quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Equipe Mitsubishi Petrobras ganha 10 posições na etapa de hoje do Rally Dakar

Após largar em 20º, Carlos Sousa e Paulo Fiuza terminaram o dia na 10ª posição e se mantém entre os 10 melhores da prova

O ASX Racing de Carlos Sousa e Paulo Fiuza se mantém entre os 10 melhores, faltando três dias para o fim do Rally Dakar. A dupla fez uma boa prova, largando na 20ª colocação e terminando em 10º.

"Foi um dia bom. Largamos muito atrás, mas conseguimos fazer várias ultrapassagens. Hoje os pilotos não dificultaram nossa passagem. Essa é a diferença das duplas que compreendem que carro alcançado é carro ultrapassado", disse Carlos. "Foi uma especial que gostei", garante.


A etapa de hoje foi a grandes altitudes, sobre a Cordilheira dos Andes. Os pilotos ficaram durante muitos quilômetros a mais de 4.000 metros. "Isso foi bem sofrido, tanto para o carro, como para nós. O motor perde potência pela falta de oxigênio. Dentro do carro não sentimos a altitude mas, quando sai, sente mais. Dá dor de cabeça e uma leve tontura", explica o piloto.

Hoje o Rally Dakar voltou para a Argentina, na reta final da prova. O percurso entre Calama (CHL) e Salta (ARG) teve um total de 860 quilômetros e 359 km de trechos cronometrados.


"Ao contrário de ontem, hoje foi uma etapa perfeita. Não cometemos erros e fomos ao ataque. Entramos bem concentrados e fizemos uma etapa limpa. Agora é bola pra frente", disse Paulo.

Etapa 11 - 15 de janeiro
Salta / Termas de Rio Hondo (ARG)
Deslocamento: 326 km
Especial: 194 km
Total: 520 km

No 11º dia, a Equipe Mitsubishi Petrobras encara a famosa Ruta 40 e trechos bem sinuosos em meio a belas paisagens. O cansaço acumulado não poderá atrapalhar nesse dia, que exigirá muita atenção da dupla Carlos Sousa e Paulo Fiuza, já que a especial passará por trechos travados e repletos de árvores.


"Iremos para uma nova cidade, que nunca antes passamos com o Rally Dakar. Já estamos fora do deserto e a especial será por estradas e leitos de rios secos. A chegada será ao lado do autódromo, onde foi disputado uma etapa do Mundial de Moto GP. É o local ideal para um povo apaixonado por automobilismo, como é o argentino", afirma Paulo Fiuza.


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Fotos: Gustavo Epifânio / Mitsubishi  - José Mario Dias / Mitsubishi

PALIO É O CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM 2014 E FIAT É LÍDER PELO 13º ANO

A Fiat Automóveis encerrou o ano de 2014 como líder de vendas no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves pelo 13º ano.

A marca licenciou 698.236 mil unidades, conquistando 21% de market share e ficando mais de 119 mil unidades à frente do segundo colocado. Além dessa conquista, o Palio foi o automóvel mais vendido no Brasil em 2014, com 183.745 unidades emplacadas no ano. O modelo da Fiat superou todos os demais concorrentes e alcançou um market share de 5,5% das vendas totais entre todos os carros produzidos no Brasil e importados, conforme dados divulgados hoje pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
“Nossa liderança decorre de uma gestão eficiente da produção e do constante monitoramento do mercado para entendermos o que os consumidores estão desejando. Com isso, conseguimos nos antecipar e oferecer produtos que surpreendem nossos clientes”, avalia Cledorvino Belini, presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para América Latina.

Em 2014, três modelos da Fiat estiveram entre os cinco mais vendidos do ano: o Palio, a picape Strada (153.139 unidades) e o Uno (122.244 unidades).

A Fiat também bateu seu recorde de vendas de veículos comerciais leves, ao licenciar 192.726 unidades no ano passado. Contribuíram para essa marca histórica os maiores volumes de vendas da Strada (153.139 unidades) e da Fiorino (23.837 unidades) desde o lançamento desses produtos. A picape compacta da Fiat foi o carro mais vendido do Brasil no mês de março último, é líder em seu segmento há 14 anos e ultrapassou, em maio, o patamar de 1 milhão de unidades vendidas desde sua chegada ao mercado, em 1998. Fatos que comprovam o sucesso desse versátil veículo.

No ano passado, a Fiat lançou cinco modelos: Novo Palio Fire, Linea 2015, Palio Fire Way, 500 Abarth e o Novo Uno 2015, primeiro carro nacional a contar com a tecnologia Start&Stop e a ser equipado com o câmbio Dualogic® Plus controlado por botões no console central e por “borboletas” (paddle shifts) atrás do volante para mudar as marchas manualmente.

Atualmente, a gama Fiat é composta por 18 modelos, que vão do Palio Fire, o veículo mais barato fabricado no Brasil, passando por comerciais leves como a picape Strada e a Fiorino, até a SUV Freemont. Destes, 16 são fabricados em Minas Gerais e dois (Fiat 500 e Freemont) são importados.

Palio
Desde o seu lançamento, em 1996, mais de 3,14 milhões unidades do Palio já foram vendidas no mercado brasileiro. A liderança de mercado alcançada em 2014 é resultado do posicionamento estratégico do modelo no mercado, de modo que suas várias versões atendem desde a faixa de entrada até consumidores mais exigentes, e vem coroar a trajetória bem-sucedida do hatchback da Fiat Automóveis.

O Palio carrega uma história de ousadia, vanguarda e inovação no mercado brasileiro. Foi o primeiro carro mundial da Fiat produzido no Brasil e se destacou pela inovação e pioneirismo na adoção de itens de tecnologia e segurança em modelos de sua faixa de mercado. Já na versão de lançamento, chamou a atenção pelo design moderno e os equipamentos que disponibilizava, como freios ABS, ar-condicionado e airbags frontais. Em 2000, a versão Palio Citymatic trazia uma embreagem automática, oferecida pela primeira vez num automóvel dessa categoria. Em 2003, passou a ter como opção os motores Flex 1.0 8V, 1.3 8V e 1.8 8V, que podiam ser abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina em qualquer proporção.

Após três reestilizações, a Fiat lançou em 2011 o Novo Palio. Esta geração foi totalmente remodelada e apresentou inovações tanto no design quanto no conteúdo. O carro ficou maior no comprimento, na largura, na altura e no entre-eixos: um ganho para todos os ocupantes, que passaram a contar com mais espaço interno e ainda mais conforto. Além disso, todas as seis versões foram oferecidas com direção hidráulica, entre outros recursos.

Com versões que atendem aos mais variados perfis de consumidores, a família Palio cresceu no ano passado após um reposicionamento estratégico da gama Fiat. O Palio Fire se tornou o carro mais barato fabricado no Brasil e ganhou ainda uma versão mais robusta, o Palio Fire Way. Foi essa versatilidade que deu ao carro a liderança no ranking de vendas em 2014.

FCA

O ano de 2014 também foi marcado pela constituição da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), resultado da junção da Fiat SpA e do Chrysler Group LLC. O novo grupo é o sétimo maior fabricante mundial de automóveis e desenvolve, projeta, fabrica e comercializa automóveis, veículos comerciais leves, componentes e sistemas de produção por meio de companhias localizadas em 40 países, tendo presença comercial em 150 mercados.

As marcas automotivas da FCA são: Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Ram, Ferrari e Maserati, além de Abarth, Mopar e SRT. Os negócios da FCA também incluem a Comau (sistemas de produção), Magneti Marelli (componentes) e Teksid (fundição em ferro e alumínio). O grupo oferece ainda serviços financeiros em apoio ao varejo e concessionárias por meio de suas subsidiárias,  joint ventures e acordos comerciais com instituições especializadas.

Até o fim de 2016, a FCA lançará no Brasil quatro novos modelos Fiat e dois Jeep, todos fabricados localmente.

Fonte:Fiat Press