A Fiat Automóveis encerrou o ano de
2014 como líder de vendas no mercado brasileiro de automóveis e comerciais
leves pelo 13º ano.
A marca
licenciou 698.236 mil unidades, conquistando 21% de market share e ficando mais
de 119 mil unidades à frente do segundo colocado. Além dessa conquista, o Palio
foi o automóvel mais vendido no Brasil em 2014, com 183.745 unidades emplacadas
no ano. O modelo da Fiat superou todos os demais concorrentes e alcançou um
market share de 5,5% das vendas totais entre todos os carros produzidos no
Brasil e importados, conforme dados divulgados hoje pela Anfavea – Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
“Nossa liderança decorre de uma gestão
eficiente da produção e do constante monitoramento do mercado para entendermos
o que os consumidores estão desejando. Com isso, conseguimos nos antecipar e
oferecer produtos que surpreendem nossos clientes”, avalia Cledorvino Belini, presidente
da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para América Latina.
Em 2014, três
modelos da Fiat estiveram entre os cinco mais vendidos do ano: o Palio, a
picape Strada (153.139 unidades) e o Uno (122.244 unidades).
A Fiat também
bateu seu recorde de vendas de veículos comerciais leves, ao licenciar 192.726
unidades no ano passado. Contribuíram para essa marca histórica os maiores
volumes de vendas da Strada (153.139 unidades) e da Fiorino (23.837 unidades)
desde o lançamento desses produtos. A picape compacta da Fiat foi o carro mais
vendido do Brasil no mês de março último, é líder em seu segmento há 14 anos e
ultrapassou, em maio, o patamar de 1 milhão de unidades vendidas desde sua
chegada ao mercado, em 1998. Fatos que comprovam o sucesso desse versátil
veículo.
No ano
passado, a Fiat lançou cinco modelos: Novo Palio Fire, Linea 2015, Palio Fire
Way, 500 Abarth e o Novo Uno 2015, primeiro carro nacional a contar com a
tecnologia Start&Stop e a ser equipado com o câmbio Dualogic® Plus
controlado por botões no console central e por “borboletas” (paddle shifts)
atrás do volante para mudar as marchas manualmente.
Atualmente, a
gama Fiat é composta por 18 modelos, que vão do Palio Fire, o veículo mais
barato fabricado no Brasil, passando por comerciais leves como a picape Strada
e a Fiorino, até a SUV Freemont. Destes, 16 são fabricados em Minas Gerais e
dois (Fiat 500 e Freemont) são importados.
Palio
Desde o seu
lançamento, em 1996, mais de 3,14 milhões unidades do Palio já foram vendidas
no mercado brasileiro. A liderança de mercado alcançada em 2014 é resultado do
posicionamento estratégico do modelo no mercado, de modo que suas várias
versões atendem desde a faixa de entrada até consumidores mais exigentes, e vem
coroar a trajetória bem-sucedida do hatchback da Fiat Automóveis.
O Palio
carrega uma história de ousadia, vanguarda e inovação no mercado brasileiro.
Foi o primeiro carro mundial da Fiat produzido no Brasil e se destacou pela
inovação e pioneirismo na adoção de itens de tecnologia e segurança em modelos
de sua faixa de mercado. Já na versão de lançamento, chamou a atenção pelo design
moderno e os equipamentos que disponibilizava, como freios ABS, ar-condicionado
e airbags frontais. Em 2000, a versão Palio Citymatic trazia uma embreagem
automática, oferecida pela primeira vez num automóvel dessa categoria. Em 2003,
passou a ter como opção os motores Flex 1.0 8V, 1.3 8V e 1.8 8V, que podiam ser
abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina em qualquer proporção.
Após três
reestilizações, a Fiat lançou em 2011 o Novo Palio. Esta geração foi totalmente
remodelada e apresentou inovações tanto no design quanto no conteúdo. O carro
ficou maior no comprimento, na largura, na altura e no entre-eixos: um ganho
para todos os ocupantes, que passaram a contar com mais espaço interno e ainda
mais conforto. Além disso, todas as seis versões foram oferecidas com direção
hidráulica, entre outros recursos.
Com versões
que atendem aos mais variados perfis de consumidores, a família Palio cresceu
no ano passado após um reposicionamento estratégico da gama Fiat. O Palio Fire
se tornou o carro mais barato fabricado no Brasil e ganhou ainda uma versão
mais robusta, o Palio Fire Way. Foi essa versatilidade que deu ao carro a
liderança no ranking de vendas em 2014.
FCA
O ano de 2014
também foi marcado pela constituição da Fiat Chrysler Automobiles (FCA),
resultado da junção da Fiat SpA e do Chrysler Group LLC. O novo grupo é o
sétimo maior fabricante mundial de automóveis e desenvolve, projeta, fabrica e
comercializa automóveis, veículos comerciais leves, componentes e sistemas de
produção por meio de companhias localizadas em 40 países, tendo presença
comercial em 150 mercados.
As marcas
automotivas da FCA são: Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional,
Jeep, Lancia, Ram, Ferrari e Maserati, além de Abarth, Mopar e SRT. Os negócios
da FCA também incluem a Comau (sistemas de produção), Magneti Marelli
(componentes) e Teksid (fundição em ferro e alumínio). O grupo oferece ainda
serviços financeiros em apoio ao varejo e concessionárias por meio de suas
subsidiárias, joint ventures e acordos
comerciais com instituições especializadas.
Até o fim de
2016, a FCA lançará no Brasil quatro novos modelos Fiat e dois Jeep, todos fabricados
localmente.
Fonte:Fiat Press