gentílico:
Diamantinense
Prefeito:
Paulo Célio de Almeida Hugo
Link IBGE: http://cod.ibge.gov.br/233Y8
Belo Horizonte (MG)
Número de
vezes no Rally dos Sertões: 2 (1993, 1997)
Área
territorial: 331,401 km²
PIB per
capita (2011): R$ 23.053,07
População
estimada (2013): 2.479.165 pessoas
Gentílico:
Belo-horizontino
Prefeito:
Marcio Araujo de Lacerda
Link IBGE:
http://cod.ibge.gov.br/2324U
Outras
informações: www.sertoes.com
FGCom
Fernanda
Gonçalves / Caio Scafuro
Fotos
divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Nico Rosberg: Erro e pole-position
ALTA ROTAÇÃO: Nico Rosberg: Erro e pole-position: Nico Rosberg assegurou a pole-position do GP do Mónaco de F1 apesar de ter cometido um erro a dois minutos do final da sessão, em Mirabeau....
Nico Rosberg: Erro e pole-position
Nico Rosberg assegurou a pole-position do GP do Mónaco de
F1 apesar de ter cometido um erro a dois minutos do final da sessão, em
Mirabeau.
Curiosamente,
esse facto fez desfraldar as bandeiras amarelas, e foi impossível aos seus
adversários melhorarem os seus registos, já que isso não é possível em situação
de bandeiras amarelas. Contudo, aparentemente nada a ver com o que sucedeu em
2006 com Michael Schumacher.
Com a saída
de pista de Rosberg, Lewis Hamilton teve de abortar a sua tentativa, perdendo
logo aí qualquer hipótese de suplantar os 0.059s que tinha de atraso para o seu
colega de equipa. E a verdade é que o inglês estava a realizar uma excelente
volta, 0.2s abaixo do que tinha conseguido até ali naquele setor. Se conseguia
a pole ou não, é impossível saber. Daniel Ricciardo foi terceiro, voltando a
bater o seu cotado colega de equipa Sebastian Vettel.
Quinto lugar
para Fernando Alonso que terá Kimi Raikkonen a partr um pouco mais atrás. Jean
Eric Vergne foi sétimo e a encerrar o Top 10 ficaram Kevin Magnussen, Daniil
Kvyat e Sergio Perez.
O que sucedeu
nas duas primeiras fases da qualificação:
Q2: Mercedes numa 'liga' à parte
Enquanto
Lewis Hamilton e Nico Rosberg permanecem numa 'liga' à parte, ao deixarem o
terceiro classificado a bem mais de meio segundo, a maior surpresa da segunda
fase da qualificação passa pelo facto de Nico Hulkenberg (Force India) ter
ficado de fora. O outro dado relevante passa por Kevin Magnussen, que bateu
Jenson Button, com o inglês a ficar de fora da Q3. Os dois Williams também
ficam pelo caminho, Massa nem sequer saiu para a pista em virtude do seu
incidente com Marcus Ericsson em Q1. Por fim, de fora da Q3 ficam também os
dois Lotus. Grande prestação dos dois Toro Rosso, que passaram ambos à Q3.
Q1: Massa passa à Q2, mas já não
deverá rodar mais
Sem grandes
surpresas na cauda do pelotão, os dois Sauber, Marussia e Caterham não passaram
à segunda fase da qualificação, que foi liderada por Jean Eric Vergne. Todas as
equipas, à exceção da Mercedes e Red Bull viram os seus pilotos utilizar os
compostos mais macios. Para os homens da Mercedes e Red Bull isso nem sequer
foi necessário para passar à fase seguinte. A sessão ficou marcada por um mal
entendido de Marcus Ericsson, que em Mirabeau não terá visto as bandeiras
amarelas e foi surpreendido por ver Felipe Massa muito lento à sua frente,
batendo-lhe. Desta forma, apesar de passar à Q2, Massa não deverá conseguir
participar na sessão.
Tempos
3ª Fase da qualificação
1. Nico
Rosberg Mercedes 1m15.989s
2. Lewis Hamilton Mercedes 1m16.048s +0.059s
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m16.384s +0.395s
4. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m16.547s +0.558s
5. Fernando
Alonso Ferrari 1m16.686s +0.697s
6. Kimi
Raikkonen Ferrari 1m17.389s +1.400s
7. Jean-Eric
Vergne Toro Rosso-Renault 1m17.540s +1.551s
8. Kevin
Magnussen McLaren-Mercedes 1m17.555s +1.566s
9. Daniil
Kvyat Toro Rosso-Renault 1m18.090s +2.101s
10. Sergio
Perez Force India-Mercedes 1m18.327s +2.338s
2ª Fase da qualificação
11. Nico
Hulkenberg Force India-Mercedes 1m17.846s +1.492s
12. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m17.988s +1.634s
13. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m18.082s
+1.728s
14. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m18.196s +1.842s
15. Pastor
Maldonado Lotus-Renault 1m18.356s +2.002s
16. Felipe
Massa Williams-Mercedes
1ª Fase da qualificação
17. Esteban
Gutierrez Sauber-Ferrari 1m18.741s +1.184s
18. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m18.745s +1.188s
19. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1m19.332s +1.775s
20. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m19.928s +2.371s
21. Kamui
Kobayashi Caterham-Renault 1m20.133s +2.576s
22. Marcus
Ericsson Caterham-Renault 1m21.732s +4.175s
Assinar:
Postagens (Atom)